domingo, 8 de novembro de 2015

Biografia John Edgar Hoover

John Edgar Hoover está atualmente em evidência por conta do filme em cartaz que conta a história de sua vida, dirigido por Clint Eastwood e estrelado por Leonardo DiCaprio. Sem entrar no mérito da abordagem apresentada no filme, a qual vem sofrendo fortes críticas dos especialistas, Hoover foi diretor do FBI por quase 50 anos, tendo sido uma das personalidades mais importantes dos EUA no século XX, e era um maçom muito atuante.

J. Edgar Hoover iniciou na Maçonaria aos 25 anos de idade, na Loja Federal #01, uma das Lojas mais tradicionais da cidade de Washington. Nos graus superiores do Rito de York, foi um Maçom do Real Arco, membro do Capítulo “Lafaiette #5”, e Cavaleiro Templário, membro da Comanderia Templária “Washington #46”. Ambos os Corpos também situados em Washington, DC.
Hoover ainda alcançou o 33o grau em 1955, pelo Supremo Conselho do REAA da Jurisdição Sul dos EUA.

Sua atuação maçônica não ficou restrita ao Rito de York e Rito Escocês: Hoover foi membro efetivo do DeMolay International, além de um Nobre Shriner, membro do ALMAS Shriners, o que demonstra uma preocupação com a formação de jovens e a saúde de crianças e adolescentes.

Biografia Harry S. Truman


Nascido em 1884, em Kansas City, Missouri, foi iniciado na Maçonaria em 9 de fevereiro de 1909, na Loja Belton #450, cidade de Belton, também no Missouri. Em 1911, Truman serviu como primeiro Venerável Mestre da recém-fundada Loja Grandview #618. Em 1940, o irmão Truman foi eleito Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Missouri, e serviu até 01 de outubro de 1941. Maçom participativo junto à Ordem DeMolay, Rito de York, Rito Escocês e Shriners, Truman ainda se tornou um 33 ° grau do Supremo Conselho do REAA Jurisdição Sul dos EUA e Grande Mestre Honorário do Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay. Em 1945 assumiu como Presidente dos Estados Unidos, cargo que ocupou até 1953.

Quando em evento político no Estado de Indiana, um paramédico da marinha que havia servido com Truman disse a ele que naquela noite iria ser elevado (termo correto nos EUA) ao grau de Mestre Maçom, na Loja Beech Grove #694, nas redondezas de Indianápolis. Após o término do evento, Truman abriu mão de falar com a imprensa e pegou um carro para ir à Loja. Homens do Serviço Secreto foram com ele, como é exigido.

Ao chegar na Loja, o Serviço Secreto tentou insistir em participar da reunião, para garantir a segurança de Truman. O Presidente Truman explicou a eles que em poucos lugares ele poderia estar tão seguro quanto em uma Loja, rodeado de Irmãos. Os agentes do Serviço Secreto tiveram que aceitar, mas não sem antes revistarem todos os maçons presentes e vasculharem a Sala da Loja (Templo) antes do início da reunião.

Ao dar início à reunião, Truman solicitou ao Venerável Mestre que fosse recebido como Past Grão-Mestre da Grande Loja do Missouri, e não como Presidente dos Estados Unidos.

Frase creditada ao Presidente Harry Truman:

“Nós representamos uma fraternidade que acredita na justiça e na verdade e na ação honrosa na sua comunidade … homens que se esforçam para serem cidadãos melhores … para fazerem um grande país ainda maior. Esta é a única instituição no mundo onde podemos encontrar no nível todos os tipos de pessoas que querem viver corretamente.”

Biografia John Theophilus Desaguliers


John Theophilus Desaguliers (12 março de 1683 – 29 de fevereiro em 1744) era um franco-britânico nascido filósofo natural, clérigo, engenheiro e maçom que foi eleito para a Royal Society em 1714 como assistente experimental de Isaac Newton . Ele estudou em Oxford e mais tarde popularizada teorias de Newton e suas aplicações práticas em palestras públicas. Patrono mais importante de Desaguliers era James Brydges, primeiro duque de Chandos . Como um maçom, Desaguliers foi fundamental para o estabelecimento da primeira Grande Loja formada em Londres em 1717 e serviu como seu terceiro Grão-Mestre.

