quinta-feira, 23 de maio de 2024
Biografia Dr. Maximus Neumayer
terça-feira, 14 de maio de 2024
Pantáculo
Pantáculos são todos os símbolos que possuem um significado de natureza mágica ou esotérica. Não confundir com pentáculos que possuem um significado mais restrito. Os ocultistas consideram como pentáculos apenas a estrela de cinco pontas, chamada de Pentagrama, e o Tetragrammaton, desde que devidamente envolvidos com um círculo.
Os pantáculos quando gravados em um talismã, dão a este uma suposta capacidade de irradiar as forças do Cosmos, atribuindo-lhe um aspecto ativo, diferentemente do amuleto e do simples talismã.
A palavra Pantáculo, de origem grega, é composta por pan-, que significa "tudo", e -kleo, que significa "honra", ou mesmo, "renome".
Características
Segundo os ocultistas, os pantáculos são fontes inesgotáveis de energias e forças que encerram incalculáveis poderes dentro de si. Existem diversos tipos pantáculos criados por diversos iniciados de vários graus em diferentes épocas.
Um exemplo são os pantáculos do Rei Salomão, filho de Davi. Outros são confeccionados contendo Quadrados mágicos associados a Planetas, a fim de obter destas os influxos astrais a favor da intenção do seu detentor. Alguns pantáculos seriam mais fortes que outros, razão a qual justificada pela intromissão e evasão psicológica humana sobre os mesmos mas todos harmonizam-se entre si por ter sua criação uma origem perfeita das divinas capas celestiais onde a lei maior da natureza organiza tudo e todos no tempo e espaço.
O pantáculo funcionaria conforme a vontade impressa do mago, operador, fiel ou adepto de uma religião, seita ou ordem que sobre a jóia grava a intenção que tem a vontade maior consumida em objetivos próprios e regulamentada pelos direitos universais. A autoridade e autorização é uma relação dua como entre filho e pai, chefe e subordinado, comandante e comandado, governador e governado.
Os pantáculos seriam armas brancas vinculadas à proteção (pessoal e impessoal), saúde, prosperidade financeira, sorte e probabidade, tempo e espaço, relações sociais e muito mais.
Os pantáculos pertencem à classe da Alta Magia ou Teurgia com forças terríveis e extremamente fortes de inclusão, exclusão ou ajuntamento de raças para o bem comum duma coletividade. Simboliza portanto tudo o que o mago acredita, seus ideais e passos dados no caminho iniciático, além dos passos que pretende dar, é portanto um guia para o mago e representação de suas intenções, e um juramento consigo mesmo.
O Pantáculo Martinista
Em todos os documentos da Ordem Martinista está impresso o Pantáculo Universal, que confunde constantemente os profanos que, muitas vezes, o confundem com a Estrela de David.
Deus, o Primeiro Princípio do Universo, é representado por um círculo, o símbolo da eternidade. A ação da eternidade, passando do poder latente à ação, é simbolizada pela relação mística do centro à circunferência; é o raio projetado seis vezes dentro do círculo que produz o hexágono, emblemático dos seis períodos da criação.
O ponto central forma o sétimo período, o de descanso. É entre essas emanações criativas (eons) que a natureza evolui por meio de suas duas grandes correntes de involução (triângulo descendente, preto) e evolução (triângulo ascendente, branco).
Observemos que a natureza, simbolizada pelo selo de Salomão, não chega a Deus, mas apenas às forças criativas que dele emanam. Do Centro do Universo ao próprio Deus (Círculo), nasce o poder do homem, unindo os efeitos da Divindade ao fatalismo da natureza na unidade do seu livre arbítrio simbolizado por um quaternário (a cruz). Esta cruz, imagem do homem, une o centro do universo (a alma humana) ao próprio Deus. Expressa a oposição das forças duais que dá origem à quintessência. É a imagem da ação do ativo sobre o passivo, do espírito sobre a matéria.
A barra vertical simboliza o Ativo; a barra horizontal representa o Passivo. O triângulo apontando para cima representa tudo o que sobe, é particularmente o símbolo do fogo, do calor. Aquele com a ponta para baixo representa tudo o que desce, é principalmente o símbolo da água, da umidade. A união dos dois triângulos representa a combinação de calor e umidade; do sol e da lua. Simboliza o princípio da criação, a circulação do céu para a terra. Esta figura (o Selo de Salomão), dá a explicação das palavras de Hermes na Tábua de Esmeralda: “Sobe da terra ao céu e, vice-versa, desce à terra e recebe a força das coisas superiores e inferiores. “
Tal é a explicação da figura sintética mais completa que o gênio do Homem já descobriu. Revela todos os mistérios da natureza. É verdade tanto na física como na metafísica, nas ciências naturais e também na teologia. É o Selo que une a razão à fé, o materialismo ao espiritismo, a religião à ciência. Quanto ao Selo de Salomão, ou Estrela de Seis Pontas, que é parte integrante do Pentáculo Martinista, é explicado pelos Mestres Martinistas, Papus e Teder, da seguinte forma:
“O Selo de Salomão representa o universo e seus dois ternários, Deus e a Natureza. Por isso é chamado de signo do macrocosmo ou Grande Mundo, em oposição à Estrela de Cinco Pontas que é o signo do microcosmo ou pequeno mundo ou homem. O Selo de Salomão é composto por dois triângulos: aquele que tem a cabeça voltada para cima e representa tudo o que sobe. Simboliza fogo e calor. Psiquicamente, corresponde às aspirações do homem ascendendo em direção ao seu criador; materialmente representa a evolução das forças psíquicas desde o centro da terra até ao nosso sistema planetário, o sol. Em uma palavra, expressa o retorno natural das forças morais e psíquicas ao princípio do qual emanam. O triângulo que aponta para baixo representa tudo o que desce; é o símbolo hermético da água e da umidade. No mundo espiritual, simboliza a ação da Divindade sobre suas criaturas; no mundo físico, representa a corrente de involução que vem do sol, centro do nosso sistema planetário e vai para o centro da terra. Combinados, estes dois triângulos expressam não apenas a lei do equilíbrio, mas também a atividade eterna de Deus e do Universo. Representam o movimento perpétuo, a constante geração e regeneração pelo fogo e pela água. Em outras palavras, o termo putrefação usado no passado em vez do termo mais científico de fermentação.” O Selo de Salomão é, então, a imagem perfeita da criação e, segundo Papus e Teder, é com este significado que Louis-Claude de Saint-Martin o incluiu no seu Pentáculo Universal.
