quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Teosofia - Aforismos sobre Karma

 

Os seguintes, entre outros ainda não utilizados, foram-me dados por professores, entre eles HP Blavatsky. Alguns foram escritos, outros comunicados de outras maneiras. Para mim, eles foram declarados como sendo de manuscritos não acessíveis agora ao público em geral. Cada um foi submetido ao meu julgamento e razão; e assim como eles, além de qualquer autoridade, aprovaram-se à minha razão após séria consideração deles, espero que ganhem a aprovação daqueles meus colegas de trabalho a quem agora os publico.

WILLIAM Q. JUIZ

AFORISMOS

(1) Não há Karma a menos que haja um ser que o produza ou sinta seus efeitos.

(2) Karma é o ajuste de efeitos decorrentes de causas, durante o qual o ser sobre o qual e através do qual esse ajuste é efetuado experimenta dor ou prazer.

(3) Karma é uma tendência invariável e infalível no Universo para restaurar o equilíbrio, e opera incessantemente.

(4) A aparente interrupção desta restauração do equilíbrio é devida ao ajuste necessário da perturbação em algum outro ponto, lugar ou foco que é visível apenas para o Yogi, para o Sábio ou para o Vidente perfeito: não há, portanto, interrupção, mas apenas uma ocultação da vista.

(5) O Karma opera em todas as coisas e seres, desde o menor átomo concebível até Brahma. Procedendo nos três mundos dos homens, deuses e seres elementais, nenhum ponto no universo manifestado está isento de sua influência.

(6) O carma não está sujeito ao tempo e, portanto, aquele que sabe qual é a divisão final do tempo neste Universo conhece o carma.

(7) Para todos os outros homens o Karma é, em sua natureza essencial, desconhecido e incognoscível.

(8) Mas sua ação pode ser conhecida pelo cálculo da causa ao efeito; e esse cálculo é possível porque o efeito está envolvido e não é sucessor da causa.

(9) O Karma desta Terra é a combinação dos atos e pensamentos de todos os seres de todos os graus que estavam envolvidos no Manvantara anterior ou corrente evolutiva da qual o nosso flui.

(10) E como esses seres incluem Senhores do Poder e Homens Santos, bem como seres fracos e perversos, o período de duração da Terra é maior do que o de qualquer entidade ou raça sobre ela.

(11) Como o Karma desta Terra e de suas raças começou em um passado muito distante para as mentes humanas alcançarem, uma investigação sobre seu início é inútil e sem proveito.

(12) As causas cármicas já postas em movimento devem ser deixadas prosseguir até se esgotarem, mas isso não permite que nenhum homem se recuse a ajudar seus semelhantes e todos os seres sencientes.

(13) Os efeitos podem ser neutralizados ou atenuados pelos pensamentos e atos de si mesmo ou de outro, e então os efeitos resultantes representam a combinação e interação de todo o número de causas envolvidas na produção dos efeitos.

(14) Na vida dos mundos, raças, nações e indivíduos, o Karma não pode agir a menos que haja um instrumento apropriado para sua ação.

(15) E até que tal instrumento apropriado seja encontrado, o Karma relacionado a ele permanece inexplorado.

(16) Enquanto um homem está experimentando Karma no instrumento fornecido, seu outro Karma não gasto não é esgotado por outros seres ou meios, mas é mantido reservado para operação futura; e o lapso de tempo durante o qual nenhuma operação desse Karma é sentida não causa deterioração em sua força ou mudança em sua natureza.

(17) A adequação de um instrumento para a operação do Karma consiste na conexão e relação exatas do Karma com o corpo, a mente, a natureza intelectual e psíquica adquirida para uso pelo Ego em qualquer vida.

(18) Todo instrumento usado por qualquer Ego em qualquer vida é apropriado ao Karma que opera através dele.

(19) Mudanças podem ocorrer no instrumento durante uma vida, de modo a torná-lo apropriado para uma nova classe de Karma, e isso pode ocorrer de duas maneiras: (a) através da intensidade do pensamento e do poder de um voto, e (b) através de alterações naturais devido ao esgotamento completo de causas antigas.

(20) Como o corpo, a mente e a alma têm cada um o poder de ação independente, qualquer um deles pode esgotar, independentemente dos outros, algumas causas cármicas mais remotas ou mais próximas do tempo de seu início do que aquelas que operam através de outros canais.

(21) O Karma é misericordioso e justo. Misericórdia e Justiça são apenas polos opostos de um único todo; e Misericórdia sem Justiça não é possível nas operações do Karma. Aquilo que o homem chama de Misericórdia e Justiça é defeituoso, errante e impuro.

(22) O carma pode ser de três tipos: (a) Presentemente operante nesta vida através dos instrumentos apropriados; (b) aquilo que está sendo feito ou armazenado para ser esgotado no futuro; (c) Carma retido de vida ou vidas passadas e ainda não operando porque inibido pela inadequação do instrumento em uso pelo Ego, ou pela força do carma que agora opera.

(23) Três campos de operação são usados ​​em cada ser pelo Karma: (a) o corpo e as circunstâncias; (b) a mente e o intelecto; (c) os planos psíquico e astral.

(24) O Karma retido ou o Karma presente podem, cada um, ou ambos ao mesmo tempo, operar em todos os três campos de operação cármica ao mesmo tempo, ou em qualquer um desses campos uma classe diferente de Karma daquela que usa os outros pode operar ao mesmo tempo.

(25) O nascimento em qualquer tipo de corpo e a obtenção dos frutos de qualquer tipo de Karma são devidos à preponderância da linha de tendência cármica.

(26) A influência da tendência cármica influenciará a encarnação de um Ego, ou de qualquer família de Egos, por pelo menos três vidas, quando medidas de repressão, eliminação ou neutralização não forem adotadas.

(27) As medidas tomadas por um Ego para reprimir tendências, eliminar defeitos e neutralizar através da criação de diferentes causas, alterarão o domínio da tendência cármica e encurtarão sua influência de acordo com a força ou fraqueza dos esforços despendidos na execução das medidas adotadas.

(28) Nenhum homem, a não ser um sábio ou um verdadeiro vidente, pode julgar o Karma de outro. Portanto, enquanto cada um recebe seus méritos, as aparências podem enganar, e o nascimento na pobreza ou em duras provações pode não ser punição para o mau Karma, pois os Egos encarnam continuamente em ambientes pobres, onde experimentam dificuldades e provações que são para a disciplina do Ego e resultam em força, fortaleza e simpatia.

(29) O Karma Racial influencia cada unidade na raça através da lei da Distribuição. O Karma Nacional opera nos membros da nação pela mesma lei mais concentrada. O Karma Familiar governa apenas com uma nação onde as famílias foram mantidas puras e distintas; pois em qualquer nação onde há uma mistura de famílias – como ocorre em cada período Kali-Yuga – o Karma familiar é em geral distribuído por uma nação. Mas mesmo em tal período algumas famílias permanecem coerentes por longos períodos, e então os membros sentem a influência do Karma familiar. A palavra “família” pode incluir várias famílias menores.

(30) O karma opera para produzir cataclismos da natureza por concatenação através dos planos mental e astral do ser. Um cataclismo pode ser rastreado até uma causa física imediata, como fogo interno e perturbação atmosférica, mas estes foram provocados pela perturbação criada através do poder dinâmico do pensamento humano.

(31) Os egos que não têm nenhuma conexão cármica com uma parte do globo onde um cataclismo está chegando são mantidos fora da operação deste último de duas maneiras: (a) pela repulsão que atua em sua natureza interna e (b) por serem chamados e avisados ​​por aqueles que observam o progresso do mundo.

Teosofia - Blavatsky sobre o Karma

 

Quando um desastre atinge nossos semelhantes, seja na forma de desastres naturais, ataques terroristas, acidentes fatais, guerra ou qualquer tipo de catástrofe, o que nós — que nos vemos como pessoas espirituais — podemos fazer a respeito?

Ajuda os sofredores e outras pessoas afetadas por tais tragédias se rezarmos por eles ou enviarmos pensamentos positivos ou “visualizações” em sua direção?

A Teosofia responde – NÃO.

Resumindo a perspectiva teosófica dos ensinamentos de HP Blavatsky, William Q. Judge e dos Mestres da Sabedoria, Robert Crosbie (fundador da Loja Unida de Teosofistas) escreve:

“Ainda estamos imbuídos da velha falácia de orar a algum poder ou ser externo. Nem orações a qualquer suposto Deus, nem mesmo a Mestres, são de qualquer valia. O poder ou existe dentro , ou não existe de forma alguma. Todo o poder que qualquer ser exerce ou pode exercer em qualquer direção é o que ele próprio é capaz de despertar dentro de si mesmo.

“Pensamentos bons e gentis para os outros são bons para aqueles que os pensam, mas eles não têm efeito externo, a menos que o despertador desses pensamentos tenha tanto o conhecimento, a vontade e o poder para direcioná-los; e os seres diferem muito nisso. A maioria dos pensamentos são como bolhas de sabão e não viajam muito longe. Os pensamentos para serem eficazes não devem apenas estar livres de toda a mácula egoísta, mas devem ser sustentados.