Desaguliers nasceu em La Rochelle , vários meses depois que seu pai Jean Desaguliers, um pastor protestante, tinha sido exilado como refugiado huguenote pelo regime Católica. Jean Desaguliers foi ordenado como um anglicano pelo bispo Henry Compton de Londres , e enviado para Guernsey. Enquanto isso, o bebê foi batizado Jean Théophile Desaguliers no templo protestante em La Rochelle, e ele e sua mãe, em seguida, fugiu para se juntar a Jean em Guernsey.

Em 1694 a família mudou-se para Londres, onde Jean Desaguliers mais tarde criou uma escola francesa em Islington. Ele morreu em 1699 seu filho, que agora usava o nome anglicised John Theophilus, com a presença do Bispo Grammar School Vesey em Sutton Coldfield  até 1705, quando entrou Christ Church, Oxford e seguiu o currículo clássico de costume e se formou bacharel em 1709 ele Também assistiu a palestras de John Keill , que usou as manifestações inovadoras para ilustrar conceitos difíceis da filosofia natural newtoniana. Quando Keill deixou Oxford em 1709 Desaguliers continuou dando as palestras em Hart Hall, o precursor do Hertford College, Oxford . Ele fez um mestrado lá em 1712 Em 1719 Oxford concedeu-lhe o grau honorário de Doutor em Leis Civis, depois que ele foi muitas vezes referido como o Dr. Desaguliers. Seu doutorado foi incorporada pela Universidade de Cambridge em 1726.

Desaguliers foi ordenado diácono em 1710, em Fulham Palace , e como sacerdote em 1717, em Ely Palace, em Londres.

Professor e Promotor de Newton Experimental Philosophy

Em 1712 Desaguliers voltou para Londres e cursos anunciados de palestras públicas em Filosofia Experimental. Ele não foi o primeiro a fazer isso, mas se tornou o maior sucesso, oferecendo-se para falar em Inglês, Francês ou Latina. Na época de sua morte, ele havia dado mais de 140 cursos de cerca de 20 palestras sobre cada mecânica, hidrostática, pneumática, ótica e astronomia. Ele manteve suas palestras atualizado, publicado notas para seus ouvintes, e projetou seu próprio aparelho, incluindo um planetário de renome para demonstrar o sistema solar, e uma máquina para explicar o movimento das marés. Em 1717 Desaguliers apresentada na Hampton Court e lecionou em francês para o rei George I e de sua família.

Manifestante na Royal Society

Em 1714, Isaac Newton, presidente da Royal Society, convidou Desaguliers para substituir Francis Hauksbee (1660-1713) como demonstrador em reuniões semanais da Sociedade; ele foi logo feito um Fellow da Royal Society.Desaguliers promoveu as idéias de Newton e mantido o caráter científico das reuniões quando Hans Sloane assumiu a Presidência após Newton morreu em 1727. Desaguliers contribuíram com mais de 60 artigos para as Philosophical Transactions Royal Society . Ele recebeu o prestigioso da Sociedade Medalha Copley em 1734, 1736 e 1741 O último prêmio foi para o seu resumo do conhecimento atualizado sobre o fenômeno da eletricidade. Ele havia trabalhado nisso com Stephen Gray , que ao mesmo tempo que deu entrada na casa Desaguliers. “Dissertação a respeito da eletricidade” das Desaguliers (1742), no qual ele cunhou o condutor e isolante termos, foi premiado com uma medalha de ouro pela Academia de Ciências de Bordeaux.

Patrocínio do duque de Chandos

James Brydges, primeiro duque de Chandos nomeado Desaguliers como seu capelão, em 1716, mas, provavelmente, tanto por sua competência científica como suas funções eclesiásticas. Ele também foi presenteado a vivência de Igreja St Lawrence, pouco Stanmore, que estava próximo à mansão do Duke chamado Cannons , então em construção nas proximidades, em Edgware. A igreja foi reconstruída no estilo barroco em 1715 como capela em Cannons não foi concluída até 1720, a igreja foi o local dos primeiros desempenhos dos chamados Chandos Anthems por George Frideric Handel, que era, em 1717/18, como Desaguliers, um membro da família do Duque.

