Charles Webster Leadbeater (Londres, Inglaterra, 16 de fevereiro de 1847 — Perth, Austrália, 1º de março de 1934), foi sacerdote da Igreja Anglicana e Bispo da Igreja Católica Liberal, escritor, orador, maçom e uma das mais influentes personalidades da Sociedade Teosófica.
Assim como Madame H. P. Blavatsky é tida como uma das maiores ocultistas do século XIX, Charles Webster Leadbeater é considerado um dos grandes ocultistas do século XX. Não apenas isso, mas para muitas pessoas ele é o autor responsável por tornar a obra de Blavatsky mais clara e compreensível. Quem quer que tenha tentado ler a Doutrina Secreta ou Ísis sem Véu sabe que as referências usadas e a cultura erudita de Blavatsky tornam sua leitura bastante dificil. Leadbeater por outro lado fornece um rosto simpático à teosofia com sua forma clara e didática de escrever. Mas esta é apenas uma de suas características.
Leadbeater nasceu em Stockport, Cheshire, Inglaterra em 1854, filho único de Charles e Emma. Aos sete anos sua família se mudou para Londres, onde seu pai trabalho como balconista ferroviário, vindo a falecer dois anos depois. O começo da vida de Leadbeter foi difícil não apenas por ser orfão, mas também porque o banco onde estavam as economias da família faliu deixando-os na pobreza completa. Sem dinheiro para os estudos Leadbeter começou a trabalhar bem cedo para prover o próprio sustento e o de sua mãe. De manhã prestava serviços clericais a Igreja Anglicana, e de tarde estudava por conta própria. Assim aprendeu Francês, Latim, Grego e em determinada altura da juventude comprou um telescópio para estudar astronomia. Seu tio William Wolfe Capes, sacerdote da Igreja Anglicana influenciou Leadbeater a ser ordenado como padre em 1879 na cidade de Winchester. Em 1881 morava com sua mãe em Bramshott em uma choupana construída por seu tio e vivia como professor e ministro da Igreja.
Em meados da década de 1880 começou a ler e se interessar por espiritualismo e mediunidade, inicialmente por meio da obra de Daniel Dunglas Home. Ele entrou na Sociedade teosófica dia 21 de novembro de 1883 onde conquistou o afeto de H. P. Blavatsky. Em uma cópia autografada pata Leadbeater de Voz e Silêncio, H.P.B. se refere a ele como "Meu sinceramente apreciado e amado irmão e amigo." e em uma dedicatória de "A chave da Teosofia" ela escreve: "Ao meu velho e bem amado amigo.". Estas pequenas notas servem para indicar a afeição de Blavatsky por Leadbeater e talvez seu conhecimento futuro sobre seu importante papel na socieadade que ela fundou seguindo a orientação dos Mestres. De fato em 1884 ambos viajaram juntos para a Índia.
Charles Leadbeater como mestremaçom do 33º grau da Maçonaria Mista da Obediência Maçônica Le Droit Humain.
Acesso aos Arquivos Akáshicos
A parte mais importante desta viagem é que nela Leadbeater foi treinado pelos Mestres por trás da Sociedade Teosófica para desenvolver suas habilidades em clarividência. Por meio de um treinamento árduo que prosseguiu para o resto de sua vida ele passou a ter acesso aos arquivos akashicos, uma espécie de registro no próprio tecido da realidade descrito pela teosofia e tradições orientais como contendo toda experiência humana independente de tempo ou espaço. Os registros akashicos as vezes são descritos como "A Mente de Deus" outras como um supercomputador universal. Interpretações a parte, o fato é que Leadbeater demonstrava um conhecimento do mundo de uma forma que poucos seres humanos poderiam igualar.
Este Conhecimento Direto mostrou-se tão espetacular que alguns de seus discipulos o confundiam com Onisciência. Não era este o caso, Leadbeater em pessoa foi quem disse: "Não é porque eu digo que as coisas são assim que vocês devem acreditar; mas se vocês aceitá-las é porque as consideram razoáveis." Mary Lutyens descreveu este tipo de conhecimento como "uma investigação oculta direta do cosmos, da aurora da humanidade e da constituição dos elementos assim como visitas frequêntes aos mestres por meio de seu corpo astral." O resultado disso foram cerca de 50 livros escritos e diversos artigos publicados regularmente na revista "Theosophist".
Conhecimentos a frente de sua época
Desde muito cedo os teosofistas perceberam que ficariam em grande débito com ele, pois se destacou como autor de livros inegavelmente lúcidos e compreensíveis do que os escritos sobre tais assuntos até então. Ele expôs a sabedoria antiga com uma linguagem clara, tornando-a menos misteriosa. Sua clareza foi inclusive responsável por torná-lo um alvo fácil dos detratores durante toda sua vida. Em seu livro "O Homem, de Onde e Como Veio e Para Onde Vai" ele previa por exemplo que, entre outras coisas, no futuro os jornais acabariam desparecendo e que seriam substituídos por "caixas" através das quais as notícias seriam lidas nas residências.
