Grande parte do folclore astrológico que colori a imaginação dos autores de almanaques, folhetins e jornais deriva dos estudos e compilações dos textos dos sábios astrólogos que viveram até os meados do século XVII. Dentre eles se destaca William Lilly, que ao lado de Morin de Villefranche, resgataram e reescreveram uma longa tradição astrológica desde o tempo de Claudio Ptolomeu.
A noção superficial que hoje atribuímos aos planetas quando associados às plantas, animais, alimentos, cores, dias da semana, pedras e outros elementos é um resíduo vulgar do estudo destes grandes astrólogos que ao transmitirem a tradição astrológica souberam também atualizar o conhecimento acumulado por este saber ao longo de mais de 4.000 anos.
William Lilly em sua obra Astrologia Cristã nos oferece um rico material de estudo que não encontramos mais em autores modernos. As diretrizes do estudo astrológico recriaram no imaginário popular, de nossos dias, a mesma ilusão que fomentou as crenças dos povos em outros tempos. Por isso, e, sobretudo através da leitura deste autor, é possível discernir dentre os mitos astrológicos que rondam os jornais, a televisão e a internet, qual a verdadeira razão e origem de certos ditos astrológicos.
O mito astrológico é uma criação do imaginário popular. A astrologia é um estudo de natureza superior, que em razão de sua elevada visão e retidão de seus princípios, não está de fato acessível às massas, se não de modo tolo e superficial.
Estes breves excertos da obra de William Lilly pode nos ajudar a entender de onde vieram certas fantasias astrológicas de nosso tempo que invariavelmente se distanciam e desfiguram seu sentido original e sua razão de ser, distorcendo sua finalidade superior, como adverte nosso autor no prólogo de sua obra.
δ
Ao Estudante de Astrologia
Meu amigo, quem quer que sejas, que com tanta facilidade receberás o benefício dos meus duros estudos, e que pretendes prosseguir neste celestial conhecimento das estrelas, nas quais os grandes e admiráveis trabalhos do invisível e todo glorioso Deus são tão manifestamente aparentes. Em primeiro lugar, considera e admira o teu Criador, e sê-lhe grato, sê humilde, e não deixes que qualquer conhecimento natural, não importando quão profundo ou transcendente, deslumbre a tua mente a ponto de a fazer negligenciar aquela Divina Providência, a cuja onipresente ordem e determinação todas as coisas, celestiais e terrenas, devem o seu constante movimento; mas quanto mais o teu conhecimento for aumentado, mais deves engrandecer o poder e a sabedoria de Deus Todo Poderoso, e esforçar-te por preservar os seus favores, sabendo que quanto mais pio fores e mais próximo de Deus estiveres, mais puro será o julgamento que darás. Acautela-te contra o orgulho e a presunção, e lembra-te que há muito que nenhuma criatura irracional se atreve a ofender o homem, o microcosmo, antes o servindo e lhe obedecendo fielmente desde que ele se mantenha senhor da sua própria razão e das suas paixões, ou até que ele submeta a sua vontade à sua parte irracional. Mas, quando a iniquidade abunda e o homem entrega as rédeas aos seus próprios afetos, e desiste da razão, então todos os animais, criaturas e coisas evidentemente nefastas, se tornam rebeldes e desobedientes ao seu comando. Sê fiel, Oh homem! ao teu Deus e aos princípios corretos, depois considera a tua própria nobreza e como todas as coisas criadas, tanto presentes como futuras, foram criadas por tua causa; por tua causa, Deus tornou-se homem; tu és essa criatura que, tendo conhecido Cristo, vive e reina acima dos céus, e se senta acima de todo o poder e autoridade. Com quantas preeminências, privilégios, vantagens te abençoou Deus? Tu estás acima dos céus através da contemplação, concebes o movimento e a magnitude das estrelas; tu falas com os anjos, até com o próprio Deus; tu tens todas as criaturas sob o teu domínio, e manténs os demônios em sujeição. Não desfigures a tua natureza, nem te tornes indigno de tais dons, nem te prives de tão grande poder, glória e bênçãos que Deus te atribuiu, afastando-te do seu temor, a troco da posse de alguns prazeres imperfeitos.
Tendo considerado o teu Deus, e o que tu próprio és, enquanto fores servo de Deus, recebe agora instrução em como na tua prática gostaria que te comportasses. No teu contato diário com os céus, instrui e forma a tua mente de acordo com a imagem da Divindade; aprende todos os ornamentos da virtude e sê suficientemente instruído nela; sê humano, educado, afável para com todos, de fácil acesso, não aflijas os miseráveis com o terror de um julgamento severo; nesses casos, dá-lhes a conhecer o seu duro destino gradualmente; diz-lhes que peçam a Deus que afaste os julgamentos que se aproximam; sê modesto, convivendo com homens sábios, educados e sóbrios, não ambiciones um patrimônio; dá gratuitamente aos pobres, tanto dinheiro como julgamento; não deixes que nenhuma riqueza terrena provoque em ti um julgamento errado, ou tal que desonre a arte ou esta divina ciência. Ama homens bons, estima aqueles homens honestos que sinceramente estudam esta arte. Sê frugal ao dar julgamento contra o Estado em que vives. Não dês julgamento sobre a morte do teu príncipe; eu sei contudo por experiência que reges subjacent legibus stellarum. Casa com uma mulher tua, alegra-te com o número dos teus amigos, evita a lei e a controvérsia; no teu estudo, sê totus in illisde forma que possas ser singulus in arte; não sejas extravagante ou desejoso de aprender todas as ciências, não sejas aliquat in Omnibus; sê fiel, tenaz, não traindo os segredos de ninguém; não, ordeno-te, nunca divulgues a confiança em ti depositada por amigos ou inimigos. Ensina todos os homens a viver bem, sê tu próprio um bom exemplo, evita as modas da época, ama a tua pátria natal; não repreendas nenhum homem, não, nem um inimigo; não te desapontes se falarem mal de ti, conscientia mille testes; Deus não deixa nenhum pecado sem castigo, nem nenhuma mentira sem vingança.
Das Casas
Das doze casas, a sua natureza e significado
Conforme foi dito, há doze signos e também doze casas do céu, de forma que vamos agora referir a natureza dessas doze casas; o seu conhecimento é tão necessário que aquele que aprenda a natureza dos planetas e signos sem o exato julgamento das casas é como um homem imprevidente que se abastece de uma variedade de objetos para casa, não tendo lugar para os colocar.
Não há nada que diga respeito à vida do homem neste mundo que de uma forma ou de outra não tenha relação com uma das doze casas do céu e, tal como os doze signos dizem respeito aos diferentes membros do corpo humano, assim também as doze casas representam não só as várias partes do ser humano, mas também os seus atos, qualidade de vida e vivência, e a curiosidade e o critério dos nossos antepassados na astrologia era tal, que deram a cada casa um significado particular, e assim distinguiram os acontecimentos humanos através das doze casas, de forma que àquele que entenda as perguntas pertencentes a cada uma delas não faltarão suficientes bases sobre as quais julgar ou dar uma resposta razoável sobre qualquer eventual incidente e sobre o seu sucesso.
Da primeira casa e do seu significado
A primeira casa contém toda a parte do céu desde a linha em que o número um se encontra, até ao número dois, em que começa a segunda casa.
Tem significação sobre a vida do homem, a sua estatura, cor, tez, forma e feitio daquele que faz a pergunta, ou que nasceu; nos eclipses e grandes conjunções, e quando do ingresso anual do Sol em Áries, significa o povo, ou o estado geral do país onde a figura foi levantada.
E como é a primeira casa, representa a cabeça e o rosto do homem, de forma que se Saturno, Marte ou o Nó Sul estiverem nessa casa, quer no momento da pergunta, quer no momento do nascimento, observar-se-á algum defeito na cara, ou no membro correspondente ao signo que está então na cúspide da casa; assim, se Áries estiver no ascendente, a marca, verruga ou cicatriz está com certeza na cabeça ou na cara; e se ascendem poucos graus do signo, a marca está na parte superior da cabeça; se o meio do signo estiver na cúspide, a verruga, marca ou cicatriz está no meio da cara ou perto dela; se ascendem os últimos graus, a cara está marcada perto do queixo, junto ao pescoço. Isto verifiquei ser verdadeiro em centenas de exemplos.
Das cores, pertence-lhe o branco; ou seja, se um planeta estiver nesta casa, que tem o significado de branco, a tez da pessoa é mais pálida, branca ou sem cor; ou se se pergunta sobre a cor das roupas de qualquer homem, se o seu significador estiver na primeira casa, e num signo correspondente, a roupa da pessoa é branca ou cinzenta, ou próxima dessa cor, o mesmo acontecendo se a pergunta for sobre gado; quando os seus significadores se encontram nesta casa, denotam que são dessa cor ou próxima. A casa é masculina.
Os co-significadores desta casa são Áries e Saturno; pois tal como esta casa é a primeira casa, assim também Áries é o primeiro signo e Saturno o primeiro dos planetas, e portanto quando Saturno está apenas moderadamente bem fortificado nesta casa, e em aspecto benevolente com Júpiter, Vênus, Sol ou Lua, promete uma boa e sóbria constituição física e normalmente longa vida; Mercúrio tem também alegria nesta casa, porque ela representa a cabeça e ele a língua, a imaginação e a memória; quando está bem dignificado e posicionado nesta casa, produz bons oradores; é chamada o ascendente, porque quando o Sol chega à cúspide desta casa, ascende ou levanta-se e torna-se visível no nosso horizonte.
Perguntas respeitantes à segunda casa
Desta casa pede-se julgamento respeitante ao patrimônio ou fortuna daquele que faz a pergunta, à sua riqueza ou pobreza, a todos os seus bens móveis, dinheiro emprestado, ao lucro ou ganho, perda ou prejuízo; em processos legais, significa os amigos ou ajudantes da pessoa; em duelos privados, os padrinhos do querente; num eclipse ou grande conjunção, a pobreza ou a riqueza do povo; na entrada do Sol em Áries, representa as munições, os aliados e o apoio que o Estado receberá; indica as suas reservas.
Num ser humano, representa o pescoço e a sua parte posterior até aos ombros; nas cores, o verde.
Assim, se alguém perguntar sobre qualquer coisa especificada acima como desta casa, deve-se procurar o significado a partir dela. É uma casa feminina e sucedente, chamada por alguns autores latinos Anaphora.
Tem como co-significadores Júpiter e Touro; pois se Júpiter estiver colocado nesta casa, ou for seu regente, é indicação de patrimônio ou fortuna; o Sol e Marte nunca estão bem posicionados nesta casa, qualquer deles mostrando dispersão de bens, conforme a capacidade e a qualidade daquele que nasce ou que faz a pergunta.
A terceira casa
Significa os irmãos, irmãs, primos ou familiares, vizinhos, pequenas viagens, ou viagens por terra, mudanças frequentes de um lugar para outro, epístolas, cartas, rumores, mensageiros. Rege os ombros, braços, mãos e dedos.
Das cores, governa o encarnado e o amarelo, ou castanho encarniçado. Tem como co-significadores o signo de Gêmeos e o planeta Marte, que é uma razão porque Marte nesta casa, a não ser que esteja junto a Saturno, não está muito desafortunado; é uma casa cadente e é a alegria da Lua, pois se ela lá estiver posicionada, especialmente num signo cardeal, é indicação de muitas viagens para aqui e para ali, ou de que raramente se estará parado. A casa é masculina.
A quarta casa
Dá julgamento sobre os pais em geral, e sempre sobre o pai de quem pergunta; sobre terras, casas, edifícios, heranças, o cultivo da terra, tesouros escondidos, a decisão ou o final de qualquer coisa; todas as antigas habitações, jardins, campos, pastagens, pomares; a qualidade e natureza dos terrenos que a pessoa compra, se são vinhas, campos de milho, etc., diz se o terreno será florestado, pedregoso ou estéril.
O signo na quatro denota a cidade, o seu regente representa o governador. Rege o peito e os pulmões.
Das cores, o encarnado. O seu co-signifícador é Câncer e o planeta Sol; chamamos-lhe o ângulo da terra, ou Imum Coeli; é feminino e é o ângulo Norte. Nas natividades ou perguntas, esta quarta casa representa o pai, tal como o Sol durante o dia e Saturno durante a noite; contudo, se o Sol lá estiver colocado, não está mal, mostrando antes que o pai tem uma nobre disposição, etc.
A quinta casa
Por esta casa julgamos sobre os filhos, as embaixadas, o estado de uma mulher grávida, os banquetes, as cervejarias, tabernas, divertimentos, mensageiros ou agentes de repúblicas; sobre o patrimônio do pai, as munições de uma cidade sitiada; se a mulher grávida dará à luz uma pessoa do sexo masculino ou feminino; da saúde ou doença do filho ou filha daquele que faz a pergunta.
Rege o estômago, fígado, coração, costelas e costas, e é masculina.
Das cores, o preto e o branco, ou a cor de mel, e é uma casa sucedente; os seus co-significadores são Leão e Vênus, que tem a sua alegria nesta casa, por ser a casa do prazer, deleite e divertimento; é completamente desafortunada por Marte ou Saturno, e estes lá colocados mostram filhos desobedientes e perversos.
A sexta casa
Diz respeito aos criados e criadas, escravos, porcos, ovelhas, bodes, lebres, coelhos, todo o tipo de gado menor e o lucro ou perda deles resultante; à doença, a sua qualidade e causa, o humor principal que a provoca, se tem cura ou é incurável, se a doença será curta ou longa; jornaleiros, rendeiros, lavradores, pastores, guardadores de porcos, vaqueiros, guardas de caça; e significa tios ou irmãos e irmãs do pai.
Rege a parte inferior da barriga e intestinos até às nádegas; esta casa é feminina e cadente, desafortunada por não fazer aspecto ao ascendente.
Das cores, o negro. Marte alegra-se nesta casa, mas o seu co-significador é o signo Virgem e o planeta Mercúrio; geralmente verificamos que Marte e Vênus em conjunção nesta casa são indicações de um bom médico.