A propriedade Cannons beneficiado de conhecimentos científicos Desaguliers “, que foi aplicado ao jardim da água elaborada lá. Ele também foi conselheiro técnico para uma empresa em que tinha investido Chandos, o York Buildings empresa , que utilizou vapor de energia para extrair água do Tamisa. Em 1718 Desaguliers dedicado ao Duque sua tradução do tratado de Edme Mariotte sobre o movimento da água. Talvez não seja coincidência que, no verão de 1718 Handel compôs sua ópera Acis e Galatea por desempenho em Cannons. Neste trabalho, o herói Acis é transformado em uma fonte, e uma vez que, por tradição, a obra foi realizada pela primeira vez no exterior, no terraço com vista para o jardim, uma conexão com novas obras de água Desaguliers “parece provável.

Desaguliers aconselhou o duque de Chandos em muitos projetos e parece ter se distraído de suas funções paroquiais por seus outros interesses. O Duque reclamou uma vez que houve atrasos indevidos na enterrar os mortos, mas isso foi atribuído ao pároco que ficou no comando da igreja.

Interesses Engenharia

Desaguliers aplicou seu conhecimento para aplicações práticas. Bem como o seu interesse em motores a vapor e obras de engenharia hidráulica (em 1721, curou um problema no abastecimento de água da cidade de Edimburgo ), ele desenvolveu expertise em ventilação. Ele concebeu uma lareira mais eficiente que foi usado na Casa dos Lordes e também inventou a roda de sopro que removeu o ar viciado da Câmara dos Comuns por muitos anos. Desaguliers estudou os movimentos feitos pelo corpo humano quando se trabalha como uma máquina. Ele fez amizade com o homem forte, Thomas Topham , e embora não haja nenhuma evidência sólida de que ele usou Topham como um guarda-costas, Desaguliers registrados vários dos feitos que ele realizou.

Desaguliers era um assessor parlamentar para a placa em questão com a primeira ponte de Westminster . Esta segunda passagem muito necessária do Tâmisa não foi concluída até 1750, depois de sua morte, mas o trabalho de construção resultou na demolição da casa de Desaguliers no Canal Row.

Maçonaria

Desaguliers era membro da Loja Maçônica n º 4, que se reuniu no Rummer and Grapes taberna, perto de sua casa em Westminster. Este lodge se juntou com outros três lojas em 24 de junho de 1717 para formar o que se tornaria a Premier Grande Loja da Inglaterra. O novo Grand Lodge cresceu rapidamente à medida que mais lojas aderiram e Desaguliers é lembrado como sendo fundamental para seu sucesso inicial. Ele se tornou o terceiro Grão-Mestre em 1719 e mais tarde foi três vezes vice-grão-mestre. Ele ajudou James Anderson elaborar as regras nas “Constituições da Maçonaria”, publicado em 1723, e ele era ativo no estabelecimento de caridade maçônica. Durante uma viagem de palestras para a Holanda em 1731 Desaguliers iniciado na Maçonaria Francis, duque de Lorena (1708-1765), que mais tarde tornou-se imperador do Sacro Império Romano. Desaguliers também presidiu quando Frederick, Príncipe de Gales , se tornou um maçom em 1737, e ele tornou-se, adicionalmente, um capelão para o príncipe.

Família

Em 14 de outubro de 1712 John Theophilus Desaguliers casado Joanna Pudsey, filha de William e Anne Pudsey de Kidlington, perto de Oxford. Para a maioria de sua vida de casados ​​o casal viveu no Canal Row, Westminster, onde Desaguliers deu a maioria de suas palestras. Quando forçado a sair devido ao trabalho na ponte de Westminster eles se separaram e John Theophilus tomou alojamentos no Bedford Coffee House, em Covent Garden e continuou suas palestras lá. Os Desaguliers teve quatro filhos e três filhas, para a maioria dos quais adquiriram padrinhos aristocráticas, mas apenas duas crianças sobreviveram à infância: John Theophilus jnr (1718-1751) formou-se em Oxford, tornou-se um clérigo, e morreu sem filhos, enquanto Thomas (1721 -1780) teve uma carreira militar de destaque na Royal Artillery , chegando ao posto de General. Ele se tornou chefe firemaster no Arsenal, Woolwich, e parece ter sido o primeiro a ser empregado pelo exército Inglês para aplicar princípios científicos para a produção de canhões e os poderes de artilharia, para o qual ele foi eleito membro da Royal Society . Foi Desaguliers Thomas, que, em parte, elaborados e supervisionados os fogos de artifício para a primeira apresentação da música de Handel para o Royal Fireworks em Green Park. Mais tarde, ele tornou-se um escudeiro do rei George III.

