Premissas e conceitos:
1- Chama-se corpóreo é tudo aquilo que é engendrado.
1.1- Tudo que é engendrado é corruptível.
1.2- Todo corpo é móvel.
1.3- Um corpo não deve ser capaz de mover outro corpo.
Explicação: O hermetismo, trabalhado a partir do Corpus Hermeticum, trabalhará com a dualidade corpo e espírito, tratando como corpo tudo àquilo que é móvel e sujeito a mutação, e como espírito o contrário disto. Sendo o corpo um móvel, não pode ele mover outros corpos, uma vez que, o móvel é àquilo que é movido, sendo necessário então um outro objeto, o qual ele chamará de incorpóreo ou espírito.
Premissas e conceitos:
2- Chama-se incorpóreo tudo aquilo que é não-engendrado.
2.1- O incorpóreo é incorruptível.
2.2- O incorpóreo é imóvel e motor.
2.3- O incorpóreo é responsável pelo movimento dos corpos.
Explicação: O incorpóreo é não criado, e desse modo, não faz parte do mundo, não estando sujeito ao devir. Ele também não pode ser movido, já que não exerce força motora sobre si mesmo e nada há maior que ele. Desse modo, o incorpóreo é responsável por mover os corpos, tanto no movimento mecânico, quanto no movimento potencial.
Premissas e conceitos:
3- O espaço é um incorpóreo.
3.1- Todos os corpos estão contidos no espaço.
3.2- O espaço é o recipiente do corpo.
3.3- O espaço deve ser superior ao corpo, para que lhe seja permitido o movimento.
Explicação: O espaço não é um corpo. Está é, talvez, uma noção difícil de ser pensada. Tomemos como exemplo, um cômodo de uma casa, nesse cômodo há uma cama, o cômodo é formado por paredes, porém não é o centro da união de paredes que é o espaço, estando este cômodo, assim como toda a casa, ou melhor, o mundo, contido num espaço, incorpóreo e ilimitado.
Premissas e conceitos:
4- O espaço não possui limite.
4.1- O corpo possui forma e limite, todo corpo é limitado.
4.2-O incorpóreo não possui forma, sem forma não é possível lhe impor fronteiras.
4.3- Não há limites para o incorpóreo.
Explicação: Tal desenvolvimento não se encontra no hermetismo de maneira clara, mas é amplamente desenvolvida por hermetistas do período renascentista, tal como Giordano Bruno, em seu livro “Sobre o infinito, o universo e os mundos”. Tal pensamento, que possui base na geometria, afirma que só é possível impor limites espaciais ao corpo, sendo o incorpóreo, ilimitado, ou não passivo de dimensão.
Premissas e conceitos:
5- O mundo é um corpo.
5.1- O mundo é a totalidade dos corpos.
5.2- O mundo, enquanto totalidade é um móvel potencial.
Explicação: O mundo é um composto, um corpo, composto por todos os corpos. Segundo o hermetismo esse mundo está “contido” no intelecto divino, no incorpóreo, porém não é claro na obra, se ele possui limites ou é infinito. Graças ao pensamento antigo, pensa-se o mundo no hermetismo como limitado, como uma forma talvez de manter uma linearidade histórica, outros autores porém, defenderão a noção hermética de mundo como infinito. A grande questão nesse debate, é a afirmação de que o mundo está contido no espaço incorpóreo. Se algo o contém, ele possui um limite, porém o contra argumento a noção do limite do mundo no hermetismo, é a afirmação de que o espaço ao qual ele se refere, não é enquanto lugar, mas enquanto pensamento divino. Não entrarei nesse debate, apenas apresento as posições.
Citações:
“Todo móvel é movido não em qualquer coisa que se move, mas em qualquer coisa em repouso: o motor também está em repouso, pois não pode ser movido com aquilo que move”
(Hermes, p 20-6)
“Todo movimento então é feito numa imobilidade e por uma imobilidade. Assim então, o movimento do mundo e de todo vivente material deve provir não de causas exteriores ao corpo, mas interiores, operando de dentro para fora, quer seja dos inteligíveis, quer seja a alma ou o sopro ou qualquer outro incorpóreo.
