domingo, 8 de novembro de 2015

Biografia John Theophilus Desaguliers


John Theophilus Desaguliers (12 março de 1683 – 29 de fevereiro em 1744) era um franco-britânico nascido filósofo natural, clérigo, engenheiro e maçom que foi eleito para a Royal Society em 1714 como assistente experimental de Isaac Newton . Ele estudou em Oxford e mais tarde popularizada teorias de Newton e suas aplicações práticas em palestras públicas. Patrono mais importante de Desaguliers era James Brydges, primeiro duque de Chandos . Como um maçom, Desaguliers foi fundamental para o estabelecimento da primeira Grande Loja formada em Londres em 1717 e serviu como seu terceiro Grão-Mestre.

Desaguliers nasceu em La Rochelle , vários meses depois que seu pai Jean Desaguliers, um pastor protestante, tinha sido exilado como refugiado huguenote pelo regime Católica. Jean Desaguliers foi ordenado como um anglicano pelo bispo Henry Compton de Londres , e enviado para Guernsey. Enquanto isso, o bebê foi batizado Jean Théophile Desaguliers no templo protestante em La Rochelle, e ele e sua mãe, em seguida, fugiu para se juntar a Jean em Guernsey.

Em 1694 a família mudou-se para Londres, onde Jean Desaguliers mais tarde criou uma escola francesa em Islington. Ele morreu em 1699 seu filho, que agora usava o nome anglicised John Theophilus, com a presença do Bispo Grammar School Vesey em Sutton Coldfield  até 1705, quando entrou Christ Church, Oxford e seguiu o currículo clássico de costume e se formou bacharel em 1709 ele Também assistiu a palestras de John Keill , que usou as manifestações inovadoras para ilustrar conceitos difíceis da filosofia natural newtoniana. Quando Keill deixou Oxford em 1709 Desaguliers continuou dando as palestras em Hart Hall, o precursor do Hertford College, Oxford . Ele fez um mestrado lá em 1712 Em 1719 Oxford concedeu-lhe o grau honorário de Doutor em Leis Civis, depois que ele foi muitas vezes referido como o Dr. Desaguliers. Seu doutorado foi incorporada pela Universidade de Cambridge em 1726.

Desaguliers foi ordenado diácono em 1710, em Fulham Palace , e como sacerdote em 1717, em Ely Palace, em Londres.

Professor e Promotor de Newton Experimental Philosophy

Em 1712 Desaguliers voltou para Londres e cursos anunciados de palestras públicas em Filosofia Experimental. Ele não foi o primeiro a fazer isso, mas se tornou o maior sucesso, oferecendo-se para falar em Inglês, Francês ou Latina. Na época de sua morte, ele havia dado mais de 140 cursos de cerca de 20 palestras sobre cada mecânica, hidrostática, pneumática, ótica e astronomia. Ele manteve suas palestras atualizado, publicado notas para seus ouvintes, e projetou seu próprio aparelho, incluindo um planetário de renome para demonstrar o sistema solar, e uma máquina para explicar o movimento das marés. Em 1717 Desaguliers apresentada na Hampton Court e lecionou em francês para o rei George I e de sua família.

Manifestante na Royal Society

Em 1714, Isaac Newton, presidente da Royal Society, convidou Desaguliers para substituir Francis Hauksbee (1660-1713) como demonstrador em reuniões semanais da Sociedade; ele foi logo feito um Fellow da Royal Society.Desaguliers promoveu as idéias de Newton e mantido o caráter científico das reuniões quando Hans Sloane assumiu a Presidência após Newton morreu em 1727. Desaguliers contribuíram com mais de 60 artigos para as Philosophical Transactions Royal Society . Ele recebeu o prestigioso da Sociedade Medalha Copley em 1734, 1736 e 1741 O último prêmio foi para o seu resumo do conhecimento atualizado sobre o fenômeno da eletricidade. Ele havia trabalhado nisso com Stephen Gray , que ao mesmo tempo que deu entrada na casa Desaguliers. “Dissertação a respeito da eletricidade” das Desaguliers (1742), no qual ele cunhou o condutor e isolante termos, foi premiado com uma medalha de ouro pela Academia de Ciências de Bordeaux.

Patrocínio do duque de Chandos

James Brydges, primeiro duque de Chandos nomeado Desaguliers como seu capelão, em 1716, mas, provavelmente, tanto por sua competência científica como suas funções eclesiásticas. Ele também foi presenteado a vivência de Igreja St Lawrence, pouco Stanmore, que estava próximo à mansão do Duke chamado Cannons , então em construção nas proximidades, em Edgware. A igreja foi reconstruída no estilo barroco em 1715 como capela em Cannons não foi concluída até 1720, a igreja foi o local dos primeiros desempenhos dos chamados Chandos Anthems por George Frideric Handel, que era, em 1717/18, como Desaguliers, um membro da família do Duque.

A propriedade Cannons beneficiado de conhecimentos científicos Desaguliers “, que foi aplicado ao jardim da água elaborada lá. Ele também foi conselheiro técnico para uma empresa em que tinha investido Chandos, o York Buildings empresa , que utilizou vapor de energia para extrair água do Tamisa. Em 1718 Desaguliers dedicado ao Duque sua tradução do tratado de Edme Mariotte sobre o movimento da água. Talvez não seja coincidência que, no verão de 1718 Handel compôs sua ópera Acis e Galatea por desempenho em Cannons. Neste trabalho, o herói Acis é transformado em uma fonte, e uma vez que, por tradição, a obra foi realizada pela primeira vez no exterior, no terraço com vista para o jardim, uma conexão com novas obras de água Desaguliers “parece provável.

