sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Teosofia - O Karma é Misericordioso e Compassivo?

 

“O karma é misericordioso e justo. Misericórdia e Justiça são apenas polos opostos de um único todo; e Misericórdia sem Justiça não é possível nas operações do karma. Aquilo que o homem chama de Misericórdia e Justiça é defeituoso, errante e impuro.”

– William Q. Judge, “Aforismos sobre o Karma” (#21)

“Nenhum homem pode receber mais ou menos do que merece sem uma injustiça ou parcialidade correspondente para com os outros; e uma lei que pudesse ser evitada pela compaixão traria mais miséria do que salvaria, mais irritação e maldições do que agradecimentos.”

– HP Blavatsky, “A Chave da Teosofia” p. 216

“Você me pediu para comentar as perguntas enviadas por nosso irmão inglês; particularmente, quanto a “Karma ser tão implacável quanto o Deus da Bíblia”. Mas ele considera que a Misericórdia não se opõe à Justiça, e que a justiça mais plena é a mesma que a misericórdia mais plena? Alguns tomam o significado de Misericórdia como uma fuga permitida dos resultados de uma ação errada; mas isso não seria Justiça, nem seria misericordioso para com aqueles feridos pela ação errada. Ele deveria se lembrar da definição de Karma: uma tendência inabalável e infalível no Universo para restaurar o equilíbrio, que opera incessantemente. Karma é uma lei inerente e sua operação deve, portanto, ser impessoal. Alguns podem considerar isso “implacável”, mas isso seria apenas porque desejam escapar de consequências desagradáveis. . . . Karma significa simplesmente “ação” e sua consequente “reação”. Não há Karma a menos que haja um ser para fazê-lo ou sentir seus efeitos; efeitos desagradáveis ​​predicam causas que enviam desagradabilidade ao mundo, afetando outros, e encontrando a restauração do equilíbrio no ponto de perturbação. Pode haver, então, apenas uma consideração, e essa é, Justiça. Por que deveríamos desejar que qualquer coisa além de Justiça seja feita?”

– Robert Crosbie, “O Filósofo Amigável” p. 30-31

As doutrinas gêmeas do Karma e da Reencarnação estão no centro e no coração da Teosofia. A Lei do Karma – chamada de “Lei Suprema do Universo” nos ensinamentos teosóficos – foi discutida e explicada em alguma profundidade em vários artigos neste site, particularmente A Right Understanding of Karma , Questions about Karma e There is No Injustice . No “Theosophical Glossary”, HP Blavatsky resume assim:

“Existe o Karma do mérito e o Karma do demérito. O Karma não pune nem recompensa, é simplesmente a única LEI Universal que guia infalivelmente, e, por assim dizer, cegamente, todas as outras leis que produzem certos efeitos ao longo dos sulcos de suas respectivas causas. Quando o budismo ensina que “o Karma é aquele núcleo moral (de qualquer ser) que sozinho sobrevive à morte e continua em transmigração” ou reencarnação, significa simplesmente que não resta nada depois de cada Personalidade, exceto as causas produzidas por ela; causas que são imortais, ou seja , que não podem ser eliminadas do Universo até que sejam substituídas por seus efeitos legítimos, e eliminadas por eles, por assim dizer, e tais causas – a menos que compensadas durante a vida da pessoa que as produziu com efeitos adequados, seguirão o Ego reencarnado, e o alcançarão em sua reencarnação subsequente até que uma harmonia entre efeitos e causas seja totalmente restabelecida.”

Há muitas pessoas que dizem: “Esse ensinamento sobre o Karma parece tão rigoroso e sem amor. É como o “olho por olho e dente por dente” do Antigo Testamento. Se realmente existe algo como a Lei do Karma, então ela certamente deve ser compassiva e misericordiosa e não fria, sem coração e punitiva.”

