Reeducar adultos, despertar os valores e qualidades positivas, latentes no íntimo da criatura. Leva-los a dinamizar, coordenar e expressar toda capacidade construtiva. Dar senso de liberdade e responsabilidade. Apagar superstições, esclarecer, levar ao uso da arte de bem pensar. Essas e outras tarefas que escapam aos dados estatísticos, são feitos desses 81 anos decorridos, e muito mais precisa ser realizado nos anos vindouros.
A filosofia Supermentalista, em sua amplitude e profundidade, abre horizontes de pesquisa e conhecimento. A psicologia do comportamento, daí emanada, é a chave de recuperação para a vida. Tudo é festejado, ano após ano, congregando corações jubilosos e abrindo oportunidade para outros. Na eternidade o tempo não se conta pelo nosso calendário, e sim pelos feitos.
“O destino do homem é criar a si próprio; ele é o filho de suas obras.” - Afirma Eliphas Levi.
O Supermentalismo leva-nos a conhecer os princípios e leis que regem o homem, sua conduta e relações com seus semelhantes, origem e constituição integral, além de sua posição no esquema cósmico. Nessa comunhão de pensar, sentir e querer, vivemos e construímos, crescemos e progredimos no ritmo do ideal Supermentalista – Força irresistível de progresso.
Fraternalmente.
A Educação como Instrumento de Transformação, a Verdadeira Caridade
“...o nosso nome, Nirmanakaia, está intimamente ligado ao ideal de compaixão ou caridade. Entretanto não pretendemos dar muletas ou paliativos ao homem que se encontrar enfraquecido. Pois julgamos que se assim o fizéssemos estaríamos agravando sua situação de miséria. Queremos, por outro lado, mostrar-lhe o que pode fazer para tornar-se forte. Ou noutra palavra, ensinar-lhe, como, do ponto de vista prático pode mudar da posição de sofredor das fatalidades a criador de oportunidades.”
O Princípio da Tolerância segundo
Swami Vivekananda
“O Cristão não precisa tornar-se um Hindu ou um Budista, nem um Hindu ou Budista se tornar um Cristão. Mas cada um deve assimilar o espirito do outro e ainda preservar sua individualidade e crescer de acordo com sua própria lei. Se o Parlamento das Religiões mostrou alguma coisa para o mundo, foi o seguinte: Ele provou para o mundo que santidade, pureza, e caridade não são posse exclusiva de nenhuma igreja no mundo, e que todo sistema produziu homens e mulheres de caráter elevado. Em face desta evidencia, se alguém sonha com a sobrevivência exclusiva da sua própria religião e a destruição das outras, Eu tenho pena dele do fundo do meu coração, e aponto para fora dele sobre a bandeira de toda religião, onde será escrito brevemente com ressentimento da resistência: “Ajuda e não Luta”, “Assimilação e não Destruição”, “Harmonia e Paz, e não Dissenção”.
Nirmanakaia
O sentido fundamental da espiritualidade é a vivencia do Divino através homem. Evidentemente existem diversas tradições que propõem diferentes métodos para que o homem viva e una-se a Divindade. Contudo, o mais importante, o objetivo, permanece o mesmo, e para um observador atento, termos em línguas diferentes se revelarão com um mesmo significado. Um dos termos chaves na tradição ocidental é, Cabalá, palavra hebraica que significa recepção, significado de grande importância para o buscador. Visto que, pode-se dizer que toda a espiritualidade versa sobre como devemos nos preparar para receber a Divindade.
Há duas premissas fundamentais no esoterismo, ou seja neste conhecimento que permanece oculto ao imediatismo dos sentidos materiais, a saber; o parentesco do homem com a Divindade e a unidade fundamental de todas as coisas. Neste sentido quando Platão nos fala da “região das idéias perfeitas” ele está se referindo a este ponto onde o homem encontra Deus em si mesmo. E uma vez desperto, para a realidade de sua descendência, o homem há de perceber a sua identidade para com todos os seus irmãos, vivenciando, em fim, a unidade de toda a criação do Supremo Arquiteto do Universo.
A propósito, aqui nesta venerável fraternidade, o Tattwa Nirmanakaia, vivemos esta unidade fundamental de diversas formas. A começar pelas diferentes tradições, a judaico-cristã e a indu que aqui se encontram em um só significado. Predicado este que devemos ao Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, uma vez que, nosso Tattwa, nasceu desta admirável Ordem, e segue seus preceitos. Destacamos um revelador parágrafo de uma carta escrita pelo fundador do Círculo Esotérico, nosso amado Irmão Maior Antônio Olívio Rodrigues, na qual fala sobre o inicio de sua carreira;
“Certa ocasião, devia ser pelo ano de 1905 (não me recordo agora a data), estava eu, a tardinha, contemplando, de uma janela, o firmamento, como que a perscrutar os abismos do infinito. Surgiu, então, em meu espírito a idéia vaga de uma sociedade em que todos os amantes da Verdade pudessem abrigar-se, sem distinção de casta, raça, cor, religião, sexo, credo politico ou filosófico, e comungassem nos mesmos ideais.”