Desaguliers aconselhou o duque de Chandos em muitos projetos e parece ter se distraído de suas funções paroquiais por seus outros interesses. O Duque reclamou uma vez que houve atrasos indevidos na enterrar os mortos, mas isso foi atribuído ao pároco que ficou no comando da igreja.

Interesses Engenharia

Desaguliers aplicou seu conhecimento para aplicações práticas. Bem como o seu interesse em motores a vapor e obras de engenharia hidráulica (em 1721, curou um problema no abastecimento de água da cidade de Edimburgo ), ele desenvolveu expertise em ventilação. Ele concebeu uma lareira mais eficiente que foi usado na Casa dos Lordes e também inventou a roda de sopro que removeu o ar viciado da Câmara dos Comuns por muitos anos. Desaguliers estudou os movimentos feitos pelo corpo humano quando se trabalha como uma máquina. Ele fez amizade com o homem forte, Thomas Topham , e embora não haja nenhuma evidência sólida de que ele usou Topham como um guarda-costas, Desaguliers registrados vários dos feitos que ele realizou.

Desaguliers era um assessor parlamentar para a placa em questão com a primeira ponte de Westminster . Esta segunda passagem muito necessária do Tâmisa não foi concluída até 1750, depois de sua morte, mas o trabalho de construção resultou na demolição da casa de Desaguliers no Canal Row.

Maçonaria

Desaguliers era membro da Loja Maçônica n º 4, que se reuniu no Rummer and Grapes taberna, perto de sua casa em Westminster. Este lodge se juntou com outros três lojas em 24 de junho de 1717 para formar o que se tornaria a Premier Grande Loja da Inglaterra. O novo Grand Lodge cresceu rapidamente à medida que mais lojas aderiram e Desaguliers é lembrado como sendo fundamental para seu sucesso inicial. Ele se tornou o terceiro Grão-Mestre em 1719 e mais tarde foi três vezes vice-grão-mestre. Ele ajudou James Anderson elaborar as regras nas “Constituições da Maçonaria”, publicado em 1723, e ele era ativo no estabelecimento de caridade maçônica. Durante uma viagem de palestras para a Holanda em 1731 Desaguliers iniciado na Maçonaria Francis, duque de Lorena (1708-1765), que mais tarde tornou-se imperador do Sacro Império Romano. Desaguliers também presidiu quando Frederick, Príncipe de Gales , se tornou um maçom em 1737, e ele tornou-se, adicionalmente, um capelão para o príncipe.

Família

Em 14 de outubro de 1712 John Theophilus Desaguliers casado Joanna Pudsey, filha de William e Anne Pudsey de Kidlington, perto de Oxford. Para a maioria de sua vida de casados ​​o casal viveu no Canal Row, Westminster, onde Desaguliers deu a maioria de suas palestras. Quando forçado a sair devido ao trabalho na ponte de Westminster eles se separaram e John Theophilus tomou alojamentos no Bedford Coffee House, em Covent Garden e continuou suas palestras lá. Os Desaguliers teve quatro filhos e três filhas, para a maioria dos quais adquiriram padrinhos aristocráticas, mas apenas duas crianças sobreviveram à infância: John Theophilus jnr (1718-1751) formou-se em Oxford, tornou-se um clérigo, e morreu sem filhos, enquanto Thomas (1721 -1780) teve uma carreira militar de destaque na Royal Artillery , chegando ao posto de General. Ele se tornou chefe firemaster no Arsenal, Woolwich, e parece ter sido o primeiro a ser empregado pelo exército Inglês para aplicar princípios científicos para a produção de canhões e os poderes de artilharia, para o qual ele foi eleito membro da Royal Society . Foi Desaguliers Thomas, que, em parte, elaborados e supervisionados os fogos de artifício para a primeira apresentação da música de Handel para o Royal Fireworks em Green Park. Mais tarde, ele tornou-se um escudeiro do rei George III.

Declínio

John Theophilus Desaguliers há muito sofria de gota a cada inverno, e morreu depois de vários meses de doença grave em 29 de fevereiro 1744 Embora nunca tenha sido um homem rico, ele não morreu na pobreza, como sugerido pelas linhas frequentemente citado, mas imprecisas do poeta James Cawthorn:

Desaguiliers Como pobre negligenciadas caiu!
Como ele que ensinou dois reis de graça para ver
Todos Boyle enobrecido, e todos Bacon sabia,
morreu em um celular, sem um amigo para salvar,
Sem guiné, e sem uma sepultura.

Estas são tomadas a partir de um longo poema intitulado “A vaidade de Prazer Humano” (1749), em que o poeta tentou chamar a atenção para a falta geral de financiamento para os homens de ciência e não Desaguliers em particular. Na verdade, ele morreu em seus aposentos no Bedford Coffee House e foi sepultado em 06 março de 1744, em uma localização privilegiada dentro da capela Savoy , em Londres. A capela foi provavelmente escolhido por suas associações huguenotes e na memória das origens de Desaguliers. Os anúncios de imprensa de sua morte se referiu a ele como “um cavalheiro universalmente conhecido e estimado”. Em seu testamento Desaguliers deixou sua herança para seu filho mais velho, que organizou a publicação da segunda edição de seu “Curso de Filosofia Experimental”. Ele não morreu sozinha e na pobreza como muitas vezes se afirma.

Retratos

Há duas gravuras conhecidas, por Peter Pelham e por James Tookey, tirada de um retrato perdido de Desaguliers pintadas em cerca de 1725 por Hans Hysing , e uma gravura de R. Scaddon de Thomas Frye pintura, também aparentemente perdido, que apresentou o tema como um homem velho em 1743 uma gravura de Etienne-Jehandier Desrochers foi quase certamente fez em 1735, quando Desaguliers estava em sua única visita a Paris. Há também um óleo atribuída a Jonathan Richardson.