domingo, 8 de novembro de 2015

Biografia Adam Weishaupt Parte 2



Quem foi Adam Weishaupt ?


Fundador dos Illuminati da Baviera de 1776, nascido em Ingolstadt  
em 1748, morreu em 1811. Alcançou o posto de professor em 1772  
na Universidade de Ingolstadt. Havia sido educado pelos jesuítas,  
mas adquiriu uma antipatia por eles, e em sua vida profissional, logo  
estava em conflito com todo o clero, em parte porque ocupou a  
cadeira de Direito Canônico, que sempre havia sido ocupada por um  
eclesiástico. Em conferências com seus alunos, implantou idéias  
liberais sobre religião e filosofia, e logo percebeu que em uma  
estreita associação de pessoas iluminadas ou intelectualizadas  
poderia avançar o desenvolvimento das qualidades morais e  
intelectuais de si mesmo, bem como nos outros. Esta idéia se  
materializou como os “Iluminados” ou “Illuminati”, que a princípio não  
tinha qualquer ligação com a Maçonaria. Em 1777, foi admitido na  
Loja Theodore do Bom Conselho (traduzido por alguns como Loja  
Theodore de Atenção), em Munique, e a partir desse momento, ele  
procurou interrelacionar os assuntos de seu grupo Illuminati com a  
Maçonaria.
Ele logo formou uma associação com o Barão von Knigge, um  
homem capaz e honesto do norte da Alemanha, e os dois poderiam  
ter conseguido seus objetivos se não fosse pela oposição do clero  
católico romano. Tanto Weishaupt como Knigge não concordavam  
com algumas das “interpretações rituais” destes. Da literatura sobre  
o tema do Iluminismo e das observações cáusticas de escritores  
maçônicos, podemos supor que essa ordem ou movimento durou um  
longo tempo, mas todo o drama começou com a organização dos  
perfectibilistas em 1766 e, 18 anos depois, em 1784, o governo  
bávaro baniu todas as associações secretas, inclusive a Maçonaria.  
No ano seguinte, Weishaupt foi dispensado de seu cargo na  
universidade e banido do país fugiu para Gotha onde encontrou asilo  
com o Duke Ernest naquela pequena cidade, permanecendo lá até  
sua morte em 1811. Em Gotha, ele publicou uma série de obras,  
tratando ser do Iluminismo: “Uma imagem do Iluminismo” 1786, “A  
história completa das perseguições dos Illuminati da Baviera”, 1785  
(onde apenas o primeiro de dois volumes planejados fora publicado),  
“Uma desculpa para a Illuminati,” 1786; “Um sistema melhorado de  
Iluminismo”, 1787, e ainda outros.
Os escritores mais aprofundados sobre o assunto dão crédito a  
Weishaupt pelo fato de sua literatura ser de alto caráter moral de um  
profundo pensador. É interessante notar que seu associado, Knigge,  
falou com grande respeito de seus poderes intelectuais. Parece,  
contudo, que ele era vítima de pelo menos duas forças poderosas:  
em primeiro lugar, o ódio vingativo da Igreja de Roma e do governo da  
Baviera e, por outro, o seu próprio julgamento inadequado de como  
iniciar um movimento secreto revolucionário tendo como  
fundamentos o Iluminismo.


Breve História dos Illuminati da Baviera



​Em 1776 um professor de direito canônico na Baviera, Adam  
Weishaupt, fundou uma ordem secreta chamada "Os  
Perfectibilistas", que passou a ser conhecida como "Illuminati",  
recrutando os primeiros irmãos que estavam entre os seus próprios  
alunos. Porém a ideologia Iluminati é muito mais antiga e Weishaupt  
não foi seu primeiro fundador.


Adam Weishaupt era professor altamente culto na lei canônica, bem  
versado na filosofia e um expert nos valores do Iluminismo.  
Weishaupt foi um dos grandes mestres que propagaram a ideologia  
Illuminati, porém esta sociedade foi fundada há milênios antes de  
sua época. Ela iniciou sua existência entre a associação de  
pensadores errantes, místicos e sacerdotes até que o matemático,  
filósofo e místico grego Pitágoras transformou-a em uma escola de  
mistérios e sociedade secreta. Pitágoras tornou-se o primeiro Grão-
Mestre oficial dos Illuminati e a primeira pessoa a usar a palavra  
"filósofo" que significa amante da sabedoria. A maioria dos grandes  
mestres da Illuminati foram filósofos e místicos, assim como ele. 


Assim como as outras organizações da Illuminati anteriores, a  
ordem de Weishaupt guardava uma sabedoria antiga, e os  
segredos mais importantes eram revelados somente àqueles  
que ascendiam pelos graus mais altos das iniciações. Os  
Iniciados se agrupavam em pequenas células de  
conhecimento (Assembléias). O sistema sempre foi rígido e  
sistematicamente militar.

Os jesuítas basearam-se na organização dos Illuminati, e não o  
contrário. Seu fundador, Inácio de Loyola, era um membro dos  
Illuminati, com a missão de criar um "cavalo de Tróia" contra os  
intelectuais católicos ortodoxos. A intenção era desgastar e  
desacreditar gradativamente a base intelectual católica. O selo da  
Ordem dos Jesuítas é essencialmente um símbolo Illuminati: o sol  
escaldante, para afastar a escuridão e a ignorância.  


Existe ligação entre os Illuminati e Maçonaria?


Embora muitos teóricos da conspiração contemporâneos afirmem  
que os Illuminati são compostos apenas pelo “Alto Escalão” da  
Maçonaria (maçons do 33°), muitos outros teóricos da conspiração  
afirmam que este é um “peixe pequeno” improvável que distrai as  
conspirações reais e comprováveis​​. A Maçonaria não possui  
qualquer outra conexão senão apenas uma breve associação  
histórica com os Illuminati da Baviera no século XVIII.
Muitos teóricos da conspiração usam os termos Maçons, Illuminati,  
Governo de Ocupação Sionista e Nova Ordem Mundial quase como  
sinônimos.


Pitágoras, o primeiro Grão Mestre Illuminati



Pitágoras nasceu em 570 a.C. na ilha grega de Samos. Ele foi ensinado por um místico chamado Pherecydes, quem primeiro apresentou-o às doutrinas dos Illuminati. Neste momento, os Illuminati não existiam como uma organização formal, mas como um grupo livre de pensadores nômades e místicos. Pherecydes instruiu Pitágoras nas ciências ocultas e nos mistérios da imortalidade e transmigração da alma humana, nas andanças da alma pelo "submundo", e o fim de ciclo de reencarnações da alma.


Pherecydes recomendou Pitágoras aos outros membros da sociedade dos Illuminati, entre os quais estavam os sacerdotes egípcios, os mais ilustres e eruditos professores naqueles tempos. Quando Pherecydes morreu, Pitágoras viajou ao Egito, onde foi ensinado e recebeu conhecimento secreto, mistérios profundos e matemática avançada pelos sacerdotes em Heliópolis, Mênfis e Tebas. Mais tarde, ele aprendeu astronomia entre os caldeus, a geometria dos fenícios e o conhecimento oculto dos Magi persas. Ele também conheceu o profeta Zaratustra (Zoroastro) na Pérsia. Em suas viagens, ele adquiriu a totalidade da maior sabedoria então disponível no mundo. Esta ainda não estava misturada ao judaísmo nem pelo cristianismo e islamismo que não existiam no momento. O mundo era uma vez livre das religiões monoteístas.

Em Croton no sul da Itália, Pitágoras fundou uma escola onde ensinava o conhecimento secreto que tinha adquirido. Aqui, a  primeira organização formal da Illuminati tomou forma, com Pitágoras sendo seu Grão-Mestre. Ele e os membros recém-iniciados dos Illuminati viviam em uma comunidade onde tudo era posto em comum. Não havia propriedade privada e a cooperação fraternal era enfatizada.

Pitágoras sentava-se nas Assembléias Illuminati atrás de uma cortina, por isso ninguém podia vê-lo. Somente aqueles que adentravam aos graus de mistério dos Illuminati eram admitidos à sua presença. Estes que atingiam os graus de mistério, ou o círculo interno, foram chamados mathematikoi - os matemáticos, enquanto os pertencentes ao círculo exterior eram chamados de akousmatikoi - ouvintes.