Portanto o ideal da unidade fundamental de todas as coisas, donde floresce a tolerância, é o fundamento de nossa escola iniciática, Ideal Superior inspirado no que há de mais sublime em nós, o Deus vivo. Voltemo-nos agora ao nome desta augusta irmandade, o Tattwa Nirmanakaia. Vejamos o seu significado e como ele se insere neste contexto.
Tattwa é palavra sânscrita, e de acordo com a nossa tradição, significa, centro de irradiação mental. Já Nirmanakaia, outra palavra sânscrita, é um conceito utilizado no Budismo Mahaiana e significa o último dos três corpos, ou modos de ser do Buda, ou seja, o modo terreno. Segundo esta tradição o Buda histórico ou sua manifestação física, foi um Nirmanakaia. Sendo que, o mesmo conceito também se aplica a outros mestres. O fundamental é que o termo se refere a um ser que atingiu o Nirvana, ou estado de plenitude espiritual, mas decidiu voltar ao plano terreno para ajudar ativamente os que ainda não foram Iluminados e sofrem.
Desta forma o nosso nome, Nirmanakaia, está intimamente ligado ao ideal de compaixão ou caridade. Entretanto não pretendemos dar muletas ou paliativos ao homem que se encontrar enfraquecido. Pois julgamos que se assim o fizéssemos estaríamos agravando sua situação de miséria. Queremos, por outro lado, mostrar-lhe o que pode fazer para tornar-se forte. Ou noutra palavra, ensinar-lhe, como, do ponto de vista prático pode mudar da posição de sofredor das fatalidades a criador de oportunidades.
Em nossa sociedade ensinamos o Supermentalismo. Ou seja a arte de dominar a mente e direciona-la aos planos mais elevados. Nosso estudo é prático, e portanto demonstrativo do extraordinário poder da mente humana. Não é dogmático, ou sectário, pois não se opõe as possíveis crenças dos praticantes, mas direciona-os sempre ao pensamento mais elevado, afim de que vivam o que há de melhor em sua tradição e em última análise em seu próprio âmago.
O objetivo é elevarmo-nos ao Eu Superior, ou seja a essência Divina que habita em nós, a fim de se obter o estado de Iluminação. Para tanto é preciso conquistar as condições necessárias para que se possa receber tal graça sublime, isto é, por-se em equilíbrio mental, emocional e físico. E é neste ponto que está o trabalho de nossa sociedade, que é orientar homens e mulheres que buscam o seu auto aperfeiçoamento, pois é melhorando o indivíduo que pretendemos contribuir para uma sociedade melhor. A respeito deste processo sitamos um interessante trecho de um texto do Fundador do Tattwa Nirmanakaia Dr. Gérson Paula Lima:
“O estudo do SUPERMENTALISMO ou do Esoterismo, nos conduz ao sentimento de responsabilidade por todas as nossas atitudes, constatando os efeitos produzidos no mundo invisível por todos os nossos pensamentos, cujas conseqüências retroagem sobre o emissor; reações essas que se estabelecem, sistematicamente, com os nossos pensamentos, palavras e atos, refletindo-se em todas as circunstâncias de nossa vida. Por isso é que o sucesso na vida depende da particular aplicação dos nossos estados mentais; fundamentando-se o princípio SUPERMENTALISTA em que “todo desejo é uma corrente mental carregada de poder” e que “o pensamento atrai do seio da natureza as circunstâncias e situações congêneres”.”
Cabe aqui ressaltar que o objetivo do Ocultismo, nada mais é do que trazer a tona o homem que permanece oculto ao próprio homem. É como o que foi escrito, em tempos longínquos, no frontispício do Templo de Delfos dedicado ao deus Apolo, o deus da Luz; “conhece-te a ti mesmo, que conheceras o universo e os deuses”. O grande segredo de ordem prática é que para vencermos nossas fraquezas devemos fortalecer as virtudes opostas. E justamente para a realização de Deus, o Espírito Infinito, no homem, é necessário que este viva e busque, a virtude das virtudes, a essência divina, o amor, este que torna-se visível e compreensível aos olhos materiais sob a forma de Caridade. Ai está a grande Chave. Logo colocar-se em condições de receber a divindade, é guardar no templo do nosso ser este nobre ideal que é Nirmanakaia, ou seja o auxilio ao próximo na percepção de que somos todos um único ser.