A sétima casa
Dá julgamento sobre o casamento e descreve a pessoa sobre quem se pergunta, quer seja homem ou mulher, todo o tipo de perguntas de amor, os nossos inimigos públicos; o arguido num processo litigioso, na guerra define a parte oposta; todas as desavenças, duelos, processos legais, na astrologia o próprio artista; na medicina o médico; ladrões e roubos; a pessoa que rouba, quer seja homem ou mulher, esposas, namoradas; o seu aspecto, descrição, condição, nobre ou ignobilmente nascidas; num ingresso anual, se se deve esperar guerra ou paz; da vitória, quem vence e quem perde; fugitivos, homens banidos ou fora da lei.
Tem como co-significadores Libra e a Lua; Saturno ou Marte desafortunados nela, indicam desventura no casamento. Da cor, uma cor negra escura.
Rege as ancas, e do umbigo às nádegas; é chamada o ângulo do ocidente e é masculina.
A oitava casa
O patrimônio de homens falecidos, a morte, a sua qualidade e natureza; as últimas vontades, legados e testamentos de homens falecidos; dote da mulher, dote da donzela, quer seja muito ou pouco, de obtenção fácil ou difícil. Nos duelos representa o padrinho do adversário; nos processos legais, os amigos do arguido. Que tipo de morte terá um homem. Significa medo e angústia mental. Quem usufruirá ou será herdeiro do falecido. Rege as partes privadas. Das cores, o verde e o preto.
Dos signos, tem Escorpião e Saturno como co-significadores, as hemorroidas, os cálculos renais, a estrangúria (dificuldade de urinar acompanhada de dor), os venenos e a bexiga são regidas por esta casa; é uma casa sucedente e feminina.
A nona casa
Por esta casa damos julgamento sobre as viagens ou longas travessias além-mar, sobre homens religiosos, ou clérigos de qualquer tipo, quer sejam bispos ou sacerdotes inferiores; sonhos, visões, países estrangeiros, livros, estudos, subsídios da Igreja ou benefícios eclesiásticos, colações; sobre os familiares da mulher da pessoa.
Das cores, pertencem-lhe o verde e o branco.
No corpo humano, rege as nádegas, as ancas e as coxas, Sagitário e Júpiter são co-significadores desta casa, pois se Júpiter lá estiver colocado, significa naturalmente um homem devoto na sua religião, ou alguém dado à modéstia; tenho frequentemente observado que quando a Cauda do Dragão, ou Marte, ou Saturno estão desafortunadamente colocados nesta casa, o querente é pouco melhor do que um ateu, ou um fanático furioso; o Sol rejubila nesta casa, que é masculina e cadente.
A décima casa
Geralmente personifica reis, príncipes, duques, condes, juízes, oficiais superiores, comandantes em chefe, quer de exércitos ou de cidades; todo o tipo de magistrados e oficiais de autoridade, mães, honra, promoção, dignidade, posição, advogados; a profissão ou ofício que qualquer pessoa tem; significa reinos, impérios, ducados, províncias.
Pertencem-lhe as cores encarnada e branca e rege os joelhos e as coxas.
É chamado o Medium Coeli, ou meio-do-céu e é feminino. Os seus co-significadores são Capricórnio e Marte; tanto Júpiter como o Sol afortunam muito esta casa quando lá estão posicionados, Saturno e o Nó Sul geralmente negam honra a pessoas de distinção ou dão escasso apreço público a uma pessoa comum e pouca alegria na sua profissão, ofício ou mister, se for um artífice.
A casa onze
Representa naturalmente os amigos e a amizade, a esperança, a confiança, a segurança, o louvor ou a crítica de qualquer pessoa; a fidelidade ou a falsidade dos amigos; quanto aos reis, personifica os seus favoritos, conselheiros, servidores, os seus associados ou aliados, o seu dinheiro, finanças ou tesouro; representa cortesões, etc. Num Estado governado por uns poucos Nobres e Comuns, personifica a sua ajuda no Conselho; assim, em Londres a casa dez representa o Lord Mayor; a onze o Conselho dos Comuns; o ascendente representa a generalidade do povo da dita cidade.
Dos membros, rege as pernas até aos tornozelos.
Das cores, rege o açafrão ou amarelo.
Tem o signo Aquário e o planeta Sol como co-significadores; Júpiter rejubila especialmente nesta casa; é uma casa sucedente e masculina e em virtude é equivalente à sétima ou quarta casas.
A casa doze
Significa os inimigos ocultos, bruxas, grande gado, tal como cavalos, bois, elefantes, etc. Tristeza, tribulação, encarceramento, todo o tipo de aflições, destruição da própria pessoa, etc., e significa aqueles homens que maldosamente minam os seus vizinhos, ou informam secretamente contra eles.
Tem como co-significadores Peixes e Vênus; Saturno alegra-se muito nessa casa, pois Saturno é naturalmente o autor de desgraças; e rege os pés no corpo humano.
Na cor representa o verde.
É uma casa cadente, feminina, e por vezes vulgarmente chamada Cataphora, como se pode chamar a todas as casas cadentes. Este é o verdadeiro caráter das várias casas, de acordo com a doutrina Ptolomaica, e a experiência que eu próprio tenho tido durante vários anos. Devo confessar que os Árabes fizeram várias outras divisões das casas, mas na minha prática nunca pude verificar qualquer veracidade nelas, portanto não digo nada sobre elas.
§
Dos Planetas
Do planeta Saturno e os seus significados.
É geralmente chamado Saturno, mas em alguns autores Chronos, Phaenon, Falcifer.
Cor – É o mais supremo ou mais elevado de todos os planetas; está colocado entre Júpiter e o firmamento, não é muito brilhante ou magnífico, nem bruxuleia, sendo de uma cor pálida, branca ou cinza chumbo, lento de movimento, completando o seu percurso através dos doze signos do zodíaco em 29 anos, 157 dias ou perto disso;
Movimento – O seu movimento médio é de dois minutos e um segundo; o seu movimento diurno é por vezes de três, quatro, cinco ou seis minutos, raramente mais;
Latitude – a sua maior latitude Norte da eclíptica é dois graus e 48 minutos; a sua latitude Sul da eclíptica é de dois graus e 49 minutos; e não os ultrapassa.
Domicílios – No zodíaco, tem dois dos doze signos como seus domicílios, Capricórnio o seu domicílio noturno, e Aquário o seu domicílio diurno; tem exaltação em Libra e sofre a sua queda em Áries; rejubila no signo de Aquário.
Triplicidade – Governa a triplicidade do ar durante o dia, que é composta pelos signos de Gêmeos, Libra e Aquário;
Permanece retrógrado durante 140 dias. Está cinco dias na sua primeira estação antes da retrogradação, e outros tantos na sua segunda estação antes da direção.
Natureza – É um planeta diurno, frio e seco (visto estar tão longe do calor do Sol) e de vapores úmidos, melancólico, terreno, masculino, a grande infortuna, autor da solidão, malévolo, etc.
Modos e atos, quando bem dignificado – É então profundo na imaginação, severo nos seus atos, reservado nas palavras, muito parco no falar e no dar, paciente no trabalho, grave na argumentação e na disputa, estudioso e solícito na obtenção dos bens desta vida, austero em todo o tipo de atos.
Quando mal dignificado – É então invejoso, ambicioso, ciumento e desconfiado, medroso, sórdido, superficial, dissimulado, preguiçoso, suspeitoso, teimoso, desdenhoso das mulheres, mentiroso, maldoso, maledicente, nunca contente, sempre queixoso.
Corpo físico – Na maioria das vezes o seu corpo é frio e seco, de estatura média; a sua tez é pálida, escura ou lamacenta, os seus olhos pequenos e pretos, olhando para baixo, uma testa ampla, cabelo preto ou escuro, áspero ou grosseiro, grandes orelhas, sobrancelhas baixas e descaídas, lábios e nariz grossos, uma barba esparsa ou rala, um rosto pesado, desagradável, caminhando com a cabeça para a frente ou encurvando-a, os seus ombros são largos e grandes, e muitas vezes curvos, a sua barriga um tanto curta e flácida, as suas coxas secas, magras e curtas; os seus joelhos e pés indecentes, muitas vezes arrastando-se ou batendo um contra o outro, etc.
Oriental – Deve-se observar se Saturno está oriental do Sol, a estatura sendo então mais baixa, mas decente e bem composta.
Ocidental – A pessoa é mais escura e magra, e tem menos pelos; e mais uma vez, se lhe falta latitude, o corpo é mais magro, se tem grande latitude, o corpo é mais gordo ou carnudo; se a latitude for meridional ou Sul, mais carnudo, mas rápido de movimentos.
Se a latitude for Norte, cabeludo e muito carnudo.
Saturno na sua primeira estação, um pouco gordo.
Na sua segunda estação, gordo, corpos com mau aspecto e fracos; e isto deve ser observado constantemente com todos os outros planetas.
Qualidade dos homens – Em geral significa lavradores, rústicos, pedintes, jornaleiros, velhos, pais, avôs, monges, jesuítas, fanáticos.
Profissão – Curtidores de couros, coletores noturnos, mineiros subterrâneos, latoeiros, oleiros, varredores, canalizadores, fabricantes de tijolos, fabricantes de malte, limpa-chaminés, acólitos das igrejas, carregadores dos mortos, trabalhadores do lixo, estalajadeiros, carvoeiros, carroceiros, jardineiros, cavadores de trincheiras, merceeiros, tintureiros de panos pretos, guardadores de gado, pastores ou vaqueiros.
Doenças – Todos os impedimentos do ouvido direito, dentes, todas as sezões quartãs resultantes de indisposições frias, secas e melancólicas, lepras, reumas, tísicas pulmonares, icterícias negras, paralisia, tremores, medos vãos, fantasias, hidropisia, gota da mão e do pé, apoplexias, excesso de fluxo das hemorróidas, hérnias se estiver em Escorpião ou Leão, em qualquer mau aspecto com Vênus.
Sabores – Ácidos, amargos, agrestes; no corpo humano, rege principalmente o baço.
Ervas e Plantas – “Bearsfoot” (Acanto), “starwort”, acônito (variedade de arnica), heléboro branco e negro, meimendro, ceterach, bardana, cenoura branca, serpentária, pulsatilla, verbena, mandrágora, papoila, musgo, soloano (erva moira), angélica, salva, buxo, atriplex, espinafres, bolsa de pastor, cuminhos, equisetum, fumaria officinalis.
Árvores – Tamargueira, juniperus sabina, cassia, alcaparras, arruda, polipódio, salgueiro, teixo, cipreste, cânhamo, pinheiro.
Animais – O burro, gato, lebre, rato, toupeira, elefante, urso, cão, lobo, tartaruga, basilisco (o basilisco nasce de um ovo de galinha chocado por uma perereca, ou de um ovo de perereca chocado por uma cobra), crocodilo, escorpião, sapo, serpente, víbora, porco, todo o tipo de criaturas rastejantes que se alimentam da putrefação, seja da terra, da água ou das ruínas das casas.
Peixes – A enguia, crustáceos.
Pássaros – O morcego, corvo, coruja, mosquito, garça, pavão, gafanhoto, tordo, melro, avestruz, cuco.
Lugares – Deleita-se nos desertos, florestas, vales obscuros, cavernas, esconderijos, buracos, montanhas, ou onde os homens foram enterrados, cemitérios, etc. Edifícios em ruínas, minas de carvão, lugares lamacentos ou malcheirosos, poços, etc.
Minerais – Rege o chumbo, magnetite, restos de todos os metais, assim como o pó e o desperdício de todas as coisas.
Pedras – Safira, lápis-lazúli, todas as pedras do campo pretas e feias que não se podem polir e que têm uma cor triste, cinzenta ou escura.
Tempo – Produz um ar enevoado, escuro e obscuro, frio e incomodativo, nuvens espessas e escuras; mas direi mais sobre isto em particular num tratado só sobre o assunto.
Ventos – Delicia-se no quadrante Leste do céu e provoca ventos de Leste; à hora de apanhar qualquer planta a ele pertencente, os antigos costumavam virar os seus rostos para Leste na sua hora, estando ele, se possível, num ângulo, no ascendente, ou na dez, ou na onze, a Lua aplicando-se-lhe com um trígono ou sêxtil.
Orbe – O seu orbe é de nove graus antes e depois; ou seja, a sua influência começa a funcionar quando ele se aplica, ou qualquer planeta se aplica a ele, e está dentro de nove graus do seu aspecto, e continua em força até que se encontre a nove graus de separação desse aspecto. Na gestação, rege o primeiro e o oitavo mês depois da concepção.
Anos – Os anos máximos por ele significados são 465. Os maiores, 57. Os médios, 43 e meio. Os mínimos, 30.
O significado disto é o seguinte: Admitamos que levantemos um novo edifício, erigimos uma vila ou cidade, ou uma família, ou principado tem início quando Saturno está essencialmente ou acidentalmente forte, o astrólogo pode provavelmente conjecturar que a família, principado, etc., poderão gozar de honra durante 465 anos, etc., sem qualquer alteração sensível; assim também, se na natividade de alguém Saturno estiver bem dignificado e for senhor da genitura, então de acordo com a natureza, poderá viver 57 anos; se estiver medianamente dignificado, então o nativo viverá apenas 43; se ele for senhor da natividade, mas fraco, a criança poderá viver 30 anos, não mais; pois a natureza do Saturno é fria e seca, e essas qualidades são destrutivas para o homem, etc.
Quanto à idade, diz respeito a velhos decrépitos, pais, avôs, o mesmo no respeitante a plantas, árvores e a todas as criaturas vivas.
Países – Autores falecidos dizem que ele rege a Bavária, Saxônia, Stíria, Romandiola, Ravenna, Constância, Ingolstad.
Anjo – É Cassiel,ou Captiel.
Os seus amigos são Júpiter, Sol e Mercúrio, os seus inimigos Marte e Vênus. Dizemos que Sábado é o seu dia porque é então que ele começa a reger ao nascer do Sol, regendo a primeira e a oitava horas do dia.
