quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Teosofia - Aforismos sobre Karma

 

Os seguintes, entre outros ainda não utilizados, foram-me dados por professores, entre eles HP Blavatsky. Alguns foram escritos, outros comunicados de outras maneiras. Para mim, eles foram declarados como sendo de manuscritos não acessíveis agora ao público em geral. Cada um foi submetido ao meu julgamento e razão; e assim como eles, além de qualquer autoridade, aprovaram-se à minha razão após séria consideração deles, espero que ganhem a aprovação daqueles meus colegas de trabalho a quem agora os publico.

WILLIAM Q. JUIZ

AFORISMOS

(1) Não há Karma a menos que haja um ser que o produza ou sinta seus efeitos.

(2) Karma é o ajuste de efeitos decorrentes de causas, durante o qual o ser sobre o qual e através do qual esse ajuste é efetuado experimenta dor ou prazer.

(3) Karma é uma tendência invariável e infalível no Universo para restaurar o equilíbrio, e opera incessantemente.

(4) A aparente interrupção desta restauração do equilíbrio é devida ao ajuste necessário da perturbação em algum outro ponto, lugar ou foco que é visível apenas para o Yogi, para o Sábio ou para o Vidente perfeito: não há, portanto, interrupção, mas apenas uma ocultação da vista.

(5) O Karma opera em todas as coisas e seres, desde o menor átomo concebível até Brahma. Procedendo nos três mundos dos homens, deuses e seres elementais, nenhum ponto no universo manifestado está isento de sua influência.

(6) O carma não está sujeito ao tempo e, portanto, aquele que sabe qual é a divisão final do tempo neste Universo conhece o carma.

(7) Para todos os outros homens o Karma é, em sua natureza essencial, desconhecido e incognoscível.

(8) Mas sua ação pode ser conhecida pelo cálculo da causa ao efeito; e esse cálculo é possível porque o efeito está envolvido e não é sucessor da causa.

(9) O Karma desta Terra é a combinação dos atos e pensamentos de todos os seres de todos os graus que estavam envolvidos no Manvantara anterior ou corrente evolutiva da qual o nosso flui.

(10) E como esses seres incluem Senhores do Poder e Homens Santos, bem como seres fracos e perversos, o período de duração da Terra é maior do que o de qualquer entidade ou raça sobre ela.

(11) Como o Karma desta Terra e de suas raças começou em um passado muito distante para as mentes humanas alcançarem, uma investigação sobre seu início é inútil e sem proveito.

(12) As causas cármicas já postas em movimento devem ser deixadas prosseguir até se esgotarem, mas isso não permite que nenhum homem se recuse a ajudar seus semelhantes e todos os seres sencientes.

(13) Os efeitos podem ser neutralizados ou atenuados pelos pensamentos e atos de si mesmo ou de outro, e então os efeitos resultantes representam a combinação e interação de todo o número de causas envolvidas na produção dos efeitos.

(14) Na vida dos mundos, raças, nações e indivíduos, o Karma não pode agir a menos que haja um instrumento apropriado para sua ação.

(15) E até que tal instrumento apropriado seja encontrado, o Karma relacionado a ele permanece inexplorado.

(16) Enquanto um homem está experimentando Karma no instrumento fornecido, seu outro Karma não gasto não é esgotado por outros seres ou meios, mas é mantido reservado para operação futura; e o lapso de tempo durante o qual nenhuma operação desse Karma é sentida não causa deterioração em sua força ou mudança em sua natureza.

(17) A adequação de um instrumento para a operação do Karma consiste na conexão e relação exatas do Karma com o corpo, a mente, a natureza intelectual e psíquica adquirida para uso pelo Ego em qualquer vida.

(18) Todo instrumento usado por qualquer Ego em qualquer vida é apropriado ao Karma que opera através dele.

(19) Mudanças podem ocorrer no instrumento durante uma vida, de modo a torná-lo apropriado para uma nova classe de Karma, e isso pode ocorrer de duas maneiras: (a) através da intensidade do pensamento e do poder de um voto, e (b) através de alterações naturais devido ao esgotamento completo de causas antigas.

(20) Como o corpo, a mente e a alma têm cada um o poder de ação independente, qualquer um deles pode esgotar, independentemente dos outros, algumas causas cármicas mais remotas ou mais próximas do tempo de seu início do que aquelas que operam através de outros canais.

(21) O Karma é misericordioso e justo. Misericórdia e Justiça são apenas polos opostos de um único todo; e Misericórdia sem Justiça não é possível nas operações do Karma. Aquilo que o homem chama de Misericórdia e Justiça é defeituoso, errante e impuro.

(22) O carma pode ser de três tipos: (a) Presentemente operante nesta vida através dos instrumentos apropriados; (b) aquilo que está sendo feito ou armazenado para ser esgotado no futuro; (c) Carma retido de vida ou vidas passadas e ainda não operando porque inibido pela inadequação do instrumento em uso pelo Ego, ou pela força do carma que agora opera.

(23) Três campos de operação são usados ​​em cada ser pelo Karma: (a) o corpo e as circunstâncias; (b) a mente e o intelecto; (c) os planos psíquico e astral.

(24) O Karma retido ou o Karma presente podem, cada um, ou ambos ao mesmo tempo, operar em todos os três campos de operação cármica ao mesmo tempo, ou em qualquer um desses campos uma classe diferente de Karma daquela que usa os outros pode operar ao mesmo tempo.

(25) O nascimento em qualquer tipo de corpo e a obtenção dos frutos de qualquer tipo de Karma são devidos à preponderância da linha de tendência cármica.

(26) A influência da tendência cármica influenciará a encarnação de um Ego, ou de qualquer família de Egos, por pelo menos três vidas, quando medidas de repressão, eliminação ou neutralização não forem adotadas.

(27) As medidas tomadas por um Ego para reprimir tendências, eliminar defeitos e neutralizar através da criação de diferentes causas, alterarão o domínio da tendência cármica e encurtarão sua influência de acordo com a força ou fraqueza dos esforços despendidos na execução das medidas adotadas.

(28) Nenhum homem, a não ser um sábio ou um verdadeiro vidente, pode julgar o Karma de outro. Portanto, enquanto cada um recebe seus méritos, as aparências podem enganar, e o nascimento na pobreza ou em duras provações pode não ser punição para o mau Karma, pois os Egos encarnam continuamente em ambientes pobres, onde experimentam dificuldades e provações que são para a disciplina do Ego e resultam em força, fortaleza e simpatia.

(29) O Karma Racial influencia cada unidade na raça através da lei da Distribuição. O Karma Nacional opera nos membros da nação pela mesma lei mais concentrada. O Karma Familiar governa apenas com uma nação onde as famílias foram mantidas puras e distintas; pois em qualquer nação onde há uma mistura de famílias – como ocorre em cada período Kali-Yuga – o Karma familiar é em geral distribuído por uma nação. Mas mesmo em tal período algumas famílias permanecem coerentes por longos períodos, e então os membros sentem a influência do Karma familiar. A palavra “família” pode incluir várias famílias menores.

(30) O karma opera para produzir cataclismos da natureza por concatenação através dos planos mental e astral do ser. Um cataclismo pode ser rastreado até uma causa física imediata, como fogo interno e perturbação atmosférica, mas estes foram provocados pela perturbação criada através do poder dinâmico do pensamento humano.

(31) Os egos que não têm nenhuma conexão cármica com uma parte do globo onde um cataclismo está chegando são mantidos fora da operação deste último de duas maneiras: (a) pela repulsão que atua em sua natureza interna e (b) por serem chamados e avisados ​​por aqueles que observam o progresso do mundo.