quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

A ORDEM DOS CONSTRUTORES PANSÓFICOS


MAÇONARIA ESOTÉRICA DO SÉCULO XXI PARA HOMENS E MULHERES

DECLARAÇÃO DE MISSÃO

Pansófica é uma obediência maçônica irregular de homens e mulheres. Nossa missão é preservar, estudar, melhorar, desenvolver, praticar e perpetuar os graus e escolas esotéricas espirituais e iniciáticas associadas aos Ritos Pansóficos da Maçonaria e outras tradições espirituais como parte da prática maçônica geral de autoaperfeiçoamento social e pessoal, e reviver as tradições universais e espirituais da Maçonaria tal como foram originalmente praticadas por maçons especulativos ou filosóficos no contexto das escolas rosacruzes, templárias, cabalísticas, gnósticas e outras escolas esotéricas europeias. Coletivamente, esses caminhos espirituais eram conhecidos como Graal ou Graal Sagrado.

GARANTIAS E CARTAS PANSÓFICAS

Em 13 de setembro de 1992, o Bispo George Boyer autorizou a Lewis Keizer as autoridades dos Ritos Pansóficos da Maçonaria transmitidos por John Yarker, Grão-Mestre da Loja de Londres e Iniciador Co-Maçônico da Sra. Blavatsky. O doente, irmão. John Yarker, Jn.: 33, 90, 96, iniciou e instalou James Heard como o primeiro Vicarius Salomonis, Conservador do Rito do Antigo Rito Pansófico Universal da Maçonaria, que sintetizou todas as linhagens esotéricas europeias no final do século XIX, que transmitiu as mesmas autoridades para Ill. Bro. Hugh G. deWillmott, que transmitiu a Sua Santidade o Duque de Palatino, que transmitiu ao Bispo e Conde George Boyer, Grande Arconte, Irmandade e Ordem do Pleroma, Irmandade Hermética da Luz, Santuário da Gnose, que garantiu o Ill. Lewis Keiser para exercer todas as autoridades incorporadas nos Ritos Pansóficos, incluindo a autoridade para modificá-los e transmiti-los. São os seguintes:

ILUMINISTA: Ordem dos Illuminati; Ordem do Martinista; Ordem da Rosa Cruz de Heredom; Ordem da Verdadeira Rosacruz; Ordem da Ecclesiae Rosicrucianae Catholicae; Ordem do Sagrado Arco Real de Enoque; e a Igreja Oculta do Santo Graal. Em 2009, o Dr.Lewis Keizer, que também ocupa o cargo de Grão-Mestre da Irmandade dos Illuminati ou Fratris Lucis , adicionou a Ordem dos Fratris Lucis à Carta Pansófica.

MAÇÔNICO: Rito Antigo e Primitivo; Rito de Mênfis; Rito de Misraim; Rito Escocês Antigo e Aceito; Rito Suecoborgiano; a Loja Unida dos Templários.

Clique aqui para documentação. (Arquivo grande, download longo)

QUEM NÓS SOMOS

Somos Mestres, Companheiros e Aprendizes Maçons de muitas obediências (Maçônica e Co-Maçônica) que compartilham as seguintes convicções:

A Maçonaria é para mulheres e homens honrados de todas as origens religiosas, raciais e étnicas;

A Maçonaria preserva antigas correntes mundiais de profunda tradição espiritual iniciática que os maçons têm a responsabilidade de estudar, praticar, desenvolver e adaptar de forma inteligente para as gerações futuras.

PEDIDO DE INICIAÇÃO PELO TEMPLO DOMÉSTICO - ESTUDANTES E CLERO DO THG

Alunos aceitos nos Estudos de Ordenação de Templo Doméstico, Escola de Estudos Sagrados, JIVA, DVH e/ou T:.H:.G:. são pré-qualificados como Candidatos à Iniciação no Pansophic e podem se inscrever formalmente com aceitação garantida a qualquer momento. Eles serão Iniciados e Avançados durante os Seminários de Ordenação programados e deverão acessar este link para a APLICAÇÃO À PANSÓFICA . Uma vez feita a inscrição, os Candidatos à Iniciação estudarão o Manual do Aprendiz, uma apresentação multimídia sobre a Maçonaria Pansófica, e enviarão um arquivo anexo por e-mail com 70 perguntas que devem ser preenchidas com respostas breves. As questões servem como uma revisão do material apresentado no Manual do Aprendiz Inscrito. O arquivo deve ser recebido com as respostas corretas antes que os Candidatos sejam convidados para a Iniciação (geralmente durante um fim de semana do Seminário de Ordenação).