§
Do planeta Júpiter e o seu significado
Júpiter está colocado a seguir a Saturno. Entre os antigos Verificar-se-á que é por vezes chamado Zeus, ou Phaeton. Aparenta ser o maior de todos os planetas aos nossos olhos (excetuando o Sol, a Lua e Vênus);
Cor – a cor é brilhante, clara e de um tom azulado.
Movimento – Excede Saturno no seu movimento, terminando o seu percurso através dos doze signos em doze anos; o seu movimento médio é de 4 min. 59 segundos; o seu movimento diurno é de 8, 10, 12 ou 14 min., dificilmente mais.
Latitude – A sua maior latitude Norte é 1º 38′. A sua maior latitude Sul é 1º 40′.
Domicílio – Tem domicílio em dois dos signos do zodíaco, Sagitário seu domicílio diurno, e Peixes seu domicílio noturno. Sofre detrimento em Gêmeos e Virgem. É exaltado em Câncer, tem a sua queda em Capricórnio.
Triplicidade – Rege a triplicidade do fogo durante a noite. Áries, Leão e Sagitário.
Natureza – É um planeta diurno, masculino, temperadamente quente e úmido, aéreo, sanguíneo, é o grande benéfico, autor da temperança, modéstia, sobriedade e justiça.
Modos e atos quando bem posicionado – Neste caso é magnânimo, fiel, modesto, aspirando de forma honrada a assuntos elevados, em todos os seus atos amante da justiça, desejoso de beneficiar todos os homens, realizando coisas magníficas, honrado e religioso, de doce e afável conversação, maravilhosamente indulgente para com a sua mulher e filhos, respeitando os anciãos, um grande apoio dos pobres, cheio de caridade e bondade, liberal, detestando todos os atos sórdidos, justo, sábio, prudente, grato, virtuoso, de tal forma que se Júpiter for o significador de qualquer homem numa pergunta, ou regente do ascendente numa natividade, e estiver bem dignificado, pode-se julgar que a pessoa tem as qualidades mencionadas.
Quando mal posicionado – Quando Júpiter está desafortunado, então desperdiça o seu patrimônio, deixa que todos o ludibriem, é hipocritamente religioso, tenaz e duro na defesa de falsos princípios na religião, é ignorante, descuidado, nada agradável no amor aos seus amigos; tem uma inteligência grosseira e obtusa, esquemática, rebaixando-se a todas as companhias, baixando-se e curvando-se sem haver necessidade.
Corpo físico – Significa uma estatura direita, reta e alta; tez corada e agradável; um rosto oval ou longo, cheio ou carnudo; testa alta; grandes olhos cinzentos; o seu cabelo é suave e castanho torrado; muita barba; um estômago grande e profundo; coxas e pernas fortes e proporcionadas; os pés longos, sendo a parte mais indecente de todo o seu corpo; no seu falar é sóbrio e de discurso grave.
Oriental – A pele é mais clara, a sua tez tem uma cor de mel, ou uma cor entre o branco e o encarnado, sanguínea e corada; olhos grandes, o corpo é mais carnudo, normalmente tem algum sinal ou cicatriz no pé direito.
Ocidental – Uma tez pura e bela, a estatura mais baixa, o cabelo castanho claro, ou quase um louro escuro, careca à volta das têmporas ou testa.
Homens e a sua qualidade geral – Significa juízes, senadores, conselheiros, eclesiásticos, bispos, padres, sacerdotes, cardeais, chanceleres, doutores da lei civil, jovens estudantes, e estudantes da universidade ou faculdade, advogados, donos de lojas de roupa e de lã.
Doenças – Pleurisia, todas as enfermidades do fígado, ouvido esquerdo, apoplexias, inflamação dos pulmões, palpitação e tremores do coração, cãibras, dores de coluna, todas as doenças situadas nas veias ou costelas, e resultantes da corrupção do sangue, estrabismo, gases, toda a putrefação do sangue ou febres resultantes da sua excessiva abundância.
Sabores – Governa os odores doces e bem cheirosos, ou aquele odor que ao olfato não é excessivo nem ofensivo.
Cores – Verde mar ou azul, roxo, cinza, uma mistura de amarelo e verde.
Ervas e Plantas – Cravo da Índia, cobertura exterior da noz moscada, noz moscada, goivo, morango, bálsamo, stachys officinalis, linhaça, arsênico, fumaria officinalis, pulmonaria officinalis, pimpinela, annagallis arvensis, orégãos, ruibarbo, prunella vulgaris, borragem, echium vulgare, trigo, epilobium angustifolium, violetas, marchantia polymorpha, manjericão, romãs, peônias, alcaçuz, menta, almécega, margarida, açafrão.
Árvores – Cerejeira, bétula, amoreira, carvalho, oliveira, groselha, amendoeira, hera, freixo de maná, noz moscada, a vinha, a figueira, a pereira, aveleira, faia, pinheiro, passas.
Animais – A ovelha, o veado, a camurça, o boi, elefante, dragão, tigre, unicórnio; São-lhe próprios aqueles animais que são suaves e gentis, mas que beneficiam grandemente a humanidade.
Pássaros – A cegonha, a narceja, a cotovia, a águia, a pomba, a codorniz, as abelhas, o faisão, o pavão, a galinha.
Peixes – O golfinho, a baleia, a serpente, Silurus glanis ou baleia de rio.
Lugares – Deleita-se perto de altares de igrejas, em convenções públicas, sínodos, assembléias, em lugares limpos, doces, em guarda-roupas, palácios de justiça, oratória.
Mineral – Aço.
Pedras Preciosas – Ametista, safira, esmeralda, granada, topázio, cristal, mármore, e aquilo que em Inglaterra chamamos pedra de sabão.
Tempo – Geralmente provoca a serenidade, ventos do Norte agradáveis e saudáveis, e graças aos seus raios suaves, afasta o mau tempo de qualquer planeta maligno anterior.
Ventos – Governa o vento Norte e aquela parte que tende para Leste.
Orbe – A sua radiação ou orbe é de nove graus antes e depois de qualquer aspecto seu.
Gestação – Governa o segundo e o décimo mês; a sua exata sede é o fígado humano; e entre os elementos rege o ar.
Anos – Os seus anos máximos são 428, os seus maiores 79, os seus médios 45 e os mínimos 12.
Idade – Homens de meia idade, ou de julgamento e discernimento maduro.
Clima – Governa o segundo clima.
Países – Babilônia, Pérsia, Hungria, Espanha, Cullen.
Números – É-lhe atribuído o número três.
Anjo – Zadkiel.
Dia da semana – Quinta-feira e rege a primeira hora depois do nascer do Sol, assim como a oitava; a duração da hora planetária calcula-se a partir do nascer do Sol e de uma tábua que se segue.
Todos os planetas, exceto Marte, são amigos de Júpiter. Ao apanhar qualquer erva própria de Júpiter, assegurar-se que ele esteja muito poderoso em dignidades essenciais e acidentais, e que a Lua esteja de alguma forma em bom aspecto a ele e, se possível, que ela esteja em algumas das dignidades dele, etc.
§
Do planeta Marte e dos seus vários significados
Marte, a quem os antigos por vezes chamavam Mavors, Aris, Pyrois, Gradivus, vem a seguir a Júpiter;
Cor – É menor do que Júpiter ou Vênus e apresenta-se à nossa vista com uma cor brilhante, fogosa; completa o seu percurso no zodíaco em cerca de um ano e 321 dias;
Latitude – A sua maior latitude Norte é 4º 31′, a Sul é 6º 47′.
Movimento – O seu movimento médio é de 31º 27′. O seu movimento diurno é por vezes de 32, 34, 36, 38, 40, 42, 44 minutos por dia, raramente mais. Tem em Áries o seu domicílio diurno e em Escorpião o seu domicílio noturno; está exaltado a 28º de Capricórnio e está deprimido a 28º de Câncer, sofrendo detrimento em Libra e Touro; está retrógrado 80 dias; está estacionário antes de virar retrógrado durante dois ou três dias, etc. Fica estacionário antes da direção dois dias; depois, só um dia.
Triplicidade – Governa toda a triplicidade da água, Câncer, Escorpião e Peixes.
Natureza – É um planeta masculino, noturno, de natureza quente e seca, colérico e fogoso, é o maléfico menor, autor de brigas, disputas, conflitos.
Modos quando bem dignificado – Invencível em feitos de guerra e de coragem, não se deixando vencer por ninguém, insubmisso à razão, atrevido, confiante, inamovível, conflituoso, reclamando toda a honra para si, valente, amante da guerra e das coisas que lhe pertencem, arriscando-se a todos os perigos, não obedecendo de boa vontade a ninguém, nem se submetendo a ninguém; um grande arauto dos seus próprios atos, competindo com todos na comparação das vitórias, mas de atitude prudente nos seus próprios interesses.
Quando mal colocado – É então um falador sem modéstia nem honestidade, gosta da carnificina e das brigas, assassino, ladrão, promotor de sedições, lutas e comoções, ladrão de estrada, variável como o vento, traidor, de espírito turbulento, perjuro, obsceno, impetuoso, inumano, não temendo a Deus nem querendo saber do ser humano, ingrato, traidor, opressor, insaciável, aldrabão, furioso, violento.
Corpo físico – Geralmente os marciais têm esta forma: são de estatura média, os seus corpos são fortes e os ossos grandes, sendo mais magros do que gordos; a sua tez é de cor castanha avermelhada, ou de cor viva, o rosto redondo, o cabelo ruivo ou louro, e muitas vezes encrespado ou encaracolado, olhos cor de avelã vivos e penetrantes, um rosto atrevido, confiante, e a pessoa é ativa e destemida.
Oriental – Quando Marte está oriental, significa homens valentes, com alguma cor branca misturada com a sua vermelhidão, um corpo alto, decente e cabeludo.
Ocidental – De tez muito ruborizada, mas baixo de estatura, cabeça pequena, um corpo liso e não cabeludo; cabelo louro, liso, sendo os humores naturais geralmente mais secos.
Qualidades dos homens – Príncipes governando por tirania e opressão, ou tiranos, usurpadores, novos conquistadores.
Profissões – Generais de exércitos, coronéis, capitães, ou quaisquer soldados que detenham o comando dos exércitos, todo o tipo de soldados, médicos, farmacêuticos, cirurgiões, alquimistas, bombardeiros, carniceiros, marechais, sargentos, polícias, carrascos, ladrões, ferreiros, padeiros, vendedores de armas, relojoeiros, alfaiates, fabricantes de espadas e facas, barbeiros, tintureiros, cozinheiros, carpinteiros, guardas florestais, guardas de ursos, jogadores, curtidores de peles, carregadores.
Doenças – A Vesícula, o ouvido esquerdo, sezões terçãs, febres ardentes perniciosas, dores de cabeça, furúnculos, a peste e todas as feridas da peste, queimaduras, tênias, bolhas, perturbações cerebrais loucas e súbitas, icterícia amarela, fluxo sanguinolento, fístulas, todas as feridas e doenças na zona genital, cálculos, tanto nos rins como na bexiga, cicatrizes ou pequenas marcas na cara, todas as feridas pelo ferro, herpes e aquelas outras doenças que surgem devido à abundância ou excesso de cólera, ira ou paixão.
Cores e sabores – Encanta-se com a cor encarnada, ou amarela, fogosa e brilhante como o açafrão, e com aqueles sabores que são amargos, agrestes e que queimam a língua; dos humores, a cólera.
Ervas e Plantas – As ervas que atribuímos a Marte são aquelas que se aproximam do vermelho, cujas folhas são pontiagudas e afiadas, cujo gosto é cáustico e ardente, que gostam de crescer nos lugares secos, são corrosivas e penetram na carne e nos ossos com um calor muito sutil. São as seguintes: as urtigas, todo o tipo de cardos, silvas, scabiosa succisa, cebolas, convolvulus scammonia; alho, semente de mostarda, pimenta, gengibre, cebolinho, dictamus albus, marroio, sândalo vermelho, tamarindos, todas as ervas que atraem ou provocam a cólera por simpatia, rabanetes, rícino, arsênico, assarum, carduus, benedictus.
Árvores – Todas as árvores que são espinhosas, tais como o espinheiro e o castanheiro.
Animais – Pantera, tigre, mastim, ave de rapina, raposa; entre as criaturas vivas, aquelas que são aguerridas, famintas e atrevidas, o castor, o cavalo, a mula, a avestruz, a cabra, o lobo, o leopardo, o burro selvagem, os mosquitos, as moscas, cantáridas, o pavoncino, o basilisco (o basilisco nasce de um ovo de galinha chocado por uma perereca, ou de um ovo de perereca chocado por uma cobra), o grifo, o urso.
Peixes – A carpa, o tubarão, o barbo, todos os vermes fétidos, escorpiões.
Pássaros– O falcão, aves de rapina, o papagaio, todas as aves vorazes, o corvo, o corvo marinho, a coruja, alguns mencionam a águia, a gralha, fringilla montifringilla.
Lugares – Oficinas de ferreiros, fornalhas, matadouros, lugares onde tijolos ou carvões são queimados, ou foram queimados, chaminés, forjas.
Minerais – Ferro, antimônio, arsênico, enxofre, ocre.
Pedras – Diamantino, magnetite, calcedônia verde, jaspe, ametista multicolor, pedra sabão, óxido de chumbo.
Tempo – Nuvens vermelhas, trovão, relâmpago, sinais de fogo e ares pestilenciais que geralmente aparecem depois de longo tempo de seca e bom tempo, devido a nevoeiros impróprios e doentios.
Ventos – Desperta os ventos ocidentais.
Orbe – A sua orbe é de apenas sete graus antes e depois de qualquer dos seus aspectos.
Anos – Num ser humano, governa o período florescente da juventude, e dos 41 aos 56; os seus anos máximos são 264, os maiores 66, os médios 40 e os menores 15.
Países – Saromaíia, Lombardia, Batavia, Ferraria, Goíhland.
Clima – Governa o terceiro clima.
Dia da semana – Governa a Terça-feira, e nela a primeira hora e a oitava a partir do nascer do Sol, e na gestação o terceiro mês.
Anjo – Samael.
O seu único amigo é Vênus, sendo todos os outros planetas inimigos.