“Os Mestres, que de todos os seres são os mais capazes de pensamento sustentado e têm o poder e o conhecimento, não são capazes de afetar as mentes das pessoas do mundo, porque essas mentes estão constantemente cheias de pensamentos ativos e egoístas. Se os Mestres fossem capazes de afetar a humanidade por seus pensamentos, eles não teriam que escrever livros. Se as pessoas, que podem ouvir e ler palavras destinadas a despertar o melhor delas, se beneficiam tão pouco delas, que esperança há no pensamento fugidio?” (“Respostas a perguntas sobre o oceano da teosofia” p. 234)

Quando perguntada se os teosofistas rezam, Madame Blavatsky respondeu: “Nós não rezamos. Nós agimos , em vez de falar ... tentamos substituir orações infrutíferas e inúteis por ações meritórias e produtoras de bem.” (Veja “A Chave para a Teosofia” p. 66)

Vale ressaltar que é a oração peticionária – oração que envolve pedir a Deus ou qualquer outra entidade ou força para fazer algo por si mesmo ou pelos outros – que a Teosofia considera “infrutífera e inútil”. Ela não descarta outras formas mais legítimas de oração, que foram comentadas no artigo Teosofia sobre a Oração . Mas na mente da maioria das pessoas, a oração peticionária é o único tipo de oração. Por que é “infrutífero e inútil” orar dessa forma?

Para tomar um exemplo do budismo, que em alguns aspectos é muito próximo da filosofia teosófica, Buda ensinou que o universo não é criado nem governado por nenhum tipo de Deus. Ele é todo governado por uma LEI absoluta, imutável e impessoal, e não por nenhum Ser.

A Lei do Karma é a realização desta Lei. Como tudo procede infalivelmente de acordo com a Lei do Karma (no passado criamos nosso presente e no presente estamos criando nosso futuro), o budismo ensina que a oração é fútil e sem sentido.

A Lei do destino autocriado, conhecida como Karma (a lei de causa e efeito, ação e reação, sequência e consequência), é o meio pelo qual o universo mantém seu equilíbrio, harmonia e equilíbrio constantes.

Nada pode acontecer fora do Karma. Tudo o que acontece conosco na vida é karmicamente destinado ou karmicamente permitido . Não pode ser de outra forma.

Assim, toda oração peticionária (seja para nós mesmos ou para os outros) é, em última análise, vã e fútil, como Buda ensinou. Tudo procede de acordo com o Karma, quer gostemos ou não, quer acreditemos e aceitemos ou não, e nenhuma quantidade de oração, choro, súplica, súplica, intercessão, afirmação etc. – independentemente de quão sincera e cheia de fé possa ser, ou quão desesperadora a situação possa parecer – pode interromper ou interferir na Lei do Universo. Uma das muitas provas disso é o fato de que virtualmente todas as orações ficam para sempre sem resposta, como qualquer ministro religioso honesto e são prontamente admitirá.

A Lei sabe o que está fazendo e tudo ocorre perfeitamente e na ordem divina, como deveria, embora muitas vezes possa não parecer assim para nossa percepção atualmente limitada.

Como o monge budista Theravada Narada diz em seu livro “O Buda e Seus Ensinamentos” – “Orações peticionais ou intercessórias são denunciadas no budismo e em seu lugar está a meditação que leva ao autocontrole, purificação e iluminação. Tanto a meditação quanto o serviço formam características salientes do budismo.” A mesma coisa pode ser dita da Teosofia.

É triste, mas verdade, que aqueles que se orgulham de sua suposta espiritualidade também são, muitas vezes, alguns dos menos generosos e mais egoístas de todas as pessoas. Quando o desastre acontece, as duas coisas mais eficazes e valiosas que podemos fazer são:

#1. Contribua de qualquer forma – seja por doação de finanças, assistência prática direta, oferecendo um apoio reconfortante e útil aos sofredores, etc. – para o alívio daqueles afetados pela tragédia. “A inação em um ato de misericórdia se torna uma ação em um pecado mortal”, diz “The Voice of The Silence” de HP Blavatsky, onde também é declarado que a Iluminação “é de atos amorosos a criança”.

Não é suficiente para nós apenas conhecer e falar sobre a importância da compaixão e do serviço altruísta... devemos FAZER isso, devemos PROVAR isso, devemos VIVER isso... e até que as pessoas espirituais se tornem “praticantes da Palavra, não apenas ouvintes”, elas nunca poderão esperar ser levadas a sério pelo mundo em geral.

#2. Estude os ensinamentos em profundidade sobre a Lei do Karma e se esforce para obter uma compreensão ainda mais profunda e prática desta grande verdade... não apenas para nosso próprio bem, mas também para que possamos trabalhar sabiamente para colocar esses conceitos na consciência pública e libertar a mente ocidental do pernicioso condicionamento cristão que faz com que muitos atribuam acontecimentos malignos ou infelizes a um "Deus irado" ou a um "Diabo perverso".

Os artigos Uma compreensão correta do carma ,  Perguntas sobre o carma , Não há injustiça , Aforismos sobre o carma e O carma é misericordioso e compassivo?  podem ser úteis a esse respeito, assim como estes Pontos de meditação sobre o carma:

* Tudo o que É, é Karma.

* Karma é tudo.

* Tudo ocorre de acordo com a Lei do Karma.

* A infalível e incrivelmente abrangente Lei de causa e efeito, ação e reação, sequência e consequência.

* A Lei Suprema do Universo.

* O caminho, o meio, o método pelo qual o Universo mantém seu equilíbrio, harmonia e equilíbrio.

* O grande Ajustador.

* O Poder que controla este Universo.

* Cada um de nós está sempre colocando causas em movimento, a cada momento, por meio de cada ação, cada palavra e cada pensamento.

* Toda causa posta em movimento sempre produzirá seu efeito correlativo correspondente.

* Não vos enganeis, a Lei não se deixa escarnecer, pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará... nesta vida ou na outra.

* A Lei do Karma é a Lei do destino autocriado.

* No passado eu criei meu presente e no presente estou criando meu futuro.

* Todos nós temos um “lote” na vida – nosso lote cármico – nosso prarabdha Karma.

* Tudo o que nos acontece é algo que é carmicamente destinado ou carmicamente permitido.

* Nada pode, aconteceu, acontece ou acontecerá fora da Lei do Karma.

* “Não se irrite com o Karma” . . . “A justiça rígida governa o mundo.”

Quando devidamente compreendido junto com seu gêmeo inextricável da Reencarnação , o ensinamento da Lei Kármica será considerado tão lógico, tão autoconsistente, tão filosófico e tão satisfatório para a alma e a inteligência, que os seres humanos descartarão as noções ignorantes de um Deus pessoal ou antropomórfico (semelhante ao humano), a oração peticionária e a injustiça cósmica, em favor da Sabedoria Antiga e Eterna que os Mestres ensinam: "a Vida ÚNICA, a Lei ÚNICA, o Elemento ÚNICO".

Mas quando finalmente aceitarmos que não há de fato nenhuma injustiça real no mundo e que tudo o que uma alma colhe é resultado direto do que ela mesma semeou, que nenhum de nós negligencie por um momento sequer a aplicação prática e sincera da compaixão por todos os que sofrem . Somos sempre capazes de ajudar os outros na exata medida em que seu Karma permitir e, portanto, devemos sempre fazer o máximo.

Os Mestres da Sabedoria por trás do Movimento Teosófico deixam extremamente claro que não acreditam em nenhum Deus pessoal e que não rezam para ninguém ou para nada. Nem HPB. Encontramos o Mestre ou Mahatma M. dizendo que –

“Os Fundadores [ da Sociedade Teosófica ] não rezaram a nenhuma Divindade ao começar a Sociedade Teosófica, nem pediram sua ajuda desde . . . Um senso constante de dependência abjeta de uma Divindade que ele considera como a única fonte de poder faz com que o homem perca toda a autoconfiança e os estímulos à atividade e iniciativa. Tendo começado criando um pai e guia para si mesmo, ele se torna como um menino e permanece assim até a velhice, esperando ser conduzido pela mão nas menores e maiores questões da vida.”

Após ser informada de que os cristãos estariam inclinados a acusá-la e a outros teosofistas de “orgulho e blasfêmia” por sua recusa em oferecer orações, súplicas e adoração a um Deus antropomórfico, HPB responde em “The Key to Theosophy” (p. 71) dizendo: “São eles, ao contrário, que mostram orgulho satânico em sua crença de que o Absoluto ou o Infinito, mesmo que houvesse algo como a possibilidade de qualquer relação entre o incondicionado e o condicionado – se rebaixará para ouvir cada oração tola ou egoísta. E são eles novamente, que virtualmente blasfemam, ao ensinar que um Deus Onisciente e Onipotente precisa de orações proferidas para saber o que ele tem que fazer!”

“Não poderás viajar pelo Caminho antes de te tornares o próprio Caminho.

“Que tua Alma ouça cada grito de dor, assim como o lótus desnuda seu coração para beber o sol da manhã.

“Não deixes que o Sol feroz seque uma lágrima de dor antes que tu mesmo a tenhas enxugado dos olhos do sofredor.

“Mas que cada lágrima humana ardente caia em teu coração e ali permaneça, e nunca a escove, até que a dor que a causou seja removida.”

– “A Voz do Silêncio”, traduzido por HP Blavatsky de O Livro dos Preceitos de Ouro

Quando outros estão sofrendo e em necessidade, não desperdiçamos nosso tempo e energia orando por eles. Aplicamos nosso tempo e energia com sabedoria e eficácia, fazendo tudo o que está ao nosso alcance para ajudar, confortar e ministrar a eles de forma prática e real.