Em outras palavras, eles realmente não acreditam no valor e na virtude da justiça perfeita e prefeririam que eles próprios e outros pudessem escapar de suas más ações e ações imprudentes com apenas um leve tapa no pulso ou talvez nem isso. Essa mentalidade é amplamente encontrada entre aqueles de origem cristã e é totalmente estranha ao modo de pensar budista ou hindu. O cristão, criado com a crença absurda e ilógica em um Deus pessoal e antropomórfico com sentimentos e emoções semelhantes aos humanos, e a possibilidade de escapar e evadir eternamente os resultados e efeitos dos próprios pecados em um instante dizendo "Perdoe-me, Senhor!" ou aceitando a doutrina de expiação vicária de Santo Anselmo, sente que ele ou ela tem o direito de ter a justiça cósmica de lado e ficar em segundo plano.

Mas, como toda experiência de vida mostra, as coisas simplesmente não funcionam assim.

O fato é que o Karma só é “frio, sem coração e punitivo” se nós o formos. E mesmo assim, não é o Karma em si que pode ser descrito ou visto em tais termos, já que o Karma é meramente a Lei impessoal e imutável inerente ao Universo que trabalha incessantemente para assegurar o equilíbrio, a harmonia e o equilíbrio do Universo, fazendo o ajuste perfeito do efeito à causa, da reação à ação e da consequência à sequência. Não existe efeito sem causa, assim como não existe causa sem efeito.

No capítulo sobre “Karma” em “O Oceano da Teosofia”, William Judge escreve que “em nenhum lugar há qualquer resposta ou alívio, exceto na antiga verdade de que cada homem é o criador e modelador de seu próprio destino, o único que põe em movimento as causas de sua própria felicidade e miséria. Em uma vida ele semeia e na próxima ele colhe. Assim, para sempre, a lei do Karma o conduz. O Karma é uma lei benéfica, totalmente misericordiosa, implacavelmente justa, pois a verdadeira misericórdia não é favor, mas justiça imparcial.”

Um inquiridor perguntou uma vez: “Que lugar têm a misericórdia e o perdão na Teosofia, e eles são consistentes com o Karma?” A isto, o Sr. Judge respondeu:

“Misericórdia e perdão devem ter o lugar mais alto naquele ramo da Teosofia que trata da ética aplicada à nossa conduta. E se não fosse pela misericórdia perfeita do Karma — que é misericordioso porque é justo — deveríamos ter sido eliminados da existência há muito tempo. O próprio fato de que o opressor, o injusto, o perverso, vivam suas vidas é prova de misericórdia no grande coração da Natureza. Eles recebem, assim, chance após chance de recuperar seus erros e subir, mesmo que seja na escada da dor, até o auge da perfeição. É verdade que o Karma é justo, porque exige pagamento até o último centavo, mas, por outro lado, é eternamente misericordioso, pois paga infalivelmente suas compensações. Nem a proteção da dor necessária é verdadeira misericórdia, mas é de fato o oposto, pois às vezes é somente por meio da dor que a alma adquire o conhecimento e a força precisos de que necessita. Na minha opinião, misericórdia e justiça andam de mãos dadas quando o Karma emite seus decretos, porque essa lei é precisa, fiel, poderosa e não está sujeita à fraqueza, à falha de julgamento, à ignorância que sempre acompanham o funcionamento do julgamento e da ação humana comum.”

Em outra ocasião, em “Forum Answers”, o Sr. Judge declarou que “A lei do Karma não deve ser considerada uma lei de retaliação, porque a retaliação novamente infere a ação de um ser e não o funcionamento da lei. Karma é o funcionamento do efeito a partir da causa, bem como a criação da causa da qual um efeito deve seguir. Portanto, o Karma é completamente misericordioso, porque a justiça e a misericórdia em seu aspecto mais elevado são uma. O resultado exato deve seguir a causa, e de cada ato fluirão muitos efeitos, bons e ruins.”