Do Sol e dos seus significados gerais e particulares
O Sol está colocado no meio de todos os planetas e é chamado entre os antigos, tanto poetas como historiadores, Sol, Titan, Ilios, Phebus, Apollo, Pean, Osyris. Não é necessário mencionar a sua cor, por ser tão continuamente visível a todos os mortais.
Movimento – Percorre os doze signos do zodíaco num ano, ou em 365 dias e algumas horas. O seu movimento médio é de 59′ 8″; contudo, o seu movimento diurno é por vezes de 57′ 16″, outras vezes mais, nunca excedendo os 61 minutos e seis segundos.
Move-se sempre na eclíptica e nunca tem latitude, de forma que é muito impróprio um astrólogo falar da latitude do Sol.
Domicílio – Tem apenas o signo de Leão como seu domicílio, e Aquário como seu detrimento. Está exaltado a 19º de Áries e sofre a sua queda a 19º de Libra.
Triplicidade – O Sol governa a triplicidade de fogo,Áries, Leão e Sagitário, durante o dia.
Natureza – É naturalmente quente, seco, mas mais temperado do que Marte; é um planeta masculino e diurno equivalente, quando bem dignificado, a uma fortuna.
Modos quando bem dignificado – Muito fiel, cumprindo as suas promessas com toda a pontualidade, uma espécie de desejo de mandar e influenciar onde quer que chegue; prudente, de julgamento incomparável; de grande majestade e grandeza, ativo na conquista de honra e de um vasto patrimônio, contudo separando-se dele de novo com igual prontidão; o homem solar geralmente fala com gravidade, mas não muitas palavras, e estas são ditas com grande confiança e domínio dos seus próprios afetos; é cheio de reflexão, secreto, digno de confiança, fala ponderadamente e, não obstante o seu grande valor é, contudo afável, dócil e muito humano para com todos, amante da suntuosidade e da magnificência, e de tudo o que é respeitável; nenhuns pensamentos sórdidos entram no seu coração, etc.
Quando mal dignificado – Neste caso, o homem solar é arrogante e orgulhoso, desdenhando todos os homens, ostentando a sua linhagem, é obtuso de visão e de julgamento, irrequieto, provocando problemas, dominador, um mero superficial, gastador, tonto, sem gravidade nas suas palavras nem sobriedade nos seus atos, um esbanjador, dissipando o seu patrimônio e dependendo da caridade dos outros homens, achando, contudo que todos os homens são seus devedores só porque nasceu fidalgo.
Corpo físico – Geralmente o Sol apresenta um homem com um bom físico, grande e forte, uma tez dourada ou açafrão, uma testa redonda e larga, olhos esbugalhados ou grandes, agudos e penetrantes; um corpo forte e bem composto, não tão belo como encantador, cheio de calor, o cabelo amarelado, e tornando-se rapidamente calvos, muito pelo na barba, e geralmente um rosto corado, sendo os corpos carnudos; no temperamento, são generosos, honestos, sinceros, bem intencionados, de grande e vasto coração, idealistas, de constituição saudável, muito humanos, sendo, contudo bastante fogosos, não faladores.
Do Sol só se pode dizer se está oriental na figura, ou no quadrante oriental ou ocidental, etc. Todos os outros planetas estão ou orientais quando se levantam, ou aparecem antes dele de manhã, ou ocidentais, quando são vistos acima do horizonte depois dele se pôr.
Qualidade dos homens e as suas profissões – Significa reis, príncipes, imperadores, duques, marqueses, condes, barões, tenentes, tenentes delegados das províncias, magistrados, fidalgos em geral, cortesões, desejosos de honra e promoção, juízes de paz, majores, altos xerifes, altos comissários, grandes caçadores, encarregados das casas de nobres, o magistrado principal de qualquer cidade, vila, castelo ou aldeia, mesmo que seja apenas um pequeno polícia, se não houver oficial melhor ou maior; ourives, trabalhadores de latão, de estanho, de cobre, cunhadores de dinheiro.
Doenças – Borbulhas na cara, palpitação ou tremura, ou qualquer doença do cérebro ou do coração, enfermidades dos olhos, cãibras, desmaios súbitos, doenças da boca e hálitos fétidos, catarros, febrões; governa principalmente o coração, o cérebro e o olho direito, o espírito vital; nas mulheres, o olho esquerdo.
Cores e Sabores – Das cores rege o amarelo, a cor do ouro, o escarlate ou encarnado claro, alguns dizem que o roxo. Nos sabores, aprecia uma mistura de agridoce, ou o sabor aromático, sendo um pouco amargo, mas reconfortante e um pouco agreste.
Ervas e Plantas – As plantas que estão sujeitas ao Sol cheiram agradavelmente, são de bom sabor, as suas flores são amarelas ou avermelhadas, têm formas majestosas, adoram lugares abertos e soalheiros, a sua principal virtude é fortalecerem o coração e confortarem as partes vitais, limparem a vista, resistirem ao veneno, ou dissolverem qualquer bruxedo, ou influências planetárias malignas; e elas são o açafrão, o louro, a vinha, pomecitron, ênula campana, âmbar, almíscar, gengibre, herb-grace, bálsamo, cravo de Tunes, rosmaninho, rosasolis, canela, quelidônia ou erva-andorinha, eufrásia, peônia, cevada, cinco folhas, espicanardo, aloés, arsênico.
Árvores – Freixo, palmeira, loureiro, alfarroba, mirra, incenso, a árvore ou planta da cana, o cedro, o girassol, a laranjeira e o limoeiro.
Animais – O leão, o cavalo, o carneiro, o crocodilo, o touro, os insetos noturnos ou pirilampos.
Peixes – A foca, o caranguejo, a estrela do mar.
Pássaros – A águia, o galo, a fênix, o rouxinol, o pavão, o cisne, o bútio, a mosca Cantharis, o falcão.
Lugares – Casas, cortes dos príncipes, palácios, teatros, todas as estruturas magníficas sendo claras e decentes, salões, salas de banquetes.
Minerais ou Metais – Entre os elementos, o Sol tem domínio do fogo e das chamas brilhantes, entre os metais rege o ouro.
Pedras – Zircão, olivina, diamantina, granada, a pedra dos Hititas que alguns encontraram nos ninhos de águias, o pantauro se tal pedra for o rubi.
Tempo – Provoca o tempo correspondente à estação; na Primavera chuvas suaves e úmidas; no Verão calor extremo se estiver com Marte; no Outono neblinas; no Inverno chuva fina.
Ventos – Ama a parte Leste do mundo e o vento que provem desse quadrante.
Orbe – É de 15º antes de qualquer aspecto e outro tanto depois da separação.
Anos – Na idade rege a juventude, ou quando a pessoa está no máximo da força; os seus anos máximos são 1460, os maiores 120, os médios 69 e os mínimos 19.
Países – Itália, Sicília, Boêmia e o quarto clima, Fenícia, Caldeia.
Anjo – Michael.
Dia da semana – Rege o Domingo, a sua primeira hora, assim como a oitava; e nos números o primeiro e o quarto; na gestação, o quarto mês. Os seus amigos são todos os planetas exceto Saturno que é seu inimigo.
Do planeta Vênus e dos seus vários significados e natureza.
Ao Sol sucede Vênus, que é por vezes chamada Cytherea, Aphrodite, Phosphoros, Vesperus, Ericina.
Cor – Ela tem uma cor brilhante e é muito conhecida entre o povo pelo nome de estrela da tarde ou Vesperus; e isso é quando ela aparece depois do Sol se pôr; as pessoas do povo chamam-lhe a estrela da manhã, e os eruditos Lúcifer, quando ela se vê muito antes do nascer do Sol;
Movimento – O seu movimento médio é 59′ 8″; o seu movimento diurno é por vezes 62′ por dia, 64, 65, 66 ou 70, 74, 76 minutos; mas nunca excede os 82 minutos;
Latitude – A sua maior latitude Norte ou Sul é de nove graus e dois minutos; em Fevereiro de 1643 ela tinha oito graus e 36 min. de latitude Norte.
Domicílios – Tem Touro e Libra como domicílio, está exaltada a 27º Peixes, sofre detrimento em Áries e Escorpião e tem a sua queda a 27º de Virgem.
Triplicidade – Governa a triplicidade da terra durante o dia, Touro, Virgem e Capricórnio; está estacionária dois dias antes da retrogradação, e outros tantos antes da direção, e normalmente fica retrógrada durante 42 dias.
Natureza – É um planeta feminino, temperadamente frio e úmido, noturno, a fortuna menor, autora do riso e da alegria; dos elementos, o ar e a água são venusianos; dos humores, a fleuma com sangue, com o espírito e semente genital.
Modos e qualidade quando bem posicionado – Significa um homem tranquilo, não sendo dado a zangas ou a altercações na justiça, nem malvado, agradável, limpo e arrumado, apreciando a alegria nas suas palavras e atos, limpo nas suas roupas, bebendo mais do que sendo glutão, dado à luxúria, frequentemente envolvido em questões amorosas, ardente nos seus afetos, musical, deleitando-se nos banhos e em todas as reuniões de festa e divertimento honrado, ou com peças de teatro ou máscaras, facilmente crédulo, e nada dado ao esforço ou a ter trabalhos, dado ao convívio, alegre, nada desconfiado, um homem ou mulher verdadeiramente virtuoso, frequentemente invejado mas não dando razões para tal.
Quando mal posicionado – Então é extravagante, dispendioso, totalmente dado à licenciosidade e à companhia de mulheres lascivas, não querendo saber da sua reputação, cobiçando camas ilegais, incestuoso, um adúltero, fanático, um mero superficial, sem fé, nem reputação ou crédito, gastando as suas posses em cervejarias, tabernas e entre gente escandalosa e perdida; um mero preguiçoso, sem se importar com as coisas desta vida, ou com qualquer coisa religiosa; um mero ateu e um selvagem.
Corpo físico – Um homem de estatura razoável, mas não alto, sendo a sua tez branca, tendendo um pouco para o escuro, o que o torna ainda mais belo; olhos muito belos e um pouco escuros; um rosto redondo e não grande, cabelo claro, suave, e abundante, sendo geralmente de cor castanha clara, uma linda boca e lábios rosados, o rosto bastante carnudo, olhos vivos, um corpo muito belo, encantador e extremamente bem feito, uma pessoa apreciadora de adereços e de se apresentar bem tanto nas roupas como no corpo, uma covinha nas bochechas, um olhar firme e cheio de seduções amorosas.
Oriental – Quando está oriental, o corpo inclina-se para o alto, ou há uma espécie de verticalidade na postura da pessoa, não é corpulenta nem alta, mas bem constituída. Diz-se que é uma pessoa verdadeiramente venusiana, quando o homem ou a mulher é bonito, harmonioso e elegante.
Ocidental – Quando está ocidental, o homem tem uma estatura mais baixa, sendo contudo muito agradável e atraente no aspecto e nas proporções, e bastante apreciado por todos.
Qualidades dos homens e profissões – Músicos, jogadores, comerciantes de seda, de tecidos, de linhos, pintores, joalheiros, atores, lapidários, bordadores, modistas, esposas, mães, virgens, membros do coro, violinistas, gaiteiros, quando ligado à Lua cantores de baladas, perfumistas, costureiras, pintores de quadros, gravadores, estofadores, retratistas, luveiros, todos aqueles que vendem aquelas mercadorias que adornam as mulheres, tanto no corpo (como roupas) como no rosto (como loções para a pele).
Doenças – As doenças por ela significadas são principalmente as da matriz e dos órgãos genitais; nos rins, barriga, costas, umbigo e naquelas partes; a gonorreia ou Corrimento dos rins, sífilis francesa ou espanhola; qualquer doença resultante de excesso de luxúria. Priapismo, impotência, hérnias, etc. Diabetes ou doença urinária.
Sabores e Cores – Nas cores ela significa o branco, ou cor do céu leitoso misturado com castanho, ou um pouco de verde. Nos sabores, gosta daquilo que é agradável e saboroso; geralmente com o úmido e doce, ou com o que é muito delicioso; nos cheiros, aquilo que é untuoso e aromático, e que inclina à luxúria.
Ervas e Plantas – Mirto sempre verde; todas as ervas que ela governa têm um sabor doce, um odor agradável, uma flor branca; aquelas de humor suave, cujas folhas são macias sem as bordas em serrilha. Ela governa o lírio branco e amarelo, e o lírio do campo e da água. Arum maculatum, avenca, violeta, narciso branco e amarelo.
Árvores – Macieiras doces, roseiras brancas, a figueira, o plátano branco, o freixo selvagem, terebinto, oliveira, laranjeiras doces, artemísia, pé-de-leão, bálsamo, verbena, nozes, amêndoas, milho miúdo, valeriana, tomilho, âmbar, láudano, almíscar, coentros, pêssegos, alperces, ameixas, passas.
Animais – O veado, a pantera, gado pequeno, o coelho, o vitelo, a cabra.
Aves – Pomba, alvéola, pardal, galinha, rouxinol, tordo, pelicano, codorniz, ficedula, um pequeno pássaro que se alimenta de uvas, carriça, águia, cisne, andorinha, gralha.
Peixes – O golfinho.
Lugares – Jardins, fontes, quartos de noivas, acomodações belas, camas, cortinas, escolas de dança, guarda-roupas.
Metais e Minerais – Cobre, especialmente coríntio e branco; latão, todos os objetos de metal amarelo.
Pedras – Lacre, a safira cor do céu, coral branco e vermelho, alabastro, lápis-lazúli porque expele a melancolia, berilo, crisólita.
Vento e Tempo – Governa o vento Sul, por ser quente e úmido; na composição do ar, rege Etesiae; no Verão anuncia serenidade ou tempo limpo; no Inverno, chuva ou neve.
Orbe – A sua orbe é de 7ºantes e depois de qualquer aspecto seu.
Anos – Os seus anos máximos são 151, os seus maiores 82, os seus médios 45 e os mínimos 8. No ser humano, ela governa a juventude, dos 14 aos 28.
Países – Arábia, Áustria, Campânia, Vienna, Polônia, Turing, Parthia, Media, Chipre.