O Caminho do Coração Por Papus
Conheço um homem simples que nunca leu um livro e que, no entanto, consegue resolver os problemas mais complicados da ciência melhor do que cientistas famosos. Existem pessoas humildes, sem qualificações académicas e sem experiência médica, para quem o céu é tão acessível que os doentes são curados a seu pedido e os ímpios sentem os seus corações derreter-se em amorosa bondade ao seu contacto.
Joana d'Arc nunca tinha lido um tratado sobre estratégia nem visto um campo de batalha, mas derrotou na primeira tentativa os maiores estrategistas de seu tempo! Como isso poderia ser? É muito simples: porque ela se entregou completamente à Vontade Divina e não questionou o Invisível como faria um adepto do plano intelectual.
Deveríamos então nos perguntar a maneira perplexa como os críticos olham para essas criaturas que são animadas pela “luz viva do Pai” e geralmente conhecidas como quietistas ou místicos? Eles (os adeptos do plano intelectual) não conseguem compreendê-los porque tentam medir as faculdades universais com as capacidades limitadas dos seus cérebros. Por não conseguir compreendê-lo, o crítico insulta o místico e o despreza, enquanto o místico reza por seu algoz e prossegue com seu trabalho de amor.
O caminho do desenvolvimento espiritual é simples e direto: “Viva sempre para os outros e nunca para si mesmo”; “Faça aos outros o que gostaria que fizessem em todos os níveis”; “Jamais fale ou pense mal dos ausentes”; “Faça o que é difícil antes de fazer o que você gosta”; —-estas são algumas das fórmulas do caminho místico que conduz à humildade e à oração.
Existe uma forma de purificação física cara ao coração do adepto do plano intelectual: é o vegetarianismo que diminui a atração do físico. Mas esta purificação não significa nada, se ao purgarmos o corpo da influência animal, não purgarmos o corpo astral do egoísmo e o espírito da influência da vaidade, - cem vezes mais prejudicial do que os impulsos nascidos do consumo de carne. Quando um homem pensa que sabe alguma coisa e se coloca no mesmo nível dos Deuses, trabalhando para alcançar a sua salvação pessoal e retirando-se para uma torre de marfim para se purificar, por que deveria receber alguma coisa? Ele pensa que tem o que precisa e se considera uma pessoa pura e onisciente. Mas quando um homem é simples e consciente de sua fraqueza, e sabe que sua vontade pouco importa se não estiver de acordo com as ações do Pai Celestial; quando ele não está preocupado com a sua pureza pessoal nem com as suas necessidades, mas com o sofrimento dos outros, então os céus o reconhecem como um dos seus “filhinhos” e Cristo pede que ele seja conduzido até ele.
Uma mãe que trabalhou a vida inteira para criar não só os filhos, mas também os das pessoas mais pobres do que ela, é maior diante do Eterno do que o teólogo pedante e o chamado adepto tão orgulhoso de sua pureza. Esta é uma verdade instintiva que atinge as pessoas sem qualquer necessidade de demonstração porque é uma verdade que se aplica a todos os níveis.
Portanto, que o estudante busque a simplicidade e não o pedantismo e que tenha cuidado com os homens que se consideram perfeitos porque “cai mais forte quem cai de uma grande altura!”
O Caminho Místico requer, portanto, ajuda incessante em todas as etapas da evolução e da percepção. No plano físico, ajuda de amigos e mestres ensinando pelo exemplo; no plano astral, ajuda de pensamentos de devoção e de caridade iluminando o caminho e permitindo suportar as provações através da paz do coração; por fim, no plano espiritual, a ajuda dos Espíritos Guardiões fortalecidos por sentimentos de piedade para com todos os pecadores e de indulgência para com todas as fraquezas humanas, bem como de oração por todos os cegos obstinados e por todos os inimigos. É então que a sombra terrestre desaparece lentamente, que o véu se levanta por um momento e que o sentimento Divino de saber que suas orações são ouvidas enche o coração de coragem e amor.
Tendo chegado a esse ponto, o místico não consegue compreender a necessidade das chamadas sociedades eruditas, mesmo daquelas devotadas ao ocultismo, nem de livros tão numerosos, necessários para explicar coisas tão simples. Ele desconfia das sociedades e dos livros e se retira cada vez mais para a comunhão com os abandonados e atormentados. Ele age e não lê mais, reza, perdoa e não tem mais tempo para julgar e criticar.
O intelectual, ao observar tal homem, pergunta-se primeiro através de quais livros ele chegou a esse estágio, também a que tradição ele pertence e, por último, em que categoria deveria colocá-lo para melhor... julgá-lo!