Uma oração que vale a pena ter é “Ajude-me a ajudar os outros!”, mas o único que pode responder a essa oração somos nós mesmos.

Teosofia - Oração, Karma e Compaixão

 

Quando um desastre atinge nossos semelhantes, seja na forma de desastres naturais, ataques terroristas, acidentes fatais, guerra ou qualquer tipo de catástrofe, o que nós — que nos vemos como pessoas espirituais — podemos fazer a respeito?

Ajuda os sofredores e outras pessoas afetadas por tais tragédias se rezarmos por eles ou enviarmos pensamentos positivos ou “visualizações” em sua direção?

A Teosofia responde – NÃO.

Resumindo a perspectiva teosófica dos ensinamentos de HP Blavatsky, William Q. Judge e dos Mestres da Sabedoria, Robert Crosbie (fundador da Loja Unida de Teosofistas) escreve:

“Ainda estamos imbuídos da velha falácia de orar a algum poder ou ser externo. Nem orações a qualquer suposto Deus, nem mesmo a Mestres, são de qualquer valia. O poder ou existe dentro , ou não existe de forma alguma. Todo o poder que qualquer ser exerce ou pode exercer em qualquer direção é o que ele próprio é capaz de despertar dentro de si mesmo.

“Pensamentos bons e gentis para os outros são bons para aqueles que os pensam, mas eles não têm efeito externo, a menos que o despertador desses pensamentos tenha tanto o conhecimento, a vontade e o poder para direcioná-los; e os seres diferem muito nisso. A maioria dos pensamentos são como bolhas de sabão e não viajam muito longe. Os pensamentos para serem eficazes não devem apenas estar livres de toda a mácula egoísta, mas devem ser sustentados.

“Os Mestres, que de todos os seres são os mais capazes de pensamento sustentado e têm o poder e o conhecimento, não são capazes de afetar as mentes das pessoas do mundo, porque essas mentes estão constantemente cheias de pensamentos ativos e egoístas. Se os Mestres fossem capazes de afetar a humanidade por seus pensamentos, eles não teriam que escrever livros. Se as pessoas, que podem ouvir e ler palavras destinadas a despertar o melhor delas, se beneficiam tão pouco delas, que esperança há no pensamento fugidio?” (“Respostas a perguntas sobre o oceano da teosofia” p. 234)

Quando perguntada se os teosofistas rezam, Madame Blavatsky respondeu: “Nós não rezamos. Nós agimos , em vez de falar ... tentamos substituir orações infrutíferas e inúteis por ações meritórias e produtoras de bem.” (Veja “A Chave para a Teosofia” p. 66)

Vale ressaltar que é a oração peticionária – oração que envolve pedir a Deus ou qualquer outra entidade ou força para fazer algo por si mesmo ou pelos outros – que a Teosofia considera “infrutífera e inútil”. Ela não descarta outras formas mais legítimas de oração, que foram comentadas no artigo Teosofia sobre a Oração . Mas na mente da maioria das pessoas, a oração peticionária é o único tipo de oração. Por que é “infrutífero e inútil” orar dessa forma?

Para tomar um exemplo do budismo, que em alguns aspectos é muito próximo da filosofia teosófica, Buda ensinou que o universo não é criado nem governado por nenhum tipo de Deus. Ele é todo governado por uma LEI absoluta, imutável e impessoal, e não por nenhum Ser.

A Lei do Karma é a realização desta Lei. Como tudo procede infalivelmente de acordo com a Lei do Karma (no passado criamos nosso presente e no presente estamos criando nosso futuro), o budismo ensina que a oração é fútil e sem sentido.

A Lei do destino autocriado, conhecida como Karma (a lei de causa e efeito, ação e reação, sequência e consequência), é o meio pelo qual o universo mantém seu equilíbrio, harmonia e equilíbrio constantes.

Nada pode acontecer fora do Karma. Tudo o que acontece conosco na vida é karmicamente destinado ou karmicamente permitido . Não pode ser de outra forma.

Assim, toda oração peticionária (seja para nós mesmos ou para os outros) é, em última análise, vã e fútil, como Buda ensinou. Tudo procede de acordo com o Karma, quer gostemos ou não, quer acreditemos e aceitemos ou não, e nenhuma quantidade de oração, choro, súplica, súplica, intercessão, afirmação etc. – independentemente de quão sincera e cheia de fé possa ser, ou quão desesperadora a situação possa parecer – pode interromper ou interferir na Lei do Universo. Uma das muitas provas disso é o fato de que virtualmente todas as orações ficam para sempre sem resposta, como qualquer ministro religioso honesto e são prontamente admitirá.

A Lei sabe o que está fazendo e tudo ocorre perfeitamente e na ordem divina, como deveria, embora muitas vezes possa não parecer assim para nossa percepção atualmente limitada.

Como o monge budista Theravada Narada diz em seu livro “O Buda e Seus Ensinamentos” – “Orações peticionais ou intercessórias são denunciadas no budismo e em seu lugar está a meditação que leva ao autocontrole, purificação e iluminação. Tanto a meditação quanto o serviço formam características salientes do budismo.” A mesma coisa pode ser dita da Teosofia.

É triste, mas verdade, que aqueles que se orgulham de sua suposta espiritualidade também são, muitas vezes, alguns dos menos generosos e mais egoístas de todas as pessoas. Quando o desastre acontece, as duas coisas mais eficazes e valiosas que podemos fazer são:

#1. Contribua de qualquer forma – seja por doação de finanças, assistência prática direta, oferecendo um apoio reconfortante e útil aos sofredores, etc. – para o alívio daqueles afetados pela tragédia. “A inação em um ato de misericórdia se torna uma ação em um pecado mortal”, diz “The Voice of The Silence” de HP Blavatsky, onde também é declarado que a Iluminação “é de atos amorosos a criança”.

Não é suficiente para nós apenas conhecer e falar sobre a importância da compaixão e do serviço altruísta... devemos FAZER isso, devemos PROVAR isso, devemos VIVER isso... e até que as pessoas espirituais se tornem “praticantes da Palavra, não apenas ouvintes”, elas nunca poderão esperar ser levadas a sério pelo mundo em geral.

#2. Estude os ensinamentos em profundidade sobre a Lei do Karma e se esforce para obter uma compreensão ainda mais profunda e prática desta grande verdade... não apenas para nosso próprio bem, mas também para que possamos trabalhar sabiamente para colocar esses conceitos na consciência pública e libertar a mente ocidental do pernicioso condicionamento cristão que faz com que muitos atribuam acontecimentos malignos ou infelizes a um "Deus irado" ou a um "Diabo perverso".

Os artigos Uma compreensão correta do carma ,  Perguntas sobre o carma , Não há injustiça , Aforismos sobre o carma e O carma é misericordioso e compassivo?  podem ser úteis a esse respeito, assim como estes Pontos de meditação sobre o carma:

* Tudo o que É, é Karma.

* Karma é tudo.

* Tudo ocorre de acordo com a Lei do Karma.

* A infalível e incrivelmente abrangente Lei de causa e efeito, ação e reação, sequência e consequência.

* A Lei Suprema do Universo.

* O caminho, o meio, o método pelo qual o Universo mantém seu equilíbrio, harmonia e equilíbrio.

* O grande Ajustador.

* O Poder que controla este Universo.

* Cada um de nós está sempre colocando causas em movimento, a cada momento, por meio de cada ação, cada palavra e cada pensamento.

* Toda causa posta em movimento sempre produzirá seu efeito correlativo correspondente.

* Não vos enganeis, a Lei não se deixa escarnecer, pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará... nesta vida ou na outra.

* A Lei do Karma é a Lei do destino autocriado.

* No passado eu criei meu presente e no presente estou criando meu futuro.

* Todos nós temos um “lote” na vida – nosso lote cármico – nosso prarabdha Karma.

* Tudo o que nos acontece é algo que é carmicamente destinado ou carmicamente permitido.

* Nada pode, aconteceu, acontece ou acontecerá fora da Lei do Karma.

* “Não se irrite com o Karma” . . . “A justiça rígida governa o mundo.”

Quando devidamente compreendido junto com seu gêmeo inextricável da Reencarnação , o ensinamento da Lei Kármica será considerado tão lógico, tão autoconsistente, tão filosófico e tão satisfatório para a alma e a inteligência, que os seres humanos descartarão as noções ignorantes de um Deus pessoal ou antropomórfico (semelhante ao humano), a oração peticionária e a injustiça cósmica, em favor da Sabedoria Antiga e Eterna que os Mestres ensinam: "a Vida ÚNICA, a Lei ÚNICA, o Elemento ÚNICO".

Mas quando finalmente aceitarmos que não há de fato nenhuma injustiça real no mundo e que tudo o que uma alma colhe é resultado direto do que ela mesma semeou, que nenhum de nós negligencie por um momento sequer a aplicação prática e sincera da compaixão por todos os que sofrem . Somos sempre capazes de ajudar os outros na exata medida em que seu Karma permitir e, portanto, devemos sempre fazer o máximo.

