sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Biografia Samuel Liddell Mac Gregor Mathers (Especial)



"A história completa e verdadeira de qualquer Adepto só poderia ser escrita pelo próprio Adepto, e ainda assim, se a expusesse ante a vista do público em geral, quantas pessoas dariam crédito?"

S.L. Mac Gregor Mathers - "A Magia Sagrada de Abramelin o Mago" (introdução)

Filho de William M. Mathers e Miss Collins. Nasceu em 08 de Janeiro de 1854 e no nº11 da Rua De Beauvior Place, Hackney. Seu pai morreu mu ito cedo e ele viveu com sua mãe viúva em Bournemouth até a morte da mesma em 1885.

Em 1877, Mathers foi iniciado na maçonaria, na Loja Hengist Nº195 de Bournemouth. Foi apadrinhado por E.L.V. Rebbeck, um conhecido agente de propriedades. Mathers progrediu através dos graus de Aprendiz, Companheiro e finalmente Mestre Maçon; o conseguiu em menos de 18 meses, ainda que nunca tenha chegado a ser um Mestre de Loja Maçon (grau mencionado na coleção do Cônsul Francês Lemanceau). Em 1882, Mathers renunciou à Loja.

Mathers logo foi apresentado ao Dr. Wynn Westcott e ao Dr. William Woodman. Ambos eram maçons de alto grau, e Woodman era além disso Magus da S.R.I.A.1.. A história diz que foram Westcott e Woodman que apresentaram a Mathers a S.R.I.A.. A foi e é uma Sociedade Rosacruciana aberta somente a Mestres Maçons (não confundir a S.R.I.A. em Londres com a atual S.R.I.A. nos Estados Unidos).

Durante esse período, Mathers também se fez amigo de Fredrick Hockley. Hockley era um metalúrgico, alquimista e intrépido consultor de cristais. Não há dúvidas que Mathers e Hockley fizeram algum trabalho juntos e de que Hockley teve uma influência definitiva sobre Mathers e seus ensinamentos ao referir-se à observação na Visão do Espírito (Mathers logo aperfeiçoaria essa técnica: Viajando na Visão Espiritual com o uso de símbolos específicos e cores ofuscantes, etc.).



Com a ajuda do Dr. William Wynn Westcott, Mathers fez a primeira tradução inglesa da Kabbala Denudata de Knorr Von Rosenroth. Um trabalho que teve inúmeras edições e lhe outorgou uma reconhecida posição no ocultismo.

Após a morte de sua mãe, viu-se em circunstâncias muito pobres e mudou-se para Londres, onde viveu em modestas pensões em Great Percy Street, King´s Cross, disfrutando da hospitalidade do Dr. Westcott por muitos anos. Mathers também fez algo militar. Uniu-se aos Primeiros Voluntários de Infantaria de Hamshire. Traduziu um manual militar do francês para o inglês. Deve fazer-se notar nesse ponto que Mathers ganhava a vida fazendo uma variedade de trabalhos. O ocultismo era sua vida e o dinheiro era um mal necessário para a sobrevivência.



Em 1887, a Kabbala Denudata estava acabada e um trabalho maior estava para começar: o de criar uma Fraternidade para aqueles que estivessem famintos pelo Conhecimento Oculto, que se chamaria Ordem Hermética da Golden Dawn. Foi em 1886 ou 1887 que Mathers recebeu os Manuscritos Cifrados para traduzir. O código era simples e era um código do séc. XV criado pelo Abade Trithemius. A história registra que foi Westcott quem encarregou Mathers de traduzir os manuscritos e usá-los como esqueleto para o que logo se conheceria como as Iniciações da Golden Dawn. Acredita-se que Mathers e Westcott já tinham sido iniciados nos Mistérios Rosacruzes e que os Manuscritos Cifrados eram um método de proteger seu próprio juramento de segredo.

Westcott, Mathers e Woodman integrariam o primeiro corpo diretivo da recém formada Ordem Hermética da Golden Dawn. Os três estavam acostumados a trabalhar juntos, pois também eram o corpo diretivo da S.R.I.A. com Westcott como Magus Supremo.

Muitos ocultistas estão fascinados pelo movimento, a poesia e a efetividade das iniciações da Golden Dawn compiladas e escritas por Mathers. Inclusive William Butler Yeats não pode evitar pegar imagens dos rituais que Mathers compôs.

A tarefa então era admitir sérios estudantes na nova Ordem. Mathers estava muito influenciado pela Dra. Anna Kingsford e seu associado, Edward Maitland. Eles eram os fundadores da Sociedade Hermética e amigos muito próximos de Mathers. Ele absorveu muito de suas crenças de Anna Kingsford e insistiu em que uma dessas crenças fosse incorporada na Golden Dawn; que as mulheres fossem aceitas na Ordem, sobre bases completamente equitativas com os homens. Mathers era insistente neste ponto e até que Woodman e Westcott não aceitassem, não prosseguiria.

Todos concordaram com Mathers e as mulheres foram aceitas na Ordem equitativamente. Mathers e a nova Ordem estavam a ponto de fazer história, história que mudaria o mundo do oculto para sempre. Mathers conheceu sua futura esposa, Mina Bergson, pela primeira vez no Museu Britânico. Ela era companheira de estudos da filha do Sr. Horniman, e uma talentosa artista da Escola de Slade. Encontrava-se no Museu estudando a arte Egípcia.



Dali tiveram um breve compromisso e uniram-se em matrimônio na Igreja Chacombe, próxima de Bandury, pelo reverendo W.A. Ayton, que era um proeminente estudioso do misticismo, investigador de Alquimia e membro de numerosas sociedades ocultas.

Logo após a Ordem operar por um tempo, Mathers percebeu a necessidade de uma Segunda Ordem, ou Ordem -Interna-. Enquanto aparentemente vista do exterior pode ter se assemelhado ao acréscimo de uma Ordem Externa, de fato, sempre houve uma Segunda Ordem Interna, e sob a direção de Mathers sempre esteve aberta aos membros da Golden Dawn. Junto com Moina, e sob a direção dos contatos da Terceira Ordem, a Segunda Ordem foi criada.

Como comentário exterior, podemos ver agora que embora um dos erros que Mathers cometeu na direção da Segunda Ordem foi a admissão de candidatos inaceitáveis. O crescimento do ego de uma pessoa é suficientemente grande enquanto atravessa os graus da Ordem Externa, e se essa pessoa não está estabilizada suficientemente como um bom vinho e se lhe permite ascender demasiado cedo à Segunda Ordem, os resultados podem ser desastrosos. O ego está então completamente incontido e tomando uma corrente muito mais forte que aquela da Ordem Externa. Condutas como a criação de rumores, separações e auto-engrandecimentos são o resultado. Isto é parcialmente o que acontecia na Segunda Ordem da Golden Dawn no final do século, quando a Ordem atravessaria uma desastrosa revolta por Adeptos que quiçá nunca deveriam ter alcançado a Segunda Ordem. Em 1891, Mathers e sua esposa se mudaram para Paris, onde Mathers realizou extensas investigações literárias na Librarie d´Arsenal, uma instituição notável, por sua riqueza em literatura oculta, e no Museu Guimet, de onde derivou muito de seu conhecimento da antiga sabedoria mística oriental.