Alguém admiravelmente comentou conosco um dia: “Se eu tivesse a habilidade, eu pouparia todos aqueles que me prejudicaram ou me machucaram de alguma forma de ter que experimentar todo o sofrimento e efeitos desagradáveis ​​que podem resultar de suas ações contra mim. Eu não quero que ninguém sofra, nem mesmo aqueles que me fizeram sofrer. Então não é o caso de que até eu sou mais misericordioso e compassivo do que a Lei do Karma?”

Em certo sentido, sim, já que essa atitude demonstra uma verdadeira compaixão sincera que é nada menos que divina. Mas três coisas importantes devem ser mantidas em mente:

#1. Se acontecesse que uma causa pudesse ser posta em movimento sem nunca ter seu efeito correlativo correspondente retornando ao ponto de origem – ou seja, o criador da causa – então todo o Universo deixaria de existir imediatamente, já que sua própria continuidade e existência depende dessa Lei sempre atuante de equilíbrio e ajuste perfeitos. Se isso pudesse ser derrubado em um caso pequeno, tudo seria instantaneamente jogado no caos.

#2. Karma, como é constantemente reiterado, é uma Lei e não tem semelhança ou similaridade com qualquer tipo de ser, entidade ou personalidade, nem é produzido ou inventado por qualquer Ser ou Deus. “KARMA é uma lei Absoluta e Eterna no Mundo da manifestação; e como só pode haver um Absoluto, como Uma Causa eterna e sempre presente, os crentes em Karma não podem ser considerados Ateus ou materialistas – ainda menos como fatalistas: pois Karma é um com o Incognoscível, do qual é um aspecto em seus efeitos no mundo fenomenal. . . . A VIDA ÚNICA está intimamente relacionada à lei única que governa o Mundo do Ser – KARMA. . . . Dizer àqueles ignorantes do real significado, características e terrível importância desta lei eterna e imutável, que nenhuma definição teológica de uma divindade pessoal pode dar uma ideia deste Princípio impessoal, mas sempre presente e ativo, é falar em vão.” (HP Blavatsky, “A Doutrina Secreta” Vol. 2 p. 305-306, Vol. 1 p. 634) Não há Ser por trás do Karma, mas o Karma está por trás de todos os seres.

#3. Não estamos em posição, com nossa percepção finita das coisas, de sermos capazes de julgar ou saber o que é melhor para a evolução interior ou “evolução da alma” dos outros. Se tivéssemos o poder, e o exercitássemos, de livrar os outros de terem que enfrentar e experimentar seu Karma possivelmente doloroso e desagradável, estaríamos involuntariamente roubando deles uma oportunidade importante de aprender, desenvolver e progredir. Tudo na vida pode ser usado e aplicado nessa direção e tudo na vida é Karma, pois nada pode acontecer fora da Lei do Karma, o que significa que na realidade não há injustiça, mas que tudo é exatamente como nós mesmos fizemos que fosse.

Aprendemos muito mais com e em nossas experiências de dor e sofrimento do que com nossas experiências de prazer e felicidade. Nossas lições mais valiosas e duradouras são frequentemente aprendidas como resultado de sofrimento profundo. Claro, este não é um conceito popular hoje, mas é a verdade e sempre foi reconhecido como tal em qualquer filosofia espiritual digna desse nome.

“A miséria, a tristeza e o sofrimento têm uma missão. Geralmente é apenas a miséria que trazemos sobre nós mesmos que nos faz parar de fazer o errado, olhar ao redor e perguntar e ver o que é certo. É por nossos erros que aprendemos a ver a diferença entre o certo e o errado, e ver essa diferença é toda a história do progresso. Temos que ser capazes de dizer a diferença . É somente através dos “opostos” – a percepção deles e o emprego deles – que qualquer ser pode crescer. Sempre tem que haver dualidade na natureza. Todos os seres humanos são Um em espírito, duais em expressão. Sempre há o ator e algo para agir. Sempre há os dois – Purusha , o espírito, e Prakriti , a matéria – não duas coisas separadas, mas dois aspectos de uma e a mesma coisa. Nenhuma percepção é possível a menos que tenhamos essa dualidade. Temos que experimentar a escuridão primeiro para ver a luz, e assim com os opostos de prazer e dor. Sem dor não poderíamos entender o prazer; sem prazer não poderíamos entender a dor. O que está por trás de todo avanço na inteligência, do mais baixo ao mais alto, é a percepção adquirida por aquilo que age a partir daquilo que é afetado.”