Declínio

John Theophilus Desaguliers há muito sofria de gota a cada inverno, e morreu depois de vários meses de doença grave em 29 de fevereiro 1744 Embora nunca tenha sido um homem rico, ele não morreu na pobreza, como sugerido pelas linhas frequentemente citado, mas imprecisas do poeta James Cawthorn:

Desaguiliers Como pobre negligenciadas caiu!
Como ele que ensinou dois reis de graça para ver
Todos Boyle enobrecido, e todos Bacon sabia,
morreu em um celular, sem um amigo para salvar,
Sem guiné, e sem uma sepultura.

Estas são tomadas a partir de um longo poema intitulado “A vaidade de Prazer Humano” (1749), em que o poeta tentou chamar a atenção para a falta geral de financiamento para os homens de ciência e não Desaguliers em particular. Na verdade, ele morreu em seus aposentos no Bedford Coffee House e foi sepultado em 06 março de 1744, em uma localização privilegiada dentro da capela Savoy , em Londres. A capela foi provavelmente escolhido por suas associações huguenotes e na memória das origens de Desaguliers. Os anúncios de imprensa de sua morte se referiu a ele como “um cavalheiro universalmente conhecido e estimado”. Em seu testamento Desaguliers deixou sua herança para seu filho mais velho, que organizou a publicação da segunda edição de seu “Curso de Filosofia Experimental”. Ele não morreu sozinha e na pobreza como muitas vezes se afirma.

Retratos

Há duas gravuras conhecidas, por Peter Pelham e por James Tookey, tirada de um retrato perdido de Desaguliers pintadas em cerca de 1725 por Hans Hysing , e uma gravura de R. Scaddon de Thomas Frye pintura, também aparentemente perdido, que apresentou o tema como um homem velho em 1743 uma gravura de Etienne-Jehandier Desrochers foi quase certamente fez em 1735, quando Desaguliers estava em sua única visita a Paris. Há também um óleo atribuída a Jonathan Richardson.

Biografia John Theophilus Desaguliers Español


John Theophilus Desaguliers nació en la Rochelle el 13 de Marzo de 1683 y murió en Londres el 29 de Febrero de 1744). 

Su familia era hugonota (protestante) y tuvo que escapar a Inglaterra cuando el tenía 11 años como consecuencia de la revocación del Edicto de Nantes . No olvidemos que en aquella época Francia era católica; pero el edicto de Nantes, ahora revocado, había permitido a los protestantes practicar su fe sin ser perseguidos por el estado.


El año 1718 terminó sus estudios en Oxford como doctor en leyes. Miembro de la Royal Society desde 1714 como filósofo natural, asistió a Sir Isaac Newton en sus experimentos. Fue el único miembro de la Royal Society que recibió la medalla Copley  tres veces: 1734: "Por los diferentes experimentos presentados a la Sociedad " en 1736: "Por los experimentos realizados durante el año" y en 1741: "Por los experimentos dedicados a descubrir las propiedades de la electricidad ". Para darnos cuenta de la importancia de dicho reconocimiento debemos citar que la medalla Copley es el máximo reconocimiento emitido por la Royal Society; entre los galardonados están Roger Penrose, Stephen Hawking, Adolf Krebs, Niels Bohr, Max Planck o Albert Einstein

La reputación de Desaguliers como científico no se debió solo a la concesión de las tres  medallas citadas sino también a su obra publicada, siendo la más reconocida “A Course of Experimental Philosophy”, obra en dos volúmenes, el primero de los cuales vio la luz el mismo año en que se le concedió la primera medalla (1734). El segundo volumen vería la luz 10 años más tarde. Es esta inmensa obra trata temas como la teoría y practica mecánica bajo las bases de la física de Newton.

Como miembro de la Masonería podemos decir que fue elegido tercer Gran Maestro de la Gran Logia de Inglaterra en 1719 y fue Diputado Gran Maestro en 1723 y 1725. Desaguliers, al igual que George Payne fue un celoso coleccionista de manuscritos masónicos antiguos. Aunque fue el Dr. James Anderson quien presentó los primeros Reglamentos Generales, estes fueron realizados durante el mandato de Desaguliers y de Payne y fueron finalmente compilados bajo la supervisión de Desaguliers.

