A mitologia pré-cristã nativa das nações celtas que se estendem ao longo da costa do Atlântico Ocidental da Europa é altamente centrada na mulher. Em nossas histórias mais antigas, a essência criativa e geradora do universo era feminina, não masculina; as mulheres representavam o eixo espiritual e moral do mundo, e o poder dos homens era predominantemente social.
Mas a fêmea divina celta estava muito longe das divindades celtas e transcendentes com as quais nos acostumamos nos últimos séculos aqui no Ocidente: ela tinha um pé no Outro mundo com certeza, mas estava firmemente enraizada e profundamente enraizada em lugar, indivisível de suas paisagens distintas e assustadoras.
Na Irlanda em particular, os Dinnseanchas – as antigas histórias e tradições locais, as pedras fundamentais da identidade pessoal e comunitária e das obrigações morais para com a terra e a tribo – nos contam como tantas características importantes da paisagem surgiram ser nomeado após mulheres.
Mulher sobrenatural da terra
Autoridade Feminina do Outro Mundo
Quase todos os rios irlandeses, por exemplo, levam nomes de mulheres do Outro mundo. A literatura irlandesa antiga está repleta de histórias de mulheres poderosas que eram encarnações da Soberania, a deusa da terra que era sua guardiã e protetora. A soberania era o espírito da própria Terra, a anima mundi, uma força profundamente ecológica.
Ela foi maltratada ao longo dos séculos, essa velha deusa da soberania. Ela começou a perder seu poder quando as histórias da antiga tradição oral dos celtas foram colocadas no papel por monges cristãos; suas palavras escritas formaram a nova e única verdade permitida. Uma deusa não podia ser tolerada neste admirável mundo novo: o deus deles era o único.
Essas mulheres divinas poderosas e complicadas que carregavam consigo toda a autoridade do Outro mundo, e o poder fértil e criativo da terra em toda a sua ambiguidade e complexidade, foram reinventadas como santas. E se as qualidades que incorporavam em suas encarnações específicas não se encaixavam na nova imagem do que uma boa mulher deveria ser, elas eram retratadas simplesmente como “fadas” ou remodeladas como rainhas promíscuas e pseudo-históricas.
No século XVII, quando uma mulher não podia mais ser aceita em qualquer posição significativa de influência, tudo o que restou da história da poderosa deusa da soberania foram as visões oníricas ou corredores em que ela parecia inspirar os poetas – um fraco, donzela melancólica, romantizada e irreal.
Quando o rei se casou com a Deusa da Terra
Nos dias em que nossas tradições nativas predominavam, o poder da soberania – o poder das mulheres – era também o poder de determinar quem deveria governar a terra. Nos antigos mitos, o poder da soberania era fundamental. Se o poder que ela concedeu foi abusado, então convidamos o desastre.
Durante o reinado de um rei favorecido pela deusa, a terra era fértil e próspera, e a tribo foi vitoriosa na guerra. Mas se o rei não correspondesse às expectativas dela, ele não duraria muito. E o que ela esperava mais do que tudo era que o rei, e por meio de seu exemplo, o povo, valorizassem a terra.
Foi assim que os antigos ritos de realeza na Irlanda incluíram um casamento cerimonial, o banais ríghi, entre o rei e a deusa da terra, e tão fundamental era essa ideia para o modo de vida irlandês que esses ritos duraram até o século XVI .
Nesse casamento sagrado, o rei jurou defender e proteger a terra e seu povo e ser fiel a ambos; em troca, a Soberania, a fonte da vida, concedeu-lhe os dons que o ajudariam a cumprir seu juramento. Mas a fonte da vida deve ser respeitada.
Enquanto houver respeito mútuo entre os dois parceiros – entre a deusa e o rei, entre a terra e o povo, entre a natureza e a cultura, entre o feminino e o masculino – então tudo está em harmonia e a vida se enche de abundância. Mas quando o contrato é quebrado, a terra fértil se torna o Wasteland.
Recuperando a mulher mítica do passado
E assim é que hoje nos encontramos em um mundo enfermo, cortado de nossas raízes. Assim, nos encontramos em uma Terra devastada da falta de longevidade; no auge de uma crise ambiental mundial de nossa própria autoria, que ameaça a existência de tantas espécies neste planeta.
Comecei a escrever meu próximo livro, If Women Rose Rooted, porque acredito que precisamos encontrar o nosso caminho para sair de Wasteland, e acredito que as mulheres têm a chave. A chave está aí, nas mitologias indígenas de minha terra natal. Para as mulheres em particular, ter uma identidade ou ancestralidade céltica é herdar uma história, literatura e mitologia nas quais somos retratados não apenas como profundamente conectados ao mundo natural, mas como desempenhando um papel único e crítico no bem-estar da Terra e sobrevivência de seus habitantes.
Os mitos celtas com certeza têm seu quinhão de heroísmo e aventura masculinos, mas a maior preocupação de seus heróis é com o serviço e a administração da terra. E era uma vez, essas histórias nos contam, as mulheres eram as guardiãs do mundo natural, o coração da terra.
A mulher celta que aparece nesses contos antigos é atuante de forma diferente de seus heróis e guerreiros: ela é quem determina quem está apto a governar, ela é a guardiã e protetora da terra, a portadora da sabedoria, a raiz de autoridade espiritual e moral para a tribo.
As histórias da criação celta nos contam que a terra foi moldada por uma mulher; A história celta nos oferece exemplos de mulheres que foram as líderes inspiradoras de suas tribos. Estas são as histórias de nossa própria herança, as histórias das mulheres reais e também das mulheres míticas que nos precederam.