Pitágoras desenvolveu uma linguagem secreta ainda usada pelos membros seniores do Illuminati, e elaborou códigos numéricos e mensagens simbólicas. Ele concebeu ritos de iniciação e introduziu símbolos secretos e apertos de mão especiais. O uso de símbolos como Compassos e esquadros e ferramentas da matemática era altamente ressaltada. Todas as marcas de lojas maçônicas eram já evidentes aqui. A Sociedade dos Illuminati criou formalmente a Maçonaria milênios mais tarde, com base nessas inovações pitagóricas originais.

Seus alunos consideravam Pitágoras como um ser sobrenatural e um semideus. Eles disseram: "Há no universo homens e deuses e seres como Pitágoras." Um biógrafo chamou de "divindade harmônica, a meio caminho entre os deuses e os homens." A idéia de indivíduos que sobem a escala entre a humanidade e divindade é fundamental para os Illuminati.

A cidade italiana de Sybaris era lendária pela opulência e luxo desfrutado por seus cidadãos. Esta foi uma excelente cidade pela Velha Ordem Mundial. Pitágoras condenava-os como uma sociedade corrupta, materialista e preguiçosa, que sem se importar com os pobres, dedicava-se somente a fazer dinheiro e a ideais desprezíveis à  filosofia. Os Crotons, rivais de Sybaris, atacaram e destruíram.

Os Illuminati cresciam, tornando-se cada vez mais influentes, mas quando um homem chamado Chion, pertencente à alta classe (Velha Ordem mundial) foi recusado à entrada na Ordem, mandou incendiar a sede dos Illuminati, matando a maioria dos iniciados. Pitágoras escapou, mas foi perseguido, preso e condenado à morte.

Pitágoras é um dos homens mais brilhantes e misteriosos da história. Ele foi o primeiro a tentar reunir razão, matemática e misticismo, assuntos que têm preocupado os Illuminati desde então. Um dos tesouros dos Illuminati, nunca acessado, somente pelo Conselho Governante, é um antigo manuscrito de Pitágoras. 

Pitágoras foi o maior responsável pela numerologia que aparece bastante no pensamento ocultista. Ele condenou o mundo visível - a criação do Demiurgo - como falsa e ilusória. Na linguagem clássica do gnosticismo, ele disse que a luz celestial foi quebrada e obscurecida pela névoa e escuridão. Ele tinha muitas características em comum com São Francisco; um amor à pobreza, o desespero no comportamento das elites privilegiadas, e um desejo de fraternidade. Também era dito que ele falava com os animais, assim como São Francisco. Homens e mulheres foram admitidos na Illuminati em igualdade de condições, um acontecimento extraordinário naqueles tempos.

Bertrand Russell disse que a grande maioria da filosofia de Platão tinha suas raízes no Pitagoreanismo. Dado o impacto de Platão sobre o mundo ocidental, isso mostra o quão importante era Pitágoras. Ele poderia ser justamente considerado o mais influente de todos os filósofos ocidentais. A grande tragédia para o mundo foi ele ter se desviado de Pitágoras, do gnosticismo e dos Illuminati. 

A mensagem de Pitágoras e dos Illuminati renasceu e triunfará no final.


Os Graus da Ordem  Illuminati


Os Graus da Ordem estão divididos em 4 etapas, somando 13 graus
no total, iniciando-se pelos 3 Graus do período preparatório da
Classe Minerval:



Sobre a Illuminati Order International

Esclarecimentos:

Existe apenas uma instituição chamada de "Ordem Illuminati" no mundo?

​​A resposta é Não. A palavra "illuminati" é um termo do latim que significa "iluminado" e representa qualquer ordem ou sociedade secreta que tem o iluminismo como base de seu ensino. Assim como a Maçonaria é Universal e possui diversas ordens agregadas e independentes entre si, Illuminati também.

A Illuminati Order International é uma Escola de Sabedoria prática e pensamento livre, formada por pessoas dedicadas ao desenvolvimento humano, que aderem a uma filosofia libertária de consciência, a religião universal do Iluminismo.

Estes ensinamentos são fundamentados nas Antigas Ordens Iniciáticas, assim como era a Ordem Illuminati da Baviera fundada na Alemanha em 1776 por Adam Weishaupt.

Os membros utilizam entre si o tratamento de Irmãos, pois a filosofia ensinada exige tal formalidade. Fundamenta seu método de ensino na cultura da humanidade formada através dos milênios.



Missão da Illuminati Order International



​A Illuminati Order International está trabalhando na formação de uma família mundial onde seus membros vivam em pleno cooperativismo, praticando a verdadeira fratenidade humana. Dentro de um sistema instrutivo diferenciado voltado para o desenvolvimento do pleno potencial humano, o aprendizado engloba diversas técnicas, temas de estudos e ações. Os membros também são incentivados a constante prática da caridade e generosidade, do desapego material, do combate ao pensamento dogmatizado, dos preconceitos e superstições. A iluminação é o estágio máximo do uso da razão e do intelecto.

Os agentes iluminados trabalham secretamente em todos os âmbitos sociais. As ações individuais e em grupo e o trabalho em silêncio e discrição são as principais formas de concretizar os objetivos fixados.




O CONTROLE MUNDIAL


Apenas 6.000 pessoas controlam o mundo. Como isso é possível? Quais os fatores que fazem tão poucas pessoas terem tanto poder?

1) As 6.000 pessoas devem ter uma visão comum e um propósito comum. Seria um desastre para eles se constantemente lutassem entre si. A Velha Ordem Mundial está unida por um desejo insaciável de dinheiro e poder. Seis mil é o número que lhes permitem partilhar uma vasta riqueza. Se houvessem muitos - 600.000 ou 6.000.000, digamos - a sua riqueza e poder seria maciçamente diluída. Além disso, a dissensão entre suas fileiras seria imensamente mais provável.

2) As 6.000 pessoas devem explorar a ameaça da força para manter todos os outros em seu lugar. O exército e a polícia fornecem esse elemento de força.

3) Os 6000 devem ser capazes de espionar qualquer outra pessoa. Os serviços secretos fornecem essa função.

4) As massas devem ter a ilusão de escolha política. Democracia realiza este papel, dando a mera ilusão de que as pessoas tem o poder de escolha.

5) As massas devem acreditar que estão livres. Para este fim, que sejam dotadas de liberdade negativa. Esta é a liberdade da interferência do governo (desde que as pessoas não fazem nada para desafiar o governo).

6) As massas devem ter muitas possibilidades de escolha. Consumismo atende a essa necessidade. As pessoas têm infinitos produtos que podem escolher. Eles confundem a capacidade de escolher objetos de consumo, com uma verdadeira escolha.

7) As massas devem ser alimentadas e entretidas: panem et circenses - pão e circo - como os romanos disseram. Supermercados fornecem comida e bebida baratas e em abundância. Televisão, cinema, teatro, música, boates, bares, futebol, video games etc ... proporcionam entretenimento abundante.

8) De vez em quando, as massas devem ser capazes de desaparecer, em um estado alterado da mente, onde podem colocar temporariamente seus problemas diários para trás. Drogas desempenham essa função. O álcool, cigarros e sedativos são as drogas legais previstas pelas autoridades. As autoridades também garantem que a abundância de drogas ilícitas estejam disponíveis. (Em última instância, são os 6000 que colhem os benefícios do comércio internacional de drogas. Por isso não existe a legalização da Maconha por exemplo, que é extremamente menos prejudicial que o cigarro e a bebida, afinal eles lucram demais, tendo relações com o tráfico.)

9) As massas devem sentir que tem algo "próprio". A propriedade é o meio escolhido. Muitas pessoas praticamente adoram suas casas, vêem quase como extensões de si mesmos e como parte essencial à sua identidade. "A casa de um inglês é seu castelo".

10) As massas devem acreditar que suas queixas serão tratadas. O sistema jurídico oferece essa função.

11) As massas devem acreditar que "os infratores serão punidos". O sistema penitenciário serve esse propósito.

12) As massas devem ter alguma esperança de uma vida futura. Religião alcança essa função.

13) As massas devem ter a esperança de uma transformação radical de suas fortunas. Loterias, jogos e "American Dream" satisfazem esta necessidade.

14) As massas devem ter um íntimo sistema de apoio amoroso. Família oferece isso.

