quarta-feira, 3 de junho de 2020

Magnum Chaos


Caos (em grego: Χάος, transl.: Cháos), na mitologia grega segundo Hesíodo,é o primeiro deus primordial a surgir no universo, portanto a mais velha das formas de consciência divina. A natureza divina de Caos é de difícil entendimento, devido às mudanças que a ideia de "caos" sofreu com o passar das épocas.
Seu nome deriva do verbo grego chaíno (χαίνω), que significa "separar", "ser amplo", significando o espaço vazio primordial. Também poderia ser chamado de Aer (Αηρ), que significa "ar" ou de Anapnoe (Αναπνοη), que significa "respirar".
O poeta romano Ovídio foi o primeiro a atribuir a noção de desordem e confusão à divindade Caos. Todavia, Caos seria para os gregos o contrário de Eros. Tanto Caos como os seus irmãos são forças geradoras do universo. Caos parece ser uma força catabólica, que gera por meio da cisão, assim como os organismos mais primitivos estudados pela biologia, enquanto Eros é uma força de junção e união. Caos significa algo como "corte", "rachadura", "cisão" ou ainda "separação".

Filhos

Os filhos de Caos nasceram de cisões assim como se reproduzem os seres unicelulares (mitose). Nix (Noite) e Érebo (Escuridão) nasceram a partir de "pedaços" do Caos. E do mesmo modo, os filhos de Nix nasceram de "pedaços" seus; como afirma Hesíodo: sem a união sexual. Portanto a família de Caos se origina de forma assexuada.
Se Caos gera através da separação e distinção dos elementos, e Eros através da união ou fusão destes, parece mais lógico que a ideia de confusão e de indistinção elemental pertença a Eros. Eros age de tal modo sobre os elementos do Mundo, que poderia fundi-los numa confusão inexorável. Assim, seu irmão Anteros, que nasceria do mesmo modo que Gaia, Tártaro, e Eros sendo assim irmão do Caos, equilibra sua força unificadora através da repulsa dos elementos.
Caos é, então, uma força antiga e obscura que manifesta a vida por meio da cisão dos elementos. Caos parece ser um deus andrógino, trazendo em si tanto o masculino como o feminino. Esta é uma característica comum a todos os deuses primogênitos de várias mitologias.
É frequente, devido à divulgação das ideias de Ovídio, considerar Caos como uma força sem forma ou aparência. Isso não é de todo uma inverdade. Na pré-história grega, tanto Caos como Eros eram representados como forças sem forma. Eros era representado por uma pedra.
Ou seja, na mitologia grega, Caos é "pai-mãe" de Nix e Érebo, e "irmão-irmã" de Gaia, Tártaro e Eros.

Caos (cosmogonia)

Caos (em grego antigo χάος, khaos) refere-se a sem forma ou vazio que precede a criação do universo ou cosmo no mito da criação na tradição grega, ou ao "hiato" inicial citado para a separação original do céu e da terra da tradição abraâmica.

Tradições abraâmica e babilônica

Tehom (em hebraico תְּהוֹם, "profundo" ou "abismo") é as profundezas das águas primordiais da criação descrito na Bíblia. Ele é mencionado pela primeira vez no livro dos Gênesis 1:2: "A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o espírito de Deus pairava sobre as águas" (Igreja Católica Apostólica Romana)
Foi a partir deste lugar que as águas do Dilúvio tiveram a sua origem (Gênesis 7:11).
Tehom é uma palavra original da língua acádia, com a mesma raiz de tiamat era o nome da deusa do oceano primitivo e inimigo de Deus. O deus babilônico marduque dos poços no encadeamento do abismo e segundo tradição ele partiu-o ao meio, a sua metade superior criou os céus e a metade inferior para criar o continente.

Tradição grega-romana

Refere-se ao primeira entidade do universo, deus primordial do abismo, vazio, nada ou explosão que originou o universo, Caos.