Pois um corpo não pode mover animado, de uma maneira geral, nenhuma espécie de corpo, mesmo se este corpo é inanimado.”
(Hermes, p 21-8)
“Pois é o que se encontra dentro do corpo que é o motor da coisa inanimada e não esse corpo mesmo, que move de uma só vez dois corpos, o corpo daquele que porta e o corpo daquele que é portado”
(Hermes, p 21-9)
A concepção de Magia
A magia é tratada na história do ocultismo, de dois modos, um modo a trata como uma disciplina investigativa ou uma ciência (Logos- λόγος) ,o outro modo a trata como uma arte, uma disciplina técnica, ritualística e religiosa. A magia enquanto ciência, mescla-se a filosofia antiga e a gnose e as religiões de mistérios, onde o mago seria o sujeito que busca desvelar natureza, compreendendo seus aspectos não perceptíveis aos sentidos, as chamadas virtudes ocultas, para fim de adquirir conhecimento simplesmente, ou para, como comumente se aponta, produzir efeitos sobre a Natureza. Por outro lado, a magia enquanto algo puramente artístico, que o modelo mais comum na qual ela é tratada nos meios mais populares, tem seus princípios em uma raiz totalmente religiosa. Não é possível demarcar quando começa, uma das teses mais aceitas na atualidade, é que as bases da magia ritual(artística) remonta ao período rupestre. Sejam quais forem as concepções de magia já trabalhadas, na contemporaneidade, faz-se uma distinção clara entre esses dois modelos, chamando a ideia científica de magia de Ocultismo, e a ideia artística mantendo o nome magia.
Magia é uma faculdade de
maravilhosa virtude, cheia
dos mais nobres mistérios,
contendo a mais profunda
contemplação das coisas
mais secretas junto à
natureza, ao poder, à
qualidade, à substância e às virtudes
delas, bem como o conhecimento de toda
a natureza, e ela nos instrui acerca da
diferença e da concordância das coisas
entre si, produzindo assim maravilhosos
efeitos, unindo as virtudes das coisas
pela da aplicação delas uma em relação a
outra, unindo-as e tecendo-as bem
próximas por meio dos poderes e das
virtudes dos corpos superiores.
(Agrippa, p 80)
Essa é a mais perfeita e principal
ciência, a mais sagrada e sublime espécie
de filosofia e, por fim, a mais absoluta
perfeição de toda a excelentíssima
Filosofia. Pois, vendo que a filosofia
reguladora é dividida em natural,
matemática e teológica — a filosofia
natural, aliás, ensina a natureza das
coisas que estão no mundo, explorando e
investigando suas causas,
efeitos, tempos, lugares, maneiras,
eventos, o todo e as partes,
(Agrippa, p 80)
“ A magia era o exercício de propriedades psíquicas adquiridas nos diversos níveis de iniciação. O desenvolvimento da vontade é o fim que todo homem deve ter em mente, se deseja comandar as forças da natureza.” (Papus, p 104)
Os defensores da antiguidade rupestre da magia parecem em diversos sentidos, defender uma dicotomia da prática mágica, em que ela é colocada sob aspectos da linguagem e da fé. No exemplo dos homens das cavernas, diz-se esses estudiosos, que as pinturas de caça feito com sangue de animais nas paredes da caverna, não estavam ali, somente para narrar um ocorrido, mas para manipular a natureza de modo, que a próxima caça ocorra tal como documentado. Em termos de magia moderna, um primitivo sistema de signo era criado, alimentado por meio de um rito, para exercer influência sobre os fenômenos. Partindo do princípio que tal história seja verdadeira, ao analisarmos o sistema mágico moderno, vemos que muito pouco mudou desde esse primórdio.
O que muito comumente se observa, é uma tentativa de reciclar as noções de magia, fazer que idéias antigas ainda façam sentido na contemporaneidade.
