segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Os Sete Períodos Por Max Heindel

Período de Saturno

Período de Saturno, segundo Max Heindel e algumas correntes Rosacruzes, foi o primeiro período da criação do mundo, em que a humanidade era composta pelos chamados "Senhores da Mente", também conhecidos como "Principados" ou "Poderes das Trevas", e o homem ainda estava num estado evolutivo mineral, ou seja, sem consciência alguma. Neste período o mundo era escuro, sem forma e quente.

Período Solar

Período Solar, segundo Max Heindel e algumas correntes Rosacruzes, período da criação do mundo que sucedeu o Período de Saturno, quando a humanidade era composta pelos arcanjos e os homens de hoje atravessavam um estado de consciência semelhante ao dos vegetais. Neste período teria acontecido o Big Bang, a grande explosão que originou o universo. No Conceito Rosacruz do Cosmos, Max Heindel relaciona esse período com o segundo dia da Criação, descrito na Bíblia.

Período Lunar

Período Lunar, segundo Max Heindel e algumas correntes Rosacruzes, período da criação que sucedeu o Período Solar e que precedeu o atual Período Terrestre. Nesta época, o mundo estaria coberto por uma névoa muito densa, e a humanidade seria composta pelos anjos. Os homens de hoje teriam adquirido um estado de consciência pictórica, semelhante ao que hoje são os animais. Na geologia, corresponde aproximadamente ao éon hadeano. No Conceito Rosacruz do Cosmos, Max Heindel relaciona esse período com o terceiro dia da Criação, descrito na Bíblia.

(Rosicrucianismo dualista)

O grande período Lunar foi utilizado pelas hierarquias construtoras dos sete grandes períodos criacionais para criar para o homem que se manifesta hoje no Período Terrestre (o período Terrestre pode ser entendido como período Marciano também) seu Corpo Astral ou corpo onde se manifestam as sensações dos cinco sentidos. Lúcifer e seus Anjos, que haviam caído no Período Solar, trabalhavam no Período Lunar de forma desarmoniosa, seduzindo os Homens-Anjos andrógenos a seguí-lo em sua rebelião. Entre o Período Lunar e o Terrestre se deu a queda de Adão ou humanidade adâmica e, Adão, como indivíduo, tornou-se um Adamah, habitante da Terra, também amaldiçoada e decaida, segundo o Dualista Rosacruz J. van Rijckenborgh em seu livro "A Arqui-Gnosis Egípcia" I.Y.

Período Terrestre

Período Terrestre, segundo Max Heindel e algumas correntes Rosacruzes, diz-se do período atual da evolução, em que o homem adquiriu a mente e a consciência de vigília. Foi dividido em:

Época Polar - recapitulação do Período de Saturno, quando o homem adquiriu o corpo denso.
Época Hiperbórea - recapitulação do Período Solar, quando o homem adquiriu o corpo vital.
Época Lemúrica - recapitulação do Período Lunar, quando o homem adquiriu o corpo de desejo. Ao final desta época, teve início a divisão da humanidade em civilizações separadas, ou "raças", como Max Heindel chama.
Época Atlante - época em que o homem adquiriu a mente, e na qual efetivamente teve início o trabalho do Período Terrestre. Foi a época em que o homem passou a desenvolver a faculdade da astúcia. Durante esta época, sete civilizações passaram pelo mundo, sendo que de uma delas descenderam as civilizações da época seguinte.
Época Ária - a atual época, em que o homem adquiriu a faculdade da razão.
Nova Galileia - a próxima época, em que o homem começará a desenvolver suas faculdades que hoje estão em estado latente (tais como telepatia, clarividência, etc.), e na qual as nações deixarão de existir.

Deve se levar em consideração que quando Max Heindel se refere ao "homem" não se refere necessariamente à espécie do Homo sapiens ou a qualquer primata, uma vez que o rosacrucianismo considera que os atuais seres humanos atravessaram todas as fases de evolução, incluindo a fase vegetal e a fase mineral.

Período de Júpiter

Período de Júpiter, segundo Max Heindel e algumas correntes Rosacruzes, período futuro da criação que sucederá o Período Terrestre, em que o homem adquirirá um estado de auto-consciência superior à atual consciência de vigília, similar à dos anjos da atualidade, e na qual a humanidade será composta pelos atuais animais.

Período de Vênus

Período de Vênus, segundo Max Heindel e algumas correntes Rosacruzes, período da criação humana que sucederá ao Período de Júpiter, no qual o homem adquirá um estado de consciência objetiva e criadora, de maneira similar à dos arcanjos da atualidade, e no qual a humanidade será composta pelos atuais vegetais.

Período de Vulcano

Período de Vulcano, segundo Max Heindel e algumas correntes Rosacruzes, é o último dos sete períodos da criação, ao final do qual os seres humanos de hoje desenvolverão todas as suas faculdades latentes possíveis, tornando-se como deuses.