quinta-feira, 23 de maio de 2024

Biografia Dr. Maximus Neumayer

 

Dr. Maximus Neumayer foi um psicólogo e teosofista brasileiro.

De acordo com um relato de 1930 sobre suas atividades teosóficas:

O Crescent City Lodge de Nova Orleans teve a honra de ter como convidado e palestrante o Dr. Maximus Neumayer do Rio de Janeiro. Ele está a caminho da Índia. Dr. Neumayer é um dos membros originais ou fundadores da primeira Loja de Adyar a ser estabelecida pela Sra. Blavatsky . Ele tem noventa e oito anos e parece ter sessenta e cinco. Ele lecionou na Universidade de Tulane e foi convidado de honra do Templo Maçônico. Foi através da influência de Wallace de Ortega-Maxey de Santa Bárbara, que foi convidado do Doutor no Brasil no ano passado, que a Loja conseguiu obtê-lo. O Sr. de Ortega-Maxey tem feito um grande trabalho aqui para a Sociedade . Ele é um notável psicólogo da Society Internationale de Phililogie, Sciences et Beaux Arts, fundada por Júlio Verne, cuja sede está agora em Londres. 

Após a visita a Nova Orleans, ele dirigiu-se aos co-maçons em El Paso, Texas, e depois viajou para Nova York, onde embarcou para a Índia. 

Estes artigos apresentam algumas anomalias que não podem ser conciliadas, a menos que a idade informada - noventa e oito anos - esteja errada. Todos os registros oficiais disponíveis mostram que o Dr. Neumayer era um homem muito mais jovem, nascido por volta de 1874, em vez de 1832. Também é improvável que ele fosse um membro fundador da primeira loja em Adyar. Aquela foi formada em 1882 e se chamava Madras Lodge. A Loja Adyar foi formada em 1897, então é possível que ele fosse um membro fundador e que as duas lojas tenham sido fundidas no relato de 1930.

Listas de passageiros e registros de imigração de 1928 a 1930 indicam consistentemente que o Dr. Neumayer era um professor e jornalista [isto é, escritor de viagens] que nasceu por volta de 1874. Seus pais, Natalio Neumayer e Clara Goldschmith, emigraram de Bucovina, nas montanhas dos Cárpatos, na Ucrânia ou na Roménia. Essa região fazia então parte do Império Austro-Húngaro. Provavelmente eram judeus de língua alemã com base na "raça" indicada nos registros de passageiros. Depois de chegar ao Brasil, a família morou por um tempo no Rio Grande do Sul. O professor falava inglês, português, espanhol e alemão. Em 10 de julho de 1915, Maximus Neumayer, de 40 anos, casou-se com Julia Oliveira Freitas, no estado do Rio Grande do Norte.

Dr. Neumayer foi um arqueólogo e psicólogo que viajou extensivamente pelo México e pela América do Sul. Escreveu livros de viagens como Brasil Inexplorado e deu palestras populares sobre os lugares que explorou.

Veja "Rosa-Cruz de Oro" e "Biografia del Dr Maximus meumayer" para fotografias e breves artigos em espanhol, nomeando muitas instituições às quais esteve associado, incluindo a Sociedade Teosófica e uma ordem Rosacruz .