domingo, 1 de novembro de 2015

Hermetismo Curiosidades


Premissas e conceitos:

1-      Chama-se corpóreo é tudo aquilo que é engendrado.
1.1-  Tudo que é engendrado é corruptível.
1.2-  Todo corpo é móvel.
1.3-  Um corpo não deve ser capaz de mover outro corpo.

Explicação: O hermetismo, trabalhado a partir do Corpus Hermeticum, trabalhará com a dualidade corpo e espírito, tratando como corpo tudo àquilo que é móvel e sujeito a mutação, e como espírito o contrário disto. Sendo o corpo um móvel, não pode ele mover outros corpos, uma vez que, o móvel é àquilo que é movido, sendo necessário então um outro objeto, o qual ele chamará de incorpóreo ou espírito.

Premissas e conceitos:

2-      Chama-se incorpóreo tudo aquilo que é não-engendrado.
2.1- O incorpóreo é incorruptível.
2.2- O incorpóreo é imóvel e motor.
2.3- O incorpóreo é responsável pelo movimento dos corpos.

Explicação: O incorpóreo é não criado, e desse modo, não faz parte do mundo, não estando sujeito ao devir. Ele também não pode ser movido, já que não exerce força motora sobre si mesmo e nada há maior que ele. Desse modo, o incorpóreo é responsável por mover os corpos, tanto no movimento mecânico, quanto no movimento potencial.

Premissas e conceitos:

3-      O espaço é um incorpóreo.

3.1- Todos os corpos estão contidos no espaço.
3.2- O espaço é o recipiente do corpo.
3.3- O espaço deve ser superior ao corpo, para que lhe seja permitido o movimento.
Explicação: O espaço não é um corpo. Está é, talvez, uma noção difícil de ser pensada. Tomemos como exemplo, um cômodo de uma casa, nesse cômodo há uma cama, o cômodo é formado por paredes, porém não é o centro da união de paredes que é o espaço, estando este cômodo, assim como toda a casa, ou melhor, o mundo, contido num espaço, incorpóreo e ilimitado.

Premissas e conceitos:

4-      O espaço não possui limite. 
4.1- O corpo possui forma e limite, todo corpo é limitado.
4.2-O incorpóreo não possui forma, sem forma não é possível lhe impor fronteiras.
4.3- Não há limites para o incorpóreo.

Explicação: Tal desenvolvimento não se encontra no hermetismo de maneira clara, mas é amplamente desenvolvida por hermetistas do período renascentista, tal como Giordano Bruno, em seu livro “Sobre o infinito, o universo e os mundos”. Tal pensamento, que possui base na geometria, afirma que só é possível impor limites espaciais ao corpo, sendo o incorpóreo, ilimitado, ou não passivo de dimensão.

Premissas e conceitos:

5-      O mundo é um corpo.
5.1- O mundo é a totalidade dos corpos.
5.2- O mundo, enquanto totalidade é um móvel potencial.

Explicação: O mundo é um composto, um corpo, composto por todos os corpos. Segundo o hermetismo esse mundo está “contido” no intelecto divino, no incorpóreo, porém não é claro na obra, se ele possui limites ou é infinito. Graças ao pensamento antigo, pensa-se o mundo no hermetismo como limitado, como uma forma talvez de manter uma linearidade histórica, outros autores porém, defenderão a noção hermética de mundo como infinito. A grande questão nesse debate, é a afirmação de que o mundo está contido no espaço incorpóreo. Se algo o contém, ele possui um limite, porém o contra argumento a noção do limite do mundo no hermetismo, é a afirmação de que o espaço ao qual ele se refere, não é enquanto lugar, mas enquanto pensamento divino. Não entrarei nesse debate, apenas apresento as posições.

Citações:

“Todo móvel é movido não em qualquer coisa que se move, mas em qualquer coisa em repouso: o motor também está em repouso, pois não pode ser movido com aquilo que move”
(Hermes, p 20-6)

“Todo movimento então é feito numa imobilidade e por uma imobilidade. Assim então, o movimento do mundo e de todo vivente material deve provir não de causas exteriores ao corpo, mas interiores, operando de dentro para fora, quer seja dos inteligíveis, quer seja a alma ou o sopro ou qualquer outro incorpóreo.
 Pois um corpo não pode mover animado, de uma maneira geral, nenhuma espécie de corpo, mesmo se este corpo é inanimado.”
(Hermes, p 21-8)

“Pois é o que se encontra dentro do corpo que é o motor da coisa inanimada e não esse corpo mesmo, que move de uma só vez dois corpos, o corpo daquele que porta e o corpo daquele que é portado”
(Hermes, p 21-9)

A concepção de Magia

   A magia é tratada na história do ocultismo, de dois modos, um modo a trata como uma disciplina investigativa ou uma ciência (Logos- λόγος) ,o outro modo a trata como uma arte, uma disciplina técnica, ritualística e religiosa. A magia enquanto ciência, mescla-se a filosofia antiga e a gnose e as religiões de mistérios, onde o mago seria o sujeito que busca desvelar natureza, compreendendo seus aspectos não perceptíveis aos sentidos, as chamadas virtudes ocultas, para fim de adquirir conhecimento simplesmente, ou para, como comumente se aponta, produzir efeitos sobre a Natureza. Por outro lado, a magia enquanto algo puramente artístico, que o modelo mais comum na qual ela é tratada nos meios mais populares, tem seus princípios em uma raiz totalmente religiosa. Não é possível demarcar quando começa, uma das teses mais aceitas na atualidade, é que as bases da magia ritual(artística) remonta ao período rupestre.  Sejam quais forem as concepções de magia já trabalhadas, na contemporaneidade, faz-se uma distinção clara entre esses dois modelos, chamando a ideia científica de magia de Ocultismo, e a ideia artística mantendo o nome magia.

  Magia é uma faculdade de
maravilhosa virtude, cheia
dos mais nobres mistérios,
contendo a mais profunda
contemplação das coisas
mais secretas junto à
natureza, ao poder, à
qualidade, à substância e às virtudes
delas, bem como o conhecimento de toda
a natureza, e ela nos instrui acerca da
diferença e da concordância das coisas
entre si, produzindo assim maravilhosos
efeitos, unindo as virtudes das coisas
pela da aplicação delas uma em relação a
outra, unindo-as e tecendo-as bem
próximas por meio dos poderes e das
virtudes dos corpos superiores.
(Agrippa, p 80)
Essa é a mais perfeita e principal
ciência, a mais sagrada e sublime espécie
de filosofia e, por fim, a mais absoluta
perfeição de toda a excelentíssima
Filosofia. Pois, vendo que a filosofia
reguladora é dividida em natural,
matemática e teológica — a filosofia
natural, aliás, ensina a natureza das
coisas que estão no mundo, explorando e
investigando suas causas,
efeitos, tempos, lugares, maneiras,
eventos, o todo e as partes,
(Agrippa, p 80)

“ A magia era o exercício de propriedades psíquicas adquiridas nos diversos níveis de iniciação. O desenvolvimento da vontade é o fim que todo homem deve ter em mente, se deseja comandar as forças da natureza.” (Papus, p 104)

 Os defensores da antiguidade rupestre da magia parecem em diversos sentidos, defender uma dicotomia da prática mágica, em que ela é colocada sob aspectos da linguagem e da fé. No exemplo dos homens das cavernas, diz-se esses estudiosos, que as pinturas de caça feito com sangue de animais nas paredes da caverna, não estavam ali, somente para narrar um ocorrido, mas para manipular a natureza de modo, que a próxima caça ocorra tal como documentado. Em termos de magia moderna, um primitivo sistema de signo era criado, alimentado por meio de um rito, para exercer influência sobre os fenômenos. Partindo do princípio que tal história seja verdadeira, ao analisarmos o sistema mágico moderno, vemos que muito pouco mudou desde esse primórdio. 
  O que muito comumente se observa, é uma tentativa de reciclar as noções de magia, fazer que idéias antigas ainda façam sentido na contemporaneidade.
 Tendo observado que sistemas diferentes tratam por magia coisas diferentes, hora como um estudo intelectual, hora como uma prática de emoções e transcendência (ambos os conceitos bem misturados no hermetismo) , darei agora a significação que escolhi para tratar do tema nesse texto, e como analisar a prática mágica dentro da perspectiva mecânica do hermetismo.
  Como foi analisado no corpus hermeticum, todo movimento, sem exceção, parte de um incorpóreo, um motor, uma ANIMA. Esse motor é causa eficiente, sendo responsável pela tanto mudança espacial dos objetos, quanto pela mudança formal. Em um exemplo claro, a ação desse incorpóreo sobre nós, fará com que nosso corpo se desenvolva e faça tudo aquilo que ele está apto a fazer. Porém, quando aplicamos o princípio de correspondência hermética para compreender o funcionamento da magia, vemos que não temos nenhuma dificuldade em pensar isso. Defino pois, por magia, o efeito de um incorpóreo sobre uma estrutura potencial. Pensemos isso mais claramente: “O efeito de um incorpóreo sobre uma estrutura potencial”.
 Já vimos, que o incorpóreo a força que dá movimento aos corpos, falta-nos compreender, o que se quer dizer com “Estrutura potencial”. Chamo por estrutura todo composto de dois ou mais objetos, que se comunicam de modo a gerar uma cadeia de possibilidades. Porém tal estrutura, seria imóvel, caso não fosse tocada por um incorpóreo, de modo que, as possibilidades da interação entre os objetos simples, jamais viesse a se tornar presentes. Por exemplo, uma semente é um objeto composto de N objetos mais simples, de modo que, as interações desses objetos contidos na semente, conjuntamente a objetos externos, fazem com que essa semente venha a se tornar uma árvore, porém tais objetos contidos nessa semente não são suficientes, embora sejam necessários, é preciso ainda uma força que faça com que essa interação ocorra e se desdobrem numa cadeia de possibilidades. E por isso que essa estrutura é potencial, pela razão mesma de que ela se desdobra numa cadeia de possibilidades. De modo que, um magicista pode acelerar o crescimento de uma planta, ou retardar, mas não pode fazer que desta planta brote um elefante, pelo menos, não apenas utilizando água, luz e terra.
 O magismo então, nada mais é que, a construção de estruturas potenciais e imposição da força motora sobre tais estruturas, de modo que, para seu funcionamento deve-se atentar tanto a cadeia de possibilidades, quanto a força empregada.
 Ainda hoje, é comum observar entre os praticantes da arte, em uma total alienação, se valem de estruturas pré-estabelecidas, sendo que de modo algum, compreendem o modos operandi dessas técnicas. Paracelso, em seu livro A Chave da Alquimia , tece uma crítica aos pensadores de sua época, incluindo entre eles os místicos. Tal crítica, que vai desde a adjetivação de “copistas”, “aduladores” até a “adestradores de cães” se dá pelo fato de que, um fenômeno comum a época(Século XV e XVI), o trabalho alienado sobre os ramos do conhecimento, ou a mera repetição de doutrinas, já era observado e me atrevo a dizer, é perpetuado até os dias de hoje.
  Talvez, um modo, de quebrar este ciclo coprofágico , se dê pelo estudo estrutural da magia e de outros interesses do ocultismo, para que possamos hoje, como os antigos, investigar a natureza e o homem, a partir deles mesmos, sem que precisemos mais, nos fixarmos a paradigmas e doutrinas.