PEDIDO DE INICIAÇÃO OU MEMBRO POR TEMPLO NÃO DOMICILIAR - PESSOAS THG

Atualmente não estamos aceitando inscrições para Iniciação ou adesão daqueles que não são seminaristas ou clérigos da comunidade do Home Temple, ou que não são estudantes registrados nos programas JIVA (Astrologia Védica) ou DVH do Instituto Caduceus. No entanto, pretendemos abrir o Pansophic a candidatos qualificados num futuro próximo.

PEDIDO DE MEMBRO POR MAÇONS REGULARES

A Loja de Estudos Pansófica não se destina a competir ou substituir a Maçonaria regular. Suas iniciações e avanços não devem ser confundidos com os graus maçônicos regulares. Pansófica é uma obediência separada não associada diretamente à Maçonaria regular e, portanto, não está vinculada a nenhum juramento maçônico nem ao juramento anti-co-maçônico feito por cada Mestre Maçom regular de nunca tornar uma mulher maçom. Os maçons regulares são livres para participar sem medo de violar juramentos. No entanto, a adesão à Pansophic é mantida em segredo e nunca revelada.

O avanço maçônico regular anterior não atende aos requisitos do Caminho Iniciático Pansófico, que são necessários para o avanço para os graus de Companheiro Pansófico e de Cavaleiro-Mestre. Portanto, Mestres Maçons regulares são aceitos como Aprendizes Pansóficos até que os requisitos do Caminho sejam atendidos. Uma vez atendidos os requisitos do Caminho, eles não exigem avanço ritual, mas apenas o reconhecimento da Grande Loja deles como Companheiros Pansóficos ou Cavaleiros-Mestres Pansóficos, como mérito de qualificação. EAs convencionais e Aprendizes também começarão como EAs Pansóficos.

COMO FUNCIONAMOS

Os Maçons Pansóficos operam em três modalidades: CONVÊNTICO LOCAL, LOCAL LOCAL e GRANDE LODGE #1 ST. ALEMÃO. Isto permite que mulheres e homens do Home Temple e THG em locais muito distantes para reuniões físicas participem e progridam na Maçonaria Pansófica. 

CONVÊNTICO LOCAL: Presidido por um ou mais Mestres de Grande Loja; estudo privado, iniciação e avanço. Leva ao estabelecimento da Loja quando três Mestres forem levantados.

ALOJAMENTO: Reunido duas vezes por ano nos Equinócios ou próximo a eles. Reunião física em local geograficamente conveniente para iniciação e avanço maçônico. Todas as Lojas Pansóficas são abertas no Grau de Aprendiz, e os membros ocupam os cargos de cada Loja em ordem de fila, subindo um cargo em cada Equinócio. Os escritórios são posições Sephiróticas em um andar Cabalístico. É desejável que cada membro experimente e qualifique cada uma dessas energias como parte da operação e do avanço da Loja Azul.

GRANDE ALOJAMENTO #1 ST. GERMAIN: Convocado como Conventículo ou Grande Loja a critério do Grão-Mestre e/ou Vice-Grão-Mestre, conforme necessário. Aberto no grau de Aprendiz Inscrito para todos os Maçons Pansóficos que possam frequentar. 

CONSTITUIÇÃO E ESTATUTO DA MAÇONARIA PANSÓFICA

 

MISSÃO FILOSÓFICA:

A missão básica deste novo grupo misto de estudo maçônico e obediência é preservar, estudar, melhorar, desenvolver, praticar e perpetuar graus espirituais e iniciáticos esotéricos e escolas associadas à Maçonaria Pansófica e outras tradições espirituais, como as escolas orientais, como parte da prática maçônica geral de autoaperfeiçoamento social e de auto-aperfeiçoamento, e para reviver as tradições universais e espirituais da Maçonaria como foram originalmente praticadas por maçons especulativos ou filosóficos dentro do contexto das escolas rosacruzes, templárias, cabalísticas, gnósticas e outras escolas esotéricas europeias.

PROPÓSITO GERAL:

Nosso propósito é estabelecer e manter uma nova obediência da Maçonaria Pansófica esotérica que:

admite homens ou mulheres maduros qualificados de todas as raças, religiões e grupos étnicos, desde que adiram aos princípios maçônicos tradicionais de caráter moral, serviço social e orientação espiritual;

supera as limitações de tempo e espaço em nossa cultura, empregando de forma inteligente meios contemporâneos de comunicação eletrônica, como e-mail e internet, para facilitar a interação frutífera e o crescimento espiritual-intelectual de todos os membros qualificados em reuniões virtuais da loja;

estuda, preserva, desenvolve e trabalha as iniciações, avanços e práticas dos Ritos Pansóficos da Maçonaria, que são:

MAÇÔNICO: Rito Antigo e Primitivo; Ritos de Memphis e Mizraim (Rito Egípcio); Rito Escocês Antigo e Aceito; Rito Suecoborgiano; a Loja Unida dos Templários.

