quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Teosofia - Oração, Karma e Compaixão

 

Quando um desastre atinge nossos semelhantes, seja na forma de desastres naturais, ataques terroristas, acidentes fatais, guerra ou qualquer tipo de catástrofe, o que nós — que nos vemos como pessoas espirituais — podemos fazer a respeito?

Ajuda os sofredores e outras pessoas afetadas por tais tragédias se rezarmos por eles ou enviarmos pensamentos positivos ou “visualizações” em sua direção?

A Teosofia responde – NÃO.

Resumindo a perspectiva teosófica dos ensinamentos de HP Blavatsky, William Q. Judge e dos Mestres da Sabedoria, Robert Crosbie (fundador da Loja Unida de Teosofistas) escreve:

“Ainda estamos imbuídos da velha falácia de orar a algum poder ou ser externo. Nem orações a qualquer suposto Deus, nem mesmo a Mestres, são de qualquer valia. O poder ou existe dentro , ou não existe de forma alguma. Todo o poder que qualquer ser exerce ou pode exercer em qualquer direção é o que ele próprio é capaz de despertar dentro de si mesmo.

“Pensamentos bons e gentis para os outros são bons para aqueles que os pensam, mas eles não têm efeito externo, a menos que o despertador desses pensamentos tenha tanto o conhecimento, a vontade e o poder para direcioná-los; e os seres diferem muito nisso. A maioria dos pensamentos são como bolhas de sabão e não viajam muito longe. Os pensamentos para serem eficazes não devem apenas estar livres de toda a mácula egoísta, mas devem ser sustentados.

“Os Mestres, que de todos os seres são os mais capazes de pensamento sustentado e têm o poder e o conhecimento, não são capazes de afetar as mentes das pessoas do mundo, porque essas mentes estão constantemente cheias de pensamentos ativos e egoístas. Se os Mestres fossem capazes de afetar a humanidade por seus pensamentos, eles não teriam que escrever livros. Se as pessoas, que podem ouvir e ler palavras destinadas a despertar o melhor delas, se beneficiam tão pouco delas, que esperança há no pensamento fugidio?” (“Respostas a perguntas sobre o oceano da teosofia” p. 234)

Quando perguntada se os teosofistas rezam, Madame Blavatsky respondeu: “Nós não rezamos. Nós agimos , em vez de falar ... tentamos substituir orações infrutíferas e inúteis por ações meritórias e produtoras de bem.” (Veja “A Chave para a Teosofia” p. 66)

Vale ressaltar que é a oração peticionária – oração que envolve pedir a Deus ou qualquer outra entidade ou força para fazer algo por si mesmo ou pelos outros – que a Teosofia considera “infrutífera e inútil”. Ela não descarta outras formas mais legítimas de oração, que foram comentadas no artigo Teosofia sobre a Oração . Mas na mente da maioria das pessoas, a oração peticionária é o único tipo de oração. Por que é “infrutífero e inútil” orar dessa forma?

Para tomar um exemplo do budismo, que em alguns aspectos é muito próximo da filosofia teosófica, Buda ensinou que o universo não é criado nem governado por nenhum tipo de Deus. Ele é todo governado por uma LEI absoluta, imutável e impessoal, e não por nenhum Ser.

A Lei do Karma é a realização desta Lei. Como tudo procede infalivelmente de acordo com a Lei do Karma (no passado criamos nosso presente e no presente estamos criando nosso futuro), o budismo ensina que a oração é fútil e sem sentido.

A Lei do destino autocriado, conhecida como Karma (a lei de causa e efeito, ação e reação, sequência e consequência), é o meio pelo qual o universo mantém seu equilíbrio, harmonia e equilíbrio constantes.

Nada pode acontecer fora do Karma. Tudo o que acontece conosco na vida é karmicamente destinado ou karmicamente permitido . Não pode ser de outra forma.

Assim, toda oração peticionária (seja para nós mesmos ou para os outros) é, em última análise, vã e fútil, como Buda ensinou. Tudo procede de acordo com o Karma, quer gostemos ou não, quer acreditemos e aceitemos ou não, e nenhuma quantidade de oração, choro, súplica, súplica, intercessão, afirmação etc. – independentemente de quão sincera e cheia de fé possa ser, ou quão desesperadora a situação possa parecer – pode interromper ou interferir na Lei do Universo. Uma das muitas provas disso é o fato de que virtualmente todas as orações ficam para sempre sem resposta, como qualquer ministro religioso honesto e são prontamente admitirá.

A Lei sabe o que está fazendo e tudo ocorre perfeitamente e na ordem divina, como deveria, embora muitas vezes possa não parecer assim para nossa percepção atualmente limitada.

Como o monge budista Theravada Narada diz em seu livro “O Buda e Seus Ensinamentos” – “Orações peticionais ou intercessórias são denunciadas no budismo e em seu lugar está a meditação que leva ao autocontrole, purificação e iluminação. Tanto a meditação quanto o serviço formam características salientes do budismo.” A mesma coisa pode ser dita da Teosofia.

É triste, mas verdade, que aqueles que se orgulham de sua suposta espiritualidade também são, muitas vezes, alguns dos menos generosos e mais egoístas de todas as pessoas. Quando o desastre acontece, as duas coisas mais eficazes e valiosas que podemos fazer são:

#1. Contribua de qualquer forma – seja por doação de finanças, assistência prática direta, oferecendo um apoio reconfortante e útil aos sofredores, etc. – para o alívio daqueles afetados pela tragédia. “A inação em um ato de misericórdia se torna uma ação em um pecado mortal”, diz “The Voice of The Silence” de HP Blavatsky, onde também é declarado que a Iluminação “é de atos amorosos a criança”.

