sexta-feira, 5 de julho de 2024

Magia Hermética

 

Poucas ideias evocam mais medo ou condenação do que a da magia. Por exemplo, alguns anos atrás, quando a CofL perguntou sobre publicidade em uma das revistas tradicionais, fomos informados de que eles não aceitariam nenhuma cópia de anúncio que contivesse a palavra "Magia"! Outra vez, alguém devolveu um livro do curso de Leis do Ocultismo para a CofL com um pequeno panfleto enumerando todas as passagens bíblicas que denunciavam a prática de magia, bruxaria, feitiçaria etc.
Infelizmente, assim como a palavra ocultismo, Magia é um conceito e processo que assumiu uma conotação assustadora. Se bem compreendida, as pessoas saberiam que usam magia todos os dias. Não entender os princípios envolvidos no processo mágico provavelmente resulta em mais mal do que bem. Praticamente falando, a magia se enquadra na categoria de Psicologia. Por exemplo, Psicologia Esotérica é um dos livros da série Magic da Igreja da Luz.
Agora, tendo tentado criar um contexto menos assustador para o estudo da Magia, por favor, não subestime seu poder, para o bem ou para o mal. Como na história de Faetonte, que aproveitando a oportunidade de dirigir a carruagem de seu pai, logo descobriu que estava em um veículo energizado por uma fonte muito além de sua capacidade de controlar.
Aqueles que estão interessados ​​em magia cerimonial farão bem em ler The Laws of Occultism , The Sacred Tarot , Ancient Masonry e Imponderable Forces . Esses livros vão prepará-lo bem para quaisquer investigações que você contemple.
Provavelmente a melhor representação da posição da Igreja da Luz sobre magia pode ser encontrada em The Sacred Tarot. Citando Arcanum 21, The Adept, sobre magia:
Em Magic, o Arcano 21 representa o exercício das funções do adeptado. Embora não sejam facilmente distinguíveis, há sete graus de humanidade que vivem e se movem sobre a terra, o sétimo e mais alto estado sendo o do humano perfeito. A obtenção do adeptado no plano físico é o grande clímax da evolução física, o ponto mais alto na escada das ambições mundanas.
O adepto, começando como um neófito sério, passou por um sistema de estudo pelo qual dominou os 21 ramos diferentes da ciência oculta. Eles entraram em um processo de treinamento psíquico regular pelo qual suas faculdades internas são tornadas ativas e precisas, e assim dominam as 21 artes lúcidas. A intuição é usada para verificar a razão, e os sentidos psíquicos são desenvolvidos a uma agudeza que pode ser confiável para informações de longo alcance não acessíveis no mundo exterior.
Além disso, há 7 estados de consciência, que são desenvolvidos, que constituem a obtenção da alma. Esses 49, então, são os 49 portões de obtenção, pelos quais Moisés passou. E o 50º é aquele que se relaciona com a união de verdadeiras almas gêmeas.
O verdadeiro adepto, no entanto, não é, como muitos parecem imaginar, um ser que atingiu um poder maravilhoso, mas que reside em reclusão e deixa a humanidade resolver seus próprios problemas. Em vez disso, se realmente um adepto, e não meramente um mágico, ele se move entre as pessoas, e usa todos os seus poderes, da maneira que for mais útil, para aliviar o sofrimento e auxiliar o movimento de avanço da progressão universal.
Quaisquer que sejam os poderes que foram desenvolvidos, você pode ter certeza de que o adepto está ativamente engajado em usá-los para o bem-estar humano. Eles percebem que o destino do cosmos depende de cada seção dele avançando o mais rápido possível e realizando seu próprio trabalho. E ele ou ela se esforçou para se tornar um adepto, não para ter poderes mágicos pelos quais surpreender as multidões, mas porque um estado tão alto de desenvolvimento dá utilidade adicional no esquema geral das coisas. Constante e persistentemente, eles trabalham para a elevação humana e para tudo que ajudará no desenvolvimento adequado do Grande Plano de Deus.
Você pode ver, a CofL tem uma abordagem muito prática para a Magia. Buscar poderes mágicos para possuir poder leva à ruína do indivíduo. No entanto, há uma grande necessidade para aqueles que desejam empreender o refinamento de suas habilidades e há uma grande recompensa para aqueles que o fazem.
O sistema hermético ensinado pela Igreja da Luz coloca o indivíduo firmemente em relação ao Eu, aos Outros e à Divindade. Nesta relação trina, há certas regras a serem seguidas. Cada pessoa se beneficia ao entender essas regras e elas podem ser aprendidas estudando os 21 Cursos.
Assim como os outros dois ramos das Ciências Herméticas, a linguagem da Astrologia é essencial para discernir e entender relacionamentos entre objetos, mentais ou não. Alquimia é a ciência de entender antídotos, o que pode ser muito útil.