sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Biografia Patanjali

Patāñjali (em sânscrito:, Patāñjali) viveu entre 200 a.C. a 400 d.C.. O cometário de Vyasa o define como descendente de Santanu.

Existem diversas lendas sobre o mesmo como sendo ele uma encarnação do deus serpente Ananta, ou meio homem meio serpente, ou ainda uma serpente que desejando ensinar o yoga ao mundo, caiu (pat) dos céus nas palmas das mãos abertas (anjali) de uma mulher, que por sua vez o chamou de Patandjáli.

Nos documentos de Shadgurusishya pesquisados por Max Muller indicam cinco gerações de professores da tradição sânscrita, sendo o primeiro Shaunaka, seguido por Asvalayana, Katyayana, Patandjáli e finalmente Vyasa.

Virtualmente nada se sabe sobre a vida de Patandjáli, e algumas escolas acreditam que ele é totalmente ficcional.

Patāñjali tem a reputação de ser o autor do Yoga Sutra, bem como do comentário sobre a gramática do sânscrito por Pānini(Ashtadhyayi) que é conhecido Mahābhāsya ou Bhartrihari. Existem também muitos textos da Ayurveda atribuídos a ele. Mas quase todas as escolas acreditam atualmente que estes textos foram escritos por diferentes pessoas em diferentes eras.

Yoga Sutras

Os Yoga Sutras compilados por Patandjáli provavelmente datam de 200 a.C.; formam uma grande obra contendo aforismos sobre a sua prática e da sua filosófia da ioga.

A Yoga é uma das seis escolas da filosofia hindu, um sistema de meditação prática, ética e metafísica.

Patandjáli tem sido freqüentemente chamado de fundador da ioga por causa deste trabalho; o Yoga Sutra é um tratado sobre o Raja Yoga, baseado na escola Samkhya e nas escrituras hindus do Bhagavad Gita.

Esta obra não faz referência a pratica de sacrificios como condição para a pratica, ao desmistificar este dogma patañjali propos as bases do yoga classico se opondo ao yoga proto-histórico.

Ele baseia seu trabalho nas Puranas, Vedas e Upanixades sendo o mais brilhante tratado sobre as escrituras Hindus.

Ele também foi o criador do Ashtanga Yoga e do Raja yoga por literalmente descobrir os oito passos do yoga. Eles são os yamas, niyamas, asana, pranayama, pratyahara, dharana, dhyana e samadhi.

O Mahābhāsya

O Mahābhāsya ("grande comentário") de Patandjáli sobre o celebre Ashtadhyāyi de Panini, um dos três mais famosos tratados sobre a gramática sânscrita. Foi nele que Patandjáli, como lingüista da ciência indiana, alcançou sua verdadeira fama. O sistema estabeleceu em detalhes o shiksha ("fonéticalogia", incluindo a acentuação) e o vyakarana ("morfologia"). Sua sintaxe é memorável, mas sua nirukta ("etimologia") é discutível, e esta etimologia naturalmente leva a explicação da semântica. Intérpretes de seu trabalho dizem que ele é um defensor de Panini e opositor as idéias de Katyayana, atacando suas teorias muito severamente.

Ligações externas

Arquivo na internet dos Yoga Sutras de Patāñjali, apresentando diferentes interpretações (50+) traduzidas em 33 diferentes linguas
tradução em inglês dos Yoga Sutras por T.K.V.Desikachar, com links para mais 6 traduções para o inglês palavra por palavra incluindo a fonte do texto

Outra pagina em inglês

Um comentário sobre os Yoga Sutras, por Sri Nitin Kumar.
Exposição das Yama e Niyama
Ensaio sobre os Yoga Sutras por Raghavan.
Yoga Sutras Texto integral em português, da tradução de Swami Hariharananda Aranya.