quarta-feira, 3 de abril de 2019

Setnakt/Set


Set é quem os gregos chamavam de Tifão, ele é o terrível e cruel deus do Egito que, de acordo com os registros e escrituras que os arqueólogos têm traduzido, entre outras coisas, é chamado de “O Poderoso Deus (a Pahuti), cuja ira deve ser temida”.
Set também é conhecido como o “Poderoso de Tebas” e “Senhor do Deserto”.
Set é descrito como o terrível e poderoso deus da guerra, que premeia e dá vitória aos fortes que seguem o seu caminho e são fiéis a ele.
Mas ele também é descrito como o deus cruel e implacável que atormentou e destruiu todos os que ousaram ficar em seu caminho.
O ferro é um metal associado a Set, e estava escrito que “Seth-Typhon possuía ossos de ferro”.
Set possui diversas formas simbólicas, tais como: besta (Akhekh), hipopótamo, jacaré, porco negro, burro, tartaruga, leopardo, cobra e dragão.
E enquanto todos os deuses egípcios são como animais, Set é o único Deus, que é definido com uma cabeça de um animal mitológico.
Set também é identificado como o “sol negro, o senhor da escuridão e deus dos assassinos”.
Ele é o rei do deserto e terra estéril, que constantemente luta contra as leis da ordem cósmica da natureza.
Set também é o senhor das tempestades e pesadelos, que com seus poderes de magia negra mergulha os humanos na loucura!
Ao contrário dos outros deuses que não querem uma grande mudança no mundo que eles criaram, Set é o deus que violentamente força a evolução e o desenvolvimento.
Set é o deus que ajuda aqueles que se ajudam, por isso é o deus e exemplo dos fortes.
Set também é o deus do isolamento, solidão e misantropia.
Pois ele é o único deus, que foi atraído para longe do resto dos deuses, deuses cujas fraquezas e tolices fizeram com que fossem inimigos do poderoso Set.
Set é o poderoso e senhor solitário que governa a si mesmo e o seu destino e futuro.
Set é aquele que dilacera e se isola para tornar-se forte e divino!
Set nem sempre foi considerado pelos egípcios como um “deus satânico”, pois antes mesmo que os cultos à Osíris fossem espalhados por todo o Egito (cerca de 4000 aC), Set era oficialmente adorado em uma grande parte do Egito, e haviam muitos grandes e poderosos templos dedicados a ele.
Isto era natural, pois a maior parte do Egito consistia em regiões desérticas, e Set era o senhor do deserto.
Um dos muitos famosos templos dedicados ao Setianismo foi o da cidade Tanis.
Este templo foi utilizado como um ponto focal para canalizar as energias de Set em um de seus aspectos como “O Poderoso Deus da Guerra”.
Durante este período, Set era adorado e glorificado, mesmo que visto como um cruel, violento e sanguinário deus da guerra!
Além disso, haviam muitos faraós e outras pessoas poderosas que abraçavam o nome de Set considerando-o como o deus supremo.
Mas quando o culto de Osíris se espalhou como uma praga no Egito, os aspectos demoníacos e malignos de Set foram se destacando mais e mais.
Pois Set com base em “suas próprias intenções egoístas” matou Osíris e desmembrou o seu cadáver!
Desta forma, os fãs de Osíris usaram a “má reputação” de Set, da mesma forma como os cristãos fizeram milhares de anos depois com Satanás.
Isso continuou por muito tempo, mas nem todos os templos setianistas foram destruídos.
Set em sua ira tornou-se inimigo dos egípcios, mas também o deus dos estrangeiros e desconhecidos.
Set ainda é considerado como um deus aterrorizante e poderoso, mas agora sabemos identificar pelos textos que os seus aspectos destrutivos, vieram através do dragão identificado como Apep, que conjuntamente e constantemente lutavam.
Desta forma, Set tornou-se o protótipo de muitas futuras religiões como a “figura do diabo” como, por exemplo, o Satanás para o cristianismo!