domingo, 8 de novembro de 2015

Biografia Albert Pike


Albert Pike (29 de dezembro de 1809, Boston — 2 de Abril de 1891, Washington) foi um advogado, militar, maçom e escritor dos Estados Unidos.

Pike nasceu em Boston, Massachusetts, filho de Ben e Sarah (Andrews) Pike e descendentes de John Pike, o fundador de Woodbridge (Nova Jérsei). Passou sua infância em Byfield e Newburyport, duas pequenas cidades de Massachusetts. Frequentou a escola em Newburyport e Framingham, até 15 de agosto de 1825, quando ele passou nos exames de admissão da Universidade de Harvard, porem ele escolheu não frequentar a faculdade, optando por um programa de auto educação e tornado-se, posteriormente, professor em Gloucester, North Bedford, Fairhaven e Newburyport.

Em 1831, Pike deixou Massachusetts e viajou para o oeste, primeiro parando em St. Louis e depois passando por Independence, em Missouri. Lá, juntou-se a uma expedição que para Taos, Novo México, para caçar e tratar de comércios. Durante a excursão Pike perdeu o controle do seu cavalo, que solto-se das rédeas e fugiu, forçando Pike a caminhar os restantes do caminho. Isso o obrigou a caminhar em média 800 quilômetros até Taos. Depois disso, ele participou de uma expedição prendendo para o Llano Estacado, Novo México e depois Texas. Parando o minimo pelo caminho, viajou cerca de 2000 quilômetros (970 pé), ele finalmente chegou a Fort Smith, seu destino.

Maçonaria

Ele entrou para a Independent Order of Odd Fellows em 1840, e logo em seguida juntou-se a um Loja Maçônica e se tornoue extremamente ativo nos assuntos da organização, sendo eleito Soberano Grande Comendador da jurisdição do sul do Rito Escocês em 1859. Ele permaneceu Soberano Grande Comendador até o fim de sua vida (um total de 32 anos de ordem), dedicando uma grande quantidade de seu tempo para desenvolver os rituais da ordem. Posteriormente compilando toda sua produção na obra Moral e Dogma do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria, ou simplesmente Moral e Dogma, em 1871, com varias edições subsequentes.

Pike ainda é considerado, nos Estados Unidos, como um eminente e influente francomaçom, principalmente na jurisdição do sul, do Rito Escocês. No Brasil ele exerce sua influencia de modo mais implícito, pela sua participação na construção do Rito Escocês, os rito mais difundido na maçonaria brasileira.

Obras

Pike escreveu uma vasta bibliografia. São mais de trinta livros sobre maçonaria, esoterismo, filosofia, assuntos militares e poesia.

Do Autor

Morals and Dogma of the Ancient and Accepted Scottish Rite of Freemasonry
Beyond the Law : The Religious and Ethical Meaning of the Lawyer's Vocation - Albert Pike
Book of the Words - Albert Pike
1909 - Digest Index of Morals & Dogma
Esoteric Work of the 1 Degree - 3 Degree, According to the Ancient and Accepted Scottish Rite
[[1858] - Evil Consequences of Schisms and Disputes for Power in Masonry and of Jealousies and Dissensions Between Masonic Rites
Ex Corde Locutiones: Words from the Heart Spoken of His Dead Brethren
1900 - General Albert Pike's Poems
1883 - Historical Inquiry in Regard to the Grand Constitutions of 1786
Hymns to the Gods and Other Poems
Indo-Aryan Deities and Worship As Contained in the Rig-Veda
Irano-Aryan Faith and Doctrine As Contained in the Zend-Avesta
Lectures of the Arya
Lectures on Masonic Symbolism and a Second Lecture on Symbolism or the Omkara and Other Ineffable Words
Legenda and Readings of the Ancient and Accepted Scottish Rite of Freemasonry
Liturgies of the Ancient and Accepted Scottish Rite of Freemasonry 4 Degree - 30 Degree
Liturgy of the Blue Degrees
1899 Lyrics and Love Songs
Magnum Opus or the Great Work: The Complete Ritual Work of Scottish Rite Freemasonry
Masonic Baptism: Reception of a Louveteau and Adoption
Masonry of Adoption: Masonic Rituals for Women Complete With the Verbatim Degree Lectures and the "Secret Work"
Meaning of Masonry
1835 - Narrative of a Journey in the Prairie
Old Cashier of the 33d Degree
The Point Within the Circle: Freemasonry Veiled in Allegory and Illustrated by Symbols
The Porch and the Middle Chamber: Book of the Lodge
1834 - Prose Sketches & Poems Written in the Western Country
Pythagoras and Hermes
Rituals of Old Degrees
1919 - What Masonry Is & Its Objects; Ancient Ideals in Modern Masonry