Ele procura a “palavra mágica” que o místico usa para curar à vontade as doenças mais malignas, a forma de hipnose que lhe permitiria influenciar a mente dos outros de tal maneira, mesmo a uma distância remota, e para os egoístas. propósito que está por trás de tudo. E como o intelectual não encontra nos livros uma resposta a estas questões, e como precisa de uma explicação para recuperar a paz de espírito, diz gravemente a si mesmo ou ao círculo dos seus admiradores: “Possessão!” ou um “Místico!” ou “Sugestão Simples!”…e está tudo dito. O intelectual torna-se assim um pouco mais vaidoso e o místico, um pouco mais humilde.
E embora o estudo, a leitura e o tempo sejam necessários para progredir no plano intelectual, nada disso é necessário para progredir no caminho místico. Pode ser percorrido quase até ao fim e numa hora de tempo terrestre como fez Swedenborg no primeiro dia da sua visão e como fez Jacob Boehme ou pode levar 19 anos até que a sua entrada seja descoberta como foi o caso de Willermoz e com muitos ocultistas. A razão é que o portão para este caminho não é aberto pelo buscador, mas pelos seus guias invisíveis e pela tensão do seu ser espiritual. Não há, portanto, nada mais fácil e nada mais difícil do que seguir este caminho. Está aberto a todos os homens e mulheres de boa vontade e nenhum outro é digno dele. A porta é tão baixa que só crianças pequenas podem entrar. Como aqueles que chegam a essa porta são muitas vezes os altos e os orgulhosos que pensam que se tornarem pequenos está abaixo da sua dignidade, a entrada permanece-lhes invisível durante muito tempo.
O que é Martinismo?
A Ordem Martinista é uma Ordem esotérica que perpetua uma cadeia de Iniciação que veio através de Martinez de Pasqually e Louis Claude de Saint Martin, ambos Irmãos da Rosa+Cruz no século XVIII. O ensino geralmente é um sistema de pensamento filosófico, essencialmente uma Gnose Cristã, que se baseia principalmente nos princípios doutrinários do trabalho denominado “Tratado sobre a Reintegração dos Seres em Seu Estado Original, Virtudes e Poderes Espirituais e Divinos”, escrito por Martinez de Pasqually. Esta obra dá uma interpretação particular da Criação, da Hierarquia dos Seres, da Queda do Homem, e do caminho para o Homem recuperar o seu estatuto original no esquema cósmico das coisas, de modo a ser restabelecido no seu estado e privilégios iniciais. . Martinez de Pasqually considera o Homem exilado nesta existência terrena, privado de todos os seus poderes reais. O objetivo principal do homem, portanto, deve ser trabalhar para ser restaurado à condição que originalmente lhe pertencia. Ele pode conseguir isso seguindo uma certa técnica que constitui a parte secreta da doutrina de Pasqually.
Louis Claude de Saint-Martin introduziu um caráter mais contemplativo ao Martinismo. Ele se afastou das práticas teúrgicas de seu Mestre para encontrar meios mais espirituais para alcançar o mesmo resultado; ao fazê-lo, ele desenvolveu o que é conhecido na terminologia do Martinismo como o “Caminho Interior” da Reintegração, também conhecido como “O Caminho do Coração”.
A semelhança de nomes entre Martinez e Saint-Martin levou a muita confusão sobre quais seguidores eram, e ainda são, MARTINISTAS. A resposta é bastante simples: AMBOS. Os seus respectivos seguidores partilham a crença – a Glória Divina da Origem do Homem – e o mesmo objectivo: recuperar essa gloriosa Divindade. Apenas os seus métodos variam – um seguindo a técnica das operações teúrgicas, o outro a da orientação interior e iluminação.
A Antiga Ordem Martinista tem plena autoridade para estabelecer órgãos de instrução e iniciação onde quer que estudantes sinceros e capazes do Caminho possam se reunir e invocar o Poder Divino.
A verdadeira Ordem nunca se anuncia, pois tal ação não alcançaria o seu propósito que é a Iniciação. A iniciação não pode ser comprada, mas pode ser transmitida pessoalmente por aqueles que estão na cadeia direta de autoridade aos estudantes que estejam devidamente preparados. Todos os que estão prontos para entrar na Irmandade têm permissão para entrar. Os membros da Antiga Ordem Martinista são compostos por homens e mulheres, de acordo com a maneira de Saint-Martin de estender a Luz Espiritual.
A Ordem é composta por simples adeptos e por “Iniciados” divididos em três graus, dois de provação e um de estudo aprofundado. Esta nota, o S::: I::: ou “Superior Desconhecido”, só é concedida aos membros que se mostrem dignos pelo seu comportamento no dia a dia, bem como pelos seus conhecimentos especiais (relativos à doutrina e ao funcionamento do “Ex-Mestres” do Martinismo – tradições herméticas) e em geral pelo seu apoio aos princípios Martinistas. Além deste grau, há outro que é reservado para aqueles que criarão novos órgãos de instrução ou ingressarão na hierarquia administrativa do Rito. O grau é denominado S::: I::: I::: na Antiga Ordem Martinista; também é conhecido pelo título de P::: I:::. Este grau, e SOMENTE este grau, confere ao esotérico autoridade para conduzir as iniciações Martinistas de acordo com a Tradição.
O AMO possui, portanto, duas classes distintas:
A turma externa, que é uma escola de instrução (semelhante ao que antigamente era conhecida como escola de mistérios), para os dois primeiros graus, que se reúnem em pequenos grupos conhecidos como Círculos, e A classe interna, acessível apenas ao S::: I::: cuja vontade é fazer parte da comunidade escolhida que tem consciência do caráter universal e central do esoterismo, e para a qual “a posse presente de Deus, de Jesus Cristo em nós, é o centro para o qual todos os mistérios, como os raios de um círculo, se concentram”. (Karl von Eckhartshausen: “A Nuvem sobre o Santuário” (“Le Nuée sur le Sanctuaire”).