Estes 14 elementos constituem a base de uma sociedade estável que pode ser controlada automaticamente por um pequeno número de pessoas sem a participação direta diária. Acima de tudo, as massas devem respeitar os 6000 como fonte de autoridade legítima. Eles devem temer as conseqüências de desobedecer os 6000.


Metas da Illuminati Order International



​O papel de nossa instituição consiste em trabalhar em silêncio para que seus reais objetivos não possam ser detectados e a interceptação dos agentes que trabalham constantemente para efetivação das ações traçadas não seja possível.

O que podemos dizer é que o trabalho principal e o objetivo primordial consiste em preparar cada indivíduo em particular, fazendo deste um agente iluminado, portador do Grande Segredo da Ordem Illluminati. Este segredo é guardado no íntimo de nossa instituição, sendo revelado somente aos poucos que se dedicam verdadeiramente em sua busca.

O Grande Aegredo, tão buscado e tão pouco encontrado é a garantia que temos e a esperança com a qual nos apegamos para realizarmos nossos objetivos.





AS PEDRAS GUIA DA GEORGIA

Por Fr. R.C. Christian

1.Manter a humanidade abaixo de 500.000.000 em perpétuo equilíbrio com a natureza.

2.Controlar a reprodução sabiamente - aperfeiçoando as condições físicas e a diversidade.

3.Unir a humanidade com um novo idioma vigente.

4.Controlar a paixão - fé - tradição - e todas as coisas com razão moderada.

5.Proteger povos e nações com leis e tribunais justos.

6.Permitir que todas as nações regulem-se internamente, resolvendo disputas externas em um único tribunal mundial.

7.Evitar leis insignificantes e governantes desnecessários.

8.Equilibrar direitos pessoais com deveres sociais.

9.Valorizar a verdade - beleza - amor - procurando a harmonia com o infinito.

10.Não ser um câncer sobre a terra - Deixar espaço para a natureza.



Posições da Illuminati Order International



A filosofia principal da Illuminati Order International objetiva contribuir com a evolução da humanidade, a preservação das espécies e do planeta, bem como a oposição total as formas de violência e escravidão, práticas que causem danos à vida ou que coloquem em risco a existência da espécie humana.



Posições sobre:

    
Deus e Religiões:

    Deus, é o princípio gerador e mantenedor de tudo que venha à existência. É uma Força/Energia naturalmente inteligente e criadora, organizadora e mantenedora da vida em todo o Universo. Quanto as Religiões e Credos, mantemos opinião neutra e contrária às doutrinas radicalistas e fundamentalistas.

    Planeta Terra:

    Não somos os donos deste planeta, mas apenas seus zeladores. Este planeta nos serve de casa para que entremos em contato com as mais diferentes experiências vividas na matéria. Isso nos faz adquirir conhecimento e experiência na prática;

      Guerras e Violência em Massa, Genocídios:

    Somos contra a violência em todas as suas formas. As guerras fizeram e ainda farão parte da história humana, mas um grande esforço deve ser feito para que estas sejam cessadas. Através dos agentes iluminados atuantes em diversas esferas governamentais, muitas guerras tem sido evitadas.

   Ordens semelhantes:

    Nosso tratamento é de respeito e igualdade como Irmãos, desde que sirvam para os propósitos e objetivos que temos em comum e não "desviem-se do caminho". 

    A Busca pela Igualdade, Justiça e Fraternidade humanas:

    O aprendizado e a aplicação de nossa filosofia tem por objetivo formar uma sociedade a ser regida pela perfeita união, justiça e Igualdade onde os cidadãos vivam harmoniosamente e como verdadeiros irmãos, sem as diferenças impostas pela raça, cor, credo ou religião, situação social ou financeira, opção sexual, costumes e tradições.



Biografia Adam Weishaupt Parte 1


Adam Weishaupt (Ingolstadt, 6 de fevereiro de 1748 — Gota, 18 de novembro de 1830),professor de Direito Canónico na Universidade de Ingolstadt, famoso por fundar a "Ordem dos Perfeitos" mais conhecida como Illuminati. Ensinava que existia uma iluminação racional, fora e acima da fé, acessível a qualquer pessoa, e poderia levar a uma maior perfeição.
Adam Weishaupt nasceu em 6 de fevereiro de 1748 em Ingolstadt no condado da Baviera. Weishaupt nasceu em uma família judia, cujo pai era o rabino Johann Georg Weishaupt (1717-1753) que morreu quando ele tinha cinco anos de idade. Após a morte de seu pai, ele ficou sob a tutela de seu padrinho, Johann Adam Freiherr von Ickstatt que, como seu pai, era um professor de direito na Universidade de Ingolstadt, diretor de um colégio jesuíta e membro do Conselho Privado.Há algumas discrepâncias em relação aos vínculos familiares de Weishaupt e Ickstatt, já que os nomes não coincidirem, o fato é que Ickstatt deixou o sobrenome Weishaupt quando abandonou a religião judaica.

Ickstatt era um defensor da filosofia de Christian Wolff e do Iluminismo,e influenciou o jovem Weishaupt com o seu racionalismo. Weishaupt começou sua educação formal na idade de sete anos em uma escola jesuíta.Estudou direito, economia, política, história e correntes como o gnosticismo e a filosofia da Maçonaria recente. Mais tarde, se matriculou na Universidade de Ingolstadt e formou-se em 1768 aos 20 anos de idade com um doutorado de direito.Alguns autores defendem que no ano de 1771 conheceu um comerciante dinamarquês chamado Franz Kolmer, que o introduziu às práticas mágicas do Egito e as doutrinas maniqueístas anti-religiosas, provocando na mente do jovem Weishaupt um espírito anarquista e de pouca tolerância para a religião.

Em 1772, se tornou professor de direito civil e canônico na Universidade de Ingolstadt. Muito rapidamente a concepção liberal de Weishaupt entrou em conflito com os jesuítas, no entanto, pela dissolução da Companhia de Jesus pelo Papa Clemente XIV em 1773, Weishaupt se tornou reitor da Faculdade de Direito da Universidade,uma posição que era realizada exclusivamente pelos jesuítas até aquele momento. No ano seguinte, casou-se com Afra Sausenhofer de Eichstätt sem a aprovação de Ickstadt.

Em 1775, Weishaupt foi apresentado a filosofia empírica de Johann Georg Heinrich Feder da Universidade de Göttingen. Ambos Feder e Weishaupt se tornariam mais tarde os adversários do idealismo kantiano.

Fundador dos Illuminati

Ao mesmo tempo, porém, quando não estava a fim de fazer o jogo e abusar das sociedades secretas, eu planejava fazer uso dessa mania humana para um objetivo real e digno, para o benefício das pessoas. Eu queria fazer o que os chefes das autoridades eclesiásticas e seculares deveriam ter feito, em virtude de seus cargos ...

Decidido a fundar sua própria ordem, em 1 de maio de 1776, Weishaupt a nomeou a "Ordem dos Perfectibilistas" adotando o codinome de "Irmão Spartacus", alegando ser um libertador da consciência humana, arrebatando o homem de dogmas e religiões que os escravizavam. Embora a Ordem não fosse igualitária ou democrática, sua missão era a abolição de todos os governos monárquicos e religiões de Estado na Europa e suas colônias.

A associação era uma rede bem elaborada de espiões e contra espiões. Cada célula isolada de iniciados relatava a um superior, a quem não conhecia, uma estrutura partidária que foi efetivamente adotada por alguns grupos posteriormente.

Ele escreveu: Eu não trouxe o deísmo a Bavaria mais do que em Roma. Achei isso aqui, em grande vigor, mais abundante do que em qualquer dos estados vizinhos protestantes. Tenho orgulho de ser conhecido pelo mundo como o fundador dos Illuminati. (sem fonte comprobatória)

Decepcionado com os poucos membros com que contava sua ordem, procurou a ajuda de um de seus seguidores, o barão protestante Adolph von Knigge (Philos), que deu um impulso para a sociedade, vindo a criar lojas na Alemanha, França, Áustria, Itália, Suíça e Rússia.

Weishaupt foi iniciado na Loja Maçônica Theodor zum guten Rath, em Munique em 1777. Seu projeto como iniciado era de iluminação, iluminando a compreensão pelo sol da razão, que irá dissipar as nuvens da superstição e do preconceito. Assim era sua reforma desejada. Logo tinha desenvolvido mistérios gnósticos de sua autoria, com o objetivo de "aperfeiçoamento" da natureza humana através da reeducação para conseguir um estado comunal com a natureza, liberto de governo e das religiões organizadas. Ele começou a trabalhar para integrar seu sistema de Iluminismo com a Maçonaria.