Os Mestres da Sabedoria por trás do Movimento Teosófico deixam extremamente claro que não acreditam em nenhum Deus pessoal e que não rezam para ninguém ou para nada. Nem HPB. Encontramos o Mestre ou Mahatma M. dizendo que –

“Os Fundadores [ da Sociedade Teosófica ] não rezaram a nenhuma Divindade ao começar a Sociedade Teosófica, nem pediram sua ajuda desde . . . Um senso constante de dependência abjeta de uma Divindade que ele considera como a única fonte de poder faz com que o homem perca toda a autoconfiança e os estímulos à atividade e iniciativa. Tendo começado criando um pai e guia para si mesmo, ele se torna como um menino e permanece assim até a velhice, esperando ser conduzido pela mão nas menores e maiores questões da vida.”

Após ser informada de que os cristãos estariam inclinados a acusá-la e a outros teosofistas de “orgulho e blasfêmia” por sua recusa em oferecer orações, súplicas e adoração a um Deus antropomórfico, HPB responde em “The Key to Theosophy” (p. 71) dizendo: “São eles, ao contrário, que mostram orgulho satânico em sua crença de que o Absoluto ou o Infinito, mesmo que houvesse algo como a possibilidade de qualquer relação entre o incondicionado e o condicionado – se rebaixará para ouvir cada oração tola ou egoísta. E são eles novamente, que virtualmente blasfemam, ao ensinar que um Deus Onisciente e Onipotente precisa de orações proferidas para saber o que ele tem que fazer!”

“Não poderás viajar pelo Caminho antes de te tornares o próprio Caminho.

“Que tua Alma ouça cada grito de dor, assim como o lótus desnuda seu coração para beber o sol da manhã.

“Não deixes que o Sol feroz seque uma lágrima de dor antes que tu mesmo a tenhas enxugado dos olhos do sofredor.

“Mas que cada lágrima humana ardente caia em teu coração e ali permaneça, e nunca a escove, até que a dor que a causou seja removida.”

– “A Voz do Silêncio”, traduzido por HP Blavatsky de O Livro dos Preceitos de Ouro

Quando outros estão sofrendo e em necessidade, não desperdiçamos nosso tempo e energia orando por eles. Aplicamos nosso tempo e energia com sabedoria e eficácia, fazendo tudo o que está ao nosso alcance para ajudar, confortar e ministrar a eles de forma prática e real.

Uma oração que vale a pena ter é “Ajude-me a ajudar os outros!”, mas o único que pode responder a essa oração somos nós mesmos.

Teosofia - Karma, Justiça e Perdão

 

Das notas de uma palestra dada na
Loja Unida de Teosofistas em Londres, Inglaterra

No Evangelho segundo Mateus, no Novo Testamento, Jesus é relatado dizendo estas palavras: “Se vocês perdoarem os outros pelos pecados e ofensas que eles cometeram, então seu Pai Celestial também os perdoará . Mas se vocês não perdoarem os outros pelos seus pecados e ofensas, seu Pai também não perdoará suas ofensas.” (6:14-15)

Esta é uma declaração profunda, que essencialmente diz: “Se você não perdoar, DEUS não poderá perdoar VOCÊ”.

Mas na Teosofia não acreditamos em um Deus pessoal que escolhe perdoar ou não perdoar, então o que esses versículos podem significar em seu sentido esotérico?

Talvez pudesse ser parafraseado como dizendo: “Se você não perdoa os outros, você está prolongando seu próprio Karma negativo e sofrimento, mas se você perdoa os outros, mesmo pelas piores coisas que eles possam ter feito a você, seu sofrimento cármico será então diminuído.”

Claro, a Teosofia não ensina que apenas perdoando alguém seu Karma ruim irá embora, pois não é assim que o Karma funciona. Temos que experimentar os efeitos completos do Karma que são justamente devidos a nós, como a maneira do Universo de equilibrar e re-harmonizar quaisquer desequilíbrios e desarmonias que criamos em algum momento. Mas a Teosofia diz que o sofrimento é primariamente e predominantemente experimentado na mente , ao invés de nas circunstâncias externas, e assim deixar de lado a amargura, frustração, ressentimento, raiva, ódio, e assim por diante, pode às vezes diminuir o sofrimento de alguém tremendamente, mesmo que isso não mude as circunstâncias externas.

Para citar outro versículo bíblico relevante: o apóstolo Paulo escreve aos romanos: “Transformai-vos pela renovação da vossa mente” (12:2) e aos filipenses ele disse “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.” (2:5) O mesmo sentimento. E mesmo que os Evangelhos muitas vezes não sejam um relato histórico confiável, sabemos que Jesus é notoriamente mostrado ao ser crucificado dizendo sobre aqueles que o estavam matando tão brutalmente: “Pai, perdoa-os, eles não sabem o que fazem.”

Mas antes de prosseguirmos, vamos nos lembrar do que esse termo sânscrito “Karma” realmente significa. A palavra significa literalmente “ação”, “feito” e “trabalho”. É por isso que o Yoga de ações altruístas e serviço aos outros é chamado no hinduísmo de Karma Yoga.

Mas neste momento estamos lidando principalmente com a LEI do Karma e a Lei do Karma é dita por HP Blavatsky como sendo “a Lei Suprema do Universo” (“A Chave para a Teosofia” p. 201), também “o Poder que controla o Universo” (“Ísis Sem Véu” Vol. 1, p. 346), também “a própria pedra angular da Filosofia Esotérica”. (“Teorias sobre Reencarnação e Espíritos”)

Está inextricavelmente ligado à reencarnação ou renascimento, reencarnação, porque você não pode ter Karma sem também ter renascimento para experimentar e pagar todo o Karma passado , e você não pode ter renascimento exceto de acordo com Karma, caso contrário, o renascimento seria apenas algo acontecendo de acordo com o acaso cego, sorte, destino ou a vontade e capricho de algum deus em algum lugar. Mas este Universo, a Teosofia nos diz, é produzido e governado por LEI absoluta e imutável.

Essa lei das leis é Karma... e não foi criada ou produzida pelos deuses ou Dhyan Chohans, nem pelo Absoluto. A Lei estava lá primeiro, os deuses vieram depois. “A Divindade é Lei”, diz “A Doutrina Secreta” Vol. 1, p. 152, e enfatiza que o vice-versa também é verdadeiro: “A Lei é Divindade”. E Divindade, a Teosofia frequentemente diz, é um Princípio absoluto impessoal, a ENERGIA eterna infinita da qual tudo procede, na qual tudo existe e na qual tudo é eventualmente reabsorvido.

A Divindade ou o Divino, o Infinito, o Absoluto, é de fato o nosso próprio Eu. “Tu és Aquilo”, “Você é Aquilo”, é a mensagem fundamental dos Upanishads. HPB explica em “A Chave para a Teosofia”: “ Atman  ou o “Eu Superior” é realmente Brahman, o ABSOLUTO, e indistinguível dele.” (p. 174) O mesmo livro também afirma a respeito de Atma ou Atman – nosso Eu Superior, o Único Eu Universal de Todos, e que é inseparável do Eu Supremo – que em um sentido Atma é Karma. Pois Atman é o Divino, a Divindade, o próprio Deus se alguém deseja usar esse termo, e, como acabamos de ver, Divindade é Lei.

“Nem Atma nem Buddhi são jamais alcançados pelo Karma, porque o primeiro [ isto é, Atma ] é o aspecto mais elevado do Karma.” (HPB, “A Chave para a Teosofia” p. 135)

Portanto, embora a Lei do Karma opere e domine todo o Universo, ela também é inseparável do núcleo, do centro, do nosso próprio ser.

Para uma definição ou descrição da Lei do Karma, não podemos fazer nada melhor do que pegar a entrada para “Karma” do “The Theosophical Glossary” (p. 173-174), pois é muito breve, mas muito conciso e claro. Lá HPB escreve:

“Karma [é] Fisicamente, ação: metafisicamente, a LEI DE RETRIBUIÇÃO, a Lei de causa e efeito ou Causalidade Ética. [Nota: “Retribuição” não significa necessariamente apenas “punição”, pois como palavra significa literalmente retribuição , ou seja, Karma nos retribui os efeitos do que fizemos e cabe inteiramente a nós se cometemos ações que produzem uma retribuição dolorosa ou agradável. ] . . . é o poder que controla todas as coisas, . . . Existe o Karma do mérito e o Karma do demérito. Karma não pune nem recompensa, é simplesmente a única LEI Universal que guia infalivelmente, e, por assim dizer, cegamente, todas as outras leis produtivas de certos efeitos ao longo dos sulcos de suas respectivas causas. Quando o budismo ensina que “o carma é o núcleo moral (de qualquer ser) que sobrevive sozinho à morte e continua em transmigração” ou reencarnação, isso significa simplesmente que não resta nada depois de cada Personalidade, exceto as causas produzidas por ela; causas que são imortais, ou seja , que não podem ser eliminadas do Universo até que sejam substituídas por seus efeitos legítimos, e eliminadas por eles, por assim dizer, e tais causas – a menos que sejam compensadas durante a vida da pessoa que as produziu com efeitos adequados, seguirão o Ego reencarnado e o alcançarão em sua reencarnação subsequente até que uma harmonia entre efeitos e causas seja totalmente restabelecida.”

Então, a alma – que é o mesmo que o Ego Reencarnante, a Individualidade permanente mencionada no final da citação acima –  deve  receber seus justos merecimentos, sejam eles ruins, bons ou uma mistura de ambos, e geralmente é uma mistura de ambos, como sabemos apenas olhando para nossas próprias vidas presentes. Este é o caminho, o meio e o método pelo qual o Universo mantém sua harmonia, equilíbrio e equilíbrio, e assim a Lei do Karma é chamada de “o grande ajustador” e “o regulador infalível”. E se formos capazes, assim como dispostos, a aprender as lições que a Lei nos apresenta, ela se torna uma grande ajuda em nossa evolução interior, desdobramento e progresso.