Biografia Albert Gallatin Mackey


Albert Gallatin Mackey (12 de Março de 1807 – 20 de Junho de 1881), foi um médico estadunidense, e é mais conhecido por ter sido autor de vários livros e artigos sobre a Maçonaria, sobretudo, nas Landmarks da Maçonaria. Ele serviu como Grande professor e Grande Secretário da Grande Loja de Carolina do Sul; e Secretário-geral do Conselho Supremo do Antigo e Aceito Rito da Jurisdição Sul dos Estados Unidos.

Nascido na cidade de Charleston, no estado americano da Carolina do Sul, Albert Mackey graduou-se com honras na faculdade de medicina daquela cidade em 1834. Praticou sua profissão por vinte anos, após isso se dedicou quase que completamente sua vida à obra maçônica.

Participou como membro ativo de muitas lojas, inclusive a legendária “Solomon’s Lodge”, fundada em 1734, que é, ainda hoje, a mais famosa e mais antiga Loja operando continuamente na América do Norte.

As Potências Maçônicas em todo o continente americano, via de regra, adotam a classificação de 25 Landmarks compilada por Albert Gallatin Mackey. Deve-se a isto a frequência com que o Mackey é mencionado também entre nós.
Albert Gallatin Mackey passou ao oriente eterno em Fortress Monroe, Virgínia, em 20 de junho de 1881, aos 74 anos. Foi enterrado em Washington em 26 de junho, tendo recebido as mais altas honras por parte de diversos Ritos e Ordens.

O americano Albert Gallatin Mackey talvez tenha sido o mais importante historiador e jurista maçônico que aquela nação já produziu. Segundo seus próprios compatriotas, até hoje não se avaliou adequadamente as conseqüência que seus trabalhos tiveram sobre a maçonaria, não só americana, mas também de todo o mundo.

Dos Irmãos Americanos que conquistaram fama internacional no mundo maçônico, vários foram escritores cujos trabalhos ajudaram na formação e na extensão da luz maçônica, dentre estes nenhum escreveu tão volumosamente como o fez Mackey.

Recebeu o grau 33, o último grau do Rito Escocês Antigo e Aceito, e tornou-se membro do Supremo Conselho onde serviu como Secretario-Geral durante anos. Foi nesta época que ele manteve uma estreita associação com outro famoso maçom a americano, Albert Pike.

Pessoalmente o Dr. Mackey foi considerado encantador por um círculo grande de amigos íntimos. Seu comportamento representava bem o que, entre os americanos, é chamado de cortesia sulista. Sempre que se interessava por um assunto era muito animado em sua discussão, até mesmo eloqüente. Generoso, honesto, leal, sincero, ele mereceu bem os elogios e qualificações que recebeu de inúmeros maçons de destaque.

Um revisor da obra de Mackey disse que, como autor de literatura e ciência maçônica, ele trabalhou mais que qualquer outro na América ou na Europa. Em 1845 ele publicou seu primeiro trabalho, intitulado Um Léxico de Maçonaria, depois disto seguiram-se: “The True Mystic Tie” 1851; The Ahiman Rezon of South Carolina,1852; Principles of Masonic Law, 1856; Book of the Chapter, 1858; Text-Book of Masonic Jurisprudence, 1859; History of Freemasonry in South Carolina, 1861; Manuel of the Lodge, 1862; Cryptic Masonry, 1867; Symbolism of Freemasonry, and Masonic Ritual, 1869; Encyclopedia of Freemasonry, 1874; and Masonic Parliamentary Law 1875.

Mackey esteve até o fim da vida envolvido com a produção de conhecimento maçônico. Além dos livros citados ele contribuiu com freqüência para diversos periódicos e também foi editor de alguns. Por fim, publicou uma monumental “History of Freemasonry”, que possui sete volumes. 
Dos muitos trabalhos que o Dr. Mackey legou à posteridade, um julgamento quase universal identifica a “Encyclopedia of Freemasonry” como a obra de maior importância. Anteriormente a publicação deste livro não havia nenhum de igual teor e extensão em qualquer parte do mundo. Esta obra teve muitas edições e foi revisada várias vezes por outros autores maçônicos.

