segunda-feira, 7 de março de 2016

Quirologia e Quiromancia


A quirologia baseia-se na interpretação de toda uma série de sinais contidos em ambas as mãos, com o objetivo de adquirir conhecimento sobre a pessoa. É baseada numa série de características arbitrariamente relacionadas como as linhas, formato e protuberâncias das mãos, não baseada nem corroborada por pesquisas científicas comprovatórias. A leitura das mãos tem de ser feita como um todo, por esta razão é necessária uma interpretação tendo em conta as relações entre as linhas e sinais.

Um erro comum é o de confundir quirologia com quiromancia. Este equívoco ainda hoje é tomado, infelizmente, por profissionais da própria área. O esclarecimento tem sido dado desde o início do século, mas até hoje poucos entenderam. Do grego quiro = mão e logia = estudo, ou seja, o estudo ou conhecimento adquirido através das mãos.Pouco tendo a ver com a popular Quiromancia - do grego quiro = mão e mancia = adivinhação, portanto, adivinhação através das mãos.Na quirologia a linha de pensamento é o estudo, e não a intuição.

A mão esquerda representaria o nosso potencial e a mão direita o rumo que a nossa vida está a seguir (nos canhotos os papéis das mãos invertem-se). As linhas e forma da mão podem alterar-se ao longo da nossa vida. A relação entre as linhas da nossa mão e o nosso destino não é unilateral. Pelas nossas acções e vontade podemos modificar as nossas linhas. Mas as nossas linhas influenciariam a nossa vida, acções e vontade.

Um bom exemplo disso será a nossa saúde. Potencialmente podemos possuir bastante vitalidade e saúde, mas pelas nossas más acções e maus hábitos podemos danificar essa mesma saúde. Alguém que em potencial possua problemas de saúde, pode modificar a sua sina através de hábitos mais correctos, hábitos conscientes para melhorar essa mesma saúde. Em última análise, podemos dizer que o nosso destino está nas nossas mãos. E estas antevêm o nosso destino com base nas nossas acções e potencial presente.

Esquerda ou direita?

A mão que é mais usada chama-se activa e indica o futuro. A outra mão é denominada por passiva e mostra o passado e tendências básicas. As pessoas destras tendem a ser mais lógicas, pois a mão direita está conectada com a região lógica, lado esquerdo do cérebro. Pessoas esquerdinas tendem a ser mais criativas, pois a mão esquerda está conectada com a região intuitiva, lado direito do cérebro.

Tipos de mãos

Mão Elementar

Apresenta dedos curtos e achatados e a palma tem um formato retangular. A pessoa com esse tipo de mão possui raciocínio aguçado, muita força de vontade e grande capacidade para liderar nas mais variadas situações. No amor, entrega-se totalmente, mas exige a mesma dedicação do parceiro: lealdade e fidelidade.

Mão Intuitiva

Formato delicado, dedos finos e longos e palma estreita. Indica uma pessoa tímida e bastante idealista, que sonha com uma vida melhor e pode, às vezes, distanciar-se da realidade. Por isso, precisa de alguém ao seu lado para orientá-la. No amor, a timidez atrapalha muito, mas é romântica e quando se apaixona sofre muito por não falar o que realmente sente.

Mão Filosófica

Dedos longos, de juntas marcantes e irregulares, palma retangular e de ossos grandes. Revela uma pessoa sábia e que se interessa em conhecer a fundo os mais variados assuntos. As questões do dia-a-dia não são bem vistas por essa pessoa, podendo até irritá-la. No amor, é exigente demais com a pessoa amada, por isso, quase sempre está só.

Mão Cónica

Levemente arredondada, de dedos finos de pontas arredondadas. Esta mão demonstra uma pessoa muito hábil para as artes em geral, sensível e comunicativa. Costuma ser organizada, eficiente e disciplinada, tendo facilidade de crescer profissionalmente. É romântica e gosta de ter liberdade no amor.