É realmente uma Lei benéfica, pois só se torna uma punidora se estivermos nos punindo por meio de pensamentos insensatos, palavras insensatas, ações insensatas. Não somos punidos por nossos pecados; somos punidos por nossos pecados. Ou, para usar uma linguagem menos religiosa, por nossos delitos, nossos erros, nossas escolhas tolas.

O PERDÃO, então, se torna instantaneamente muito mais fácil quando percebemos que não importa quais pessoas possam ter sido instrumentais em nosso sofrimento, esse sofrimento foi, no entanto, trazido sobre nós, destinado a nós, por ninguém menos que nós mesmos ... não por algum deus ou demônio, não por acaso cego ou má sorte, mas por simples causa e efeito, ação e reação, sequência e consequência, semeadura e colheita. Ninguém nega ou desacredita que exista algo no plano material físico como causa e efeito; a Teosofia apenas diz que esta Lei e princípio existe e funciona em todos os planos, metafísicos e invisíveis incluídos, e que se aplica não apenas ao nosso corpo, mas a todos os componentes e aspectos mais etéreos e sutis do nosso ser também. Atma e Buddhi, nossos dois Princípios mais elevados, são os únicos que não criam Karma nem experimentam Karma. Como já foi apontado, Atma é Karma, Divindade é Lei.

Algumas pessoas notaram que, enquanto a religião cristã fala com bastante frequência sobre perdão, as religiões orientais e indianas raramente o mencionam explicitamente. Em todo o Bhagavad Gita, o Dhammapada, os Yoga Sutras de Patanjali, os Upanishads, até mesmo o texto altamente esotérico “A Voz do Silêncio”, onde o “perdão” é realmente mencionado pelo nome e claramente discutido como um assunto específico? Dificilmente em algum lugar, se é que existe algum.

Mas a razão para isso é provavelmente o fato de que nas religiões e tradições indianas, a Lei do Karma é tão bem aceita como sendo a verdadeira base para tudo o que nos acontece na vida, que alguém naturalmente e automaticamente perdoaria e perdoaria aqueles que parecem nos prejudicar, sem realmente ter que sequer pensar sobre isso. Uma vez que a realidade da Lei Kármica está enraizada em nossa mente, consciência e processo de pensamento diário, o perdão se torna cada vez mais enraizado também.

Sem dúvida, da perspectiva cotidiana comum do plano físico e de como as coisas aparecem na vida cotidiana normal, há uma enorme quantidade de injustiça neste mundo. Mas vamos nos voltar para essas palavras atemporais de sabedoria, primeiro de “The Voice of the Silence” que foi traduzido por HP Blavatsky do Book of the Golden Precepts :

“Uma palavra áspera proferida em vidas passadas não é destruída, mas sempre volta. A planta de pimenta não dará à luz rosas, nem a doce estrela prateada do jasmim se transformará em espinho ou cardo. . . . Na “Grande Jornada”, as causas semeadas a cada hora produzem cada uma sua colheita de efeitos, pois a Justiça rígida governa o Mundo . Com um poderoso golpe de ação que nunca erra, ela traz aos mortais vidas de bem-estar ou infortúnio, a progênie cármica de todos os nossos pensamentos e ações anteriores.” (p. 34, edição original)

E então de Robert Crosbie, no livro “Answers To Questions on The Ocean of Theosophy”:

“Não há injustiça. O que vemos como injustiça aparente parece ser assim porque não vemos as causas que produziram os efeitos nocivos atuais. Se não temos conhecimento de nossa própria natureza real e da Lei do Karma que é inerente a ela, então o sentimento só pode ser que recebemos injustiça, e abrigamos ódio e ressentimentos. O que nos impede de entender essas coisas é principalmente que não sabemos para que estamos aqui. Olhamos para as coisas a partir de uma base de uma vida, e nos encontrando nesta vida, imaginamos isso como algo com o qual não tivemos nada a ver. Vendo outros, de acordo com nossa visão, mais afortunados do que nós, queremos saber por que, e nenhuma resposta sendo possível com base no que assumimos, assumimos que estamos recebendo injustiça. Se Karma é a doutrina da responsabilidade, Reencarnação é a doutrina da esperança. Os dois andam juntos. A razão pela qual estamos na Terra, de acordo com o ensinamento Oculto: não estamos aqui por causa de nossas virtudes; estamos aqui por causa de nossos defeitos. A “personalidade” é realmente o trabalho de defeitos. Se não aprendermos qual é o objetivo da vida e não fizermos o trabalho, estaremos apenas criando mais defeitos para ajustar e mais problemas para nós mesmos.” (p. 143-144)

E em “O Oceano da Teosofia”, William Q. Judge explica:

“A Teosofia... é... completa em si mesma e não vê mistério insolúvel em lugar algum; ela tira a palavra coincidência de seu vocabulário e saúda o reino da lei em tudo e em todas as circunstâncias... Quando voltamos, não assumimos o corpo de outra pessoa, nem as ações de outra pessoa, mas somos como um ator que desempenha muitos papéis, o mesmo ator por dentro, embora os figurinos e as falas recitadas sejam diferentes em cada nova peça... Então, em vez de ser injusta, é justiça perfeita, e de nenhuma outra maneira a justiça poderia ser preservada... A reencarnação, com sua doutrina companheira do Karma, corretamente entendida, mostra quão perfeitamente justo é todo o esquema da natureza... Com a reencarnação, a doutrina do karma explica a miséria e o sofrimento do mundo e não sobra espaço para acusar a Natureza de injustiça... A base científica e autocompulsiva para a ética correta é encontrada nestas e em nenhuma outra doutrina. Pois se a ética correta for praticada meramente para si mesmos, os homens não verão o porquê, e nunca foram capazes de ver o porquê... eles deveriam fazer o certo.”

Tendo lido tudo isso, alguns podem perguntar: "E quanto à frase "sofrimentos imerecidos" que às vezes é usada na Teosofia? Esse termo não implica que algum sofrimento é realmente imerecido pela alma interior?" A resposta é não, porque as explicações dadas por HPB são que quando se diz que a alma recebeu compensação durante sua vida após a morte celestial por todos os "sofrimentos imerecidos" que experimentou aqui na Terra, a frase "sofrimentos imerecidos" é uma figura de linguagem, a mais fácil e conveniente disponível, para expressar o fato de que se nos sentimos injustamente feitos enquanto vivos aqui na Terra e se realmente acreditamos que somos vítimas de injustiça, mesmo que essa seja uma crença equivocada decorrente de não conhecer ou não entender a Lei do Karma; ainda assim, algum tipo de compensação é dada por isso durante a experiência Devachânica de alguém, e apaga essa mágoa e tristeza.

Em um artigo de William Judge intitulado “Recompensa por sofrimentos imerecidos”, ele também diz: “A palavra “imerecido”, como está escrita em  A Chave [da Teosofia],  não deve ser interpretada como sendo usada por qualquer poder cármico, mas como a concepção formada pelo Ego durante a vida da propriedade ou impropriedade de qualquer sofrimento que possa ter sido suportado”.

Diante de tudo isso, significa que quando alguém nos faz mal ou nos causa dano, não devemos fazer nada a respeito, mas apenas sentar e aceitar passivamente?

Isso obviamente depende do que é. Algo leve ou menor pode muitas vezes passar sem reação, mas e se alguém nos roubar? E se alguém nos atacar fisicamente? E se alguém nos abusar indecentemente na infância? Ou se houver alguém que nos maltrate mentalmente ou nos maltrate de outra forma? Ou se alguém nos ameaçar? Ou se um empregador tentar escapar pagando pouco ou não nos pagando? Essas coisas são muito mais sérias do que uma palavra desagradável, um insulto ou uma traição de um amigo ou ente querido, por mais dolorosas que sejam.

Embora aceitemos que sob o Karma não pode haver injustiça, o fato é que vivemos no plano físico e, da perspectiva do plano físico, essas coisas são erradas e, em muitos casos, ilegais, contra as leis da terra, contra as leis da decência humana comumente aceitas.

E já que parte do nosso dever enquanto estamos aqui na Terra é ajudar a manter e promover a harmonia e a ordem na sociedade, e também já que devemos respeitar a nós mesmos – não apenas nossos eus espirituais internos, mas também nossos eus externos – deveríamos idealmente tomar alguma forma de ação se tais coisas nos acontecerem. Claro, se alguém realmente não quiser, ou tiver medo de fazer isso por causa da possibilidade de consequências e recriminações ainda piores, ninguém é obrigado a fazer isso, embora em tais casos eles possam buscar a ajuda de outros para apoiá-los. Mas aqui estão as palavras de HP Blavatsky nas quais estamos baseando essas declarações:

“Bondade, ausência de qualquer ressentimento ou egoísmo, caridade, boa vontade para com todos os seres e justiça perfeita para com os outros, assim como para consigo mesmo , são as principais características [ da Teosofia ] .” (“Cinco Mensagens aos Teosofistas Americanos” p. 6-7)

“Uma das regras fundamentais da Teosofia é a justiça para si mesmo – visto como uma unidade da humanidade coletiva, não como uma autojustiça pessoal, nem mais, nem menos do que para os outros .” (“A Chave para a Teosofia” p. 238)

Isso é bem claro: devemos exercer tanta justiça para nós mesmos quanto faríamos para qualquer outra pessoa. Justiça “perfeita”, na verdade. Isso não parece ser apresentado como uma opção que podemos aceitar ou rejeitar, mas sim, como ela diz, uma “regra fundamental” e uma das “principais características” da Teosofia.”

