quarta-feira, 6 de outubro de 2021

São Lúcifer, defensor da Igreja


"Rogamos a São Lúcifer Calaritano, para que, como ele combateu ferozmente a heresia ariana, possamos também combater as diversas heresias da atualidade."

Muitos podem ficar horrorizados com um santo chamado Lúcifer, mas, nos primórdios do cristianismo o nome lúcifer não era sinônimo para Satã, muitos cristãos eram batizados com esse nome em homenagem a Jesus, já que não ousavam utilizar o nome do Filho de Deus. No latim lúcifer significa o que traz a luz.

Lúcifer, do latim formada por duas palavras “lux” (luz) e “ferre” (portar, carregar, trazer), lúcifer: o que traz a luz.

Jó 11,17 “ et quasi meridianus fulgor consurget tibi ad vesperam et cum te consumptum putaveris orieris ut lucifer”.  

Na 2ª Epístola de São Pedro, onde o Apóstolo diz “et lucifer oriatur in cordibus vestris” ou “e a Estrela da Manhã nasce em vossos corações”, Estrela da Manhã significa Jesus. “e estrela... e o mesmo Jesus ilumine por completo as vossas almas” - Comentário da Bíblia Sagrada traduzida pelo Padre Matos Soares, 13ª Edição, Edições Paulinas de 1961.

"Et habemus firmiorem propheticum sermonem, cui bene facitis attendentes quasi lucernae lucenti in caliginoso loco, donec dies illucescat, et lucifer oriatur in cordibus vestris (Epistula II Petri 1, 19)"

A forma como é utilizada a palavra lúcifer atualmente não é muito antiga, remonta do século XIX, por influência, de mais um erro protestante.

Lúcifer Calaritano, Santo da Igreja Católica, morreu por volta do ano 370, sua festa litúrgica é comemorada no dia 20 de maio. Foi Bispo de Cagliari na Sardenha, conhecido pela sua luta contra o arianismo e no Concílio de Milão defendeu Santo Atanásio opondo ferozmente contra os arianos, sendo banido, por ordem de Constâncio II.

Após a morte de Constâncio II, retornou do exilio continuando a combater a heresia ariana até a sua morte em 370. Seus seguidores eram chamados luciferianos.

Santo Ambrósio, Santo Agostinho e São Jerônimo deixaram muitas referências sobre a sua vida e obras.

Há uma Capela dedicado a Santo Lúcifer Calaritano, talvez a única, local onde a rainha consorte de Luís XVIII de França, Maria Josefina de Saboia está sepultada.