Bibliografia trabalhada: 

Hermes Trimegisto.  Corpus Hermeticum. Editora Hemus. 1978
Bruno, Giordano. Sobre o infinito, o universo e os mundos. Editora Nova Cultural.1988.
Três Iniciados. O Caibalion. Editora Pensamento. 1997.
Agrippa, Cornélio. Três Livros de Ciências Ocultas. Editora Madras.
Papus, Tratado de Ciências Ocultas. Editora Três. 1973.
Paracelso. A Chave da Alquimia. Editora Três. 1973.
Lemus, Hugo.Místicos, falácias, ilusões e ciclos coprofágicos.Sociedade Filosófica Estrela Rubra.2014.


Biografia Henrique José de Souza

Henrique José de Souza (Salvador, 15 de Setembro de 1883 — São Paulo, 9 de Setembro de 1963) foi um eubiota, estudioso do ocultismo, fundador da Sociedade Brasileira de Eubiose e reconhecido como patrono de diversas lojas maçônicas e instituições de cunho cultural-espiritualista, além de ter realizado diversos estudos iniciáticos acerca da espiritualidade e da identidade cultural brasileira. Precursor do movimento eubiótico, manteve ainda, ao longo de sua vida, relações com experiências de iniciação do budismo esotérico e da teosofia.

Cresceu e iniciou sua obra em sua cidade natal, atuando em 1905 como co-fundador da loja teosófica Alcyone.

Filho de rica e tradicional casa de Salvador, com a morte precoce do pai, empresário teatral e exportador, e a seguir, a do irmão mais velho, abandonou a faculdade de Medicina para assumir a direção dos negócios e o sustento da família. A Primeira Guerra Mundial pôs termo tanto ao comércio como às trocas culturais com a Europa e, assim, aos seus tormentos de empresário a contragosto, pois teve de dissolver as empresas. Pôde então aprofundar-se nos estudos de filosofias, religiões e línguas antigas comparadas, de sorte que, em 1916, radicou-se no Rio de Janeiro, ocupado com o jornalismo e palestras públicas na sua especialidade e à testa de Samyama, uma escola de filosofia oriental.

Antes disso, realizou uma longa viagem ao Oriente, passando por Portugal, Índia, Tibete e uma série de outros lugares. Ao retornar, fundou em 1924, na cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, a Sociedade Mental e Espiritualista Dhâranâ, posteriormente chamada de Sociedade Teosófica Brasileira. Mais tarde, transferiu sua sede para a cidade de São Lourenço, ao sul de Minas Gerais. Logo após seu falecimento a sociedade foi denominada Sociedade Brasileira de Eubiose.

Profundo estudioso do ocultismo e da teosofia, o "Professor", como ainda é chamado pelos discípulos da instituição a que deu origem, desenvolveu diversos aspectos da teosofia e do ocultismo ligados à espiritualidade brasileira e a lugares sagrados do Brasil, iniciando assim o movimento eubiótico. Desenvolveu também temas ligados à iluminação, à evolução da consciência e aos ciclos naturais do planeta e da humanidade. Sua obra ainda hoje é tema de estudos no campo da antropologia, religiosidade e misticismo (cf. p. ex. Fortis, 1997) e seu legado é seguido por diversas instituições derivadas ou não das que criou em vida, entre elas a própria Sociedade Brasileira de Eubiose, a Sociedade de Estudos Teosóficos e a Confraria Mística Brasileira, além de lojas maçônicas e outros grupos não-formalizados.

Obras

Henrique José de Souza publicou centenas de artigos na revista Dhâranâ, divulgada a partir da Sociedade Brasileira de Eubiose e ainda quatro livros: "O Tibete e a Teosofia" (1928-32), em parceria com seu amigo e também ocultista Mario Roso de Luna; "O Verdadeiro Caminho da Iniciação" (1940); "Ocultismo e Teosofia" (1949), sob pseudônimo de Laurentus; e "Os Mistérios do Sexo" (1965).

Para a formação dos discípulos da Sociedade Brasileira de Eubiose, verteu do inglês e do francês parte da obra de Helena Petrovna Blavatsky, da mesma forma que, do espanhol, a de Roso de Luna, comentando-as e atualizando-as. Ainda de Roso de Luna - com quem manteve intensa correspondência desde 1928 até a morte do amigo, em 1931 - traduziu do francês a obra "Evolucion Solaire et Séries Astrochimiques" (1909), que adianta a possibilidade teórica de estudar a composição química do Sol e outros astros pela análise do seu espectro eletromagnético, hoje fato consumado. Também de autoria do teósofo espanhol, traduziu os 21 capítulos iniciais de "O Tibete e a Teosofia", completando-o com outros tantos de sua lavra.

Mas a grande obra literária de Henrique José de Souza são suas Cartas de Revelação, escritas de 1924 até 1963, contendo as linhas-mestras do movimento eubiótico e as instruções diretivas da Sociedade Brasileira de Eubiose, projetadas até o século XXI. Essa imensa pregação epistolar foi revista e resumida, sob sua orientação, na década de 1940, descartando-se os originais do período precedente. Pela desatenção de colaboradores, perdeu-se uma parte, mas restam ainda, organizadas cronologicamente e classificadas por assunto, através de exaustivo índice remissivo, cerca de 4 mil páginas datilografadas, que se mantém em bibliotecas reservadas para consulta de membros efetivos da Sociedade Brasileira de Eubiose.

Além de literato, foi músico e poeta, sendo de sua autoria a extensa coletânea de músicas (e letras) que enriquecem o cenário das ritualísticas da Eubiose.

Referências

ARCHANJO, Marcelo Vidaurre - "Ex-Occidente Lux: Sociabilidade e Subjetivacao em um Colegio iniciatico". Tese de Doutorado em Antropologia Cultural sobre a Sociedade Brasileira de Eubiose (2004), defendia no PPGSA (Programa de Pos-Graduacao em Sociologia e Antropologia) da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). http://www.ifcs.ufrj.br/~ppgsa/doutorado/doutorado2004_50.html

Hermetismo Uma Visao Geral


Hermetismo é o estudo e prática da filosofia oculta e da magia associados a escritos atribuídos a Hermes Trismegisto, "Hermes Três-Vezes-Grande", uma deidade sincrética que combina aspectos do deus grego Hermes e do deus egípcio Thoth.

Os escritos mais importantes atribuídos a Hermes são a Tábua de Esmeralda e os textos do Corpus Hermeticum. Estas crenças tiveram influência na sabedoria oculta europeia, desde a Renascença, quando foram reavivadas por figuras como Giordano Bruno e Marsilio Ficino. A magia hermética passou por um renascimento no século XIX na Europa Ocidental, onde foi praticada por nomes como os envolvidos na Ordem Hermética do Amanhecer Dourado e Eliphas Levi. No século XX foi estudada por Aleister Crowley, entre outros.

Escritos herméticos

Os escritos herméticos são uma coleção de 18 obras Gregas, e as principais são o Corpus Hermeticum e a Tábua de Esmeralda, as quais são tradicionalmente atribuídas a Hermes Trismegisto ("Hermes três vezes grande").

Estes escritos contêm os aspectos teórico e filosófico do Hermetismo em seu aspecto teosófico. O bizantino é marcado por uma outra coleção de obras herméticas, que também são relacionadas ao Hermes Trismegisto, e contêm uma tradição hermética popular a qual é composta essencialmente por escritos relacionados a astrologia, magia e Alquimia. Esta versão popular encontra sustentação ou base nos diálogos Herméticos, apesar dele se distanciar da magia.