A contribuição de Mackey para o pensamento e leis maçônicas, produto de sua mente clara e precisa, é tida como de fundamental importância. Praticamente toda a legislação maçônica fundamental é hoje interpretada com base em alguns de seus escritos. É verdade que algumas de suas obras contêm enganos, mas o conjunto é de extremo valor e, em particular, um trabalho tem especial destaque no mundo todo. A compilação feita por ele dos marcos ou referenciais básicos da maçonaria é adotada como fundamento em vários ritos e obediências. Estamos falando aqui dos tão mencionados e conhecidos “Landmarks”.
A primeira vez em que se fez menção à palavra Landmark em Maçonaria foi nos Regulamentos Gerais compilados em 1720 por George Payne, durante o seu segundo mandato como Grão-Mestre da Grande Loja de Londres, e adotados em 1721, como lei orgânica e terceira parte integrante das Constituições dos Maçons Livres, a conhecida Constituição de Anderson, que, em sua prescrição 39, assim, estabelecia:
"XXXIX - Cada Grande Loja anual tem inerente poder e autoridade para modificar este Regulamento ou redigir um novo em benefício desta Fraternidade, contanto que sejam mantidos invariáveis os antigos Landmarks..."

A tradução da palavra Landmark do inglês para o português resulta no substantivo "marco", que, caso consultemos o dicionário Aurélio, tem o seguinte significado: marco [De marca.] S. m. 1. Sinal de demarcação, ordinariamente de pedra ou de granito oblongo, que se põe nos limites territoriais.
Estas definições exemplificam bem o contexto no qual o termo Landmark é utilizado, além de fazer uma referência quase explícita às origens operativas da maçonaria, quem já construiu algo em alvenaria sabe que a fixação dos marcos é um dos primeiros momentos da obra e um passo fundamental para a sua execução. Sem marcos bem estabelecidos fica muito difícil a obra ser bem executada.

Os Landmarks, que podem ser considerados uma "constituição maçônica não escrita", longe de serem uma questão pacífica, se constituem numa das mais controvertidas demandas da Maçonaria, um problema de difícil solução para a Maçonaria Especulativa. Há grandes divergências entre os estudiosos e pesquisadores maçônicos acerca das definições e nomenclatura dos Landmarks. Existem várias e várias classificações de Landmarks, cada uma com um número variado deles, que vai de 3 até 54. Virgilio A. Lasca, em "Princípios Fundamentales de la Orden e los Verdaderos Landmarks", menciona uma relação de quinze compilações.

As Potências Maçônicas latino-americanas, via de regra, adotam a classificação de vinte e cinco Landmarks compilada por Albert Gallatin Mackey. Deve-se a isto a frequência com que o Mackey é mencionado também entre nós.

Segundo estudiosos do assunto, a compilação de Mackey teve sucesso por que conseguiu ir ao passado e trazer as tradições e costumes imemoriais à prática maçônica moderna. Este trabalho estabeleceu a ordem em meio ao caos, fornecendo um ponto de partida para os juristas e legisladores maçônicos que o seguiram.

Fato é que o grande trabalho de Mackey em jurisprudência, e mesmo o que se estende além dos Landmarks ou da jurisprudência, sobreviveu ao teste do tempo. Ainda hoje ele é freqüentemente citado como uma autoridade final. Suas contribuições tiveram, e ainda tem, um efeito profundo e permeiam grande parte do pensamento maçônico moderno. Ao criar sua obra, este autor, estava na realidade criando os marcos sobre os quais foi possível edificar grande parte do conhecimento maçônico que se produziu posteriormente.
Albert Gallatin Mackey passou ao oriente eterno em Fortress Monroe, Virgínia, em 20 de junho de 1881, aos 74 anos. Foi enterrado em Washington em 26 de junho, tendo recebido as mais altas honras por parte de diversos Ritos e Ordens. Hoje existe nos Estados Unidos uma condecoração, a “Albert Gallatin Mackey Medal” , que é a mais alta condecoração concedida a alguém que muito tenha contribuído para a causa maçônica.

