sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Biografia Phyllis Seckler


Phyllis Evelina Seckler (18/jun/1917 - 31/mai/2004) foi uma das mais notáveis mulheres na história de Thelema, mais conhecida por seu mote, Soror Meral. Ele foi iniciada no grau Minerval da Ordo Templi Orientis de Crowley, na Loja Agape em 26 de Agosto de 1939, e foi recebida na A.·. A.·. por Jane Wolfe.

Seckler e a O.T.O.

No final dos anos 60, a O.T.O. de Crowley parecida destinada a obscuridade, mas das cinzas surgiu Phyllis Seckler e Grady McMurtry. Juntos, estas duas pessoas tornaram-se as princiais figuras responsáveis por trazer a Ordem de seu estado de quasi-morte a uma ampla organização mundial que é hoje. É seguro dizer que sem Soror Meral a O.T.O. provavelmente teria morrido. Em 1979 Soror Meral foi patenteada organizar sua própria Loja, chamada Loja 418, e permaneceu nela desde então.

Biografia

Nasceu Phyllis Evelina Pratt, no dia 18 de junho de 1917, na cidade de Edmonton, Alberta, Canadá. Seckler é famosa por ter fundado o College of Thelema na Califórnia em 1973; uma escola para estudo das ciências ocultas desenvolvidas pelo poeta britânico e místico Aleister Crowley.

Ela também foi iniciada na ordem conhecida como A.·. A.·., através de Jane Wolfe e também na Ordo Templi Orientis, mais conhecida como O.T.O., a qual ela se uniu em 1939 depois que foi apresentada à organização pela mesma.

Em sua carreira profana, Seckler era conhecida como pintora, poeta e jardineira. Ela tornou-se Mestre de Artes de UCLA em 1955 e então foi em ensinar artea na Escola secundária de Livermore naquele mesmo ano - permanecendo nessa faculdade até sua aposentadoria.

"Antes de mais nada, Phyllis era uma professora", diz José Larabell, diretor do College of Thelema. "Nós Thelemitas gostamos de comparar pessoas à estrelas do céu. Todos diferentes e belos do seu próprio modo. É difícil imaginarmos que aquele pequena estrela poderia brilhar tanto mais que a maioria, mas Phyllis era tal estrela."

Além de ser uma educadora, Seckler era uma produtiva escritora e editora. Dentre seus mais famosos trabalhos estava o "In The Continuum", um periódico sobre Filosofia Thelêmica que rodou entre 1973 e 1996.

Seckler foi casada por três vezes, incluindo uma vez com Grady L. McMurtry, o primeiro cabeça da O.T.O., que morreu em 1985. Os dois foram responsáveis pela sobrevivência da O.T.O. na crise dos anos posteriores. Eles se divorciaram em 1975 depois de seis anos de casamento. Ela teve um filho e duas filhas pelo primeiro marido, Paul H. Seckler, Jr., quatro netos, e nove bisnetos.

Phyllis Seckler morreu logo após uma breve doença em 31 de maio de 2004 (uma segunda-feira) no Hospital e Centro Médico de Oroville, Califórnia, às 16:34, aos 86 anos de idade.

Biografia Patanjali

Patāñjali (em sânscrito:, Patāñjali) viveu entre 200 a.C. a 400 d.C.. O cometário de Vyasa o define como descendente de Santanu.

Existem diversas lendas sobre o mesmo como sendo ele uma encarnação do deus serpente Ananta, ou meio homem meio serpente, ou ainda uma serpente que desejando ensinar o yoga ao mundo, caiu (pat) dos céus nas palmas das mãos abertas (anjali) de uma mulher, que por sua vez o chamou de Patandjáli.

Nos documentos de Shadgurusishya pesquisados por Max Muller indicam cinco gerações de professores da tradição sânscrita, sendo o primeiro Shaunaka, seguido por Asvalayana, Katyayana, Patandjáli e finalmente Vyasa.

Virtualmente nada se sabe sobre a vida de Patandjáli, e algumas escolas acreditam que ele é totalmente ficcional.

Patāñjali tem a reputação de ser o autor do Yoga Sutra, bem como do comentário sobre a gramática do sânscrito por Pānini(Ashtadhyayi) que é conhecido Mahābhāsya ou Bhartrihari. Existem também muitos textos da Ayurveda atribuídos a ele. Mas quase todas as escolas acreditam atualmente que estes textos foram escritos por diferentes pessoas em diferentes eras.

Yoga Sutras

Os Yoga Sutras compilados por Patandjáli provavelmente datam de 200 a.C.; formam uma grande obra contendo aforismos sobre a sua prática e da sua filosófia da ioga.

A Yoga é uma das seis escolas da filosofia hindu, um sistema de meditação prática, ética e metafísica.

Patandjáli tem sido freqüentemente chamado de fundador da ioga por causa deste trabalho; o Yoga Sutra é um tratado sobre o Raja Yoga, baseado na escola Samkhya e nas escrituras hindus do Bhagavad Gita.

Esta obra não faz referência a pratica de sacrificios como condição para a pratica, ao desmistificar este dogma patañjali propos as bases do yoga classico se opondo ao yoga proto-histórico.

Ele baseia seu trabalho nas Puranas, Vedas e Upanixades sendo o mais brilhante tratado sobre as escrituras Hindus.

Ele também foi o criador do Ashtanga Yoga e do Raja yoga por literalmente descobrir os oito passos do yoga. Eles são os yamas, niyamas, asana, pranayama, pratyahara, dharana, dhyana e samadhi.

O Mahābhāsya

O Mahābhāsya ("grande comentário") de Patandjáli sobre o celebre Ashtadhyāyi de Panini, um dos três mais famosos tratados sobre a gramática sânscrita. Foi nele que Patandjáli, como lingüista da ciência indiana, alcançou sua verdadeira fama. O sistema estabeleceu em detalhes o shiksha ("fonéticalogia", incluindo a acentuação) e o vyakarana ("morfologia"). Sua sintaxe é memorável, mas sua nirukta ("etimologia") é discutível, e esta etimologia naturalmente leva a explicação da semântica. Intérpretes de seu trabalho dizem que ele é um defensor de Panini e opositor as idéias de Katyayana, atacando suas teorias muito severamente.

Ligações externas

Arquivo na internet dos Yoga Sutras de Patāñjali, apresentando diferentes interpretações (50+) traduzidas em 33 diferentes linguas
tradução em inglês dos Yoga Sutras por T.K.V.Desikachar, com links para mais 6 traduções para o inglês palavra por palavra incluindo a fonte do texto

Outra pagina em inglês

Um comentário sobre os Yoga Sutras, por Sri Nitin Kumar.
Exposição das Yama e Niyama
Ensaio sobre os Yoga Sutras por Raghavan.
Yoga Sutras Texto integral em português, da tradução de Swami Hariharananda Aranya.

