sábado, 8 de dezembro de 2018

Filosofia Satânica


Satanismo e Objetivismo

Objetivismo, a filosofia de Ayn Rand, é uma fonte reconhecida para muitas filosofias satânicas. Ayn Rand foi uma brilhante e perspicaz autora e filósofa e seus romances best-sellers, Atlas Shrugged e The Fountainhead, continuam a atrair a atenção merecida de uma nova geração de leitores. Mas devemo criar paralelos entre essas duas filosofias.

Em primeiro lugar, o objetivismo sustenta que a metafísica, o ramo da filosofia que se ocupa da natureza da realidade, determina a natureza da epistemologia (que diz respeito à forma como o homem adquire conhecimento), bem como a ética (que se preocupa em valorizar a ação humana). O Desacordo filosófico atual sobre esta questão ainda continua. É, de fato, uma afirmação não comprovada de Rand de que as suposições metafísicas determinam a ética de alguém.

Você não precisa começar com a metafísica para criar sua ética satânica. O satanismo não afirma que a verdade fundamental da natureza da realidade (metafísica) é conhecida. De fato, os satanistas utilizam duas suposições metafísicas diferentes a respeito da realidade, como evidenciado nos movimentos satânicos em oposição ao resto da vida. Com efeito, os satanistas são pragmáticos em relação às suas crenças sobre a realidade. Assim, como os satanistas não afirmam conhecer a “verdade” absoluta em relação ao que é real, eles, por definição, não são “objetivistas” que sustentam que a realidade é totalmente objetiva. Os satanistas proclamam que a dúvida é vital na ausência de provas. Nesse nível fundamental, há divisão entre as duas visões da realidade.

O satanismo não sustenta que “uma vida apropriada a um ser racional” é o único padrão de direito ético como o objetivismo. Se o satanismo sustenta que indulgência na vida ou “diversão”, como percebida pelo indivíduo é o mais alto padrão de ética, isso deve ser respeitado. Os satanistas veem que o objetivismo tem entronado a razão acima do indivíduo em oposição a utilização deste único meio para o conhecimento como uma ferramenta para alcançar um propósito. O satanismo entroniza o indivíduo como um todo, não a razão como o padrão supremo para determinar o valor das ações (ética).

A filosofia de Rand rejeita como ética aceitar o sacrifício do outro para si mesmo (parafraseando o fim do juramento de Galt de Atlas Shrugged). A visão satânica vê como ética a realidade da dominação dos fracos pelos fortes. A asserção no Objetivismo é que o uso da força para fazer com que os outros se submetam à vontade do indivíduo mais forte ou mais inteligente é “errado” para o indivíduo. Esta é uma segunda afirmação importante que o satanismo considera não provada pelos Objetivistas. Conseqüentemente, o satanista é muito mais flexível na escolha das ações disponíveis do que o objetivista, que não pode simplesmente aceitar suas necessidades pessoais como absolutamente confiável para determinar o melhor curso de ação em qualquer circunstância.

O objetivismo é puramente ateísta com uma completa rejeição do valor de um deus em sua metafísica. A visão satânica disso está em puro acordo, exceto em duas áreas. O satanista sustenta que o significado de deus é útil quando se considera que significa a pessoa mais importante no universo de um indivíduo e escolhe essa pessoa para ser ele mesmo. Em todos os casos, o satanismo vê o efeito cultural da religião e de Deus como um recurso emocional a ser aproveitado em vez de simplesmente rejeitado. Em outras palavras, o satanismo é uma religião (com o indivíduo como Deus) e o objetismo não é.

Deixe-me concluir esta breve visão geral acrescentando que o satanismo tem muito mais em comum com o objetivismo do que com qualquer outra religião ou filosofia. Objetivistas endossam razão, egoísmo, ganância e ateísmo. O objetivismo vê o cristianismo, o islamismo e o judaísmo como anti-humanos e maléficos. Os escritos de Ayn Rand são inspiradores e poderosos. Se o leitor ainda não experimentou seu poder, tente sua novela Anthem para um inicio de leitura. Você quase certamente voltará para mais.