A prática da magia entretanto não está distante das praticas realizadas no antigo Egito, a qual em uma última análise é a fonte de todos os diálogos herméticos, pois o hermetismo lá floresceu, e portanto estabelece uma conexão entre as duas tradições Herméticas: filosófica e magia.

O livro Caibalion foi escrito no final do século XIX por três iniciados que registraram as Sete Leis do Hermetismo. Não é um livro oriundo da era pré-cristã como se supõe.

O hermetismo consiste, de forma sincrética, no estudo e prática da evolução e expansão da consciência humana até à Consciência divina, penetrando assim nos mais profundos mistérios da Criação, o que ficou conhecido como iniciação, iluminação ou senda no Oriente.

A Obra Omnia de Giuliano Kremmerz no Brasil

Hermes Trismegisto

A divindade de Hermes Trismegisto provêm da introdução do deus Toth na religião grega. Toth é um deus egípcio o qual simboliza a lógica organizada do universo. Ele é relacionado aos ciclos lunares a qual em suas fases expressa a harmonia do universo. E também como deus do verbo e da sabedoria foi naturalmente identificado com Hermes. Como o deus da sabedoria o Toth foi atribuído como escritor de uma série de textos sagrados egipcíos os quais descrevem os segredos do universo. Os textos Herméticos antigos podem ser considerados também retentores de ensinamento e de uma base de iniciação a antiga religião egípcia.

Como todos os deuses egípcios o Toth inicialmente era adorado localmente, mas depois a adoração a ele espalhou-se por todo o Egito. Uma das localidades de adoração ao Toth era na Grande Hermópolis. Com o estabelecimento da dinastia ptolomaica naquela região Gregos imigraram também para a cidade sagrada de Toth. Desta imigração de gregos advém a identificação de Hermes com Toth.

Evolução durante os anos

Como a origem dos conhecimentos herméticos datam de alguns milhares de anos, é natural que durante tão longo tempo tenha ocorrido grandes transformações, tanto no que diz respeito aspectos organizacionais quando no contexto dos próprio ensinos. Dito isso resultou um grande número organizações no passado assim como no presente intituladas de "Ordem Hermética". Os conhecimentos e a estruturação de algumas são oriundas das Escolas de Mistérios do Antigo Egito. Naturalmente o termo "Ordem" só apareceu depois da decadência do Egito, quando grupos de estudiosos deram nomes às organizações que transmitiam o conhecimento deixados por Thoth.

Sempre existiram muitas organizações que se intitularam de Sociedade, ou de Ordem Hermética, e também na atualidade. Muitas trazem ensinamentos autênticos, embora algumas atribuam o nome "hermética" a conceitos de grupos ou meras fantasias.

Ordens herméticas que ficaram consagradas ao longo dos séculos foram a Ordem dos Cavaleiros Templários, a Maçonaria e a Ordem Rosacruz.A Ordem Hermética da Aurora Dourada é uma ordem nova comparada com as anteriores,ela surgiu na década de 1880.

Interpretações dos textos

Caibalion

São sete as principais leis herméticas, estas se baseiam nos princípios incluídos no livro "O Caibalion"[1] que reúne os ensinamentos básicos da Lei que rege todas as coisas manifestadas. A palavra Caibalion seria um derivado grego da mesma raiz da palavra Cabala, que em hebraico significa "recepção". O livro descreve as seguintes leis herméticas:

Lei do Mentalismo: "O Todo é Mente; o Universo é mental".
Lei da Correspondência: "Aquilo que está embaixo é como aquilo que está em cima, aquilo que está em cima é como aquilo que está embaixo".
Lei da Vibração: "Nada está parado, tudo se move, tudo vibra".
Lei da Polaridade: "Tudo é duplo, tudo tem dois polos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliáveis".
Lei do Ritmo: "Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação".
Lei do Gênero: "O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gênero manifesta-se em todos os planos da criação".
Lei de Causa e Efeito: "Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade mas nada escapa à Lei
Estudo da Filosofia Hermética do Antigo Egito e da Grécia

“Os lábios da sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do entendimento.” – O Caibalion

Nos primeiros tempos existiu uma compilação de certas Doutrinas básicas do Hermetismo, transmitida de mestre a discípulo, a qual era conhecida sob o nome de “Caibalion”. A palavra “Caibalion”, na linguagem secreta significa tradição ou preceito manifestado por um ente de cima.

Esta palavra tem a mesma raiz que a palavra Cabala, vida ou entre manifestado, com o acréscimo do “íon” ou “eon” dos gnósticos. Este ensinamento é, contudo, conhecido por vários homens a quem foi transmitido dos lábios aos ouvidos, desde muitos séculos.

Estes preceitos nunca foram escritos ou impressos até chegarem ao nosso conhecimento, sendo uma coleção de máximas, preceitos e axiomas, não inteligíveis aos profanos, mas que eram prontamente entendidos pelos estudantes do hermetismo.

Do velho Egito saíram os preceitos fundamentais esotéricos e ocultos que tão fortemente tem influenciado as filosofias de todas as raças, nações e povos, por vários milhares de anos. O Egito, a terra das Pirâmides e da Esfinge, foi a pátria da Sabedoria secreta e dos Ensinamentos místicos. Todas as nações receberam dele a Doutrina secreta.

No antigo Egito viveram os grandes Adeptos e Mestres que nunca mais foram superados, e raras vezes foram igualados, nos séculos que se passaram desde o tempo do grande Hermes, que entre os Grandes Mestres do antigo Egito era conhecido como o Mestre dos Mestres, que foi o pai da Ciência Oculta, o fundador da Astrologia e o descobridor da Alquimia.

Supõe-se que Hermes viveu pelo ano 2.700 a.C., quando o Egito já estava sob o domínio dos Reis Pastores. Em todos os países antigos, o nome de Hermes Trismegisto foi reverenciado, sendo esse nome considerado como sinônimo de “Fonte de Sabedoria”.

“Os Princípios da Verdade são Sete; aquele que os conhece perfeitamente, possui a Chave Mágica com a qual todas as Portas do Templo podem ser abertas completamente.” – O Caibalion

1. O Princípio de Mentalismo

“O Todo é Mente; o Universo é Mental.” – O Caibalion

Este princípio contém a verdade que Tudo é Mente, estabelecendo a natureza Mental do Universo. Explica que O Todo é o Espírito, é Incognoscível e Indefinível em si mesmo, mas pode ser considerado como uma Mente vivente Infinita e Universal. O Todo é a realidade substancial que se oculta em todas as manifestações e aparências que conhecemos sob o nome de Universo Material, Fenômenos da Vida, Matéria, Energia, numa palavra, sob tudo o que tem aparência aos nossos sentidos materiais.

Este princípio nos ensina também que todo o mundo fenomenal ou universo é simplesmente uma Criação Mental do Todo, sujeita às Leis das Coisas criadas, e que o universo, como um todo, em suas partes ou unidades, tem sua existência na mente do Todo, em cuja Mente vivemos, movemos e temos a nossa existência.

Os cabalistas comparam o espírito ao éter que se acha dentro de um vidro. Enquanto o vidro estiver tapado, estará cheio de éter, mas desde que a rolha saia, o éter começará a sair também. O vidro sendo comparado ao corpo físico, a rolha ao astral e o éter ao espírito, o astral é que prende o espírito ao físico e assim como todo o éter não sai repentinamente do vidro, assim também a morte não se produz repentinamente. A matéria não é mais que a força mental coagulada. Para exprimir isto, os cabalistas comparam o espírito a um pedaço de estanho que, em contato com o calor, a luz divina, se derrete, se sutiliza e purifica; porém, estando afastado desse calor, endurece, condensa-se e cai na matéria.

2. O Princípio de Correspondência

“O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima.” – O Caibalion

Este princípio contém a verdade que existe uma correspondência entre as leis e os fenômenos dos diversos planos da Existência e da Vida. A compreensão deste princípio dá os meios de explicar muitos paradoxos obscuros e segredos da natureza, por meio dos quais o homem pode ver além dos obstáculos, que encobrem para a vista o desconhecido.

Do mesmo modo que o conhecimento dos princípios da geometria habilita o homem, enquanto estiver no seu observatório, a medir sóis longínquos, assim também o conhecimento o princípio da correspondência habilita-o a raciocinar inteligentemente do conhecido ao desconhecido. Estudando a mônada, ele chega a compreender o arcanjo.

3. O Princípio de Vibração

“Nada está parado; tudo se move; tudo vibra.” – O Caibalion

Este princípio encerra a verdade que tudo está em movimento, tudo vibra, nada está parado; fato que a ciência moderna observa, e que cada nova descoberta científica tende a confirmar. Explica que as diferenças entre as diversas manifestações de matéria, energia, mente e espírito, resultam das ordens variáveis de Vibração.

Desde o Todo, que é puro espírito, até a forma mais grosseira da matéria, tudo está em vibração; quanto mais elevada for a vibração, tanto mais elevada será a posição na escala. A vibração do espírito é de uma intensidade e rapidez tão infinitas que praticamente ele está parado, como uma roda que se move muito rapidamente parece estar parada. Na extremidade inferior da escala estão as grosseiras formas da matéria, cujas vibrações são tão vagarosas que parecem estar paradas.

Desde o corpúsculo e o elétron, desde o átomo e a molécula, até os mundos e universos, tudo está em movimento vibratório. Isto é verdade nos planos da energia e da força, que também variam em graus de vibração, assim como nos planos mentais, cujos estados dependem das vibrações, e também nos planos espirituais.