Outro exemplo ainda mais impactante pode ser lido em seu livro momunental "Química Oculta" com co-autoria de Annie Besant que foi amplamente criticado por cerca de 100 anos. Apenas hoje em, dia com a física de particulas começando a descobrir a validade de suas afirmações sobre a estrutura subatômica que ele começou a receber a devida atenção. Segundo alguns autores "Química Oculta" não apenas começou a ser respeitado, mas é , ele mesmo a origem ou "inspiração" de boa parte do conhecimento da química atual que a Ciência ordinária toma para sí. Sobre isso o físico de particulas Stephen M. Phillips, Ph. D. declarou:
"Ter demonstrar conhecimento de alguns aspectos supra-sensorial do mundo que só agora são confirmados pelos avanços da ciência, muitos anos depois é, sem dúvida, o tipo mais convincente de percepção extra-sensorial. Isso porque esta circunstância não dá ao cético espaço para dúvida ou racionalização quanto as correlações entre os fatos científicos e as observações psíquicas tão numerosas e precisas ou para que considere a possibilidade como um mero golpe de sorte. O trabalho de Leadbeater é um exemplo raro deste tipo de percepção, como mostra as ostensivas, descrições paranormais de átomos e partículas subatômicas publicado há mais de um século e que acabaram por ser confirmada pelos fatos da física nuclear."
Um de seus alunos, Geoffrey Hodson, comentou os ataques contra a "Química Oculta" de C. W. Leadbeater nos seguintes termos:
“Depois de H.P Blavatsky, dois grandes líderes A. Besant e C. W. Leadbeater, tem desempenhado um importante e nobre papel no processo de desvelar o oculto. O desprezo do mundo era inevitável. Nós os honramos como entre os maiores servidores da Irmandade. Seu azar não foi tanto os erros que cometeram quando as pessoas com quem eles estavam associados, e sobre quem parte do seus planos dependiam. Várias vezes as canetas humanos - com a qual, em nome da Irmandade, eles tentaram escrever - quebrou como gravetos secos em suas mãos. Mas eles trabalharam incansavelmente, formando Centros ocultos nos modelos ancestrais e deram o melhor de si treinando quem podiam sentarem-se aos seus pés. O mundo ignorante, cego e cruel não reconhece a estatura daqueles que sobrepujava por tanto os grandes homens e mulheres de seu tempo...A dificuldade que os grande ocultistas do mundo devem enfrentar é que seus poderes reais não podem ser revelados. Suas faculdades iniciáticas só pode mostradas em seu trabalho e não em si mesmos. H.P.B. foi concedida a permissão, ou melhor a ordem, para usar suas habilidades para atrair as mentes humanas para a Teosofia e Sociedade Teosófica. Mas a variação na regra só foi um sucesso parcial e assim os seus sucessores escondem seus poderes e deixam o mundo interpretá-los mal quando muitas vezes por um simples ato de vontade eles poderiam alarmar seus críticos mais cruéis.... "
Pederastia ou Educação Sexual?
Em 1906 Leadbeater enfrentou o momento mais problemático de sua vida ao ser acusado de pederastia, uma palavra que na época trazia a tona os mesmos sentimentos de revolta social que o que chamamos de pedofilia. A verdade é que o conhecimento claro do mundo que o rodeava colocou-o em conflito direto com uma sociedade sexualmente reprimida. Em seu livro sobre Krishnamurti, Mary Lutyens se refere a este episódio:
Quando voltou para a Inglaterra em 1906, o filho de 14 anos do secretário da seção esotérica de Chicago confessou aos seus pais que Leadbeater o encorajava ao hábito da masturbação. Na mesma época o filho de outro oficial teosófico de Chicago fez a mesma acusação sem nunca ter tido contato com o primeiro garoto. Foi criada uma comissão na seção Americana para avaliar o assunto, mas Leadbeater desvinculou-se da Sociedade Teosófica para, segundo "salva-la do embaraço."
A verdade é que Leadbeater vivia na era Vitoriana, mas ainda assim mostrava uma lucidez que só hoje em dia pode ser apreciada. Sobre o assunto ele escreveu em carta a Annie Besant:
"... Então quando os rapazes ficaram sobre meus cuidados, Eu mencionei o assunto [da masturbação], entre outras coisas, sempre tentando evitar todo tipo de falsa vergonha, e fazer parecer algo tão natural e simples quanto possível."