Clima – Governa o sexto clima.
Anjo – O seu Anjo é Anael.
Dia da semana – O seu dia da semana é Sexta-feira, do qual ela rege a primeira e a oitava horas; e na gestação o quinto mês.
Os seus amigos são todos os planetas, exceto Saturno.
§
Do Mercúrio, o seu significado, natureza e propriedades
É chamado Hermes, Stilbon, Cyllenius, Archas. Mercúrio é o menor de todos os planetas, não se distanciando nunca do Sol mais do que 27º; por esta razão é raramente visível à nossa vista.
Cor – é de cor prateada escura; o seu movimento é de 59 min. e 8 segundos; mas é por vezes tão rápido que anda um grau e 40 min. num dia, nunca acima disso; de forma que não deve ser de espantar vê-lo andar por vezes 66, 68, 70, 80, 86 ou 100 minutos num dia; está estacionário um dia e retrógrado 24 dias.
Latitude – A sua maior latitude Sul é de 3º 35′. A sua maior latitude Norte é 3º33′.
Domicílio – Tem em Gêmeos e Virgem os seus domicílios e está exaltado a 15º de Virgem; sofre detrimento em Sagitário e Peixes, sendo a sua queda em Peixes.
Triplicidade – Rege a triplicidade do ar durante a noite, Gêmeos, Libra e Aquário.
Natureza – Não lhe podemos chamar masculino nem feminino, pois ele é um ou outro conforme está ligado a qualquer outro planeta; pois se estiver em conjunção com um planeta masculino, toma-se masculino; se estiver com um feminino, torna-se feminino, mas de sua própria natureza é frio e seco, e portanto melancólico; com os bons é bom, com os planetas nefastos é mau;
Elementos – Nos elementos, a água; entre os humores, os mistos, sendo regente do espírito animal; é o autor da sutileza, dos truques, das artimanhas, do perjúrio, etc.
Modos quando bem posicionado – Estando bem dignificado, representa um ser humano de cérebro, intelecto e cogitação sutil e sagaz; um excelente argumentador ou lógico, argumentando com erudição e discernimento, e usando de grande eloqüência no seu discurso, ou um pesquisador em todos os tipos de mistérios e de conhecimento, agudo e perspicaz, aprendendo quase todas as coisas sem professor; ambicionando a excelência em todas as ciências e desejando naturalmente viajar e ver lugares estrangeiros, um ser humano de imaginação infatigável, curioso na procura de qualquer conhecimento oculto, capaz pelo seu próprio gênio de produzir maravilhas; dado à adivinhação e ao conhecimento mais secreto, se se tornar mercador, nenhum homem o suplanta no campo do comércio, ou na invenção de novas formas pelas quais obter riqueza.
Modos quando mal posicionado ou dignificado – Uma mente problemática, uma espécie de homem frenético, a sua língua e pena contra todos os homens, exclusivamente dedicado a perder o seu tempo e dinheiro na conversa e em chegar a conclusões sem nenhuma utilidade; um grande mentiroso, gabarola, falador, coscuvilheiro, falso, contador de histórias, dado a artes do mal, como a necromancia e outros conhecimentos malignos que tais; crédulo, um asno ou um perfeito idiota, inconstante no lugar em que está e na opinião que defende, aldrabando e roubando em todo o lado; um mexeriqueiro, fingindo todo o tipo de conhecimentos, mas não tendo qualquer estudo verdadeiro ou sólido; um superficial, um tipo meramente frenético; se for um adivinho, então será apenas um tipo verbal, frívolo, sem discernimento, facilmente pervertido, não sendo constante em nada a não ser nas palavras vãs e na gabarolice.
Corpo físico – Vulgarmente denota alguém de estatura alta e corpo direito, magro e frugal, uma testa alta e um rosto um pouco estreito e longo, nariz comprido, belos olhos, nem pretos nem cinzentos, lábios e nariz finos; pouco pelo no queixo, mas muito na cabeça, sendo este um castanho escuro tendendo para o preto; braços, dedos e mãos compridos; a sua tez é de cor azeitona ou castanha; deve-se observar Mercúrio mais do que os outros planetas, pois tendo qualquer aspecto a um planeta, geralmente participa mais da influência desse planeta do que o faz qualquer outro; se for a Saturno, então é pesado, a Júpiter mais sóbrio, a Marte mais precipitado, ao Sol mais cortês, a Vênus mais brincalhão, à Lua mais evasivo.
Oriental – Quando está oriental, a sua tez é cor de mel, ou bem bronzeada; a estatura do seu corpo não é muito alta, mas bem articulada, olhos pequenos, não muito cabelo; na verdade, de acordo com a altura do corpo, muito bem feito, tendo contudo um defeito na tez, castanha suja, e na língua, só interessada nos seus próprios fins.
Ocidental – Quando está ocidental, um rosto dourado, um corpo magro, membros pequenos e finos, olhos encovados e com brilho rubro ou de fogo, toda a constituição do corpo tendendo para o seco.
Qualidade dos homens e profissões – Geralmente significa todos os homens letrados, filósofos, matemáticos, astrólogos, mercadores, secretários, escrivães, adivinhos, escultores, poetas, oradores, advogados, professores, donos de papelarias, impressores, cambistas, embaixadores dos imperadores, comissários, escriturários, artífices, contabilistas, solicitadores, por vezes ladrões, sacerdotes arengadores, sectários fanáticos e sem cultura, gramáticos, alfaiates, estafetas, mensageiros, criados, usurários.
Doenças – Todas as vertigens, letargias ou tonturas da cabeça, loucura, inconstância ou qualquer doença do cérebro, tuberculose e toda a gaguez e imperfeições da língua; imaginações vãs, todos os defeitos da memória, rouquidão, tosses secas, abundância excessiva da expectoração, todo o catarro do nariz e da cabeça, a gota da mão e do pé, atraso mental, todos os males da mente e da área intelectual.
Cores e Sabores – Cores novas e mescladas, o cinzento misturado com a cor do céu, tal como aparece no pescoço da pomba, cores cambiantes ou consistindo de muitas cores misturadas numa só. Nos sabores, uma mistura de todas as coisas juntas, de forma que não se lhe pode dar um nome exato, mas geralmente despertam os espíritos, são sutis e penetrantes, e de alguma forma insensíveis.
Ervas e Plantas – As ervas atribuídas a Mercúrio são conhecidas pelas variegadas cores das flores, e gostam de lugares arenosos e estéreis, têm as suas sementes em cascas, cheiram pouco ou sutilmente, e têm principal relação com a língua, cérebro, pulmões ou memória; dispersam os gases, confortam os espíritos animais e abrem as obstruções. Feijões, o trevo, a noz e a nogueira, a árvore da avelã e a sua noz, o sabugueiro, ophioglossum vulgatum, serpentária, pulmonaria officinalis, grão de anis, piper cubeba, mangerona, as ervas que são usadas para as adivinhações, tais como a verbena, os juncos; das drogas, o xarope de açúcar, hiera, diambra.
Animais – A hiena, o macaco, a raposa, o esquilo, a doninha, a aranha, o galgo, o hermafrodita por ter os dois sexos, todas as criaturas espertas.
Pássaros – O pintarroxo, o papagaio, o picanço, a andorinha, a gralha, a carocha, a formiga, o gafanhoto, a abelha, a serpente, a garça.
Peixes – Peixe garfo, mugem.
Lugares – Lojas de mercadores, mercados, feiras, escolas, salões comunitários, salas de jogos, cortes de tênis.
Minerais – Mercúrio.
Pedras – Marcassita ou pedra de fogo, achates, topázio, vitríolo, todas as pedras de várias cores.
Ventos e Tempo – Deleita-se com o tempo ventoso, tempestuoso, violento e borrascoso, e desperta o vento representado pelo planeta a quem ele se aplica; por vezes chuva, granizo, raios, trovões e tempestades; em países quentes, tremores de terra, mas isto deve ser corretamente deduzido a partir do signo e da estação do ano.
Orbe – A sua orbe é de sete graus antes e depois de qualquer aspecto.
Anos – Os seus anos máximos são 450; os maiores 76, os médios 48 e os menores ou mínimos são 20; na gestação governa o sexto mês.
Países – Pertencem-lhe a Grécia, Flandres, Egito, Paris.
Anjo – O seu anjo é chamado Rafael.
Dia da semana – Governa a quarta-feira, a sua primeira hora e a oitava. Os seus amigos são Júpiter, Vênus e Saturno, os seus inimigos são todos os outros planetas.
§
Da Lua, suas propriedades e significados
Verificamos que a Lua é chamada pelos antigos de Lucina, Cynthia, Diana, Phoebe, Latona, Noctiluca, Prosérpina; ela é o planeta mais próximo da terra; a sua cor no elemento é vulgarmente conhecida;
Movimento – completa o seu percurso através dos doze signos em 27 dias, 7 horas e 43 minutos, ou perto disso; o seu movimento médio é 13 graus, 10 min. e 36 segundos, mas ela anda por vezes menos e outras vezes mais, nunca excedendo os 15 graus e 2 min. no espaço de 24 horas.
Latitude – A sua maior latitude Norte é 5 graus e 17 min., aproximadamente. A sua maior latitude Sul é de 5 graus e 12 min. Nunca está retrógrada mas sempre direta; quando está lenta de movimento e anda em 24 horas menos do que 13 graus e 10 min., considera-se equivalente a um planeta retrógrado.
Domicílio – Tem o seu domicílio no signo de Câncer e no de Capricórnio o seu detrimento; está exaltada a 3º de Touro e sofre a sua queda a 3º de Escorpião; governa a triplicidade da terra durante a noite, Touro, Virgem e Capricórnio.
Triplicidade – Ao Sol e a ela não são atribuídos termos.
Natureza – É um planeta feminino, noturno, frio, úmido e fleumático.
Modos ou atos quando bem colocada ou dignificada – Significa alguém de modos tranquilos, uma criatura suave, terna, amante de todas as ciências honradas e engenhosas, pesquisando novidades e deleitando-se com elas, naturalmente propensa a mudanças de casa, inconstante, só querendo saber do momento presente, medrosa, pródiga e facilmente assustada, contudo amando a paz e a vida livre de preocupações; se for um artífice, a pessoa aprende muitos misteres e frequentemente ocupar-se-á de vários tipos de ofício.
Quando mal colocada – Um mero vagabundo, uma pessoa ociosa, detestando o trabalho, um bêbado, um tonto, alguém sem talento nem projetos, gostando de viver como pedinte e de forma descuidada, alguém que nunca está satisfeito com nenhuma condição de vida, boa ou má.
Corpo físico – Geralmente apresenta um homem de estatura razoável, de cor branca, o rosto redondo, olhos cinzentos e um pouco baixos; muito cabelo, tanto na cabeça como na cara e noutras partes; geralmente um olho um pouco maior do que o outro; mãos curtas e carnudas, tendendo todo o corpo para o carnudo, gorducho, corpulento e fleumático; se está impedida pelo Sol, numa natividade ou pergunta, geralmente significa algum defeito no olho ou perto dele; o defeito é perto do olho se ela estiver impedida nas casas sucedentes; na visão, se ela estiver desafortunada nos ângulos, e com estrelas fixas chamadas Nebulosae.
Qualidades dos homens e das mulheres – Significa rainhas, condessas, damas, todo o tipo de mulheres, assim como o povo, viajantes, peregrinos, marinheiros, pescadores, fabricantes de cerveja, vinhateiros, carteiros, cocheiros, caçadores, mensageiros, (alguns dizem os delegados do Papa), moleiros, fabricantes de malte, bêbados, vendedoras de ostras, peixeiras, mulheres-a-dias, tripeiras, e em geral aquelas mulheres que andam com mercadorias nas ruas; assim como parteiras, enfermeiras, carroceiros, aguadeiros, carregadores de água.
Doenças – Apoplexias, paralisia, cólica, dor de barriga, doenças do lado esquerdo, cálculos, a bexiga e os órgãos sexuais, a menstruação e o fígado nas mulheres, hidropisia, fluxos da barriga, todas as doenças frias e reumáticas, estômago frio, a gota dos pulsos e dos pés, ciática, cólica, lombrigas nas crianças e nos adultos, reumas ou danos nos olhos, no esquerdo nos homens e no direito nas mulheres; indigestões, tosses podres, convulsões, epilepsia, escrófula, bexigas e sarampo.
Cores e Sabores – Das cores o branco, ou branco amarelado claro, verde claro, ou um pouco prateado. Dos sabores, os frescos ou sem qualquer sabor, tais como os das ervas antes de estarem maduras, ou aqueles que umedecem o cérebro, etc.
Ervas, plantas e árvores – As ervas que estão sujeitas à Lua têm folhas suaves e sumarentas, têm um gosto aguado ou um pouco doce, e gostam de crescer em lugares úmidos, ficando rapidamente maduras e sumarentas; e são a couve, o melão, a cabaça, a cebola, mandrágora, papoila, alface, nabo silvestre, a árvore da lima, cogumelos, endívias, todas as árvores ou ervas que têm grandes folhas redondas, amplas, de boa sombra e que dão pouco fruto.
Animais ou pássaros – Todos os animais que vivem na água, tais como os sapos, a lontra, os caracóis, a doninha, o coelho, todas as aves marinhas, o cuco, os gansos e patos, a coruja.
Peixes – A ostra e a conquilha, todos os crustáceos, o caranguejo e a lagosta, a tartaruga, as enguias.
Lugares – Campos, fontanários, banhos, enseadas do mar, estradas e lugares desertos, cidades portuárias, rios, tanques de peixes, piscinas, lugares pantanosos, áreas costeiras, pequenos riachos, fontes, portos para navios ou docas.
Minerais – Prata.
Pedras – A selenite, todas as pedras suaves, cristais.
Tempo – Com Saturno, ar frio; com Júpiter, sereno; com Marte, ventos e nuvens vermelhas; com o Sol, de acordo com a estação; com Vênus ou Mercúrio, chuvas e ventos.
Ventos – Em operações herméticas, ela gosta do Norte e, geralmente, quando é o planeta mais forte no esquema, em qualquer lunação, desperta o vento, de acordo com a natureza do planeta ao qual se aplica em seguida.