4. O Princípio de Polaridade

“Tudo é Duplo; tudo tem pólos; tudo tem o seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se tocam; todas as verdades são meias-verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados.” – O Caibalion

Este princípio explica os velhos paradoxos, que deixaram muitos homens perplexos, e que foram estabelecidos assim: a tese e a antítese são idênticas em natureza, mas diferentes em grau; os opostos são a mesma coisa, diferindo somente em grau; os pares de opostos podem ser reconciliados; os extremos se tocam; tudo existe e não existe ao mesmo tempo; há dois lados em tudo, etc.

Ele explica que em tudo há aspectos opostos, e que os opostos são simplesmente os dois extremos da mesma coisa, consistindo a diferença em variação de graus. O calor e o frio, por exemplo, ainda que sejam opostos, são a mesma coisa, e a diferença que há entre eles consiste somente na variação de graus; no termômetro não podemos descobrir onde termina o calor e começa o frio!

5. O Principio de Ritmo

“Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação.” – O Caibalion

Este princípio contém a verdade que em tudo se manifesta um movimento para diante e para trás, um movimento de atração e repulsão, um movimento semelhante ao do pêndulo, uma maré enchente e uma maré vazante. Existe sempre uma ação e uma reação, uma marcha e uma retirada, uma subida e uma descida.

Isto acontece nas coisas do universo, nos sóis, nos mundos, nos homens, nos animais, na mente, na energia e na matéria. Esta lei se manifesta na criação e destruição dos mundos, na elevação e na queda das nações, na vida de todas as coisas e nos estados mentais do homem.

6. O Principio de Causa e Efeito

“Toda a Causa tem seu Efeito, todo Efeito tem sua Causa; tudo acontece de acordo com a Lei; o Acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida; há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à Lei.” – O Caibalion

Este princípio contém a verdade que há uma Causa para todo o Efeito e um Efeito para toda a Causa. Explica que: Tudo acontece de acordo com a Lei, nada acontece sem razão, não há coisa que seja casual; que existem vários planos de Causa e Efeito, os planos superiores dominando os planos inferiores, nada podendo escapar da Lei.

7. O Principio de Gênero

“O Gênero está em tudo; tudo tem o seu princípio masculino e o seu princípio feminino; o gênero se manifesta em todos os planos.” – O Caibalion

Este princípio encerra a verdade que o gênero é manifestado em tudo, não só no plano físico, mas também nos planos mental e espiritual. No plano físico este princípio se manifesta como sexo, sendo que nos demais planos toma formas superiores.

Nenhuma criação física, mental ou espiritual, é possível sem este principio; ele opera sempre na direção da geração no plano físico, da regeneração no plano mental e da criação no plano espiritual.

A Transmutação Mental

“A Mente, tão bem como os metais e os elementos, pode ser transmutada de estado em estado, de grau em grau, de condição em condição, de pólo em pólo, de vibração em vibração. A verdadeira transmutação hermética é uma Arte Mental.” – O Caibalion

A palavra transmutar significa mudar de uma natureza, forma ou substância, em outra;ou seja, transformar. E da mesma forma, transmutação mental significa a arte de transformar e de mudar os estados, as formas e as condições mentais em outras.

Conforme o primeiro princípio, se o universo é mental na sua natureza, a transmutação mental pode ser considerada como a arte de mudar as condições do Universo, nas divisões de matéria, força e mente.

O Todo, o Absoluto

“Sob as aparências do universo, do tempo, do espaço e da mobilidade, está sempre encoberta a realidade substancial: a verdade fundamental.” – O Caibalion

A Substância é aquilo que se oculta debaixo de todas as manifestações exteriores, a essência, a realidade essencial, a coisa em si mesma, etc. Substancial é aquilo que existe atualmente, que é elemento essencial, que é real, etc.

A Realidade é o estado real, verdadeiro, permanente, duradouro, atual de um ente. Debaixo e dentro de todas as aparências ou manifestações exteriores, sempre houve uma Realidade substancial. Esta é a Lei.

Resumo feito por: Pedro Juchem - Bibliografia: O CAIBALION, autor Três Iniciados, Editora Pensamento

Lectorium Rosicrucianum

O conteúdo da Tábua de Esmeralda e dos textos do Corpus Hermeticum foram compilados e interpretados por J. van Rijckenborgh, Grão-Mestre da Escola Internacional da Rosacuz Áurea (Lectorium Rosicrucianum), nos 4 tomos do livro "A Gnosis Original Egípcia" (Uma edição antiga possui um título distinto "A Arquignosis Egípcia"). Ele apresenta uma visão Rosacruz e Gnóstica sobre o tema.

Biografia Hermes Trismegisto Parte 2


Hermes Trismegisto (em latim: Hermes Trismegistus; em grego Ἑρμῆς ὁ Τρισμέγιστος, "Hermes, o três vezes grande") é o nome dado pelos neoplatônicos, místicos e alquimistas ao deus egípcio Thoth (ou Tahuti), identificado com o deus grego Hermes. Ambos eram os deuses da escrita e da magia nas respectivas culturas.

Thoth simbolizava a lógica organizada do universo. Era relacionado aos ciclos lunares, cujas fases expressam a harmonia do universo. Referido nos escritos egípcios como "três vezes grande", era o deus do verbo e da sabedoria, sendo naturalmente identificado com Hermes. Na atmosfera sincrética do Império Romano, deu-se ao deus grego Hermes o epíteto do deus egípcio Thoth.

Como "escriba e mensageiro dos deuses", no Egito Helenístico, Hermes era tido como o autor de um conjunto de textos sagrados, ditos "herméticos", contendo ensinamentos sobre artes, ciências, religião e filosofia - o Corpus Hermeticum - cujo propósito seria a deificação da humanidade através do conhecimento de Deus. É pouco provável que todos esses livros tenham sido escritos por uma única pessoa, mas representam o saber acumulado pelos egípcios ao longo do tempo, atribuído ao grande deus da sabedoria.

O Corpus Hermeticum, datado provavelmente do século I ao século III, representou a fonte de inspiração do pensamento hermético e neoplatônico renascentista. Na época acreditava-se que o texto remontasse à antiguidade egípcia, anterior a Moisés e que nele estivesse contido também o prenúncio do cristianismo.

Segundo Clemente de Alexandria, eram 42 livros subdivididos em seis conjuntos. O primeiro tratava da educação dos sacerdotes; o segundo, dos rituais do templo; o terceiro, de geologia, geografia, botânica e agricultura; o quarto, de astronomia e astrologia, matemática e arquitetura; o quinto continha os hinos em louvor aos deuses e um guia de ação política para os reis; o sexto era um texto médico.

Costuma-se creditar também a Hermes Trismegisto o Livro dos Mortos ou o Livro da Saída da Luz, além do mais famoso texto alquímico, a "Tábua de Esmeralda".

Leis herméticas

Leis herméticas é um conjunto de princípios atribuídos a Hermes Trismegisto que formam uma filosofia que ficou conhecida como Hermetismo

As sete leis herméticas

As sete principais leis herméticas se baseiam nos princípios incluídos no livro Caibalion que reúne os ensinamentos básicos da Lei que rege todas as coisas manifestadas. A palavra Caibalion, na língua hebraica significa tradição ou preceito manifestado por um ente de cima. Esta palavra tem a mesma raiz da palavra Kabbalah, que em hebraico, significa recepção.

Lei do Mentalismo

"O Todo é Mente; o Universo é mental."

O universo funciona como um grande pensamento divino. É a mente de um Ser Superior que 'pensa' e assim é tudo que existe. É o todo. Toda a criação principiou como uma ideia da mente divina que continuaria a viver, a mover-se e a ter seu ser na divina consciência.

A matéria é como os neurônios de uma grande mente, um universo consciente e que 'pensa'. Todo o conhecimento flui e reflui de nossa mente, já que estamos ligados a uma mente divina que contém todo o conhecimento.

Lei da Correspondência

"O que está em cima é como o que está embaixo. E o que está embaixo é como o que está em cima"

A perspectiva muda de acordo com o referencial. A perspectiva da Terra normalmente nos impede de enxergar outros domínios acima e abaixo de nós. A nossa atenção está tão concentrada no microcosmo que não nos percebemos o imenso macrocosmo à nossa volta.

O princípio de correspondência diz-nos que o que é verdadeiro no macrocosmo é também verdadeiro no microcosmo e vice-versa.

Lei da Vibração

"Nada está parado, tudo se move, tudo vibra"

No universo todo movimento é vibratório. O todo se manifesta por esse princípio. Todas as coisas se movimentam e vibram com seu próprio regime de vibração. Nada está em repouso. Das galáxias às partículas sub-atômicas, tudo é movimento.

Todos os objetos materiais são feitos de átomos e a enorme variedade de estruturas moleculares não é rígida ou imóvel, mas oscila de acordo com as temperaturas e com harmonia. A matéria não é passiva ou inerte, como nos pode parecer a nível material, mas cheia de movimento. ou seja, tudo é energia e está em constante movimento.

Lei da Polaridade

"Tudo é duplo, tudo tem dois pólos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliados "

A polaridade revela a dualidade, os opostos representando a chave de poder no sistema hermético. Mais do que isso, os opostos são apenas extremos da mesma coisa. Tudo se torna idêntico em natureza. O pólo positivo + e o negativo - da corrente elétrica são uma mera convenção.