Suas preocupações ideológicas o levaram a aderir à Maçonaria, na tentativa de usa-la para seus fins. Basicamente, seus fins eram transformar a Maçonaria em algo além do que simples encontros sociais. O racionalismo radical de Weishaupt e seu vocabulário não era susceptível de ter êxito naquele momento. Escritos que foram interceptados em 1784, foram interpretados como sedicioso, e a sociedade foi proibida pelo governo de Karl Theodor, Eleitor da Baviera, em 1784.

Em 22 de junho de 1784, as autoridades políticas e religiosas da Baviera, deram ordens para perseguir os membros dos Illuminati. Desbaratada sua sociedade, Weishaupt e sua família fugiram para Gota, na Saxónia. Foram perseguidos já que foi encontrada uma documentação na casa de Weishaupt que planejava dominar todas as facetas da Maçonaria, para derrubar as monarquias da Europa e destruir a Igreja Católica com os mesmos métodos usados pelos jesuítas para se defender dos protestantes.

Exílio

Recebeu o apoio do duque Ernesto II de Saxe-Gota-Altemburgo (1745-1804), e viveu em Gota escrevendo uma série de obras sobre o Iluminismo, incluindo Um histórico completo da perseguição dos Illuminati da Baviera (1785), Uma imagem do Iluminismo (1786), Um pedido de desculpas para os Illuminati (1786), e Sistema melhorado de Luzes (1787). Adam Weishaupt morreu em Gota em 18 de Novembro de 1830, renegando sua fé católica em seu leito de morte.

Obras

Sobre os Illuminatis

(1786) Apologie der Illuminaten.
(1786) Vollständige Geschichte der Verfolgung der Illuminaten en Bayern.
(1786) Schilderung der Illuminaten.
(1787) Einleitung-zumeiner Apologie.
(1787) [Einige Originalschriften des Illuminatenordens ...]
(1787) [ Nachtrage von weitern Originalschriften Google Books
(1787) Kurze Rechtfertigung-meiner Absichten.
(1787) Nachtrag zur Rechtfertigung-meiner Absichten.
(1787) la des Übels de Apologie tiu de des Mißvergnügens und.
(1787) Das Verbesserte System der Illuminaten.
(1788) Der äkte Illuminat, oderjxetkubo-wahren, unverbesserten Rituale der Illuminaten.
(1795) Pythagoras , oder Betrachtungen-überjxetkubo-geheime Welt- und Regierungskunst.

Obras filosóficas

(1775) De Lapsu Academiarum Commentatio Politica.
(1786) Überjxetkubo Schrecken des Todes - eine Filosofiskerede.
(franca) Discours Philosophique-Sur Les Frayeurs de la Mort (1788). Gallica
(1786) Über Materialismus und Idealismus. Torino
(1788) Geschichte der Vervollkommnung des menskliken Geschlechts.
(1788) Überjxetkubo Gründe und Gewißheit der Menschlichen Erkenntniß.
(1788) Überjxetkubo Kantischen Anschauungen und Erscheinungen.
(1788) Zweifel-überjxetkubo Kantischen Begriffe tiu de von Zeit und Raum.
(1793) Über Wahrheit und sittlike Vollkommenheit.
(1794) Überjxetkubo Lehre von nesto Gründen und Ursachen pli tute Dinge.
(1794) Überjxetkubo Selbsterkenntnis, ihre Hindernisse und Vorteile.
(1797) Überjxetkubo Zwecke-oder Finalursachen.
(1802) Überjxetkubo Hindernisse der baierisken Industrie und Bevölkerung.
(1804) Die Leuchte des Diogenes.
(angla) Diogenes Lamp (Tr. Amelia Gill) enkondukis de Sir Mark Bruback elektita fare de la Framasona Libro Klubo por esti gxia publikigita laboro por 2008-a (Ed. Andrew Swanlund).
(1817) Überjxetkubo Staats-Ausgaben und Auflagen. Google Books
(1818) Über das Besteuerungs-tiu de System.

Biografia Giuseppe Mazzini



Giuseppe Mazzini (Gênova, 22 de junho de 1805 — Pisa, 10 de março de 1872) foi um político, maçom e revolucionário da unificação italiana.

Em 1830, tornou-se membro da Carbonária, uma sociedade secreta com objetivos políticos. A sua atividade revolucionária o obrigou a refugiar-se em Marselha, onde organizou um novo movimento político chamado Jovem Itália. O lema da sociedade era "Deus é o povo" e o seu objetivo era a união dos estados italianos numa única república, que seria a única condição possível de libertar o povo italiano dos invasores estrangeiros. O objetivo republicano e unitário deveria ser conseguido com uma insurreição popular. Mazzini fundou outros movimentos políticos pela libertação e unificação de outros estados europeus: a Jovem Alemanha, a Jovem Polônia e por fim a Jovem Europa.

Do exílio, Mazzini continuou a perseguir o seu objetivo, em meio à adversidade com inflexível constância. Todavia a sua importância foi mais ideológica que prática. Depois do fracasso da revolução de 1848, durante a qual Mazzini esteve à frente da breve experiência da República de Roma, os nacionalistas começaram a ver no rei de Sardenha e em Camilo Benso, Conde de Cavour, os líderes do movimento de reunificação. Isto significou separar a unificação da Itália da reforma social e política proposta por Mazzini.

Cavour foi hábil na construção de uma aliança com a França e na condução de uma série de guerras que levaram ao nascimento do estado italiano entre 1859 e 1861, mas a natureza política do novo Estado estava bem longe da república de Mazzini.

Mazzini jamais aceitou a monarquia e continuou a lutar pela sua "doutrina simultaneamente mística e republicana, recusando aliança com o socialismo marxista".Em 1870, foi de novo preso e condenado ao exílio, mas ele retorna, com nome falso, a Pisa, onde viveu até sua morte em 1872.

Os seus escritos foram publicados pelo editor G. Daelli, de Milão, em 18 volumes, dos quais 7 foram revistos por Mazzini.

Foi Nietzsche quem escreveu: "Um grande homem, na linguagem corrente, não precisa ser bom nem nobre - eu não tenho memória que a um só homem neste século tenham sido dados estes três qualificativos, mesmo pelos seu inimigos: Mazzini."

Críticas

Karl Marx, falando a R. Landor in 1871, disse que as ideias de Mazzini representavam nada mais que a velha ideia de uma república das classes médias. Marx acreditava que após a revolução de 1848 a classe-média adotara um ponto de vista reacionário e nada mais tinha a ver com o proletariado. 

Unificação europeia

Mazzini advogava a formação dos Estados Unidos da Europa, como consequência natural da unificação italiana. Sua ideia antecedeu em um século a formação da União Europeia.

Biografia Albert Pike


Albert Pike (29 de dezembro de 1809, Boston — 2 de Abril de 1891, Washington) foi um advogado, militar, maçom e escritor dos Estados Unidos.

Pike nasceu em Boston, Massachusetts, filho de Ben e Sarah (Andrews) Pike e descendentes de John Pike, o fundador de Woodbridge (Nova Jérsei). Passou sua infância em Byfield e Newburyport, duas pequenas cidades de Massachusetts. Frequentou a escola em Newburyport e Framingham, até 15 de agosto de 1825, quando ele passou nos exames de admissão da Universidade de Harvard, porem ele escolheu não frequentar a faculdade, optando por um programa de auto educação e tornado-se, posteriormente, professor em Gloucester, North Bedford, Fairhaven e Newburyport.

Em 1831, Pike deixou Massachusetts e viajou para o oeste, primeiro parando em St. Louis e depois passando por Independence, em Missouri. Lá, juntou-se a uma expedição que para Taos, Novo México, para caçar e tratar de comércios. Durante a excursão Pike perdeu o controle do seu cavalo, que solto-se das rédeas e fugiu, forçando Pike a caminhar os restantes do caminho. Isso o obrigou a caminhar em média 800 quilômetros até Taos. Depois disso, ele participou de uma expedição prendendo para o Llano Estacado, Novo México e depois Texas. Parando o minimo pelo caminho, viajou cerca de 2000 quilômetros (970 pé), ele finalmente chegou a Fort Smith, seu destino.