Orbe – É de 12 graus antes e depois de qualquer aspecto.
Anos – Os seus anos máximos são 320, os maiores 108, os médios 66, os mínimos 25. Na gestação rege o sétimo mês.
Países – Holanda, Zelândia, Dinamarca, Nurembergue, Flandres.
Anjo – Gabriel.
Dia da semana – O seu dia é a segunda-feira, a primeira hora e a oitava depois do nascer do Sol são suas. O seu inimigo é Saturno e também Marte.
A Cabeça do Dragão – A Cabeça do Dragão é masculina, da natureza de Júpiter e Vênus, e é por si só uma fortuna; contudo, os antigos dizem que estando em conjunção com os bons é boa, e que em conjunção com os planetas nefastos a podem considerar nefasta.
A Cauda do Dragão – A Cauda do Dragão é feminina por natureza e exatamente o contrário da Cabeça, pois é nefasta quando ligada aos bons planetas e boa quando em conjunção aos planetas malignos. Esta é a opinião constante de todos os antigos, mas não sei em que se baseia; sempre achei o Nó Norte equivalente a qualquer das fortunas e que, quando ligado a planetas nefastos, diminui o seu significado malévolo; quando ligado aos bons aumenta o bem prometido por eles. Quanto à Cauda do Dragão, sempre verifiquei na minha prática que, quando estava ligada aos planetas nefastos, a sua maldade ou o mal indicado por eles duplicava e triplicava, ou ficava extremamente aumentado, e quando acontece estar em configuração com qualquer das fortunas, sendo estas significadoras na pergunta, mesmo que o assunto esteja razoavelmente garantido pelo significador principal, e com probabilidades de chegar à perfeição em pouco tempo, acontecem contudo sempre muitos atritos e perturbações, muita discussão e grande controvérsia, sendo o assunto muitas vezes considerado perdido antes de se poder chegar a uma perfeita conclusão; e a não ser que os principais significadores estejam angulares e bem fortificados em dignidades essenciais, muitas vezes, inesperadamente, o assunto não dá em nada.
Outra breve descrição da aparência e forma dos planetas
Saturno
Significa alguém de cor escura, de uma palidez de chumbo ou de cor escura e terrosa; é alguém de pele áspera, grossa e muito peluda no corpo, olhos pequenos, muitas vezes a sua tez é entre o negro e o amarelo, ou como se sofresse de icterícia negra ou amarela; é magro, encurvado ou com cara de carocha, uma barba rala, lábios grossos, como os dos mouros; olha para o chão, é lento de movimentos, tem as pernas tortas ou bate com uma perna ou joelho contra a outra; a maioria tem hálito fétido, raramente livre de tosse. Quando está peregrino ou desafortunado – é astuto para os seus próprios fins, seduzindo as pessoas para o seu lado, cheio de vingança e maldade, não se importando com a Igreja ou a religião; é uma má pessoa, um vadio desmazelado, ou uma prostituta; um grande comilão, ou alguém com um grande estômago, um tipo brigão, de grandes ombros, ganancioso mas raramente rico, etc.
Júpiter
Devemos descrever Júpiter e um jupteriano como sendo uma pessoa de estatura agradável, rosto cheio, olhos grandes, uma tez sanguínea, ou com uma mistura de branco e encarnado, um largo espaço entre as sobrancelhas, geralmente a barba é de cor clara ou dourada; algumas vezes também, quando Júpiter está combusto, muito escura ou preta, o seu cabelo grosso, os seus olhos não são negros, os dentes bem implantados, fortes e grandes, mas geralmente existe uma marca de diferença nos dois dentes da frente, ou porque estão separados, ou há algum negrume ou imperfeição neles; o seu cabelo encaracola suavemente (se estiver num signo de fogo). É um homem de boas palavras, religioso, ou pelo menos um bom homem, virtuoso e honrado; uma pessoa bela e um pouco gorda (se Júpiter estiver em signos úmidos), carnuda; se estiver em signos aéreos, grande e forte; em signos de terra, é alguém geralmente bem nascido; mas se for significador de um rústico vulgar, como pode por vezes acontecer, então terá mais humanidade do que a que é geralmente evidenciada por esses homens.
Marte
Um homem marcial tem muitas vezes a cara cheia, com uma cor viva como se estivesse bronzeado, ou como a cor de cabedal curtido, um rosto feroz, os olhos brilhantes ou agudos e penetrantes, e de cor amarela; o seu cabelo, tanto da cabeça como da barba, é encarniçado (mas aqui deve-se variar conforme o signo; em signos de fogo e de ar, onde Marte caia junto a estrelas fixas da sua própria natureza, mostra uma forte cor encarnada amarelada, mas em signos de água, estando com estrelas fixas da sua própria natureza, tem um cabelo brilhante alourado ou quase branco; se estiver em signos de terra, o cabelo é um castanho pardo). Tem uma marca ou cicatriz na cara, tem ombros largos, um corpo forte e resistente, sendo atrevido e orgulhoso, dado à troça, ao desdém, à briga, à bebida, ao jogo e à luxúria, coisa que se pode facilmente saber pelo signo em que se encontra: se no domicílio de Vênus, luxúria, no de Mercúrio, roubo, mas se estiver no seu próprio domicílio, briga, no de Saturno é teimoso, no do Sol é autoritário, no da Lua é um bêbado.
Sol
O Sol denota geralmente alguém de cor branca obscura misturada com encarnado; um rosto redondo e queixo curto, uma estatura razoável e um corpo bonito; a sua cor por vezes entre o amarelo e o negro, mas na maioria das vezes mais sanguínea do que o contrário; um homem destemido e resoluto, de cabelo encaracolado; tem uma pele branca e delicada, é alguém desejoso de aplauso, fama e estima entre os homens; tem uma voz clara e uma cabeça grande, os dentes são um pouco distorcidos ou implantados de forma oblíqua, ou tem um discurso lento, mas de raciocínio inteligente; exteriorizando grande decoro nos seus atos, mas sendo privadamente lascivo e inclinado a muitos vícios.
Vênus
Quem for significado por Vênus, seja homem ou mulher, tem um belo rosto redondo, olhos grandes, geralmente chamados olhos arregalados, lábios encarnados como rubis, o inferior mais grosso ou maior do que o superior, as pálpebras escuras, contudo belas e graciosas, o cabelo de uma cor encantadora (mas a maioria das vezes de acordo com o signo, como foi dito antes) em alguns é negro carvão, noutros um castanho claro, um cabelo suave e doce, e o corpo extremamente bem feito, inclinando-se sempre mais para o baixo do que para o alto.
Mercúrio
Descrevemos Mercúrio como sendo um homem nem branco nem moreno, mas entre ambos, de um castanho pardo ou cor amarela escura, rosto longo, testa alta, olhos pretos ou cinzentos, um nariz fino e comprido, uma barba rala (muitas vezes nenhuma), de cor castanha parda, quase preta, corpo magro, pernas finas, um tipo má língua e metediço, e no andar é ágil, parecendo estar sempre cheio de atividade.
Lua
Esta, devido à sua rapidez, varia a sua forma muito frequentemente, mas geralmente personifica alguém com um rosto redondo e cheio, em cuja tez se pode perceber uma mistura de branco e encarnado, mas em que a palidez tem preponderância; se estiver em signos de fogo, o homem ou a mulher falam apressadamente; em signos de água, ele ou ela têm algumas sardas na cara, ou têm as bochechas redondas; o corpo não é muito belo, sendo antes uma criatura confusa e, a não ser que esteja muito bem dignificada, significa sempre uma pessoa vulgar e comum.
As cores dos planetas e dos signos
Saturno dá a cor negra; Júpiter a cor misturada de encarnado e verde; Marte o encarnado ou cor de ferrugem; O Sol o amarelo ou o roxo amarelado; Vênus o branco ou roxo; Mercúrio o azul celeste ou azulado; a Lua uma cor sarapintada de branco e outras cores misturadas.
Áries, branco misturado com encarnado; Touro, branco misturado com citrino; Gêmeos, branco misturado com encarnado; Câncer, verde ou ferrugem; Leão, encarnado ou verde; Virgem, negro com laivos azuis; Libra, negro, ou encarnado escuro, ou um castanho dourado; Escorpião, castanho; Sagitário, amarelo ou verde sanguíneo; Capricórnio, negro, o u ferrugem, ou um castanho escuro; Aquário, uma cor do céu com azul; Peixes, um branco brilhante.
A natureza, o lugar, os países, a descrição geral e as doenças significadas pelos doze signos
Qualidades – É um signo masculino, diurno, cardeal, equinocial, de natureza fogosa, quente e seca, colérico, bestial, lascivo, destemperado e violento; é o domicílio diurno de Marte na triplicidade do fogo e pertence ao Leste.
Doenças – Todas as pústulas, furúnculos, borbulhas na cara, bexigas, lábios leporinos, pólipos, lúpus, tinha, epilepsia, apoplexias, dores de cabeça, dores de dentes e calvície.
Lugares – Onde apascentam, ou costumam estar as ovelhas e o gado pequeno, terrenos arenosos ou ondulantes, um lugar de refúgio para ladrões, (como alguns lugares pouco frequentados); nas casas, os telhados, tetos ou o seu estuque, estábulo de pequenos animais, terras recentemente aradas, ou onde tijolos ou cal tenham sido queimados.
Descrição que Áries apresenta do corpo físico – Um corpo seco, não sendo excessivo na altura, magro ou frugal, mas de ossatura vigorosa, sendo a pessoa forte de membros; o rosto é longo, sobrancelhas negras, um pescoço longo, ombros largos, a tez castanha escura ou morena.
Reinos sujeitos a Áries – Alemanha, Suérvia, Polônia, Borgonha, França, Inglaterra, Dinamarca, Silésia superior, Judeia, Síria.
Cidades – Florença, Capua, Nápoles, Ferrara, Verona, Utrecht, Marselha, Augusta, Cesareia, Pádua, Bérgamo.
Qualidades do signo de Touro – Touro é um signo terreno, frio, seco, melancólico, feminino, noturno, fixo, doméstico ou bestial, da triplicidade da terra e do Sul, sendo o domicílio noturno de Vênus.
Doenças – Escrófula, irritações de garganta, tumores benignos do couro cabeludo, fluxos das reumas correndo para a garganta, abcessos nas amígdalas, pústulas nessas áreas.
Lugares – Estábulos onde estão cavalos, casas baixas, casas onde são guardados os utensílios do gado, pastos ou lugares de pastorícia onde não existem casas perto, terrenos planos, ou onde os arbustos tenham sido recentemente apanhados, e onde o trigo e o milho são semeados, com algumas árvores não muito longe; nas casas, a caves, salas baixas.
Aparência e descrição – Apresenta alguém de estatura baixa, mas cheia, forte e bem constituída, uma testa ampla, grandes olhos, rosto grande; ombros largos e fortes, boca grande e lábios grossos, mãos grosseiras, cabelo preto e áspero.
Reinos sujeitos a Touro – Polônia a grande, a parte Norte da Suécia, Rússia, Irlanda, Suíça, Lorraine, Campânia, Pérsia, Chipre, Parthia.
Cidades – Novograde, Parma, Bononia, Panormus, Mântua, Sena, Brixia, Carolstad, Nantes, Liepsig, Herbipolis.
Qualidades e propriedades de Gêmeos – É um signo aéreo, quente, úmido, sanguíneo, diurno, mutável, bicorpóreo e humano; é o domicílio diurno de Mercúrio, pertence à triplicidade do ar, é ocidental e masculino.
Doenças – Significa todas as doenças ou enfermidades dos braços, ombros, mãos, sangue corrompido, veias inchadas, mentes perturbadas.
Lugares – Salas forradas a madeira, estuque e paredes de casas, os salões ou onde se costuma jogar, elevações e montanhas, celeiros, arrecadações para guardar o milho, cofres, arcas, lugares altos.
Reinos, Países – Lombardia, Brabant, Flandres, a parte Oeste e Sudoeste de Inglaterra, Armênia.
Cidades – Londres, Lovaina, Bruges, Norrimberg, Córdova, Hasford, Mont, Bamberg, Cesena.
Descrição – Um corpo direito, alto, desempenado, tanto no homem como na mulher, a tez sanguínea, não clara, mas obscura e morena, braços longos, mas muitas vezes as mãos e os pés curtos e muito carnudos; um cabelo escuro, quase negro; um corpo forte e ativo, um belo olhar penetrante, cor de avelã, lascivo e de visão perfeita, excelente entendimento e discernimento nos assuntos mundanos.
Qualidade e propriedades do Câncer – É a única casa da Lua, e é o primeiro signo da triplicidade da água ou do Norte, é aquático, frio, úmido, fleumático, feminino, noturno, cardeal, um signo solsticial, mudo e lento no falar, fértil, setentrional.
Doenças – Significa deficiências gerais, ou no peito, estômago e mamilos, digestão deficiente, estômago frio, tuberculose, fleumas salgadas, tosses podres, humores hidropisíacos, úlceras no estômago, cancros que são sempre no peito. Lugares – O mar, os grandes rios, águas navegáveis; mas nos países interiores denota lugares perto de rios, riachos, nascentes, poços, caves das casas, casas de lavagens, terrenos alagados, diques com juncos, bancos de areia, trincheiras, cisternas.
Forma e descrição – Geralmente uma estatura baixa e pequena, a parte superior maior do que a inferior, um rosto redondo; uma tez esbranquiçada, doentiamente pálida, o cabelo de um castanho pardo, olhos pequenos, com propensão para ter muitos filhos, se for mulher.
Reinos, Países e Cidades – Escócia, Zelândia, Holanda, Prússia, Túnis, Argélia, Constantinopla, Veneza, Milão, Gênova, Amsterdam, York, Magdeburgo, Wittenberg, Saint Lucas, Cádiz.
Qualidades e propriedades do Leão – É a única casa do Sol, e é por natureza fogoso, quente, seco, colérico, diurno, comandante, bestial, estéril, do Leste e da triplicidade do fogo, masculino.