ULTRA-MAÇÔNICO: Ordem dos Illuminati (Fratres Lucis ) ; Ordem do Martinista; Ordem da Rosa Cruz de Hiredom; Ordem da Verdadeira Rosacruz; Ordem da Ecclesiae Rosicrucianae Catholicae; Ordem do Sagrado Arco Real de Enoque; A Igreja Oculta do Santo Graal; Ordem dos Fratres Lucis

estuda, preserva, desenvolve e trabalha as iniciações, avanços e práticas de todas as outras escolas de mistério orientais e ocidentais apropriadas que podem ter sido, ou serão, licenciadas ou de outra forma legitimamente garantidas para membros desta obediência, incluindo (mas não limitado a ) Tradições herméticas, cabalísticas, pitagóricas, mágicas, teúrgicas, alquímicas, tântricas, xamânicas e teosóficas.

 Para tanto, a principal atividade dos Conventículos e Lojas é formar grupos de estudos e oferecer palestras, apresentações e demonstrações de temas da Maçonaria esotérica. Secundária a isso é a função de iniciar, avançar e criar Maçons Pansóficos.

ORGANIZAÇÃO:

 

1. Admissão e Processo de Candidatura

Cada seminarista ou ministério ordenado do Home Temple e/ou THG foi examinado e entrevistado. A aceitação em qualquer um dos programas do Home Temple ou do Caduceus Institute, incluindo JIVA e DVH, qualifica uma pessoa para admissão na Maçonaria Pansófica. Ele ou ela deve solicitar formalmente a candidatura e materiais de estudo enviando um e-mail para o Grão-Mestre CLIQUE PARA E-MAIL .

2. Iniciação de Aprendizes : Iniciação em Loja ou Iniciação Privada.

Os candidatos aceitos para Aprendiz Inscrito devem baixar e estudar o Guia de Estudo do EA com link acima e enviar suas respostas às questões de estudo como anexo de e-mail. A aceitação formal de um Candidato a Aprendiz Inscrito é tradicionalmente feita na iniciação de uma Loja como uma ratificação da decisão de admissão durante os ritos de Aprendiz após reclusão na Câmara de Reflexão. Para uma iniciação privada, entretanto, este procedimento será omitido, pois o Mestre patrocinador estará bem e pessoalmente familiarizado com as qualificações do candidato. Iniciações privadas e rituais de avanço adaptam os rituais da loja para operação por no mínimo um Mestre, com possível assistência de Maçons Pansóficos de qualquer grau.

3. Eleições e filas de espera

Os membros de todas as Lojas, exceto a Grande Loja, avançarão em uma fila baseada na antiguidade até a data da primeira adesão naquela Loja. Os membros em pleno gozo de seus direitos avançarão pelos Ofícios de acordo com esta fila, com o Venerável Mestre tornando-se Past Venerável Mestre, o Vigilante Sênior tornando-se Venerável Mestre, etc. O Venerável Mestre poderá ocupar o cargo por dois anos consecutivos se ratificado por voto, mantendo assim a fila no status quo por mais um ano. Se um oficial sair da fila, um Past Venerável Mestre assumirá essa posição para que cada membro continue a poder passar por cada escritório da loja.

Cada uma das posições de chão, de Tyler ao Venerável Mestre, carrega as energias e forças sutis de uma Sephira da Árvore da Vida Cabalística. Um aspecto importante do avanço na Loja Azul dos Ritos Pansóficos é que cada membro seja capaz de experimentar, manter e emanar cada uma dessas forças nos ritos maçônicos equinociais do outono e da primavera.

Os escritórios das Lojas Principais consistem no Venerável Mestre, Diretor Sênior e Diretor Júnior. Se um Irmão ou Irmã não avançou para o grau de Mestre Maçom, mas passa na fila para o primeiro cargo principal de Diretor Júnior, ele ou ela deve trocar posições na fila com o Mestre Maçom mais próximo dele ou dela na fila.

4. OFICIAIS DA GRANDE LOJA:

Grão-Mestre

Como Vicarius Salomonis , ou único conservador, administrador e detentor da linhagem dos mandados e cartas Pansóficas, e como Grão-Mestre fundador da Respeitável Loja #1, St. Lewis Keiser está autorizado a servir como Grão-Mestre vitalício da Grande Loja da nova obediência maçônica aqui designada como Ritos Pansóficos da Maçonaria. Ele ocupará o cargo de Past Venerável Mestre, ou poderá ocupar qualquer cargo vago.