Maçonaria

Ele entrou para a Independent Order of Odd Fellows em 1840, e logo em seguida juntou-se a um Loja Maçônica e se tornoue extremamente ativo nos assuntos da organização, sendo eleito Soberano Grande Comendador da jurisdição do sul do Rito Escocês em 1859. Ele permaneceu Soberano Grande Comendador até o fim de sua vida (um total de 32 anos de ordem), dedicando uma grande quantidade de seu tempo para desenvolver os rituais da ordem. Posteriormente compilando toda sua produção na obra Moral e Dogma do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria, ou simplesmente Moral e Dogma, em 1871, com varias edições subsequentes.

Pike ainda é considerado, nos Estados Unidos, como um eminente e influente francomaçom, principalmente na jurisdição do sul, do Rito Escocês. No Brasil ele exerce sua influencia de modo mais implícito, pela sua participação na construção do Rito Escocês, os rito mais difundido na maçonaria brasileira.

Obras

Pike escreveu uma vasta bibliografia. São mais de trinta livros sobre maçonaria, esoterismo, filosofia, assuntos militares e poesia.

Do Autor

Morals and Dogma of the Ancient and Accepted Scottish Rite of Freemasonry
Beyond the Law : The Religious and Ethical Meaning of the Lawyer's Vocation - Albert Pike
Book of the Words - Albert Pike
1909 - Digest Index of Morals & Dogma
Esoteric Work of the 1 Degree - 3 Degree, According to the Ancient and Accepted Scottish Rite
[[1858] - Evil Consequences of Schisms and Disputes for Power in Masonry and of Jealousies and Dissensions Between Masonic Rites
Ex Corde Locutiones: Words from the Heart Spoken of His Dead Brethren
1900 - General Albert Pike's Poems
1883 - Historical Inquiry in Regard to the Grand Constitutions of 1786
Hymns to the Gods and Other Poems
Indo-Aryan Deities and Worship As Contained in the Rig-Veda
Irano-Aryan Faith and Doctrine As Contained in the Zend-Avesta
Lectures of the Arya
Lectures on Masonic Symbolism and a Second Lecture on Symbolism or the Omkara and Other Ineffable Words
Legenda and Readings of the Ancient and Accepted Scottish Rite of Freemasonry
Liturgies of the Ancient and Accepted Scottish Rite of Freemasonry 4 Degree - 30 Degree
Liturgy of the Blue Degrees
1899 Lyrics and Love Songs
Magnum Opus or the Great Work: The Complete Ritual Work of Scottish Rite Freemasonry
Masonic Baptism: Reception of a Louveteau and Adoption
Masonry of Adoption: Masonic Rituals for Women Complete With the Verbatim Degree Lectures and the "Secret Work"
Meaning of Masonry
1835 - Narrative of a Journey in the Prairie
Old Cashier of the 33d Degree
The Point Within the Circle: Freemasonry Veiled in Allegory and Illustrated by Symbols
The Porch and the Middle Chamber: Book of the Lodge
1834 - Prose Sketches & Poems Written in the Western Country
Pythagoras and Hermes
Rituals of Old Degrees
1919 - What Masonry Is & Its Objects; Ancient Ideals in Modern Masonry

Sobre Pike

Allsopp, Fred (1997). Albert Pike a Biography. City: Kessinger Publishing. ISBN 1564591344.
Brown, Walter (1997). A Life of Albert Pike. Fayetteville: University of Arkansas Press. ISBN 1557284695.
Cousin, John (2003). Short Biographical Dictionary of English Literature. City: Kessinger Publishing, LLC. ISBN 0766143481.


Moral e Dogma

Morals and Dogma of the Ancient and Accepted Scottish Rite of Freemasonry, ou simplesmente Morals and Dogma (Moral e Dogma), é um livro de ensinamentos maçônicos publicado pelo Supremo Conselho, do Rito Escocês, Jurisdição do Sul dos Estados Unidos. Foi escrito por Albert Pike e publicado primeiramente em 1872. Houve diversas edições subsequentes, mas a posse era exclusiva ao maçom, não sendo distribuído, ou vendido, ao não iniciado.

O livro é composto por orientações e ensaios de Pike, que recopilou e estabeleceu as bases filosóficas, sociológicas, históricas, políticas, simbólicas e religiosas do Rito Escocês Antigo e Aceito.

Elabora ensinamentos para os 33 graus do Rito Escocês. Pretende ser um guia para os que incorporam o Rito Escocês, e explica a compreensão de Pike sobre o simbolismo e a alegoria dos graus maçônicos.

Trata-se de uma obra imponente pelo volume e pelos ensinamentos compilados, 861 páginas de textos e ensinamentos e mais um índice de referências com 218 páginas, possuindo trinta e dois capítulos, cada um que discute o simbolismo filosófico de cada grau da maçonaria em detalhes.

No prefácio da edição de 1950, os editores escreveram sobre Pike:

''Ao preparar esta obra, o Grande Comendador foi quase Autor e Compilador, igualmente; uma vez que extraiu uma metade inteira de seu conteúdo das obras dos melhores escritores e dos pensadores mais filosóficos ou eloquentes. Talvez tivesse sido melhor e mais aceitável se tivesse extraído mais e escrito menos."

O prefácio dessa edição afirmava:

''Todos estão completamente livres para rejeitar e discordar de qualquer coisa aqui que possa lhes parecer falsa ou insalubre.''

Embora discuta as minúcias dos rituais maçônicos em muitos detalhes, escreve-se de com linguagem arcana para não revelar os segredos maçônicos. Os movimentos rituais e os objetos são nomeados, mas não descritos.

Em algumas edições mais antigas, a página de título do livro declara em grandes letras de imprensa:

LIVRO ESOTÉRICO, PARA O USO SOMENTE DO RITO ESCOCÊS; PARA SER DEVOLVIDO NA SAÍDA OU NA MORTE DO SEU DETENTOR

Uma cópia de Moral e Dogma era dada a cada membro novo da Jurisdição do Sul até 1974, quando o membro atingia o 14°. O livro foi substituído inicialmente pelo Comentário de Clausen Sobre Moral e Dogma, escrito por Henry C. Clausen, 33°, Grande Comandante Soberano, e mais tarde pelo livro Uma Ponte para a Luz, do Dr. Rex Hutchens, 33°, G∴C∴, sendo o livro recente que o Novo Rito Escocês da Jurisdição do Sul recebe hoje.

Em 2011 foi lançada a versão brasileira da obra, dividida em cinco tomos, pela editora Yod. Traduzido para a língua portuguesa por Celes Januário Garcia Júnior e Glauco Bonfim Rodrigues.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Biografia Emanuel Swedenborg


Emanuel Swedenborg (Estocolmo, 29 de janeiro de 1688 — Londres, 29 de março de 1772 ) foi um polímata e espiritualista sueco.

Filho de Sarah Behm Swedberg e Jesper Swedberg, um pastor Luterano e capelão real que foi, em 1703, Bispo de Skara. Formou-se em Engenharia de Minas e serviu ao seu país durante muitos anos como Assessor Real para assuntos de mineração. Após a morte do pai, sua família foi elevada à nobreza pela Rainha Ulrica, pelos méritos do Bispo Swedberg. O sobrenome familiar foi então mudado para Swedenborg e, assim, Emanuel, como filho mais velho, passou a ter lugar no Parlamento sueco, onde teve destacado papel durante muitos anos.

Foi catedrático de Matemática na Universidade de Uppsala, ao mesmo tempo em que pesquisava a fundo áreas tão distintas quanto anatomia e geologia, astronomia e hidráulica. Quando dominava o assunto, publicava obras sobre suas conclusões, obtendo o respeito de outros especialistas e autores das diversas áreas. Vários conceitos emitidos por Swedenborg, nesses estudos, são considerados como pioneiros. Em razão dessas realizações, Swedenborg passou a ser considerado um dos heróis nacionais na Suécia, razão por que seu retrato se encontra no hall da Academia de Ciências daquele país e seu corpo foi transladado para a Catedral de Uppsala,onde estão enterrados vários reis suecos.

