sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Biografia Robert Fludd Parte 1


Roberto Fludd, também conhecido como Robertus de Fluctibus (Milgate House, Thurnham, Kent, 17 de janeiro de 1574 - Londres, 8 de setembro de 1637 ) foi um médico paracelsista, alquimista, astrólogo, matemático e cosmologista inglês.

Sua vida foi fortemente ligada ao esoterismo. Estudou artes em Oxford, no Saint John the Baptist College, e medicina no College of Physicians de Londres. Morreu em 1637. Viajou pelo continente europeu por anos e depois estabeleceu-se em Londres como médico.

Escreveu uma apologia defendendo os rosa-cruzes, publicada com a intenção de ser admitido na fraternidade, mas, para seu descontentamento, não obteve resposta e ainda foi acusado de magia diabólica e de ligação com a fraternidade. O rei James I foi seu patrono, após uma conversa com ele, ocasionada por acusações de heresia. Dizem que ajudou na tradução da Bíblia. Seus trabalhos incluem tratados sobre o macrocosmo e o microcosmo, experiências alquímicas (especialmente com o trigo e com o barômetro), uma defesa do bálsamo de arma (um unguento que agia à distância, aplicado na arma que causou o ferimento), entre outros assuntos.