As vantagens de ser Martinista
Embora existam desvantagens em qualquer organização, admite-se que os benefícios são maiores que os males. Da Ordem Martinista podemos verdadeiramente dizer que as vantagens são tantas e tão grandes que não vemos nenhum mal. Em primeiro lugar, é uma das poucas Ordens que não exige adesão a credos ou crenças. Qualquer que seja a crença do candidato, ele não precisa mudá-la ou adotar uma nova. Espera-se que ele, no entanto, viva de acordo com sua concepção mais elevada, da melhor maneira possível.
Ele não precisa temer que possa haver algum motivo egoísta na Ordem, pois cada novo membro apenas aumenta o trabalho de algum delegado, que poderia prosseguir com o seu próprio desenvolvimento sem mais ninguém. Não há taxas e taxas, e as instruções enviadas de tempos em tempos são gratuitas. O homem desconfiado do mundo pergunta: “Qual pode ser o motivo para aumentar o número de membros”?
Um verdadeiro Martinista não trabalha para o seu interesse pessoal, mas para trazer o homem de volta aos seus poderes originais. Já passou o tempo em que podemos dizer que estão fazendo o trabalho de Deus e da humanidade, e vivem como o mundo, amam as coisas do mundo e servem a si mesmos como o resto do mundo. Os homens deixaram de ser influenciados por este tipo de trabalho cristão e chegou o dia em que o padrão está mudando até que os homens que afirmam ser os apóstolos de Cristo devem viver a sua vida e serem capazes de provar pelas suas obras que têm alguns dos dons mencionados na última parte do Evangelho de Marcos.
A Ordem Martinista defende isso e a igualdade dos sexos quanto à capacidade de desenvolver os dons superiores e divinos.
O seu centro está localizado em França, onde foi organizado pela primeira vez, mas os seus membros estão espalhados por todos os cantos do globo. Louis-Claude de Saint-Martin foi sua inspiração. Os seus escritos são diferentes de todos os outros e os seus ensinamentos são a base de tudo o que é ensinado na Ordem. Qualquer que seja o conhecimento alcançado em outras linhas, ele não pode usurpar o lugar deste.
O Martinismo não apenas mostra o caminho para a iluminação, mas mantém a luz no caminho que leva a ela. Representa os ensinamentos mais generosos, liberais e semelhantes a Cristo que são ministrados em qualquer organização, sem restrições quanto à crença nas linhas de leitura; insiste na vivência diária em comunhão com o Logos ou PALAVRA.
Assim como um pouco de fermento levedará toda a farinha, assim esta Ordem deverá mudar o mundo inteiro até que aqueles que virem os enfermos, seja no corpo ou na mente, curados, digam: “eles devem pertencer à Ordem de Louis Claude de Saint -Martinho”.
Outro benefício de pertencer a esta Ordem é a vantagem que ela oferece de ajuda e conselho dos sábios que (tanto no corpo como fora dele) estão sempre prontos para enviar, através das forças mais sutis da natureza, a força ou a ajuda necessária. Muitos não acreditam nas palavras de São Paulo: “Estamos rodeados por uma nuvem de testemunhas”, mas ninguém pode ser Martinista por muito tempo sem provar a veracidade de suas palavras.
INRI
Biografia Victor Blanchard
O seguinte foi escrito pelo nosso falecido irmão. Elias Ibrahim (Sâr Caritas) de Nova Gales do Sul, Austrália, e estamos gratos a ele por nos permitir publicar o seu ensaio.
Victor Blanchard (1878-1953) foi, entre as duas Guerras Mundiais, o Soberano Grão-Mestre da Ordem e Sinarquia Martinista, sob o nome iniciático de Paul Yésir. Além disso, foi um importante funcionário da administração governamental, chegando a se tornar chefe do secretariado-geral dos Deputados do Parlamento francês. Foi colaborador próximo de Papus, com quem organizou o Congresso Espírita de junho de 1908. Por um breve período ligado a Guénon, dissolveu esta aliança após o caso da “Ordre du Temple Rénové”. Por último, foi discípulo e grande admirador de Saint-Yves d'Alveydre. Segundo Jean Mallinger (Sar Elgim), “seu conhecimento do magnetismo e da literatura sagrada do Antigo Egito eram notáveis”.
Após a Primeira Guerra Mundial, Blanchard não reconheceu o Grão-Mestrado de Jean Bricaud como chefe do Martinismo, e com alguns antigos membros do primeiro Conselho Supremo, fundou sua própria Ordem e Sinarquia Martinista, em 3 de janeiro de 1921. No Na ausência de regras bem estabelecidas quanto à nomeação ou sucessão de um Grão-Mestre (tendo a Ordem Martinista sido fundada pelo próprio Papus), é impossível dizer se Bricaud ou Blanchard foi o Grão-Mestre legítimo. Existiam outras diferenças entre as duas Ordens Martinistas. Bricaud, que tendia a se situar na tradição dos Eleitos Cohens e Pasqually e Willermoz, reservou a entrada em sua ordem a homens que também deveriam ser Mestres Maçons, dando assim continuidade às tentativas de Teder de vincular o Martinismo à Maçonaria. Blanchard permaneceu um praticante do sincretismo esotérico praticado por Papus, e de maneira semelhante permitiu a adesão de mulheres e não exigiu a qualificação maçônica. Blanchard ligou-se a Saint-Yves d'Alveydre: e por isso acrescentou ao título da sua ordem o epíteto “Sinarquia”. Não há dúvida de que, ao trabalhar no secretariado dos Deputados, aspirava influenciar o curso dos acontecimentos políticos através das suas atividades ocultas e da difusão dos ideais da sinarquia.
