terça-feira, 5 de outubro de 2021

Lamen

Lamen é um termo geral para um pingente mágico pendurado no pescoço de modo que paire sobre o peito, à altura do coração. Seus usos variam, mas geralmente é um mandamento de autoridade. O mago usa um lamen que é uma representação simbólica de suas relações com a divindade. Ele utiliza lamens feito dos selos/sigilos dos espíritos que ele deseja comandar. Ele tem sido descrito como "uma espécie de brasão; exprime o caráter e a competência do usuário". Um tipo de lamen é o talismã que funciona como um depósito de algum tipo particular de energia, do tipo que é necessário para realizar a tarefa para a qual a pessoa o construiu.

O pentáculo ou pentagrama, que é muitas vezes confundido com um lamen, é também chamado de "Minutum Mundum", "Universo em Miniatura".

Várias Ordens Mágicas usam ou usaram Lamen, incluindo a Ordo Templi Orientis e a Ordem Hermética da Aurora Dourada. Elas eram usadas para marcar os membros assim como apertos de mão secretos têm sido utilizados ao longo dos tempos.

Zisurrû

Zisurrû significa “ círculo mágico desenhado com farinha ”, e com a inscrição ZÌ-SUR-RA -a , era um meio antigo da Mesopotâmia de delinear, purificar e proteger do mal pelo fechamento de um espaço ritual em um círculo de farinha. Envolvia desenhos rituais com uma variedade de cereais em pó para combater diferentes ameaças e é acompanhado pela glosa : SAG.BA SAG.BA , acadiano : māmīt māmīt , a maldição de um juramento quebrado, no Manual dos Exorcistas , onde se refere a um ritual específico em duas tabuinhas, a primeira das quais ainda existe. 


O Ritual

O zisurrû é uma palavra derivada do sumério, em última análise, foi usado como uma medida defensiva e desenhado no chão em torno de estatuetas profiláticas como parte de um ritual babilônico para impedir espíritos malignos, em torno da cama de um paciente para proteger contra fantasmas ou demônios da mesma maneira em que tigelas frustram demônios e maldições, ou como um componente de outro ritual elaborado. Era um componente do Ritual e Oração de Encantamento contra a Doença Induzida por Fantasmas: Šamaš , e também o ritual Mîs-pî. Na tábua ritual do Maqlûsérie de encantamentos, ele instrui "Depois disso, você circunda a cama com pasta de farinha e recita o encantamento sag.ba sag.ba e o encantamento tummu bītu (" A casa é prejudicada "). Ocorre em um namburbi executado durante a preparação para cavar um novo poço e anexado à tabuinha dezessete da série Šumma ālu. É incorporado aos rituais Kettledrum , onde o círculo de farinha envolve o touro cuja pele deve formar a pele do tambor. O encipit én sag.ba sag.ba também aparece na tábua ritual Muššu'u: 233, linha trinta e oito.

O círculo é racionalizado em comentários como representando certas divindades protetoras, LUGAL.GIR.RA e Meslamtae'a de acordo com um. Em outros rituais, um círculo pode ser pintado com cal ou tinta escura em ambos os lados de uma porta para fins apotropaicos. A escolha da farinha foi crucial para o propósito do ritual, com šemuš -farinha reservada (níĝ-gig) para repelir fantasmas, farinha de trigo para rituais que invocam deuses pessoais e šenuḫa- cevada para cercar camas, presumivelmente para combater demônios transmissores de doenças.

No ritual contra juramentos quebrados, um catálogo de Aššur fornece os incipits das duas tabuinhas como én (abreviatura para én é- nu -ru) sag-ba sag-ba e én sag-ba min sil 7 -lá-dè.: A linha cólofon do primeiro destes comprimidos, o qual foi recuperado, lê KA-INIM -ma Zi-sur -ra NIG-Hul-gal BÚR.RU.DA -kam. O texto descreve medidas para repelir, impedir ou aprisionar demônios, como prendê-los em uma cuba de fermentação coberta.