O AUTODOMÍNIO
Para o aspirante espiritualista nada há mais importante do que o autodomínio. Entretanto, do ponto de vista prático, o controle dos pensamentos assim como das emoções demonstra-se uma tarefa árdua. Para vencer esta batalha é necessário que o postulante adquira o conhecimento correto sobre a constituição do seu ser. Um primeiro ponto, de importância capital, é a mente. Sendo esta, de acordo com o ensinamento Supermentalista, subdividida em; consciente, subconsciente e Superconsciente.
O consciente é o nosso estado de vigília, momento no qual usamos os cinco sentidos para perceber e interagir com o mundo a nossa volta. O subconsciente é uma memória emocionalmente estruturada, onde ficam registradas as nossas experiências, sendo que as vivencias mais marcantes, ai impressas, influem continuamente sobre o consciente. Desta forma determinam-se preferências, medos, desejos, em fim reações emocionais de todos os tipos. Estes dois “departamentos”, o consciente e o subconsciente, formam a personalidade, o eu exterior. Já o Superconsciente é o plano essencial do ser, o Eu Interior, ou o Deus vivo em cada ser humano, que traduz-se como um modelo divino a ser cumprido.
Por conseguinte a tarefa daquele que busca a espiritualidade é inspirarse neste plano Superconsciente, a essência do ser, ou o seu espírito. E através dos princípios que ai forem desvendados, vencer as tendências negativas de sua personalidade. Para tanto, na edição n°6 do nosso Boletim, trazemos Os Doze Preceitos Supermentalistas, e as Afirmações Recomendadas, princípios fundamentais colhidos neste plano essencial, guias para plantarmos em nossa mente a semente correta a fim de obtermos a boa colheita.
História
A história do Tattwa Nirmanakaia está intimamente ligada ao saudoso Dr. Gérson Paula Lima.
O Dr. Gérson Paula Lima, Mentor Espiritual do Tattwa Nirmanakaia, e um de seus fundadores, nasceu em 15 de maio de 1900 no estado do Amazonas. Nosso Mestre teve vida relativamente curta, mas de grande intensidade. Faleceu aos 54 anos, no entanto deixou esta obra maravilhosa que é a Sociedade Scientífica Supermentalista Tattwa Nirmanakaia.
O nosso Venerável Dr. Gérson lutou muito para conseguir tudo o que queria, e conseguiu. Sua vida foi pautada pelo amor aos estudos, ao trabalho, à família e ao seu ideal, o maior objetivo de sua vida, a fundação de uma sociedade que tivesse um cunho espiritual-científico. Esta sociedade deveria ser também uma escola de reeducação mental para todos que se associassem a ela. Não poderia haver nela nenhum preconceito de crença, religião ou raça. E como o nosso idealizador foi um homem que aplicava tudo de bom e útil que aprendia, ele usou de todos os esforços e de todo conhecimento para alcançar o seu ideal.
Porém, antes da fundação do Tattwa Nirmanakaia, o Dr. Gérson, já participava ativamente do Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, através de um outro Tattwa chamado, Tattwa “Luz” AOR, do Rio de Janeiro. Lá ele fazia parte da diretoria como tesoureiro, junto com ele estava o presidente deste Tattwa Elyseu Domingues Sant'Anna que neste momento era o Delegado Geral do Círculo Esotérico no Rio de Janeiro.
Um pouco mais tarde, aos 26 anos, o nosso caríssimo Dr. Gérson participou da fundação do Tattwa Nirmanakaia na qualidade de Delegado do Círculo Esotérico junto a esta nobre sociedade que acabava de nascer. Vejamos um trecho extraído de documentos do Círculo Esotérico:
“INAUGURAÇÃO DO TATTWA “NIRMANAKAIA” DO RIO DE JANEIRO
A 28* de Outubro p. p., no segundo andar do magnífico edifício da rua Primeiro de Março nº 4, na Cidade do Rio de Janeiro, Capital da Republica dos Estados Unidos do Brasil, foi, com grande pompa e assistência numerosa e escolhida, inaugurado o Tattwa “Nirmanakaia”, filiado ao Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento.
As vinte horas e meia, o Sr. Dr. Benjamin de Araújo Coriolano (então Delegado Geral do Círculo Esotérico no Rio de Janeiro) deu inicio aos trabalhos, obedecendo ao ritualismo exigido em tais casos.