– Robert Crosbie, “A Causa da Tristeza” (“The Friendly Philosopher” p. 245)

Então, o Karma é misericordioso e compassivo? A resposta é que o Karma é a própria Misericórdia perfeita. O Karma é a própria Compaixão perfeita. E isso porque o Karma é a própria Justiça perfeita. Se fosse algo menos que a Justiça pura, perfeita e requintada, não seria misericordioso ou compassivo. E por que desejaríamos que fosse algo menos que perfeitamente justo, tanto para nós quanto para os outros? Ele sempre funciona para o bem maior de todos e é isso que devemos desejar para todos. A outra atitude é o produto de uma compreensão distorcida por dogmas religiosos não filosóficos que levam invariavelmente à irresponsabilidade e à decadência moral.

Quando paramos e pensamos sobre isso, se causamos sofrimento e dor a alguma outra alma ou almas preciosas, por que deveríamos ser capazes de simplesmente escapar impunes e simplesmente sair eternamente impunes de uma vida para outra, sem nunca ter que expiar ou dar o troco por nenhuma de nossas ações erradas ou prejudiciais? É como dizer que, como uma alma humana reencarnada, temos o direito de causar sofrimento e o direito de nunca ter que experimentar o sofrimento nós mesmos. Provavelmente todos os que estão lendo isso concordarão que isso simplesmente não parece certo. Então, como Crosbie pergunta, "Por que deveríamos desejar qualquer coisa além de que a Justiça seja feita ?"

Em “A Luz da Ásia”, a interpretação poética de Sir Edwin Arnold da vida e dos ensinamentos de Gautama Buda, o Iluminado, declara:

Ho! Vós que sofreis! sabei

Vós sofreis por vós mesmos. Ninguém mais obriga,

Nenhum outro vos sustenta que vivais e morrais,

E girar na roda, e abraçar e beijar

Seus raios de agonia,

Seu cansaço de lágrimas, sua nave de nada.

Eis que vos mostro a Verdade! Mais baixo que o inferno,

Mais alto que o céu, fora das estrelas mais distantes,

Mais longe do que Brahm habita,

Antes de começar, e sem fim,

Como espaço eterno e como certeza certa,

É fixado um Poder divino que move para o bem,

Somente suas leis perduram. . . .

Esta é a sua obra sobre as coisas que vocês veem:

As coisas invisíveis são mais; os corações e mentes dos homens,

Os pensamentos dos povos e seus costumes e vontades,

A grande Lei também os vincula.

Sem ser visto, ele te ajuda com mãos fiéis,

Inaudita, ela fala mais forte que a tempestade.

Piedade e amor são do homem porque o estresse prolongado

Massa cega moldada para formar.

Não será desprezado por ninguém;

Quem o frustra perde, e quem o serve ganha;

O bem oculto é pago com paz e bem-aventurança,

O doente oculto com dores.

Ele vê em todos os lugares e comercializa tudo;

Faça o certo – isso recompensa! Faça o errado –

A retribuição igual deve ser feita,

Embora o DHARMA dure muito.

Não conhece ira nem perdão; é totalmente verdadeiro

Suas medidas medem, sua balança impecável pesa;

Os tempos são como nada, amanhã ele julgará,

Ou depois de muitos dias.