Mathers também publicou uma tradução para o inglês de um manual militar francês, um Ensaio sobre as Cartas do Tarot, e um volume de Poemas. Durante sua residência em Paris, adotou o mote escocês de -S’Rioghail mo Dhream- (Régia é minha Tribo). Enquanto alguns historiadores acreditam que esse mote era uma reafirmação de sua história anterior escocesa (é o mote do clã MacGregor), é claro ao iniciado nos Mistérios Avançados. A Raça Real é o pequeno número de verdadeiros buscadores dedicados à evolução espiritual da humanidade. A Raça Real é essa augusta linhagem de Mestres iniciados que mantiveram os Mistérios vivos através de toda a antiguidade.

Também declarou sua sucessão ao título Jacobita de Conde de Glen Strae, o qual alegou haver sido outorgado a um ancestral seu pelo Rei James II. Mathers foi conhecido popularmente no distrito de Auteuil como -o inglês louco-.

Em Paris, inicialmente, Mathers e Mina viveram numa pobreza extrema. Sua principal fonte de renda era Annie Horniman, que vivia em Londres, sendo amiga de Moina e membro da Ordem. Foi dois anos após sua mudança para Paris que Mathers estabeleceu um Templo operativo nesta cidade. O Templo foi chamado Ahathor, e se encontra ativo atualmente. Devido a seus meios limitados, Mathers perdeu em Paris muita de sua sua reputação como estudante de boa fé e mestre, e caiu em práticas questionáveis que não foram vistas com bons olhos por alguns alunos antigos.

Mathers também foi vítima da fraude de Madame Horos e seu esposo, dois aventureiros que pouco tempo depois foram processados e convictos em Londres por ofensas abomináveis. Assistido por sua esposa Moina, Mathers obteve em Paris uma noteriedade passageira com a intenção de reviver a adoração da deusa egípcia Ísis.

Mathers fez freqüentes viagens a Londres para lidar com assuntos da Ordem. Uma de suas mais dolorosas tarefas fois a suspensão de Annie Horniman em 1896.



Horniman era uma das mulheres mais ricas da Inglaterra. Ela era benfeitora de Mathers, o que lhe permitiu desse modo continuar seu trabalho e investigar para a Ordem. Sem dúvida, não considerando suas necessidades pessoais e consciente de que expulsá-la da Ordem lhe causaria difíceis problemas econômicos, procedeu sem hesitação. Foi demitida da Ordem por intrometimento e geração de desordem em assuntos da organização; um problema comum que deveria ser enfrentado por qualquer bom Chefe de uma Ordem. A mudança de século trouxe tempos duros e difíceis para Mathers. Uma cisão na Segunda Ordem do Ísis-Urânia começou. Há vários motivos dados para a cisão, mas nenhuma razão é válida. Uma das acusações lançadas e freqüentemente citada por aqueles que favoreceram a revolta era que Mathers era um líder autocrático. Nada podia estar mais longe da verdade. Um líder autocrático não outorga a outros uma posição alta ou posto como Mathers fez.

Um líder autocrático quer ter decisão direta sobre tudo. Mathers, ao contrário, mudou-se para Paris e deu orientações a seus Adeptos em Londres, mas lhes outorgou o poder de liderança. Foi apenas após constantes abusos de poder e uma falta geral de respeito pela Tradição, à Ordem e ao Chefe dela, que Mathers escreveu seu famoso manifesto.

Em qualquer caso, os animais agora estavam soltos no zoológico, e em gratidão aos 15 anos de dedicação a sua aprendizagem (virtualmente todos os ensinamentos da Ordem surgiram de Mathers), se separaram e começaram sua própria corrente e Ordem.

Em 1903, Aleister Crowley, que então acreditava ser o -Menino Dourado-, por assim dizer, e o novo Chefe da Ordem, se separou de Mathers. Seria nos depois, em 1910, que Crowley ofenderia a seu antigo Mestre em vários volumes de uma publicação bienal chamada -The Equinox-. Nesta publicação, Crowley tornou públicos uma grande quantidade de documentos de instrução ritualística que havia recebido sob o juramento de segredo, e este procedimento o levou a ações legais que nunca terminaram satisfatoriamente.

Nessa época, Mathers regressou a Londres e permaneceu ali por dois anos. Não se sabe se Moina esteve com ele nesse período. A razão primeira de seu retorno a Londres era investigação. Sem dúvida, ainda tinha alguns Adeptos leais em Londres. Em 1912, Mathers retorna a Paris. Investigaria e logo brindaria o público com uma tradução aceitável do -Grimório de Armadel-. Mathers também era responsável pela -Chave Maior de Salomão-, quiçá o documento mais importante da Magia Cerimonial.

A Primeira Guerra Mundial chegou e Mathers viveu o suficiente para ver a vitória dos aliados no outono de 1918. Desde então, as coisas se voltaram obscuras. Nos ensinam que Mathers morreu em seu apartamento na Rue Rivera em 20 de novembro de 1918. Depois, Dion Fortune nos diz que Moina lhe informou que ele havia falecido de uma epidemia de gripe nesse ano, mas não se encontrou nenhuma Certidão de Óbito de Mathers, nem sua tumba.

Ainda que Moina possuísse uma Certidão de Óbito, não há registros cartorários.

Mathers foi um ser humano especial que aportou um sentido de dedicação e trabalho intenso aos Mistérios. Acreditava no potencial humano e na possibilidade de o ser humano passar mais além e eventualmente -tornar-se mais que humano-.



Livros e textos de autoria de Mathers

Introdução Prática sobre o Exercício da Campanha de Infantaria 1884 - em Francês
O Tarot: Um Breve Tratado sobre a Leitura das Cartas Em Francês
A Queda de Granada: Um Poema em Seis Partes 1885 - em Francês
A Kabbalah Revelada 1888 - Originalmente em Caldeu, mas ele traduziu a versão do séc. XVII da Kabbala Denudata por Knorr Von Rosenroth, em Latim.
Simbolismo Egípcio Publicado em Paris
O Grimório de Armadel Em Francês
O Tarot, seu Significado Oculto e Métodos de Jogo 1888
A Chave do Rei Salomão: Clavícula Salomonis 1889 - em Hebraico
A Magia Sagrada de Abramelin o Mago 1896 - em Francês
Magia Ritual de Projeção Astral e Alquimia Escritos Originais da Golden Dawn - Volume I

Graus da Golden Dawn

Como já nos é conhecido, a Golden Dawn foi fundada, na Inglaterra, por um mestre-maçom chamado Willian Wynn Westcott em conjunto com mais dois homens no ano de 1888.

Muitas confusões circundam a criação e o desenvolvimento da referida ordem, o que dificulta um trabalho mais minucioso no que tange a sua história. Mas o foco dos trabalhos futuramente apresentados aqui será puramente cognitivo sobre Magia.

Cabe ao momento mencionar que Crowley fez parte da G.D., onde alcançou o grau mais alto no ínfimo período de um ano. Deve-se notar, pois, que Crowley não era nem um pouco negligente em seus trabalhos mágicos. A Grande Besta teve sua escalada rápida devido, tão somente, a sua inquestionável competência e labor.

