Shaktipat ou Shaktinipata é um termo em Sânscrito que se refere a um ato de um guru ou professor espiritual conferida por um forma de poder espiritual ou despertamento sobre um discípulo/estudante. “Shakti” se traduz como energia e “pat” como toque. Shaktipat pode ser feita por um mestre iluminado ou pela transmissão da palavra sagrada ou mantra, um olhar, um pensamento ou pelo toque. O toque é normalmente feito no ajna chakra ou terceiro olho do discípulo.
As escolas de yoga em que os gurus realizam a pratica de shaktipat incluem:
Siddha Yoga. Neste tipo de yoga, um professor transmite a sua energia espiritual ao buscador pelo métodos mencionados acima.
Bhakti Yoga, O yoga da devoção.
Maha Yoga, um escola que usa o shaktipat como sua principal ferramenta de libertação espiritual. Em algumas tradições, a iniciação no Maha Yoga consiste normnalmente de 3 dias completos recebendo o shaktipat, seguidos de meditação com o guru. Gurus destas linhagens realizam o Shatipat durante uma cerimônia que dura apenas algumas horas.
A autora Barbara Brennan no livro Hands of Light descrive o shaktipat como a projeção da “aura” do guru sobre o discípulo, pela qual o discípulo adquire o mesmo estado mental do guru, sendo importância capital o alto nível espiritual do guru. O fenômeno psicológico do erguer da kundalini naturalmente se manifesta.
A Energia Primordial da Consciência dá origem ao Universo, alimenta-lo, e concede bênçãos múltiplas espiritual. Esta Energia Evolutiva mora dentro de todos os seres como Kundalini Grande Preceptores espirituais têm a rara capacidade de despertar essa Energia Divina e requerentes de levar a experiência de sua própria essência verdadeira -.. Ser Consciência, e Bliss Este é o caminho do Yoga Mahashakti A singularidade. deste Yoga é que ela inclui todos os Yogas outros. O tipo de Yoga que serve exatamente para o buscador ocorre espontaneamente. Este é propiciado a partir de dentro pelo funcionamento da despertou Kundalini Shakti Energia.
Há muitas práticas espirituais que são geralmente recomendados, incluindo a manutenção de consciência subjetiva, repetição mantra, meditação, cânticos, satsang e viver os ensinamentos. Estas são atividades que você pode fazer. No entanto, em torno de Grandes Seres, algo mais acontece. Está feito! Assim como uma luz de velas outra vela, o mestre injeta uma corrente de Poder Divino (Shakti) no corpo sutil do aspirante. Este inflama ou libera sua prana interna (força vital). Este prana então trabalha livremente, gerando os vários processos de yoga – asanas, mudras, pranayamas, etc Isto é conhecido como Shaktipat (descida da Graça) ou o despertar da Kundalini. É o início da mais alta ordem.
Não há nenhum esforço consciente ou sensação de fazedor envolvidos nestes processos espontâneos de yoga. Um vigia como testemunha. O funcionamento deste Energia diluir o auto-limitando impressões de ações passadas armazenadas na substância mental convertendo-os em Kriyas (movimentos). Com isso, as tendências de ligação que limitam a consciência de alguém são levantadas.Qualquer caminho que pode seguir, é, inevitavelmente, através da liberação de prana que entra uma meditação profunda e, finalmente, a união com Deus.
A importância do Guru não pode ser subestimada nesta jornada.Primeiro, porque é extremamente raro para um aspirante a ser capaz de despertar esta Energia Divina habitação e, segundo, porque depois de seu despertar, vários processos de purificação, onde ocorre a influência estabilizadora do Guru é muito importante.
Shaktipat
O que é shaktipat?
Um poderoso yogi desperta o aspirante Kundalini por uma transferência de sua energia ao aspirante. Este processo, conhecido como Shaktipat, ativa a Kundalini adormecida e é como acender uma vela com um que já está acesa e brilhante. Shakti significa poder ou energia em sânscrito, e significa transferência de pat. Assim Shaktipat é a transferência de energia.
Um poderoso yogi pode transmitir energia para um aspirante e despertar a Kundalini. Isto é realizado em uma das quatro formas: através do toque, o olhar de som, ou pensamento. O iogue pode tocar o discípulo e transmitir energia através do contato físico, ou a olhar os fluxos de discípulo e de energia a partir dos olhos do iogue. O iogue pode proferir palavras que carregam energia ou, mais sutilmente, a energia pode ser transferida diretamente pelo pensamento do iogue ou vontade. O processo de Shaktipat pode ser realizado apenas por aqueles iogues que ganharam o controle completo sobre a força da vida, que em sânscrito é chamado de prana.
O que acontece quando kundalini é despertado através shaktipat?
Uma vez que a Kundalini é despertada, o estudante pode ter uma variedade de experiências: ver flashes de luz ou cores, ouvir sons internos de sinos tocando ou zumbido das abelhas, as vibrações espontâneas ou movimentos do corpo, e uma maior paz mental, para citar alguns. Indivíduos diferentes terão experiências diferentes – não há padrão definido aplicável a todos. Uma vez que a Kundalini é despertada, este fato torna-se conhecido através de experiências do próprio aluno. Se nesta fase o aluno persistir em práticas espirituais como a meditação, então a Kundalini vai viajar para cima a partir da base da coluna vertebral, onde ela permaneceu dormente antes.
Durante sua jornada para cima através da coluna vertebral, ela penetra todos os chakras em sucessão e, finalmente, alcança o Sahasrara. Quando isso acontece, o aluno atinge um estado de consciência transcendental chamada samadhi, entende a verdadeira identidade de alguém, e é assim liberado.
Kundalini vai se tornar dormente outra vez?
Uma vez que a Kundalini é despertada através de Shaktipat iniciação, Ela não se tornam dormentes, exceto em algumas circunstâncias muito especiais. O Kundalini vai sempre tentar fazer dela passagem para cima.Ela vai tentar manter o aspirante no caminho espiritual, proporcionando o incentivo e protecção necessárias.
Quais são os benefícios?
Auto-realização é o final eo estado mais desejável a ser alcançado, eo Kundalini despertado leva a este estado. No entanto, mesmo quando a Kundalini é despertada e evolução espiritual é substancialmente acelerada, não há garantia de que a auto-realização será alcançada na vida atual. Portanto, é encorajador saber muitos benefícios tangíveis são ganhos, mesmo durante os estados início do despertar e viajar para cima da Kundalini.
Despertar a Kundalini tem um efeito purificador gerais sobre o corpo ea mente. Por exemplo, a saúde do aspirante geralmente melhora, o aluno muitas vezes se sente leve e energética, a mente torna-se tranqüilo. Doenças do corpo e da mente são causadas por irregularidades no funcionamento do prana, que pode ser gradualmente eliminados uma vez que a Kundalini é despertada.
Em níveis mais avançados do progresso da Kundalini é a benefícios são intensificadas e abranger domínios mais sutis. O aluno pode alcançar a paz e controle mental, pode se tornar mais criativo, pode desenvolver uma compreensão profunda da natureza e experimentar a alegria interior. O aspirante torna-se um forte individual, uma pessoa mais completa, que pode funcionar em circunstâncias adversas, com grande equilíbrio, e é capaz de absorver prana consciente do universo e direcioná-lo para a física e bem-estar mental. Em última instância, o estudante encontra a realidade total, a verdade absoluta, o conhecimento do Self.