O claro e o escuro também são manifestações da luz. A escala musical do som, o duro versus o flexível, o doce versus o salgado. Amor e o ódio são simplesmente manifestações de uma mesma coisa, diferentes graus de um sentimento.

Lei do Ritmo

"Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação"

Pode se dizer que o princípio é manifestado pela criação e pela destruição. É o ritmo da ascensão e da queda, da conversão energia cinética para potencial e da potencial para cinética. Os opostos se movem em círculos.

É a expansão até chegar o ponto máximo, e depois que atingir sua maior força, se torna massa inerte, recomeçando novamente um novo ciclo, dessa vez no sentido inverso. A lei do ritmo assegura que cada ciclo busque sua complementação. tudo ocorre para que seja mantido o equilibrio.

Lei do Gênero

"O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gênero se manifesta em todos os planos da criação"

Os princípios de atração e repulsão não existem por si só, mas somente um dependendo do outro. Tudo tem um componente masculino e um feminino independente do gênero físico. Nada é 100% masculino ou feminino, mas sim um balanceamento desses gêneros.

Existe uma energia receptiva feminina e uma energia projetiva masculina, a que os chineses chamavam de yin yang. Nenhum dos dois pólos é capaz de criar sem o outro. É a manifestação do desejo materno com o desejo paterno.

Lei de Causa e Efeito

"Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade mas nenhum escapa à Lei"

Nada acontece por acaso, pois não existe o acaso, já que acaso é simplesmente um termo dado a um fenômeno existente e do qual não conhecemos e a origem, ou seja, não reconhecemos nele a Lei à qual se aplica.

Esse princípio é um dos mais polêmicos, pois também implica o fato de sermos responsáveis por todos os nossos atos. No entanto, esse princípio é aceito por todas as filosofias de pensamento, desde a antiguidade. Também é conhecido como karma.

Da Energia Latente no Ser Humano

Ser Humano (Ser) é Energia. Essa Energia é força de maior intensidade, de menor intensidade e de zero intensidade.

O Ser ativo, participativo, solidário, ético, optativo e decisivo é um Ser de Energia de intensidade alta, grande, maior.

Um Ser inativo, egoísta, passivo, corruptor, inoptativo e indeciso é um Ser de Energia de intensidade baixa, rasa, sofrível.

Um Ser doente, em fase terminal, é um Ser de intensidade de Energia igual a zero.

Um Ser que faz o mal, vive para o mal, pratica o mal, venera o mal, participa para o mal, tem o pensamento voltado para o mal, ludibria a vontade alheia em proveito próprio, tem uma Energia de intensidade sofrível.

Um Ser que é benevolente, que pratica boas ações, que venera o bem, faz o bem sem olhar a quem, ajuda ao próximo, tem o pensamento voltado para a prática do bem, é altruísta, provoca a paz entre os homens, tem uma Energia de intensidade maior.

Um esquema para melhor entender esse homem de Energia sofrível: A Elipse é aberta em ordenadas e abscissas negativas.

Um esquema para melhor entender esse homem de Energia maior: A Elipse é fechada em ordenadas e abscissas positivas.

Um esquema para melhor entender esse homem de Energia zero: A Elipse tem abscissas e ordenadas iguais.

Tábua de esmeralda

A Tábua de Esmeralda (ou Tábua Esmeraldina) é o texto escrito por Hermes Trismegisto que deu origem à Alquimia.

Surgiu primeiramente nos textos seguintes: Kitab Sirr al-Khaliqa wa Sanat al-Tabia (c. 650 d.C.), Kitab Sirr al-Asar (c. 800 d.C.), Kitab Ustuqus al-Uss al-Thani (século XII), e Secretum Secretorum (c. 1140).

Tabula Smaragdina

O texto em latim, escrito por João de Sevilha (Johannes Hispaniensis), em Secretum Secretorum, é apresentado abaixo:

(1) Verum sine mendacio, certum et verissimum:
(2) Quod est inferius est sicut quod est superius, et quod est superius est sicut quod est inferius, ad perpetranda miracula rei unius.
(3) Et sict omnes res fuerunt ab Uno, mediatione unius, sic omnes res natæ fuerunt ab hac una re, adaptatione.
(4) Pater ejus est Sol, mater ejus Luna;
portavit illud Ventus in ventre suo; nutrix ejus Terra est.
(5) Pater omnes Telesmi totius mundi est hic.
(6) Vis ejus integra est, si versa fuerit in Terram.
(7) Separabis terram ab igne, subtile a spisso, suaviter, cum magno ingenio.
(8) Ascendit a terra in cœlum, interumque descendit in terram et recipit vim superiorum et inferiorum.
(9) Sic habebis gloriam totius mundi.
(10) Ideo fugiet a te omnis obscuritas.
(11) Hic est totius fortitudinis fortitudo fortis: quis vincet omnem rem subtilem omnemque solidam penetrabit.
(12) Sic mundus creatus est.
(13) Hinc erunt adaptationes mirabiles quarum modus est hic.
(14) Itaque vocatus sum Hermes Trismegistus, habens tres partes philosophiæ totius mundi.
(15) Completum est quod dixi de Operatione Solis.

Tábua de Esmeralda

A tradução da Tabula Smaragdina segue-se:

(1) É verdade, certo e muito verdadeiro:
(2) O que está embaixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está embaixo, para realizar os milagres de uma única coisa.
(3) E assim como todas as coisas vieram do Um, assim todas as coisas são únicas, por adaptação.
(4) O Sol é o pai, a Lua é a mãe, o vento o embalou em seu ventre, a Terra é sua alma;
(5) O Pai de toda Telesma do mundo está nisto.
(6) Seu poder é pleno, se é convertido em Terra.
(7) Separarás a Terra do Fogo, o sutil do denso, suavemente e com grande perícia.
(8) Sobe da terra para o Céu e desce novamente à Terra e recolhe a força das coisas superiores e inferiores.
(9) Desse modo obterás a glória do mundo.
(10) E se afastarão de ti todas as trevas.
(11) Nisso consiste o poder poderoso de todo poder:
Vencerás todas as coisas sutis e penetrarás em tudo o que é sólido.
(12) Assim o mundo foi criado.
(13) Esta é a fonte das admiráveis adaptações aqui indicadas.
(14) Por esta razão fui chamado de Hermes Trismegisto, pois possuo as três partes da filosofia universal.
(15) O que eu disse da Obra Solar é completo.

Referencia:

The Book of the Secret of Secrets (Secretum secretorum)

Biografia Hermes Trismegisto parte 1

Uma das chaves para entender como o Universo funciona nos foi dada por Hermes-Toth, também conhecido como Hermes Trismegistus.

Algumas pessoas o consideram um deus, outras um grande iniciado, e algumas ainda acreditam que este nome represente uma das primeiras Ordens Iniciáticas do Antigo Egito e Grécia, cujos trabalhos de seus Iniciados perduram até os dias de hoje, através da ciência conhecida como Hermetismo. A seguir, falarei um pouco sobre quem foi esta figura e o que ele nos deixou de legado.

Toth (ou Thoth) é considerada uma das divindades mais importantes do Egito. Também chamado de “O escriba dos Deuses”, ele é geralmente descrito como tendo a cabeça de um Íbis.

Sua contraparte feminina era Maat, deusa da Justiça, e seu principal templo ficava em Khemennu (que os gregos chamavam de Hermopolis e os árabes de Eshmunen).

Mas Toth também tinha templos iniciáticos em Abydos, Hesert, Urit, Per-Ab, Rekhui, Ta-ur, Sep, Hat, Pselket, Tamsis, Antcha-Mutet, Bah, Amen-heri-ab e Ta-kens. Nestes templos, seus discípulos aprendiam as bases do que chamamos de “Livro de Toth”, ou como é conhecido pelos profanos, o Tarot.

As 78 lâminas, também chamada “Espelho da Alma”, são capazes de reproduzir simbolicamente todos os fluxos de energia que permeiam uma situação (as pessoas acreditam que o Tarot serve para “prever o futuro” mas isto não é verdade. Seu uso principal é para autoconhecimento). Falarei mais sobre Tarot em posts futuros.
Ele era considerado o coração e a língua de Rá, assim como a vontade de Rá traduzida para a fala (o Verbo). Dentro do Panteão Egípcio, ele possuía diversas funções muito importantes (entre elas, ensinar a escrita, magia, ciência, astrologia e ajudar no julgamento dos mortos).

Toth também é responsável pelo governo dos Planetas e das estações. È chamado de “Senhor das palavras Sagradas” pois foi ele quem inventou os hieroglifos e os números. Por ter sido o primeiro magista, Toth possuía mais poder até mesmo do que Osíris ou Rá.

Em algumas representações, podemos vê-lo com a crescente lunar sobre sua cabeça e sua figura carregando uma palheta e cinzel. Toth possuía duas esposas, Seshat e Nehmauit. Seu festival principal acontecia no décimo nono dia do mês de Toth, alguns poucos dias após a lua cheia do começo do ano.

Toth é considerado deus da Magia, escrita, invenções, profecia, música, tarot, conhecimento, ciências, medidas, matemática, fala, oráculos, julgamento, desenhos, arquitetura, gramática, teologia, hinos, aprendizado, livros, registros Akashicos, paz e orações.