Ao mesmo tempo, o satanismo é uma filosofia “brutal” e egoísta. Nós não sustentamos, como fazem os Objetivistas, que o universo é “benevolente”. Os satanistas veem o mundo como neutro, além dos conceitos de benevolente ou traiçoeiro, bom ou mau. O satanismo permite codificar a vida para além da camisa de força ética e metafísica que o objetivismo infelizmente oferece. Isso não foi escrito para atacar o objetivismo, mas apenas para esclarecer as áreas de diferença. O satanismo retirou-se do objetivismo e ambos são, no entanto, únicos, diferentes um do outro.

(The Black Flame, Volume 6, 1 e 2, 1997, Trad. Pt: Dom Wilians, Lotan)

Satanismo e Materialismo

por Dom Wilians 

A pessoa demoníaca pensa: hoje tenho tanta riqueza, e ganharei mais de acordo com meus planos. Tanta coisa é minha agora e aumentará mais no futuro.

     Bhagavad-Gita 16-13

Desde as primeiras comunidades nomos erguidas no vale do Nilo até a hegemonia norte-americana de agora, a civilização tem sido um empreendimento desenvolvido sobretudo para o materialismo. O acômodo e bem-estar dos homens mais ricos em contraste com outros relegados ao sofrimento por suas misérias é a prova secular disso.

No período conhecido na história como Neolítico, após o homem deixar de ser nômade e tornar-se sedentário construindo suas próprias casas, ele aprendeu a preparar a terra para o plantio e começou a tomar posse dos bens da natureza ao redor. A sobrevivência coletiva melhorou, uma vez que o homem passou a controlar as fontes de alimentação.

Mas mesmo nesse período Neolítico em que o homem vivia em grupo antes da formação de grandes comunidades, embora a propriedade fosse coletiva, os melhores instrumentos de trabalho, roupas e adornos mais adequados para as atividades de pesca, caça e coleta ficavam sob a égide de uma elite que tinha, com isso, muitas regalias.

Ao longo do tempo, muitas civilizações rasgaram o véu doloso do comunismo criando a corrida individual ao poder, fato que estabeleceu o principal motivo do condicionamento de muitos homens na existência material e o ideal de poder na sociedade atual.

Nota-se que no status social enquadramos os homens mais poderosos nas classes que têm maior valor de bens materiais, os fracassados enquadramos ao contrário. Todos sabem que na sociedade ter é realmente poder, nesse sentido o Satanismo pode ser considerado um sistema civilizado, ou seja, materialista, contrariando outros sistemas conservadores que buscam estabelecer como regra a ideia de que as leis da natureza não nos permitem obter mais que o necessário para nossa apropriada sobrevivência.

Na verdade, os arranjos das leis da natureza podem prover muito mais que alimento e abrigo para o indivíduo. Não é um crime contra a natureza extrair o máximo que ela pode dar. Como satanistas não podemos tomar da natureza apenas o que necessitamos, o poder requer ambição e não raramente egoísmo. E a propriedade sintetisa essa idéia da melhor forma.

A propriedade é a posse legal de alguma coisa dentro do direito legítimo de tê-la. Embora as civilizações tenham regras diferentes para diferentes posses, todas concordam nesse ponto. Se o direito da propriedade não é garantido por lei, então a propriedade é verdadeiramente um roubo.

As incitações satânicas de posses materiais como meio de atingir soberania na sociedade não justificam -muito menos apoiam- atos criminosos, ou seja, atitudes que não se enquadram na lei. O indivíduo que sustenta uma propriedade sem direito legítimo está sujeito a punições prescritas.

Para terminar, o exórdio desse texto descreve um homem civilizado, mas é mister fazer entender que toda conquista material que não está a serviço da evolução é inútil e sem qualquer valor.

Hail Satan