Com isso a faca do assassino o esfaqueou;

O juiz injusto perdeu seu próprio defensor;

A língua falsa condena sua mentira; o ladrão rastejante

E roubar spoilers, para renderizar.

Tal é a Lei que conduz à justiça,

Que ninguém pode, no final, desviar ou ficar;

O coração disso é o amor, o fim disso

Paz e Consumação são doces. Obedeça!

“O karma não cria nada, nem projeta. É o homem que planeja e cria causas, e a lei kármica ajusta os efeitos; esse ajuste não é um ato, mas uma harmonia universal, tendendo sempre a retomar sua posição original, como um galho que, dobrado com muita força, ricocheteia com vigor correspondente. Se acontecer de deslocar o braço que tentou dobrá-lo para fora de sua posição natural, diremos que foi o galho que quebrou nosso braço, ou que nossa própria loucura nos trouxe sofrimento?”

“O único decreto do Karma – um decreto eterno e imutável – é a Harmonia absoluta no mundo da matéria, assim como no mundo do Espírito. Não é, portanto, o Karma que recompensa ou pune, mas somos nós que recompensamos ou punimos a nós mesmos de acordo com se trabalhamos com, através e junto com a natureza, obedecendo às leis das quais essa Harmonia depende, ou – as quebramos. . . . Com o conhecimento correto, ou pelo menos com uma convicção confiante de que nossos vizinhos não trabalharão mais para nos prejudicar do que pensaríamos em prejudicá-los, os dois terços do mal do Mundo desapareceriam no ar. Se nenhum homem machucasse seu irmão, Karma-Nemesis não teria nem motivo para trabalhar, nem armas para agir.”

– HP Blavatsky, “A Doutrina Secreta” Vol. 2, p. 305, Vol. 1, p. 643

Outro ponto importante que podemos levantar é este: se não é misericordioso ou compassivo que uma pessoa colha a fruição plena e exata de seu Karma negativo , então é igualmente errado que ela colha a fruição plena e exata de seu Karma bom e positivo . É duvidoso que os objetores tenham parado para pensar sobre isso, nem que eles ficariam muito entusiasmados com a perspectiva de perder sua devida recompensa. Da mesma forma, não deveríamos desejar perder nossa devida "punição" também. Se sabemos que fizemos algo errado ou causamos sofrimento a outros de alguma forma, então devemos ser decentes e maduros o suficiente para sermos capazes de dizer: "É certo que eu sofra. O Karma resolverá tudo à sua maneira e eu desejo que nada além de Justiça perfeita seja feita, como certamente acontecerá."

Como é muito corretamente dito em “O Oceano da Teosofia”, “Somente na reencarnação está a resposta para todos os problemas da vida, e nela e no Karma está a força que fará os homens perseguirem de fato a ética que eles têm em teoria.” (p. 64) Karma é a doutrina da Responsabilidade e Reencarnação é a doutrina da Esperança. Elas estão inextricavelmente interligadas, pois você não pode ter uma sem a outra.

Curiosamente, mesmo o sentimento que muitas pessoas têm de não terem merecido seus sofrimentos na vida e de sua experiência de vida, portanto, ser inerentemente injusta ou injusta — esse sentimento e crença nos chamados “sofrimentos imerecidos” — tem seu alívio e cura na vida após a morte, no estado celestial do Devachan. Nesse estado de bem-aventurança entre as encarnações terrenas, a alma — o Manas reencarnado, o Ego imortal, ainda misturado no Devachan com elementos do eu pessoal da vida que acabou de viver — recebe sua própria compensação cármica pelo sentimento de ter recebido sofrimentos imerecidos . Nenhum sofrimento é realmente imerecido ou imerecido, ensina a Teosofia, mas se alguém realmente acredita que eles são assim, sua bem-aventurança devachânica curará essa ferida psíquica. Isso, que pode ser lido mais adiante no artigo Pode haver sofrimento imerecido?, é mais um exemplo de que a Lei Universal é de fato da natureza da verdadeira misericórdia e compaixão divinas.

