sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Teosofia - Perguntas sobre Karma

 

1. O conceito de Karma não é uma forma de fatalismo?
Muitas pessoas parecem ter essa ideia, mas é uma ideia estranhamente equivocada, que só pode resultar de um sério mal-entendido sobre o assunto.

Karma não é fatalismo, mas é bem o oposto! A Lei do Karma pode ser descrita como a lei do destino autocriado, pois é a lei de causa e efeito, ação e reação, sequência e consequência. Se eu colocar minha mão no fogo, minha mão vai se queimar. Mas não será o "destino" e nem será "Deus" que fez minha mão se queimar. A queima da mão é simplesmente o efeito inevitável e natural da causa que eu terei posto em movimento.

Ninguém pode negar a existência onipresente da lei de causa e efeito no plano físico e objetivo da vida. Ela está claramente – e muitas vezes dolorosamente – lá para todos verem. Este ensinamento sobre Karma simplesmente carrega esta mesma lei de causa e efeito para todos os níveis do ser, subjetivos e objetivos.

Como muitas vezes leva tempo para que as oportunidades e circunstâncias certas surjam, nas quais um efeito cármico pode se concretizar de forma adequada ou plena, muitas vezes é somente na próxima vida ou mesmo em várias vidas no futuro que uma alma encontra e experimenta a força desses resultados cármicos específicos.

Esta é uma das principais razões pelas quais a reencarnação ocorre. Karma e reencarnação estão inextricavelmente ligados. A alma deve receber seus justos merecimentos, sejam eles ruins, bons ou uma mistura de ambos. Este é o caminho, o meio e o método pelo qual o Universo mantém sua harmonia, equilíbrio e equilíbrio.

É por causa desse conhecimento de que a LEI governa e reina por toda a Natureza que os grandes Mestres e Professores da Teosofia declaram que, ao contrário de todas as aparências, nunca há realmente nenhuma injustiça em lugar algum. Em “A Voz do Silêncio”, somos aconselhados a “Não nos irritar com o Karma... A Justiça Rígida governa o mundo.” No passado, criamos nosso presente e no presente estamos criando nosso futuro. Isso ainda soa como fatalismo?

2. Mas não é o ápice da injustiça que uma pessoa tenha que sofrer em uma encarnação por ações cometidas em uma encarnação anterior, das quais não tem nenhuma memória ou recordação?
Ao considerar a questão da reencarnação, devemos sempre ter em mente a distinção entre o que a Teosofia chama de personalidade presente e a individualidade permanente . A individualidade permanente é a alma, o Ego, o “eu” que reencarna em, através e como uma linha sucessiva de personas ou identidades terrenas.

Embora seja verdade que a personalidade não se lembra daquelas ações passadas específicas que criaram seu estado presente, a individualidade reencarnante permanente — que podemos chamar de alma — se lembra, conhece e aprecia completamente a justiça perfeita de tudo isso.

A natureza do relacionamento e conexão entre individualidade e personalidade é, na verdade, muito complexa e metafísica para ser abordada aqui e agora, mas também deve ser apontado que se é injusto e desleal para alguém sofrer os efeitos cármicos de ações que não se lembra de ter realizado, seria igualmente injusto que ele experimentasse qualquer felicidade ou prazer na vida, uma vez que o direito a essas experiências é tanto conquistado pelo carma de vidas passadas quanto o sofrimento e a infelicidade. Você não pode ter as duas coisas.

Além disso, dificilmente há alguém cuja vida tenha sido realmente uma barragem constante e ininterrupta de sofrimento e miséria total e ininterrupta, sem nem mesmo o mais tênue vislumbre de felicidade ou alegria em qualquer momento. Quase todos nós experimentamos pelo menos algo bom junto com o ruim e por isso podemos agradecer ao nosso Karma!

3. Presumivelmente foi Deus quem criou a Lei do Karma?
Agora, por que Deus precisaria fazer tal coisa? Ele é muito preguiçoso ou ocupado de outra forma para resolver as coisas diretamente ele mesmo, tendo assim que criar e estabelecer uma Lei para fazer tudo por ele? Tal noção dificilmente lança Deus em uma luz particularmente positiva, nem serve para ampliar sua suposta onipotência.