Leadbeater argumentou posteriormente que a pressão natural e vontades sexuais dos rapazes poderiam levá-los a buscar alívio com prostitutas ou entre si. Demonstrando um conhecimento avançado para a época em termos de educação sexual ele apontou que ao descarregar esta pressão em intervalos regulares por meio da masturbação os rapazes poderiam evitar consequências kármicas e morais muito mais sérias. "Se eles sentirem este tipo de acúmulo, deveriam se aliviar." e ainda "Esta função natural existe, e por si só não é mais errada do que a vontade de comer e beber."
Quando Annie Besant se tornou presidente da Sociedade teosófica em 1908 foi novamente admitido como membro.
A Igreja Católica Liberal
Charles Leadbeater como bispo da Igreja Católica LIberal; Sydney, Austrália, 1925
Em 1906 durante uma missa em que participava Leadbeater, por meio de sua clarevidência testemunhou as energias escondidas por trás dos sacramentos Cristãos. Por outro lado, esta mesma clarividência tornava para ele muito clara toda história de deturpação e controle social dentro da cristandade. Mas a solução era igualmente clara para ele: revisar toda Liturgia Católica de modo a melhorar o desempenho destas energias.
Esta tarefa ele desempenhou em conjunto com seu amigo e Bispo Wedgwood que foi também quem o consagrou ao Episcopado. Nasceu assim a Igreja católica Liberal, uma igreja que administra todos os sete sacramentos tradicionais instituídos por Cristo, mas que defende também a liberdade intelectual e individual buscando cultivar assim um equilíbrio entre os aspectos cerimoniais, devocionais, científicos e místicos. Para Leadbeater abandonar o poder dos sacramentos por causa da atual situação da Igreja Católica é como jogar o bebê fora junto com a água suja do banho.
Após vários meses de trabalho intenso, a primeira versão da Liturgia foi publicada, mas a primeira celebraçaão pública só aconteceu em 6 de abril de 1917 em Sydney, Austrália. Um Oratório foi instalado no Edifício Penzance, local que desde então serviu de moradia a Leadbeater. A partir deste momento o trabalho com a Igreja Católica Liberal se tornou a principal atividade de sua vida, embora seu trabalho com a Sociedade Teosófica tenha continuada até o fim de sua vida. Além disso continuou sempre organizando palestras informais na casa de seus alunos.
Um ponto importante é que Bispo Leadbeater nunca reinvindicou infalibilidade para si ou a Igreja Católica Liberal. Nunca impôs seu ponto de vista e sempre deixou seus discípulos todos completamente livres. De fato, muitos de seus ensinamentos (como o vegetarianismo) eram controversos dentro da igreja, mesmo os sacerdotes sentiam-se a vontade para discordar de alguns ensinamentos. Para Leadbeater as forças invisíveis por trás dos sacramentos eram muito mais importantes.
E quanto a nós?
É fácil criticarmos a química do século XIX, a sexualidade vitoriana, ou os dogmas da Igreja Católica hoje em dia. Mas quanto de nossa própria cultura e educação não são também à sua maneira primitivas. É facil aceitar as visões de Charles Webster Leadbeater quando o que ele diz confirma as coisas que sabemos ou acreditamos saber. Mas e quando isso não é verdade, somos diferentes de um católico conservador ou de um moralista vitoriano? Leadbeater disse por exemplo que não só há vida fora da Terra, mas que há vida em absolutamente todos os corpos celestes. Não há planeta inabitado. Ele descreveu civilizações na Lua e em Marte que hoje simplesmente não aceitamos porque o governo e as instituições nos garantem que elas não estão lá.
Esta provocação serve, por si só, de convite à leitura da imensa obra deixada por Leadbeater. Seja em termos de saúde, religião ou física Leadbeater se mostrou a frente de seu tempo. Seu talento em ver as coisas como elas realmente são e sua vontade em transformá-las como realmente deveriam nos deixa em dúvida sobre quanto do mundo moderno na verdade não é também uma quimera.
Charles Webster Leadbeater morreu em 1934 em Perth aos exatos oitenta anos de idade.
Obras
Leadbeater é o autor de uma grande coletânea de livros e artigos da literatura teosófica e esotérica , considerados célebres pelos teosofistas e estudiosos do ocultismo, principalmente advindos de suas investigações clarividentes, com destaque para:
Em português
A Vida Oculta na Maçonaria, São Paulo, Editora Pensamento.
Os Chakras, São Paulo, Editora Pensamento.
Considerado pela comunidade teosófica como um dos mais famosos livros sobre a descrição dos centros energéticos invisíveis do corpo humano.
As Vidas de Alcyone
Investigação sobre as trinta últimas vidas de Krishnamurti, tendo como co-autora Annie Besant.
O Devachan ou o Mundo Celeste
Uma descrição do que os cristãos chamam de Céu.
