sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Ordem Martinista da Rosa+Cruz Dourada


A Ordem Martinista da Rosa+Cruz Dourada é uma Ordem Martinista tradicional, com uma herança direta e uma linhagem oriundas de uma Tradição Martinista bem estabelecida, que conservou e reintegrou as miríades de linhagens das correntes díspares da Ordem Martinista Universal. Estamos trabalhando ativamente na promoção da cooperação e do apoio entre os Martinistas de todo o mundo que compartilham de nossa convicção de que, para o benefício da humanidade, a reintegração deve ocorrer em todos os níveis, inclusive entre as diversas Ordens que compõem a Ordem Martinista Universal. Agora, apresentamo-nos ao mundo para prestar serviço a qualquer buscador genuíno da Verdade Arcana.


A Tradição Martinista surgiu na França do século XVIII, durante um período de significativa expansão da investigação filosófica e esotérica. Tudo começou como um sistema de pensamento filosófico. Algumas histórias, entretanto, traçam as raízes da Tradição Martinista para ainda mais longe, no Rosacrucianismo do século XVII e em Constantinopla, no século XI. De todo modo, o termo Martinismo não foi empregado antes do século XIX e é um termo coletivo para o movimento como um todo. O Martinismo baseia-se na obra e nos escritos de Louis-Claude de Saint-Martin.


O primeiro livro de Saint-Martin, "Dos erros e da verdade", foi publicado em 1775 sob o pseudônimo de "O Filósofo Desconhecido". Saint-Martin foi fortemente influenciado pelas obras de Jacob Boehme e traduziu muitas de suas obras do alemão para o francês. Após a morte de Saint-Martin, seus discípulos continuaram a transmissão da iniciação, espalhando a doutrina do Filósofo Desconhecido e estabelecendo iniciados por toda a Europa e Rússia.


No final de 1880, dois estudantes de medicina conheceram-se e descobriram que haviam recebido a iniciação martinista de Saint-Martin através de duas linhas de transmissão diferentes. Eles eram o Dr. Gerard Encausse, também conhecido como Papus (1865 - 1916), e Pierre-Augustin Chaboseau (1868 - 1946). Trabalhando juntos e compartilhando iniciações, eles consolidaram essas duas linhas. Assim, nasceu a Ordem Martinista como a conhecemos hoje.


O atual Movimento Martinista não possui um órgão de governo abrangente, mas é formado por várias Ordens separadas e independentes. Todas se baseiam no trabalho e na filosofia de Louis Claude de Saint-Martin. Todas enfocam o conceito da origem divina do homem e a importância de que ele recupere esse estado através da orientação espiritual, da iluminação, do trabalho e dos estudo pessoais. Cada uma possui sua própria perspectiva e concentra-se em meios próprios para a consecução de seus objetivos.


Nossa História

 

Nossa Ordem deriva diretamente da Ordre Martiniste et Synarchique de Victor Blanchard.


Nossa liderança possui linhagens válidas de transmissão oriundas de todas as Correntes Martinistas conhecidas que se separaram da Ordre Martiniste de Papus (Gerard Encausse), bem como das linhagens russas mais diretas da filiação de Louis-Claude de Saint-Martin. Assim, reintegramos as linhagens díspares que o ego individual permitiu divergir e buscamos ativamente devolver a unidade da Ordem Martinista Universal.


Desse modo, temos tratados de amizade e concordatas com outras Ordens Martinistas altamente respeitáveis e desejamos fazer uma ponte entre desacordos pessoais anteriores e diferenças históricas de opinião, a fim de reconciliar os Martinistas dispersos para a continuidade da Grande Obra, unidos em espírito e direção.


​Onde Estamos

 

Nossa Ordem possui Heptadas em todo o Canadá, no Brasil, bem como unidades em formação no Reino Unido, na Europa e na Australásia.


O acesso à nossa Ordem é um assunto privado entre o Aspirante e a Ordem. Nenhuma busca genuína será ignorada, nem tratada sem o respeito que merece.

 

Por favor, caso deseje seguir o caminho de estudo do Caminho Martinista do Coração e sinta que nossa Ordem trará benefícios a você, não hesite em entrar em contato conosco através dos links abaixo.