Felizmente para os teosofistas, não acreditamos em nenhum ser ou entidade chamado Deus e isso também significa que não acreditamos que a Lei do Karma tenha sido "criada" de forma alguma. Não há nenhum Ser Divino por trás desta Lei de Equilíbrio Universal, Harmonia e Equilíbrio. É simplesmente LEI, incriada, eterna e imutável, a Lei inerente ao Universo.

Esta é uma das várias razões pelas quais os teosofistas também não acreditam na eficácia da oração peticionária. Não se pode acreditar tanto na oração peticionária (e intercessória) quanto no Karma, já que os dois se cancelam. Se acreditamos que as coisas podem ser alteradas e que o destino pode ser mudado por nossas orações, então obviamente não acreditamos na Lei Kármica como “a Lei Suprema do Universo” (frase de HP Blavatsky), já que uma Lei é uma Lei e não pode ser evitada ou dominada. Se pudesse ser, então não é uma Lei, afinal, e nem mesmo é digna de ser acreditada.

Quase 2.000 anos de condicionamento cristão tornaram difícil para muitos de nós aqui no Ocidente aceitar ou conceber como uma Lei poderia existir sem ter sido criada por algum tipo de Ser, ou pelo menos desejada por alguém ou outro. Mas este é um conceito perfeitamente natural na filosofia oriental e é o ponto de vista que a Teosofia mantém.

O Mestre KH escreveu uma vez estas palavras a um teosofista inglês que estava com dificuldade em compreender esta ideia e que insistia que deve haver um Deus por trás de tudo: "Se me perguntares "De onde então vêm as leis imutáveis? - as leis não podem fazer-se a si mesmas" - então, por minha vez, eu te perguntarei - e de onde vem o seu suposto Criador? - um criador não pode criar ou fazer-se a si mesmo. . . . Mas achas que estás certo ao dizer que "as leis surgem". As leis imutáveis ​​não podem surgir, uma vez que são eternas e incriadas, impulsionadas na Eternidade e que o próprio Deus, se tal coisa existisse, nunca poderia ter o poder de as deter. . . . Não protesto de todo, como pareces pensar, contra o teu teísmo, ou uma crença num ideal abstracto de algum tipo, mas não posso deixar de te perguntar, como sabes ou como podes saber que o teu Deus é todo-sábio, omnipotente e amoroso quando tudo na natureza, físico e moral, prova que tal ser, se existe, é exactamente o inverso de tudo o que dizes dele? Estranha ilusão que parece dominar seu intelecto.”

Vários anos depois, o mesmo Adepto trabalhou ao lado de HP Blavatsky e outro Adepto ou Mestre da Sabedoria na escrita de “A Doutrina Secreta”, na qual podemos ler que “É inútil falar de “leis que surgem quando a Divindade se prepara para criar”, pois ( a ) as leis ou melhor, a LEI é eterna e incriada; e ( b ) que a Divindade é Lei, e vice-versa... a única LEI eterna...” (Vol. 1, p. 152)

Os Mestres dizem que acreditam na “Vida Única, na Lei Única, no Elemento Único”. Estes são absolutamente inseparáveis ​​um do outro. Em sua união inseparável e eterna, eles são “O Único”, além do qual nada jamais existiu (parafraseando o Rig Veda). A Vida Única sendo Espírito Eterno Puro e o Elemento Único sendo Matéria Eterna Pura (matéria-raiz primordial ou Mulaprakriti em sânscrito), a Lei Única que é vital e eternamente interconectada com o “Dois-em-Um” é a Lei imutável do Karma.

4. Os Mestres têm Karma?
Os Mestres estão atualmente engajados em algum tipo de ação? Eles realizaram alguma ação desde que atingiram o estágio de evolução interna e iniciação que resultou em se tornarem Mestres, Mahatmas ou Adeptos? Se sim – e obviamente é assim – então eles devem ter Karma, já que em sânscrito essa palavra significa literalmente “ação” e também implica a inevitável reação correspondente à ação.