Victor Blanchard também foi maçom no Grande Oriente da França, onde foi membro do Grande Colégio de Ritos, além de ser dignitário em várias outras ordens ocultas: “L'Eglise Gnostique Universelle” de Bricaud, (sob o nome de Tau Targelius) e “L'Ordre Kabbalistique de la Rose-Croix”, ambas organizações dirigidas por Lucien Mauchel (conhecido como Chamuel – falecido em 1936). Deve-se notar que ambas as organizações são distintas de “L'Eglise Gnostique Catholique” e “L'Ordre de la Rose Croix Kabbalistique et Gnostique” que foram dirigidas por Bricaud, depois por Chevillon. Victor Blanchard também foi membro da Ordem do Lírio e da Águia (que em seus graus superiores transmitem a iniciação da Rosa-Cruz do Oriente) onde foi Comandante desde 1918, da Irmandade Polar da qual foi Presidente desde 1933 , e a Ordem Pitagórica na qual, graças aos vínculos criados pela FUDOSI, obteve o quarto e último grau: “Arconte das Artes e das Ciências”. Foi um dos mais entusiastas fundadores da FUDOSI, o que lhe permitiu continuar a acção internacional que iniciou com Papus em Junho de 1908, e conferiu uma nova legitimidade em relação a Chevillon, que como sucessor de Bricaud não reconheceu. Ele foi um dos três Imperadores nomeados em 1934 com jurisdição especial sobre o Martinismo e os países do Oriente (Sâr Hieronymous (Emile Dantinne) sendo Imperator para a Europa, e Sâr Alden (Ralph M. Lewis) sendo Imperator para os EUA). Augustin Chaboseau o substituiu como Imperador em 1939.
BLANCHARD vs.
Jean Bricaud consagrou Victor Blanchard como bispo em 5 de maio de 1920. Apesar desta consagração, a atitude de Blanchard para com Bricaud logo se tornou violentamente hostil, a julgar pela seguinte passagem de Robert Ambelain (Le Martinisme 1946, p. 150), onde também se encontram elementos que minam A legitimidade da transmissão de Jean Bricaud de Teder, “que zombou de Bricaud, “discípulo de Vintras” e o repreendeu por ter criado a Igreja do Carmelo de Elias, e a Igreja Joanita, (muito antes da Igreja Católica Neognóstica) e por “representando o padre.”
“Quanto aos alegados direitos de Bricaud ao Grão-Mestrado da Ordem Martinista, há também várias testemunhas de que me lembro. Uma das testemunhas ainda mora aqui em Paris (Nota do tradutor – isso foi em 1946). Irmão Nicholas Choumitsky (de quem Ambelain recebeu a filiação russa), de uma família Martinista da Antiga Rússia. aluno e discípulo de Charles Barlet me disse: Voltei para a França em 1919. Teder havia morrido. Perguntei a Chacornac Sr., que era portanto o Grão-Mestre da Ordem Martinista, e ele respondeu: É Blanchard. Portanto, entrei em contato com Blanchard. Foi organizada uma reunião entre Bricaud e Blanchard. Aconteceu em um café.
Blanchard chegou com alguns membros do seu Conselho Supremo. Bricaud chegou sozinho, trazendo consigo um documento, emoldurado em vidro, que afirmava que Teder o havia nomeado seu sucessor. Blanchard ficou violentamente furioso e, após exame do documento, a opinião unânime foi que não era autêntico. Bricaud deixou nos presentes a impressão de ser superficial e sem profundidade. Voltei-me então para Charles Barlet e perguntei-lhe quem era o verdadeiro sucessor de Teder. Ele sorriu e disse que o Martinismo era “um círculo cuja circunferência estava em toda parte e o centro em lugar nenhum”. Ele pretendia com isso que não tivesse um Grão-Mestre. Depois Madame Detre (esposa de Teder) me disse que seu marido não poderia ter designado um sucessor, pois não tinha a menor intenção de morrer! Segundo ela, ele morreu após um ritual mágico.
Em qualquer caso, permanece um documento que coloca a sucessão de Bricaud numa posição estranha. É principalmente para avisar os dignitários da Ordem Martinista sobre a morte de Teder. O documento original ainda existe nos Arquivos da Ordem Martinista. Está assinado Jean Bricaud, 33 o 90 o 95 o , [1] Presidente do Conselho Supremo e Grão-Mestre Geral da Ordem. É publicado para que os dignitários da Ordem tenham sido avisados da morte de Teder, e que Bricaud se referiu a si mesmo como Grão-Mestre Geral em seu lugar, portanto não foram consultados. Não houve nenhum entre eles que elegeu Bricaud para o Grão-Mestrado. E como Teder não havia indicado ninguém, como se vê, o resultado foi um pouco imediato. Os Grandes Conselhos da Itália, Espanha e da Grã-Bretanha cortaram relações com o Conselho Supremo de Lyon. Um grande número de Martinistas franceses juntou-se a Blanchard e sua Ordem e Sinarquia Martinista, outros permaneceram isolados e voltaram à Ordem Martinista Tradicional de Augustin Chaboseau, doze anos depois.
DISCURSO DE ABERTURA DO CONGRESSO MAÇÔNICO E ESPIRITUALISTA DE 1908
Victor Blanchard foi o secretário-geral do Congresso Maçônico e Espiritualista em 1908. Em seu discurso de abertura referiu-se a ele como “o primeiro Congresso autônomo de Ocultismo” e expressou em conclusão a esperança de ver todos os Ritos Maçônicos Franceses vindo para reforçar “o exército de cavaleiros do idealismo cristão”.