Vice-Grão-Mestre

A pessoa designada para suceder ao Grão-Mestre ocupará o cargo de Venerável Mestre.

Desenvolvimento de Mestres Maçons Pansóficos

Inicialmente, os Mestres Pansóficos serão iniciados, avançados e elevados na Grande Loja. Casos diferentes:


    1. Os Mestres Maçons existentes que preencham todos os requisitos para um Mestre Pansófico viajarão para a Grande Loja para serem elevados em um ritual, após o qual poderão estabelecer um Conventículo Pansófico em sua área local.
     2. Quando não existirem Conventículos Pansóficos a uma distância razoável de viagem, os não-maçons podem completar todos os requisitos e estudos para o grau de Mestre Pansófico e ser iniciados, avançados e elevados na Grande Loja, tudo em um fim de semana.

À medida que os Maçons Pansóficos se desenvolvem, tanto os Mestres Maçons convencionais existentes quanto os não-maçons podem ser iniciados, avançados e/ou criados em Conventículos Pansóficos seguindo as regras e ritos da Grande Loja.

Desenvolvimento de Novas Lojas

Inicialmente, todos os membros dos Ritos Pansóficos da Maçonaria serão membros adjuntos da Loja St. Germain #1 enquanto associados a um Conventículo liderado por um Mestre Pansófico. Quando há sete membros vivendo dentro de uma proximidade geográfica razoável, dos quais pelo menos três são Mestres Maçons, eles podem solicitar à Grande Loja que estabeleça uma Loja numerada separada para sua área, que funcionará como uma loja nomeada separada.

Oficiais da Loja

Os novos oficiais da Loja serão estabelecidos por suas posições cronológicas na fila, que serão livres para trocar por acordo mútuo.

Ritos da Loja

Cada Loja será soberana no que diz respeito ao desenvolvimento de graus superiores, mas deverá usar versões dos ritos da Loja Azul aprovados pela Grande Loja.

Arquivos da Grande Loja

Cada Loja enviará arquivos de suas reuniões, palestras, apresentações e estudos para os arquivos da Grande Loja, para serem disponibilizados a todos os outros Maçons Pansóficos.

Convenção Virtual de Conventículos e Lojas Masters

Uma vez por ano, todos os Veneráveis ​​Mestres dos Conventículos e Lojas Pansóficas se reunirão em uma reunião virtual eletrônica na Internet para discutir e decidir questões com o Grão-Mestre e o Grão-Mestre Adjunto relativas ao funcionamento de toda a obediência. A reunião anual será estabelecida a cada ano por meio de votação por e-mail da Grande Loja.

SEGREDO MAÇÔNICO:

1. Sigilo de adesão

A fim de proteger os membros de assédio ou acusações equivocadas de quebra dos seus votos anti-maçónicos noutras obediências maçónicas masculinas - cujos juramentos são obrigatórios apenas para as suas obediências específicas - manterá a identidade dos seus membros absoluta e inviolavelmente secreta.

2. Sigilo Maçônico

O segredo maçônico refere-se aos sinais, fichas, punhos, palavras e outros segredos iniciáticos que os maçons se obrigaram a nunca revelar, exceto a outros maçons em circunstâncias específicas. Embora as pessoas possam comprar livros que revelem segredos maçônicos, o iniciado promete nunca discuti-los ou comunicá-los a não-iniciados.

    3. Juramento vs. Promessa

A Maçonaria regular exige juramentos de sangue, isto é, obrigações de sigilo que incluem penas simbólicas de tortura e morte por transgressão. Pansophic não usa juramentos abusivos. Em vez disso, o iniciado simplesmente promete honrar o segredo iniciático. Este sigilo é uma prova do iniciado e do seu compromisso espiritual, e deve ser meticulosamente respeitado. Poderíamos perguntar por que estes segredos não podem ser discutidos publicamente, mesmo que possam ser publicados e disponibilizados a qualquer pessoa como resultado de quebras de juramento no passado. É uma questão de honra e integridade individual. Não se discute publicamente os detalhes da intimidade com um amante, ou as questões internas da família ou dos amigos. Da mesma forma, o segredo maçônico é jurado para selar as uniões espirituais íntimas que conectam todos os iniciados e, independentemente do que possa ou não ser publicamente reivindicado, é obrigação do iniciado permanecer em silêncio em todos os momentos.

