segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Biografia Austin Osman Spare


Austin Osman Spare (30 de Dezembro de 1886 - 15 de Maio de 1956) foi um artista inglês e ocultista que trabalhou como desenhista e pintor. Influenciado por simbolismo e pela artística decadência da art nouveau, sua arte foi conhecida pelo seu claro uso de linha, e por retratar imagens de cunho sexual ou monstruoso . Como ocultista, ele desenvolveu técnicas idiossincráticas no que refere-se à magia, incluindo escrita automática, desenho automático e sigilização, baseadas em suas teorias sobre o relacionamento entre o eu consciente e inconsciente.
Austin Osman Spare foi um dos artistas gráficos mais completos de seu tempo. Foi também um ocultista altamente capacitado que praticava uma forma de magia característica dos iniciados do Caminho da Mão Esquerda (este termo tem sido mal-interpretado pela maioria dos escritores ocultistas; no livro "Aleister Crowley and the Hidden God", Kenneth Grant aborda o tema em questão adequadamente, explicando com maestria inquestionável que o termo significa especìficamente "o Caminho utilizado por aqueles que se valem das energias sexuais para adquirir controle dos mundos invisíveis"). Spare foi reconhecido como um Mestre deste Caminho por aqueles em condição de avaliar tais práticas e iniciou o núcleo de um movimento conhecido como Zos Kia Cultus.

Não se deve pensar que basta ser iniciado de alguma fraternidade esotérica para se conseguir acesso à corrente mágica deste Cultus, nem que isto foi fácil mesmo à época de Spare. Para se beneficiar desta poderosa prática de magia, será necessário colocar-se em sintonia com o Espírito do Culto.

A vida pessoal de Spare, por mais interessante que seja, não acrescenta muito à sua obra; apesar disto, forneceremos aqui alguns detalhes biográficos apenas para situà-la no tempo. Austin Osman Spare manteve um interesse perpétuo sobre a teoria e a prática da bruxaria, que começou em sua infância em virtude de seu relacionamento pessoal com sua babá, uma velha mulher do interior da Inglaterra chamada Paterson e que dizia ser descendente direta de uma linhagem das famosas feiticeiras de Salem. Se analisarmos a obra de Spare, reconheceremos nìtidamente a influência direta de uma corrente mágica vital que, certamente, só é transmitida por via oral e que indiscutìvelmente só poderia ter sido ensinada por um iniciado de alguma antiga tradição oculta.

Etimologicamente, feitiçaria ou bruxaria significa "aprisionar espíritos dentro de um círculo". Não é a mesma coisa que praticar "magia", que é a "arte de fazer 'encantamentos' ou 'fascínios'". Os métodos de Spare parecem pertencer mais à bruxaria que à magia, embora certamente envolvam ambas as técnicas.

Para Spare, do mesmo modo que para Aleister Crowley, a sexualidade é o centro da bruxaria e da magia, e é a chave para ambos os sistemas. Entretanto, se para Spare a bruxaria é um meio de realização do prazer, de transformação da velhice em juventude, de feiura em beleza, da natureza em arte, para Crowley ela é um meio de adquirir e irradiar poder, transformando a fraqueza em força e a ignorância em conhecimento. Ambos tiveram seus preceptores: Crowley foi fortemente influenciado por MacGregor Mathers, Grão-Mestre da antiga Ordem Hermética da Aurora Dourada, uma pessoa de energia marcial, enquanto Spare foi grandemente influenciado por uma feiticeira, Paterson, a bruxa arquetípica, velha e feia, que podia transmutar-se numa criatura de extraordinário poder de sedução a seu bel-prazer.