Aqui está uma passagem que exemplifica seu pensamento:
“A doutrina que agora tanto desperta a vossa curiosidade não é nova, independentemente do que digam os críticos da história da filosofia.
Se nos referirmos a documentos puramente históricos, é nos mais famosos Santuários da Índia e do Egito – herdeiros da Sabedoria tradicional das raças negras, Atlântida e Lemúria, que nasceu a CIÊNCIA OCULTA.
A partir daí o esoterismo se espalhou pela China, Irã, Caldéia, Palestina, Grécia, Roma, pelos países gauleses, Alemanha e por toda a face da Terra.
Não esqueçamos que esta filosofia, ao mesmo tempo humana e divina, inspirou poderosamente todos os fundadores das grandes religiões antigas, entre eles Ram ou Lam, Confúcio, Krishna, Zoroastro, MOISÉS e Buda. Foi dela que os célebres legisladores de épocas passadas tiraram as suas instituições mais sábias. É desta fonte sublime que a maioria dos poetas, filósofos e sábios da antiguidade e dos tempos modernos tiraram a melhor parte das suas grandes e brilhantes ideias. Redescobre-o escondido sob o texto literal de todas as Sagradas Escrituras do Oriente e do Ocidente, nas parábolas de Jesus, até às Epístolas de São Paulo. Foi mantida por certos Padres da Igreja, os Gnósticos, Trovadores, Trouvères, [2] Alquimistas, chefes de guildas medievais, e a elite intelectual dos Templários, que, tendo escapado da tortura e do derramamento de sangue, transmitiram-na mais tarde através dos intermediários de os Rosacruzes, Maçons e Martinistas.
O HERMETICISMO é a síntese científica, filosófica, religiosa e social do passado, do presente e será, sem dúvida, a do futuro.
O teólogo, o filósofo, o sábio, o médico, o moralista ou o sociólogo devem esforçar-se por estudar o ocultismo, só onde encontrarão as melhores soluções para os enigmas teológicos, cosmológicos, antropológicos e sociológicos, bem como os elementos que reavivarão a sua actual conhecimento e como regenerar o corpo e a alma humana e de toda a sociedade.
O historiador, autor e artista também beneficiará destes estudos ligeiramente abstratos. O primeiro descobrirá a explicação de muitos fatos obscuros e preocupantes; o segundo penetrará facilmente no sentido mais elevado dos mitos antigos e das fábulas orientais aparentemente absurdos e será mais capaz de decifrar os mistérios da alma humana. O terceiro poderá contemplar sem cansar as diferentes formas que revelam a Suprema Beleza neste mundo como nos demais planos do Universo manifestado e, conseqüentemente, poderá dar-lhes expressão física mais adequada do que aquelas que foram produzidas antes. .
Quanto àqueles que são atormentados pelo problema profundamente angustiante da vida após a morte, logo serão compreendidos através da exposição às nossas doutrinas, esperamos, a certeza racional através da experiência da imortalidade do seu princípio consciente e espiritual, compreenderão que a Divindade quer o melhor para todas as suas criaturas, e que o Céu, o Purgatório e o Inferno dos teólogos ingênuos nada mais são do que as situações físicas e morais em que nossa alma se encontra ao longo de sua carreira eterna. Eles saberão que a Reencarnação, ensinada nas antigas escolas de mistérios, tal como era na Igreja Cristã original, e nas iniciações modernas, é um dos múltiplos meios empregados pela Generosidade Soberana (ou Bem Supremo), a fim de acelerar o inimigo. , evolução intelectual e espiritual de cada um de nós. Eles verão que o homem trabalha incessantemente através das condições que devem presidir vidas sucessivas no tempo e no espaço. Reconhecerão que os seres humanos estão todos unidos entre si, não só nas ações, mas também nas palavras e, sobretudo, no pensamento. É por estes meios que prepararão conscientemente a Vinda à Terra da Verdadeira Fraternidade e do Reino do Espírito Santo, ou da Ciência aliada à Fé, da Razão unida à Intuição, fusão duradoura e celestial que a Festa de Pentecostes simboliza tão bem.”
(Nota: A Festa de Pentecostes, em 1908, caiu no dia 7 de junho, dia de abertura do Congresso.)
BLANCHARD, O FUDOSI E OS POLAIRES
A Irmandade Polar não é geralmente conhecida no mundo de língua inglesa, mas como este artigo é sobre Victor Blanchard (que foi seu presidente desde 1933), é apropriado que apresentemos algumas informações básicas sobre as suas origens, crenças e atividades.
Segundo a lenda de sua fundação, a Irmandade Polar teve sua origem no encontro entre Mario Fille e o misterioso eremita Padre Julian em 1908 nas colinas ao norte de Roma. O Padre Julian deu a Mario Fille um maço de pergaminhos antigos que incluía um método divinatório denominado “oráculo da força astral”, ao qual a princípio deu pouco interesse porque o método era meticuloso e demorado. Doze anos depois conheceu no Egito o seu compatriota e músico Cesare Accomani, que se entusiasmou muito com este método baseado em princípios numerológicos. O método consistia em formular a pergunta em italiano, acrescentar o nome e o nome de solteira da mãe, transformá-los em números e fazer com eles certas operações matemáticas. Depois de várias horas de trabalho, uma série de números surgiu e estes foram retraduzidos em letras, dando uma resposta convincente e gramaticalmente correta à pergunta. O Oráculo nunca deixou de se comportar com perfeita confiabilidade, embora as respostas fossem algumas vezes em inglês ou alemão. Fille obedeceu ao comando do Padre Julian – só ele possuía a chave para seu uso. Ambos experimentaram o oráculo e notaram os seus poderes eficazes e que lhes permitiu entrar em comunicação com o “Centro Esotérico Rosacruz no Himalaia”, dirigido pelos “Três Sábios Supremos” ou as “Pequenas Luzes do Oriente” que propuseram prepará-los para “a vinda do Espírito sob o sinal da Rosa e da Cruz”. Isto foi em resposta a uma das primeiras perguntas feitas ao Oráculo – “Quem é você?” Em 1929, o oráculo deu-lhes a missão de reconstituir a Fraternidade Polar cujos “membros foram dispersos no século XV por ódio à Verdadeira Luz” e indicou-lhes que o local do restabelecimento seria Paris. Em 1930 foi publicado o manifesto dos Polaires “Asia Mysteriosa” assinado por Zam Bhotiva (pseudônimo de Accomani) e um templo foi instalado na Avenida Junot 36, em Montmartre.