Biografia Marcelo Motta

Marcelo Ramos Motta (27/Jul/1931–26/Ago/1987) foi o primeiro escritor Thelêmico Brasileiro, membro da Astrum Argentum, e fundador da Sociedade Ordo Templi Orientis (S.O.T.O.).

Seu começo

Filho de Samuel Catarino Motta e Elzira Ramos Catarino Motta, Marcelo nasceu no Rio de Janeiro, no dia 27 de junho de 1931, e muito pouco é conhecido sobre sua infância, apenas que era de descendêcia germânica e que recebeu uma educação muito severa, educação esta que só veio a aumentar com a sua admissão à Academia Militar do Rio de Janeiro.

Seu pai era seguidor da doutrina de Allan Kardec e sua mãe era católica.

De acordo com Motta, com a idade de 11 anos ele diz ter lido os livros de Eliphas Levi, Papus, Blavatsky, Edward Bulwer-Lytton, Patânjali, Paracelsus e Arnold Krumm-Heller. Através da obra de Krumm-Heller, ele tornou-se muito interessado nos mistérios rosacrucianos. Mas o seu primeiro contato com uma "verdadera" organização rosacruciana, o ramo brasileiro da AMORC, não o deixou satisfeito, então começo sua busca por uma escola iniciática do tipo daquela encontrada no romance "Rose-Croix" de Krumm-Heller.

Motta tinha uma profunda aversão ao Catolicismo (a religião predominante no Brasil), que ele via como a perda da vontade de viver. Pelo resto de sua vida, esteve ocupado com uma visão do Anti-Cristo como ele o percebia: existente em Roma.

Durante sua estadia na academia militar, ele ficou interessado em Astrologia e Tarot, dentre outras coisas do gênero. Aos 17 anos, tomou contato com a Fraternitas Rosacruciana Antiqua, Ordem rosacruciana de Krumm-Heller onde Motta teve sua primeira iniciação, na mesma idade, em 1948. Tensões políticas locais o impeliram a mudar-se para a Europa, e de lá para os Estados Unidos. Sua missão nesta viagem, dada por um líder brasileiro da FRA, era encontrar-se com Parsival Krumm-Heller (filho de Arnond Krumm-Heller e líder oficial da FRA) e mediar o contato entre o grupo brasileiro e a liderança internacional.

O primeiro contato de Motta com Thelema foi através do livro de J. Symond chamado The Great Beast. Depois, nos Estados Unidos, P. Krumm-Heller apresentou Motta para Karl Germer, cabeça-externa da Ordo Templi Orientis na época. Germer deu a Motta a chance de escolher entre O.T.O. e A.'.A.'.. E a segunda destas foi escolhida.

Retornando para o Brasil em 1962, Motta traduziu e publicou o Liber Aleph, além de do Chamando os Filhos do Sol, a primeira publicação thelêmica publicada no Brasil. Entre este ano e 1987, Motta teve numerosos Estudantes na A.´.A.´. sob sua tutela, e tentou estabelecer uma Loja da O.T.O. no Brasil, apesar de nunca ter sido membro da Ordo Templi Orientis.

Marcelo Motta foi o Instrutor de dois Probacionistas muito famosos no Brasil: Paulo Coelho e Raul Seixas. Outro conhecido pupilo de Motta foi Euclydes Lacerda de Almeida, que fundou dois importantes grupos thelêmicos no Brasil, a Ordem dos Cavaleiros de Thelema e a Sociedade Novo Aeon.

Em 1978 Motta tentou tomar o controle da O.T.O. de Grady McMurtry. De acordo com muitas fontes, Germer ordeou que sua esposa, Sasha, que deixasse o controle da Ordem para Motta. Sasha escreveu uma carta para Motta para tal efeito, porém ele nunca a recebeu. Todavia, Motta tentou assumir a liderança da O.T.O., e em processo judicial nos Estados Unidos, clamou a liderança da Ordem e os direitos autorais da mesma, tendo seu pedido sido recusado. Ele fundou então a S. O.T.O., um grupo completamente distinto da Ordo Templi Orientis original.

Motta nunca teve estabilidade econômica, saltando de emprego em emprego, e ganhando a vida como professor de Inglês, além de receber ajuda de seus membros da S.O.T.O.. Faleceu no dia 26 de Agosto de 1987, na cidade de Teresópolis, aos 53 anos de idade, de causa desconhecida.

No Brasil, depois de sua morte, a divulgação de Thelema foi fortemente mantida por Frater Thor (Euclydes Lacerda de Almeida) e, mais tarde, por Frater QVIF (Marcos Pagani) quem mantiveram sua memória através da A.'.A.'. com seus respectivos descendentes.

Obras publicadas

Em Português:

O Equinócio dos Deuses (Liber ABA - parte IV)
Yoga e Magia (Liber ABA - parte I)
Magia e Misticismo (Liber ABA - parte II)
Ataque e Defesa Astral (de sua autoria)
Carta a um Maçom (de sua autoria)
Dos Propósitos Políticos da Ordem (de sua autoria)
Moral e Cívica Telêmicas (de sua autoria)

Em inglês:

Thelemic Magick Commented Unexpurgated Commented — Part I
Magick Without Tears Unexpurgated Commented— Part I
Magick Without Tears Unexpurgated Commented— Part II
The Equinox — Vol. V n. 4 — Sex and Religion
The Equinox — Vol. V n. 3 — The Chinese Texts of Magick and Mysticism
The Equinox — Vol. V n. 2
The Equinox — Vol. V n. 1 — The Commentaries of AL
Magick and Mysticism — Book Four Part II
Yoga and Magick — Book Four Part I
Liber AL vel Legis — The Book of the Law
Of the Political Aims of the O.T.O.
Letter to a Brazilian Mason
Thelemic Political Morality

Da série The Oriflamme, baseada na original da O.T.O.:

The Oriflamme Vol. VI Nº 1 - Yoga and Magick. Being Book Four Commented - Part 1
The Oriflamme Vol. VI Nº 2 - Magick and Mysticism: Being Book Four Commented - Part 2
The Oriflamme Vol. VI Nº 3 - Magick Without Tears Unexpurgated Commented - Part 1 - 1983 - Nashville
The Oriflamme Vol. VI Nº 4 - Magick Without Tears Unexpurgated Commented - Part 2 - 1984 - Nashville
The Oriflamme Vol. VI Nº 5 - Thelemic Magick Unexpurgated Commented Part 1 - 1987 - Nashville
The Oriflamme Vol. VI Nº 6 - Thelemic Magick Unexpurgated Commented Part 2 - 1991 - (póstuma, publicada por Daniel Ben Stone)