Se não pudermos ajudar, teremos o maior prazer em encaminhá-lo para outras Ordens Martinistas altamente respeitáveis que podem operar em sua região geográfica específica.


Iniciação Tradicional


A Ordem Martinista da Rosa+Cruz Dourada oferece apenas as iniciações mais puras e tradicionais do Caminho Martinista, e apenas pessoalmente. Nenhum curso por correspondência está disponível.


Nossas Heptadas na América do Norte e do Sul e na Europa permitem-nos oferecer acesso aos aspirantes, se geograficamente razoável para eles.


Aqueles que desejam seguir o Caminho do Coração, mas que não têm um grupo a uma distância razoável, podem se unir pessoalmente a um grupo mais distante existente e, posteriormente, serem orientados ao longo do curso através de assistência on-line.


Como em qualquer Ordem Martinista genuína, nenhuma taxa é cobrada pela associação, iniciação ou instrução.


A base da Iniciação Martinista


Um documento tradicional assim a explica:


Ela encerra a filosofia de nosso Venerável Mestre, baseada especialmente nas teorias dos Egípcios, sintetizadas por Pitágoras e sua Escola. Contém, em seu simbolismo, a Chave que abre o mundo dos Espíritos e que não está cerrado; segredo inefável, incomunicável e unicamente compreensível ao verdadeiro Adepto. Este trabalho não profana a santidade do Véu de Ísis por imprudentes revelações. Aquele que é digno e está versado na História do Hermetismo, em suas doutrinas e em seus ritos, em suas cerimônias e hieróglifos, poderá penetrar na secreta, porém real, significação do pequeno número de símbolos oferecidos à meditação do Homem de Desejo.


A Ordem, enfim, é uma escola de Alto Hermetismo e seus ensinamentos, sem negligenciar os demais temas do amplo currículo já mencionado, estão principalmente calcados na mística cristã e na kabbalah. Seu caminho se abre a poucos – muito cuidadosamente escolhidos –, sendo-nos preferível a qualidade à quantidade. A Iniciação Martinista é o resultado de um ensinamento e de uma prática e há em seu desenvolvimento uma parte imensa de formação pessoal. A Iniciação é gradual e se dá conforme as capacidades e possibilidades daquele que pretende seguir as etapas do seu treinamento antes de chegar aos graus superiores. Este é o sentimento que podemos extrair do célebre discurso pronunciado por Stanislas de Guaita:


Fizemos-te iniciar: o papel dos iniciadores deve limitar-se aqui. Se chegares por ti mesmo à inteligência dos Arcanos, merecerás o título de Adepto; mas, vê bem; seria em vão que os mais sábios Mestres quisessem revelar-te as supremas fórmulas da Ciência e do Poder mágico. A Verdade Oculta não poderá ser transmitida em um discurso: cada um deve evocá-la, criá-la e desenvolvê-la em si. És Iniciado: aquele que outros colocaram no caminho; esforça-te em chegar a Adepto, aquele que conquista a Ciência por si mesmo; em uma palavra: o Filho de suas obras.


O discurso de Stanislas de Guaita, que não podemos aqui transcrever inteiramente, merece estudo e reflexão. Ele desenvolve a seguinte doutrina: a Iniciação é, certamente, o resultado de um ensinamento e de um treinamento, porém, há em seu transcurso um intenso trabalho de formação pessoal capaz de tornar cada aspirante iniciável para aquela Iniciação Maior através da qual “entra-se no Coração de Deus e se faz entrar o Coração de Deus em nós para aí fazer um casamento indissolúvel”.


Nossa Organização Estendida

A Ordem Martinista da Rosa+Cruz Dourada opera sob a égide de um Grande Priorado de Estudos Herméticos, uma sociedade sem fins lucrativos registrada federalmente no Canadá.

Nosso Priorado é um conservador de muitas Tradições iniciáticas e esotéricas, para o benefício de nossos membros e para a preservação de Tradições e Ordens que, de outra forma, poderiam desaparecer e se perder para sempre.


Candidatura

A Ordem Martinista da Rosa+Cruz Dourada responde questionamentos acerca do procedimento de Afiliação a homens e mulheres sérios.