Mercúrio nos signos do Zodíaco
Em um mapa astral, a posição de Mercúrio informa sobre a expressão e a manifestação da inteligência do indivíduo.
Mercúrio tem seus domicílios diurno e noturno em Gêmeos e em Virgem. Em outras palavras, em ambos os signos Mercúrio está em sua casa. No entanto. Mercúrio em Gêmeos orienta seu espírito para os outros para descobrir-se a si mesmo, como em um jogo de espelhos. Por outro lado Mercúrio em Virgem centra seu espírito sobre si mesmo para diferenciar-se dos demais. Mercúrio em Gêmeos une e comunica. Mercúrio em Virgem divide e calcula.
Pensar ou refletir?
“Pensar” e “pesar” têm uma etimologia comum em latim, pendem, que significava “pender, estar suspenso”, enquanto que “refletir” deriva de reflectere, que tinha o sentido de “encurvar” ou “curvar para trás”. De modo que o fato de pensar implica uma suspensão, um estado de receptividade e abandono; por outro lado, refletir implica um retorno ou volta a si mesmo. Evidentemente, pensar e refletir pertencem ao domínio da inteligência, precisamente, de Mercúrio. No entanto, pensar nos remete às influências diretas ou indiretas da Lua e Netuno (Mercúrio em Câncer ou em Peixes, por exemplo), enquanto que refletir está em relação com as qualidades próprias de Saturno e Urano (Mercúrio em Capricórnio e em Aquário, por exemplo).
Mercúrio em Áries
Esta posição de Mercúrio revela que se trata de um indivíduo de espírito entusiasta, lutador, apaixonado, mas a quem falta perseverança na expressão de seus pensamentos. Por esta razão tende a ter ideias fixas, a obstinar-se para, finalmente, mudar bruscamente de ponto de vista. O ideal é que possa passar, de forma imediata, das intenções, concepções ou intuições fulgurantes aos atos. Do contrário, desanima-se ou comete erros de apreciação por culpa da impaciência, ou porque encara as coisas a curto prazo. Pode mostrar-se muito curioso, desviar seu espírito para inúmeros centros de diferentes interesses.
Embora para ele alguns sejam mais interessantes que outros, raramente se dá o trabalho de se aprofundar em alguns deles e tem dificuldades em se concentrar em uma mesma ideia.
Palavras-chave: necessidade de transformar suas ideias em fatos rapidamente, curiosidade ativa, espírito lutador, militante e idealista, inteligência visionária, inconstância ou incoerência intelectual, suscetibilidade.
Mercúrio em Touro
Mercúrio neste signo nos mostra um indivíduo de sólida sensatez, de espírito prático e realista bem ancorado na realidade material. Seus reflexos intelectuais quase sempre são lentos. Necessita de tempo para assimilar e compreender todos os dados de um problema, mas a compreensão é algo que traz dentro de si, pois do momento que tem a chave de um problema não o abandona nunca.
Pode chegar até mesmo a ser cabeça-dura e obstinado, recusando repetidas vezes qualquer reavaliação de suas ideias e convicções, ao ponto de não haver maneira de fazê-lo ver que existem outras formas de enfocar as questões, além das que se aferra a defender. Gosta dos conceitos simples, sem complicações, o que pode ser demonstrado, provado com fatos, ideias construtivas das que pode tirar algum proveito.
Palavras-chave: inteligência prática, espírito materialista, lenta capacidade de reflexão, tranquilo, capacidade de concentração que favorece a realização das ideias, certezas inquebrantáveis, obstinação.
Mercúrio em Gêmeos
Aqui, estando Mercúrio em seu domicílio, a inteligência se destaca livremente neste indivíduo, que dá mostras de uma curiosidade intelectual aguçada, uma extrema agilidade mental, e que em certos casos se caracteriza por uma atividade mental incessante, que usa com nervosismo. Possui um espírito crítico e sarcástico que o faz um permanente provocador. Sua distância natural através do humor tende quase sempre a afastá-lo da realidade, como se fosse um privilegiado espectador de sua própria vida e de seus atos. Esta forma de inteligência cria em seu caráter uma espécie de inconformismo intelectual, que nem sempre encaixa com seu estilo de vida. Em todo caso, é sociável, astuto, sagaz e, às vezes, muito hábil em sua expressão verbal ou escrita, em transmitir e comunicar.
Palavras-chave: inteligência brilhante, aguçada, curiosidade intelectual, espírito crítico, cáustico e satírico, mordaz sentido de humor, atividade mental, dispersão, insolência, nervosismo.
Mercúrio em Câncer
O indivíduo que tem Mercúrio situado neste signo de seu mapa astral possui um espírito sonhador, meditativo, contemplativo, que estimula suas intuições,
fazendo com frequência referência à memória, excelente neste ser, como era de se suspeitar. Em consequência, tudo que se refere ao passado, tanto o seu como o da comunidade onde vive, lhe fascina profundamente. Assim, sua inteligência se fixa em suas lembranças. Submerge-se em suas emoções e sensações, tirando delas uma autêntica imaginação criativa ou fantasia descontrolada, irracional, um mundo próprio, um jardim secreto que não abre facilmente aos demais. De fato, sente a necessidade de sintonizar com os pensamentos dos outros. Às vezes, adota uma atitude mental defensiva e desconfiada, tradicionalista e sectária.