Sobre os graus, a Golden Dawn divide-se em A Segunda Ordem, e sobre esta nada se fala externamente, somente encontram-se documentos sobre rituais, lições e afins do grau de Adeptus Minor 5º=6, o primeiro grau da Segunda Ordem.

No entanto há a chamada Primeira Ordem, que compreende cinco graus: Neófito, Zelator, Theoricus, Practicus e Phiolosophus. Todos relacionados à Árvore da Vida.

O Neófito (semelhante ao Probacionista da Astrvm Argentvm) estaria em um período unicamente de provas para mostrar-se merecedor do ingresso na Ordem. O Zelator estaria na Sephirah de Malkhut, o Theoricus em Yesod, o Practicus em Hod e o Philosophus em Netzach.

Após tais graus há a Cripta dos Adeptos, bem como na Árvore da Vida há o Véu de Paroketh. E é somente aí que o conteúdo mais prático da Ordem será mostrado, pois até então era mínima parte não-teórica. Entretanto, após a Cripta é que há o início da Segunda Ordem, então, deter-me-ei a expor somente dados dos graus de Neófito a Philosophus.

Manuscritos Cifrados

Os Manuscritos Cifrados são uma coleção de 60 fólios contendo o esboço estrutural de uma série de rituais de iniciação mágica correspondendo aos elementos espirituais de Terra, Ar, Água e Fogo. Os materiais "ocultos" nos Manuscritos são um compêndio da teoria mágica clássica e o simbolismo conhecido no mundo Ocidental por volta do século XIX, combinados para criar um modelo abrangente da Tradição do Mistério Ocidental, e arranjado em um plano de estudos de um curso dividido em graus de instrução em simbolismo mágico. Era usado como a estrutura da Hermetic Order of the Golden Dawn.


O 13º fólio do Manuscrito Cifrado.


A cifra usada nestes manuscritos, mostrada em uma edição de Polygraphia (Trithemius) de 1561. Outra cifra conhecida como "Alfabeto Thebano" é dada acima dela.


Os fólios estão escritos em tinta preta sobre papel de algodão com marca d'água de 1809. O texto é escrito em inglês plano escrito da direita para a esquerda em uma simples substituição por criptograma conhecido como a cifra de Trithemius. Numerais estão substituídos por letras hebraicas, onde Aleph = 1, Beth = 2, etc. Os desenhos toscos de diagramas, implementos mágicos e cartas do tarô estão intercalados com o texto. Uma página final traduz para o francês e latim.

As cifras contem o esboço de uma série de rituais graduados e o plano de estudos de um curso de instrução em Qabalah e magia hermética, incluindo Astrologia, Tarô, Geomancia e Alquimia. Ele também contém uma série de diagramas e desenhos toscos de vários implementos ritualísticos. Os Manuscritos Cifrados são a fonte original sobre a qual os rituais e as leituras da Hermetic Order of the Golden Dawn estão baseados.

O material atual descrito no Manuscrito é de origens conhecidas. Hermetismo, Alquimia, Qabalah, Astrologia e Tarô era, certamente não eram desconhecidos para estudantes das artes mágicas no século XIX; a Cifra é um compêndio das previosamente conhecidas tradições mágicas. A estrutura básica dos rituais e os nomes de Graus são similares àqueles da Societas Rosicruciana in Anglia e a 'Gold und Rosekreuzes'.

Hekas hekas este Bebeloi

Hekas Hekas, este Bebeloi é o grito dos Mistérios Eleusianos e significa "Longe, ficai longe, profanos!".

É um termo usado nas cerimônias da Golden Dawn (i.e. McGregor Mathers) que foi tirado dos Ritos de Eleusis. Esse era o "comando", em Grego, para todos os profanos ou não iniciados deixarem a área preparatória para as Cerimônias Mágicas que se seguiriam. Hekas é também um Deus Egípcio que governa a Magia.

Crowley preferia usar uma versão da mesma frase em Latim: "Procul, o procul este, profani!". Ambas possuem a mesma tradução. Esta fora usada por Virgílio na epopeia Eneida de 6.258 a.c.

Origem Remota

A primeira notícia do uso da frase "Procul, O procul este profani" foi no poema épico em Latim de Publius Vergilius Maro, A Eneida. O épico explica que Virgílio coloca essas palavras na boca da Sibila de Cuma que está se preparando para proferir uma grande profecia e exatamente com essa fala, afugenta os estranhos dizendo: "Afastai, ficai longe, ó impuros!"

Profanus em Latim significa literalmente aquele que está condenado a fica "fora (latim, pro) do templo (latim, fanum)". Originalmente profani eram os pagão (escória) que não eram autorizados a estarem dentro de lugares sagrados do santuário interno (Sanctum Sanctorum) porque não eram fiéis ou porque tinham sidos envenedados por outros pagãos trapaceiros. O tipo de linguagem baixa que esses rufiões provávelmente falavam eram, é claro, blasfêmias, profanação, da mesma maneira que esses que a usavam eram profanos.

Hierofante (Golden Dawn)

O Hierofante (ou a Hierophantissa) no Ritual do Neófito da Golden Dawn representa o sacerdote iniciador, aquele que ensina matérias espirituais, especialmente no que diz respeito às adorações e sacrifícios.

Descrição

É o expositor dos Mistérios na Sala da Manifestação Dual da deusa da Verdade. Dentre os símbolos e insígnias do Hierofante estão o Trono do Leste, o manto vermelho (capa externa) que leva uma cruz branca no peito esquerdo, um colar branco do qual se pendura um lámen vermelho e verde desenhado uma cruz circular, o cetro com uma coroa na ponta e a Bandeira do Leste.

Hiereus (Golden Dawn)

O Hiereus (ou a Hiereia) no Ritual do Neófito da Golden Dawn é aquele que realiza sacrifícios no templo.

Descrição

Hiereia é a vingadora dos deuses, Guardiã dos Mistérios Sagrados. Dentre os símbolos e insígnias do Hiereus estão o trono do Oeste, o manto negro levando uma cruz branca sobre o peito esquerdo, um colar vermelho que leva pendurado um lámen branco e preto desenhado um triângulo, a Espada da Força e Severidade e a Bandeira do Oeste.

Hegemon (Golden Dawn)

O Hegemon (ou a Hegemone) no Ritual do Neófito da Golden Dawn é o líder, aquele que primeiro procede sobre um caminho.

Descrição

Guardião do limiar da Entrada e Preparador do Caminho para o Entrante. Dentre os símbolos e insígnias do Hegemon estão o manto branco portando uma cruz vermelha sobre o peito esquerdo, um colar preto no qual se pendura um lámen branco e preto desenhado uma cruz e o cetro com cabeça de mitra.

Kerux (Golden Dawn)

O Kerux (ou a Kerykissa) no Ritual do Neófito da Golden Dawn é aquele que anuncia, chama a reunião à ordem e entrega mensagens.

Descrição

Vigia para os deuses. O Observador dentro do templo. Os símbolos e insígnias do Kerux são a lâmpada vermelha, um colar branco no qual se pendura um lámen branco e preto desenhado um caduceu e a vara Caduceus.

Stolistes (Golden Dawn)

O Stolistes (ou a Stolistes, da mesma forma) no Ritual do Neófito da Golden Dawn é aquele que verifica que tudo no ritual, roupas e ornamentações, estão em ordem.

