terça-feira, 13 de março de 2018

Uma Paráfrase das Inscrições Sobre O Anverso da Estela da Revelação


Acima, o enfeitado azul
É de Nuit o esplendor nu;
 Curvado em prazer taful;
Hadit secreto é beijado.
 Céu de estrela e globo alado
 São meus, Ó Ankh-af-na-khonsu!
  Eu sou o Senhor de Tebas, e eu
O vate inspirado de Mentu.
  Para mim desvela o véu do céu,
O sacrificado Ankh-af-na-khonsu
  Cujo verbo é lei. Deixa que eu incite
Tua presença aqui, Ó Ra-Hoor-Khuit!

Ultimal Unidade demonstrada!
  Adoro Teu poder, Teu sopro forte,
Deus terrível, suprema flor do nada,
  Que fazes com que os deuses e que a morte
Tremam diante de Ti:
  Eu, Eu adoro a ti!

Aparece no trono de Ra!
  Abre os caminhos do Khu!
Ilumina os caminhos do Ka!
  Nas rotas do Khabs sê tu,
Para mover-me ou parar-me!
  Aum! enche meu carme!
É minha a luz; faz que eu me vá
  Com os seus raios. Sou o autor
De oculta porta ao Lar de Ra,
  E Tum, de Khephra e de Ahathoor.
Eu sou teu Tebano, Ó Mentu,
  O profeta Ankh-af-na-khonsu!
Por Bes-na-Maut bato no peito;
  E por Ta-Nech lanço o feitiço.
Brilha, Nuit, ó céu perfeito!
  Alada cobra, luz e viço,
Abre-me tua Casa, Hadit!
  Mora comigo, Ra-Hoor-Kuit!

Uma Paráfrase das 11 Linhas Sobre o Reverso da Estela

Diz Osíris, o Sacerdote de Mentu, Senhor de Tebas, Ankh-f- n-Khonsu, o Justificado: Meu coração de minha mãe, meu coração de minha existência sobre a terra, não fiques diante de mim contra mim como uma testemunha, não me repilas entre os Juízes Soberanos, nem inclines contra mim na presença do Grande Deus, o Senhor do Oeste, agora que eu estou unido à Terra no Grande Oeste, e não duro mais sobre a Terra. Diz Osíris, ele que está em Tebas, Ankh-f-n-Khonsu, o Justificado: “Oh Único, que brilhas como Lua; Osíris Ankh-f- n-Khonsu veio ao alto de entre estas tuas multidões. Ele que ajunta esses que estão na Luz, o Mundo Inferior é (também) aberto para ele: vê, Osíris Ankh-f-n-Khonsu vem de dia para fazer tudo que ele deseja sobre a terra entre os viventes.