Palavras-chave: espírito sonhador, meditativo, inteligência passiva, sensitiva e dispersa, excelente memória e grande interesse pelo passado e pelas lembranças, criatividade, candura infantil e fanatismo.
Mercúrio em Leão
Em um mapa astral, quando Mercúrio está presente neste signo, tratamos com um indivíduo de espírito brilhante, claro, mas com frequência sem profundidade.
Não é que não dê mostras de um espírito nobre e generoso, com elevadas aspirações intelectuais, mas suas faculdades mentais quase sempre estão a serviço de seu amor próprio ou são empregadas para valorizar suas próprias capacidades.
De maneira que está frequentemente bem equipado para apropriar-se das boas ideias dos outros, monopolizá-las, defendê-las ou fazê-las suas com tanta convicção que tende a se considerar seu autor. Gosta das grandes frases, dos belos discursos, dos efeitos de estilo e, principalmente, ter a última palavra. Tem vontade de saber compreender, mas falta-lhe com frequência humildade para consegui-lo.
Palavras-chave: espírito brilhante, expressivo, dominador, paternalista, ideias nobres e generosas, ambições intelectuais, falta de objetividade e espírito crítico, ponto de vista superficial.
Mercúrio em Virgem
Mercúrio, presente no segundo signo, do qual é regente, nos coloca diante de um indivíduo cujo espírito se concentra nos detalhes práticos, imerso na realidade material e moral da vida de cada dia. Utiliza suas faculdades cerebrais e todas suas pequenas células cinzentas para satisfazer sua necessidade de ordem, método, organização e análise, para resolver enigmas, buscar e encontrar o erro ou pôr em prática, ponto por ponto, suas teorias e ideias. Gosta tanto das perguntas e dos problemas quanto das respostas e das soluções. Sua grande capacidade de discernir agudiza seu espírito crítico e autocrítico. Em consequência é com frequência tímido, introvertido, inquieto, meticuloso, perfeccionista ou maníaco, duvida de si mesmo e dos demais, assim como da vida em geral. É sério, porém possui certo humor de grande finura.
Palavras-chave: espírito crítico e autocrítico, gosto para a análise, o estudo, a reflexão, inteligência metódica, capacidade de discernimento, introversão, dificuldade para comunicar, dúvidas.
Mercúrio em Libra
O indivíduo que tiver Mercúrio neste signo de seu mapa astral revela uma inteligência sutil, refinada, um espírito prático e crítico, seletivo e perfeccionista.
Nele, a noção de escolha é muito importante. Nunca toma uma decisão sem ter estudado todos os aspectos de um problema. Calcula profundamente os prós e os contras. Em todo tipo de circunstâncias, busca o meio termo, a justa solução do meio, a solução perfeita. Em consequência, mostra-se sempre sociável e simpático.
O indivíduo com Mercúrio em Libra possui uma grande capacidade de abstração que agudiza seu sentido crítico, sua objetividade e estimula sua faculdade de observação.
No entanto, às vezes peca por indecisão, outras por ser meticuloso em seu desejo de escolher o melhor. Pode se deixar influenciar pelas ideias ou opiniões dos demais.
Palavras-chave: mente refinada, espírito seletivo e crítico, gosto pela ética e pela estética, busca do ponto médio exato, sentido do termo intermediário, sociabilidade, meticuloso, formalismo, perfeccionismo.
Mercúrio em Escorpião
O indivíduo com Mercúrio situado neste signo possui uma inteligência instintiva que excita sua curiosidade, sua sede de conhecer e saber, de refletir e aprofundar, experimentar e indagar na realidade até suas raízes.
Dá mostras de um espírito basicamente inconformista, muitas vezes provocador ou criador de complicações, e gosta de dizer mentiras para descobrir a verdade.
Pode ser um estrategista aguçado e chegar a dividir para reinar através de sua inteligência, exercendo assim uma sutil influência em seu meio.
É um destruidor de ilusões, que aspira a ir mais além dos falsos pretextos, ultrapassar o mundo das aparências, chegar até o fundo das coisas.
Por isso, estes indivíduos manifestam um espírito rebelde ou se mostram desconfiados e agressivos, pelo menos verbalmente.
Palavras-chave: inteligência instintiva, espírito penetrante, inconformismo, curiosidade aguçada, busca do desconhecido, dom da premonição, gosto pela estratégia, a exploração, crítica destruidora, recusa de qualquer concessão.
Mercúrio em Sagitário
Mercúrio no signo de Sagitário nos situa diante de um nativo equipado com uma inteligência cheia de boa vontade, mas tingido de ingenuidade, generosidade e possuidor de uma grande tolerância.
Seu espírito tende mais para o simplista no sentido de que não é receptivo aos conceitos demasiado complexos nem às ideias complicadas.
Por outro lado, está interessado em tudo que é suscetível de ampliar seu horizonte cultural e social e pode favorecer sua necessidade de evasão e de aventuras, o interesse pelo mais alto.