Descrição

O Afirmador dos poderes da Água. A Luz brilhando através das Águas sobre a Terra. Os símbolos e insígnias do Stolistes são um colar preto no qual se pendura um lámen branco e preto desenhado uma copa e um Cálice de água.

Dadouchos (Golden Dawn)

O Dadouchos (ou a Dadouche) no Ritual do Neófito da Golden Dawn é aquele que, como a Mulher nos Mistérios Eleusianos, porta a tocha como um símbolo do caminho pelo qual Deméter buscava por sua filha.

Descrição

O Afirmador dos poderes do Fogo. Perfeição através do Fogo manifesto na Terra. Os símbolos e insígnias do Dadouchos são um colar preto no qual se pendura um lámen branco e preto desenhado uma suástica e o Incensário.

Phylax (Golden Dawn)

O Phylax (ou a Phylakissa) no Ritual do Neófito da Golden Dawn é o sentinela ou guarda.

Descrição

O Observador fora do templo. Os símbolos e insígnias do Phylax são um colar preto no qual se pendura um lámen branco e preto desenhado um olho e uma espada em suas mãos.

Biografia Q.V.I.F.

Frater Q.V.I.F. é cidadão brasileiro, nascido em 1958, na cidade do Rio de Janeiro. Tomou conhecimento da Filosofia de Thelema em 1973 de maneira insipiente através de um grupo ligado a Raul Seixas. Na época, não havia um movimento plenamente organizado no Brasil, a despeito dos esforços de Marcelo Ramos Motta e de Euclydes Lacerda de Almeida, proeminentes pioneiros na divulgação da Lei de Thelema em nosso país.

Em 1982 iniciou correspondência com a Loja Nuit da Sociedade Ordo Templi Orientis do Brasil, tendo adquirido, a partir de então, literatura thelêmica publicada por Marcelo Motta. Foi uma época de descobertas, pois publicações do gênero eram raras em português. Em 1985 é recebido por Motta na A.·. A.·., no Grau de Probacionista, não tendo mais contato pessoal com o mesmo depois disso.

Em 1986 solicita, com insistência, entrada na S.O.T.O., tendo recebido em princípios de agosto de 1987, correspondência remetida por Motta, em nome da Loja Nuit, porém postada em Teresópolis, RJ, com um Juramento do Grau I e instruções sobre como proceder. Respondeu a mesma, remetendo o que foi solicitado, não tendo, porém , recebido nenhuma confirmação de que fora aceito.

Em 1988, recebeu correspondência dos Estados Unidos, de Daniel B. Stone, informando sobre a morte de Motta em final de agosto de 1987, e da transferência da Ordem para os Estados Unidos.

A partir daí, Frater Q.V.I.F. passa a estudar sozinho, tendo conhecido em final de 1990, Euclydes Lacerda de Almeida , conhecido na época por Frater Aster. Através deste, veio a aprofundar seus estudos na Filosofia Thelêmica, tendo trabalhado intensamente na difusão da Lei, junto com outros, em uma época que Crowley e sua Obra eram encarados de maneira extremamente preconceituosa, equivalente a satanismo. Ajudou ministrando instruções na Loja Therion, dirigida por Frater PAN , durante três anos, tendo fundado a Loja Thelema em 1993 e.v. Em virtude desta fundação, sérios problemas surgiram e erros de avaliação de Frater Q.V.I.F. fizeram-no afastar-se de Frater Aster em 1994 e.v. Neste ano, fundou a Ordo Templi Orientis Brasilis, tendo cometido aí seu maior erro, pois deixou-se levar pelo ego, tendo seu trabalho se desordenado e acabado, por sua decisão, em 1995.

Paralelo a tudo isso, a única coisa que Q.V.I.F. conseguiu manter foram seus estudos na A.·. A.·. . Fora recebido regularmente em 1985 por Motta, e mais tarde, por indicação de Frater Thor , por Frater Bruno. Não conseguindo continuar seus estudos sob uma direção no Brasil, buscou ajuda de um americano, Frater Leny, da linhagem de Soror Estai, que ciente de sua situação o ajudou a chegar ao Grau de Neófito. Porém, em virtude de sua ligação anterior com Frater Thor, Leny cortou contato com Q.V.I.F. Abalado, com sua vida pessoal desorganizada, foi obrigado a sair do Rio de Janeiro, indo morar no interior do estado, em 1996. Foi uma época muito difícil, período em que somente Frater ABO, manteve contato, estando a trabalhar com Q.V.I.F. na A.·. A.·.

A partir de sua mudança, Frater Q.V.I.F. começou a reorganizar-se. Conscientizou-se de seus erros, reavaliou o seu caminho, refez seus juramentos na A.·. A.·. e mesmo sozinho, se aplicou a uma intensa prática. Paralelo a isso, junto com Frater ABO, estruturou e fundou a Loja Nova Isis, que viria a ser, durante muitos anos, o local onde se reuniu uma comunidade que realizou trabalho impecável. A despeito de ter estruturado e fundado essa Loja, Frater Q.V.I.F. observou que o trabalho coletivo não era mais sua vontade. Não quis com isso dizer que todo e qualquer trabalho coletivo não tinha validade. Somente não era mais sua vontade participar de um. Resolveu dedicar-se a A.·. A.·. integralmente.

Em 1997 voltou a tomar contado com a Euclydes Lacerda de Almeida, que na época estava iniciado no Califado O.T.O.. Para ter acesso a Euclydes, Frater Q.V.I.F. foi iniciado no Califado O.T.O. nos Graus de Minerval e Homem (0 e I), tendo logo depois tomado conhecimento que Euclydes havia se afastado do mesmo. Sem pestanejar, mandou e-mail para uma das líderes do Campo no Rio, informando de sua saída daquela Ordem.

Em 1998 voltou para o Rio de Janeiro, entrando em contado efetivo com Euclydes, tendo com ele esclarecido todos os erros do passado,admitindo também aquele que fora induzido a erro, precipitando-se em algumas decisões. Resolvida a situação, Frater Q.V.I.F.,assinou os juramentos devidos, colocando-o sob sua instrução de Frater Thor na A.·. A.·. .

A partir daí, Q.V.I.F. reencontrou cada pessoa que havia se afastado dele no passado, tendo mostrado aos mesmos que as "ordens passam, mas a amizade fica". Muitos lhe recusaram amizade novamente, mas isso já não abalou mais o referido frater. Sua vida profissional e pessoal foi plenamente restruturada, seu trabalho iniciático estava fluindo como deveria.

Frater Q.V.I.F. continuou a difundir a Lei de Thelema através de um Site sobre a Astrum Argentum , em palestras e cursos sobre Tarot, Rituais Thelêmicos, Magick, etc. Está em fase de conclusão de um Livro sobre o Tarot de Thoth (Crowley) e está construindo o portal Thelema Brasil , onde estarão sub-sites inéditos sobre Marcelo Motta, Movimentos Thelêmicos no Brasil e no mundo, bem como bastante material para pesquisadores de todos os gostos.

