terça-feira, 14 de maio de 2024

ORFEU


Trechos de Diodoro Sículo

Livro III, 62-74 


O terceiro Dionísio, dizem, nasceu na Beócia, Tebas, de Zeus e Semelê, filha de Cadmo. O mito é o seguinte: Zeus se apaixonou por Semelê e muitas vezes, seduzido por sua beleza, se associou com ela, mas Hera, ciumenta e ansiosa por punir a menina, assumiu a forma de uma das mulheres que era íntima de de Semelê e a levou à ruína; pois ela sugeriu a ela que Zeus deveria se deitar com ela tendo a mesma majestade e honra em sua aparência externa como quando ele tomou Hera nos braços. Conseqüentemente, Zeus, a pedido de Semelê para que ela recebesse as mesmas honras de Hera, apareceu-lhe acompanhado de trovões e relâmpagos, mas Semelê, incapaz de suportar a majestade de sua grandeza, morreu e deu à luz o bebê antes do tempo determinado. Zeus rapidamente pegou esse bebê e o escondeu em sua coxa, e depois, quando o período prescrito pela natureza para o nascimento da criança completou seu crescimento, ele o trouxe para Nysa, na Arábia. Lá o menino foi criado por ninfas e recebeu o nome de Dionísio em homenagem ao pai (Dios) e ao local (Nysa); e como adquiriu uma beleza incomum, a princípio passou seu tempo em bailes e com grupos de mulheres e em todo tipo de luxo e diversão, e depois disso, formando um exército com as mulheres e armando-as com tirsi, ele fez um campanha por todo o mundo habitado. Instruiu também todos os homens piedosos e que cultivavam uma vida de justiça no conhecimento de seus ritos e os iniciou em seus mistérios, e, além disso, em todos os lugares realizou grandes assembléias festivas e celebrou concursos musicais; e, em uma palavra, ele compôs as disputas entre as nações e as cidades e criou a concórdia e a paz profunda onde existiram conflitos civis e guerras.

 

Pois o mito relata que quando Dionísio estava prestes a liderar sua força da Ásia para a Europa, ele concluiu um tratado de amizade com Licurgo, que era rei daquela parte da Trácia que fica no Helesponto. Agora, quando ele conduziu a primeira das Bacantes para uma terra amiga, como ele pensava, Licurgo emitiu ordens a seus soldados para atacar eles à noite e matar Dionísio e todas as Ménades, e Dionísio, sabendo da conspiração por um homem do país chamado Charops ficou consternado porque seu exército estava do outro lado do Helesponto e apenas um punhado de seus amigos havia atravessado com ele. Conseqüentemente, ele navegou secretamente até seu exército, e então Licurgo, dizem, caindo sobre as Ménades na cidade conhecida como Nysium, matou todos eles, mas Dionísio, trazendo suas forças, conquistou os trácios em uma batalha e tomou Licurgo vivo. arrancou-lhe os olhos e infligiu-lhe todo tipo de ultraje, e depois o crucificou. Então, em agradecimento a Carops pela ajuda que o homem lhe prestara, Dionísio transferiu-lhe o reino dos trácios e instruiu-o nos ritos secretos relacionados com as iniciações; e Oeagrus, filho de Charops, assumiu então o reino e os ritos iniciáticos que foram transmitidos nos mistérios, os ritos que mais tarde Orfeu, filho de Oeagrus, que era o superior de todos os homens em dons naturais e educação, aprendeu com seu pai; Orfeu também fez muitas mudanças nas práticas e por isso os ritos estabelecidos por Dionísio também foram chamados de "Órficos". 


Diodorus Socului, Biblioteca de História; 4.25.1-4 


HÉRÁCULOS TRABALHO 11: CÉRBERO


[4.25.1] Mas quando Hércules fez o circuito do Adriático e viajou ao redor do golfo a pé, ele chegou ao Épiro, de onde seguiu para o Peloponeso. E agora que havia realizado o décimo Trabalho, ele recebeu uma ordem de Euristeu para trazer Cérbero do Hades para a luz do dia. E supondo que seria vantajoso para ele a realização deste Trabalho, foi a Atenas e participou nos Mistérios de Elêusis, sendo Musaeus, filho de Orfeu, sendo então responsável pelos ritos iniciáticos.


ORFEU


[4.25.2] Já que mencionamos Orfeu, não será inapropriado falarmos brevemente sobre ele. Ele era filho de Oeagrus, um trácio de nascimento, e em cultura, música e poesia, ele superou em muito todos os homens dos quais temos registro; pois ele compôs um poema que foi objeto de admiração e se destacou em sua melodia quando cantado. E sua fama cresceu a tal ponto que os homens acreditavam que, com sua música, ele enfeitiçava tanto os animais selvagens quanto as árvores.


[4.25.3] E depois de ter dedicado todo o seu tempo à sua educação e aprendido tudo o que os mitos tinham a dizer sobre os deuses, ele viajou para o Egito, onde aumentou ainda mais seu conhecimento e assim se tornou o maior homem entre os gregos. por seu conhecimento dos deuses e por seus ritos, bem como por seus poemas e canções.


[4.25.4] Ele também participou da expedição dos Argonautas e, pelo amor que sentia por sua esposa, ousou o incrível feito de descer ao Hades, onde encantou Perséfone com sua canção melodiosa e a convenceu a ajudá-lo. seus desejos e permitir que ele trouxesse sua falecida esposa do Hades, nesta façanha semelhante a Dionísio; pois os mitos relatam que Dionísio trouxe sua mãe Semelê do Hades, e que, compartilhando com ela sua própria imortalidade, mudou seu nome para Thyonê.


​Mas agora que discutimos Orfeu, retornaremos a Hércules.

Taumaturgia

  Taumaturgia (do grego θαύμα, thaûma, "milagre" ou "maravilha" e έργον, érgon, "trabalho") é a suposta capaci...