Mas há outro fator que não devemos nos permitir perder de vista: o que é Karmicamente devido a nós PODE ser potencialmente mudado, no sentido de modificado para melhor ou pior. Uma causa, uma vez posta em movimento, não permanece como um tipo de coisa estática, imóvel, sem vida e mecânica. Em vez disso, como afirma o ensaio sobre “Karma” no final de “Light on The Path”, todo o futuro está em continuidade ininterrupta com o passado – não uma separação mecânica dele. Estamos sempre colocando novas causas em movimento e essas novas causas afetam tudo . Os aforismos 13 e 27 em “Aphorisms on Karma” de William Judge elaboram um pouco sobre a possibilidade de neutralizar parte do Karma que nos é devido:

“Os efeitos [ isto é, decorrentes de causas que foram postas em movimento ] podem ser neutralizados ou mitigados pelos pensamentos e atos de si mesmo ou de outro, e então os efeitos resultantes representam a combinação e interação de todo o número de causas envolvidas na produção dos efeitos.”

“Medidas tomadas por um Ego para reprimir tendências, eliminar defeitos e neutralizar estabelecendo diferentes causas, alterarão o domínio da tendência cármica e encurtarão sua influência de acordo com a força ou fraqueza dos esforços despendidos na execução das medidas adotadas.”

Seu artigo intitulado “Karma” também fala brevemente de um tipo de “transmutação” do Karma. Mas nada disso se relaciona com os conceitos populares da Nova Era de transmutar o Karma literalmente deletando ou apagando e, portanto, evadindo e escapando completamente dele, seja por mantras, afirmações, “decretos”, visualização do fogo violeta ou chama violeta, ou qualquer outra coisa. Isso não faz parte dos ensinamentos teosóficos. É ensinado, no entanto, que à medida que modificamos, melhoramos e melhoramos a nós mesmos, estamos modificando, melhorando e melhorando nossas futuras experiências cármicas até pelo menos um pouco. Da mesma forma, algo que pode ser quase insuportável para nós se viesse hoje pode ser muito mais suportável e menos severamente sentido no futuro, se entre agora e então estivermos trabalhando para melhorar, purificar, elevar e espiritualizar a nós mesmos em todos os sentidos e desenvolver as virtudes e a bondade reconhecidas por todas as religiões em todas as eras. Mas crucialmente, não se pode realmente ter sucesso em tais medidas se o motivo para fazê-lo for apenas diminuir egoisticamente nosso próprio sofrimento pessoal. No entanto, não se pode dizer que seja "ruim" adotar tal abordagem, como pode ser visto nas palavras de William Judge abaixo.

“O teosofista prático fará bem se seguir o conselho dos Mestres, agora impresso há muitos anos, para espalhar, explicar e ilustrar as leis do Karma e da Reencarnação para que possam entrar na vida das pessoas. O ocultismo técnico e todas as seduções da Luz Astral podem ser deixados para outras épocas. Os pensamentos dos homens devem ser afetados, e isso só pode ser feito agora dando-lhes essas duas grandes leis. Elas não apenas explicam muitas coisas, mas também têm um poder inerente devido à sua verdade e à sua conexão íntima com o homem, para compelir a atenção. Uma vez ouvidas, raramente são esquecidas e, mesmo se rebeladas, têm um poder misterioso de permanecer na mente do homem, até que, finalmente, mesmo contra sua primeira determinação, ele seja forçado a aceitá-las. A apreciação da justiça é comum a todos, e a justiça exata do Karma apela até mesmo à pessoa que é infeliz o suficiente para estar passando por uma punição pesada; mesmo que, ignorando a justiça, ele faça o bem para fazer um bom Karma, isso é bom, pois ele renascerá em condições que podem favorecer o surgimento de motivos altruístas.”

– William Q. Judge, “Teosofia Prática”