Mas é crucial lembrar que, ao mesmo tempo, ela enfatiza igualmente a gentileza , a ausência de qualquer sentimento ruim , a caridade e a boa vontade para com todos os seres. Então, ao exercer a justiça para nós mesmos, temos que nos esforçar para praticar e sustentar o perdão e não fazê-lo com qualquer raiva, amargura ou má vontade em mente, pois isso só criará mais Karma desagradável para nós mesmos.

Mesmo que possamos ter genuinamente alcançado tal condição de auto-abnegação que honestamente não nos importamos com o que os outros podem fazer conosco, HPB acrescenta um pouco mais adiante no mesmo livro: “A justiça consiste em não causar dano a nenhum ser vivo; mas a justiça também nos ordena nunca permitir que danos sejam causados ​​a muitos, ou mesmo a uma pessoa inocente, permitindo que o culpado passe despercebido .” (“A Chave para a Teosofia” p. 251)

Então, mesmo que, como parece improvável, honestamente não nos importemos que alguém tenha acabado de nos assaltar ou atacar, o fato é que o culpado provavelmente fará o mesmo com os outros em algum momento e, portanto, quanto mais cedo eles forem impedidos de fazê-lo, melhor para todos os envolvidos. E se eles acabarem prejudicando os outros porque falhamos em denunciá-los ou reclamar sobre eles, ou qualquer que seja a situação - e talvez por uma crença equivocada de que já alcançamos o alto estado do Iniciado descrito em "Luz no Caminho", que não tem permissão para levantar a voz em autodefesa ou repreensão de outro - então, como acabamos de ler, a própria HP Blavatsky declara que teremos cometido uma injustiça.

Espero que não haja necessidade de fazer o seguinte esclarecimento, mas faremos de qualquer forma: qualquer justiça que possamos buscar para nós mesmos não deve ser igual por igual, olho por olho, dente por dente, etc., pois isso apenas fortalece e prolonga os ciclos de comportamento negativo neste mundo. Acredita-se que Mahatma Gandhi tenha dito: "Olho por olho deixa o mundo inteiro cego".

O que a palavra “perdoar” significa literalmente em sua etimologia? “Perdoar” é “dar por”. Ou seja, abrir mão de algo por outra coisa; trocar um sentimento ou atitude por outro. Nem todo mundo concorda que é isso que a palavra significa etimologicamente, mas alguns concordam.

O perdão é um momento definido , uma escolha definida e a determinação de sustentar essa escolha. Idealmente, é algo que deve ser pensado e feito reflexivamente, em um estado de contemplação e compaixão e com um ponto definido no tempo a partir do qual você decide "a partir deste momento em diante, eu perdoo" quem quer que seja. Às vezes, temos que nos perdoar por escolhas e ações tolas e ruins que fizemos.

A faceta da memória entra em tudo isso. “A Voz do Silêncio” diz “Mate em si mesmo toda memória de experiências passadas” e acrescenta “Não olhe para trás ou estará perdido.” Isso naturalmente não significa literalmente esquecer cada experiência passada que você já teve; está se referindo àquelas que não nos fazem bem algum continuar lembrando e trazendo à mente. Este é um processo sutil, pois temos que lembrar que tal e tal coisa foi prejudicial para nós, para que não a façamos novamente, e para que carreguemos a lição aprendida com isso. Talvez este conselho de William Judge no livro “Letters That Have Helped Me” valha a pena lembrar: “Perdoe, perdoe e esqueça amplamente.” Não “absolutamente, inteiramente esqueça”, mas “amplamente” ou “principalmente” esqueça.

Encerramos com estas palavras de HP Blavatsky em “The Key to Theosophy” (p. 200) que resumem bem o assunto, mas que devem ser lidas com aquelas outras palavras em mente que citamos do mesmo livro, sobre justiça para si mesmo, para obter uma visão equilibrada e mais clara do que ela realmente está dizendo nesta passagem . Ela escreve:

“A Lei Humana pode usar medidas restritivas, não punitivas; mas um homem que, acreditando no Karma, ainda se vinga e se recusa a perdoar toda injúria, retribuindo assim o bem pelo mal, é um criminoso e só fere a si mesmo . Assim como o Karma certamente punirá o homem que o injustiçou, ao buscar infligir uma punição adicional ao seu inimigo, aquele que, em vez de deixar essa punição para a grande Lei, acrescenta a ela seu próprio óbolo, apenas gera assim uma causa para a recompensa futura de seu próprio inimigo e uma punição futura para si mesmo. O Regulador infalível afeta em cada encarnação a qualidade de seu sucessor; e a soma do mérito ou demérito nas anteriores a determina.”

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Teosofia - O Karma é Misericordioso e Compassivo?

 

“O karma é misericordioso e justo. Misericórdia e Justiça são apenas polos opostos de um único todo; e Misericórdia sem Justiça não é possível nas operações do karma. Aquilo que o homem chama de Misericórdia e Justiça é defeituoso, errante e impuro.”

– William Q. Judge, “Aforismos sobre o Karma” (#21)

“Nenhum homem pode receber mais ou menos do que merece sem uma injustiça ou parcialidade correspondente para com os outros; e uma lei que pudesse ser evitada pela compaixão traria mais miséria do que salvaria, mais irritação e maldições do que agradecimentos.”

– HP Blavatsky, “A Chave da Teosofia” p. 216

“Você me pediu para comentar as perguntas enviadas por nosso irmão inglês; particularmente, quanto a “Karma ser tão implacável quanto o Deus da Bíblia”. Mas ele considera que a Misericórdia não se opõe à Justiça, e que a justiça mais plena é a mesma que a misericórdia mais plena? Alguns tomam o significado de Misericórdia como uma fuga permitida dos resultados de uma ação errada; mas isso não seria Justiça, nem seria misericordioso para com aqueles feridos pela ação errada. Ele deveria se lembrar da definição de Karma: uma tendência inabalável e infalível no Universo para restaurar o equilíbrio, que opera incessantemente. Karma é uma lei inerente e sua operação deve, portanto, ser impessoal. Alguns podem considerar isso “implacável”, mas isso seria apenas porque desejam escapar de consequências desagradáveis. . . . Karma significa simplesmente “ação” e sua consequente “reação”. Não há Karma a menos que haja um ser para fazê-lo ou sentir seus efeitos; efeitos desagradáveis ​​predicam causas que enviam desagradabilidade ao mundo, afetando outros, e encontrando a restauração do equilíbrio no ponto de perturbação. Pode haver, então, apenas uma consideração, e essa é, Justiça. Por que deveríamos desejar que qualquer coisa além de Justiça seja feita?”

– Robert Crosbie, “O Filósofo Amigável” p. 30-31

As doutrinas gêmeas do Karma e da Reencarnação estão no centro e no coração da Teosofia. A Lei do Karma – chamada de “Lei Suprema do Universo” nos ensinamentos teosóficos – foi discutida e explicada em alguma profundidade em vários artigos neste site, particularmente A Right Understanding of Karma , Questions about Karma e There is No Injustice . No “Theosophical Glossary”, HP Blavatsky resume assim:

“Existe o Karma do mérito e o Karma do demérito. O Karma não pune nem recompensa, é simplesmente a única LEI Universal que guia infalivelmente, e, por assim dizer, cegamente, todas as outras leis que produzem certos efeitos ao longo dos sulcos de suas respectivas causas. Quando o budismo ensina que “o Karma é aquele núcleo moral (de qualquer ser) que sozinho sobrevive à morte e continua em transmigração” ou reencarnação, significa simplesmente que não resta nada depois de cada Personalidade, exceto as causas produzidas por ela; causas que são imortais, ou seja , que não podem ser eliminadas do Universo até que sejam substituídas por seus efeitos legítimos, e eliminadas por eles, por assim dizer, e tais causas – a menos que compensadas durante a vida da pessoa que as produziu com efeitos adequados, seguirão o Ego reencarnado, e o alcançarão em sua reencarnação subsequente até que uma harmonia entre efeitos e causas seja totalmente restabelecida.”

Há muitas pessoas que dizem: “Esse ensinamento sobre o Karma parece tão rigoroso e sem amor. É como o “olho por olho e dente por dente” do Antigo Testamento. Se realmente existe algo como a Lei do Karma, então ela certamente deve ser compassiva e misericordiosa e não fria, sem coração e punitiva.”

Em outras palavras, eles realmente não acreditam no valor e na virtude da justiça perfeita e prefeririam que eles próprios e outros pudessem escapar de suas más ações e ações imprudentes com apenas um leve tapa no pulso ou talvez nem isso. Essa mentalidade é amplamente encontrada entre aqueles de origem cristã e é totalmente estranha ao modo de pensar budista ou hindu. O cristão, criado com a crença absurda e ilógica em um Deus pessoal e antropomórfico com sentimentos e emoções semelhantes aos humanos, e a possibilidade de escapar e evadir eternamente os resultados e efeitos dos próprios pecados em um instante dizendo "Perdoe-me, Senhor!" ou aceitando a doutrina de expiação vicária de Santo Anselmo, sente que ele ou ela tem o direito de ter a justiça cósmica de lado e ficar em segundo plano.