O Homem Visível e Invisível, São Paulo, Editora Pensamento.
Onde descreve em detalhes, segundo os seus dons clarividentes, a formação e coloração do corpo astral, corpo mental e outros corpos espirituais do ser humano.
Formas de Pensamento, São Paulo, Editora Pensamento.
Este livro (Thought-Forms no original em inglês) foi reconhecido por Wassily Kandinsky em seu manifesto O Espiritual na Arte como um dos precursores do surgimento do modo não-representacional das artes plásticas: o abstracionismo.
Os Mestres e a Senda
Grande painel descritivo da Senda espiritual ou caminho de santidade, com trechos apresentando os mestres de sabedoria que supervisionam o progresso dos postulantes ao Adeptado e velam pela humanidade.
Química Oculta
Em colaboração com Annie Besant, investigou por meio da clarividência a estrutura das subpartículas da matéria. O pioneirismo desta pesquisa gerou uma série de reconhecimentos científicos, como em Extra-Sensory Perception of Quarks. TPH, 1980, PHILLIPS. S.M., Ph.D, Evidence of a Yogic Siddhi - Anima: Remote Viewing of Subatomic Particles. TPH,1996, PHILLIPS, S.M. Ph.D., ESP of Quarks and Superstrings, New Delhi, New Age International, 1999. ARNIKAR, H. J., Ph.D., Essentials of Occult Chemistry and Modern Science. TPH, 2000. SRINIVASAN, M., Ph.D., Introduction to Occult Chemistry, The Amazing Phenomenon of ExtraSensory Perception of Nuclear Structure and Subatomic Particles. TPH, 2002.
O Homem: donde e como veio e para onde vai?
Publicado em 1913, onde investigou, sob uma perspecitiva teosófica, a formação do Sistema Solar, a evolução dos espíritos por entre os planetas atuais e os já extintos; o sistema de rondas e raças no atual planeta Terra. Neste livro, Leadbeater faz uma série de previsões sobre o futuro próximo da humanidade e o surgimento de um nova civilização a partir de uma comunidade que seria formada nos Estados Unidos aproximadamente seis séculos após a compilação deste livro.
A Ciência dos Sacramentos (tradução livre de: The Science of the Sacraments)
Descreve as investigações de Leadbeater sobre o lado interno dos cultos cristãos, e fundamenta a liturgia da Igreja Católica Liberal.
A Gnose Cristã
Publicado postumamente em 1984, cinqüenta anos após a sua morte, descreve os fundamentos da teologia da Igreja Católica Liberal.
Manual de Teosofia
Neste livro o autor apresenta em linguagem simples, bem acessível, certos ensinos fundamentais da Teosofia.
Auxiliares Invisíveis, São Paulo, Editora Pensamento.
Os auxiliares invisíveis, como o autor chama aos Espíritos fora do corpo somático, se fazem sempre presentes, acudindo a uns e a outros de maneira diversa.
Os Sonhos
Descrição do fenômeno onírico e suas causas
A Clarividência
Análise da percepção visual suprassensorial
Artigos
A Atitude do Estudante, 1911-1912
A Mônada, 1913
Vegetarianismo e Ocultismo, 1913
Os Mestres de Sabedoria, 1918
A Mãe do Mundo como Símbolo e como Fato, 1928
Nossa relação com as crianças
O Festival dos Anjos
Em inglês
Reincarnation (1898)
Thought Forms (1901)
Man Visible And Invisible (1902)
The Inner Life (1911)
Man: Whence, How and Whither (1913)
Occult Chemistry (1919)
The Inner Side Of Christian Festivals (1920)
The Science of the Sacraments (1920)
The Masters And The Path (1925)
Glimpses of Masonic History (1926)
The Hidden Life in Freemasonry (1926)
The Chakras (1927)
Ancient Mystic Rites
The Astral Plane
The Beginnings of the Sixth Root Race
The Christian Creed
Clairvoyance
Creating Character
The Devachanic Plane
Dreams
The Hidden Side of Lodge Meetings
The Hidden Side of Things
How Theosophy came to me
Invisible Helpers
The Law of Sacrifice
The Life After Death
Light on the Path
The Monad
The Occult History of Java
The Other Side of Death
Our Relation to Children
An Outline of Theosophy
Perfume of Egypt and Other Weird Stories
The Perfume of Egypt
The Power and Use of Thougt
The Smaller Buddhist Catechism
Soul's Growth Through Reincarnation (vol. I-X)
Spiritualism and Theosophy
Starlight
Talks on At the Feet of the Master
Talks on the Path of Occultism (vol. I-III)
A Textbook of Theosophy
The Theosophist Attitude
To Those Who Mourn
Vegetarianism and Occultism
The World Mother as Symbol and Fact