Linha do Tempo

1931
27 de Junho - Marcelo Motta nasce na cidade do Rio de Janeiro.
1944
devota-se "a Serviço da Humanidade", como escreve na sua biografia.
1948
19 de Agosto – inicia-se na FRA.
1952
decide sair do Brasil para Europa e depois E.U.A. Em Lisboa um livro chama atenção: "The Great Beast". Uma foto de Crowley no livro é a mesma que viu na FRA.
encontra Parsival Krumm-Heller. Fica impressionado ao ter, segundo ele, contato com um verdadeiro iniciado.
nos E.U.A. vai a Quakertown, PA, para encontrar R.S. Clymer (AMORC) mas conversa com o seu filho. Em seguida dirige-se a Nova York.
1953
20 de Abril – recomendado por Krumm-Heller, trava contato com Karl Germer e entra na A.·.A.·..
1954
visita ao Brasil rapidamente. Pensa em oferecer duas traduções de livros de Aleister Crowley a editora Pensamento mas desiste.
1956
no final do ano visita Germer em Barstow, Califórnia a pedido do mesmo onde tem acesso total a sua biblioteca. Recebe dele o grau IXº O.T.O..
1957
chega ao grau de Neófito no primeiro semestre, pouco antes de casar, nos E.U.A. Com ajuda de sua esposa supera um grande ordálio pessoal.
1960
é detido pela policia americana durante 48 horas.
realiza o Juramento do Abismo e assume como a nova Besta como clímax da passagem ao grau de Mestre do Templo.
1961
separar-se da esposa e perde a guarda dos seus filhos, voltando assim, definitivamente ao Brasil.
23 de Setembro – publica no Brasil e nos E.U.A. Liber Aleph gastando todas a suas economias.
13 de Novembro – Germer escreve a Motta afirmando que seu discípulo uniu-se a corrente thelêmica. Prevendo a própria morte Germer, considera a transferência para o Brasil de sua biblioteca. Mais tarde, em Janeiro do ano seguinte, lembra que Frank Bennett possui uma também sendo útil Motta estar de posse da mesma.
17 de Dezembro - em carta diz que, com a aprovação dos Chefes Secretos, 666 e Aiwass, torna-se a Besta Encarnada, O Sacerdote dos Príncipes, o cabeça da A.·.A.·.: "Aleister Crowley está morto e Adjuvo ascendeu ao seu lugar e obra. O Rei está morto; Deus salve o Rei".
23 de Dezembro - Germer escreve a Motta repreendendo-o severa e ofensivamente por ter realizado o Juramento do Abismo.
30 de Dezembro - em carta a Germer, revela o desejo de realizar o trabalho coletivo thelêmico com a Ordem de Thelema e não com a ordo templi orientis e a Igreja Católica Gnóstica. Confessa estar com dúvidas quanto a ser ou não a nova Besta: "Eu certamente posso estar errado, espero uma confirmação, ou não, da sua parte".
1962
Abril - publica Chamando os Filhos do Sol.
20 de Abril – Germer escreve a Motta oferecendo-o a permissão de trabalho dos três primeiros graus da ordo templi orientis e com a Ordem de Thelema. Esta carta nunca chega a Motta.
30 de Maio - escreve a Germer dizendo que pretende iniciar um ramo da O.T.O no Brasil. Começou, pouco antes, a traduzir Liber 65.
9 de Junho - Germer escreve a Motta esclarecendo as questões dos graus que o seu discípulo clamou ter alcançado, dando exemplo do ocorrido com Achad, Belarion, Majorie Cameron e outros referindo-se aos "Clubes dos Filhos Mágicos e Clubes das Babalons". Deixa a cargo dele se deseja se juntar ou não aos "clubes".
5 de Julho - Motta escreve a Germer reconhecendo seus erros, principalmente em assumir o lugar de 666, submete-se a autoridade do seu instrutor, numa significativa manifestação de humildade.
chega ao grau de Zelator da A.·.A.·..
12 de Outubro – Germer, do hospital, escreve a Motta sua ultima carta.
25 de Outubro - Karl Germer morre. Sua esposa escreve a Motta comunicando o fato. Motta responde não acreditando. Dia 30 ela confirma a morte.
9 de Dezembro – Phyllis Seckler escreve a Motta sobre a Morte de Germer. Ambos trocam várias cartas e, numa delas, afirma que no testamento Motta é seu “herdeiro místico”. Segue-se uma confusão sobre os direitos da biblioteca. A distância, Motta pouco pode fazer ficando com os americanos os pertences de Germer e Crowley.
Euclydes Lacerda de Almeida escreve a Marcelo Motta após ler Chamando os Filhos do Sol.
1963
conhece pessoalmente Euclydes.
9 de Julho – escreve "Carta a um Maçon".
1964
entrega a Euclydes a tradução de "Comentários de AL".
manda recolher Chamando os Filhos do Sol para não ser associado com o governo militar, segundo ele.
1965
inicia no judô para treinar mente e corpo pois começa a duvidar de sua sanidade.
tem roteiros para televisão recusados.
encerra seu "período de loucura" iniciado em 1960, como dito no julgamento na Califórnia em 1985.
1967
realiza o Juramento do Abismo (novamente) após concluir as tarefas da primeira e segunda ordens da A.·.A.·.. Assume o grau XIº O.T.O.
1970
28 de Outubro – escreve a Kenneth Grant pela primeira vez.
1972
começam experiências com Liber 231 concluindo em 1975.
1973
conhece Cláudia Canutto.
patenteia Euclydes com os três primeiros graus da Ordo Templi Orientis.
18 de Dezembro - reconhecendo uma consecução de Euclydes oferece a ele o grau de Neófito da A.·.A.·..
1974
9 de Novembro - escreve a Euclydes orientando sobre a organização de Ordo Templi Orientis, referindo-se ao grupo que estava sendo criado: a Sociedade Novo Aeon.
1975
15 de Julho - rompe com Euclydes.
22 de Setembro - publica nos E.U.A. "The Commentaries of Al" (The Equinox Vol.5 nº 1). Motta altera os comentários.
1976
21 de Março – publica no Brasil "O Equinócio dos Deuses", Livro IV parte IV (sendo O Equinócio no Brasil, V. I, nº 1).
11 de Maio - começa a reformular os rituais da ordo templi orientis por causa da publicação dos mesmos por Francis King.
11 de Novembro - o DGIE (Departamento Geral de Investigações Especiais) recebe uma denúncia de que Motta seria "traficante de entorpecentes". É feita a investigação e nada é provado contra ele.
cria a F.A.A. Ordo Templi Orientis em Ribeirão Preto, SP (antes cria um grupo na cidade de São Paulo).
1977
Dezembro - Motta é informado que suas correspondências trocadas com Germer estão circulando entre seus desafetos americanos.
1979
funda a Loja Nuit em Ribeirão Preto, SP.
1980
22 de Setembro - faz um trabalho em cima do I Ching.
1981
publica nos E.U.A. "The Equinox" Vol. V nº 4.
1982
Publica no Brasil "Magia e Misticismo", Livro IV Parte II.
1983
Motta entra com um processo contra a editora Samuel Weiser por infração de copyrights relativo a obra de Crowley, em Maine, Portland.
1984
Maio - decisão do julamento de Manine: Motta perde a causa.
5 de Outubro - escreve o seu testamento em Tennessee, E.U.A.
1985
Julho - perde os direitos da ordo templi orientis no julgamento nos E.U.A. (Califórnia). Ali afirma que não tinha nenhuma atividade senão a luta pela ordo templi orientis Retorna ao Brasil inconformado.
1986
publica "Ataque e Defesa Astral".
1987
publica nos E.U.A. "Thelemic Magick Unexpurgated Commented, Part One" (The Oriflamme, Vol. VI, nº 5).
26 de Agosto – falece em Teresópolis. Cláudia Canutto arca com as despesas do enterro.

