terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Biografia Julius Lothar Meyer

Julius Lothar Meyer (Varel, 19 de agosto de 1830 — Tübingen, 11 de abril de 1895) foi um químico alemão.

Formado em medicina, dedicou-se entretanto à química. Foi professor de química em algumas universidades. Irmão do físico Oscar Emil Meyer.

Em 1860, em um Congresso em Karlsruhe, na Alemanha, muitos cientistas discutiam sobre pesos atômicos e pesos equivalentes dos elementos. Meyer participou deste Congresso e buscou encontrar uma relação entre os pesos atômicos e as propriedades dos elementos quimicos.

Meyer procurou calcular o volume atômico dos elementos descobertos até então, 63 elementos. Em 1870, Meyer mostrou a relação de periodicidade entre volume atômico e massa atômica, traçando um gráfico destas propriedades. Após isso ele tentou mostrar a mesma relação de periodicidade de outras propriedades dos elementos, em função da massa atômica.
Praticamente na mesma época, Dmitri Mendeleiev consegue mostrar uma relação de periodicidade de várias propriedades dos elementos em função da massa atômica. Entretanto, o seu trabalho recebeu maior destaque, pois, até mesmo, previa elementos desconhecidos na época.