O Padre Julian desapareceu em 1908, mas continuou a entregar as suas mensagens por intermédio do oráculo; e através dele foi revelado que ele era um emissário da Grande Loja Branca do Himalaia. Então, no dia 8 de abril de 1930, o Padre Julian fez a sua última comunicação e anunciou a sua morte iminente. O primeiro Boletim Polar apareceu em 9 de maio de 1930, que iria transmitir as mensagens do Padre Julian da forma mais moderna. Numa surpreendente coincidência, o ocultista napolitano Giulano Kremmerz (cujo primeiro nome é a forma italiana do nome Julian), fundador da Fraternidade dos Myriam, que até agora nunca foi citado em relação aos Polares, entrou em coma no dia 7 de maio. 1930 e faleceu em 16 de maio de 1930, após ter previsto a sua própria morte.
Accomani e Fille associaram-se a muitas personalidades influentes, como os jornalistas Fernand Divoire e Jean Dorsenne, os escritores Jean Marques-Rivière e Maurice Magré e os ocultistas sinárquicos Jeanne Canudo, Vivian du Mas e Victor Blanchard. René Guénon também se associou por um curto período ao seu empreendimento. Também se encontram os nomes de alguns outros altos iniciados da Fraternidade: Henri Meslin de Champigny (bispo gnóstico sob o nome de Tau Harmonius), Monsenhor Lesêtre (bispo católico romano), príncipe You-Kantor do Camboja e Jean Chaboseau (filho de Augustin Chaboseau).
Se os Polaires se consideravam destinatários da tradição boreal de Thule, e foi daí que derivaram o seu nome, de que forma esta estava ligada a uma tradição “polar” e qual era a sua missão: por exemplo, Jean Marques-Rivière, o jornalista em seu prefácio à “Asia Mysteriosa” menciona que tanto Emmanuel Swedenborg quanto a visionária do início do século XIX Catherine Emmerich acreditavam em um centro espiritual no Tibete ou na Tartária “Este centro tem como missão ou melhor, sua razão de existência, a direção das atividades espirituais da Terra".
O Boletim dos Polaires, de 9 de junho de 1930, explica:
“Os Polaires levam este nome porque desde sempre a Montanha Sagrada, que é o local simbólico dos Centros Iniciáticos, sempre foi qualificada pelas diferentes tradições como “Polar”. E pode muito bem ser que esta Montanha tenha sido outrora realmente polar, no sentido geográfico da palavra, uma vez que se afirma por toda a parte que a Tradição Boreal (ou Tradição Primordial, fonte de todas as tradições) teve originalmente a sua sede nas regiões Hiperbóreas.
As cerimônias foram particularmente impressionantes, os adeptos se reuniram em mantos com capuz. A história interna da Fraternidade é pouco conhecida – os seus arquivos foram confiscados pelos nazistas. Parece que houve muitos problemas em descobrir o Grão-Mestre que o oráculo anunciou que chegaria em breve. Após um novo anúncio do oráculo, alguns Polaires correram para Montségur e Lordat, onde escavaram em vão para encontrar o Graal e o Tesouro Albigense. A Fraternidade foi membro da FUDOSI em 1937 e 1938 e foi no seu templo na avenida Junot que aconteceu o Convento de agosto de 1937.
Os Polaires tentaram proteger a França usando os seus poderes magnéticos, mas parece que a Segunda Guerra Mundial destruiu todos os seus esforços e a Fraternidade parece não ter sobrevivido.
Em 1939, Victor Blanchard foi expulso da FUDOSI, segundo Jean Mallinger. A razão citada é que em 14 de julho de 1938 ele se autoconsagrou como Grão-Mestre Universal da Rosa-Cruz e de todas as ordens iniciáticas do mundo inteiro. Ele enviou uma proclamação a cada Grão-Mestre da Federação, solicitando fidelidade e reconhecimento de sua nova dignidade. Como resultado, alguns membros também deixaram a Ordem Martinista e a Sinarquia (entre eles Georges Lagrèze (Sar Mikael) e Jeanne Guesdon (Sar Puritia). Muitos deles se juntaram à Ordem Martinista Tradicional de Augustin Chaboseau. Ele também foi substituído em todas as outras altas ordens. cargos que ocupou, apenas os Polaires e a Ordem e Sinarquia Martinista permaneceram leais a ele. No entanto, ele foi posteriormente reconciliado com a FUDOSI no convento de 1946, mas não foi renomeado como Imperador.