 

ASSOCIAÇÃO E TAXAS:

1. Registros Confidenciais da Loja

Após cada reunião para iniciar ou avançar, um Conventículo ou Loja enviará um arquivo eletrônico atualizado de seus membros ao Secretário da Grande Loja, que o integrará aos Arquivos privados de Membros da Grande Loja.

2. Taxas e outras despesas

Nenhuma taxa é avaliada. No entanto, espera-se que os membros individuais ajudem os seus Conventículos ou Lojas com quaisquer despesas de aluguer de instalações, compra de insígnias maçónicas, alimentação e despesas operacionais.

 

ESTRUTURA DE UM CONVENTÍCULO

          Um Mestre Pansófico atua como chefe de um Conventículo. À medida que os membros são adicionados e avançados, ele ou ela atribuirá
            a eles os cargos necessários para auxiliar em rituais ou oferecer palestras e apresentações.      

 

OFICIAIS E ESTRUTURA DA LOJA

Escritórios : 

Os Ofícios da Loja refletem as energias cósmicas e espirituais das Sephiroth Cabalísticas da seguinte forma:

Rituais da Loja Azul

Os rituais oficiais da Loja Azul são adaptados dos Ritos Alquímicos Modernos franceses , incluindo a Câmara de Reflexão, espadas e luvas brancas. Atualmente, a Grande Loja St. Germain é convocada para rituais da Loja Azul na yurt Home Temple em Aromas, Califórnia, uma vez por ano ou conforme necessário. Iniciação como Aprendiz Pansófico, Passagem como Companheiro Pansófico e Elevação como Cavaleiro ou Dama Mestre Pansófico são feitos em um ritual combinado. Os graus são transmitidos uma vez satisfeitos todos os requisitos de estudo e prática para o grau de Mestre Pansófico. É política da Pansófica transmitir os graus da Loja Azul apenas por conferência. Portanto, os candidatos devem viajar às suas próprias custas para a Califórnia para recebê-los. O clero do Templo Local pode combinar ordenação, consagração, dublagem como Cavaleiro ou Dama do +OMR+, avanço para +MOT+ Martinista S::I::III ou IV, e avanço para Segunda Ordem THG com recepção do grau de Mestre Maçom Pansófico em um Visita.

    Arco Real e Transmissão de Grau Superior

Grão-Mestres, Mestres de Loja e Past Masters se qualificam para o Grau do Real Arco, que pode ser conferido a eles durante ou após a Instalação. As transmissões de Grau Superior de Memphis-Misraim podem ser feitas em uma Loja Virtual aberta no Grau do Real Arco por um único Cavaleiro- ou Dama-Mestre do Arco Real do 90º Grau de Memphis-Misraim sob a aprovação e orientação do Grão- Mestre Vicarius Salomonis ou Deputado Vicarius Salomonis .

Afretamento e iluminação de uma nova loja

Cada nova Loja deve ser estabelecida por pelo menos um oficial da Grande Loja delegado pelo Grão-Mestre, que viajará para o novo local às custas da nova Loja para supervisionar o ritual de instalação e transmitir a Carta, que será assinada por o grande mestre. Ele ou ela também treinará e treinará os novos oficiais da Loja nos detalhes da condução dos rituais de três graus.

Blue Lodges abertas em grau de aprendiz

As Lojas Azuis abrirão sempre no Grau de Aprendiz Inscrito para que todas as reuniões da Loja, incluindo os três graus de avanço e elevação, sejam abertas a todos os membros.

Trabalho de Graduação Esotérica

Todos os Aprendizes Inscritos no Pansófico devem escolher pelo menos DOIS CAMINHOS de estudo esotérico para avançar para Companheiro e Mestre, conforme descrito em Estrutura de Graus e Caminhos Iniciáticos no topo desta página da web.

Aceitação de Credenciais Maçônicas de Outras Obediências Maçônicas

Os Ritos Pansóficos da Maçonaria aceitarão credenciais e trabalhos de graduação de todas as obediências maçônicas e co-maçônicas que oferecem iniciação maçônica tradicional. Além das obediências maçônicas masculinas tradicionais, estas incluem ambos os ramos da Co-Maçonaria; todos os membros do Grande Oriente francês , como Memphis-Misraim, todas as formas das Lojas Prince Hall e suas organizações co-maçônicas egípcias e outras organizações independentes, e exclusivamente organizações maçônicas femininas.

Jacques Bergier - Melquisedeque

  Melquisedeque aparece pela primeira vez no livro Gênese, na Bíblia. Lá está escrito: “E Melquisedeque, rei de Salem, trouxe pão e vinho. E...