Doenças – Todas as doenças das costelas e flancos, tais como pleurisias, convulsões, dores de costas, tremores ou paixões do coração, violentas febres ardentes, todas as fraquezas ou doenças do coração, inflamações oculares, a peste, a pestilência, a icterícia amarela.
Lugares – Um lugar frequentado por animais selvagens, bosques, florestas, lugares desertos, lugares escarpados e rochosos, lugares inacessíveis, palácios dos reis, castelos, fortes, parques, perto da chaminé das casas onde há lareiras.
Aspecto e forma – Cabeça grande e redonda, olhos grandes fixos, espantados ou esbugalhados, visão rápida, um corpo grande e cheio, sendo de estatura superior à média, ombros largos, tronco estreito, cabelo amarelo ou louro escuro, e cheio de ondas ou caracóis, uma expressão feroz, mas a tez corada, altamente sanguínea, forte, valente e ativo. Reinos, Países, Cidades – Itália, Boêmia, os Alpes, Turquia, Sicília, Apúlia, Roma, Siracusa, Cremona, Ravena, Damasco, Praga, Lintz, Confluência, Bristol.
Qualidades e propriedades – É um signo terreno, frio, melancólico, estéril, feminino, noturno, do Sul; é o domicílio e a exaltação de Mercúrio, e pertence à triplicidade da terra.
Lugares – Significa um escritório onde se encontram livros, um armário, uma leiteria, campos de milho, celeiros, casas de fabricação de malte, montes de palha, ou de cevada ou trigo, ou um lugar onde o queijo e a manteiga são preservados e guardados.
Doenças – Lombrigas, gases, cólicas, todas as obstruções nos intestinos, problemas nas tripas, enfermidades nos testículos, qualquer doença na barriga.
Reinos, Países, Cidades – A parte Sul da Grécia, Croácia, o território Ateniense, Mesopotâmia, África, o Sudoeste de França, Paris, Jerusalém, Rodes, Lyons, Toulouse, Basileia, Heidelburg, Brundusium.
Aspecto e forma – Um corpo magro de altura média, mas bem feito; uma tez morena corada, cabelos negros, é uma pessoa com boa aparência e encantadora, não sendo porém bela, uma voz pequena e aguda, tendo todos os membros tendência para serem curtos; um espírito arguto e circunspecto, prudente e extremamente bem falante, estudioso e dado à história, quer seja homem ou mulher; se Mercúrio estiver neste signo e a Lua estiver em Câncer, produz uma rara inteligência, mas um tanto instável.
Natureza e propriedades – É um signo aéreo, quente e úmido, sanguíneo, masculino, cardeal, equinocial, humano, diurno, da triplicidade do ar e ocidental, sendo o principal domicílio de Vênus.
Doenças – Todas as doenças dos rins, cálculos ou areias, infecções e doenças da região lombar ou dos quadris, úlceras nos rins ou bexiga, coluna fraca, corrupção do sangue.
Lugares – Nos campos, representa terrenos perto de moinhos, ou algum celeiro afastado, ou arrecadação, ou serração, ou onde trabalham os tanoeiros, ou onde a madeira é cortada, encostas de colinas, cumes de montanhas, terrenos onde se pratica a falcoaria e a caça, terrenos arenosos ou cobertos de cascalho, ar puro, claro e penetrante; os quartos superiores numa casa, câmaras, sótãos, um quarto dentro de outro.
Aparência e forma – Personifica um corpo bem feito, desempenado, alto e mais sutil ou magro do que grosseiro; um rosto redondo, encantador e belo, uma cor puramente sanguínea; na juventude, não há abundância ou excesso quer de branco ou de vermelho, mas com a idade, há geralmente algumas borbulhas ou uma cor muito viva, o cabelo amarelado, suave e longo.
Reinos, Países e Cidades – A Áustria superior, o Ducado da Sabóia, Alsácia, Livônia, Lisboa em Portugal, Frankfurt, Viena, Placentia, o território da Grécia onde em tempos a cidade de Tebas se elevou, Arles, Friburgo, Spires.
Qualidade, propriedades – É um signo frio, aquático, noturno, fleumático e feminino, da triplicidade da água, fixo e Norte, domicílio e alegria de Marte, representando geralmente homens astutos e falsos.
Doenças – Areias e cálculos nas partes secretas, bexiga, hérnias, fístulas, ou as hemorroidas no ânus, gonorreia, priapismos, tudo o que afeta as partes privadas, tanto no homem como na mulher; defeitos na matriz.
Lugares – Lugares usados por todos os tipos de animais rastejantes, tais como carochas, etc., ou aqueles que não têm asas e são venenosos; jardins, pomares, vinhas, casas arruinadas perto de águas; terrenos lamacentos e pantanosos, lagos fétidos, areias movediças, tanques, a cozinha ou despensa, a lavanderia. Aparência e descrição – Um físico corpulento, forte e robusto, o rosto um pouco largo ou quadrado, uma tez morena parda, um cabelo pardo e escuro, abundante e encrespado; um corpo peludo, as pernas um tanto arqueadas, pescoço curto, um tipo atarracado e compacto.
Reinos, Países, Cidades – Parte Norte da Bavária, a parte florestal da Noruega, Barbary*, o Reino de Fez, Catalunha em Espanha, Valência, Urbine e Forum Julii em Itália, Viena, Messina em Itália, Gaunt, Frankfurt sobre o Odar.
Qualidade e natureza – É da triplicidade do fogo, Leste, de natureza fogosa, quente, seca, masculino, colérico, diurno, mutável, bicorpóreo, sendo o domicílio e a alegria de Júpiter.
Doenças – Rege as coxas e as nádegas no corpo humano, e todas as fístulas ou feridas que surjam nesses membros, e geralmente denota sangue quente, febres pestilenciais, quedas de cavalos, ou ferimentos causados por estes ou por animais de quatro patas; assim como danos pelo fogo, calor e falta de moderação nos desportos.
Lugares – Um estábulo de grandes cavalos, ou cavalos de guerra, ou uma casa em que geralmente são guardados grandes animais de quatro patas; nos campos, representa as colinas e os lugares mais elevados das terras ou terrenos que se elevam um pouco acima dos outros; nas casas, os quartos superiores, perto do fogo.
Aparência e forma do corpo – Representa um semblante bem parecido, um rosto um pouco longo, mas cheio e rosado, ou quase bronzeado; o cabelo de um castanho claro, a estatura um pouco acima da média; membros harmoniosos, e um corpo forte e robusto.
Reinos, Países, Cidades – Espanha, Hungria, Slavônia, Morávia, Dalmátia, Buda na Hungria, Toledo, Narbon, Cullen, Stargard.
Qualidade e natureza – É o domicílio de Saturno e é noturno, frio, seco, melancólico, terreno, feminino, solsticial, cardeal, doméstico, quadrúpede, do Sul, sendo a exaltação de Marte.
Doenças – Governa os joelhos e todas as doenças relativas a eles, tanto devido a distensões como a fraturas; denota lepra, Urticária, sarna.
Lugares – Mostra a casa dos bois ou a vacaria, ou onde são guardados os vitelos, ou os instrumentos para o gado, ou onde a madeira velha é empilhada; ou onde se armazenam as velas dos navios, ou materiais desse tipo; assim como redis de ovelhas, ou terrenos onde se apascentam as ovelhas, terrenos baldios, terrenos estéreis cheios de arbustos e de espinhos; terrenos onde se empilha o estrume ou a terra; nas casas, lugares baixos e escuros, perto do chão ou da soleira da porta. Corpo físico – Geralmente corpos secos, não sendo de estatura alta, rosto longo, magro e seco, barba rala, cabelo preto, um queixo estreito, pescoço longo e magro e peito estreito. Verifiquei muitas vezes que estando Capricórnio a ascender, a pessoa tinha cabelo branco, mas na sétima sempre preto; acho que o branco lhe vinha mais da natureza da família do que do signo.
Reinos, Países, Cidades – Trácia, Macedônia na Grécia e agora na Turquia, Albânia, Bulgária, Saxônia na parte Sudoeste, Índias Ocidentais, Stíria, as Ilhas Órcades, Hassia, Oxford, Mecklin, Cleves, Brandenburgo.
Natureza e propriedades – É um signo aéreo, quente e úmido, da triplicidade do ar, diurno, sanguíneo, fixo, racional, humano, masculino, o principal domicílio de Saturno e onde ele mais se rejubila; ocidental.
Doenças – Aquário governa as pernas, os tornozelos e todos os tipos de enfermidades relativas a esses membros, todos os gases melancólicos coagulados nas veias, ou perturbando o sangue, cãibras, etc.
Lugares – Lugares com elevações ou desníveis, lugares recentemente cavados, ou onde há pedreiras, ou de onde quaisquer minerais tenham sido desenterrados; nas casas, os telhados, os beirais ou as partes superiores; vinhas, ou perto de alguma pequena nascente ou fonte.
Aparência e forma – Apresenta um corpo atarracado, grosso, ou alguém de corpo forte e bem feito, não alto; um rosto longo, tez sanguínea; se Saturno, que é regente desta casa, estiver em Capricórnio ou Aquário, a pessoa tem cabelo preto e tez sanguínea, com dentes tortos; se não, tenho observado que a pessoa tem tez branca, clara ou loura, e cabelo cor de areia, ou muito louro, e uma pele muito pura.
Reinos, Países, Cidades – Tartária, Croácia, Valachia, Muscovia, Westphalia na Alemanha, Piemont na Saboia, as partes Oeste e Sul da Bavária, Média, Arábia, Hamburgo, Bremen, Montsferat e Pisaurum na Itália, Trento, Ingolstad
Propriedades e qualidade – É da triplicidade da água, um signo Norte, frio, úmido, fleumático, feminino, noturno, sendo o domicílio de Júpiter e a exaltação de Vênus, um signo bicorpóreo, mutável, inerte, efeminado, enfermiço, ou representativo de alguém sem ação.
Doenças – Todas as doenças dos pés, tais como a gota, e todos os danos e dores respeitantes a esses membros, e geralmente fleumas salgadas, sarna, Urticária, impigens, erupções cutâneas, bolhas e úlceras procedentes de sangue putrefato, constipações e doenças úmidas.
Lugares – Apresenta terrenos cheios de água, ou onde há muitas nascentes e muitas aves, assim como lagos de peixes, ou rios cheios de peixe, lugares onde tenham existido eremitas, fossos em torno das casas, moinhos de água; nas casas, perto da água, como de algum poço ou bomba, ou onde a água se acumula.
Aparência – Uma estatura baixa, mal feito, não muito decente, um rosto bastante grande, tez pálida, o corpo carnudo ou inchado, não muito direito, mas encurvando um pouco a cabeça.
Reinos, Países, Cidades – Calábria na Sicília, Portugal, Normandia, o norte do Egito, Alexandria, Rhemes, Wormes, Ratisbona, Compostela.
Vários aforismos comprovados, respeitantes ao mister, ofício ou profissão do nativo
Em primeiro lugar, se o significador da arte ou mister estiver solitário, dá a qualidade da profissão de acordo com a sua própria natureza, quer esta seja venusiana, mercuriana ou marcial; mas se estiver fortemente ligado a outro significador de arte, indica um misto de naturezas; de forma que se Mercúrio for o regente da profissão, e estiver em forte e bom aspecto com Marte, Mercúrio abre mão do seu domínio sobre a arte e o nativo segue completamente o tipo de profissão que Marte significa, no signo e casa em que se encontra; julgar assim com os outros. O resto dos planetas, signos e casas, aumentam ou diminuem os significados; Júpiter ajuda, Saturno danifica, o Sol dá poder junto ao magistrado, a Lua dá crédito junto ao povo; Júpiter ama a religião, a simplicidade, a oratória, Saturno deleita-se com a preguiça, a ganância, o peso, longas deliberações, tristeza, infelicidade, carência e penúria; onde Saturno influenciar fortemente o tipo de arte, é um milagre se o nativo não se tornar num criador de gado, marinheiro, um carregador ou transportador de carga, pastor de gado, sacristão de uma igreja, etc., mas para se poder descobrir melhor o tipo de profissão, observar os aforismos seguintes.
Do Mercúrio, quando ele é o regente da profissão
Mercúrio significa o espírito ou a imaginação do cérebro e o que resulta dele; portanto, dá uma profissão que é realizada pela atividade e trabalho do cérebro ou mente, mais do que pela força do corpo; coisas como cartas, números, escrita, conhecimento, eloqüência, aritmética, astrologia, especulações filosóficas, mercadorias, poesia, a criação de engenhos ou coisas artificiais, etc. Assim, ele faz gramáticos, secretários, aritméticos, geômetras, filósofos, poetas, homens cheios de afazeres, dados ao comércio e tráfico, homens dados à disciplina; contudo, se Mercúrio não tiver nenhum bom aspecto de Júpiter, o nativo não lucra nada, nem goza de nenhuma fortuna como resultado dos seus esforços.
Mercúrio e o seu significado quando ligado a outros
Mercúrio ligado ao corpo de Saturno ou em seu aspecto (apesar de que o sêxtil ou o trígono são melhores, a quadratura ou a oposição de Saturno a Mercúrio geralmente impede a fala ou a língua), faz com que esses homens ocupem postos servis às ordens de outros homens, ou são daqueles que passam uma vida desgraçada nas Igrejas, pedindo esmolas ou debatendo os assuntos da Igreja, etc., mas se Mercúrio fizer o mesmo aspecto a Marte, dá criadores de gado, marinheiros, pastores ou vaqueiros, curtidores de peles, remendões, alfaiates, canteiros, intérpretes de sonhos, feiticeiros, homens supersticiosos e rabugentos com faculdades ocultas.
Mercúrio em conjunção ou aspecto com Júpiter, faz excelentes oradores, de grande justiça no julgamento das causas, circunspectos e justos no exercício da lei, e igualmente moderados ao refrear-se em relação a qualquer coisa; torna os nativos amigos de pessoas importantes, adivinhos, advogados, retóricos, juízes, cambistas ou banqueiros.
