sábado, 6 de julho de 2019

Dianos Luciferus I


Dianus Lucifero é o antigo deus das Bruxas Italianas. Irmão, filho e consorte da Deusa Diana, é o Portador da Luz e Senhor do Esplendor, além de ser o Senhor da Estrela Matutina e Vespertina para os romanos. Foi, posteriormente, associado ao diabo cristão.

Dianus Lucifero também é conhecido como Dis em seu aspecto de Deus da Morte e do Além Mundo e como Lupercusem em seu aspecto de Criança da Promessa, portador da esperança e da Luz.

Associado ao planeta Vênus que, devido sua proximidade com o Sol, pode ser visto ao amanhecer, Dianus Lucifero, do latim “Luxferres“, que mais tarde se tornou apenas Lúcifer, significa “O Portador da Luz”, mas este Deus também pode ser chamado de “estrela da manhã”, “filho da alva”, “o que brilha” ou “o que traz luz”.

Dianus Lucifero é dotado de três aspectos:

O Cornífero: Senhor das Florestas Selvagens e Deus da Fertilidade, da Sexualidade, da Vida e da Morte. Associado aos Faunos, porém Faunos são homens-bode enquanto Dianus é um Deus Gamo (Cervo).
O Encapuzado: Senhor dos Campos e das Plantações; Rei da Colheita e Senhor da Flora; Rex Nemorensis; semelhante ao Greenman dos celtas.
O Ancião: Senhor da Sabedoria e Guardião dos Santuários.
O Culto da Stregheria ao Deus Dianus Lucifero está intimamente ligado aos antigos Mistérios do Deus Etrusco Tagni, e aos Deuses Clássicos como Pã, Baco.