A seguir, com palavras de encorajamento a cada um, deu posse aos Diretores do Tattwa, que são os seguintes irmãos: Presidente, Dr. Valério Dods Guerra; Instrutor, Dr. Lopes Ferraz; Delegado do Círculo junto ao Tattwa, Gérson Paula Lima; Secretário Geral, Theotimo Silva; 2º Secretário, José Paiva Netto; Orador oficial, Dr. Alfredo Augusto Franco; Tesoureiros, Pedro de Andrade e Horácio Cordovil; Bibliotecário-procurador, Lourenço Teixeira Enveneiro.” Revista, O Pensamento, Dezembro de 1926. Acervo do Tattwa Nirmanakaia.
Como se vê o primeiro presidente do Tattwa Nirmanakaia foi o Dr. Valério Dods Guerra, contudo um ano após, no primeiro aniversário do Tatwa, o Dr. Gérson já aparece como presidente e delegado do Círculo junto ao Tatwa Nirmanakaia. Posição que assumiu até o final de sua vida.
O menino de 14 anos que outrora chegara do Ceará, sozinho, para viver na grande cidade do Rio de Janeiro, havia ficado para trás. Era agora, um homem que sabia o que queria e que via todos os seus esforços recompensados. Mas ele pressentia que a luta estava só começando e um novo objetivo, o de tornar-se médico, foi sua próxima meta. Como havia acabado de fundar uma sociedade supermentalisata optou pela Psiquiatria e também pela medicina Homeopática.
O engraxate, o caixeirinho de venda, o barbeiro, o auxiliar de alfaiate, o professor e o médico foram algumas das diversas fases de sua vida. Também foi estudante persistente das forças ocultas, das forças magnéticas, e sobretudo um pesquisador incansável das forças mentais. Divulgador das obras de nossos mestres Eliphas Levi, Prentice Mulford e Swami Vivekanada por eles tinha verdadeira admiração, tanto que em sua homenagem fez um acróstico para Eliphas com os nomes dos seus sete primeiros filhos. Mas, como foi pai de 14, continuou homenageando os mestres. Em cada um que nascia colocava o nome de um deles. Chegou a fazer, com a inicial dos nomes dos filhos outro acróstico: Levi.
Procurava ajudar a todos que lhe pediam ajuda. Encaminhou muitos em suas vidas através de seus conselhos e vibrações mentais. Fez da família, dos amigos e do trabalho sua fonte de alegria e prazer. Estudou como só os bem dotados sabem fazer e, acima de tudo, amou com toda a grandeza de sua alma. O amor universal sempre foi a sua bandeira.
Nas palavras do seu principal discípulo e sucessor na presidência do Tattwa Nirmanakaia, Dr. João Maria de Lacerda Neto:
“Fui para ele tudo, desde o amigo, o discípulo, o auxiliar, o assistente até o filho espiritual. E é por isso que vos falo.
No seu altruísmo, Dr. Gérson não procurou fazer fortuna. Com sua capacidade poderia ganhar quanto quisesse, mas sempre preferia atender de graça. Viver uma existência fora do tempo. Não juntava porque confiava que Deus lhe proveria todas as suas necessidades. Assim foi e há de ser, porque está escrito: “Procura primeiro o reino de Deus e tudo mais te será dado por acréscimo.””
Vamos colocar em prática o que ele sempre ensinava para os que tiveram a honra e a satisfação da sua convivência, costumava dizer que só adiantava estudar muito todas as espécies de forças se, no cotidiano de nossas vidas, usássemos, a todo momento, o que houvéssemos aprendido.
*Esclarecemos que há duas datas importantes, a da fundação ou da carta patente, 17 de outubro, e a da inauguração, 28 de outubro.
Nossos Mestres
Antônio Olívio Rodrigues, fundador do Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, escolheu três grandes Mestres, fazendo-os corresponder aos três planos da natureza, para serem, então, patronos da supracitada Irmandade. Desta forma, o Tattwa Nirmanakaia, seguindo os princípios do Círculo Esotérico, procura vivenciar e divulgar os ensinamentos desses Mestres.
Os Planos da Natureza e os Mestres:
No Plano Material - Prentice Mulford, com a chave das realizações materiais, é o Mestre da realização externa.
No Plano Astral - Eliphas Lévi, é o Mestre da intelectualidade ou do psíquico.
No Plano Espiritual - Swami Vivekananda, pelo ideal essencialmente religioso, revelado por seu ímpeto de reunir todos os homens a Deus, é o Mestre da espiritualidade.
Seguem-se alguns traços biográficos dos nossos Mestres:
- Prentice Mulford
- Eliphas Lévi
- Swami Vivekanada
A seguir, apresentamos homenageando o fundador do Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, e a outros Veneráveis Irmãos que trabalharam nesta Augusta Irmandade:
Antônio Olívio Rodrigues, fundador do Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento
Francisco Valdomiro Lorenz
Loureço Prado de Almeida e Silva, também conhecido sob o pseudônimo Rosabis Camaysar