Alguns ensaios de Marcelo Motta

Ataque e Defesa Astral
Carta a um Maçon
Carta a Hermann Metzger
Chamando os Filhos do Sol
Dos Propósitos Políticos da Ordem
Instrução a Frater Thor
Liber DCL vel De Fons Aqua Vita
Moral e Cívica Thelêmicas
Mulher Thelemita
Notas Gerais nas Práticas
Os Hexagramas do I Ching na Árvore da Vida
Os Serviços de Inteligência não são Inteligentes
Palestra em Nashville
Teoria Eletromagnética do Sexo

Biografia Karl Johannes Germer



Frater Saturnus

Alemão de Elberfeld, Karl Johannes Germer, engenheiro, nasceu no dia 22 de Janeiro de 1885 .Viveu em Londres de 1900 a 1904 e durante a Primeira Guerra Mundial serviu na Rússia, Bélgica e França, em distinta carreira militar além de participar ativamente no Movimento Pansófico Alemão em 1920

Em 1925, conhece Aleister Crowley na casa de um amigo em comum, Heinrich Traenker, que posteriormente passou um período na sua, onde iniciou seus estudos em magia. Em janeiro de 1927, encontra seu S.A.G..

Foi prisioneiro no campo de concentração (devido a sua ligação com a maçonaria e com Crowley) de Esterwegen, de Fevereiro a Agosto de 1935, levado pela Gestapo. Escreve sua biografia intitulada " Prisioneiro Protetor Nº 303" entre 1939 e 1940.

Germer teve 3 esposas: Marie Wys, Cora Eaton e Sascha Ernestine André . Com uma pequena fortuna herdada de Cora, Germer passa a sustentar Crowley no final da vida.

A partir de 1942, acreditara estar sendo espionado pelo FBI. A paranóia chegou a tal nível, que evitava conversar com sua esposa na própria casa com medo de escutas eletrônicas. Porém, sua paranóia mostrou-se correta, o FBI tinha um dossiê de 54 páginas sobre sua vida.

Com a morte de Crowley, Germer tornou-se o seu sucessor, por vontade do mesmo. Os membros da ordo templi orientis (organização pseudo-maçônica-templária chefiada por Crowley) insistiram para ele assumir a liderança, mas sempre recusou. Apesar de ser tesoureiro da ordem, a sua preferência sempre foi a A.·.A.·. .

Mesmo assim, possuía a biblioteca e documentos de Crowley e reduziu as iniciações na ordo templi orientis e dedicou-se a publicação de seus livros ("The Vision and The Voice", "Magick Without Tears", "777 Revised", "The Book of Lies").

Em 1953 recebe um estudante recomendado por um outro grande ocultista, Parzival Krumm Heller (Fraternitas Rozacrucis Antiqua), Marcelo Ramos Motta. Ao jovem ele pediu que escolhe-se entre a A.·.A.·. e a ordo templi orientis Motta escolheu a A.·.A.·.. A a partir daí passaram a trocar correspondências freqüentemente e Motta tornou-se seu mais presente discípulo.

Em 1956, patenteia - o com o IXº grau da Ordo Templi Orientis . Falece em 1962 de câncer de próstata deixando a Ordo Templi Orientis para os "Cabeças da Ordem".

Biografia John Frederick Charles Fuller



O inglês John Frederick Charles Fuller ou simplesmente J.F.C. Fuller (1878 – 1966) foi um militar de destaque em sua época escrevendo vários livros sobre teoria da guerra além de ser um dos pais da Blitzkrieg (guerra relâmpago), tática de guerra adotada com sucesso pelos alemães na Segunda Guerra Mudial. Possuia também um certo interesse em magia conhecendo Aleister Crowley por volta de 1905 graças a um amigo em comum, o Coronel Frederick Natusch Maude (1854 - 1933). Impressionado com a obra de Crowley escreve em 1907 "The Star in the West – A Critical Essay Upon the Works of Aleister Crowley".

Fuller foi de grande influência na vida de Crowley, pois colaborou muito com a construção do mito pessoal da Besta além da estruturalização da própria A.'.A.'.. Na época em que se conheceram, Therion estava passando por um período de certo desânimo em relação a Ordem e então decide usar um conjunto de regras estratégicas de Fuller adaptando-as a seu entendimento aplicando-as na A.'.A.'..

Porém, em 1911, graças a um escândalo envolvendo a homossexualidade de Crowley, Fuller rompe relações com seu amigo. Entre 1921 e 1924, Crowley escreve a ele novamente que por sua vez o ignora. Em 1941 a Besta critica o livro do Major General "The Secret Wisdom of the Qabalah" afirmando que o autor nada sabia do que escrevera lamentando o fato principalmente por ter começado tão bem.

Em 1933 envolve-se com o movimento facista britânico por achar a democracia inapta em adotar reformas militares. Por sua grande capacidade em teoria da guerra, foi o único inglês a ser convidado para um aniversário de Adolf Hitler.
Nunca passou de Probacionista, porém recebeu de Therion o grau de Adeptus Minor honorário para auxiliar nas atividades da Ordem como Cancellarius (Frater Non Sine Fulmine).