Quando no Brasil, aqui e ali, surgiam (e surgem a cada dia) movimentos thelêmicos das mais diversas tendências, Frater Q.V.I.F. focou-se na difusão da "Filosofia de Thelema com Responsabilidade", isto é, sem os exageros e distorções sectaristas e exclusivistas, em fim, tudo o que proporcionou a fama de "intrigueiros", fofoqueiros, ditadores, etc. dos muitos que se intitulam thelemitas, quando na verdade, cada um de nós, que não alcançou a consciência da Verdadeira Vontade, não passa de um Aspirante a Thelema.

Em fevereiro de 2006 Frater QVIF retirou-se ao silêncio mas hoje em dia está trabalhando novamente, sendo um dos 4 membros da Sociedade Novo Aeon, mantenedora da Ordem dos Cavaleiros de Thelema.

Biografia Phyllis Seckler


Phyllis Evelina Seckler (18/jun/1917 - 31/mai/2004) foi uma das mais notáveis mulheres na história de Thelema, mais conhecida por seu mote, Soror Meral. Ele foi iniciada no grau Minerval da Ordo Templi Orientis de Crowley, na Loja Agape em 26 de Agosto de 1939, e foi recebida na A.·. A.·. por Jane Wolfe.

Seckler e a O.T.O.

No final dos anos 60, a O.T.O. de Crowley parecida destinada a obscuridade, mas das cinzas surgiu Phyllis Seckler e Grady McMurtry. Juntos, estas duas pessoas tornaram-se as princiais figuras responsáveis por trazer a Ordem de seu estado de quasi-morte a uma ampla organização mundial que é hoje. É seguro dizer que sem Soror Meral a O.T.O. provavelmente teria morrido. Em 1979 Soror Meral foi patenteada organizar sua própria Loja, chamada Loja 418, e permaneceu nela desde então.

Biografia

Nasceu Phyllis Evelina Pratt, no dia 18 de junho de 1917, na cidade de Edmonton, Alberta, Canadá. Seckler é famosa por ter fundado o College of Thelema na Califórnia em 1973; uma escola para estudo das ciências ocultas desenvolvidas pelo poeta britânico e místico Aleister Crowley.

Ela também foi iniciada na ordem conhecida como A.·. A.·., através de Jane Wolfe e também na Ordo Templi Orientis, mais conhecida como O.T.O., a qual ela se uniu em 1939 depois que foi apresentada à organização pela mesma.

Em sua carreira profana, Seckler era conhecida como pintora, poeta e jardineira. Ela tornou-se Mestre de Artes de UCLA em 1955 e então foi em ensinar artea na Escola secundária de Livermore naquele mesmo ano - permanecendo nessa faculdade até sua aposentadoria.

"Antes de mais nada, Phyllis era uma professora", diz José Larabell, diretor do College of Thelema. "Nós Thelemitas gostamos de comparar pessoas à estrelas do céu. Todos diferentes e belos do seu próprio modo. É difícil imaginarmos que aquele pequena estrela poderia brilhar tanto mais que a maioria, mas Phyllis era tal estrela."

Além de ser uma educadora, Seckler era uma produtiva escritora e editora. Dentre seus mais famosos trabalhos estava o "In The Continuum", um periódico sobre Filosofia Thelêmica que rodou entre 1973 e 1996.

Seckler foi casada por três vezes, incluindo uma vez com Grady L. McMurtry, o primeiro cabeça da O.T.O., que morreu em 1985. Os dois foram responsáveis pela sobrevivência da O.T.O. na crise dos anos posteriores. Eles se divorciaram em 1975 depois de seis anos de casamento. Ela teve um filho e duas filhas pelo primeiro marido, Paul H. Seckler, Jr., quatro netos, e nove bisnetos.

Phyllis Seckler morreu logo após uma breve doença em 31 de maio de 2004 (uma segunda-feira) no Hospital e Centro Médico de Oroville, Califórnia, às 16:34, aos 86 anos de idade.

Biografia Patanjali

Patāñjali (em sânscrito:, Patāñjali) viveu entre 200 a.C. a 400 d.C.. O cometário de Vyasa o define como descendente de Santanu.

Existem diversas lendas sobre o mesmo como sendo ele uma encarnação do deus serpente Ananta, ou meio homem meio serpente, ou ainda uma serpente que desejando ensinar o yoga ao mundo, caiu (pat) dos céus nas palmas das mãos abertas (anjali) de uma mulher, que por sua vez o chamou de Patandjáli.

Nos documentos de Shadgurusishya pesquisados por Max Muller indicam cinco gerações de professores da tradição sânscrita, sendo o primeiro Shaunaka, seguido por Asvalayana, Katyayana, Patandjáli e finalmente Vyasa.

Virtualmente nada se sabe sobre a vida de Patandjáli, e algumas escolas acreditam que ele é totalmente ficcional.

Patāñjali tem a reputação de ser o autor do Yoga Sutra, bem como do comentário sobre a gramática do sânscrito por Pānini(Ashtadhyayi) que é conhecido Mahābhāsya ou Bhartrihari. Existem também muitos textos da Ayurveda atribuídos a ele. Mas quase todas as escolas acreditam atualmente que estes textos foram escritos por diferentes pessoas em diferentes eras.

Yoga Sutras

Os Yoga Sutras compilados por Patandjáli provavelmente datam de 200 a.C.; formam uma grande obra contendo aforismos sobre a sua prática e da sua filosófia da ioga.

A Yoga é uma das seis escolas da filosofia hindu, um sistema de meditação prática, ética e metafísica.

Patandjáli tem sido freqüentemente chamado de fundador da ioga por causa deste trabalho; o Yoga Sutra é um tratado sobre o Raja Yoga, baseado na escola Samkhya e nas escrituras hindus do Bhagavad Gita.

Esta obra não faz referência a pratica de sacrificios como condição para a pratica, ao desmistificar este dogma patañjali propos as bases do yoga classico se opondo ao yoga proto-histórico.

Ele baseia seu trabalho nas Puranas, Vedas e Upanixades sendo o mais brilhante tratado sobre as escrituras Hindus.

Ele também foi o criador do Ashtanga Yoga e do Raja yoga por literalmente descobrir os oito passos do yoga. Eles são os yamas, niyamas, asana, pranayama, pratyahara, dharana, dhyana e samadhi.

O Mahābhāsya

O Mahābhāsya ("grande comentário") de Patandjáli sobre o celebre Ashtadhyāyi de Panini, um dos três mais famosos tratados sobre a gramática sânscrita. Foi nele que Patandjáli, como lingüista da ciência indiana, alcançou sua verdadeira fama. O sistema estabeleceu em detalhes o shiksha ("fonéticalogia", incluindo a acentuação) e o vyakarana ("morfologia"). Sua sintaxe é memorável, mas sua nirukta ("etimologia") é discutível, e esta etimologia naturalmente leva a explicação da semântica. Intérpretes de seu trabalho dizem que ele é um defensor de Panini e opositor as idéias de Katyayana, atacando suas teorias muito severamente.

Ligações externas

Arquivo na internet dos Yoga Sutras de Patāñjali, apresentando diferentes interpretações (50+) traduzidas em 33 diferentes linguas
tradução em inglês dos Yoga Sutras por T.K.V.Desikachar, com links para mais 6 traduções para o inglês palavra por palavra incluindo a fonte do texto

Outra pagina em inglês

Um comentário sobre os Yoga Sutras, por Sri Nitin Kumar.
Exposição das Yama e Niyama
Ensaio sobre os Yoga Sutras por Raghavan.
Yoga Sutras Texto integral em português, da tradução de Swami Hariharananda Aranya.