Todos os que estão vivos e conscientes estão continuamente colocando causas em movimento a cada momento, de uma forma ou de outra, até mesmo na forma de cada pensamento que pensamos, e para cada causa colocada em movimento tem que haver o efeito correlativo correspondente retornando “na devida época” ao criador da causa. Se isso nunca acontecesse , o Universo inteiro simplesmente deixaria de existir, uma vez que sua continuidade e existência manifestada em andamento dependem dessa lei incessante de equilíbrio e equilíbrio.

Um senso inato de devoção religiosa supersentimental faz com que muitos indivíduos elevem os Mestres ao nível de deuses infalíveis e todo-poderosos na Terra e, assim, impliquem que eles são completamente livres de todo Karma, passado, presente e futuro. Mas os próprios Mestres deixaram bem claro que esse não é o caso.

Uma leitura de passagens das cartas dos próprios Mestres mostra, em suas próprias palavras e declarações específicas, que eles estão tão sob o domínio da Lei do Karma quanto você ou eu, a única diferença real é que eles conhecem e entendem a Lei Kármica muito melhor do que nós e são capazes de viver de forma a evitar criar Karma desnecessário ou insensato para si mesmos e para os outros , embora mesmo nisso eles nem sempre tenham sucesso.

O Bhagavad Gita declara que “todos os seres até Brahmā” estão sob o domínio do Karma. Onde quer que haja ação, há Karma e o Universo é um vasto corpo de ação e atividade incessantes e onipresentes . Mas o Bhagavad Gita também expõe o assunto do Karma Yoga – o Yoga da Ação – que lança luz sobre como alguém pode se elevar acima do Karma na medida em que isso é realmente possível. No artigo teosófico “Arrependimento e Karma”, Raghavan Iyer lembra ao leitor que “Todo ser humano tem dentro de si a fonte do ser sem Karma, o Guardião e o Pai Divino que é um espectador do Karma, mas não é tocado por ele”. Ao nos identificarmos com Isso, em vez de com o eu pessoal ou inferior que realiza ações e colhe seus frutos, nos ajudaremos muito.

Em “Os Diálogos da Doutrina Secreta”, Madame Blavatsky diz: “Não esqueçamos que há um limite para a liberdade de ação de todo ser diferenciado em todo o universo. O carma, sendo a lei de ajuste absoluta, seja no céu ou na terra, diz às ondas orgulhosas: “Até aqui irás e não mais longe.” Se diz isso às ondas, diz aos anjos, e a qualquer coisa que você queira. É carma, e eles não podem ir contra o carma. É a coisa toda.”

5. Então, nesse caso, não temos livre arbítrio e somos severamente limitados por essa coisa chamada Karma?
Sempre temos livre arbítrio e liberdade de escolha em todas as circunstâncias, mas raramente somos capazes de trazê-los ao grau de realização e expressão que gostaríamos. Então, sim, cada um de nós é limitado, mas é importante lembrar que isso é sempre uma limitação autoimposta. A limitação cármica é uma limitação autoimposta e não há um único entre nós que não esteja limitado a pelo menos algum grau em sua vida presente pelas ações de vidas anteriores.

Não é essa Lei impessoal conhecida como Karma em si que nos limita, mas nossas próprias ações, as sementes que nós mesmos semeamos. O que semeamos, colheremos, e o que colhemos, semeamos. É por isso que HPB afirma em “The Key to Theosophy” que é verdade que todos nós temos “muito na vida”... mas esse “muito” (ou cota de toda a massa de circunstâncias e situações) é de nossa própria criação.

Embora não possamos desfazer o que já foi feito, podemos começar a moldar e criar um futuro melhor para nós mesmos por meio do que fazemos aqui e agora. É por isso que a Teosofia descreve o Karma como “a doutrina da responsabilidade” e a Reencarnação como “a doutrina da esperança”.