Seu espírito é, portanto, decididamente otimista, expressivo, epicúrio, disposto, aberto às ideias dos outros com a condição de que os intercâmbios que surjam a partir delas sejam simples e espontâneos.
Aprecia muito as relações de boa camaradagem, porém às vezes o enganam.
Palavras-chave: inteligência cheia de boa vontade, espírito cândido, ingênuo, otimista, às vezes muito simplista, comportamento humano e generoso, recusa dos problemas e complicações, jogo duplo, enganoso.
Mercúrio em Capricórnio
A inteligência do indivíduo que tem Mercúrio situado neste signo, em seu mapa astral, é regido pela razão e pelo sentido lógico.
Em consequência as qualidades do espírito tendem ao racionalismo. Estimulam a lucidez, a capacidade de concentração, a faculdade de discernir, a perseverança, a seriedade e a tenacidade. Assim, neste espírito lógico, cético, calculista, metódico e disciplinado, não resta muito espaço para humor e fantasia.
Por outro lado, as opiniões e convicções que este nativo adquire de forma lenta porém segura, depois de muita reflexão, são inquebrantáveis. No entanto, demasiado rigor pode endurecer seu caráter, deixando-o frio e distante, intransigente e fatalista.
Palavras-chave: inteligência racional, espírito concreto, lúcido, cético, metódico, grande capacidade de concentração, rigor moral, raciocínio lógico, intransigência, pessimismo, fatalismo.
Mercúrio em Aquário
Neste signo Mercúrio nos indica uma inteligência dócil, variável e dinâmica, a de um indivíduo que, de uma forma ou de outra, distingue-se sempre por sua maneira de refletir e pensar.
De fato, estamos diante de um espírito relativista, apaixonado pelos paradoxos, abundante em pensamentos e ideias originais, as quais muitas vezes reivindica e outras vezes levam-no a implicar-se, a militar e lançar-se em aventuras sociais, intelectuais ou culturais inovadoras e vanguardistas, a estudos, investigações ou experiências que saem do normal.
Ao saber combinar a lógica, a intuição e concentração, situando-se em um plano completamente novo ou inédito, sua curiosidade aguçada traduz-se às vezes em instabilidade mental.
Palavras-chave: inteligência adaptável c indomável, intuitiva e lógica ao mesmo tempo, gosto pelo paradoxo e pela contradição, espírito livre, curioso, instável ou rebelde, maquiavelismo, indisciplina.
Mercúrio em Peixes
A inteligência do nativo com Mercúrio situado no último signo do Zodíaco de seu mapa astral é essencialmente intuitiva e inspirada, algumas vezes enriquecida, outras vezes afogada em seus ataques sentimentais incontroláveis, nos quais cai permanentemente.
Em consequência, nesta configuração, o espírito pode ser arrastado tanto por ondas de entusiasmo, fé e amor puros, imerso nas visões e justas intuições, como pode deixar-se levar, sem resistência, por seus medos irracionais e sem fundamento, suas crises de melancolia, de tristeza e fatalismo.
Na maioria das vezes vai de um extremo a outro, o que explica sua necessidade de ser compreendido, mas ao mesmo tempo amado c apreciado por suas ideias, o que lhe faz suscetível e temeroso.
Palavras-chaves: inteligência intuitiva e inspirada, espírito secreto, romântico, necessidade de sentir-se em sintonia intelectual e moral com os outros, dom de premonição, medos, angústias, ilusões.
Vênus nos signos do Zodíaco
Observando a posição de Vênus, o astro do amor, no mapa astral, o astrólogo está em condições de compreender como um ser vive seus sentimentos e quais são suas verdadeiras motivações, duas características que ninguém pode negar que são essenciais.
Vênus e os escritores
Aqui estão as opiniões sobre o amor de alguns autores famosos, acerca dos quais lhe indicamos a posição de Vênus em seu mapa astral: Charles Baudelaire (Vênus em Áries): “O que o amor tem de mal é que é um crime no qual não podemos evitar ter um cúmplice”. Marguerite Yourcenar (Vênus em Câncer): “O amor é um castigo. Castigam-nos por não termos conseguido continuar sozinhos”. Marcel Proust (Vênus em Leão): “No amor, é mais fácil renunciar a u m sentimento do que perder o costume”. Paul Valéry (Vênus em Virgem): “O senhor Teste, por outro lado, acha que o amor consiste em sermos tolos juntos”.
Vênus em Áries
O indivíduo com Vênus neste signo em seu mapa astral projeta-se totalmente no ser amado, pondo nele toda sua personalidade, jogando tudo, quase sempre com obsessão. E o faz sublimando seus sentimentos ou o ser objeto deles, ou então negando fazer qualquer concessão ou conflito de seus desejos imperiosos, impulsivos e primários. Suas emoções são muito ardentes. Sobem-lhe à cabeça e convertem-se com frequência em ideias fixas. Suas motivações são espontâneas, imediatas, fulgurantes, mas submetidas a ataques de entusiasmo seguidos de crises depressivas, decepções brutais e rupturas. Uma atitude como esta pode, evidentemente, provocar uma instabilidade emocional ou também falta de constância.
Palavras-chave: amor à primeira vista, sublimação dos sentimentos, motivações impulsivas, impetuosas, ardentes, inconstantes, entusiasmos excitados e apaixonados, risco de instabilidade sentimental.
