Elbert Benjamine nasceu às 5:55 da manhã em 12 de dezembro de 1882 perto de Adel, Iowa. As coordenadas exatas de seu nascimento são 94ºW00´; 41ºN37´.
Retratar com precisão o caráter da vida de uma pessoa é uma tarefa assustadora. Durante o processo de determinar o que incluir nesta biografia que não caísse no reino do boato, Doris Chase Doane enviou quatro caixas de livros e documentos para o escritório da Igreja da Luz. Dentro de uma das caixas havia um arquivo rotulado como material biográfico de Elbert Benjamine. Tesouros foram encontrados... parece que Doris, que trabalhou lado a lado com Elbert Benjamine, tem sido muito boa em registrar pensamentos e preservar fotos e documentos para a Igreja. Por isso, estendemos um sincero agradecimento!
Uma Árvore Genealógica
Todas as boas histórias começam com muitos "gerados" e parece que esta história não será diferente! Entre os itens que descobrimos estava um trecho de quatro páginas de uma publicação intitulada Registro Histórico e Biográfico de Iowa (por volta de 1894). Com base no quanto as pessoas na sede da CofL gostaram dessas informações, a decisão foi incluir o trecho inteiro. Além disso, ele fornece uma base sólida para entender as raízes sociais, políticas, culturais e geográficas do indivíduo que cresceu para escrever The Brotherhood of Light Lessons e fundou The Church of Light .
Elbert Benjamine não é seu nome de nascimento. Ele nasceu Benjamin P. Williams. A razão para isso é que, de acordo com as anotações de Doris, suas crenças e ideias eram diferentes da visão de seus pais. Quando ele começou a trabalhar para trazer os princípios e a filosofia da Irmandade da Luz para o público, ele mudou seu nome de Benjamine P. Williams para Elbert Benjamine.
"O DR. WILLIAM J. WILLIAMS, um dos médicos mais proeminentes de Iowa, com ampla atuação em Adel e em todo o país ao redor, nasceu no condado de Dallas em 9 de agosto de 1856, representante de uma família que está ligada à história desta localidade desde os primeiros dias dos pioneiros.
"A família Williams, na linha paterna, é de origem galesa, e na América pode ser rastreada até os tempos revolucionários. Jeremiah Williams, o bisavô do Doutor, veio do País de Gales para a América durante nosso período revolucionário. Ele se alistou na guerra revolucionária e serviu por mais de três anos, e foi ferido na batalha de Stony Point, quando aquele forte foi tomado dos britânicos. Após o fim daquela guerra, ele se casou com Mary Ann e se estabeleceu na Carolina do Sul em 1807. Ele se mudou para o Condado de Franklin, Indiana, no que depois foi conhecido como Williams Creek, onde seus dias restantes foram passados. Ele teve uma filha e sete filhos, a saber: Mary Ann, Samuel, William E., John, Milburn, George, James e Thomas.
"John nasceu em 3 de junho de 1796, na Carolina do Sul, mudou-se com seus pais em 1807 para o condado de Franklin, Indiana, e no outono de 1819, após seu casamento, estabeleceu-se perto de Connersville, no condado de Fayette, naquele estado. Em 1824, ele se mudou para o condado de Vermilion, mesmo estado, onde continuou a residir por dez anos, quando mudou sua residência para o condado de Warren, também naquele estado, e em 1853 veio para o condado de Dallas, Iowa. Por sua esposa, ele se casou em 14 de outubro de 1819, com a Srta. Elizabeth McCormick, que nasceu em 29 de março de 1800, no condado de Preble, Ohio. Seu pai nasceu e foi criado na Irlanda, emigrou para este país no final da guerra revolucionária, casou-se em Maryland com a Srta. Catharine Drennen, mudou-se para Ohio e finalmente para o condado de Fayette, Indiana. Ele teve oito filhos e seis filhas - Sarah, Ann, Samuel, John, William, Joseph, Elizabeth, James, Jane, Robert, Lewis, Katharine, David e Mary. A Sra. Williams morreu em 7 de maio de 1865, e em outubro de 1866, o Sr. Williams se casou com Nancy A. Gross. Ele morreu em 28 de julho de 1878, um cidadão altamente respeitado, com a idade de oitenta e dois anos, um mês e vinte e cinco dias. Ele era um fazendeiro bem-sucedido e, embora nunca tivesse tido nenhuma escolaridade - não sendo capaz nem mesmo de escrever seu próprio nome - ele conseguiu acumular uma fortuna considerável.