Biografia Marcelo Motta

Marcelo Ramos Motta (27/Jul/1931–26/Ago/1987) foi o primeiro escritor Thelêmico Brasileiro, membro da Astrum Argentum, e fundador da Sociedade Ordo Templi Orientis (S.O.T.O.).

Seu começo

Filho de Samuel Catarino Motta e Elzira Ramos Catarino Motta, Marcelo nasceu no Rio de Janeiro, no dia 27 de junho de 1931, e muito pouco é conhecido sobre sua infância, apenas que era de descendêcia germânica e que recebeu uma educação muito severa, educação esta que só veio a aumentar com a sua admissão à Academia Militar do Rio de Janeiro.

Seu pai era seguidor da doutrina de Allan Kardec e sua mãe era católica.

De acordo com Motta, com a idade de 11 anos ele diz ter lido os livros de Eliphas Levi, Papus, Blavatsky, Edward Bulwer-Lytton, Patânjali, Paracelsus e Arnold Krumm-Heller. Através da obra de Krumm-Heller, ele tornou-se muito interessado nos mistérios rosacrucianos. Mas o seu primeiro contato com uma "verdadera" organização rosacruciana, o ramo brasileiro da AMORC, não o deixou satisfeito, então começo sua busca por uma escola iniciática do tipo daquela encontrada no romance "Rose-Croix" de Krumm-Heller.

Motta tinha uma profunda aversão ao Catolicismo (a religião predominante no Brasil), que ele via como a perda da vontade de viver. Pelo resto de sua vida, esteve ocupado com uma visão do Anti-Cristo como ele o percebia: existente em Roma.

Durante sua estadia na academia militar, ele ficou interessado em Astrologia e Tarot, dentre outras coisas do gênero. Aos 17 anos, tomou contato com a Fraternitas Rosacruciana Antiqua, Ordem rosacruciana de Krumm-Heller onde Motta teve sua primeira iniciação, na mesma idade, em 1948. Tensões políticas locais o impeliram a mudar-se para a Europa, e de lá para os Estados Unidos. Sua missão nesta viagem, dada por um líder brasileiro da FRA, era encontrar-se com Parsival Krumm-Heller (filho de Arnond Krumm-Heller e líder oficial da FRA) e mediar o contato entre o grupo brasileiro e a liderança internacional.

O primeiro contato de Motta com Thelema foi através do livro de J. Symond chamado The Great Beast. Depois, nos Estados Unidos, P. Krumm-Heller apresentou Motta para Karl Germer, cabeça-externa da Ordo Templi Orientis na época. Germer deu a Motta a chance de escolher entre O.T.O. e A.'.A.'.. E a segunda destas foi escolhida.

Retornando para o Brasil em 1962, Motta traduziu e publicou o Liber Aleph, além de do Chamando os Filhos do Sol, a primeira publicação thelêmica publicada no Brasil. Entre este ano e 1987, Motta teve numerosos Estudantes na A.´.A.´. sob sua tutela, e tentou estabelecer uma Loja da O.T.O. no Brasil, apesar de nunca ter sido membro da Ordo Templi Orientis.

Marcelo Motta foi o Instrutor de dois Probacionistas muito famosos no Brasil: Paulo Coelho e Raul Seixas. Outro conhecido pupilo de Motta foi Euclydes Lacerda de Almeida, que fundou dois importantes grupos thelêmicos no Brasil, a Ordem dos Cavaleiros de Thelema e a Sociedade Novo Aeon.

Em 1978 Motta tentou tomar o controle da O.T.O. de Grady McMurtry. De acordo com muitas fontes, Germer ordeou que sua esposa, Sasha, que deixasse o controle da Ordem para Motta. Sasha escreveu uma carta para Motta para tal efeito, porém ele nunca a recebeu. Todavia, Motta tentou assumir a liderança da O.T.O., e em processo judicial nos Estados Unidos, clamou a liderança da Ordem e os direitos autorais da mesma, tendo seu pedido sido recusado. Ele fundou então a S. O.T.O., um grupo completamente distinto da Ordo Templi Orientis original.

Motta nunca teve estabilidade econômica, saltando de emprego em emprego, e ganhando a vida como professor de Inglês, além de receber ajuda de seus membros da S.O.T.O.. Faleceu no dia 26 de Agosto de 1987, na cidade de Teresópolis, aos 53 anos de idade, de causa desconhecida.

No Brasil, depois de sua morte, a divulgação de Thelema foi fortemente mantida por Frater Thor (Euclydes Lacerda de Almeida) e, mais tarde, por Frater QVIF (Marcos Pagani) quem mantiveram sua memória através da A.'.A.'. com seus respectivos descendentes.

Obras publicadas

Em Português:

O Equinócio dos Deuses (Liber ABA - parte IV)
Yoga e Magia (Liber ABA - parte I)
Magia e Misticismo (Liber ABA - parte II)
Ataque e Defesa Astral (de sua autoria)
Carta a um Maçom (de sua autoria)
Dos Propósitos Políticos da Ordem (de sua autoria)
Moral e Cívica Telêmicas (de sua autoria)

Em inglês:

Thelemic Magick Commented Unexpurgated Commented — Part I
Magick Without Tears Unexpurgated Commented— Part I
Magick Without Tears Unexpurgated Commented— Part II
The Equinox — Vol. V n. 4 — Sex and Religion
The Equinox — Vol. V n. 3 — The Chinese Texts of Magick and Mysticism
The Equinox — Vol. V n. 2
The Equinox — Vol. V n. 1 — The Commentaries of AL
Magick and Mysticism — Book Four Part II
Yoga and Magick — Book Four Part I
Liber AL vel Legis — The Book of the Law
Of the Political Aims of the O.T.O.
Letter to a Brazilian Mason
Thelemic Political Morality

Da série The Oriflamme, baseada na original da O.T.O.:

The Oriflamme Vol. VI Nº 1 - Yoga and Magick. Being Book Four Commented - Part 1
The Oriflamme Vol. VI Nº 2 - Magick and Mysticism: Being Book Four Commented - Part 2
The Oriflamme Vol. VI Nº 3 - Magick Without Tears Unexpurgated Commented - Part 1 - 1983 - Nashville
The Oriflamme Vol. VI Nº 4 - Magick Without Tears Unexpurgated Commented - Part 2 - 1984 - Nashville
The Oriflamme Vol. VI Nº 5 - Thelemic Magick Unexpurgated Commented Part 1 - 1987 - Nashville
The Oriflamme Vol. VI Nº 6 - Thelemic Magick Unexpurgated Commented Part 2 - 1991 - (póstuma, publicada por Daniel Ben Stone)

