A Ordem Martinista é uma Ordem esotérica que perpetua uma cadeia de Iniciação que veio através de Martinez de Pasqually e Louis Claude de Saint Martin, ambos Irmãos da Rosa+Cruz no século XVIII. O ensino geralmente é um sistema de pensamento filosófico, essencialmente uma Gnose Cristã, que se baseia principalmente nos princípios doutrinários do trabalho denominado “Tratado sobre a Reintegração dos Seres em Seu Estado Original, Virtudes e Poderes Espirituais e Divinos”, escrito por Martinez de Pasqually. Esta obra dá uma interpretação particular da Criação, da Hierarquia dos Seres, da Queda do Homem, e do caminho para o Homem recuperar o seu estatuto original no esquema cósmico das coisas, de modo a ser restabelecido no seu estado e privilégios iniciais. . Martinez de Pasqually considera o Homem exilado nesta existência terrena, privado de todos os seus poderes reais. O objetivo principal do homem, portanto, deve ser trabalhar para ser restaurado à condição que originalmente lhe pertencia. Ele pode conseguir isso seguindo uma certa técnica que constitui a parte secreta da doutrina de Pasqually.
Louis Claude de Saint-Martin introduziu um caráter mais contemplativo ao Martinismo. Ele se afastou das práticas teúrgicas de seu Mestre para encontrar meios mais espirituais para alcançar o mesmo resultado; ao fazê-lo, ele desenvolveu o que é conhecido na terminologia do Martinismo como o “Caminho Interior” da Reintegração, também conhecido como “O Caminho do Coração”.
A semelhança de nomes entre Martinez e Saint-Martin levou a muita confusão sobre quais seguidores eram, e ainda são, MARTINISTAS. A resposta é bastante simples: AMBOS. Os seus respectivos seguidores partilham a crença – a Glória Divina da Origem do Homem – e o mesmo objectivo: recuperar essa gloriosa Divindade. Apenas os seus métodos variam – um seguindo a técnica das operações teúrgicas, o outro a da orientação interior e iluminação.
A Antiga Ordem Martinista tem plena autoridade para estabelecer órgãos de instrução e iniciação onde quer que estudantes sinceros e capazes do Caminho possam se reunir e invocar o Poder Divino.
A verdadeira Ordem nunca se anuncia, pois tal ação não alcançaria o seu propósito que é a Iniciação. A iniciação não pode ser comprada, mas pode ser transmitida pessoalmente por aqueles que estão na cadeia direta de autoridade aos estudantes que estejam devidamente preparados. Todos os que estão prontos para entrar na Irmandade têm permissão para entrar. Os membros da Antiga Ordem Martinista são compostos por homens e mulheres, de acordo com a maneira de Saint-Martin de estender a Luz Espiritual.
A Ordem é composta por simples adeptos e por “Iniciados” divididos em três graus, dois de provação e um de estudo aprofundado. Esta nota, o S::: I::: ou “Superior Desconhecido”, só é concedida aos membros que se mostrem dignos pelo seu comportamento no dia a dia, bem como pelos seus conhecimentos especiais (relativos à doutrina e ao funcionamento do “Ex-Mestres” do Martinismo – tradições herméticas) e em geral pelo seu apoio aos princípios Martinistas. Além deste grau, há outro que é reservado para aqueles que criarão novos órgãos de instrução ou ingressarão na hierarquia administrativa do Rito. O grau é denominado S::: I::: I::: na Antiga Ordem Martinista; também é conhecido pelo título de P::: I:::. Este grau, e SOMENTE este grau, confere ao esotérico autoridade para conduzir as iniciações Martinistas de acordo com a Tradição.
O AMO possui, portanto, duas classes distintas:
A turma externa, que é uma escola de instrução (semelhante ao que antigamente era conhecida como escola de mistérios), para os dois primeiros graus, que se reúnem em pequenos grupos conhecidos como Círculos, e A classe interna, acessível apenas ao S::: I::: cuja vontade é fazer parte da comunidade escolhida que tem consciência do caráter universal e central do esoterismo, e para a qual “a posse presente de Deus, de Jesus Cristo em nós, é o centro para o qual todos os mistérios, como os raios de um círculo, se concentram”. (Karl von Eckhartshausen: “A Nuvem sobre o Santuário” (“Le Nuée sur le Sanctuaire”).
As vantagens de ser Martinista
Embora existam desvantagens em qualquer organização, admite-se que os benefícios são maiores que os males. Da Ordem Martinista podemos verdadeiramente dizer que as vantagens são tantas e tão grandes que não vemos nenhum mal. Em primeiro lugar, é uma das poucas Ordens que não exige adesão a credos ou crenças. Qualquer que seja a crença do candidato, ele não precisa mudá-la ou adotar uma nova. Espera-se que ele, no entanto, viva de acordo com sua concepção mais elevada, da melhor maneira possível.
Ele não precisa temer que possa haver algum motivo egoísta na Ordem, pois cada novo membro apenas aumenta o trabalho de algum delegado, que poderia prosseguir com o seu próprio desenvolvimento sem mais ninguém. Não há taxas e taxas, e as instruções enviadas de tempos em tempos são gratuitas. O homem desconfiado do mundo pergunta: “Qual pode ser o motivo para aumentar o número de membros”?
Um verdadeiro Martinista não trabalha para o seu interesse pessoal, mas para trazer o homem de volta aos seus poderes originais. Já passou o tempo em que podemos dizer que estão fazendo o trabalho de Deus e da humanidade, e vivem como o mundo, amam as coisas do mundo e servem a si mesmos como o resto do mundo. Os homens deixaram de ser influenciados por este tipo de trabalho cristão e chegou o dia em que o padrão está mudando até que os homens que afirmam ser os apóstolos de Cristo devem viver a sua vida e serem capazes de provar pelas suas obras que têm alguns dos dons mencionados na última parte do Evangelho de Marcos.
A Ordem Martinista defende isso e a igualdade dos sexos quanto à capacidade de desenvolver os dons superiores e divinos.
O seu centro está localizado em França, onde foi organizado pela primeira vez, mas os seus membros estão espalhados por todos os cantos do globo. Louis-Claude de Saint-Martin foi sua inspiração. Os seus escritos são diferentes de todos os outros e os seus ensinamentos são a base de tudo o que é ensinado na Ordem. Qualquer que seja o conhecimento alcançado em outras linhas, ele não pode usurpar o lugar deste.
O Martinismo não apenas mostra o caminho para a iluminação, mas mantém a luz no caminho que leva a ela. Representa os ensinamentos mais generosos, liberais e semelhantes a Cristo que são ministrados em qualquer organização, sem restrições quanto à crença nas linhas de leitura; insiste na vivência diária em comunhão com o Logos ou PALAVRA.
Assim como um pouco de fermento levedará toda a farinha, assim esta Ordem deverá mudar o mundo inteiro até que aqueles que virem os enfermos, seja no corpo ou na mente, curados, digam: “eles devem pertencer à Ordem de Louis Claude de Saint -Martinho”.
Outro benefício de pertencer a esta Ordem é a vantagem que ela oferece de ajuda e conselho dos sábios que (tanto no corpo como fora dele) estão sempre prontos para enviar, através das forças mais sutis da natureza, a força ou a ajuda necessária. Muitos não acreditam nas palavras de São Paulo: “Estamos rodeados por uma nuvem de testemunhas”, mas ninguém pode ser Martinista por muito tempo sem provar a veracidade de suas palavras.
INRI