Famoso pelas suas obras e rico por herança materna, esse homem dominou praticamente todas as ciências de seu tempo, até que, aos 56 anos, relata que um fato espantoso mudou sua vida. Afirma que foi designado pelo Senhor, que a ele apareceu em 1744, para a missão de ser o porta-voz da revelação do sentido interno ou espiritual da Bíblia, até então oculto. Ao ser revelado esse sentido, também foram abertos os segredos do "o Céu, e as Suas maravilhas, e o Inferno", como descreveu, e tornou-se, também, testemunha ocular dos eventos que constituíram o Juízo Final. Mais tarde, Swedenborg reconheceu que foi, aliás, por causa dessa missão espiritual que ele fora preparado pelo Senhor desde a infância, e progrediu nos conhecimentos naturais sem nunca olvidar a fé no Criador.

Os Escritos admiráveis que foram publicados a partir desse período têm influenciado mentes de homens, mulheres e crianças, tanto pessoas humildes quanto da realeza, anônimos ou lustres famosos, como Carlyle, Ralph Waldo Emerson, Baudelaire, Balzac, William Blake, Helen Keller e Jorge Luís Borges. No entanto, esses mesmos escritos teológicos e espirituais são motivo para que se façam julgamentos parciais e de interesses, lançando dúvida sobre a sanidade mental do autor e sua reputação científica anterior. Por causa de sua teologia, Swedenborg sofreu censura e forte perseguição por parte de religiosos cristãos em seu país, onde seus livros foram proibidos. De fato, a doutrina por ele exposta abala as bases da crença tradicional do cristianismo, a saber, em um Deus dividido em três pessoas, num sacrifício sanguinário de uma pessoa (o Filho), para aplacar a ira da outra pessoa (o Pai).

Por confrontarem à teologia cristã atual, suas obras foram tidas como heréticas, embora ele tenha sempre se declarado um servo do "Senhor Jesus Cristo". A teologia exposta por Swedenborg juntamente com o relato das experiências tão vivas no plano espiritual desconcertam muitos religiosos, os que, teoricamente, mais deviam saber sobre o espírito e a vida após a morte. Muitos desses indivíduos, sentindo-se ameaçados, reagiram contra essa nova abertura da revelação e, especialmente, contra o autor, fazendo circular boatos difamadores a respeito de sua sanidade. Em virtude disso, também a sua reputação anterior de grande cientista e filósofo ficou comprometida.

Mas Swedenborg continuou a escrever e a trabalhar como antes, sem se importar com as críticas, convicto de que sua obra seria para um futuro distante, com a serenidade dos que sabem o que estão fazendo, serenidade que o acompanhou até a sua morte física, em 29 de março de 1772, a qual ele também tinha previsto com semanas de antecedência. Ele foi enterrado na catedral luterana de Londres que havia sido criada em 1710, por seu pai, mas, em 1908, seu corpo foi transportado para ser enterrado na Catedral de Uppsala.

A partir de seus escritos teológicos, fundou-se a Nova Igreja.

Foi vegetariano.

Actuação na vida acadêmica, científica e social

Cientista

Estudou e publicou várias obras que abrangiam áreas tão diversas como: química, óptica, matemática, magnetismo, hidráulica, acústica, metalurgia, anatomia, hidrostática, fisiologia, pneumática, geologia, mineração, cristalografia, cosmologia, cosmogonia, dinâmica, astronomia, álgebra, mecânica geral e outras.

Por exemplo, de 1716 a 1718 publicou um periódico científico intitulado Daedalus Hyperboreus, em que foram registradas invenções mecânicas e descobertas matemáticas.

Filósofo

Além de publicar diversos tratados de filosofia, formulou e desenvolveu as doutrinas filosóficas sobre o influxo, os graus, as formas, as séries e a ordem.

Na área da psicologia, publicou, entre outros, os tratados: Psicologia Empírica (1733), um estudo sobre a obra de Christian Wolff, e Psicologia Racional (1742), contendo muitos princípios filosóficos e observações inéditas baseados nas suas observações sobre anatomia.

Teólogo

Nos últimos 27 anos de sua vida, escreveu mais de 40 títulos de exegese bíblica, Cristologia, escatologia e doutrina geral, expondo, por meio da Ciência das Correspondências, o sentido interno ou espiritual que jazia oculto na Palavra. Assim, restaurou os fundamentos primitivos do cristianismo, a saber, a fé em Jesus Cristo como Deus que Se fez carne, bem como outras doutrinas básicas, sobre a fé, a caridade, a vida, a Escritura Santa, o casamento etc.

Inventor

Fez esboços, em 1714, de uma "máquina de voar", que foi considerada pela Academia Real Britânica de Aeronáutica como o primeiro projeto racional de um avião. Inventou vários outros artefatos e instrumentos mecânicos; alguns construiu, outros deixou apenas em esquemas, como uma bomba hidráulica; um dique para construção naval; um guindaste; um compressor a mercúrio; uma carreta mecânica com guindaste; um máquina de parafusar; um instrumento de sopro; uma metralhadora; uma máquina elevadora para extração de minério; um "navio capaz de submergir com a sua tripulação e assim escapar da esquadra inimiga " (o submarino!) além de outros.

Descobridor pioneiro, foi o primeiro a propor a hipótese nebular da criação do universo, meio século antes de Kant e Laplace; fez descobertas que deram origem à ciência da cristalografia; desenvolveu teorias sobre a natureza da energia; descobriu que o cérebro funciona em sincronia com os pulmões; deduziu o uso do fluido cérebro-espinhal; foi pioneiro no estudo do magnetismo; apresentou a teoria de galáxias serem constituídas por estrelas com sistemas planetários.

Político

Foi membro atuante do Parlamento por vários anos, tendo apresentado muitas propostas para o desenvolvimento industrial, financeiro e social da Suécia.

Artífice

Praticou as artes da música (como organista), criou instrumentos musicais, aprendeu a fazer encadernação de livros, técnicas de relojoaria, gravação de metal, marmoraria, polimento de lentes, jardinagem etc.

Literato

Além das obras científicas e teológicas relacionadas nesta página, Swedenborg publicou a primeira álgebra na língua sueca, escreveu poemas e fábulas, editou um jornal científico intitulado Daedalus Hyperboreus, escreveu biografias e histórias.

Poliglota

Falava sueco, holandês, inglês, francês, alemão, hebraico, grego, latim e italiano.

As obras teológicas de Swedenborg têm sido traduzidas, no todo ou em parte, do original latim para as seguintes línguas: alemão, árabe, birmanês, chinês, dinamarquês, espanhol, esperanto, filipino, finlandês, francês, gujarati, hindu, holandês, inglês, islandês, italiano, japonês, magiar, norueguês, polonês, português, russo, servo-croata, sueco, tamil, tcheco, galês e zulu.

Relatos sobrenaturais

Diversas ocorrências marcantes de habilidade considerada mediúnica foram relatadas sobre Swedenborg. Três delas foram as mais famosas, tendo sido analisadas por Immanuel Kant, concluindo 2 delas tratarem-se de lendas.

A primeira foi quando, durante um jantar em Gotemburgo, ele, excitadamente, contou aos presentes às seis horas da tarde que estava havendo um incêndio em Estocolmo (a 405 km de onde estavam) e que ele consumia a casa de um vizinho seu, estando a ameaçar a sua própria. Duas horas mais tarde, ele exclamou, com alívio, que o fogo tinha parado a três portas da sua casa. Dois dias mais tarde, relatórios confirmaram cada declaração que ele tinha feito a ponto de coincidir com exatidão quanto à hora em que Swedenborg tinha recebido sua primeira impressão.

A segunda foi quando ele visitou a Rainha Louisa Ulrika da Suécia, que lhe pediu que contasse a ela algo sobre seu irmão falecido, o Príncipe Augustus William da Prússia. No dia seguinte, Swedenborg cochichou algo em seu ouvido, o que fez a Rainha ficar pálida, tendo ela explicado tratar-se de algo de que somente ela e seu irmão podiam ter conhecimento.

A terceira foi uma mulher que tinha perdido algo importante e veio a Swedenborg perguntando se uma pessoa morta poderia dizer a ele onde estava o objeto, o que ele também fez na noite seguinte.

Immanuel Kant, então no início de sua carreira, ficou impressionado com tais relatos e fez investigações para saber se eram verdadeiros. A princípio, ele não encontrou falha nos relatos, mas, em 1765, ele concluiu que dois deles tinham "nenhum outro fundamento que não a lenda popular" (gemeine Sage). Ver Träume eines Geistersehers, de Kant.

