quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Goldem Dawn

Golden Dawn é um sistema completo de magia que, a partir de um currículo de estudos e do trabalho pessoal, organizado e constante, combinados com um programa de meditação e exercícios mágicos, permitirá ao estudante a sua caminhada para a Luz. Golden Dawn é uma escola de mistérios antigos. O adepto é instruído a desenvolver um trabalho que depende exclusivamente de si mesmo, pois a ninguém cabe dizer qual a sua vontade, exceto o próprio buscador. Desejamos conosco pessoas sinceras e preocupadas com o desenvolvimento social e progresso da humanidade. O aspirante a membro da Golden Dawn será admitido na condição de Estudante, na qual permanecerá por algum tempo, recebendo ensinamentos básicos e sendo avaliado pelas autoridades da Ordem.

 
A Tradição Rosacruz é uma derivação do hermetismo, uma rosa que floresce na Cruz da tradição hermética. A rosa também pode simbolizar a alma e a Cruz, o corpo e os quatro elementos. Em outras palavras, a alma do homem crucificada na Cruz do plano material. Esta cruz rosado pode ser semelhante ao ankh egípcio (Cruz Ansata). A tradição Rosacruz tem sua origem em um grupo de protestantes alemães, entre 1607 e 1616 (início do século XVII), quando três documentos anônimos foram elaborados e publicados na Europa: "Fama Fraternitatis Rosae Crucis", o "Confessio Fraternitatis" e o "Casamento Químico de Christian Rosenkreutz anno 1459". As publicações destes documentos provocaram imensa excitação por toda a Europa. Essas obras, declaram a existência de uma irmandade secreta de alquimistas e sábios que estavam se preparando para transformar as artes, ciências, religião, a política e o intelecto da Europa enquanto guerras, política e religião devastaram o continente.

Golden Dawn e Maçonaria

É desconhecida a época em que graus rosacrucianistas começaram a ser usados na Maçonaria, mas é certo que pelo menos um grau rosacruz foi introduzido no Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria Na segunda metade do século XIX, o crescente interesse por temas rosacrucianistas levou um grupo de mestres maçons a criarem uma sociedade, especificamente dedicada ao seu estudo. Foi a Societas Rosicruciana in Anglia (chamada, abreviadamente, de S.R.I.A), fundada em 1866 por Robert Wentworth Little, com a ajuda de Kenneth Mackenzie. Dois membros destacados dessa Ordem (que só admitia mestres maçons em suas fileiras) viriam a ser os principais arquitetos da Aurora Dourada: Dr. William Wynn Westcott, médico legista e Juiz de Instrução do distrito noroeste de Londres, que ingressou na SRIA em 1880 e viria a se tornar "Magus Supremus" Ele passou dois anos em um retiro, em Hendon, estudando Cabala, Hermetismo e Rosacrucianismo. Samuel Liddell MacGregor Mathers, um ocultista apaixonado pela cultura celta, autor de "Kabbala Unveiled" O terceiro nome ligado à criação da Golden Dawn é o do médico e maçom, Dr. William Robert Woodman. Se a Societas Rosicruciana é um mistério até para a maioria dos maçons, o que menos ainda se pode mensurar é sua influência na história das Sociedades Secretas. Três membros da Societas da Inglaterra, Woodman, Westcott e Mathers, fundaram em 1888 a famosa Golden Dawn, com estrutura e rituais baseados na Rosa-Cruz Maçônica. Por meio das Societas, a Maçonaria tem dado sua parcela de contribuição para a manutenção dos ensinamentos e filosofia rosacruciana.

História

“Um clérigo inglês, Rev. A. F. A. Woodford passeava em Londres, ao longo da Farrington Street. Entrou na loja de um vendedor de livros de ocasião e aí encontrou manuscritos cifrados e uma carta em alemão. Isto se passou em 1880. O Rev. Woodford começou lendo a carta em alemão. Essa carta dizia que aquele que decifrasse o manuscrito podia comunicar-se com a sociedade secreta alemã “Sapiens Donabitur Astris” (S. D. A.), através de uma mulher, Anna Sprengel. Outras informações lhe seriam, então, comunicadas se ele fosse digno delas.

O Rev. Woodford, maçom e Rosa+Cruz, falou de sua descoberta a dois de seus amigos, o Dr. Woodman e o Dr. Winn Westcott, todos os dois eruditos eminentes e além do mais cabalistas. Ocupavam postos elevados na maçonaria. O Dr. Winn Westcott era “coroner”, posto jurídico muito conhecido dos leitores de romances policiais ingleses. Um “coroner” desempenha ao mesmo tempo o cargo de médico legista e de juiz de instrução. Em caso de morte suspeita, reunia um júri que pronunciava um veredicto, podendo, eventualmente, haver intervenção da justiça e da polícia.