Linha do Tempo

1878 - nasce em Chichester, West Sussex no dia 1º de Setembro.
1897 a 98 - estuda na Royal Military Academy Sandhurst.
1899 a 1902 - serve no sul da África.
1905 - conhece Aleister Crowley.
1907 - publica The Star in the West.
1911 - rompe com Crowley.
1916 - serve no quartel general da Machine Gun Corps. Tornaria-se mais tarde a Tank Corps servindo para alicerçar suas teorias que levaram à criação da Blitzkrieg.
1918 - planeja o ataque de tanques de guerra a Cambrai.
1919 - desenvolveu idéias para a mecanização completa do exército que nunca foram implementadas em vida.
1920 - publica Tanks in the Great War. Junto a B.H. Liddell Hart desenvolve novas idéias sobre a mecanização do exercito.
1923 - publicou um artigo mencionando brevemente Crowley no The Occult Review on 'The Black Art'.
1925 - publica Yoga: a study of the mystical philosophy of the Brahmins and Buddhists.
1926 - publica Foundations of the Science of War.
1928 - publica On Future Warfare.
1929 - publica The Generalship of Ulysses S. Grant.
1930 - nos anos 30 a Wehrmacht (forças armadas alemãs) utiliza as idéias de Fuller transformando-as na Blitzkrieg.
1932 - publica The Dragon's Teeth.
1932 - publica War and Western Civilization.
1933 - envolve-se com Sir Oswald Mosley do movimento facista britânico. Publica Grant & Lee: a study in personality and generalship.
1936 - publica Memoirs of an Unconventional Soldier.
1937 - publica The Secret Wisdom of the Qabalah.
1954/57 - publica A Military History of the Western World em três volumes.
1958 - publica The Second World War: 1939-1945: a strategical and tactical history e The Generalship of Alexander the Great.
1965 - publica Julius Caesar: Man, Soldier and Tyrant.
1966 - morre no dia 10 de Fevereiro.

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Gérard Anaclet Vincent Encausse (Especial)


Papus era o pseudônimo de Dr. Gerard Encausse (1865-1916), um discípulo de Joseph Saint-Yves d’Alveydre (1842-1910), um iniciado da Igreja Gnóstica e frequente investigador de muitos grupos ocultos de seu tempo. Um dos mais famosos ocultistas da virada do século, ele foi o fundador da Escola Hermética em Paris, que atraiu muitos estudantes russos e dirigiu revista francesa de ocultismo, L’Initiation. Papus também foi o cabeça de duas sociedades esotéricas, a L’Ordre du Martinisme e a L’Ordre Kabbalistique de la Rose-Croix.

Papus, juntamente com Oswald Wirth e Stanilas de Guaita, sonharam em unir os ocultistas de todo lugar numa fraternidade Rosacruniana reavivadade, uma ordem oculta internacional em que eles esperavam que o Império Russo desempenharia um papel de líder como ponte entre o Leste e o Oeste.

Resumo biográfico

Gérard Anaclet Vincent Encausse, o médico que tornou-se famoso no meio ocultista sob o pseudônimo de PAPUS, nasceu no dia 13 de julho de 1865, em Corunã-Espanha, as sete horas da manhã, sendo filho de pai francês, o químico Louis Encausse, e mãe espanhola, de origem cigana, a senhora Irene Perez. O jovem Gérard criou-se, assim, em um ambiente favorável a um futuro estudante de Alquimia e de Tarot.

Em 1869 a família Encausse veio estabelecer-se em Paris, no bairro Montmartre, onde Papus iniciou seus estudos, primeiro no Colégio Rollin, depois aos 17 anos, na Faculdade de Medicina de Paris. Ainda jovem, dedicou-se nas horas vagas ao Ocultismo; enquanto seus colegas preocupavam-se com os problemas políticos da Europa e em percorrer todos os autores da Ciência Oficial, Papus passava suas tardes na Biblioteca nacional de Paris ou na Biblioteca do Arsenal estudando os autores clássicos da Alquimia e da Cabala, tomando notas dos principais manuscritos tão zelosamente guardados há séculos nessas preciosas bibliotecas.

Martinismo

Papus teria sido iniciado por Henri Delaage em 1882, segundo ele mesmo nos diz, na Sociedade dos Filósofos Desconhecidos, ordem que teria sido fundada por Louis Claude de Saint-Martin no século XVIII, na França. Com 17 anos de idade, o jovem Papus passou a destacar-se no seio do Grupo que passou a integrar, pela seriedade com que procurava as chaves da Iniciação.

Em 1887, aos 22 anos, escreveu sua primeira obra, denominada O Ocultismo Contemporâneo. Seu Tratado Elementar da Ciência Oculta(1), no ano seguinte, alcançou grande sucesso em vários países e proporcionou a seu autor grande liderança no meio ocultista parisiense. Fundou, em 1889, o Grupo Independente de Estudos Esotéricos (Gidee), transformado mais tarde em Escola Hermética, destinada a divulgar a espiritualidade e a combater o materialismo, igualmente, as revistas A Iniciação e Véu de Isis, órgãos de divulgação do Ocultismo, planetas que giravam em torno do centro irradiante de dinamismo, que era o Iniciador Papus.

A Medicina

Trabalhou como externo nos hospitais de Paris e não abandonou o exercício da medicina. Em 1894 defendeu sua tese de medicina, intitulada A Anatomia Filosófica e Suas Divisões, recebendo o título de Doutor em Medicina, com elogios. Sua obra posterior, "Compêndio de Fisiologia Sintética", foi igualmente muito elogiada nos meios acadêmicos.

Ao defender sua tese, Papus confessou-se um iniciante na arte de curar, pois vislumbrava as possibilidades do Ocultismo. Como Paracelso, percorreu vários países da Europa, estudando todas as medicinas, a oficial, a dos curandeiros e a homeopatia, aprendendo uma série de procedimentos desconhecidos dos médicos tradicionais.

Praticou a alopatia, a homeopatia e a hipnose, realizando curas consideradas extraordinárias por seus biógrafos. É o caso da senhora ricamente vestida, conta-nos Phaneg, que entrou em seu consultório com ares de descrença. Papus sem que ela falasse e após ter chamado sua atenção pela falta de fé no médico em presença, diagnosticou seu mal e falou de sua precária situação financeira. A senhora ficou maravilhada pelas revelações que ouvia e pela nevralgia subitamente desaparecida. Papus não lhe cobrou a consulta, porque aquela era seu último "louis".

Muitas vezes Papus, para efetuar o diagnóstico, observava em primeiro lugar o astral do doente, depois o curava misteriosamente, apelando à força vital-mãe, fonte de equilíbrio. Ele classificava, assim as doenças, como sendo do Corpo, do Astral e do Espírito. As doenças do Corpo (como febres, traumatismos) podem, segundo Papus, ser curadas pela medicina dos contrários; as doenças do Astral (como tuberculose e o câncer) podem ser tratadas pela homeopatia e o magnetismo; e as doenças do Espírito (como epilepsia, histeria e loucura) podem ser tratadas pela oração e pela magia, desde que o mal não seja Cármico (dívida espiritual a ser paga pelo doente). Assim, Papus praticava seguidamente a Medicina Oculta, curando à distância, agindo sobre a urina, o sangue e o cabelo do paciente. Contam que Papus realizava diagnósticos insólitos, agindo pelos dons de clarividência e de clariaudiência.