Tendo observado que sistemas diferentes tratam por magia coisas diferentes, hora como um estudo intelectual, hora como uma prática de emoções e transcendência (ambos os conceitos bem misturados no hermetismo) , darei agora a significação que escolhi para tratar do tema nesse texto, e como analisar a prática mágica dentro da perspectiva mecânica do hermetismo.
Como foi analisado no corpus hermeticum, todo movimento, sem exceção, parte de um incorpóreo, um motor, uma ANIMA. Esse motor é causa eficiente, sendo responsável pela tanto mudança espacial dos objetos, quanto pela mudança formal. Em um exemplo claro, a ação desse incorpóreo sobre nós, fará com que nosso corpo se desenvolva e faça tudo aquilo que ele está apto a fazer. Porém, quando aplicamos o princípio de correspondência hermética para compreender o funcionamento da magia, vemos que não temos nenhuma dificuldade em pensar isso. Defino pois, por magia, o efeito de um incorpóreo sobre uma estrutura potencial. Pensemos isso mais claramente: “O efeito de um incorpóreo sobre uma estrutura potencial”.
Já vimos, que o incorpóreo a força que dá movimento aos corpos, falta-nos compreender, o que se quer dizer com “Estrutura potencial”. Chamo por estrutura todo composto de dois ou mais objetos, que se comunicam de modo a gerar uma cadeia de possibilidades. Porém tal estrutura, seria imóvel, caso não fosse tocada por um incorpóreo, de modo que, as possibilidades da interação entre os objetos simples, jamais viesse a se tornar presentes. Por exemplo, uma semente é um objeto composto de N objetos mais simples, de modo que, as interações desses objetos contidos na semente, conjuntamente a objetos externos, fazem com que essa semente venha a se tornar uma árvore, porém tais objetos contidos nessa semente não são suficientes, embora sejam necessários, é preciso ainda uma força que faça com que essa interação ocorra e se desdobrem numa cadeia de possibilidades. E por isso que essa estrutura é potencial, pela razão mesma de que ela se desdobra numa cadeia de possibilidades. De modo que, um magicista pode acelerar o crescimento de uma planta, ou retardar, mas não pode fazer que desta planta brote um elefante, pelo menos, não apenas utilizando água, luz e terra.
O magismo então, nada mais é que, a construção de estruturas potenciais e imposição da força motora sobre tais estruturas, de modo que, para seu funcionamento deve-se atentar tanto a cadeia de possibilidades, quanto a força empregada.
Ainda hoje, é comum observar entre os praticantes da arte, em uma total alienação, se valem de estruturas pré-estabelecidas, sendo que de modo algum, compreendem o modos operandi dessas técnicas. Paracelso, em seu livro A Chave da Alquimia , tece uma crítica aos pensadores de sua época, incluindo entre eles os místicos. Tal crítica, que vai desde a adjetivação de “copistas”, “aduladores” até a “adestradores de cães” se dá pelo fato de que, um fenômeno comum a época(Século XV e XVI), o trabalho alienado sobre os ramos do conhecimento, ou a mera repetição de doutrinas, já era observado e me atrevo a dizer, é perpetuado até os dias de hoje.
Talvez, um modo, de quebrar este ciclo coprofágico , se dê pelo estudo estrutural da magia e de outros interesses do ocultismo, para que possamos hoje, como os antigos, investigar a natureza e o homem, a partir deles mesmos, sem que precisemos mais, nos fixarmos a paradigmas e doutrinas.
Bibliografia trabalhada:
Hermes Trimegisto. Corpus Hermeticum. Editora Hemus. 1978
Bruno, Giordano. Sobre o infinito, o universo e os mundos. Editora Nova Cultural.1988.
Três Iniciados. O Caibalion. Editora Pensamento. 1997.
Agrippa, Cornélio. Três Livros de Ciências Ocultas. Editora Madras.
Papus, Tratado de Ciências Ocultas. Editora Três. 1973.
Paracelso. A Chave da Alquimia. Editora Três. 1973.
Lemus, Hugo.Místicos, falácias, ilusões e ciclos coprofágicos.Sociedade Filosófica Estrela Rubra.2014.