Em todo caso, Woodman e Westcott ouviram falar da “Sapiens Donabitur Astris”. Trata-se de uma sociedade secreta alemã composta, sobretudo de alquimistas. Essa sociedade, graças aos medicamentos de alquimia, salvou a vida de Goethe que os médicos comuns haviam desistido de curar.

O fato é perfeitamente conhecido e a Universidade de Oxford publicou um livro: “Goethe, o Alquimista”. A SDA parece existir ainda em nossos dias; estava ligada aos “círculos cósmicos” organizados por Stephan George, que combateram Hitler. O Conde von Stauffenberg, organizador do atentado de 20 de julho de 1944, fazia parte desses círculos cósmicos. O último representante conhecido da SDA foi o Barão Alexander von Bernus. (Autor do livro “Alquimia e Medicina”)

Westcott e Woodman decifraram facilmente o manuscrito e escreveram a Anna Sprengel. Receberam instruções para prosseguir nos trabalhos. Foram auxiliados por outro maçom, um personagem indeterminado, de nome Samuel Liddell Mathers, casado com a irmã de Henri Bergson. Era um homem de cultura espantosa, mas de idéias muito vagas. Redigiu o conjunto inédito dos “rituais Mathers”. Tais rituais se compõem de extratos do documento alemão original, de outros documentos de posse de Mathers, e mensagens recebidas pela Srª Mathers, pela clarividência. O conjunto foi submetido à SDA na Alemanha que autorizou o pequeno grupo inglês a fundar uma sociedade oculta exterior, isto é, aberta. A sociedade chamou-se “Order of the Golden Dawn in the outer”: Ordem da Aurora Dourada no Exterior. Em 1. ° de março de 1888, essa autorização foi dada a Woodman, Mac Gregor, Mathers e ao Dr. Westcott.

Em 1889, o nascimento dessa sociedade foi anunciado oficialmente. É interessante notar que foi a única vez no século XIX, assim como no século XX, que uma autoridade esotérica qualificada, a SDA, dá uma autorização para fundar uma sociedade exterior.

A sociedade começou a se desenvolver e atraiu homens de inteligência e cultura indiscutíveis. Citemos Yeats, que deveria obter o prêmio Nobel de Literatura, Arthur Machen, Algernon Blackwood, Sax Rohmer, o historiador A. E. Waite, a célebre atriz Florence Farr e outros. Os melhores espíritos da época, na Inglaterra, faziam parte da Golden Dawn. O centro ficava em Londres. Seu chefe, o Imperador, era W. B. Yeats.

Havia outros centros na província inglesa, e em Paris, onde Mathers passa a residir, de preferência.

O ensinamento diz respeito à linguagem enoquiana de John Dee, cuja tradução é dada desde o primeiro grau do primeiro nível.

O ensinamento era em língua enoquiana; sobre alquimia, e, sobretudo sobre a dominação de si mesmo. Desde o segundo degrau do primeiro nível, o candidato era tratado de maneira a eliminar todos os seus males mentais e todas as suas fraquezas.

Durante milênios o homem sonhou um estado de consciência mais desperto que seu próprio despertar. A Golden Dawn chegou a isso. Sem dúvida. O que parece não tão certo, mas pelo menos provável, foi que a Golden Dawn chegou a traduzir o alfabeto enoquiano de John Dee, e que seus dirigentes leram a obra de John Dee, a de Trithème e, talvez, o manuscrito Voynich”.

Jacques Bergier


Benefícios da afiliação Golden Dawn Brasil


Lições organizadas que levam você em um processo passo-a-passo do mais básico ao mais avançado dos conceitos;
Novas informações não se restringem a livros impressos;
Um currículo completo e integrado, único atualmente com as autenticas lições da Golden Dawn original;
Orientador/Instrutor capacitado para sanar suas dúvidas e prestar orientações nos estudos;
Material de estudos digitalizados, em português e enviados diretamente ao seu correio eletrônico, de acordo com a periodicidade desejável;
Iniciações de Templo e Reunião Nacional (somente após o período probatório).
Os fins para os quais a G. ‘. D. ‘. foi formada foram dois:

Primeiro, através de estudo, ensino, organização e, para servir como guardiã da Tradição Esotérica Ocidental;
Segundo, para iniciar, educar e nutrir os indivíduos chamados a desempenhar na Grande Obra, isto é, a tornar-se mais do que humano, e para alcançar a união com o Divino. Para aqueles indivíduos que são chamados para os mistérios esotéricos ocidentais, o sistema da Golden Dawn Brasil apresenta-se como um método vital, consistente e seguro para aprimoramento espiritual.
As práticas e técnicas fundamentais do sistema da Golden Dawn Brasil para o desenvolvimento psíquico são três:

A primeira é o início astral e físico;
A segunda é a assimilação do conhecimento cabalístico e hermético;
E a terceira é um trabalho ritual pessoal.
Todas as três são pré-requisitos para o avanço na tradição da Golden Dawn Brasil. Iniciação, por si só é inútil sem a prática repetida de técnicas rituais e trabalho cerimonial individual.