Carreira Iniciática

No Umbral do Mistério, Stanislas de Guaita escreve que Papus, "jovem médico dos mais eruditos e fecundos, converteu-se em dupla personalidade: conquistou a notoriedade sob dois nomes diferentes. Suas obras de anatomia e de fisiologia receberam apenas a subscrição de Gérard Encausse. Seus Tratados de magia arvoram um outro nome".

"Cabeça enciclopédica e pena infatigável, saudemos este jovem iniciado que disfarça ou, diríamos, que desfigura o lastimável pseudônimo de Papus. É mister, seguramente, que os seus livros testemunhem uma superioridade assaz transcendente, para que se possa perdoar sua etiqueta! Fato é que os amadores da teosofia pronunciam o nome de Papus sem esboçar qualquer sorriso mas, isto sim, com admiração e apreço. Passando pelas brochuras já em número considerável, que têm vigorosamente contribuído para a difusão das ciências esotéricas, mencionaremos tão-somente as obras Ocultismo Contemporâneo (Carré, 1887, in 8º), O Sepher Yetsirah (Carré, 1888, in-8º) e a Pedra Filosofal (Carré, 1889, in-12, frontispício)".

"Convém lembrar que Papus publicava, desde 1888, o seu "Tratado Elementar de Ciência Oculta" (Carré, in-12, com figuras). Trata-se da primeira obra metódica em que se acham resumidos com clareza, agrupados e sintetizados com maestria todos os dados primordiais do Esoterismo. Este livro excelente, que enfoca a aplicação dos métodos experimentais de nossas ciências ao estudo dos fenômenos mágicos, e ademais, uma ação boa e meritória: os próprios estudantes adiantados podem recorrer a ela com segurança, como ao mais sábios dos gramáticos. Mas, Papus acaba de firmar para sempre a sua reputação de Adepto através da aparição de uma monumental obra atinente ao Tarot (3). Em nosso entender, não exageramos ao asseverar que este livro, em que se acha revelada, até às profundezas, a lei ondulatória do ternário universal, constitui, no sentido mais alto do termo, uma Chave absoluta das Ciências Ocultas".

Seu pseudônimo "Papus" foi retirado do Nuctameron de Apolônio de Tiana e significa o "médico da primeira hora", aquele que não mede sacrifícios para atender seus semelhantes.
Papus consagrou-se ao estudo da Luz Astral e de sua influência sobre as doenças e sobre sua terapêutica, tal como ensinava Paracelso um dos pais da Medicina. O papel da mente e suas relações com o Plano Astral e o Homem. Durante longos anos dirigiu suas pesquisas sobre os fenômenos hipnóticos, espíritas, parapsicológicos, exteriorização da sensibilidade e do magnetismo. Fundou a 

Escola de Magnetismo de Lyon, tendo o Mestre Philippe de Lyon como seu Diretor.
Seus estudos dos Corpo Astral e do Plano Astral não tinham como objetivo apenas a cura do Corpo, mas, principalmente, a cura da Alma, isto é, sua terapia pela iniciação. Fez da famosa divisa do Templo de Delfos "Conhece-te a ti mesmo que conhecerás o Universo e os Deuses" o seu lema de trabalho iniciático e profissional. Estudou profundamente a Antigüidade egípcia e os mistérios gregos e romanos, concluindo que entre eles a Ciência e a Iniciação estavam intimamente associadas.

A Escola Hermética, que tinha como professores famosos ocultistas da época, tais como Stanislas de Guaita, Sedir, Barlet, Peladan, Chamuel, Marc Haven, Maurice Barrès (academia francesa) Victor-Emile Michelet, entre outros, tinha como objetivo recrutar membros para as sociedades iniciáticas dirigidas por Papus (Ordem Martinista) e por Stanislas de Guaita (Ordem Cabalística da Rosa-Cruz) que ainda existem hoje em pleno vigor, através de cursos, conferências, pesquisas ocultistas e publicações.

Ensinavam o Hebraico, a Cabala, o Tarot, a Astrologia, a História Oculta, a Magia, a Medicina Oculta, focalizando principalmente seu aspecto menos velado e mais científico. Papus é tido como o divulgador do Ocultismo Científico de Louis Lucas, que se baseia na Analogia, método que procura explicar o Invisível por inferência, a partir do Visível.

Papus teve como Mestre Intelectual o Marquês Joseph Alexandre Saint-Yves d´Alveydre e como Mestre Espiritual, como ele próprio afirmava, o "Mestre Philippe de Lyon" (Nizier Anthelme Philippe), a partir de 1887 e 1897, respectivamente. Teve no seu companheiro Stanislas de Guaita um incentivador de primeira grandeza, discípulo póstumos todos os dois de Eliphas Levi, Fabre d´Olivet, Saint Martin e Jacob Böehme, cujas obras sabiam praticamente de cor.

Praticava a Cabala Prática(4),juntamente com seus principais companheiros, com a qual procurava o aperfeiçoamento espiritual até chegar ao conhecimento da Divindade. O Adepto deve conhecer toda a teoria da Magia, dizia Papus, os materiais usados pelos magos, os perigos da Magia que enfrentam os praticantes temerários, a chave da magia negra, as ciladas do inimigo invisível, o controle das paixões, a eliminação dos vícios, se o Iniciado desejar, sinceramente, tornar-se um Mestre e obter a Salvação.

Sua vida foi uma ação constante em todos os planos, lutando contra o materialismo e o ateísmo e divulgando a espiritualidade. A lembrança do duelo com Jules Blois, que tinha desacatado fortemente a Stanislas de Guaita, ficou gravado na memória de todos os inimigos de Papus. Quando Jules Blois dirigia-se em um fiacre para o local designado para o combate, os cavalos assustaram-se com a aparição súbita de um vulto e empinaram-se, derrubando por terra Jules Blois e sua comitiva. Assim, Jules Blois chegou à presença de Papus com dor de cabeça e cambaleante. O duelo começou, sem muito entusiasmo, Papus procurando, dizem seus biógrafos, não ferir gravemente seu opositor. Este recebeu um pequeno ferimento no ombro e a luta teve fim. Papus cumpriu sua obrigação de médico, socorrendo seu adversário e a inimizade terminou.

Rússia e a Iº Guerra Mundial

Papus fez sua primeira visita à Rússia em 1901 e foi apresentado ao Czar. Ele rapidamente estabeleceu uma loja de sua Ordem Martinista em St. Petersburg com o Czar como o presidente dos "Superiores Desconhecidos" que a controlava. O historiador James Webb diz que Papus "estava meramente reavivando uma devoção somente a uma filosofia que tinha florescido na Rússia por volta dos séculos 18 e 19 antes de ser suprimida."