Mas, como toda experiência de vida mostra, as coisas simplesmente não funcionam assim.

O fato é que o Karma só é “frio, sem coração e punitivo” se nós o formos. E mesmo assim, não é o Karma em si que pode ser descrito ou visto em tais termos, já que o Karma é meramente a Lei impessoal e imutável inerente ao Universo que trabalha incessantemente para assegurar o equilíbrio, a harmonia e o equilíbrio do Universo, fazendo o ajuste perfeito do efeito à causa, da reação à ação e da consequência à sequência. Não existe efeito sem causa, assim como não existe causa sem efeito.

No capítulo sobre “Karma” em “O Oceano da Teosofia”, William Judge escreve que “em nenhum lugar há qualquer resposta ou alívio, exceto na antiga verdade de que cada homem é o criador e modelador de seu próprio destino, o único que põe em movimento as causas de sua própria felicidade e miséria. Em uma vida ele semeia e na próxima ele colhe. Assim, para sempre, a lei do Karma o conduz. O Karma é uma lei benéfica, totalmente misericordiosa, implacavelmente justa, pois a verdadeira misericórdia não é favor, mas justiça imparcial.”

Um inquiridor perguntou uma vez: “Que lugar têm a misericórdia e o perdão na Teosofia, e eles são consistentes com o Karma?” A isto, o Sr. Judge respondeu:

“Misericórdia e perdão devem ter o lugar mais alto naquele ramo da Teosofia que trata da ética aplicada à nossa conduta. E se não fosse pela misericórdia perfeita do Karma — que é misericordioso porque é justo — deveríamos ter sido eliminados da existência há muito tempo. O próprio fato de que o opressor, o injusto, o perverso, vivam suas vidas é prova de misericórdia no grande coração da Natureza. Eles recebem, assim, chance após chance de recuperar seus erros e subir, mesmo que seja na escada da dor, até o auge da perfeição. É verdade que o Karma é justo, porque exige pagamento até o último centavo, mas, por outro lado, é eternamente misericordioso, pois paga infalivelmente suas compensações. Nem a proteção da dor necessária é verdadeira misericórdia, mas é de fato o oposto, pois às vezes é somente por meio da dor que a alma adquire o conhecimento e a força precisos de que necessita. Na minha opinião, misericórdia e justiça andam de mãos dadas quando o Karma emite seus decretos, porque essa lei é precisa, fiel, poderosa e não está sujeita à fraqueza, à falha de julgamento, à ignorância que sempre acompanham o funcionamento do julgamento e da ação humana comum.”

Em outra ocasião, em “Forum Answers”, o Sr. Judge declarou que “A lei do Karma não deve ser considerada uma lei de retaliação, porque a retaliação novamente infere a ação de um ser e não o funcionamento da lei. Karma é o funcionamento do efeito a partir da causa, bem como a criação da causa da qual um efeito deve seguir. Portanto, o Karma é completamente misericordioso, porque a justiça e a misericórdia em seu aspecto mais elevado são uma. O resultado exato deve seguir a causa, e de cada ato fluirão muitos efeitos, bons e ruins.”

Alguém admiravelmente comentou conosco um dia: “Se eu tivesse a habilidade, eu pouparia todos aqueles que me prejudicaram ou me machucaram de alguma forma de ter que experimentar todo o sofrimento e efeitos desagradáveis ​​que podem resultar de suas ações contra mim. Eu não quero que ninguém sofra, nem mesmo aqueles que me fizeram sofrer. Então não é o caso de que até eu sou mais misericordioso e compassivo do que a Lei do Karma?”

Em certo sentido, sim, já que essa atitude demonstra uma verdadeira compaixão sincera que é nada menos que divina. Mas três coisas importantes devem ser mantidas em mente:

#1. Se acontecesse que uma causa pudesse ser posta em movimento sem nunca ter seu efeito correlativo correspondente retornando ao ponto de origem – ou seja, o criador da causa – então todo o Universo deixaria de existir imediatamente, já que sua própria continuidade e existência depende dessa Lei sempre atuante de equilíbrio e ajuste perfeitos. Se isso pudesse ser derrubado em um caso pequeno, tudo seria instantaneamente jogado no caos.

#2. Karma, como é constantemente reiterado, é uma Lei e não tem semelhança ou similaridade com qualquer tipo de ser, entidade ou personalidade, nem é produzido ou inventado por qualquer Ser ou Deus. “KARMA é uma lei Absoluta e Eterna no Mundo da manifestação; e como só pode haver um Absoluto, como Uma Causa eterna e sempre presente, os crentes em Karma não podem ser considerados Ateus ou materialistas – ainda menos como fatalistas: pois Karma é um com o Incognoscível, do qual é um aspecto em seus efeitos no mundo fenomenal. . . . A VIDA ÚNICA está intimamente relacionada à lei única que governa o Mundo do Ser – KARMA. . . . Dizer àqueles ignorantes do real significado, características e terrível importância desta lei eterna e imutável, que nenhuma definição teológica de uma divindade pessoal pode dar uma ideia deste Princípio impessoal, mas sempre presente e ativo, é falar em vão.” (HP Blavatsky, “A Doutrina Secreta” Vol. 2 p. 305-306, Vol. 1 p. 634) Não há Ser por trás do Karma, mas o Karma está por trás de todos os seres.

#3. Não estamos em posição, com nossa percepção finita das coisas, de sermos capazes de julgar ou saber o que é melhor para a evolução interior ou “evolução da alma” dos outros. Se tivéssemos o poder, e o exercitássemos, de livrar os outros de terem que enfrentar e experimentar seu Karma possivelmente doloroso e desagradável, estaríamos involuntariamente roubando deles uma oportunidade importante de aprender, desenvolver e progredir. Tudo na vida pode ser usado e aplicado nessa direção e tudo na vida é Karma, pois nada pode acontecer fora da Lei do Karma, o que significa que na realidade não há injustiça, mas que tudo é exatamente como nós mesmos fizemos que fosse.

Aprendemos muito mais com e em nossas experiências de dor e sofrimento do que com nossas experiências de prazer e felicidade. Nossas lições mais valiosas e duradouras são frequentemente aprendidas como resultado de sofrimento profundo. Claro, este não é um conceito popular hoje, mas é a verdade e sempre foi reconhecido como tal em qualquer filosofia espiritual digna desse nome.

“A miséria, a tristeza e o sofrimento têm uma missão. Geralmente é apenas a miséria que trazemos sobre nós mesmos que nos faz parar de fazer o errado, olhar ao redor e perguntar e ver o que é certo. É por nossos erros que aprendemos a ver a diferença entre o certo e o errado, e ver essa diferença é toda a história do progresso. Temos que ser capazes de dizer a diferença . É somente através dos “opostos” – a percepção deles e o emprego deles – que qualquer ser pode crescer. Sempre tem que haver dualidade na natureza. Todos os seres humanos são Um em espírito, duais em expressão. Sempre há o ator e algo para agir. Sempre há os dois – Purusha , o espírito, e Prakriti , a matéria – não duas coisas separadas, mas dois aspectos de uma e a mesma coisa. Nenhuma percepção é possível a menos que tenhamos essa dualidade. Temos que experimentar a escuridão primeiro para ver a luz, e assim com os opostos de prazer e dor. Sem dor não poderíamos entender o prazer; sem prazer não poderíamos entender a dor. O que está por trás de todo avanço na inteligência, do mais baixo ao mais alto, é a percepção adquirida por aquilo que age a partir daquilo que é afetado.”

– Robert Crosbie, “A Causa da Tristeza” (“The Friendly Philosopher” p. 245)

Então, o Karma é misericordioso e compassivo? A resposta é que o Karma é a própria Misericórdia perfeita. O Karma é a própria Compaixão perfeita. E isso porque o Karma é a própria Justiça perfeita. Se fosse algo menos que a Justiça pura, perfeita e requintada, não seria misericordioso ou compassivo. E por que desejaríamos que fosse algo menos que perfeitamente justo, tanto para nós quanto para os outros? Ele sempre funciona para o bem maior de todos e é isso que devemos desejar para todos. A outra atitude é o produto de uma compreensão distorcida por dogmas religiosos não filosóficos que levam invariavelmente à irresponsabilidade e à decadência moral.

Quando paramos e pensamos sobre isso, se causamos sofrimento e dor a alguma outra alma ou almas preciosas, por que deveríamos ser capazes de simplesmente escapar impunes e simplesmente sair eternamente impunes de uma vida para outra, sem nunca ter que expiar ou dar o troco por nenhuma de nossas ações erradas ou prejudiciais? É como dizer que, como uma alma humana reencarnada, temos o direito de causar sofrimento e o direito de nunca ter que experimentar o sofrimento nós mesmos. Provavelmente todos os que estão lendo isso concordarão que isso simplesmente não parece certo. Então, como Crosbie pergunta, "Por que deveríamos desejar qualquer coisa além de que a Justiça seja feita ?"

Em “A Luz da Ásia”, a interpretação poética de Sir Edwin Arnold da vida e dos ensinamentos de Gautama Buda, o Iluminado, declara:

Ho! Vós que sofreis! sabei

Vós sofreis por vós mesmos. Ninguém mais obriga,

Nenhum outro vos sustenta que vivais e morrais,

E girar na roda, e abraçar e beijar

Seus raios de agonia,

Seu cansaço de lágrimas, sua nave de nada.