Hermes também é tido como uma das mais importantes divindades gregas do Panteão Olímpico. Considerado o mais jovem dos deuses, ele é o protetor de todos os viajantes e ladrões, é o mensageiro dos deuses, responsável por levar a palavra dos deuses até os mortais (qualquer semelhança com Prometeu ou Lúcifer NÃO é mera coincidência); Hermes é o deus da eloqüência, ao lado de Apolo, é o Deus dos diplomatas e da diplomacia (que era chamada de Hermeneus pelos gregos) e é o deus dos mistérios e interpretações (da onde vem a palavra Hermenêutica). Além disto, era um dos únicos deuses que tinha permissão para descer ao Hades e partir quando desejasse. Todos os outros (incluindo Zeus) estavam sujeitos às leis de Hades.

Hermes tinha vários símbolos, mas os mais tradicionais eram as sandálias com asas, o caduceu (que curiosamente representa a Kundalini, duas serpentes enroscadas em um cajado) e a tartaruga (de cujo casco ele criou a primeira Lira).Como inventor de diversos tipos de corrida e também das lutas, Hermes era considerado o patrono dos atletas.

Finalmente, era tido como o inventor do Fogo (em alguns textos anteriores a Prometeu) e considerado um deus pregador de peças, que adorava aprontar com seus irmãos (isto desde seu nascimento, quando a primeira coisa que fez quando aprendeu a andar foi roubar os bois de Apolo e esconde-los). Hermes era patrono dos alquimistas, magos e filósofos.

Para os romanos, Mercúrio surgiu da fusão do deus Turms (Etrusco) com as características de Hermes grego, em aproximadamente 400 AC. Mercúrio tornou-se assim o deus do comércio (em muitos países o símbolo do Caduceu é usado para indicar administração e não medicina), das estradas e das relações de diplomacia.

Mercúrio não era tão popular entre os romanos como Hermes era entre os gregos, sendo considerado um deus menor dentro do Panteão romano.Mercúrio era patrono do comércio, transportes, sucesso, magia, viagens, apostas, atletas, eloqüência, mercadores e mensageiros.

Hermes Trismegistus é a tradução em latim e significa “Hermes, o três vezes grande”. Trata-se do nome dado pelos neoplatônicos, místicos e alquimistas ao deus egípcio Toth ou Tehuti, identificado com o deus grego Hermes. Ambos eram os deuses da escrita e da magia nas respectivas culturas.

Toth simbolizava a lógica organizada do universo. Era relacionado aos ciclos lunares, cujas fases expressam a harmonia do universo. Referido nos escritos egípcios como “duas vezes grande”, era o deus do verbo e da sabedoria, sendo naturalmente identificado com Hermes.

Na atmosfera sincrética do Império Romano, deu-se ao deus grego Hermes o epíteto do deus egípcio Toth.Como “escriba e mensageiro dos deuses”, no Egito Helenístico, Hermes era tido como o autor de um conjunto de textos sagrados, ditos “herméticos”, contendo ensinamentos sobre artes, ciências e religião e filosofia - o Corpus Hermeticum - cujo propósito seria a deificação da humanidade através do conhecimento de Deus.

É pouco provável que todos esses livros tenham sido escritos por uma única pessoa, mas representam o saber acumulada pelos egípcios ao longo do tempo, atribuído ao grande deus da sabedoria.Segundo Clemente de Alexandria, eram 42 livros subdivididos em seis conjuntos.

O primeiro tratava da educação dos sacerdotes; o segundo, dos rituais do templo; o terceiro, de geologia, geografia, botânica e agricultura; o quarto, de astronomia e astrologia, matemática e arquitetura; o quinto continha os hinos em louvor aos deuses e um guia de ação política para os reis; o sexto era um texto médico.

Também é creditado a Hermes Trismegistus, “O Livro dos Mortos” ou “O Livro da Saída da Luz” e o mais famoso texto alquímico - a “Tábua de Esmeralda”.

Biografia Raymond W. Bernard

Walter Siegmeister (1901–1965),mais conhecido como Dr. Raymond W. Bernard, PhD, foi um americano que viveu no início do século 20. Escritor esotérico, autor, místico e praticante de medicina alternativa, fez parte da subcultura da realidade alternativa.

Início da vida

Dr. Siegmeister nasceu de uma família de judeus russos na cidade de Nova York.Seu pai foi um cirurgião que começou a vida como um estudante de bioquímica na Alemanha. Siegmeister se formou na Colombia University em 1932, obteve seu Ph.D. em Educação na New York University.Sob o sobrenome Bernard, mais tarde se estabeleceu na Florida.Foi um escritor prolífico, de acordo com Guy Harwoord: "Após a morte de seu pai, a mãe de Walter enviava US$200 por mês provenientes do seguro de vida de seu pai. Assim conseguia dinheiro para sobreviver, viajar e publicar seus escritos. O irmão de Walter era responsável pelo departamento de Música em algumas escolas no Brooklyn."Este seu irmão foi o compositor americano Elie Siegmeister.

De acordo com Harwood, Siegmeister acreditava na religião Essênia, e escreveu sobre vários temas incluindo dietética, regeneração, medicina alternativa, longevidade, radiação, figuras históricas e mistérios antigos. Um de seus mais populares livros foi "The Hollow Earth". Ele escreveu uma nova introdução para "Bread From Stones" de Julius Hensel.

Contempâneos

Os contemporâneos de Siegmeister incluem autores como George R. Clements (também conhecido como Kenyon Klamonti, Karl Kridler e Hilton Hotema), Theos Bernard e Alexis Carrel, que escreveram sobre temas semelhantes. Através de seus textos e da polêmica teoria da Terra Oca, divulgou suas idéias de um mundo subterrâneo ocupado por raças não-humanas. Este tema foi estudado com profundidade por outros escritores que documentaram uma terra subterrânea e civilizações intraterrenas. Siegmeister também expôs sua pesquisa sobre o lugar mais seguro na Terra para proteção contra o decaimento radiotivo em prol da construção de um paraíso. [9] [10] A ideia foi desenvolvida mais tarde pelos escritos de Johnny Lovewisdom e depois Viktoras Kulvinskas.

Após uma pareceria de negócios com George R. Clements, vendendo terras para cultivo, Siegmeister viajou para o Equador em 1941.Onde encontrou John Wierlo (Johnny Lovewisdom) que tinha chegado em 1940. Conversaram sobre os planos de uma utopia paradisíaca e um super raça na selva equatoriana.Entretanto Wierlo afirmou que não estava planejando criar uma super raça, mas somente um Acampamento de Santos.

Ao retornar aos EUA, Siegmeister, agora chamado Dr Robert Raymond, continuou a vender seus livros sobre saúde, antes de retornar à América do Sul, onde vendeu mais livro sob o nome de Dr. Uriel Adriana, AB, MA, PhD. Depois da morte de sua mãe em 1955, se mudou para o Brasil para comprar terrenos e criar a super raça. No Brasil, renovou seu interesse em OVNIs, Atlântida, alienígenas, túneis subterrâneos e a teoria da terra oca. Siegmeister acreditava que o Brasil possuía entradas para túneis que levavam à terra oca.Em 1964, fundou uma editora em Nova York para publicar The Hollow Earth, que foi baseado no seu livro Flying Saucers from the Earth's Interior. O livro se tornou popular, entretanto, Siegmeister faleceu por pneumonia em 1965.Suas idéias sobre a terra oca foram mais tarde continuadas nos textos de David Hatcher Childress.

Publicações

Agharta, The Subterranean World
Apollonius The Nazarene - Mystery Man Of The Bible
Are Chemicals In Drinking Water Menacing Your Health? (1956)
Are The New Super Sprays Endangering Your Health? (1956)
Are You Being Poisoned By The Foods You Eat? (1956)
Bread From Stones - Bernard (intro)
Building of Vital Power
Constipation (3 volumes ) - Bernard, Tilden, Others, 1956
Creation Of The Superman
Danger We All Face (1960 Revised Edition)
Danger We All Face: The Radioactive Peril
Dead Sea Scrolls And The Life Of The Ancient Essene (1956)
Eat Your Way To Better Health
Enigma Of Woman
Entering The Kingdom
Escape From Destruction; How To Survive In The Atomic Age, 1956
Flying Saucers From The Earth's Interior
From Chrishna To Christ
Geriatrics
Great Secret Of Count Saint Germain
Health Through Scientific Nutrition
Herbal Elixirs Of Life (1966)
Hollow Earth
Meat: Eating A Cause Of Disease (1956)
Mysteries Of Human Reproduction
Mystery Of Menstruation
Newest Discoveries In Nutrition
Nutritional Methods Of Blood Regeneration / Nutritional Sex Control & Rejuvenation ( 2 volumes)
Nutritional Methods Of Intestinal Regeneration
Nutritional Sex Control And Rejuvenation
Organic Foods For Health (1956)
Organic Revolution In Nutrition
Organic Way To Health (4 volumes)
Physiological Enigma Of Menstruation
Physiological Enigma Of Woman: Mystery Of Menstruation
Physiological Methods Of Male And Female Regeneration (1955)
Pre-Natal Origin Of Genius (1962)
Pythagoras - The Immortal Sage
Regeneration
Rejuvenation Through Dietetic Sex Control
Revolt Against Chemicals
Science Discovers The Physiological Value Of Continence
Secret Life of Jesus the Essene
Secret Of Rejuvenation: Prof. Brown Sequard’s Great Discovery
Serpent Fire: Awakening Kundalini
Shall We Eat Bread? (1956)
Super Foods From Super Soil (1956)
Super Health Thru Organic Super Food (1958)
Unknown Life Of Christ (1966)

Biografia Ralph Maxwell Lewis

F.R.C. Ralph Maxwell Lewis (14 de Fevereiro de 1904 - 12 de Janeiro de 1987), famoso Rosacruz, escritor, místico; deu seqüência à obra do pai, Harvey Spencer Lewis, sendo o segundo Imperator da Ordem Rosacruz – AMORC (Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis) para a Jurisdição Internacional das Américas, Comunidade Britânica de Nações, França, Alemanha, Holanda, Suíça, Suécia e África deste segundo Ciclo Iniciático no Ocidente, de 1939 à 1987. Na Fédération Universelle des Ordres et Sociétés Initiatiques, FUDOSI, ele era conhecido com o nome místico de Sâr Validivar
Ralph Maxwell Lewis nasceu na Cidade de Nova Iorque, domingo, 14 de Fevereiro de 1904, às 10:30 horas. Filho do H. Spencer Lewis e de Marta Morphier Lewis, recebeu sua educação inicial em escolas da Cidade de Nova Iorque e em uma academia militar de Nova Jersey. Seu natural interesse por diversos assuntos, que só encontravam respostas convincentes nos ensinamentos da AMORC, levou-o a ingressar na Organização ainda muito cedo, cursando os seus Graus na Loja de San Francisco. Ao mesmo tempo, fez um consciencioso e sistemático estudo do pensamento filosófico de todas as épocas.