Não é suficiente para nós apenas conhecer e falar sobre a importância da compaixão e do serviço altruísta... devemos FAZER isso, devemos PROVAR isso, devemos VIVER isso... e até que as pessoas espirituais se tornem “praticantes da Palavra, não apenas ouvintes”, elas nunca poderão esperar ser levadas a sério pelo mundo em geral.

#2. Estude os ensinamentos em profundidade sobre a Lei do Karma e se esforce para obter uma compreensão ainda mais profunda e prática desta grande verdade... não apenas para nosso próprio bem, mas também para que possamos trabalhar sabiamente para colocar esses conceitos na consciência pública e libertar a mente ocidental do pernicioso condicionamento cristão que faz com que muitos atribuam acontecimentos malignos ou infelizes a um "Deus irado" ou a um "Diabo perverso".

Os artigos Uma compreensão correta do carma ,  Perguntas sobre o carma , Não há injustiça , Aforismos sobre o carma e O carma é misericordioso e compassivo?  podem ser úteis a esse respeito, assim como estes Pontos de meditação sobre o carma:

* Tudo o que É, é Karma.

* Karma é tudo.

* Tudo ocorre de acordo com a Lei do Karma.

* A infalível e incrivelmente abrangente Lei de causa e efeito, ação e reação, sequência e consequência.

* A Lei Suprema do Universo.

* O caminho, o meio, o método pelo qual o Universo mantém seu equilíbrio, harmonia e equilíbrio.

* O grande Ajustador.

* O Poder que controla este Universo.

* Cada um de nós está sempre colocando causas em movimento, a cada momento, por meio de cada ação, cada palavra e cada pensamento.

* Toda causa posta em movimento sempre produzirá seu efeito correlativo correspondente.

* Não vos enganeis, a Lei não se deixa escarnecer, pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará... nesta vida ou na outra.

* A Lei do Karma é a Lei do destino autocriado.

* No passado eu criei meu presente e no presente estou criando meu futuro.

* Todos nós temos um “lote” na vida – nosso lote cármico – nosso prarabdha Karma.

* Tudo o que nos acontece é algo que é carmicamente destinado ou carmicamente permitido.

* Nada pode, aconteceu, acontece ou acontecerá fora da Lei do Karma.

* “Não se irrite com o Karma” . . . “A justiça rígida governa o mundo.”

Quando devidamente compreendido junto com seu gêmeo inextricável da Reencarnação , o ensinamento da Lei Kármica será considerado tão lógico, tão autoconsistente, tão filosófico e tão satisfatório para a alma e a inteligência, que os seres humanos descartarão as noções ignorantes de um Deus pessoal ou antropomórfico (semelhante ao humano), a oração peticionária e a injustiça cósmica, em favor da Sabedoria Antiga e Eterna que os Mestres ensinam: "a Vida ÚNICA, a Lei ÚNICA, o Elemento ÚNICO".

Mas quando finalmente aceitarmos que não há de fato nenhuma injustiça real no mundo e que tudo o que uma alma colhe é resultado direto do que ela mesma semeou, que nenhum de nós negligencie por um momento sequer a aplicação prática e sincera da compaixão por todos os que sofrem . Somos sempre capazes de ajudar os outros na exata medida em que seu Karma permitir e, portanto, devemos sempre fazer o máximo.

Os Mestres da Sabedoria por trás do Movimento Teosófico deixam extremamente claro que não acreditam em nenhum Deus pessoal e que não rezam para ninguém ou para nada. Nem HPB. Encontramos o Mestre ou Mahatma M. dizendo que –

“Os Fundadores [ da Sociedade Teosófica ] não rezaram a nenhuma Divindade ao começar a Sociedade Teosófica, nem pediram sua ajuda desde . . . Um senso constante de dependência abjeta de uma Divindade que ele considera como a única fonte de poder faz com que o homem perca toda a autoconfiança e os estímulos à atividade e iniciativa. Tendo começado criando um pai e guia para si mesmo, ele se torna como um menino e permanece assim até a velhice, esperando ser conduzido pela mão nas menores e maiores questões da vida.”

Após ser informada de que os cristãos estariam inclinados a acusá-la e a outros teosofistas de “orgulho e blasfêmia” por sua recusa em oferecer orações, súplicas e adoração a um Deus antropomórfico, HPB responde em “The Key to Theosophy” (p. 71) dizendo: “São eles, ao contrário, que mostram orgulho satânico em sua crença de que o Absoluto ou o Infinito, mesmo que houvesse algo como a possibilidade de qualquer relação entre o incondicionado e o condicionado – se rebaixará para ouvir cada oração tola ou egoísta. E são eles novamente, que virtualmente blasfemam, ao ensinar que um Deus Onisciente e Onipotente precisa de orações proferidas para saber o que ele tem que fazer!”

“Não poderás viajar pelo Caminho antes de te tornares o próprio Caminho.

“Que tua Alma ouça cada grito de dor, assim como o lótus desnuda seu coração para beber o sol da manhã.

“Não deixes que o Sol feroz seque uma lágrima de dor antes que tu mesmo a tenhas enxugado dos olhos do sofredor.

“Mas que cada lágrima humana ardente caia em teu coração e ali permaneça, e nunca a escove, até que a dor que a causou seja removida.”

– “A Voz do Silêncio”, traduzido por HP Blavatsky de O Livro dos Preceitos de Ouro

Quando outros estão sofrendo e em necessidade, não desperdiçamos nosso tempo e energia orando por eles. Aplicamos nosso tempo e energia com sabedoria e eficácia, fazendo tudo o que está ao nosso alcance para ajudar, confortar e ministrar a eles de forma prática e real.

Uma oração que vale a pena ter é “Ajude-me a ajudar os outros!”, mas o único que pode responder a essa oração somos nós mesmos.