Vênus em Touro
O indivíduo de Vênus situado neste signo em seu mapa astral tem motivos saudáveis e sentimentos simples e naturais. Possui uma natureza muito sentimental, um temperamento sensual e sôfrego.
É basicamente fiel no amor, possessivo. As emoções que sente em relação aos seres queridos podem torná-lo teimoso e ciumento. Em relação a eles, adota uma atitude que provém de uma mistura sutil de egocentrismo e dedicação.
De fato, não suporta as mudanças e não sabe quebrar. Aspira a viver em condições confortáveis, a procurar uma segurança material que lhe permitirá viver com toda a tranquilidade. Pode ser emocionalmente muito vulnerável.
Palavras-chave: sentimentos muito saudáveis, naturais, sensualidade, gula, motivações simples, comodidade, ingenuidade, sentimentalismo, ciúmes, muita passividade.
Vênus em Gêmeos
O indivíduo com Vênus situado neste signo em seu mapa astral tende a viver seus sentimentos com uma certa leveza, sem ser por isso infiel. Na realidade, gosta de entregar-se aos jogos do amor, flertar, gostar, de ser encantador ou de viver relações que lhe permitam não se comprometer totalmente e tirar assim proveito deste dom que possui, de ser ao mesmo tempo ator e espectador privilegiado de suas várias emoções e das reações que suscita. Procura-se quase sempre no olhar do outro. É mais hábil em fazer-se querer do que em querer. Racionaliza seus sentimentos e emoções a tal ponto que, às vezes, lhe custa entregar-se.
Esconde também profundas frustrações afetivas sob uma aparência de despreocupação.
Palavras-chave: sentimentos múltiplos, emoções instáveis e variadas, gosto pelo jogo amoroso, encanto, necessidade narcisista de amar e ser amado, suscetibilidade, falta de escrúpulos.
Vênus em Câncer
O indivíduo com Vênus situado neste signo em seu mapa astral mostra sentimentos ternos e afetuosos, mas não pode evitar ficar angustiado. Por isso tende a alimentar uma certa nostalgia de seu passado, especialmente emoções e sensações intensas que sentiu um dia, que gravou em sua memória para as idealizar sempre e que quer prolongar eternamente. Por isso, suas motivações raramente o projetam para o futuro. Na maioria das vezes faz referência ao seu passado e levam-no a sonhar, a viver simultaneamente com medo e com esperança. Às vezes, para ele, alegria e sofrimento manifestam-se no mesmo momento. O indivíduo nunca consegue não fazer caso de seus sentimentos.
Palavras-chave: grande necessidade de ternura e doçura compartilhada, sentimentos de temor; mas muito possessivos, sensualidade intensa e apurada, vulnerabilidade, dependência, incapacidade em desligar-se.
Vênus em Leão
O indivíduo com Vênus neste signo em seu mapa astral sente a grande necessidade de viver sentimentos nobres e generosos, amores que fujam do vulgar, relações um tanto exibicionistas ou relevantes. Quer conquistar ou ser conquistado, amado e admirado incondicionalmente. Gosta do fausto amoroso, das proezas, dos detalhes. A tal extremo que se deixa levar por este jogo ou abusar dele. Não suporta o fracasso amoroso; às vezes prefere renunciar a uma relação a correr o risco de ser traído. De fato, mostra-se às vezes exclusivo e até tirânico com o ser amado. Por isso, suas motivações, evidentemente, escapam do habitual, mas podem levá-lo a cometer excessos ou erros.
Palavras-chave: sentimentos generosos, dominadores, exclusivos, leais, nobres, necessidade de amar, de admirar e ser amado e admirado, motivações ambiciosas, falta de emoção e de sinceridade.
Vênus em Virgem
O indivíduo com Vênus neste signo em seu mapa astral é basicamente muito reservado na expressão de seus sentimentos, dos quais desconfia sempre. Por isso, para acalmar suas incertezas ou compensar sua tendência para analisar suas emoções e sensações sem parar, às que ainda não se entrega, deixa-se levar pelos excessos e pela desordem amorosa, os quais, porém, não o satisfazem plenamente, pois mais cedo ou mais tarde não conseguirá evitar seu grande sentimento de culpa. Assim, passa muitas vezes da sensatez à loucura amorosa sem transição. Por isso, parece metódico, organizado e inclusive seletivo na escolha de suas motivações, mas na realidade nunca está seguro de nada neste aspecto.
Palavras-chave: sentimentos discretos, subserviência, incertezas afetivas, ataques de loucura amorosa, sentimentos de culpa, indulgência, incapacidade para mudar de comportamento.
Vênus em Libra
O indivíduo que, em seu mapa astral, tem Vênus neste signo, é dotado de grande encanto, de uma graça sutil que sabe potenciar c revalorizar com acerto e que o torna muito atraente e muito agradável em sociedade.
Suas motivações, como suas emoções, passam muitas vezes pelo filtro do seu espírito lúcido e seletivo, que pode revelar uma certa indecisão nas escolhas feitas por seu coração, mas também um considerável refinamento, justeza nos sentimentos e um sentido natural e benéfico da justiça, da equidade, de uma ética que se baseia em uma necessidade de equilíbrio afetivo e harmonia nas relações.