Em 1919, nesta Cidade, iniciou seus estudos de Direito e de Contabilidade, ao mesmo tempo em que se dedicava a trabalhos de escritório e a outras atividades para prover seu sustento. Desde adolescente manifestou profunda aversão pela rotina e por detalhes, embora possuísse uma incomum capacidade de organização. Já ocupações ou projetos que desafiassem sua imaginação e exigissem empreendimento criativo atraíam fortemente sua natureza. Pelos próximos quatro anos, quando o rádio ainda estava em sua infância e não havia qualquer aparelho receptor padronizado no mercado, colaborou com seu pai e outros pesquisadores em um laboratório especialmente equipado em um projeto de circuitos receptores e no aperfeiçoamento de diversos instrumentos.

Sua já mencionada aversão a detalhes deu origem a uma insatisfação mental insuperável, impelindo-o a buscar uma profissão que proporcionasse a liberdade necessária para dar vazão à sua imaginação. Foi por esse motivo que, na iminência de prestar exames para advogar no Foro, abandonou o curso de Direito. As questões abstratas começaram a exercer um fascínio cada vez maior sobre Ralph. Lia sobre oceanografia, arqueologia e geologia, especialmente os tópicos que penetravam no campo especulativo. Então, as conversas com seu pai acabaram por canalizar seu interesse para a ontologia, a metafísica e o misticismo.

Um fato muito interessante é que seu pai jamais insistiu com ele para que se tornasse membro ou estudante Rosa+Cruz. Todavia, as respostas e as explicações que recebia do pai para suas cogitações despertaram uma profunda admiração pelos ensinamentos Rosacruzes, tendo Ralph cruzado o Umbral da Ordem em 6 de Fevereiro de 1921, por permissão especial, exatamente oito dias antes de completar 17 (dezessete) anos. Passou pelos diversos Graus da Ordem na Loja de São Francisco e começou, a partir de então, a estudar, conscienciosa e sistematicamente, o pensamento filosófico de todas as épocas. Em 28 de Março de 1923 casou-se com Gladys Natishna Hammer, que ficaria conhecida de todos os Rosacruzes como Soror Gladys Lewis.

Em 1936 foi Iniciado na Ordem Rose-Croix Kabalistique e na Tradicional Ordem Martinista da Europa. Dentre as diversas distinções que recebeu, sobressaem o grau honorário de Doutor em Literatura pela Universidade de Pesquisas Anghra da Índia e a Estrela e a Cruz da Ciência, do Conselho Acadêmico Internacional.

Trabalhador incansável, foi nomeado Supremo Secretário da Ordem Rosacruz da América do Norte em 1924, sendo seu delegado em muitos eventos importantes. Em 12 de Agosto de 1939, pouco depois da transição do Dr. H. Spencer Lewis, assumiu o elevado cargo de Imperator.

Como Imperator, Ralph M. Lewis participou de Convenções Rosacruzes em quase todos os países em que a AMORC já estava estabelecida. Fundou as Grandes Lojas do Brasil, da Alemanha e do Japão. Expandiu extraordinariamente a Ordem, dando-lhe a expressão mundial que hoje possui.

Durante sua gestão, organizou e dirigiu várias expedições cinematográficas aos locais onde se desenvolveram antigas civilizações e aos berços de verdades religiosas pelo mundo. Seus filmes ainda são exibidos como atividade complementar do Museu Egípcio Rosacruz, em San José, Califórnia.

Dentre as múltiplas atividades de Ralph, contam-se a fundação da Grande Loja do Brasil, no verão de 1956, da qual, posteriormente, a Soror Maria A. Moura assumiu o cargo de Grande Mestre, e o restabelecimento da AMORC na França em 1959, onde foi instalado o Frater Christian Bernard como Grande Mestre. Presentemente o Frater Bernard é o Imperator da AMORC.

Nosso Irmão Ralph foi o criador e o incentivador de várias mudanças profundas nas normas administrativas da AMORC e na bendita e bem-aceita expansão da filiação de Sanctum. É, contudo, necessário que seja destacado que, à parte de seu amor filial por seu pai e de seu espírito empreendedor, prestou-lhe sempre grande respeito e admiração e manifestou-lhe de forma inquestionável a mais irrestrita lealdade. Fez atualização das monografias, devido à novos conhecimentos científicos e etc. Também foi responsável pela construção de edifícios para o Museu Egípcio Rosacruz, em 1966. Foi montada, também, na Morada do Silêncio uma estrutura administrativa que permite, inclusive, que Rosacruzes no momento sem condições de ali ficar às próprias expensas as tenham custeadas pela Ordem.

Ralph M. Lewis passou pela transição no dia 12 de Janeiro de 1987, deixando a Ordem Rosacruz - AMORC estruturada em todo o mundo.

SÍNTESE CRONOLÓGICA DA VIDA DE
RALPH MAXWELL LEWIS
(SÂR VALIDIVAR)
(LINHA DE TEMPO)
(1904  –  1987)

1904 - 14 de Fevereiro, 10,30 h: Nasce na Cidade de Nova Iorque, filho de Harvey Spencer Lewis e Mollie Goldsmith Lewis.

1909 - 27 de Janeiro: Nasce sua irmã Vivian Sybil Lewis.

1913 - Maio: Sua mãe passa pela transição e Ralph é mandado para Nova Jersey para viver com parentes e freqüentar a escola.

1914 - 27 de Junho: Seu pai se casa com Martha Morfier.

1915 - 1º de Abril: É constituído o Conselho Supremo da AMORC na Cidade de Nova Iorque. 27 de Junho: Nasce o irmão Earle Cromwell Lewis.

1917 - 18 de Abril: Nasce a irmã Madeleine Lewis.

1918 - Primavera: A família Lewis, com exceção de Ralph, muda-se para San Francisco.

1919 - Ralph reúne-se à família em San Francisco.

1921 - 6 de Fevereiro: Ralph associa-se à AMORC e serve na equipe ritualística da Loja San Francisco.


 1923 - 28 de Março: Casa-se com Gladys Natishna Hammer.

1924 - Março: É eleito Supremo Secretário da AMORC.

1925 - Junho: Viaja pela parte oriental dos EEUU a serviço da Ordem. Outono: A Suprema Grande Loja é transferida para Tampa, Flórida.

1927: Julho-Agosto: Primeira viagem à Europa. Países visitados: Inglaterra, França, Alemanha, Áustria, Tchecoslováquia, Itália, Holanda e Suíça. Novembro: A Suprema Grande Loja é transferida para San José, Califórnia.

1933 - Janeiro-Março: Profere um extenso ciclo de palestras nos EEUU.

1934 - Escala o flanco ocidental do monte Shasta.

1936 - Setembro-Novembro: Lidera uma expedição fotográfica da AMORC. Países visitados: Inglaterra, Bélgica, França, Egito, Palestina, Líbano, Síria, Iraque, Turquia, Grécia e Itália. É iniciado na Ordre Martinistique et Synarchique.

1938 - Setembro: Torna-se membro do Museu Americano de História Natural.

1939 - 2 de Agosto: Harvey Spencer Lewis – Sâr Alden - faz sua GRANDE INICIAÇÃO. MISSÃO CÓSMICA ROSACRUZ CUMPRIDA. 12 de Agosto: Ralph Maxwell Lewis é eleito Imperator da AMORC. Final de Agosto: É iniciado na Tradicional Ordem Martinista - TOM. 1º de Setembro: Tem início, na Europa, a Segunda Guerra Mundial. 3 de Setembro: Ralph é nomeado Legado Soberano do Conselho Soberano da TOM. 4 de Dezembro: Recebe, do Conselho Acadêmico Internacional, a Estrela e a Cruz da Ciência. 21 de Dezembro: Torna-se membro vitalício da Associação dos Índios Americanos Inc. com o nome honorário O-DO-WAN  —  FORTE CASTOR.

1940 - Início: O Supremo Conselho da TOM transfere-lhe o título de Supremo Grande Mestre Regional da Ordem Martinista nos EEUU, com autoridade para perpetuá-la. 7 de Março: É eleito Presidente do Supremo Conselho Internacional da ORDEM ROSÆ CRUCIS. 19 de Abril: Torna-se Grande Dignitário da Ordem da Coroa de Carlos Magno, França.