Através de Papus a família Imperial tomou conhecimento de seu amigo e mentor espiritual Mestre Philippe (Nizier Anthelme Philippe). Um sincero Cristão místico, a qual foi dado o status e honras pelo Czar Russo, que manteve contato com a corte imperial até sua morte em 1905.
Papus retornou a St. Petersburg em 1905 onde foi espalhado que ele, na presença de uma casal Imperial, evocou o espírito do pai do Czar, Alexander III que ofereceu conselhos práticos sobre como lidar com a crise política.

Ambos, Mestre Philippe e Papus desempenharam uma importante função na corte Russa. Eles não somente aconselhavam o Czar nos interesses do Estado, mas mantinham contato com influentes iniciados Russos da Ordem Martinista, dentre eles, dois tios do Czar e vários parentes. O ocultista Alemão Rudolf Steiner que tinha seus próprios discípulos do Estado-Maior Alemão, seguiu a missão de dois Franceses preocupados pela "extensiva influência [de Papus] na Rússia". Um forte defensor da coligação entre a França e Rússia, Papus advertiu o Czar de uma conspiração internacional objetivando a dominação mundial.

Ele acreditou que o vasto Império Russo era o único capaz de contrariar a conspiração do "Irmãos da Sombra". Ele também urgiu ao Czar para se preparar para vinda (próxima) da guerra com a Alemanha, então sendo engendrada por forças sinistras em Berlim. De acordo com um relato, ele prometeu à família imperial que, a monarquia de Romanov seria protegida contanto que ele, Papus, estivesse vivo. Quando a notícia de sua morte chegou à Alexandra em 1916, ela enviou uma nota a seu marido (que na época comandava o exército Russo, no front da Iº Guerra Mundial) contendo as palavras "Papus está morto, estamos condenados!"

Em 1914 estava no front da Guerra, como capitão-médico, onde contraiu tuberculose. Faleceu em 25 de outubro de 1916, aos 51 anos de idade. Seu corpo repousa no cemitério de Père Lachaise, em Paris, na divisão 93.

"Imitemos esse Iniciador, disse-nos Sedir, que desejou não ser mais do que um amigo para nós e que foi bastante forte ao ponto de nos esconder suas dores e seus desgostos sob um perpétuo sorriso. 

Enxuguemos nossas lágrimas; elas o reteriam nas sombras; regozijemo-nos, como ele próprio há três dias o fez, por rever finalmente face à face o Todo Poderoso Terapeuta, o autêntico Pastor das Almas, o Amigo Eterno, o Bem Amado de quem ele foi Eterno, o Bem Amado de quem ele foi o fiel servidor".

"Digamos, juntos a Gérard Encausse, um até logo vibrante; demos a ele, por nossas boas vontades doravante indefectíveis, a única recompensa digna de tão longas penas que ele suportou por nós".

Papus foi sem dúvida alguma um grande Mestre ocultista, destacando-se por sua realização: escreveu mais de 160 títulos, entre livros, artigos, conferências, abordando tanto a medicina como o ocultismo. Os livros principais foram publicados em sua juventude, como o Tratado Elementar de Ciências Oculta (23 anos), o Tarot dos Boêmios (24 anos), o Tratado Metódico de Ciência Oculta (26 anos), a Cabala (27 anos), o Tratado Elementar de Magia Prática (28 anos).

Para seus companheiros de adeptado, suas obras principais foram o "Tarot dos Boêmios", o "Tratado Metódico de Ciência Oculta" e o "Tratado Elementar de Magia Prática". São Três "dos mais belos livros e dos mais fundamentais para o estudo do Ocultismo aparecidos após os de Eliphas Levi, Louis Lucas e Saint-Yves d´Alveydre" (Stanislas de Guaita, "No Umbral do Mistério").

Bibliografia

Como ilustração de sua obra literária, apresentamos a seguir a lista alfabética de suas principais publicações ocultistas:
ABC Illustré D´Occultisme, Dorbon, 1922 (6º ed.) Obra publicada pela Sociedade das Ciências Antigas
l´Almanach de la Chance por 1905 (id.,até 1910).
L´Almanach du Magiste, de 1895 a 1899.
Revista L´Initiation (artigos, de 1891 a 1914).
Revista Le Voile d´Isis (artigos, de 1891 a 1909).
Les Arts Divinatoires. Chamuel, 1895.
La Cabbale, Chacornac, 1903 (3º ed.)
Ce que deviennent nos morts. La Sirene, 1918.
Ce que doit savoir un maitre Maçon. Ficher, 1910.
Comment on lit dans les mains. Ollendorff, 1902 (2º ed.)
La Magie et l´Hypnose. Chamuel,1897.
L´Occultisme contemporain. Carré, 1901.
Premiers Eléments de Lecture de la Langue Hébraique.Dorbon 1913
Qu´est-ce que l´Occultisme? Chamuel, 1892.
La Réincarnation. Dorbon, 1912.
La Science des Mages. Chamuel,1892.
La Science des Nombres. Chacornac, 1934.
Le Tarot des Bohémiens. Carré, 1889. Obra publicada pela Sociedade das Ciências Antigas
Le Tarot Divinatoire. Libr. Hermetique, 1909.
Traité Elémentaire de Magie Pratique. Chamuel, 1893.
Traité Elémentaire d´Occultisme et d´Astrologie. Dangles, 1936.
Traité Elementaire de Science Occulte. Carré, 1888.
Traité Méthodique de Magie Pratique. Chacornac, 1924.
Traité Méthodique de Science Occulte. Carré, 1891.

Notas

Publicado em português, sob o título Tratado de Ciências Ocultas, pela Ed. Três, Coleção Planeta nº 8 e 9, São Paulo, 1973.
Antiga moeda francesa, de ouro valendo 20 francos.
Papus. "Le Tarot des Bohémiens". Paris Ed. Dangles, s/d ("Papus, continua Guaita, publicou, após a 2º edição do Umbral do Mistério em 1890, dois grandes volumes, onde a mais alta doutrina formula-se numa linguagem luminosa e precisa: Traité Méthodique de Scien- ce Oculta (l891) e Traité Elémentaire de Magie Pratique (1894)". "O Tarô dos Boemios" foi publicado pela Sociedade das Ciências Antigas em 1985.
Guaita, Stanislas. "No Umbral do Mistério". "No Umbral do Mistério" foi publicada pela Sociedade das Ciências Antigas em 1992.
Discurso de Paul Sédir junto ao túmulo de Papus, por ocasião de seu enterro.
A presente tradução baseia-se na edição de 1903 (3º edição), revista e ampliada por Papus, contendo trabalhos dos cabalistas Stanislas de Guaita (falecido em 1897). Eliphas Levi, Lenain, Marc Haven, Sedir, Jacob, Sair e uma tradução completa do Sepher Yetzirah seguida de uma reimpressão parcial de um tratado cabalístico do Cav. Drach.