Referindo-se ao Karma em “The Secret Doctrine Dialogues” HPB observa que “Ele não age. São nossas ações que agem, e que despertam todos os tipos de influências. Veja aqui, se você diz que o Karma age e diz que ele tem inteligência, imediatamente você sugere a ideia de um deus pessoal. Não é assim, porque o Karma não vê e o Karma não observa, e não se arrepende como o Senhor Deus se arrependeu. O Karma é uma lei universal, imutável e imutável.”

6. É verdade que nossos pensamentos criam Karma assim como nossas ações?
Definitivamente, e como HPB diz em “Transactions of the Blavatsky Lodge,” “Esotericamente, o pensamento é mais responsável e punível do que o ato. Mas exotericamente é o inverso. Portanto, na lei humana comum, um ataque é mais severamente punido do que o pensamento ou a intenção, ou seja , a ameaça, enquanto que carmicamente é o contrário.”

Mas por que isso deveria ser o caso? É porque “o pensamento é o plano real da ação” – como William Q. Judge e Robert Crosbie frequentemente disseram – e que nossas ações físicas e corporais são simplesmente o resultado final no plano físico da ação real , que já foi formada e formulada no plano mental.

Então, mesmo que acabemos não colocando o ato em expressão física ou objetiva, ainda assim o demos à luz, por assim dizer, no nível interno e subjetivo, que é muito mais real e duradouro, para não mencionar mais potente. É sem dúvida por isso que Jesus disse que aquele que olha com luxúria para uma mulher já cometeu adultério em seu coração.

Com cada pensamento que pensamos – seja com a intenção de uma ação objetiva futura ou não – estamos emitindo energia cármica e colocando causas em movimento que, como todas as causas, eventualmente terão seu devido efeito correspondente. Podemos citar aqui os ditos de Buda nos dois primeiros versos do Dhammapada: “Tudo o que somos é o resultado do que pensamos: tudo o que somos é fundado em nossos pensamentos e formado por nossos pensamentos. Se um homem fala ou age com um pensamento maligno, a dor o persegue, como a roda da carroça segue o casco do boi que a puxa. Tudo o que somos é o resultado do que pensamos: tudo o que somos é fundado em nossos pensamentos e formado por nossos pensamentos. Se um homem fala ou age com um pensamento puro, a felicidade o persegue como sua própria sombra que nunca o deixa.”

7. Temos o direito de agir como “Agentes do Karma” para os outros?
Se por isso a ideia de administrar “punição” aos outros de alguma forma com base no fato de que achamos que eles merecem isso sob o Karma, então a resposta é, sem hesitação, não!

Nunca temos o direito de fazer tal coisa. Não só é altamente presunçoso pensar que podemos saber ou decidir como melhor administrar a Lei do Karma para os outros, mas quaisquer atos de nossa parte que intencionalmente causem qualquer tipo de sofrimento para os outros são o pior tipo de ato e estão meramente criando um Karma muito pior para nós mesmos.

O versículo bíblico que diz: “A vingança é minha; eu retribuirei, diz o Senhor”, deve ser sempre lembrado a esse respeito, desde que leiamos “Senhor” como “Lei”. E novamente: “Não vos enganeis, [a Lei] não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.

Deixe tudo para a Lei resolver tudo da maneira certa. Ela sempre resolve.

8. Já que o sofrimento de uma pessoa que sofre faz parte do seu Karma, estamos interferindo no Karma se tentarmos aliviar seu sofrimento?
É impossível que possamos “interferir” no Karma – seja o de outra pessoa ou o nosso – pois isso implicaria que somos mais poderosos do que “o poder que controla o universo”, que é como HPB fala da Lei do Karma em “Ísis Sem Véu”. Isso seria, é claro, uma noção absurda.

O que quer que seja, É Karma. Nada pode acontecer fora do Karma. Um Mestre escreveu: “Não podemos alterar o Karma, meu bom amigo.”