Mercúrio fisicamente ligado ao Sol, desde que não esteja retrógrado ou combusto, mas antes no coração do Sol ou cazimi, ou em qualquer das suas dignidades, leva o nativo a dar-se e a lidar com magistrados, homens de grandes fortunas, faz escribas, coletores ou tesoureiros de dinheiro, supervisores, ou responsáveis como oficiais na apresentação das contas públicas ao Rei ou ao Estado, conselheiros, juízes, desempenhando todas as suas atividades com nobreza; se Marteprestar qualquer testemunho ao Sol e a Mercúrio, tende para a química, para a impressão ou cunhagem de dinheiro, especialmente se Saturno, fizer o mínimo aspecto aos significadores anteriores.
Mercúrio com a Lua, ou em qualquer bom aspecto a ela, aumenta a sua compreensão e inclina o nativo a ter desejo de conhecer o futuro, ou as coisas que estão por vir, muito propenso à adivinhação, especialmente se a Lua se aplicar a Mercúrio em Touro, Capricórnio ou Câncer; se a aplicação se der em Virgem ou Escorpião, faz astrólogos, etc.
Em Áries, Leão ou Libra, homens adivinhando as coisas por vir, livremente por mote próprio, sem qualquer arte.
Em Sagitário ou Peixes, faz homens dados à magia, quer por esperança ou por dissimulação; Mercúrio com Vênus, quer esteja conjunto ou no raio de um aspecto sextil (pois ela não pode fazer outro a Mercúrio) inclina à eloqüência e a grande diversidade de comportamentos.
De Vênus quando é só ela quem designa a profissão
Ela significa por si só prazer, gozo, ternura, delicadeza, festejos, convidados e todas aquelas coisas que titilam os sentidos com prazer.
É a grande inimiga do conhecimento e da disciplina, e não é submetida a não ser por Saturno, de forma que os homens eruditos têm modos severos.
Quando ela designa por si só o mister, faz farmacêuticos, droguistas, merceeiros, perfumistas, vinhateiros, vendedores de vitualhas, pintores, joalheiros, fabricantes de atavios, responsáveis por guarda-roupas, músicos, etc.
Vênus associada a outros
Vênus associada a Saturno dá mercadores, ou aqueles que negociam em coisas ou bens destinados ao prazer; mas se qualquer deles estiver mal afetado, dá zombadores, gracejadores, vadios astuciosos, taberneiros, mágicos de espetáculo mas não de fato; pobres e simples pintores ou, em qualquer outro ofício, aqueles a quem chamamos uma espécie de trabalhador, ou um imitador de tal ou tal mister. Vênus associada a Júpiter na significação faz adivinhos, médicos, vendedores de aviamentos, de panos de linho, de sedas, costureiros, capelistas de pequenos materiais, e recebem grande promoção da parte das mulheres ou da religião. Vênus combusta do Sol não significa qualquer arte, mas no coração do Sol, dá grande abundância e riqueza; contudo, se ela estiver em qualquer das dignidades do Sol, torna o artista mais excelente, e mostra que a sua fama e estima são maiores, e o seu lucro mais garantido.
De Marte, quando é significador da profissão por si só
Marte significa aquelas laboriosas e duras profissões que requerem tanto a força como o empenho de todo o corpo, e portanto governa principalmente ocupações manuais que são trabalhosas e exercidas através do fogo; se o Sol estiver em aspecto a ele, a profissão também é realizada pelo fogo. Numa genitura noturna, indica antes guerra, honra e glória obtida através das guerras. Estando bem constituído, ele faz soldados, cavaleiros, capitães, comandantes de exércitos, caçadores, etc. Se estiver medianamente dignificado, faz campeões, ferreiros, fundidores, engenheiros, fabricantes de todos os instrumentos de ferro, criadores de gado, médicos, cirurgiões, canteiros, carpinteiros, arquitetos; mas se estiver fraco, faz cozinheiros, cortadores de árvores, curtidores de peles, trabalhadores, piratas, ladrões.
Marte associado aos outros
Marte associado a Saturno na significação, ou afligido pela sua quadratura ou oposição, perde completamente o seu domínio sobre o mister, especialmente se Vênus ou Mercúrio estiverem melhor colocados, e se o próprio Marte estiver retrógrado, ou então neste caso retira todas as significações militares, devido aos temores de Saturno. De uma tal posição, deve-se predizer cavadores ou jornaleiros, jardineiros, fabricantes de arcos, flecheiros, trabalhadores de cabedal; se estiver colocado num local abjeto do céu, faz mineiros, limpadores de chaminés, fogueteiros, fabricantes de carvão, moleiros, coletores noturnos, etc. Marte e Júpiter bem posicionados, dão perfeitos cortesões, afortunados nos comandos da guerra; mas se estiverem infelizes por aspecto ou posição, fazem vaqueiros, meirinhos, vendedores de objetos para cavalheiros, porteiros, vendilhões do exército, donos de lojas de tabaco.
Marte com o Sol, inclina mais à magistratura do que a uma profissão; contudo, se fizerem aspectos infelizes entre si, fazem ourives (quero dizer aqueles que realizam o trabalho de ourives), cunhadores de dinheiro, ou aqueles que escavam nas minas de ouro, ou que costumam fazer moedas.
Marte com a Lua faz carniceiros; se Saturno tiver alguma regência com Marte e a Lua, indica aparadores de sebes, jornaleiros, pescadores, aguadeiros, cervejeiros, tintureiros.
De Mercúrio e Vênus interligados
Se significarem a arte ou a profissão, designam uma que seja muito hábil, exercida por uma língua volúvel ou agradável, o nativo é loquaz, inconstante, cheio de alegria; geralmente fazem músicos, especialmente quando estão em signos venusianos, poetas, oradores, mestres de dança, malabaristas ou trapezistas, pintores, fabricantes de produtos para a pele de damas delicadas, fabricantes de velas, retratistas, escritores de peças para teatro, etc., professores de caligrafia, professores de escola, etc.
Se ambos ou qualquer deles aspectar Saturno, então a profissão não é tão ligeira, mas terá maior gravidade, vendem ou fazem roupas para senhoras, ou aqueles objetos ou ornamentos que são do seu agrado, etc.
Júpiter, Vênus e Mercúrio autores da profissão, na três, cinco e onze fazem excelentes pedagogos ou instrutores de jovens; pregadores ou advogados, se estiverem na nove; legalistas ou homens que administram os assuntos públicos, se estiverem na doze.
Júpiter, Vênus, Mercúrio e a Lua dão admirável eloqüência; excelentes poetas se Júpiter estiver com o nó norte e ainda em qualquer bom aspecto com Mercúrio ou Vênus.
Árias e versos resultam do aspecto de Marte, Vênus e Mercúrio. Será um bom cantor aquele em que Júpiter retrógrado estiver ligado a Mercúrio em qualquer signo.
Do Mercúrio com Marte
Mercúrio com Marte determinando a arte, se estiverem bem dispostos, produzem inteligências muito aguçadas, pessoas de compreensão penetrante, médicos, cirurgiões, armeiros, escultores de estátuas, de imagens, campeões, alquimistas, gravadores, muitas vezes notários públicos, agrimensores, impressores de livros; se estiverem mal colocados, tornam-se fabricantes de dados, impressores de dinheiro, falsificadores de provas, vigaristas ou carteiristas, fornicadores. Saturno, associado a Marte e a Mercúrio, faz ladrões, falsificadores de dinheiro, assassinos, fabricantes de venenos, jogadores trapaceiros. Mas Júpiter no lugar de Saturno faz bons conselheiros, advogados, legalistas civis; mas se o aspecto de Júpiter a Marte e a Mercúrio for mau, indica homens invejosos, tipos vangloriosos, advogados matreiros.
Marte, Mercúrio e a Lua em conjunção, não estando bem dignificados, fazem ladrões e assaltantes de casas, aldrabões ou tipos fraudulentos. Se Saturno estiver na sete, estes vadios acabam na forca.
Marte e Vênus como significadores da arte
Quando tal posição se dá, esperar labor e prazer na profissão, temeridade ou confiança associada à lisonja ou dissimulação; daí se poder julgar cozinheiros, vendedores de aves, excelentes médicos, barbeiros, farmacêuticos, cirurgiões, jardineiros, tintureiros, etc. Marte e Vênus mal colocados e mal fortificados, mostram um debochado ou um alcoviteiro.
Marte e Vênus com a participação de Saturno, fazem sacristãos de Igreja, ou denotam aqueles pobres padres que diariamente acodem aos doentes e cuidam das almas, coisa que nenhum padre obeso fará, quer seja prelado ou presbítero; ou indicam coveiros, ou gravadores de epitáfios nos túmulos, etc.
Marte e Vênus com Júpiter, fazem pessoas muito zelosas na religião e muito bons professores, nada gananciosos; Oh monstrum horrendum, um padre que não é ganancioso.
Com que sucesso
O sucesso que se pode esperar da profissão é deduzido da força do significador, ou do regente do mister: se ele estiver potente e em dignidades essenciais, e não afligido pela malévola configuração partil das infortunas, e estiver também colocado nos ângulos da figura, e oriental, indica que o nativo provará ser um famoso trabalhador, excelente e ultrapassando a maioria na sua profissão, que ele granjeará grande estima através dela e, como resultado, reputação pública.
Mas se o significador estiver fraco, ocidental ou cadente, oprimido pelas infortunas, o nativo prova ser um falhado, um homem sem grande qualidade, sempre na dependência dos outros, desprezível, não prosperando pela sua arte, todos desdenhando a qualidade do seu trabalho. Onde, note-se que quando Saturno aflige o significador, o nativo prova ser uma lesma, um tipo preguiçoso, com medo de progredir.
Se Marte impede, o homem é impetuoso, obstinado, convencido, infame. Se ambas as infortunas afligirem simultaneamente o significador, então as aflições em que incorre através da sua profissão são inúmeras e infindáveis.
A natureza dos signos
A natureza dos signos em que o significador ou significadores estão colocados, a qual repito de novo em maior medida do que anteriormente, influencia muito este tipo de julgamento; é a seguinte:
Os signos cardeais, tais como Áries, Câncer, Libra e Capricórnio, conduzem àquelas artes ou profissões que requerem inteligência, visto serem orientadas pelo raciocínio, geometria, física, astrologia, etc.
Os signos fixos também exigem conhecimentos ou educação, à exceção de Escorpião
Os signos humanos, Gêmeos, Virgem, Libra e Aquário, como significam as qualidades humanas, indicam aquelas artes que são liberais e que têm especial utilidade na vida do homem, e que são ensinadas com autoridade.
Os signos de água ou terra, tais como Câncer, Escorpião, Peixes, Touro e Capricórnio, mostram profissões que lidam com a água e a terra, como com pastos, ervas, medicamentos, barcos, peixe ou funerais.
Os signos de quatro patas, tais como Áries, Leão e Sagitário, mostram profissões mecânicas, talhantes, construtores, curtidores de peles, canteiros, mineiros de pedras, tecelões, fabricantes de lanifícios.
Albubater, um sábio médico Árabe, a partir de cujos escritos a maior parte dos nossos aforismos astrológicos são coligidos, distribui os signos da seguinte forma e diz:
Os signos de fogo significam misteres ou profissões relacionadas com o fogo, quer seja como ferreiro ou como ourives, ou padeiro ou fabricante de vidro, etc.
Os signos de terra mostram ocupações terrenas, ou procedentes da terra, tais como a olaria, cavadores, construtores de paredes de barro ou rebocadores.
Os signos de ar indicam cantores, humoristas, caçadores de aves, moleiros, atiradores.
Os signos de água designam pescadores, lavadeiras, tecelões, aguadeiros, carregadores de tulhas.
A qualidade da profissão
A qualidade e o tipo da arte, mister ou profissão pode ser apreendido da natureza e das propriedades dos três planetas determinantes da profissão que, como disse (interiormente, são Marte, Vênus e Mercúrio, e do signo que eles ocupam, e da configuração que eles ou qualquer deles tem com os outros planetas; onde sempre se prefere o aspecto mais forte ao mais fraco, e se dois planetas tiverem domínio na designação do mister, o planeta mais fortificado tem primazia na preferência.
Seria desnecessário repetir aqui as várias profissões que cada planeta designa, visto tê-lo precisamente feito na primeira parte desta (…) e onde mostrei as naturais significações de cada planeta por si, as quais contudo são designadas ou restringidas conforme se encontram em configuração com outros planetas; pois se Saturno com o seu aspecto maligno estiver associado a Marte na designação da profissão, em vez de soldados, faz soldados escravos, soldados pobres, vulgares e comuns, lavadores de panelas, servos, escravos e esse tipo de pessoas inferiores; em vez de cirurgiões, faz coletores noturnos, carniceiros, varredores de sarjetas, trapeiros e trapeiras, limpa-chaminés, carregadores de água, carroceiros porcos e desmazelados, maus cozinheiros, mercenários, vendilhões que compram e vendem e têm bancas nos mercados, curtidores de peles, calceteiros, um dono de casas de devassidão ou bordéis, vereadores dissolutos, sargentos evasivos, oficiais inferiores que se ocupam de assuntos sórdidos.
Se Júpiter aspectar Marte, designa profissões mais nobres, tais como capitães, oficiais de guerra, homens de pensamentos régios, cobradores, ou contratadores do reino.
Se o Sol aspectar Marte, aumenta a qualidade da profissão, tornando-a mais refinada e fazendo com que se lide com bens melhores e mais requintados.
Mercúrio e Júpiter fazem oradores famosos, advogados eruditos, juízes, exercendo as suas faculdades junto a homens de grande renome, com os homens mais eminentes do país em que vivem, sejam eles reis, príncipes ou nobres, etc.
Mercúrio com Saturno, indica tipos metediços, solicitadores contenciosos, querendo abarcar tudo e não realizando nada, torneiros, oleiros, curtidores de peles, remendões, etc. Por vezes indica simples brutos que fingem conhecer os acontecimentos futuros sem arte nem estudos, gente supersticiosa, heréticos, etc.
Saturno em aspecto com Vênus, ambos mal afetados, ou apenas um deles nessas condições, dá debochados, meretrizes, tecelões, merceeiros.