Sobre Pike

Allsopp, Fred (1997). Albert Pike a Biography. City: Kessinger Publishing. ISBN 1564591344.
Brown, Walter (1997). A Life of Albert Pike. Fayetteville: University of Arkansas Press. ISBN 1557284695.
Cousin, John (2003). Short Biographical Dictionary of English Literature. City: Kessinger Publishing, LLC. ISBN 0766143481.


Moral e Dogma

Morals and Dogma of the Ancient and Accepted Scottish Rite of Freemasonry, ou simplesmente Morals and Dogma (Moral e Dogma), é um livro de ensinamentos maçônicos publicado pelo Supremo Conselho, do Rito Escocês, Jurisdição do Sul dos Estados Unidos. Foi escrito por Albert Pike e publicado primeiramente em 1872. Houve diversas edições subsequentes, mas a posse era exclusiva ao maçom, não sendo distribuído, ou vendido, ao não iniciado.

O livro é composto por orientações e ensaios de Pike, que recopilou e estabeleceu as bases filosóficas, sociológicas, históricas, políticas, simbólicas e religiosas do Rito Escocês Antigo e Aceito.

Elabora ensinamentos para os 33 graus do Rito Escocês. Pretende ser um guia para os que incorporam o Rito Escocês, e explica a compreensão de Pike sobre o simbolismo e a alegoria dos graus maçônicos.

Trata-se de uma obra imponente pelo volume e pelos ensinamentos compilados, 861 páginas de textos e ensinamentos e mais um índice de referências com 218 páginas, possuindo trinta e dois capítulos, cada um que discute o simbolismo filosófico de cada grau da maçonaria em detalhes.

No prefácio da edição de 1950, os editores escreveram sobre Pike:

''Ao preparar esta obra, o Grande Comendador foi quase Autor e Compilador, igualmente; uma vez que extraiu uma metade inteira de seu conteúdo das obras dos melhores escritores e dos pensadores mais filosóficos ou eloquentes. Talvez tivesse sido melhor e mais aceitável se tivesse extraído mais e escrito menos."

O prefácio dessa edição afirmava:

''Todos estão completamente livres para rejeitar e discordar de qualquer coisa aqui que possa lhes parecer falsa ou insalubre.''

Embora discuta as minúcias dos rituais maçônicos em muitos detalhes, escreve-se de com linguagem arcana para não revelar os segredos maçônicos. Os movimentos rituais e os objetos são nomeados, mas não descritos.

Em algumas edições mais antigas, a página de título do livro declara em grandes letras de imprensa:

LIVRO ESOTÉRICO, PARA O USO SOMENTE DO RITO ESCOCÊS; PARA SER DEVOLVIDO NA SAÍDA OU NA MORTE DO SEU DETENTOR

Uma cópia de Moral e Dogma era dada a cada membro novo da Jurisdição do Sul até 1974, quando o membro atingia o 14°. O livro foi substituído inicialmente pelo Comentário de Clausen Sobre Moral e Dogma, escrito por Henry C. Clausen, 33°, Grande Comandante Soberano, e mais tarde pelo livro Uma Ponte para a Luz, do Dr. Rex Hutchens, 33°, G∴C∴, sendo o livro recente que o Novo Rito Escocês da Jurisdição do Sul recebe hoje.

Em 2011 foi lançada a versão brasileira da obra, dividida em cinco tomos, pela editora Yod. Traduzido para a língua portuguesa por Celes Januário Garcia Júnior e Glauco Bonfim Rodrigues.