1941 - Abril: Lidera uma expedição fotográfica ao Peru.

1943 - Agosto: Escala o lado ocidental do MONTE Shasta.

1944 - Publica o livro Behold the Sign (Símbolos Antigos e Sagrados).

1945 - Janeiro: Torna-se membro da Maha Bodhi Society, Índia. Primavera: Visita diversas Lojas nos EEUU proferindo ciclos de palestras. Participa da Conferência de Segurança Mundial, em San Francisco. 7 de Maio: Termina a Segunda Grande Guerra.

1946 - Julho-Agosto: Assiste ao Conclave da Federation Universelle des Ordres et Societés Initiatiques - FUDOSI, em Bruxelas, Bélgica, que teve a finalidade de restabelecer grupos Rosacruzes europeus. Visita Oficiais da Ordem nos seguintes países: França, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Suécia e Inglaterra.
1948 - Outubro-Janeiro (1949): Lidera expedição fotográfica. Países visitados: China, Tailândia, Índia, Paquistão, Egito, Grécia, França e Inglaterra. Visita dignitários do Maha Bodhi em Calcutá, Índia. Publica o livro Sanctuary of Self (O Santuário do Eu).

1949 - 17 de Julho: Consagra o Templo Supremo.

1950 - A Grande Loja Alemã é estabelecida sob a égide da AMORC.

1951 - Agosto: Participa de diversos conclaves nos seguintes países: Inglaterra, França, Alemanha, Dinamarca e Suécia. A FUDOSI é dissolvida em 14 de Agosto. [Somando-se o dia e o mês de dissolução da FUDOSI — 14 + 8 — obtém-se 22. Este Número remete à Letra Hebraica TaV e à Lâmina do XXII do Tarô — O MUNDO: Movimento Rítmico, Crescimento e Sabedoria. Meditação. O BELO é o BEM que faz AMAR. O BEM é o BELO que CURA e VIVIFICA. A soma dos algarismos do ano é igual a 16, que se reduz a SETE. No Universo TUDO É SÉTUPLO.
(7 X 7 X 7 = 343 —› 10 —› UM)].

 1952 - Torna-se Membro Honorário da Legião Mexicana - organização cultural e científica.

1953 - Agosto-Setembro: Novas viagens: Inglaterra, França, Egito, Quênia, Tanganica, África do Sul e Austrália. Cria o filme Egito Eterno.

1954 - Janeiro: Participa de diversos conclaves nos EEUU.

1955 - Outubro: Faz visitas místicas aos países: México, Cuba, Haiti, República Dominicana, Porto Rico, Brasil e Peru. No Brasil, entre os dias 18 e 21, propôs a elevação do Capítulo São Paulo à condição de Loja. Em invocação especial, dedicou o Templo ao Serviço de Deus e da Humanidade aspergindo água do Rio Nilo que trouxera de sua viagem ao Egito, em 1953.

1956 - VERÃO: É FUNDADA A GRANDE LOJA DO BRASIL.
1957 - Agosto-Setembro: Assiste a conclaves nos seguintes países: Suécia, Itália, França e Inglaterra. Visita locais históricos na Grécia e na Turquia para filmar Odisséia do Egeu e Ilha Lendária. Publica o livro The Conscious Interlude (O Interlúdio Consciente).

1958 - Janeiro: Participa de convenções na Argentina, no Brasil e no Uruguai. Novembro-Dezembro: Lidera uma expedição fotográfica ao Yucatan, México.

1959 - Julho: Durante a Convenção em San José, Raymond Bernard é instalado Grande Mestre da França. Outubro-Novembro: Ralph participa de conclaves no Canadá, na Nova Zelândia, na Austrália e na Indonésia. Parte em expedição fotográfica pelos países: Indonésia, Ceilão, Índia e Egito. Os filmes oriundos dessa expedição são: Ilhas Místicas do Oriente, Egito: Berço e Cultura e O Vale do Nilo.

1960 - Outubro: Participa de diversos conclaves nos EEUU.

1961: Fevereiro: Visita a Venezuela, as Antilhas e o Brasil.

1962 - Janeiro: Cuida de assuntos administrativos no Japão, em Hong Kong, na Nova Zelândia e na Austrália. Agosto-Outubro: Participa de uma convenção em Paris. Visita diversos países, a saber: Inglaterra, Espanha, Marrocos, Senegal, Gana, Nigéria, Congo, África do Sul, Rodésia e Egito.

1963 - Outubro: Participa de vários conclaves nos EEUU. Novembro: Pronuncia diversas palestras na Nova Zelândia e na Austrália.

1964 - Fevereiro: Visita a Venezuela e as Antilhas Holandesas. Março: Celebra o 40º aniversário como Oficial da AMORC. Abril-Maio: Faz uma viagem administrativa à Alemanha. Julho: Participa de uma convenção em Paris; é agraciado com a Legião de Honra e a Ordem Nacional do Mérito. Em seguida, voa para o Brasil.

1965 - Abril: Faz uma viagem de pesquisas ao Egito. Agosto: Participa de uma convenção em Toronto, Canadá. Novembro: Participa das reuniões do Grande Conselho na Suíça e na França. Visita diversos sítios históricos na França.

1966 - Primavera: Torna-se membro da Patrie-Art-Humanisme-Civisme, um movimento artístico e patriótico-apolítico da França. 13 de Maio: Recebe o Diploma de Mérito da Câmara de Comércio de San José, Califórnia, por ser membro há mais de 25 anos. SETEMBRO: INSTALA MARIA A. MOURA COMO GRANDE MESTRE DO BRASIL. Visita o Brasil, a Argentina, o Chile e a Guatemala. Publica o livro Cosmic Mission Fulfilled (Missão Cósmica Cumprida).

1967 - Abril-Maio: Visita a Cidade do México e a Cidade de Nova Iorque. Agosto-Setembro: Visita várias Lojas francesas e é condecorado com medalhas honoríficas pelos Prefeitos de Marselha e de Pau. Depois segue viagem para a Alemanha. Posteriormente vai à Inglaterra e à Polônia.

1968 - Abril-Maio: Consagra um Templo no Panamá. Outubro: Participa de uma convenção em Frankfurt, Alemanha. Depois, visita a Suíça, a Inglaterra, a França, a Holanda e a Suécia.

1969 - Faz as seguintes visitas: Japão, Hong Kong, Tailândia, Nepal, Índia, Irã, Turquia e Grécia.

1970 - Julho: Participa de convenção em Toronto, Canadá. Visitas: França, Malta, Itália, Chipre e Inglaterra. Novembro: Participa da convenção de Curitiba, Brasil.

1971 - Fevereiro: Inaugura o novo prédio administrativo no Parque Rosacruz. Abril-Maio: Participa de diversos conclaves nos EEUU. Julho: Participa da convenção em Miami Beach, Flórida. Novembro: Visita a Inglaterra, a França, a Suíça, o Líbano e a Tunísia.

1973 - Setembro: Participa da convenção em Montreux, Suíça. Instala Wilhelm Raab como Grande Mestre da Alemanha. Visita a França e Israel. Publica o livro Yesterday Has Much To Tell (O Passado Tem Muito a Revelar).

1974 - Fevereiro: Celebra o 50º aniversário como Oficial da AMORC. Agosto: Faz uma viagem fotográfica à Grécia e à Suíça. Participa de convocações na Inglaterra e na França.

1975 - Maio-Junho: Visitas: México, Japão, Formosa, Tailândia, Índia, Paquistão e Grécia. Agosto: Visita a Itália. Outubro: Participa da convenção mundial em Curitiba, Paraná. Depois, visita o Panamá e a Guatemala.

1976 - Visita a França.

1977 - Abril: Visita a Guatemala e o Brasil. Agosto: Participa de convenção em Paris. Depois viaja para a Inglaterra. Posteriormente vai à Grécia.

1978 - 20 de Fevereiro: Gladys Lewis passa pela transição.

1979 - Julho: Participa de convenção em Québec, Canadá.

1980 - Maio: Visita a Inglaterra.

1982 - 16 de Janeiro: Casa-se com Margareth Rockfeller Burt. 5 de Outubro: Torna-se Grande Mestre da Ordem da Estrela Equatorial, Gabão. Publica o livro Through the Mind's Eye (O Olho da Mente).

1983 - Visita a Inglaterra e a França.

1987 - 12 de Janeiro: MISSÃO CÓSMICA ROSACRUZ CUMPRIDA. Ralph Maxwell Lewis - Sâr Validivar - faz sua GRANDE INICIAÇÃO.
UMA VERDADEIRA ILUMINAÇÃO NÃO PODE SER MISTICAMENTE ALCANÇADA SE SEU CONTEÚDO NÃO FOI PRIMEIRO CONSIDERADO INTELECTUALMENTE.

       A RAZÃO DEVE SER O ALICERCE SOBRE O QUAL ASSENTE A BUSCA DA ILUMINAÇÃO MÍSTICA OU MEDITAÇÃO. A MEDITAÇÃO DEVE SER O CRÍTICO DA RAZÃO. AQUELE QUE NÃO PENSA PRIMEIRO, NÃO PREPARA NADA QUE POSSA REFLETIR A LUZ DO DISCERNIMENTO MÍSTICO.

Ralph Maxwell Lewis

Invocações e Evocações: Vozes Entre os Véus

Desde as eras mais remotas da humanidade, o ser humano buscou estabelecer contato com o invisível. As fogueiras dos xamãs, os altares dos ma...