quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Grimório De Sao Cipriano


Livro de São Cipriano é um grimório que contém diversos rituais de ocultismo e exorcismo, mais especificamente magias (branca e negra), com múltiplas finalidades, inclusive para o quotidiano. Embora o livro se coloque como escrito por São Cipriano, o livro real apareceu séculos após sua morte e não poderia ter sido escrito por ele; na verdade, a primeira edição conhecida saiu em 1849, sendo, portanto, um livro pseudepigráfico.

No Brasil, é usado largamente nas religiões afro-brasileiras, e se tornou um "almanaque ocultista" de fácil acesso que se dilui na crendice popular .


A lenda de Cipriano, tido como autor do livro, também conhecido como Cipriano de Antióquia, confunde-se com Cipriano de Cartago, santificado pela Igreja Católica. Apesar do abismo histórico que os afasta, as lendas combinam-se, e os Exorcistas de Cartago e os de Antioquia, muitas vezes, tornam-se um só na cultura popular. É comum encontrarmos fatos e características pessoais atribuídas equivocadamente. Além dos mesmos nomes, os mártires coexistiram, mas em regiões distintas.


Cipriano, o feiticeiro, é celebrado no dia 2 de outubro. Foi um homem que dedicou boa parte de sua vida ao estudo das ciências ocultas. Após deparar-se com a jovem Justina, com quem se casou, converteu-se ao Catolicismo. Martirizado e canonizado, sua popularidade cresceu devido ao famigerado livro.

Versões


Segundo a lenda, o famoso Livro de São Cipriano foi redigido antes de sua conversão, mas o mistério que envolve a vida do Santo interfere também em seu livro. Supostamente uma parte dos manuscritos foi queimada por ele mesmo. A questão é que não se sabe quando e por quem os registros foram reunidos e traduzidos do hebraico para o latim, e posteriormente levados para diversas partes do mundo.

No decorrer dos anos, o conteúdo sofreu alterações significativas. Houve uma adaptação de acordo com as necessidades e possibilidades contemporâneas; além da adequação necessária na tradução para os vários idiomas. Esses fatores colocam em dúvida a fidelidade das versões recentes, se comparadas às mais antigas .

Também é dito que, na verdade, São Cipriano teria escrito três livros: o Capa Preta, o Capa Branca e o Capa de Aço, sendo que os três se completariam e ainda exigiriam do dono a solução de códigos ou enigmas . E ainda, há quem diga que só existem as versões Capa Preta e Capa de Aço, sendo que a segunda não teria sido escrita por Cipriano, mas por discípulos dele.

As edições Capa Preta e Capa de Aço, ou aquelas intituladas como o autêntico, o verdadeiro, ou o único, enfatizam um mesmo acervo mágico central, e ainda exaltam o Cristianismo e a vitória do bem sobre o mal. Porém, existem grandes diferenças no conteúdo; enquanto alguns exemplares apresentam histórias e rituais inofensivos, outros apelam para campos negativistas e destrutivos da magia.

O Livro Capa Preta

É dividido em dez partes e considerada a única das obras que contém a Oração da Cabra Preta Milagrosa. O livro leva consigo poderes ocultos no pensamento obtidos por centenas de viagens feitas por todo o mundo e pelos rituais de estilo do mago. Inclusive, em certa época de sua vida obteve algum estilo e ensinamentos da famosa Bruxa de Évora, com a qual aprendeu magia negra. Isso despertou o interesse de personalidades de grande riqueza, o que lhe possibilitou tornar-se dono dela e de uma fortuna inestimável. Após a morte de Évora, Cipriano apoderou-se dos manuscritos da jovem bruxa e da comida da despensa dela, com os quais pode invocar a presença do diabo.

Exemplos de Conteúdo

"Instruções aos religiosos que vão tratar de uma moléstia", tem esconjurações e exorcismos, lista de 174 tesouros da Galiza.

50 mistérios da feitiçaria do tempo dos mouros (inclusive remédios), tesouros de mágicas (ex: maneira de obter um diabinho fazendo pacto com o demônio, magia negra para desmanchar um casamento, a caveira iluminada com velas de sebo para fazer mal a qualquer pessoa).

Tratados de cartomancia, explicações dos poderes ocultos do ódio e do amor e dos poderes ocultos do magnetismo.

Algumas orações queridas na religiosidade popular (Magnificat, Cruz de São Bento, Sonho de Nossa Senhora, Amabilíssimo Sr. Jesus Cristo, Oração para assistir aos enfermos na hora da morte, Oração da Cabra Preta, Oração do Anjo Custódio, etc) .


Mitos e Lendas

Há ainda os mitos que o cercam: muitos consideram ser pecado possuí-lo ou simplesmente tocá-lo. Alguns donos do livro guardam-no acorrentado dentro de uma caixa , e em Portugal acredita-se que ler o livro de trás para a frente atrai o diabo.

Também acredita-se que o simples fato de ler alguns trechos do livro atrai mal agouro, pesadelos, tragédias, etc.