BIBLIOGRAFIA
Maçonnnerie Egyptienne, Rose-Croix et Néo Chevalerie: Gérard Galtier, Ed du Rocher 1989
L'Occultisme en France: L'Eglise Gnostique; René Le Forestier, Arche Milano 1990
Arktos, o Mito Polar: Joscelyn Godwin, Thames and Hudson 1993
[1] Estes números significam o status de Bricaud na Ordem Maçônica de Memphis-Misraïm – Sâr Christopher
[2] “Trouvère, às vezes escrito trouveur, é a forma do norte da França da palavra trobador da langue d'oc. Refere-se a poetas-compositores que foram aproximadamente contemporâneos e influenciados pelos trovadores, mas que compuseram suas obras nos dialetos do norte da França.” – extrato da Wikipedia (Sâr Christopher)
A Oração Martinista
A oração é uma técnica essencial e indispensável do Martinista. Mas a verdadeira oração é muito mais do que a mera pronunciação de palavras. É preciso entender COMO orar! No seguinte ensaio, escrito por Constant Chevillon, um dos mais profundos Martinistas do século XX , a técnica adequada de oração eficiente e poderosa é explicada minuciosamente:
ORAÇÃO
A oração é a única magia verdadeira e sagrada. A magia cerimonial, muitas vezes, coloca a vontade a serviço do orgulho. A oração, por outro lado, é uma aspiração muito humilde do finito em direção ao Infinito. Quem reza assemelha-se a um deserto que se esforça para se tornar um prado cheio de flores e, além disso, não exige – suplica .
Contudo, os homens comuns ignoram tudo o que a oração envolve. Para a esmagadora maioria, rezar é dizer palavras com os lábios e às vezes com o coração, correspondendo o ardor à intensidade dos seus desejos; ou curvar-se num templo ou oratório para suplicar, de um Deus antropomórfico e de acordo com a sua vontade, dádivas inteiramente materiais, como saúde, riqueza, sucesso ou amor. Assim, oramos hoje como faziam os judeus de outrora, desejando trocar o maná pelas cebolas do Egito.
Certamente, uma oração pedindo os bens deste mundo é, naturalmente, permitida. Dirigir-se ao Pai misericordioso, pedindo-Lhe que nos guarde da miséria física, é uma homenagem ao Seu Poder Todo-Poderoso. Esquecemo-nos, no entanto, com demasiada frequência, das palavras do Evangelho : “Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça; e todas estas coisas vos serão acrescentadas. ” (Mateus 6:33 – KJV)
A oração não deve pretender apenas romper o círculo infernal do destino; é muito mais elevado e nobre. É uma elevação sobre-humana ao esplendor Divino, bem como ajoelhar-se – é um êxtase indescritível – diante da Caridade Inefável.
Para poder orar desta maneira, é necessário silenciar interiormente. Liberte-se de todos os maus pensamentos, mesmo dos simples pensamentos negativos. É necessário colocar o sentimento, a compreensão e a razão em sintonia com o Espírito, entrar em um estado passivo para permitir que a atividade Divina se realize interiormente. É necessário abandonar a indiferença e a frieza, fazer um holocausto do próprio ser e projetar acima de qualquer egoísmo humano um prodigioso chamado de amor.
Então o canal da Bem-Aventurança se abre em sua sublimidade. Duas correntes se projetam uma em direção à outra. A primeira corrente ascendente leva o homem ao seio de Deus; a segunda, como um rio celeste, desce sobre a terra para fazer a alma conceber uma gravidez de eternidade. Como esse ser finito, esse nada, perdido no oceano do Ser sem fronteiras e sem lugar, é levado até os confins do Absoluto. Uma operação misteriosa através da qual, uma vez, o Filho de Deus se tornou filho do homem, repete-se no seu sentido inverso. A distância torna-se inexistente. A natureza humana, agora transfigurada numa união incompreensível, abraça a Vontade de Deus, a Sua Justiça e a Sua Misericórdia.
Então a oração atinge tais cumes; quão sem importância parecem as coisas terrestres! As palavras de Crisóstomo brilham em sua severidade: “Vaidade das vaidades! Tudo é Vaidade! Riquezas…Vaidade! Honras…Vaidade! Poder humano… Vaidade das Vaidades!” Tudo desaparece sob o sopro ardente do Paráclito – nada permanece ali, exceto a imensa fornalha do amor:
FONS……..VIVUS……..IGNIS……..CARITAS!
FONTE DA VIDA, FOGO DO AMOR!
(do Veni Creator Spiritus)
Só os santos são capazes de se perder neste transporte místico, vizinho da bem-aventurança? Não. Se a paz estiver com ele, todo homem de boa vontade é capaz de chegar lá, porque toda oração é santa quando se baseia na fé e na esperança - mesmo quando medida por padrões humanos. Ó você de coração humilde e puro de espírito, não desanime apesar da aparente esterilidade e ineficácia de suas orações. Se você pede favores temporais, não se surpreenda se não receber nada. O reino de Cristo não é deste mundo, e os seus desejos significam muito pouco quando comparados com o dom eterno que, sem saber, lhe é concedido.
Ore, portanto, em êxtase, por você e pelos outros; mas sobretudo rezai pelos outros, recordando a última visão de Dinis (frequentemente identificado com Dionísio, o Areopagita), que, nas vésperas de ser torturado, pensava na sua prisão na salvação da humanidade. Jesus veio confortá-lo e disse-lhe: “Se você orar pelos outros, será ouvido”. Agora, se Deus pode pagar cem vezes mais pela menor esmola dada aos pobres, em Seu Nome, como ele retribuirá o fruto de suas orações?
Traduzido de L'Initiation, outubro/novembro/dezembro de 1963.
“A virtude da oração é certa; por ela o homem é colocado na corrente Divina; a oração é a alma trabalhando em direção ao Sol desconhecido e ali se ligando…”
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