Referencias:

1-Publicação da Aug.'. Resp.'. Loj.'. Simb.'. São Paulo nº 43. (http://www.lojasaopaulo43.com.br/publicacoes.php)
2-Publicação da Gran.'. Loj.'.Maç.'.do Estado da Paraíba. (http://www.grandeloja-pb.org.br/legis_landmarks.htm)
3-The Grand Lodge of Free and Accepted Masons of the State of California (http://www.freemason.org/mased/stb/stbtitle/stb1936/stb-1936-02.txt)

Biografia Adolph von Knigge Español


Freiherr Adolph Franz Friedrich Ludwig Knigge (Bredenbeck, 16 de octubre de 1752 - 6 de mayo de 1796) fue un escritor alemán masón y miembro de los Iluminados de Baviera.

Knigge nació en Bredenbeck (ahora parte de Wennigsen, Baja Sajonia) en el electorado de Hannover, como miembro de la pequeña nobleza. Estudió Derecho en Gotinga, donde se hizo miembro del Cuerpo de Hannover. Al parecer, fue iniciado como masón en el rito templario en la ciudad de Kassel, donde ocupó una posición en el tribunal, asesor de guerra y ministro de Hacienda. En 1777 se convirtió en chamberlain en la Corte de Weimar.

Se unió a otro joven llamado Adam Weishaupt para crear en Baviera el rito de la orden secreta de los Iluminados, con la que abogó por la promoción de los derechos humanos en Alemania. La influencia de Knigge sobre la orden fue de gran importancia, ya que sus relaciones personales contribuyeron en gran medida a su propagación. Pero en 1783 surgieron diferencias entre ambos, provocando la retirada definitiva de Knigge el 1 de julio de 1784, después de que no le resultara favorable el resultado de un congreso convocado ad hoc para resolver sus diferencias.

Tras un periodo de grave enfermedad perdió el apoyo de sus patrocinadores aristócratas y gran parte de su fortuna. En 1790 recuperó su dinero y se instaló en Bremen.

A pesar de que es recordado en todo el mundo como un conspirador y durante un tiempo el mejor amigo y cómplice de Adam Weishaupt en Alemania, Knigge es más recordado por su libro Über den Umgang mit Menschen(Relaciones humanas), un tratado sobre los principios fundamentales de las relaciones humanas que tiene la reputación de ser la guía autorizada para la conducta, cortesía y etiqueta. El trabajo es más un tratado sociológico y filosófico sobre las bases de las relaciones humanas que una guía sobre la etiqueta. El término alemán "Knigge" ha venido a significar "buenos modales".

Knigge y los Iluminados de Baviera

El sobrenombre de Knigge dentro de los Illuminati era Philón, en honor a un arquitecto ateniense del siglo IV.

Knigge intentó ingresar en la Orden de Rosacruz, pero las puertas de ésta se le negaron, convirtiéndolo en un enemigo acérrimo de dicha sociedad.

Una vez miembro de la masonería, notó que ésta era escenario de muchos conflictos internos, motivo por el cual se dispuso a realizar una reforma masónica cuyo proyecto no fue aprobado por las logias alemanas. Poco tiempo después creó junto con Weishaupt el rito Illuminati, en el cual veía plasmado su proyecto de reforma. Weishaupt confesó que durante la creación del rito junto con Knigge, no podía más que reír ante la manera en la que planearon la estrategia de conseguir adeptos para la orden.

El autor Le Forestier asegura que Knigge dijo: “El respeto que la orden manifestaba al cristianismo en algunos de sus grados era únicamente un engaño para despejar las sospechas de quien aún tenía fe y conducirlo con mayor suavidad a abandonarla".

Biografia Adolf von Knigge


Adolph Franz Friedrich Ludwig Knigge nasceu em 16 de outubro de 1752 e faleceu no dia 6 de maio de 1796; foi um escritor alemão maçon e um dos membros fundadores dos illuminati da Baviera.

Knigge nasceu em Bredenbeck (atualmente parte de Wennigsen, Baixa Saxónia) do eleitorado de Hanôver como um membro da baixa nobreza. Estudou Direito entre 1769 e 1772 em Göttingen, onde se tornou um membro do Corpo de Hannover. Teria sido iniciado na Maçonaria em 1772, em Kassel, região onde ocupou o cargo de Conselheiro do Tribunal de guerra e Ministro das Finanças. Em 1777, se tornou Chamberlain na corte de Weimar.