Estes acontecimentos são qualificáveis como sendo o que o Espiritismo chama de acontecimentos mediúnicos. Outros relatos apontam que conversava com os espíritos, como mostram dois relatos seus reproduzidos por Conan Doyle:

Falando da morte de Polhem, disse Swedenborg: Ele morreu segunda-feira e falou comigo quinta-feira. Eu tinha sido convidado para o enterro. Ele viu o coche fúnebre e presenciou quando o féretro baixou à sepultura. Entretanto, conversando comigo perguntou porque o haviam enterrado, se estava vivo. Quando o sacerdote disse que êle se ergueria no Dia do Juízo, perguntou por que isso, se êle agora já estava de pé. Admirou-se de uma tal coisa, ao considerar que, mesmo agora, estava vivo. (Doyle, pg 40)

Brahe foi decapitado às 10 horas da manhã e falou comigo às 10 da noite. Estêve comigo, quase que ininterruptamente durante alguns dias. (Doyle, pg 41)

Em sua primeira visão, Swedenborg fala de "uma espécie de vapor que se exalava dos poros do meu corpo. Era um vapor aquoso muito visível e caía no chão sobre o tapete" (Doyle, pg, 37). Tal descrição corresponde àquilo que os espíritas e outras tradições espiritualistas chamam de ectoplasma, substância produzida pelos médiuns em todos os fenômenos ditos de efeitos físicos. Logo, dentre as habilidades mediúnicas de Swedenborg, além de clarividência (estado sonambúlico), vidência mediúnica (estado de vigília) e audiência mediúnica, soma-se a de efeitos físicos.

Desde o dia da sua primeira visão até a sua morte, vinte e sete anos depois, esteve ele em contínuo contato com o outro mundo (Doyle). Na mesma noite, disse Swedenborg, o mundo dos espíritos, do céu e do inferno, abriu-se convincentemente para mim, e aí encontrei muitas pessoas de meu conhecimento e de todas as condições. Desde então diariamente o senhor abria os olhos do meu espírito para ver, perfeitamente desperto, o que se passava no outro mundo e para conversar, em plena consciência, com anjos e espíritos. (Doyle, pg. 36).

Principais invenções e descobertas

Cérebro e pulmões

Swedenborg descobriu que o cérebro tem um movimento regular igual ao do coração. O fluido espiritual ou espírito animal, tal como aprendemos, tem sua origem no cérebro e é enviado a todas as partes do corpo pelos impulsos do cérebro. "O movimento do cérebro é denominado animação; e a ação do fluido espiritual depende dele (Parte I, nº 279). Toda vez que o cérebro se anima, seus fluidos são bombeados para as fibras e os nervos; tal como o coração, a cada sístole e diástole, bombeia o sangue através de seus vasos (ibid. nº 483). Imaginar a circulação do fluido sem uma força motriz e uma expansão ou constrição reais como a causa propulsora, seria o mesmo que conceber a circulação do sangue vermelho através das artérias e veias sem o coração (Parte II, nº 169). A circulação desse fluido merece ser chamada de círculo vital (ibid., nº 168)". (Æconomia Regni Animalis, E. Swedenborg).

Máquina elevadora de minério

Inventada por Swedenborg para uso na indústria de mineração, a máquina elevadora era movida por uma roda d´água e composta de um sistema de eixos e mancais, servindo para trazer à superfície pequenas caçambas de minério. Vários outros equipamentos e sistemas foram projetados e construídos por Swedenborg para desenvolver a indústria de mineração sueca, e a mineralogia foi assunto de algumas de suas publicações, inclusive contendo descobertas para aperfeiçoamento dos processos químicos.

Durante uma guerra, no evento conhecimento como um cerco de Frederikstad, a esquadra da Suécia ficou sitiada e impossibilitada de alcançar alto mar. Swedenborg, então, projetou e construiu um sistema de guindastes e trilhos, pelo qual fez transportar uma esquadra de 8 barcos de guerra, por terra, de Strömstad a Iddefjord, numa distância de 14 milhas inglesas, através de uma península, pondo a esquadra novamente em condição de combate.

Alto-forno

Projeto de Swedenborg para um alto-forno para a siderurgia de minério de ferro.

Teoria atômica

Dr.Thomas French, da Universidade de Cincinnati, EUA, afirmou que Swedenborg, em seu livro Principia, publicado em 1734, enunciara os fundamentos das seguintes teorias da ciência moderna: a teoria atômica; a origem solar da Terra e dos planetas; a teoria ondulatória da luz; a hipótese nebular (cuja validade foi enfaticamente atestada pelo Professor Holden, ex-membro do Observatório Naval dos Estados Unidos da América, em artigo publicado na revista The North American Review, de outubro de 1880); a propriedade motora do calor; a relação entre magnetismo e eletricidade; a eletricidade sob forma de motricidade etérea e as forças moleculares como ação de um meio etéreo.

Hipótese nebular

A teoria que Swedenborg publicou em seu Principia, em 1734, "explica a formação do sistema solar por partículas hipotéticas se projetando do sol em espirais e se juntando para formar os planetas. Esta teoria é de particular importância na história da ciência, visto que foi apropriada por um astrônomo inglês, chamado Thomas Wright, de Durham. A obra de Wright serviu de base para a obra de Immanuel Kant, "A História Geral da Natureza e a Ciência dos Céus". A obra de Kant foi, por sua vez, incorporada por Laplace, em 1792, à publicação que hoje é conhecida como "Teoria nebular de Kant e Laplace". E a obra de Laplace é citada como sendo a origem da cosmologia moderna". (Robert H. Kirven, Ph.D, na obra A Continual Vision, Swedenborg Foundation, NY).

Máquinas de transporte e içamento

Para uso industrial e militar, Swedenborg projetou máquinas de transporte e içamento pesados.

Estrutura da mente

"Num manuscrito de 1740, intitulado Psychologia Rationalis, Swedenborg descreve a mente (mens) como a parte consciente e pensante. A mente está em comunicação com o "animus", mas é distinto deste, que envolve as sensações físicas e o controle motor, e a "anima", que se refere às afeições e motivações. Embora não seja precisamente igual ao esquema de Freud de id, ego e superego, essa estrutura antecipa em quase 150 anos a distinção freudiana entre o consciente e o subconsciente".(Robert H. Kirven, Ph.D, na obra A Continual Vision, Swedenborg Foundation, NY).

"Máquina de voar nos ares"

Em 1714, projetou uma máquina que foi considerada pelo órgão Journal of the Royal Aeronautical Society, da Inglaterra, ser "primeira proposta racional de um aeroplano", porque previa superfície abaulada para sustentação pela diferença de pressão atmosférica, um sistema propulsor e trem de pouso. Este invento foi assunto do livro "Swdenborg´s 1714 Airplane", (Swedenborg Foundation, NY) de Henry Sorderberg, que contou com o apoio do Rei Carlos XVI, da Suécia, e da companhia aérea SAS. Swedenborg nunca construiu um modelo de sua máquina voadora, talvez desestimulado por seu amigo e mestre, Chistopher Polhem. Este argumentou que "voar por meios artificiais seria tão difícil quanto achar o ‘moto perpetuo’ ou produzir ouro artificialmente, embora, à primeira vista, isso possa parecer fácil e viável".

Método astronômico

Recém-formado em Engenharia, Swedenborg desenvolveu um método para determinar a longitude da Terra com base na Lua, pelas paralaxes. Hoje, é tido como a mais significativa de suas primeiras descobertas. Embora não tenha sido bem acolhido pelos sábios da época, Swedenborg sempre insistia que seu método era "o único que pode ser enunciado, o mais fácil e, de fato, o correto". Sua confiança nele era tanta, que o republicou, por diversas vezes, entre 1718 e 1766, em latim e sueco. Esse tratado recebeu crítica favorável da Acta Literaria Sueciae, de 1720. O editor afirmava que o tratado de Swedenborg era superior a todos os que tinham sido formulados até àquela data. O Acta Eruditorum, de 1722, publicado em Leipzig, também faz muitos elogios à sua invenção.

