segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Biografia William Robert Woodman

Dr. William Robert Woodman (1828-1891) foi um médico inglês, um dos fundadores da Ordem Hermética da Aurora Dourada.
Woodman nasceu na Inglaterra. Estudou Medicina, diplomando-se em 1851. Montou seu próprio consultório em Stoke Newington, bairro de Londres onde também atuou como cirurgião da polícia. Seu amor pela Jardinagem levou-o a se tornar um proeminente horticultor e expositor de flores, de tal sorte que, após sua morte, a Royal Horticultural Society fez erguer um memorial para seu túmulo, em Willesden

Seu outro grande interesse foi pelo Esoterismo, tendo se filiado a várias ordens iniciáticas, inclusive à Ordem da Cruz Vermelha de Constantino.

Em 1867, foi admitido na Societas Rosicruciana in Anglia, onde ocupou vários cargos importantes, dentre outros o de Secretário Geral (em fevereiro de 1868) e, após a morte de Robert Wentworth Little, o de "Magus Supremus" (em abril de 1878). Sob seu comando, a Ordem expandiu-se de Londres para o resto da Inglaterra, para a Austrália e para os Estados Unidos da América.

Em 1888, Woodman associou-se a William Wynn Westcott e a Samuel Liddell MacGregor Mathers, fundando a Ordem Hermética da Aurora Dourada (Golden Down), que viria a se tornar a mais importante organização rosacruciana na Europa do Século XIX.