Mão Quadrada

Possui a palma e as pontas dos dedos retangulares. É o tipo mais fácil de ser identificado, indicando que a pessoa é um tanto teimosa e não aceita opiniões alheias ou novidades facilmente. É muito trabalhadora e realista, não medindo esforços para chegar onde quer. No amor, costuma ser leal, mas tem dificuldade para declarar o que sente.

As principais linhas

Linha da Vida

É a que contém informações fundamentais como doenças, transformações e acontecimentos marcantes. Ela nasce debaixo do dedo indicador, cerca a linha da cabeça e termina na parte inferior da palma. Representa a sua personalidade em geral, as possibilidades de vida o seu estado de saúde e as dificuldades e êxito à medida que caminha pelo labirinto da vida.

Linha da Cabeça

É a linha da inteligência, da memória e também revela saúde mental. É a mais importante linha da mão e mostra a personalidade. Seu comprimento indica a capacidade de raciocínio e memorização. Já a grossura é indício de criatividade e concentração.

Linha do Coração

Revela tudo sobre as emoções, sensibilidade, amor e saúde cardíaca. Refere-se a tudo que diz respeito aos sentimentos. Geralmente começa no segundo dedo e vai até a base do quarto ou quinto dedo.

Linha da Sorte ou do Destino

Não aparece em todas as mãos e precisa ser cuidadosamente comparada com a linha da vida porque indica o padrão de vida da pessoa. Pode nascer desde o monte de marte, no centro da base da mão, e dirigir-se até o monte de saturno. Ou pode nascer desde a linha da vida, abaixo do monte de Vênus.

Monte de Vênus

revela amor, instintos, lidade, sensualidade, fecundidade, generosidade.

Monte de Júpiter

religião, filosofia, ambição, liderança.

Monte de Saturno

indiferença, resignação, ceticismo.

Monte de Apolo

estrelismo, exibicionismo, sucesso, fantasia.

Monte de Mercúrio

finanças, viagens, heranças, agilidade mental.

Monte de Marte

agressão, coragem, fidelidade, força física.

Monte de Lua

imaginação, instabilidade, clarividência..

Dedo de Júpiter

dominação, liderança.

Dedo de Saturno

estabilidade, conservadorismo, ciúme.

Dedo de Apolo

gênio artístico, musical, teatral, carinho ,na dança estilo musical

Limite de Percussão

sinais relativos a casamento, filhos, divórcio ou vida amorosa

Quadrângulo do Coração e da Cabeça

equilíbrio, harmonia, paz.

O significado dos dedos

Dedo Mínimo

Relaciona-se à intuição e capacidade de comunicação. Se for longo: facilidade de aprender outras línguas e habilidade para comunicação. Se curto: falta de autoconfiança e problemas íntimos.

Dedo Anelar

Está ligado à criatividade. Se for longo: habilidade para artes. Se curto: pessoas desligadas totalmente das artes em geral.

Dedo Médio

Refere-se às responsabilidades. Se for longo: pessoa que se esforça para alcançar sua meta e gosta de enfrentar desafios sozinha. Se curto: não aceita opiniões, regras e preferem viver de um modo diferente do comum. Também tem relação com a sexualidade

Dedo Indicador

Relaciona-se ao modo de encarar a vida e as pessoas. Se for longo: pessoa ambiciosa. Se curto: possui personalidade.

Dedo Polegar

Se for flexível (dobra-se com facilidade): pessoa generosa. Se muito rígido: pessoa teimosa.

Interpretando alguns detalhes nas linhas/montes

Pontos

Obstáculos.

Quadrados

Fortalecem a qualidade de qualquer área, protegendo e estabilizando.

Triângulos

Sorte e harmonia.

Estrelas

Forças acentuadas e boa sorte.

Linhas

Problemas temporários na vida do consulente.

Forquilha

Se estiverem para cima - influências benéficas como felicidade, sucesso, boas energias. Se estiverem para baixo - perda de energia.

Círculo

Energia que circula livre pelas linhas, força positiva para o campo emocional ou físico, talentos e habilidades.