Crowley e Spare foram atraídos cada qual por diferentes gurus que influenciaram tanto seu caráter quanto sua obra. Isto explica porque Spare ficou tão pouco tempo na 'Fraternidade da Estrela de Prata' (Brotherhood of the Silver Star, ou A\A\ - Argenteum Astrum, fundada por Aleister Crowley a partir dos ensinamentos da Golden Dawn, Aurora Dourada, e para a qual Spare entrou em 10 de julho de 1910 com o motto de Yihoveaum, que significa "Eu Sou AUM", 'eu sou a eternidade'): a disciplina que era exigida por Crowley para os membros de sua fraternidade não combinava com a concepção de liberdade de Spare, que consistia na expressão artística irrestrita do "sonho inerente" que é, de certa forma, idêntico à Verdadeira Vontade (Thelema) formulada por Crowley. Para Spare, entretanto, a transformação deste "sonho inerente" em algo real exigia um tipo de liberdade diferente daquela idealizada por Crowley. O resultado foi que Crowley, dois anos antes de sua morte em 1947, perguntado sobre o que achava de Spare, respondeu que este se havia tornado um 'irmão negro' (mago negro, um termo usado em ocultismo para representar alguém que deliberadamente se afasta da corrente evolutiva, passando a considerar como objetivo primordial o culto à sua personalidade) pelo cultivo do 'auto-amor' através do prazer. Se Crowley tinha ou não razão acaba não prejudicando o fato de que a contribuição de Spare para o moderno ocultismo foi tão grande quanto sua arte. Em duas ocasiões anteriores, em 1921 e em 1923, Crowley escrevera que seu discípulo "aprendeu muito do 'Livro da Lei' (que forma a base do Culto de Thelema de Crowley, psicografado pelo mesmo no Cairo em 1904 a partir da comunicação astral com uma entidade chamada Aiwass); o resto é um mistura de The Book of Lies (escrito por Crowley em 1913) com William Blake, Nietzsche e o Tao Teh King" e que "seu Livro parece-me ainda melhor e mais profundo do que quando o li pela primeira vez." Estas declarações de Crowley sobre Spare são muito interessantes porque mostram que o primeiro considerava o segundo como seu aluno de ocultismo, além de o ter em alta consideração por ter o mesmo baseado suas teorias na mesma tradição oculta que Crowley ensinava, embora de uma forma um tanto diversa.

Seis ou sete anos antes da publicação de The Focus of Life, Spare publicou em edição do autor seu livro The Book of Pleasure (Self-Love), The Psychology of Ecstasy. Ambos eram e ainda são muito difíceis de se conseguir. Além disto, eles são igualmente difíceis de se entender, a não ser que se tenha a chave do sistema oculto proposto por eles.

Enquanto identificado com sua bruxaria, Spare usava o nome iniciático (motto) de Zos vel Thanatos, ou simplesmente Zos. Este indica a natureza de sua preocupação maior, sua obsessão primária: o corpo e a morte. 'Zos' era definido por ele como "o corpo considerado como um todo" e nisto ele incluía corpo, mente e alma; o corpo era o alambique de sua bruxaria. Seu outro símbolo chave, 'Kia', representa o "Eu Atmosférico", o Eu Cósmico ou Eu Superior, que utiliza 'Zos' como seu campo de manifestação.

O culto de Zos e Kia envolve a interação polarizada da energia sexual em suas correntes positiva e negativa, simbolizada antropomòrficamente pela mão e pelo olho. Estes são os intrumentos mágicos utilizados pelo feiticeiro para invocar as energias primais latentes em seu inconsciente. A mão e o olho, Zos e Kia, 'Toque-Total' e 'Visão-Total', são os instrumentos mágicos do Id, o desejo primal ou obsessão inata que Zos está sempre buscando para corporificá-la em carne. O sistema de Spare assemelha-se a algumas técnicas dos iógues hindus e a certas práticas da escola Ch'an (Zen) do Budismo chinês (o budismo puro praticado durante a dinastia T'ang), embora existam diferenças importantes. O objetivo da meditação é abolir as transformações do princípio pensante (v. a definição de Yoga de Patanjali - Sutras de Yoga, 1, 2), de modo que a mente individual atinja o estado não-conceitual e se dissolva na Consciência indiferenciada. No Culto de Zos Kia, o corpo (Zos) se torna sensível a todos os impulsos da onda cósmica, de modo a "ser todo sensação" para realizar todas as coisas simultâneamente em carne 'agora'. Esta pode ter sido a explicação mágica da doutrina do Cristo carnalizado ("...este é o meu Corpo; tomai e comei dele todos...") que os últimos Gnósticos, por não a compreenderem adequadamente, denunciaram como uma perversão da Gnose genuína.

Nem sempre Spare definiu claramente os termos por ele criados; entretanto, ele sabia exatamente o que quis dizer com eles. Infelizmente, a gramática não era o seu forte e muito do que parece obscuro em seus escritos se deve a esta dificuldade. O Culto de Zos Kia parece postular uma interpretação literal (isto é, física) da identidade entre Samsara e Nirvana (samsara = existência fenomenal ou objetiva; sua contraparte é nirvana, que é a subjetivação da existência e, portanto, sua negação fenomenal ou objetiva). Por outro lado, os termos 'corpo', ou 'carne', podem denotar o 'corpo adamantino' (ou dharma-kaya, uma expressão budista que é sinônimo de "Nada"; o neti-neti dos budistas, ou o 'nem isto, nem aquilo' no sistema de Spare) e sua realização como o universo inteiro, neste exato momento e sensorialmente. O símbolo histórico supremo deste conceito é a imagem de Yab-Yum do Budismo Tântrico. Ela representa o nada (Kia) ensaiando sua união abençoada com o corpo (Zos). No Culto de Zos Kia, isto é realizável através da carne, enquanto no Budismo Ch'an (Zen) esta união é mental. Assim, tanto no Zen quanto no Zos o objetivo é o mesmo, embora os meios variem.