Por isso, para ele, a espera do amor é mais motivador que o próprio ato de amar e esta atitude o leva a ser perfeccionista ou idealista, mostrando-se influenciável ou inconstante em suas relações amorosas.
Palavras-chave: encanto, graça, muita sutileza, refinamento, sociabilidade, sentimento de justiça, lucidez afetiva, procura de relações amorosas equilibradas e harmoniosas, perfeccionismo, falta de espírito de decisão, inconstância e infidelidade.
Vênus em Escorpião
O indivíduo que, em seu mapa astral, tem Vênus neste signo, tem sentimentos intensos e atormentados pelos ímpetos e pelas repulsas viscerais, instintivas, incontroláveis.
É o tipo de pessoa que ama, quer ou não quer, aceita tudo do outro ou rejeita-o como um todo sem poder explicá-lo. A permissividade amorosa vem paradoxalmente em continuação à possessividade extrema. O indivíduo em questão ama sem julgar previamente. Faz uso do seu poder de sedução e encanto, talvez por pena, pois os sentimentos apaixonados e suas relações passionais são acompanhados de uma certa ingenuidade e inocência.
Sua sensualidade provocadora torna-o muito atraente, sua necessidade de fusão carnal e de posse fazem dele um ser exclusivo e excessivo. Às vezes falta-lhe serenidade em sua vida amorosa, que é capaz de questionar inteiramente de um dia para o outro.
Palavras-chave: sentimentos instintivos, relações apaixonadas, sensualidade intensa e provocadora, ímpetos e repulsas físicas incontroláveis, gosto pela sedução e ingenuidade no amor, ciúme, rancor, vingança.
Vênus em Sagitário
Quando, em um mapa astral, Vênus se encontra neste signo expansivo e generoso, trata-se de um ser de sentimentos simples, espontâneos, otimistas, sem complicação.
Este indivíduo aprecia a lealdade, a franqueza, as relações amorosas aprazíveis, tranquilizantes, baseadas em uma confiança total mútua. As emoções que sente são tão naturais, suas motivações são em si tão fáceis de compreender, que chega a duvidar de sua autenticidade ou então, precisamente, pecam pelo simplismo, ingenuidade ou credulidade. A nobreza de sentimentos e o coração aberto são, portanto, as grandes qualidades desta posição afortunada de Vênus.
No entanto, este indivíduo pode ter um certo gosto pela aventura ou pelo jogo duplo amoroso, que saberá dissimular perfeitamente, ou então pode ter tendência para explorar os sentimentos dos outros em seu próprio interesse.
Palavras-chave: generosidade, simplicidade e nobreza de sentimentos, integridade no amor, gosto por partilhar suas emoções, candura amorosa, rejeição ou repulsa pelos problemas afetivos, necessidade de aventura, vida dupla.
Vênus em Capricórnio
O indivíduo em cujo mapa natal Vênus se encontra neste signo governado por Saturno pode considerar-se um asceta do amor.
Ama pouco, mas de uma maneira profunda e duradoura. Na vivência de seus sentimentos, tanto como nas emoções que sente ou nas motivações que o animam, vai ao essencial: é céptico, talvez melancólico ou pessimista, mas sempre sério e dono de si mesmo. Isso provem do fato de, nele, muitas vezes a razão ou a lucidez se imporem aos seus sentimentos e emoções. O indivíduo em questão não é demonstrativo, mas possui um profundo sentido de dever e dos seus compromissos de ordem afetiva.
Levada ao extremo, esta configuração talvez enfrente uma inibição ou uma rejeição dos sentimentos, um comportamento egoísta, desconfiado, frio, que dissimula uma profunda tristeza interior e, na pior das hipóteses, uma secura e uma dureza de coração.
Palavras-chave: sentimentos escassos, profundos, seletivos, essenciais, tenazes, relações amorosas duradouras, domínio das emoções, melancolia secreta, rejeição de todo o compromisso afetivo, frieza, dureza de coração.
Vênus em Aquário
Vênus nesta posição revela um ser em quem os sentimentos inconformistas e desenvoltos não excluem uma grande emotividade, uma necessidade de consolo e afeto.
Esta configuração costuma apresentar-se como a do amor libertino. Embora seja certo que torna o indivíduo audaz, surpreendente, original ou singular em sua maneira de amar, não implica menos uma forma de compromisso sutil, profunda, infalível, tanto se a exprimir ou a manifestar de uma maneira paradoxal. Por isso, é fundamentalmente fiel aos seus afetos, mas, aos seus olhos, é natural que sejam múltiplos e, talvez, simultâneos. São sempre acusados de tolerância, de mãos abertas, de indulgência, de solidariedade e permissividade.
Sem dúvida que daqui resulta um caráter muito emotivo ou, pelo contrário, desapegado de toda a espécie de emoção, que torna o indivíduo incoerente, instável ou hostil às obrigações em seu comportamento amoroso.
Palavras-chave: impulsividade no amor, sentimentos dinâmicos, inconformistas, adaptáveis, permissivos, caráter simpático, indulgente com ele e com os outros, gosto pela aventura do momento, instabilidade afetiva.