Quiromancia é o ato de ler as mãos.

A quiromancia (do grego cheiro, "mão", e mancia, " profecia") é um método complexo de adivinhação e de interpretação de sinais baseados nas linhas da palma da mão e no seu formato, tamanho e textura.

Existe a crença que acredita que, através da quiromancia, ou seja, pela leitura das mãos, é possível descobrir o passado e o futuro, as tendências e as potencialidades do indivíduo, além de prever problemas de vários gêneros, tendo assim o reconhecimento para poder mudar e evitar tais problemas. As linhas da mão mudam, portanto, quem determina as mudanças na própria vida é o próprio indivíduo.

Esse sistema de arte divinatória deve ter tido origem na Índia há pelo menos cinco mil anos. Era praticado na China, no Tibete, na Pérsia, na Mesopotâmia e no Egito. As lendas nos contam que o filósofo grego Aristóteles, que dizia que a mão é o "principal órgão" do corpo, ensinou quiromancia a seu mais famoso pupilo, Alexandre, o Grande. Dizem que também Júlio César acreditava ter tanta habilidade para decifrar palmas da mão que julgava seus homens pela aparência de suas mãos.

Princípios básicos da leitura de mão

De maneira geral:

quanto mais definida, equilibrada, sem correntes e sem ramos as linha tiverem, melhores serão os aspectos associados a elas.
se não aparece um aspecto positivo, não significa que a pessoa tenha o lado negativo do aspecto, por exemplo, se não há indicação que a pessoa seja bondosa não significa que ela é uma pessoa má; ou não ser inteligente não é exatamente igual a ser ignorante.
é melhor não ter uma linha do que ter uma linha ruim.
linhas perfeitamente duplas são as melhores.
As principais linhas da mão são:

1. A LINHA DA VIDA:

A crença popular diz que essa linha indica quanto tempo uma pessoa vai viver.
No entanto, ela dá uma ideia geral da qualidade de vida e da vitalidade dessa pessoa. Uma curva acentuada para baixo, mesmo numa linha curta, indica força física. Já uma linha relativamente reta sugere pouca resistência. Situa-se perto do polegar, perto da linha da cabeça.

2.LINHA DA CABEÇA:

Mostra a capacidade intelectual da pessoa.
Ela revela a criatividade latente, o poder de concentração e a capacidade de resolver problemas. Quanto maior a linha, maior a capacidade de concentração. Situa-se no meio da palma da mão, quase reta.

3.A LINHA DO DESTINO:

Tem relação com a postura no trabalho e como o futuro influencia a pessoa.
Se inexistente ou curta, a pessoa gosta de valorizar o presente e aproveitar o dia. Se vai da parte de baixo da palma até o dedo médio, indica que se trata de alguém que valoriza seu trabalho e que gosta de planejamentos a longo prazo.

Outras linhas:
Saúde
Anél de Vênus
Linhas de Marte
Filhos

Outros elementos:
Cruzes
Triângulos
Quadrados
Estrelas (asteriscos)
Grades

Montes:
Mercúrio
Apolo
Saturno
Júpiter
Martes
Lua
Vênus

Esquerda ou direita?

A mão que você mais usa é chamada de principal ou superior. Ela indica os eventos futuros bem como o seu exterior. A outra mão é denominada secundária ou inferior. Ela mostra seu potencial bem como o seu interior. Pessoas destras tendem a ser mais lógicas, pois a mão direita está conectada com a região lógica, lado esquerdo do cérebro. Pessoas canhotas tendem a ser mais criativas, pois a mão esquerda está conectada com a região intuitiva, lado direito do cérebro.

Ciência e críticos

Houve pouca aceitação de pesquisas amplas para a verificação da exatidão da quiromancia como um sistema de análise. Muita análise foi empreendida pelos próprios leitores. Nenhuma informação conclusiva foi usada para suportar as alegações realizadas por leitores, e na verdade, há tanta evidências inválidas contra validação científica da quiromancia como, da mesma forma, que há a favor.