Em 1780, se juntou a outro jovem chamado Adam Weishaupt para criar os Illuminati. A influência de Knigge para a ordem foi de grande importância e seu trabalho com os Illuminati deu ao grupo uma grande publicidade graças as suas relações que foram utilizadas para propagá-lo por muitos países na Europa.

Após um período de grave doença o levou à perda do apoio de seus patrocinadores aristocrátas e, finalmente, a sua fortuna. Entretanto, Knigge encontrou uma situação de estabilidade financeira, mais uma vez com uma posição em Bremen em 1790.

Embora mundialmente é lembrado como um conspirador e durante algum tempo como o melhor amigo e sócio de Adam Weishaupt, na Alemanha, Knigge é mais lembrado pelo seu livro Über den Umgang mit Menschen (Em Relações Humanas), um tratado dos princípios fundamentais das relações humanas que tem a reputação de ser o guia oficial de comportamento, educação e etiqueta. O trabalho é de fato mais que um tratado sociológico e filosófico sobre a base das relações humanas de uma forma como a guia de etiqueta. No entanto, o termo alemão "Knigge" passou a significar "boas maneiras" ou livros sobre etiqueta.

Bibliografia

"Allgemeines System für das Volk zur Grundlage aller Erkenntnisse für Menschen aus allen Nationen, Ständen und Religionen ("General System for the Public, Towards a Foundation of all Knowledge of People of all Nations, Conditions, and Religions"), 1778
"Der Roman meines Lebens" ("The Story of my Life"), 1781
"On the Jesuits, Freemasons, and Rosicrucians”, 1781
"Sechs Predigten gegen Despotismus, Dummheit, Aberglauben, Ungerechtigkeit, Untreue und Müßiggang ("Six Sermons against Despotism, Stupidity, Superstition, Injustice, Mistruth, and Idleness"), 1783
"Geschichte Peter Clausens" ("The History of Peter Clausen"), 1783-85
"Gesammelte politische und prosaische kleinere Schriften" ("Collected Political and Prosaic Lesser Writings"), 1784
"Essay on Freemasonry”, 1784
"Contribution towards the latest history of the Order of Freemasons”, 1786
"Bekenntnisse" (Übersetzung des Rousseauschen Werks aus dem Französischen) ("Confessions"--Translation of the Works of Rousseau from the French), 1786-90
"Die Verirrungen des Philosophen oder Geschichte Ludwigs von Seelbergs" ("The Errors of the Philosopher, or Story of Ludwig von Seelberg"), 1787
"Philo's endliche Antwort auf verschiedene Anforderungen und Fragen, meine Verbindung mit dem Orden der Illuminaten betreffend" ("Philo's Final Declaration on Various Demands and Questions relating to my Connection to the Order of the Illuminati"), 1788
"Über den Umgang mit Menschen" ("On Human Relations"), 1788
"Geschichte des armen Herrn von Mildenberg" ("The Story of the Poor Herr von Mildenberg"), 1789
"Benjamin Noldmanns Geschichte der Aufklärung in Abyssinien" ("Benjamin Noldmann's History of the Enlightenment in Abyssinia"), novel, 1790
"Über den Zustand des geselligen Lebens in den vereinigten Niederlanden" ("On the Conditions of Social Life in the United Netherlands"), 1790
"Das Zauberschloß oder Geschichte des Grafen Tunger" ("The Enchanted Castle, or the History of Count Tunger"), novel, 1791
"Politisches Glaubensbekenntnis von Joseph Wurmbrand" ("The Political Credo of Joseph Wurmbrand"), Essay, 1792
"Die Reise nach Braunschweig", ("The Journey to Brunswick"), novel, 1792
"Erläuterungen über die Rechte des Menschen. Für die Deutschen" ("Elucidations on the Rights of Men. For the Germans"), 1792
"Über Schriftsteller und Schriftstellerey" ("Of Writers and Writing"), essay, 1793
"Geschichte des Amtsraths Guthmann" ("The Story of Amtsrath Guthmann"), 1794
"Reise nach Fritzlar im Sommer 1794" ("Journey to Fritzlar in Summer 1794"), satire, 1795

Invocações e Evocações: Vozes Entre os Véus

Desde as eras mais remotas da humanidade, o ser humano buscou estabelecer contato com o invisível. As fogueiras dos xamãs, os altares dos ma...