Vênus em Peixes
Os sentimentos do indivíduo que tem Vênus no último signo do Zodíaco estão imersos em profundos e misteriosos redemoinhos emocionais que os intensificam, os dilatam ou exaltam.
De qualquer forma produz-se sempre uma sublimação de sentimentos, de emoções, dos impulsos amorosos, que o cegam ou o levam a dar uma dimensão pouco habitual, romântica, idealista ou talvez religiosa ou mística. Pode, portanto, ter tendência para considerar o amor como um fim em si mesmo ou simplesmente para se apaixonar pelo amor. Neste caso, seu comportamento afetivo nem sempre é honesto pois, apesar de si mesmo e em qualquer circunstância, quer fazer-se amar, mas muitas vezes falta-lhe discernimento na escolha dos seus pares.
Daí que os riscos de desordem amorosa ou sensual, de crises passionais, decepções sentimentais ou de fantasmas e autoenganos sejam sempre possíveis.
Palavras-chave: sentimentos profundos, motivações idealistas, fusão amorosa e sensual, romantismo e sentimentalismo, negação de si mesmo, sede do absoluto, angústia, desespero, excesso de sensibilidade, cegueira amorosa.
Marte nos signos do Zodíaco
Marte em um mapa astral nos revela o poder de ação e de afirmação de um indivíduo. O espírito combativo, o desejo e a projeção face ao futuro são também o âmbito de Marte.
Marte, o homem e o animal
No animal, a agressividade provém do instinto de sobrevivência. Não se pode guardar rancor ao gato por caçar pássaros, nem ao leão por devorar uma gazela. No homem, a agressividade provém também do instinto, mas é sublimada, canalizada ou reprimida pela inteligência; por isso, a depender do signo ou da casa que Marte ocupe no mapa astral do indivíduo, podemos definir numerosos temperamentos agressivos diferentes. Podemos fazer o mesmo com os animais? Certas pessoas quiseram ver as características, as atitudes reveladas pelos astros em nossos amigos animais. Se no animal o instinto é forte, o espírito é fraco e muito influenciável. E embora possamos levantar o mapa astral de um animal e observarmos que tem Marte em Touro, em Leão ou Capricórnio, continuaria a ser muito influenciável. Não tem nada a ver com o homem.
Marte em Áries
Marte está aqui no primeiro signo do Zodíaco que, simbolicamente, representa o entusiasmo do primeiro impulso face à vida e ao futuro. Por isso, o indivíduo que tem Marte em Áries revela certas características próprias do nativo deste signo: entusiasmo inicial, sem dúvida, mas também um temperamento audaz, ardente, impulsivo, impaciente, imprudente, estimulado por uma necessidade de ação interminável e que se recarrega sem cessar. Sente uma necessidade vital de reafirmação ao ponto de, se outros fatores inscritos no mapa astral do indivíduo em questão revelam que está contrariado ou impedido, suas forças energéticas se sobrecarregam e o consomem em fogo lento. Precisa frequentemente de continuidade em seus atos, é fundamentalmente individualista e não tem talento para equacionar os riscos que corre.
Palavras-chave: capacidade de ação, audaz, impulsivo e entusiasta, individualismo, reafirmação imediata de si mesmo, necessidade de ação, de representar o papel de chefe, suscetibilidade, crises de depressão, imprudências.
Marte em Touro
Marte no domicílio de Vênus nos coloca em presença de um indivíduo dotado de uma certa força tranquila, de uma capacidade de ação serena, atento, constante, lento, realista, prudente mas muito perseverante. Pode também revelar-se fortemente obstinado, teimando com pertinácia, pode demonstrar um valor e uma paciência tais que consegue ultrapassar os obstáculos, vencer as dificuldades com o tempo. Possui todas as qualidades e todas as fraquezas dos teimosos a quem nada interessa, mas que nada querem compreender. Por isso, é muitas vezes importante fazê-los mudar de opinião. Sua autoafirmação costuma passar por uma conquista ou uma realização na vida material e concreta. Só atua se se sentir seguro ou se for para obter uma maior comodidade. Por este motivo, é às vezes protecionista, intolerante e adota um modo de ação unilateral e inamovível.
Palavras-chave: sã capacidade de ação, sereno, construtivo, lento mas perseverante, força tranquila, valor, paciência, capacidade de trabalho, bruscos ataques de ira, obstinação pertinaz, intolerância, incapacidade de mudança.
Marte em Gêmeos
No signo do Zodíaco em que Mercúrio é dominante, a presença de Marte supõe um feliz estímulo para as faculdades cerebrais. Um indivíduo que corresponda a esta configuração possui boas qualidades para traduzir e transmitir ativamente suas ideias, suas teorias e seus conceitos. Porém, já que sua capacidade de ação é cerebral, é mais dotado para se afirmar intelectualmente do que para se impor fisicamente aos outros, o que torna susceptível, mas também mais hábil de palavra do que de ação. Possui realmente sentido de discurso, de comunicação ativa, da polêmica, e consegue ser muito persuasivo. Agrada-lhe ser verbalmente cortante, de réplica imediata e adora militar por ideais ou por ideologias. Não obstante, pode ser vítima de uma atividade cerebral incessante, que se tornará muito desgastante pare seus nervos.