Biografia Yihoveaum

Bruxo, feiticeiro, irmão negro, magista. Todas essas definições foram usadas para tentar descrever Austin Osman Spare sem, no entanto, refletir por completo a sua personalidade ou obra.
Dono de um sistema extremamente pessoal de magia, Spare talvez tenha sido, até mesmo mais que Crowley, quem mais valeu-se de usas habilidades naturais e da intensa auto-exploração.
Filho de um policial da cidade de Snowhill em Londres, Spare nutriu pouca afeição pela mãe, passando-a , posteriormente, a sua instrutora no oculto, Sra. Paterson.

Aos 14 anos ganha medalha de ouro por um tratado em geometria sólida. Aos 16 exibiu sua arte na Real Academia de Arte e, em julho de 1914, faz sua primeira exposição solo na Galeria de Baillie.
Sua arte, academicamente falando, guarda muita semelhança com a do movimento surrealista, tanto conceitualmente, quanto estilisticamente. Sendo, principalmente, resultado da exploração do seu inconsciente, a relação com o surrealismo ( que prezava também a exploração do inconsciente, só que de forma onírica, com base nos estudos de Freud e posteriormente de Jung) era estreita por esse motivo.

O dinamismo das figuras, mesmo estáticas, era característico de sua obra, devido a utilização de formas orgânicas, tanto nas imagens quanto no enquadramento e distribuição das informações em excesso.

Paralelamente, valia-se de um grafismo remetente ao art - noveau, onde vemos uma constante associação de molduras, símbolos e figuras geométricas. Normalmente nas pinturas, predominava as cores escuras, com predominância nas marrons e derivadas variando entre óleo à aquarela. A deformação humana era destaque em sua arte ( reflexo de alguma pertubação?)

Neste último, encaixa-se seus "desenhos automáticos" que expressavam mais integralmente a relação do seu inconsciente com suas experiências espirituais. Segundo ele próprio:

" Em alguns casos, as idéias são resultado das minhas experiências físicas interiores, coisas que eu necessariamente não vi ou experimentei fisicamente. Em outras os desenhos são automáticos, concebidos sem conceito na forma a se originar e sem nenhuma direção consciente".

É constante as zoomorficações em sua obra, como reflexo da mais íntima condição humana e arquétipica. Spare comungava constantemente com o mundo espiritual, valendo-se de entidades e desencarnados a fim de realizar seus objetivos.

O Pensamento Mágico de Spare

A Sra. Paterson representou a ligação definitiva dos natos talentos de Spare com o sistema "oculto". Dizia ela que seria uma descendente das bruxas de Salem e, segundo o próprio Spare, era uma feiticeira poderosa, capaz de materializar pensamentos ( embora fosse talento da mesma, Spare não conseguia fazer o mesmo freqüentemente).

Em 1909 começa a escrever a sua mais famosa obra, O Livro do Prazer, a Psicologia do Êxtase, que publicaria posteriormente em 1913.

No dia 10 de Julho de 1910, ingressa na A.·.A.·. sob o motto de Yihoveaum ( Eu sou a Eternidade) e inicia seu aprendizado com Aleister Crowley. Porém, Spare possuía opiniões muito fortes e conceitos definidos, devido a sua farta experiência espiritual e sensibilidade nata e discordava veementemente de certos conceitos mágicos tradicionais. Spare pregava a criação de um sistema mágico individual pois, segundo ele, entre outras coisas, a simbologia mágica tradicional carecia de profundidade conceitual, o que invalidava a prática: " O familiar é sempre estéril".

Levava a mais profunda interpretação do " Todo homem e toda mulher é uma estrela". Embora, para ele, a necessidade do auto - conhecimento com base em linguagem própria fosse imprescindível, o seu sistema, por ser muito pessoal, carece de didática, o que não ocorre com o clássico.
Logo depois, após uma revelação (vê Isis sem o véu penetrando num santuário secreto dos mistérios egípcios), deixa a A.·.A.·. para solidificar as bases do seu próprio sistema que posteriormente denomina de Zos Kia.

Uma outra versão de sua saída, seria de que ele, de alguma maneira, descobriu o significado principal do grau de Magister Templi e decidiu revela-lo, fazendo-o se indispor com Crowley. O segredo reside no lema hoje usada pela Chaos Magick: "Nada é verdadeiro, tudo é permitido".

O culto Zos Kia se traduz como a gnose de Spare. Através do seu O Livro do Prazer ele nos inicia em seus conceitos thanatos onde a Postura da Morte ( o método da gnose em si) é evidenciada. Seu motto Zos vel Thanatos ( " Zos ou Thanatos ou morte ou aspecto da morte, etc.") refletiu a base do conceito proposto.

Valendo-se da combinação da essência do sexo e da morte ( e seus aspectos) Spare promulga a revelação do Kia (o verdadeiro Eu, o Self ou no sistema thelêmico a verdadeira vontade revelada através do Sagrado Anjo Guardião) onde Zos é o "corpo como um todo", a ferramenta. A Postura da Morte deverá deixar o homem no estado gnóstico o orgasmo estático, a pequena morte, onde anulam-se os sentidos abrindo o véu do inconsciente aos desejos do magista.

Spare relaciona a " mão" com Zos e o "olho" com Kia, no sentido da auto- exploração em todos os aspectos: físicos sexuais, psíquicos e extra psíquicos. O toque ( a sensação, o prazer físico) e a visão ( a identificação do objetivo, a transcendência) definem o estímulo sexual do auto-amor.

O objetivo deve ser esquecido, pois a não-consciência do mesmo, é o que capacita o seu acontecimento. Para isso desenvolveu o conceito chamado " União através da mente ausente" onde por meio de sua técnica neurolingüística, Spare esquecia o objetivo unindo-o diretamente com o inconsciente, com o renascimento de uma nova consciência.

A sua obra influenciou na criação de um interessantíssimo sistema mágico, denominado de Magia do Caos onde o maior expoente é o Pacto I.O.T. ( Iluminates of Thanateros) concebido por Peter Carol.

Por demais pessoal e yesódica que seja o seu sistema, Spare deu uma contribuição valiosa ao sistema mágico mundial, que em hipótese alguma, deve deixar de ser estudado, por qualquer candidato a auto-realização.

Taumaturgia

  Taumaturgia (do grego θαύμα, thaûma, "milagre" ou "maravilha" e έργον, érgon, "trabalho") é a suposta capaci...