"Ephraim Williams, o pai do sujeito deste esboço, nasceu no condado de Fayette, Indiana, duas milhas ao norte de Connersville, em 25 de agosto de 1822, e em 1824 seus pais se mudaram para o condado de Vermilion, naquele estado, e em 1835 para o condado de Warren, como já mencionado, onde, em 18 de setembro de 1845, ele se casou com Elizabeth Parker. Em setembro de 1850, ele se mudou para Iowa, parando primeiro no condado de Wapello, para passar o inverno lá e procurar um local para residência permanente em algum lugar neste estado; e durante o mês de abril seguinte, ele se mudou para o condado de Dallas, onde com o tempo nasceram cinco de seus filhos. Ao todo, durante a vida, ele teve cinco filhos e três filhas, a saber: James Warren, Riley Thompson, Sarah Catharine, Martha Jane, Rachel Ann, William Johnston, Thomas Marion e Ora Clark. Seis deles ainda estão vivos.
"Em 1854, em conexão com seu irmão Enos e cunhado, James Parker, ele ergueu a primeira serra a vapor e moinho de grãos no condado de Dallas, quatro milhas e meia a sudeste de Adel, sob o nome firme de Williams & Parker. Por quatorze anos, ele fez sua casa perto do moinho, que ele operou, e então se estabeleceu uma milha ao sul de Adel, onde continuou a fazer sua residência por dez anos. Em 1880, ele veio para a cidade, que é agora seu local de residência. Ele tem sido um fator proeminente no desenvolvimento e progresso desta região, e é um dos cidadãos influentes.
"O Dr. Williams, cujo nome introduz este esboço, passou sua infância na casa de seus pais, continuando lá até seu casamento, durante o qual obteve uma boa educação inglesa, que continuou na escola secundária de Adel. Em 26 de outubro de 1881, ele se casou com a Srta. Emma Greene, filha do Hon. Benjamin Greene, e eles têm um filho, Benjamin P., que agora tem doze anos.
"Por três anos após seu casamento, o Doutor se dedicou ao negócio de laticínios e então começou a estudar medicina, entrando no Rush Medical College em Chicago, onde se formou em 1887. Posteriormente, ele fez um curso de pós-graduação em Nova York. Em 1894, ele foi para o exterior, passando três meses na Europa, fazendo um curso de pós-graduação em Berlim e fazendo um estudo especial de cirurgia. Retornando a Iowa, ele se dedicou à prática de sua vocação favorita. Ele tem sido um estudante profundo e atento de todos os ramos de sua profissão, não poupando trabalho nem despesas para se aperfeiçoar, e hoje sua habilidade superior é reconhecida tanto pela profissão quanto pelo público. Ele comprou recentemente todo o equipamento, interesse e prática do Dr. TJ Caldwell, o médico pioneiro desta seção de Iowa, e poucos profissionais no Estado têm uma prática mais extensa do que a que ele desfruta. Ele foi recentemente nomeado médico consultor do Iowa Christian Sanitarium em Des Moines.
"Em suas visões políticas, ele é um republicano fervoroso. Seu primeiro voto presidencial foi dado a RB Hayes. Ele é um membro proeminente da ordem dos Cavaleiros de Pítias, e ele e sua esposa são trabalhadores ativos na Igreja Cristã, fazendo tudo o que podem para promover a causa e garantir a edificação da igreja nesta localidade. Honrado e estimado por aqueles que o conhecem, o Doutor bem merece a alta consideração em que é mantido."
O jovem Elbert acompanhou seu pai em muitas das longas viagens de buggy de e para os pacientes visitantes. Durante essas viagens, seu pai compartilhou o vasto conhecimento e compreensão do mundo natural com seu filho. Elbert Benjamine era conhecido como um vidente natural. Sua percepção naturalmente aguçada sobre o funcionamento interno da natureza, combinada com o conhecimento que lhe foi dado por seu pai, proporcionou um equilíbrio excelente para a educação do homem que seria conhecido como CC Zain. Pode-se ver em seu treinamento inicial a progressão lógica e a preparação para seu papel em auxiliar a evolução da Religião das Estrelas, que afirma que "A Verdadeira Religião e a Verdadeira Ciência são Uma".
De acordo com um comunicado de imprensa da Igreja da Luz datado de 8 de dezembro de 1951:
"Ele lançou seu próprio horóscopo pela primeira vez em julho de 1900, e por 51 anos ele levou a palavra da astrologia a milhares de estudantes...
"Recebendo sua educação formal na Universidade Estadual de Iowa, ele se especializou para se tornar um naturalista. Mas os poderes constituídos tinham outros planos, e seu grande trabalho acabou sendo a escrita dos livros acima [The Brotherhood of Light Lessons]. No entanto, ele foi um estudante da natureza durante toda a sua vida e por 25 anos ele serviu como Presidente do Southern California Nature Club, organizando e conduzindo viagens de campo para o grupo. Provavelmente não há trilha nas montanhas do Oeste dos Estados Unidos que não tenha a marca deste grande sagitariano. Ele também foi fundamental no estabelecimento de um Santuário de Pássaros em Los Angeles, Califórnia.
"A maior parte de sua vida ele ocupou a plataforma de palestras, e nos últimos dois anos ele fez viagens evangelísticas pelo país. Foi por meio dessas viagens que tantos estudantes de astrologia e ocultismo passaram a conhecê-lo e amá-lo."