A Ordo Templi Orientis (O.T.O.) é o nome aplicado a uma tradição arcana uma vez conhecida como Sabedoria Estelar, que tinha suas raízes na Lemúria. Após a submersão da Atlântida a tradição foi perpetuada nos mistérios das Américas do Norte, Central e Sul e nos Cultos dos Mares Polinésios. Mas ela alcançou sua apoteose no período pré-monumental da historia do Egito, e em seu declínio ela foi reportada nas Dinastias Tifonianas, finalizando com a XVIIª dinastia. Nas eras posteriores a Sabedoria reapareceu em forma fragmentada em certas tradições distantes do Oriente. Vindo para tempos mais acessíveis e comparativamente recentes, a Corrente veio à tona quando Jacque de Molay (c. 1393) concentrando-a na Ordem dos Cavaleiros Templários em conexão com os Mistérios do Santo Graal. Neste estágio ela assume uma forma Maçônica.
No século 18 a tradição surgiu sob a liderança de Adam Weishaupt (1748 -1830); ela foi conhecida como a Ordem dos Illuminati. No fim do século 19 um Adepto Austríaco chamado Carl Kellner deu a ela um novo ímpeto e o nome pela qual ela é agora conhecida: Ordo Templi Orientis. Kellner foi o primeiro Supremo Grande Mestre em sua forma moderna. Em 1905 Kellner morreu e um Teósofo Alemão, Theodor Reuss, tor nou-se seu cabeça; o elemento maçônico então se tornou dominante. Em 1923 um magista Inglês, Aleister Crowley, tomou a liderança, tornando-se o terceiro Grande Mestre até sua morte em 1947. Pelos próximos oito anos os assuntos da Ordem foram conduzidos por seu Tesoureiro, Karl Germer. Em 1955, um outro ocultista Inglês, Kenneth Grant, assumiu a liderança da Ordem, dissolveu sua estrutura maçônica, embora não suas afiliações maçônicas, e a realinhou com a tradição da Sabedoria Estelar que originalmente a inspirou. Ele também estabeleceu no interior da Ordem uma célula dependente, Loja Nova Isis, para o propósito de canalizações de transmissões extraterrestres. A loja operou entre 1955 e 1962, período durante o qual a Sabedoria Estelar foi completamente alinhada com a corrente de Thelema (93), com a qual a Ordem tinha primeiro sido inspirada sob a liderança de Crowley. Um dos interesses imediatos da Ordem (1986) é a formulação de uma outra célula especializada para implementar métodos de intercâmbio com as sólidas forças do ‘Lado Noturno’ surgindo agora no ambiente astral da Terra. Um potente meio de encontro e investigação é uma forma de aesthesis, e um corpo crescente de iniciados-artistas está agora, em conseqüência, operativo no interior da Ordem. Esse grupo interno é coordenado por Jeffrey D. Evans, no presente o único representante autorizado da O.T.O. na América.
A Ordo Templi Orientis tem em todas as épocas sustentados os princípios de Liberdade Individual, Fraternidade e Bênção Universal. Seus objetivos e suas doutrinas têm sido expostos nos escritos dos sucessivos Grandes Mestres, cada qual tem redefinido o programa da Ordem de acordo com o desenvolvimento das técnicas esotéricas e mágicas.