Palavras-chave: capacidade de ação cerebral, engenhoso, militante, autoafirmação intelectual, dom de persuasão, habilidade verbal, suscetibilidade para as questões de amor próprio, constância e, às vezes, obsessão.
Marte em Câncer
Perdido no universo lunar deste signo sensível, a capacidade de ação do indivíduo que tem Marte em Câncer toma a forma de uma sutil atitude de autodefesa que também esconde bruscos movimentos de violência interiorizada. No entanto, muitas vezes o indivíduo em questão evita recorrer à força para se afirmar ou, muito simplesmente, renuncia. E necessário que se sinta em um contexto acolhedor ou em uma presença de certas pessoas ao seu redor para exercer sua influência sobre as circunstâncias, agir, empreender, ousar. Compensa então o seu medo ou a sua negativa para atuar com uma tenacidade de uma intensidade rara, com uma atitude ferozmente conservadora, negando-se obstinadamente a toda a perspectiva de mudança, o que pode levar por sua vez ao fanatismo. E isto que o leva a alimentar grandes rancores.
Palavras-chave: capacidade de ação temerosa, na defensiva, clara tendência para renunciar a afirmar-se, rejeição da luta, tenacidade, temperamento conservador e falta de energia.
Marte em Leão
Neste signo governado pelo Sol, Marte estimula a vontade instintiva do indivíduo, que se torna ativamente dominante. Assim, nos encontramos face a um ser muito enérgico, franco, direto, para quem a capacidade de ação é frequentemente um modo de expressão preponderante da personalidade. Ao ter uma consciência exata do momento imediato no qual se sente espontânea e plenamente integrado, e que domina perfeitamente, atua do mesmo modo que respira, sua afirmação é nele evidente e fácil. Por outro lado, não aceita nem por um só instante que se discuta o direito a impor-se aos outros, com uma segurança e uma generosidade que não excluem certos excessos em forma de exibicionismo. Audaz, é às vezes presunçoso, sente predileção pela conquista, pelo triunfo e é muito exclusivo.
Palavras-chave: capacidade de ação enérgica, temperamento ardente, audaz, exibicionista, orgulhoso, autoritário e suscetível, força que se impõe, impaciência, intransigência.
Marte em Virgem
No segundo domicílio de Mercúrio, Marte indica que a capacidade de ação do indivíduo tem tendência para se fechar sobre si mesma e se abrir só em caso de absoluta necessidade. Isto é o que acontece, pois nos encontramos na presença de um ser que detesta tanto os atos gratuitos, como toda a perspectiva de mudança em seu comportamento ou em seu modo de vida. Não é de estranhar que neste signo a autoafirmação se revele, senão inibida, pelo menos retida, analisada, e que o indivíduo sinta necessidade de justificar todos seus atos. Assim, antes de agir, calcula, avalia, suas possibilidades e espera o melhor momento; o que, no final das contas, o transforma em um indivíduo muito eficaz. Entretanto, é também muito crítico, muito exigente, perfeccionista e suscetível, até mesmo maníaco, repressivo ou depressivo. Às vezes, sofre de complexos de culpa.
Palavras-chave: capacidade de ação útil, calculista, não corre nenhum risco, temperamento conservador, depressivo, capacidade ou gosto pelos trabalhos de precisão, subestimação da afirmação de si mesmo.
Marte em Libra
Não devemos nunca subestimar a capacidade de ação seletiva, porém infinitamente precisa e exigente, revelada por este Marte. De fato, embora se encontre em detrimento neste signo, nem por isso deixa de ser uma força tanto mais eficaz que escolhe o melhor momento para se manifestar. Por isso, o indivíduo que tem Marte nesta configuração sabe refletir e conter-se antes de agir, mas possui também uma determinação lúcida animada por um desejo profundo de impor sua lei, sua ordem e suas escolhas. Sob uma aparência de concórdia e de uma flexibilidade compreensiva, pode sustentar firmemente entre suas mãos a espada da justiça, cortar definitiva e radicalmente, e mostrar-se implacável. Sabe também exibir um certo rigor, mas nunca comete excessos, não provoca revoluções e espera reunir todos os elementos de que precisa para tomar posições ou fazer aquilo que deseja. Porém, muitas vezes, esta atitude roça a indecisão crônica.
Palavras-chave: capacidade de ação lúcida, razoável, seletiva, reflexiva, escolhe o momento adequado para agir, sentido ativo da justiça, da lei, da ordem, decisão implacável ou indecisão crônica.
Marte em Escorpião
Como no signo de Áries, Marte aqui está em casa. Mas encontra um apoio em Plutão, o segundo regente do signo de Escorpião, que lhe confere intensidade, uma força interior, lúcida e concentrada, que podem tornar terrível o indivíduo. Sua capacidade de ação revela-se então secreta. É aparentemente calmo e tranquilo. Na realidade é calculista, provocador, “experimentador” e temerário, só correndo riscos calculados. Sem sequer aparentá-lo, exerce uma forte influência sobre o que o cerca, quer por sua capacidade de sedução quer explorando os pontos fracos de cada um. As dificuldades, os obstáculos, as situações de crise, estimulam-no e levam-no a superar-se, a testemunhar às vezes um valor de uma beligerância insuspeitável. Este indivíduo é capaz tanto da maior paixão como do mais extraordinário desapego. Por isso, a depender das ações com as quais se depare, pode reagir muito duramente, com muito sangue-frio, ser incisivo e definitivo.