O sistema de Spare também sugere uma nova obeah, uma ciência de atavismos ressurgentes, uma magia primal baseada na obsessão e no êxtase. O subconsciente, impregnado por um símbolo do desejo, é energizado pelos êxtases reverberantes na suposição de que a profundeza primal, o Vazio, responda a antigas nostalgias revivendo suas 'crenças' obsessivas originais. O "Alfabeto do Desejo" (onde cada letra representa um princípio sexual, um impulso dinâmico) foi desenvolvido por Spare para sonorizar gràficamente estes atavismos e, quando o florescimento do símbolo acontece, a explosão de êxtase é a realização de Zos.

Em seu livro "Anotações sobre Letras Sagradas" Spare diz que: "as letras sagradas preservam a crença do Ego, de modo que a crença retorne contìnuamente ao subconsciente até romper a resistência. Seu significado escapa à razão, embora seja compreendido pela emoção. Cada letra, em seu aspecto pictórico, se relaciona a um princípio Sexual... Vinte e duas letras que correspondem a uma causa primeira. Cada uma delas análoga a uma idéia de desejo, formando uma cosmogonia simbólica."

Estas vinte e duas letras, embora não sejam dadas consecutivamente nem inteiramente em quaisquer dos escritos de Spare, sem dúvida se equiparam de alguma forma com as vinte e duas cartas do Tarot, ou Livro de Thoth de Aleister Crowley e aos vinte e dois caminhos da Árvore Cabalística da Vida; elas são, de fato, as chaves primitivas da magia. Também existe uma possível afinidade com as onze posições lunares de poder refletidas, ou dobradas, nas noites claras ou escuras do ciclo lunar. O conhecimento secreto destas vinte e duas zonas de poder celestial e sua relação com o ciclo mensal da mulher formam uma parte vital da antiga Tradição Draconiana sobre a qual o Culto de Zos Kia se baseia.

Exibições do Spare

Bruton Galleries, London, October 1907
The Baillie Gallery, London, 11–31 October 1911
The Baillie Gallery, London, 10–31 October 1912
The Ryder Gallery, London, 17 April - 7 May 1912
The Baillie Gallery, London, July 1914
St. George’s Gallery, London, March 1927
The Lefevre Galleries, London, April 1929
Godfrey Phillips Galleries, London, November 1930
Artist's studio, 56A Walworth Road, Elephant, London, Autumn, 1937
Artist's studio, 56a Walworth Road, Elephant, London, Autumn, 1938
Archer Gallery, London, July 3–30 November 1947
The Temple Bar (Doctors), 286 Walworth Rd. London, 28 October – 29 November 1949
The Mansion House Tavern, 12 June – 12 July 1952
The White Bear, London, 19 November – 1 December 1953
Archer Gallery, London, 25 October – 26 November 1955
The Greenwich Gallery, London, 23 July – 12 August 1964
Alpine Club Gallery (Group Exhibition), London, 22 June - 2 July 1965
The Obelisk Gallery, London, 1972
The Taranman Gallery, London, 2–23 September 1974
Oliver Bradbury & James Birch Fine Art, London, 17 November – 8 December 1984
The Morley College Gallery, London, September 1987
Henry Boxer, London, November 1992
Arnolfini, Bristol, 2007
Cuming Museum, South London, September–November 2010
Atlantis Bookshop, London, 2010

Bibliografia

Pinturas de Spare durante sua vida
Earth Inferno 1905
A Book of Satyrs 1907 (reissued by John Lane 1909)
The Book of Pleasure 1913
The Focus of Life 1921 (issued by The Morland Press)
Anathema of Zos 1927

Livros ilustrados por Spare

Behind the Veil issued by David Nutt 1906
Songs From The Classics published by David Nutt 1907
The Shadow of the Ragged Stone published by Elkin Matthews 1909
The Equinox published by Simpkin, Marshall, Hamilton, Kent & Co. Ltd. 1909
On the Oxford Circuit published by Smith, Elder & Co. 1909
The Starlit Mire published by John Lane 1911
Eight Poems published by Form at The Morland Press Ltd. 1916
Twelve Poems published by The Morland Press Ltd. 1916
The Gold Tree published by Martin Secker 1917
The Youth and the Sage privately printed, 1927
Revistas editadas por Spare
Form - A Quarterly Of The Arts 1916-1922
Golden Hind 1922-1924