Israel Regardie transmitiu o desejo para que os estudantes da tradição da Golden Dawn continuassem o trabalho silencioso da Ordem e de seus objetivos, tal como instituídos por Mathers e Westcott, sem badalações ou alardes.

Regardie foi um homem de fortes convicções, que se opôs a vários fatores que, historicamente, rasgam grupos mágicos de todas as tradições.

Atualmente existem alguns indivíduos que, após auto iniciar-se em graus mais elevados, afirmam agora que a auto iniciação não é possível para outros, que o estudante candidato deve ir até eles para uma iniciação adequada.

Outro problema com certos cursos que se utilizam do nome da Golden Dawn é que, embora eles ofereçam material genuinamente bom, estes são apresentados de uma forma que não está relacionada com os ensinamentos originais da Ordem. Alguns grupos adicionam Thelema, ou outros elementos que são totalmente alheios ao estabelecido nos ensinamentos da Golden Dawn. Isso geralmente resulta em um currículo híbrido, que não mais se assemelha ao da Golden Dawn original, quer no conteúdo ou na sua essência.

Caminho

Reuniões templarias regulares são sempre melhores para o desenvolvimento do aluno, mas nem sempre isso é possível. Uma pequena quantidade de viagens para reuniões anuais é uma indicação da determinação de um estudante. Por isso trabalhamos um método de estudo supervisionado, com todo o simbolismo da Golden Dawn.

Usando ritual e meditação, o curso leva os alunos através de uma aplicação prática das técnicas da Golden Dawn. Ele funciona de forma diferente a partir de uma estrutura de templo regular e não oferece graus tradicionais ou até mesmo status dentro da Ordem. No entanto, oferecem formação e uma abordagem guiada pelo labirinto mágico para aqueles que estão isolados e trabalham sozinhos.

O curso é baseado na Internet. Um estudante recebe uma lição em formato PDF, que abrange um trabalho sério de um grau de Átrium. Eles são obrigados a apresentar um relatório de seu trabalho a um mentor, que trabalha com a tradição. O seu relatório é comentado e sugestões feitas para ajudar o seu progresso. Se o supervisor considerar que a lição foi aprendida e que o aluno está pronto para continuar, em seguida, uma outra lição é enviada.

O curso é trabalho dedicado. Exige disciplina e pelo menos meia hora por dia de seu tempo. Ele usa métodos tradicionais e não é para aqueles que esperam iluminação instantânea. Ele aborda os conceitos básicos primeiro e então se move para o trabalho bastante avançado. Para obter qualquer benefício a partir dele você tem que ser dedicado ao caminho esotérico e não apenas um turista esotérico. O trabalho é cumulativo e alquímico para que você possa desenvolver habilidades ao longo do tempo. Ele também irá fazer alterações na sua vida e forçá-lo a olhar para ela de perto. Não é uma opção fácil, mas nós sentimos que depois de completar um ano no curso, você terá habilidades e disciplina que o tornarão um membro valioso de qualquer escola esotérica. Ao longo do tempo, você terá uma experiência prática do sistema Golden Dawn.

O objetivo da Escola é preparar candidatos para o trabalho mágico, com exercícios práticos e experiências e levá-los para uma conexão com o seu Eu Superior. Mais tarde, ensinar técnicas mágicas avançadas.

“Nenhum estudante jamais realizará qualquer progresso no desenvolvimento espiritual se saltar de um sistema a outro, utilizando ora algumas afirmações do Novo Pensamento, ora alguns exercícios de respiração e posturas meditativas da ioga, para prosseguir depois com algumas tentativas nos métodos místicos de oração. Cada um desses sistemas tem o seu valor, mas esse valor só é real se o sistema é praticado integralmente. Representam eles os exercícios calistênicos da consciência, e têm por objetivo desenvolver gradualmente os poderes mentais. O seu valor não reside nos exercícios em si, mas nos poderes que despertarão se forem praticados com perseverança. Se decidirmos empreender nossos estudos ocultos com seriedade e fazer deles algo mais do que leituras de entretenimento, devemos escolher nosso próprio sistema e perseverar nele até chegarmos, se não ao seu objetivo final, pelo menos a resultados práticos definitivos e à intensificação permanente da consciência. Uma vez isso alcançado, podemos, não sem vantagem, experimentar os métodos que foram desenvolvidos em outros Caminhos, e formar uma técnica e uma filosofia eclética; mas o estudante que pretende ser um eclético antes de ter obtido muita prática jamais será mais do que um diletante.

Quanto mais próxima estiver da nascente, mais pura será a água do rio. Para descobrir os princípios primeiros, devemos ir à fonte-mãe”.

(Citações de Dion Fortune em 1935).

Referencia:
Goldem Dawn Brasil