Palavras-chave: capacidade de ação secreta, profunda, visceral, provocadora, audaz, gosto pelo risco calculado, força combativa, interiorizada, resistente e tenaz, falta de fervor, violência fria.
Marte em Sagitário
No nono signo do Zodíaco, que é o da expansão natural e da realização do ser — características próprias de Júpiter (seu regente) —, Marte revela um indivíduo com capacidade de ação expansiva e generosa, mas também primordial para a expressão de sua personalidade e de sua felicidade. A força e a agressividade do ser afetado por esta posição de Marte são estimuladas pela combatividade e pela competição. Sente sempre a necessidade de impor-se aos demais, de uma maneira pouco excessiva ou sufocante para seu meio. Age com espontaneidade, entusiasmo, ingenuidade, mas peca muitas vezes por excesso de zelo. Por querer fazer tudo bem ou fazer o bem, chega frequentemente a obter o resultado inverso do que esperava. Este nativo sente predileção pelo esforço físico, esgota suas energias. Finalmente, é propenso a complicar as coisas simples ou a não se distanciar o suficiente nas situações que implicam um compromisso de sua parte.
Palavras-chave: capacidade de ação expansiva, generosa, combativa, gosto pela competição e pelos esforços físicos, otimismo, carinho, imprevisível na ação, impaciência, idealismo ativo.
Marte em Capricórnio
No signo governado por Saturno, Marte nos põe em presença de um indivíduo em quem a capacidade de ação ganha em determinação audaz, em perspicácia, em lucidez c em perseverança o que perde em ardor, calor e agressividade.
É um ser razoável que mede o peso e o alcance de seus atos, e aspira a obter um máximo de eficácia. É mais dotado para os esforços prolongados e contidos do que para os ímpetos apaixonados, otimistas, ou ações imediatas. Põe-se muitas vezes na defensiva, sendo discreto, prudente, resistente e particularmente obstinado, ao ponto de nunca ceder até ver satisfeitos seus desejos ou alcançar o objetivo pretendido. Por outro lado, sabe desligar-se de toda a preocupação de ordem sentimental e emocional, o que pode lhe conferir uma grande dureza, um comportamento inflexível e frio, mas tornando-o muito dono de si mesmo.
Palavras-chave: capacidade de ação baseada na autodefesa, determinação tenaz, perseverança, perspicácia nas ações, justa avaliação de suas possibilidades, ação prudente e ação a longo prazo, dureza, indiferença, ambição implacável.
Marte em Aquário
Marte está animado, eletrizado por Urano, o segundo regente deste signo. Mas as energias ativas do indivíduo que tem este astro em seu mapa astral são controladas pela razão, organizadas, dominadas pelos elementos próprios de Saturno, o primeiro regente de Aquário. Por isso, o ser em questão revela uma certa habilidade manual ou técnica inventiva, através da qual expressa sua capacidade de ação. É fundamentalmente enérgico, mas sua força é mais nervosa que muscular. É muito agitado, capaz de executar, e bem, várias atividades ao mesmo tempo, de tomar decisões rápidas, de agir imediata e oportunamente, fazer o que é devido no momento adequado. Possui muitas vezes excelentes reflexos. Pode, no entanto, mostrar-se indisciplinado, instável, impulsivo e imprudente, ferozmente hostil a toda a autoridade, ou então pode apresentar opiniões intolerantes.
Palavras-chave: capacidade de ação dinâmica, habilidade manual e técnica, excelentes reflexos, sentido da oportunidade na ação, desgaste do sistema nervoso, desgaste de energia, indisciplina, ímpetos perigosos.
Marte em Peixes
No signo onde Júpiter e Netuno exercem seu domínio, Marte revela um indivíduo que tem tendência a sublimar sua capacidade de ação. Por isso, a ação torna-se para ele um fim em si mesmo, ou então aspira ao ato supremo. Com frequência, isto faz com que ele renuncie à ação. Na realidade, suas energias ou são exaltadas, ou então aniquiladas ou inibidas pelos redemoinhos emocionais intensos que podem, no entanto, revelar-se de uma maneira completamente imprevista e adquirir proporções de uma violência rara, primária, devastadora, como um verdadeiro maremoto, arrasando tudo à sua passagem. Assim, graças à sua grande bondade, à sua intuição, que guiam todos os seus atos, este indivíduo sente prazer no desafio. É capaz de realizar sonhos impossíveis. Mas, por outro lado, pode mostrar-se suscetível, ter reações passionais incontroláveis ou fazer um péssimo uso de suas forças.
Palavras-chave: capacidade de ação secreta, profunda, mergulhada na emoção, sublimação de seus atos, gosto pelo desafio, pelo sonho impossível, sede do absoluto, estranhos recursos energéticos, suscetibilidade doentia.