Linha do Tempo

1931
27 de Junho - Marcelo Motta nasce na cidade do Rio de Janeiro.
1944
devota-se "a Serviço da Humanidade", como escreve na sua biografia.
1948
19 de Agosto – inicia-se na FRA.
1952
decide sair do Brasil para Europa e depois E.U.A. Em Lisboa um livro chama atenção: "The Great Beast". Uma foto de Crowley no livro é a mesma que viu na FRA.
encontra Parsival Krumm-Heller. Fica impressionado ao ter, segundo ele, contato com um verdadeiro iniciado.
nos E.U.A. vai a Quakertown, PA, para encontrar R.S. Clymer (AMORC) mas conversa com o seu filho. Em seguida dirige-se a Nova York.
1953
20 de Abril – recomendado por Krumm-Heller, trava contato com Karl Germer e entra na A.·.A.·..
1954
visita ao Brasil rapidamente. Pensa em oferecer duas traduções de livros de Aleister Crowley a editora Pensamento mas desiste.
1956
no final do ano visita Germer em Barstow, Califórnia a pedido do mesmo onde tem acesso total a sua biblioteca. Recebe dele o grau IXº O.T.O..
1957
chega ao grau de Neófito no primeiro semestre, pouco antes de casar, nos E.U.A. Com ajuda de sua esposa supera um grande ordálio pessoal.
1960
é detido pela policia americana durante 48 horas.
realiza o Juramento do Abismo e assume como a nova Besta como clímax da passagem ao grau de Mestre do Templo.
1961
separar-se da esposa e perde a guarda dos seus filhos, voltando assim, definitivamente ao Brasil.
23 de Setembro – publica no Brasil e nos E.U.A. Liber Aleph gastando todas a suas economias.
13 de Novembro – Germer escreve a Motta afirmando que seu discípulo uniu-se a corrente thelêmica. Prevendo a própria morte Germer, considera a transferência para o Brasil de sua biblioteca. Mais tarde, em Janeiro do ano seguinte, lembra que Frank Bennett possui uma também sendo útil Motta estar de posse da mesma.
17 de Dezembro - em carta diz que, com a aprovação dos Chefes Secretos, 666 e Aiwass, torna-se a Besta Encarnada, O Sacerdote dos Príncipes, o cabeça da A.·.A.·.: "Aleister Crowley está morto e Adjuvo ascendeu ao seu lugar e obra. O Rei está morto; Deus salve o Rei".
23 de Dezembro - Germer escreve a Motta repreendendo-o severa e ofensivamente por ter realizado o Juramento do Abismo.
30 de Dezembro - em carta a Germer, revela o desejo de realizar o trabalho coletivo thelêmico com a Ordem de Thelema e não com a ordo templi orientis e a Igreja Católica Gnóstica. Confessa estar com dúvidas quanto a ser ou não a nova Besta: "Eu certamente posso estar errado, espero uma confirmação, ou não, da sua parte".
1962
Abril - publica Chamando os Filhos do Sol.
20 de Abril – Germer escreve a Motta oferecendo-o a permissão de trabalho dos três primeiros graus da ordo templi orientis e com a Ordem de Thelema. Esta carta nunca chega a Motta.
30 de Maio - escreve a Germer dizendo que pretende iniciar um ramo da O.T.O no Brasil. Começou, pouco antes, a traduzir Liber 65.
9 de Junho - Germer escreve a Motta esclarecendo as questões dos graus que o seu discípulo clamou ter alcançado, dando exemplo do ocorrido com Achad, Belarion, Majorie Cameron e outros referindo-se aos "Clubes dos Filhos Mágicos e Clubes das Babalons". Deixa a cargo dele se deseja se juntar ou não aos "clubes".
5 de Julho - Motta escreve a Germer reconhecendo seus erros, principalmente em assumir o lugar de 666, submete-se a autoridade do seu instrutor, numa significativa manifestação de humildade.
chega ao grau de Zelator da A.·.A.·..
12 de Outubro – Germer, do hospital, escreve a Motta sua ultima carta.
25 de Outubro - Karl Germer morre. Sua esposa escreve a Motta comunicando o fato. Motta responde não acreditando. Dia 30 ela confirma a morte.
9 de Dezembro – Phyllis Seckler escreve a Motta sobre a Morte de Germer. Ambos trocam várias cartas e, numa delas, afirma que no testamento Motta é seu “herdeiro místico”. Segue-se uma confusão sobre os direitos da biblioteca. A distância, Motta pouco pode fazer ficando com os americanos os pertences de Germer e Crowley.
Euclydes Lacerda de Almeida escreve a Marcelo Motta após ler Chamando os Filhos do Sol.
1963
conhece pessoalmente Euclydes.
9 de Julho – escreve "Carta a um Maçon".
1964
entrega a Euclydes a tradução de "Comentários de AL".
manda recolher Chamando os Filhos do Sol para não ser associado com o governo militar, segundo ele.
1965
inicia no judô para treinar mente e corpo pois começa a duvidar de sua sanidade.
tem roteiros para televisão recusados.
encerra seu "período de loucura" iniciado em 1960, como dito no julgamento na Califórnia em 1985.
1967
realiza o Juramento do Abismo (novamente) após concluir as tarefas da primeira e segunda ordens da A.·.A.·.. Assume o grau XIº O.T.O.
1970
28 de Outubro – escreve a Kenneth Grant pela primeira vez.
1972
começam experiências com Liber 231 concluindo em 1975.
1973
conhece Cláudia Canutto.
patenteia Euclydes com os três primeiros graus da Ordo Templi Orientis.
18 de Dezembro - reconhecendo uma consecução de Euclydes oferece a ele o grau de Neófito da A.·.A.·..
1974
9 de Novembro - escreve a Euclydes orientando sobre a organização de Ordo Templi Orientis, referindo-se ao grupo que estava sendo criado: a Sociedade Novo Aeon.
1975
15 de Julho - rompe com Euclydes.
22 de Setembro - publica nos E.U.A. "The Commentaries of Al" (The Equinox Vol.5 nº 1). Motta altera os comentários.
1976
21 de Março – publica no Brasil "O Equinócio dos Deuses", Livro IV parte IV (sendo O Equinócio no Brasil, V. I, nº 1).
11 de Maio - começa a reformular os rituais da ordo templi orientis por causa da publicação dos mesmos por Francis King.
11 de Novembro - o DGIE (Departamento Geral de Investigações Especiais) recebe uma denúncia de que Motta seria "traficante de entorpecentes". É feita a investigação e nada é provado contra ele.
cria a F.A.A. Ordo Templi Orientis em Ribeirão Preto, SP (antes cria um grupo na cidade de São Paulo).
1977
Dezembro - Motta é informado que suas correspondências trocadas com Germer estão circulando entre seus desafetos americanos.
1979
funda a Loja Nuit em Ribeirão Preto, SP.
1980
22 de Setembro - faz um trabalho em cima do I Ching.
1981
publica nos E.U.A. "The Equinox" Vol. V nº 4.
1982
Publica no Brasil "Magia e Misticismo", Livro IV Parte II.
1983
Motta entra com um processo contra a editora Samuel Weiser por infração de copyrights relativo a obra de Crowley, em Maine, Portland.
1984
Maio - decisão do julamento de Manine: Motta perde a causa.
5 de Outubro - escreve o seu testamento em Tennessee, E.U.A.
1985
Julho - perde os direitos da ordo templi orientis no julgamento nos E.U.A. (Califórnia). Ali afirma que não tinha nenhuma atividade senão a luta pela ordo templi orientis Retorna ao Brasil inconformado.
1986
publica "Ataque e Defesa Astral".
1987
publica nos E.U.A. "Thelemic Magick Unexpurgated Commented, Part One" (The Oriflamme, Vol. VI, nº 5).
26 de Agosto – falece em Teresópolis. Cláudia Canutto arca com as despesas do enterro.