Estruturas cerebrais

"No manuscrito Cérebro, publicado postumamente, ele localizou o processo do pensamento no córtex do cerebelo e identificou aquilo que mais tarde se chamou de 'células piramidais' como sendo ligadas umas às outras e a todas as partes do corpo, para funcionar como receptoras dos sentidos e diretoras dos movimentos (talvez acabasse de descobrir os neurônios). Esta descoberta se deu meio século antes de vir a ser do conhecimento da comunidade médica. Poucos anos mais tarde, nos Arcanos Celestes, observou, em vários contextos, que os hemisférios direito e esquerdo do cérebro desempenham funções específicas e distintas, o esquerdo estando envolvido com os processos racionais e intelectuais, e o direito com as afeições e intenções". Robert H. Kirven, Ph.D, na obra "A Continual Vision, Swedenborg Foundation, NY.

Outras invenções

Entre outras de suas invenções, destacam-se ainda: o "projeto de um navio que podia mergulhar com sua tripulação ao fundo do mar e causar grandes danos à armada inimiga"; um sistema de comportas nas docas para suspender navios cargueiros; um sistema de moinhos impulsionados pela ação do fogo sobre a água; uma metralhadora pneumática capaz de dar de sessenta a setenta tiros, sem recarregar.

A Igreja Nova

A Igreja Nova (ou Swedenborgianismo) são várias denominações cristãs historicamente relacionadas que se desenvolveram como um novo movimento religioso influenciadas pelos escritos de Swedenborg. Swedenborg afirmou ter recebido uma nova revelação de Jesus Cristo através de contínuas visões celestiais que ele experimentou ao longo de um período de pelo menos 25 anos. Em seus escritos, ele previu que Deus iria substituir a Igreja cristã tradicional, estabelecendo uma "Igreja Nova", que adoram a Deus em uma pessoa: Jesus Cristo. A doutrina da Igreja Nova é que cada pessoa deve cooperar ativamente em arrependimento, reforma e regeneração da vida.

Em 7 de maio de 1787, 15 anos após a morte de Swedenborg, o movimento de Igreja Nova foi fundada em Inglaterra. Surgiram várias denominações como a Conferência Geral da Igreja Nova (Grã-Bretanha), a Convenção Geral da Igreja Nova, organizada em 1817 nos EUA, a Igreja Geral da Nova Jerusalém e a Nova Igreja do Senhor que é a Nova Jerusalém.

A Nova Jerusalém do Brasil data de 1898. Foi seu fundador o próprio Sr. [Levindo Castro] de la Fayette, e isto devido a revelações que recebera em Paris alguns anos antes. É o caso que o pastor, nesse tempo simples professor de português num instituto parisiense, foi nomeado chanceler do consulado-geral do Brasil na França. Essa função fê-lo desejoso de conhecer a verdade espiritual, e, para que a verdade brilhasse, de la Fayette observou logo um rigoroso regime de temperança em todas as coisas (...) reuniram na rua Minervina cinqüenta swedenborgianos, fundando duas sociedades: - a Associação de Propaganda da Nova Jerusalém, pela imprensa, conferência e leitura das obras do mestre, e uma sociedade de beneficência para auxiliar os irmãos brasileiros. Um jornal, a Nova Jerusalém, foi logo publicado e existe há oito anos; o círculo da propaganda aumentou, amigos em viagem levaram a notícia ao Pará, ao Rio Grande do Sul, à Minas e, afora esses adeptos, cerca de duzentos swedenborgianos reúnem-se aos domingos (...) -- João do Rio As Religiões no Rio 1904.
No Espiritismo

Swedenborg recomendava cautela com relação às revelações dos espíritos:

"Quando os espíritos começam a falar com um homem, ele deve estar disposto a não acreditar em nada do que eles dizem. Porque quase tudo que eles falam é inventado por eles, e eles mentem: pois se nós permitíssemos que eles narrassem qualquer coisa, como o céu é e como as coisas no céu devem ser entendidas, eles contariam tantas mentiras que o homem ficaria perplexo.".
Segundo a Revista Espírita de novembro de 1859, o espírito de Swedenborg retornou para uma comunicação com Allan Kardec, quando afirmou que o espírito que lhe apareceu, auto-denominado "Deus" ou "Senhor", era na verdade um espírito inferior que se fez passar pelo próprio Mestre, segundo Swedenborg não por maldade, mas por pura ignorância.

Na mesma revista, fala-se que ele escreveu muita coisa importante, mas também muitos absurdos. Esse espírito, auto-denominado "Senhor" fê-lo escrever aquelas coisas. O problema de Swedenborg é que ele acreditava em tudo o que os espíritos lhe ditavam, sem passar pelo crivo da razão e do bom senso.

Rito de Swedenborg

Em 1721, Emanuel Swedenborg cria o Rito de Swedenborg, um rito maçónico. O rito teve a sua maior expressão em Inglaterra, Alemanha, França e Estados Unidos, e o seu objectivo era ensinar a imortalidade da alma.

Tendo por base o livro do Génesis, o rito era composto como segue:

Primeiro Templo
Eleito
Mestre
Companheiro
Aprendiz
Segundo Templo
Kadosh
Comendador
Cavaleiro
Mestre Coen
Companheiro Coen

Em 1783, o marquês Thome reorganizou o Rito passando este a ser constituído por seis graus:

Irmão Vermelho
Irmão Azul
Teósofo Iluminado
Mestre
Companheiro Teósofo
Aprendiz Teósofo


Biografia Simon Forman


Simon Forman (Quidhampton, 30 de dezembro de 1552 – setembro de 1611) foi um célebre ocultista, astrólogo e herborista inglês ativo em Londres durante o período elizabetano.

Forman nasceu em Quidhampton, próximo à cidade de Salisbury, em Wiltshire, Inglaterra. Depois de um aprendizado malogrado como professor, em Salisbury, frequentou o Magdalen College, na Universidade de Oxford. Depois de passar um breve período como professor, em Salisbury, mudou-se para Londres, em 1592, e em 1597 desenvolveu seu interesse pelo ocultismo. Abriu um consultório médico em Billingsgate, fornecendo remédios baseados na astrologia. Após sobreviver a epidemia de praga que assolou a cidade em 1594, sua reputação médica se espalhou - o que atraiu a atenção da Companhia de Barbeiros-Cirurgiões (atual Colégio Real de Cirurgiões, Royal College of Surgeons), que conseguiu bani-lo da prática da medicina. Nove meses mais tarde, logo após a morte de um de seus pacientes, Forman foi preso; continuou, no entanto, seu litígio com a Companhia dos Barbeiros-Cirurgiões, e eventualmente conseguiu obter uma licença para praticar a medicina, concedida pela Universidade de Cambridge.

Suas anotações, que detalham os conflitos com a Companhia e seus experimentos mágicos (em grande parte mal-sucedidos) estão atualmente na Biblioteca Bodleiana. Forman também possuía uma cópia do Picatrix, atualmente na Biblioteca Britânica. Em seus papéis Forman teria previsto sua própria morte, sobre um barco no rio Tâmisa.

Após sua morte, Forman foi envolvido no assassinato de Thomas Overbury, através de suas associações com duas pacientes, Lady Frances Howard e Anne Turner.

Manuscritos

Forman deixou um grande conjunto de manuscritos que lidavam com seus pacientes e com todos os assuntos que lhe interessavam, da astronomia e astrologia à medicina, matemática e mágica. Seu Casebook ("Livro de Casos") é o mais famoso destes documentos, embora Forman também tenha composto diários e até mesmo uma autobiografia na terceira pessoa. Seus textos se revelaram um baú de tesouro para dados raros e pouco conhecidos deste que é um dos períodos mais estudados da história cultural recente. Seu conhecimento íntimo do círculo pessoal do dramaturgo William Shakespeare o tornou especialmente interessante para historiadores literários. Incidentalmente, uma das pacientes mais famosas de Forman foi a poetisa Emilia Lanier, uma das principais candidatas a ser a chamada Dark Lady ("Dama Escura") de Shakespeare.

Estudiosos modernos se utilizam, nos dias de hoje, das fontes produzidas por Forman para iluminar as vidas privadas de homens e mulheres das eras jacobitas e elizabetanas.

Invocações e Evocações: Vozes Entre os Véus

Desde as eras mais remotas da humanidade, o ser humano buscou estabelecer contato com o invisível. As fogueiras dos xamãs, os altares dos ma...