No entanto, a Teosofia coloca ênfase constante na importância vital da compaixão e de viver para ajudar e servir a humanidade. “A inação em um ato de misericórdia se torna uma ação em um pecado mortal”, diz “A Voz do Silêncio”, que nos diz ainda que “O autoconhecimento é de atos amorosos a criança”. Dana – a “virtude gloriosa” da “caridade e do amor imortal” – é a primeira das Paramitas que o estudante de Teosofia se esforça para praticar perpetuamente e levar à perfeição em sua vida.

Então, se tivermos a oportunidade de ajudar alguém, devemos ajudá-lo e sempre seremos capazes de ajudá-lo precisamente na medida em que seu Karma permitir. Esforçar-se para ajudar outra pessoa e aliviar seu sofrimento nunca interfere no funcionamento do Karma, pois a ajuda que somos capazes de dar é parte desse próprio Karma.

9. É egoísmo fazer boas ações com o objetivo de gerar bom carma para nós mesmos?
É. Devemos fazer o bem pelo bem em si e não por nós mesmos. Tudo o que fazemos com a intenção de benefício pessoal é, nessa medida, um ato egoísta.

No Bhagavad Gita, Krishna ensina sobre Karma Yoga, o Yoga da Ação Altruísta. Nisto, a pessoa realiza todas as suas ações na vida sem nunca poupar um pensamento para o fruto pessoal ou resultado da ação. A pessoa faz boas ações para o bem dos outros e do mundo, mas sem qualquer desejo ou interesse em qualquer recompensa, sem apego ao resultado e identificando-se não com o "fazedor", mas com o Único Ser puro ou Atman de todos. Karma Yoga também envolve dedicar e render conscientemente todos os feitos e atos ao Divino. No Bodhicharyavatara ("O Caminho do Bodhisattva") é verdadeiramente afirmado que "Toda a alegria que o mundo contém veio através do desejo de felicidade para os outros. Toda a miséria que o mundo contém veio através do desejo de prazer para si mesmo."

“Todo sofrimento nasce do desejo”, era o tema incessante do Buda. O egoísmo é a grande maldição da humanidade. Há, é claro, algum grau de distinção entre motivos puramente egoístas e motivos mistos, mas não é melhor ter motivos inteiramente puros, altruístas e altruístas? Não podemos deixar de fazer isso se realmente acreditamos na Fraternidade Universal e na Unidade Divina de toda a vida.

10. Algumas pessoas dizem que nossa vida e destino são governados por nossa astrologia, em vez de Karma. Qual é a relação em nossa vida, se houver, entre astrologia e Karma?
Nossas várias configurações astrológicas ou zodiacais para cada vida são, elas próprias, uma manifestação e efeito do nosso Karma. É o nosso Karma – que, lembre-se, é o nosso destino autocriado – que nos faz reentrar neste mundo sob a influência de certas influências astrológicas específicas. Como não existe realmente nada como acidente ou acaso, não é mera coincidência que possamos ter nascido em um determinado momento no mês astrológico de Gêmeos ou Libra ou Peixes ou qualquer outro.

Mas qualquer efeito que possa vir a nós por meio dessas coisas é um efeito cármico, pois a Lei do Carma está acima, além e por trás de tudo. Também é o caso de que o conhecimento e as informações disponíveis publicamente sobre assuntos astrológicos são, em última análise, exotéricos, às vezes muito enganosos e involuntariamente incompletos.

A Teosofia sustenta que é somente na Ciência Esotérica (Gupta Vidya) do Oriente que existe a verdade completa e o sistema da astrologia e que os Guardiões desse Conhecimento – os Mestres, em outras palavras – não têm intenção de torná-lo disponível ao mundo tão cedo, pois veem que a humanidade ainda não está pronta para isso.

O fato de que tal profundo mal-entendido e ignorância ainda existam em todo lugar no mundo a respeito de Karma e reencarnação, sem mencionar questões como a diferença entre alma e espírito e a natureza sétupla do homem, apesar dos teosofistas terem promulgado incessantemente essas coisas por mais de um século, é prova e evidência perfeitas de que isso é assim. Essas são as coisas mais importantes e sua compreensão correta é de fato de vital importância para a humanidade em geral neste estágio de seu desenvolvimento e evolução.