Alguns ensaios de Marcelo Motta

Ataque e Defesa Astral
Carta a um Maçon
Carta a Hermann Metzger
Chamando os Filhos do Sol
Dos Propósitos Políticos da Ordem
Instrução a Frater Thor
Liber DCL vel De Fons Aqua Vita
Moral e Cívica Thelêmicas
Mulher Thelemita
Notas Gerais nas Práticas
Os Hexagramas do I Ching na Árvore da Vida
Os Serviços de Inteligência não são Inteligentes
Palestra em Nashville
Teoria Eletromagnética do Sexo

Biografia Karl Johannes Germer



Frater Saturnus

Alemão de Elberfeld, Karl Johannes Germer, engenheiro, nasceu no dia 22 de Janeiro de 1885 .Viveu em Londres de 1900 a 1904 e durante a Primeira Guerra Mundial serviu na Rússia, Bélgica e França, em distinta carreira militar além de participar ativamente no Movimento Pansófico Alemão em 1920

Em 1925, conhece Aleister Crowley na casa de um amigo em comum, Heinrich Traenker, que posteriormente passou um período na sua, onde iniciou seus estudos em magia. Em janeiro de 1927, encontra seu S.A.G..

Foi prisioneiro no campo de concentração (devido a sua ligação com a maçonaria e com Crowley) de Esterwegen, de Fevereiro a Agosto de 1935, levado pela Gestapo. Escreve sua biografia intitulada " Prisioneiro Protetor Nº 303" entre 1939 e 1940.

Germer teve 3 esposas: Marie Wys, Cora Eaton e Sascha Ernestine André . Com uma pequena fortuna herdada de Cora, Germer passa a sustentar Crowley no final da vida.

A partir de 1942, acreditara estar sendo espionado pelo FBI. A paranóia chegou a tal nível, que evitava conversar com sua esposa na própria casa com medo de escutas eletrônicas. Porém, sua paranóia mostrou-se correta, o FBI tinha um dossiê de 54 páginas sobre sua vida.

Com a morte de Crowley, Germer tornou-se o seu sucessor, por vontade do mesmo. Os membros da ordo templi orientis (organização pseudo-maçônica-templária chefiada por Crowley) insistiram para ele assumir a liderança, mas sempre recusou. Apesar de ser tesoureiro da ordem, a sua preferência sempre foi a A.·.A.·. .

Mesmo assim, possuía a biblioteca e documentos de Crowley e reduziu as iniciações na ordo templi orientis e dedicou-se a publicação de seus livros ("The Vision and The Voice", "Magick Without Tears", "777 Revised", "The Book of Lies").

Em 1953 recebe um estudante recomendado por um outro grande ocultista, Parzival Krumm Heller (Fraternitas Rozacrucis Antiqua), Marcelo Ramos Motta. Ao jovem ele pediu que escolhe-se entre a A.·.A.·. e a ordo templi orientis Motta escolheu a A.·.A.·.. A a partir daí passaram a trocar correspondências freqüentemente e Motta tornou-se seu mais presente discípulo.

Em 1956, patenteia - o com o IXº grau da Ordo Templi Orientis . Falece em 1962 de câncer de próstata deixando a Ordo Templi Orientis para os "Cabeças da Ordem".

Biografia John Frederick Charles Fuller



O inglês John Frederick Charles Fuller ou simplesmente J.F.C. Fuller (1878 – 1966) foi um militar de destaque em sua época escrevendo vários livros sobre teoria da guerra além de ser um dos pais da Blitzkrieg (guerra relâmpago), tática de guerra adotada com sucesso pelos alemães na Segunda Guerra Mudial. Possuia também um certo interesse em magia conhecendo Aleister Crowley por volta de 1905 graças a um amigo em comum, o Coronel Frederick Natusch Maude (1854 - 1933). Impressionado com a obra de Crowley escreve em 1907 "The Star in the West – A Critical Essay Upon the Works of Aleister Crowley".

Fuller foi de grande influência na vida de Crowley, pois colaborou muito com a construção do mito pessoal da Besta além da estruturalização da própria A.'.A.'.. Na época em que se conheceram, Therion estava passando por um período de certo desânimo em relação a Ordem e então decide usar um conjunto de regras estratégicas de Fuller adaptando-as a seu entendimento aplicando-as na A.'.A.'..

Porém, em 1911, graças a um escândalo envolvendo a homossexualidade de Crowley, Fuller rompe relações com seu amigo. Entre 1921 e 1924, Crowley escreve a ele novamente que por sua vez o ignora. Em 1941 a Besta critica o livro do Major General "The Secret Wisdom of the Qabalah" afirmando que o autor nada sabia do que escrevera lamentando o fato principalmente por ter começado tão bem.

Em 1933 envolve-se com o movimento facista britânico por achar a democracia inapta em adotar reformas militares. Por sua grande capacidade em teoria da guerra, foi o único inglês a ser convidado para um aniversário de Adolf Hitler.
Nunca passou de Probacionista, porém recebeu de Therion o grau de Adeptus Minor honorário para auxiliar nas atividades da Ordem como Cancellarius (Frater Non Sine Fulmine).

Linha do Tempo

1878 - nasce em Chichester, West Sussex no dia 1º de Setembro.
1897 a 98 - estuda na Royal Military Academy Sandhurst.
1899 a 1902 - serve no sul da África.
1905 - conhece Aleister Crowley.
1907 - publica The Star in the West.
1911 - rompe com Crowley.
1916 - serve no quartel general da Machine Gun Corps. Tornaria-se mais tarde a Tank Corps servindo para alicerçar suas teorias que levaram à criação da Blitzkrieg.
1918 - planeja o ataque de tanques de guerra a Cambrai.
1919 - desenvolveu idéias para a mecanização completa do exército que nunca foram implementadas em vida.
1920 - publica Tanks in the Great War. Junto a B.H. Liddell Hart desenvolve novas idéias sobre a mecanização do exercito.
1923 - publicou um artigo mencionando brevemente Crowley no The Occult Review on 'The Black Art'.
1925 - publica Yoga: a study of the mystical philosophy of the Brahmins and Buddhists.
1926 - publica Foundations of the Science of War.
1928 - publica On Future Warfare.
1929 - publica The Generalship of Ulysses S. Grant.
1930 - nos anos 30 a Wehrmacht (forças armadas alemãs) utiliza as idéias de Fuller transformando-as na Blitzkrieg.
1932 - publica The Dragon's Teeth.
1932 - publica War and Western Civilization.
1933 - envolve-se com Sir Oswald Mosley do movimento facista britânico. Publica Grant & Lee: a study in personality and generalship.
1936 - publica Memoirs of an Unconventional Soldier.
1937 - publica The Secret Wisdom of the Qabalah.
1954/57 - publica A Military History of the Western World em três volumes.
1958 - publica The Second World War: 1939-1945: a strategical and tactical history e The Generalship of Alexander the Great.
1965 - publica Julius Caesar: Man, Soldier and Tyrant.
1966 - morre no dia 10 de Fevereiro.