Eis que vos mostro a Verdade! Mais baixo que o inferno,

Mais alto que o céu, fora das estrelas mais distantes,

Mais longe do que Brahm habita,

Antes de começar, e sem fim,

Como espaço eterno e como certeza certa,

É fixado um Poder divino que move para o bem,

Somente suas leis perduram. . . .

Esta é a sua obra sobre as coisas que vocês veem:

As coisas invisíveis são mais; os corações e mentes dos homens,

Os pensamentos dos povos e seus costumes e vontades,

A grande Lei também os vincula.

Sem ser visto, ele te ajuda com mãos fiéis,

Inaudita, ela fala mais forte que a tempestade.

Piedade e amor são do homem porque o estresse prolongado

Massa cega moldada para formar.

Não será desprezado por ninguém;

Quem o frustra perde, e quem o serve ganha;

O bem oculto é pago com paz e bem-aventurança,

O doente oculto com dores.

Ele vê em todos os lugares e comercializa tudo;

Faça o certo – isso recompensa! Faça o errado –

A retribuição igual deve ser feita,

Embora o DHARMA dure muito.

Não conhece ira nem perdão; é totalmente verdadeiro

Suas medidas medem, sua balança impecável pesa;

Os tempos são como nada, amanhã ele julgará,

Ou depois de muitos dias.

Com isso a faca do assassino o esfaqueou;

O juiz injusto perdeu seu próprio defensor;

A língua falsa condena sua mentira; o ladrão rastejante

E roubar spoilers, para renderizar.

Tal é a Lei que conduz à justiça,

Que ninguém pode, no final, desviar ou ficar;

O coração disso é o amor, o fim disso

Paz e Consumação são doces. Obedeça!

“O karma não cria nada, nem projeta. É o homem que planeja e cria causas, e a lei kármica ajusta os efeitos; esse ajuste não é um ato, mas uma harmonia universal, tendendo sempre a retomar sua posição original, como um galho que, dobrado com muita força, ricocheteia com vigor correspondente. Se acontecer de deslocar o braço que tentou dobrá-lo para fora de sua posição natural, diremos que foi o galho que quebrou nosso braço, ou que nossa própria loucura nos trouxe sofrimento?”

“O único decreto do Karma – um decreto eterno e imutável – é a Harmonia absoluta no mundo da matéria, assim como no mundo do Espírito. Não é, portanto, o Karma que recompensa ou pune, mas somos nós que recompensamos ou punimos a nós mesmos de acordo com se trabalhamos com, através e junto com a natureza, obedecendo às leis das quais essa Harmonia depende, ou – as quebramos. . . . Com o conhecimento correto, ou pelo menos com uma convicção confiante de que nossos vizinhos não trabalharão mais para nos prejudicar do que pensaríamos em prejudicá-los, os dois terços do mal do Mundo desapareceriam no ar. Se nenhum homem machucasse seu irmão, Karma-Nemesis não teria nem motivo para trabalhar, nem armas para agir.”

– HP Blavatsky, “A Doutrina Secreta” Vol. 2, p. 305, Vol. 1, p. 643

Outro ponto importante que podemos levantar é este: se não é misericordioso ou compassivo que uma pessoa colha a fruição plena e exata de seu Karma negativo , então é igualmente errado que ela colha a fruição plena e exata de seu Karma bom e positivo . É duvidoso que os objetores tenham parado para pensar sobre isso, nem que eles ficariam muito entusiasmados com a perspectiva de perder sua devida recompensa. Da mesma forma, não deveríamos desejar perder nossa devida "punição" também. Se sabemos que fizemos algo errado ou causamos sofrimento a outros de alguma forma, então devemos ser decentes e maduros o suficiente para sermos capazes de dizer: "É certo que eu sofra. O Karma resolverá tudo à sua maneira e eu desejo que nada além de Justiça perfeita seja feita, como certamente acontecerá."

Como é muito corretamente dito em “O Oceano da Teosofia”, “Somente na reencarnação está a resposta para todos os problemas da vida, e nela e no Karma está a força que fará os homens perseguirem de fato a ética que eles têm em teoria.” (p. 64) Karma é a doutrina da Responsabilidade e Reencarnação é a doutrina da Esperança. Elas estão inextricavelmente interligadas, pois você não pode ter uma sem a outra.

Curiosamente, mesmo o sentimento que muitas pessoas têm de não terem merecido seus sofrimentos na vida e de sua experiência de vida, portanto, ser inerentemente injusta ou injusta — esse sentimento e crença nos chamados “sofrimentos imerecidos” — tem seu alívio e cura na vida após a morte, no estado celestial do Devachan. Nesse estado de bem-aventurança entre as encarnações terrenas, a alma — o Manas reencarnado, o Ego imortal, ainda misturado no Devachan com elementos do eu pessoal da vida que acabou de viver — recebe sua própria compensação cármica pelo sentimento de ter recebido sofrimentos imerecidos . Nenhum sofrimento é realmente imerecido ou imerecido, ensina a Teosofia, mas se alguém realmente acredita que eles são assim, sua bem-aventurança devachânica curará essa ferida psíquica. Isso, que pode ser lido mais adiante no artigo Pode haver sofrimento imerecido?, é mais um exemplo de que a Lei Universal é de fato da natureza da verdadeira misericórdia e compaixão divinas.

Mas há outro fator que não devemos nos permitir perder de vista: o que é Karmicamente devido a nós PODE ser potencialmente mudado, no sentido de modificado para melhor ou pior. Uma causa, uma vez posta em movimento, não permanece como um tipo de coisa estática, imóvel, sem vida e mecânica. Em vez disso, como afirma o ensaio sobre “Karma” no final de “Light on The Path”, todo o futuro está em continuidade ininterrupta com o passado – não uma separação mecânica dele. Estamos sempre colocando novas causas em movimento e essas novas causas afetam tudo . Os aforismos 13 e 27 em “Aphorisms on Karma” de William Judge elaboram um pouco sobre a possibilidade de neutralizar parte do Karma que nos é devido:

“Os efeitos [ isto é, decorrentes de causas que foram postas em movimento ] podem ser neutralizados ou mitigados pelos pensamentos e atos de si mesmo ou de outro, e então os efeitos resultantes representam a combinação e interação de todo o número de causas envolvidas na produção dos efeitos.”

“Medidas tomadas por um Ego para reprimir tendências, eliminar defeitos e neutralizar estabelecendo diferentes causas, alterarão o domínio da tendência cármica e encurtarão sua influência de acordo com a força ou fraqueza dos esforços despendidos na execução das medidas adotadas.”

Seu artigo intitulado “Karma” também fala brevemente de um tipo de “transmutação” do Karma. Mas nada disso se relaciona com os conceitos populares da Nova Era de transmutar o Karma literalmente deletando ou apagando e, portanto, evadindo e escapando completamente dele, seja por mantras, afirmações, “decretos”, visualização do fogo violeta ou chama violeta, ou qualquer outra coisa. Isso não faz parte dos ensinamentos teosóficos. É ensinado, no entanto, que à medida que modificamos, melhoramos e melhoramos a nós mesmos, estamos modificando, melhorando e melhorando nossas futuras experiências cármicas até pelo menos um pouco. Da mesma forma, algo que pode ser quase insuportável para nós se viesse hoje pode ser muito mais suportável e menos severamente sentido no futuro, se entre agora e então estivermos trabalhando para melhorar, purificar, elevar e espiritualizar a nós mesmos em todos os sentidos e desenvolver as virtudes e a bondade reconhecidas por todas as religiões em todas as eras. Mas crucialmente, não se pode realmente ter sucesso em tais medidas se o motivo para fazê-lo for apenas diminuir egoisticamente nosso próprio sofrimento pessoal. No entanto, não se pode dizer que seja "ruim" adotar tal abordagem, como pode ser visto nas palavras de William Judge abaixo.

“O teosofista prático fará bem se seguir o conselho dos Mestres, agora impresso há muitos anos, para espalhar, explicar e ilustrar as leis do Karma e da Reencarnação para que possam entrar na vida das pessoas. O ocultismo técnico e todas as seduções da Luz Astral podem ser deixados para outras épocas. Os pensamentos dos homens devem ser afetados, e isso só pode ser feito agora dando-lhes essas duas grandes leis. Elas não apenas explicam muitas coisas, mas também têm um poder inerente devido à sua verdade e à sua conexão íntima com o homem, para compelir a atenção. Uma vez ouvidas, raramente são esquecidas e, mesmo se rebeladas, têm um poder misterioso de permanecer na mente do homem, até que, finalmente, mesmo contra sua primeira determinação, ele seja forçado a aceitá-las. A apreciação da justiça é comum a todos, e a justiça exata do Karma apela até mesmo à pessoa que é infeliz o suficiente para estar passando por uma punição pesada; mesmo que, ignorando a justiça, ele faça o bem para fazer um bom Karma, isso é bom, pois ele renascerá em condições que podem favorecer o surgimento de motivos altruístas.”

– William Q. Judge, “Teosofia Prática”

Taumaturgia

  Taumaturgia (do grego θαύμα, thaûma, "milagre" ou "maravilha" e έργον, érgon, "trabalho") é a suposta capaci...