Círculo Mágico

Um Círculo Mágico é um círculo de espaço marcado por praticantes de alguns ramos da magia ritual, que eles geralmente acreditam que conterá energia e formará um espaço sagrado fornecendo a eles uma forma de proteção mágica, ou ambos. Pode ser marcado fisicamente, desenhado em um material como sal, giz, farinha ou simplesmente visualizado.

Os sumérios chamavam a prática de usar círculos rituais de Zisurrû.


Técnica

O Círculo Mágico é usado por Magos e Bruxos de maneiras diferentes. Magos o utilizam para que mantenham entidades e espiritos do lado de fora, de forma a manter a segurança do mago. Já na Wicca é usado para manter a energia gerada durante um ritual ou feitiço dentro do círculo e para manter energias distintas do lado de fora, neste conceito o círculo não é usado para proteção mas para concentrar a energia gerada pelo Bruxo ou Coven.

O Livro das Juras de Honório

O Livro das Juras de Honório, ou Liber Iuratus (ainda Liber Sacer/Sacratus/Consecratus/Grimoire de Honorius ou Grimório do Papa Honório), é um grimório supostamente escrito por Honório de Tebas ou, segundo outras fontes, por um dos papas históricos de nome Honório (mais exatamente, o Papa Honório Magno). A data da escrita é incerta, e já foi chamado de mencionado como Liber Sacer no século XIII, o que indicaria algo na era da Alta Idade Média. Johannes Hartlieb (1456) menciona que seria um dos livros usados em magia negra. A mais antiga edição foi datada do final do século XIV, início do XV, tendo pertencido ao matemático John Dee. É um dos grimórios medievais mais antigos e influentes no ocultismo e bruxaria contemporâneos.

É possível também que seja um produto de um grupo de magos medievais que decidiram condensar seus conhecimentos num único volume sob um mesmo criptônimo (no caso, Honório, daí a origem e confusão do Honório tebano com os pontífices homônimos). São 93 capítulos que cobrem uma grande variedade de tópicos, desde como salvar uma alma do purgatório a capturar ladrões ou caçar tesouros. Há muitas instruções sobre como conjurar ou invocar demônios, perpetrar outras operações de magia, ter visões do paraíso e outras informações dessa natureza. Como nos demais grimórios, apresenta longas dissertações sobre como operar todos os feitiços e palavras mágicas.

O livro pode ser categorizado como um dos grimório salomônicos por usar muitos poderes angelicais e chaves (conjuros mágicos) parecidos com os da clássica Chave de Salomão.

"Neste texto chamado "Grimório de Honório", ele discute o valor dos conhecimentos ocultos na Igreja e sobre como convocar e fazer crescer entidades demoníacas, aprendendo então a controlar as mesmas. Ele usa a fé em Deus e a mistura com ensinamentos do Rei Salomão; contém invocações de demônios para cada diferente dia semana. Há relatos sobre um padre que precisa clamar por meio de sacrifícios de animais durante algum tempo a dominação de espíritos demoníacos."


Grimorium Verum

O "Grimorium Verum" (latim para Grimório da Verdade), é um livro de magia, ou Grimório, supostamente escrito por "Alibeck, o Egípcio", em Mênfis em 1517. Os estudiosos concordam que tal alegação não é verdadeira, pois há muito tempo, Mênfis estava em ruínas na mesma data, em 1517, e que o livro realmente decorre no século 18, com as primeiras edições aparecendo em francês e italiano. Grande parte deste pequeno livro, foram traduzidos por Arthur Waite e publicada no livro, O Livro das Mágicas Cerimôniais, em 1911, onde Waite escreveu:

"A data especificada no título do Grimorium Verum, é inegavelmente fraudulenta; a obra pertence nos meados do século XVIII, e Mênfis é Roma."

Uma versão da Grimoire foi incluído como "as clavículas de Salomão: Livro 3", em um dos manuscritos em Francês de S. L. MacGregor Mathers, incorporada em sua versão de A Chave de Salomão, mas foi omitido da 'peça' com a seguinte explicação:

"No final, há alguns excertos do Grimorium Verum, com os Selos dos espíritos malignos, que, como eles não pertencem à Chave de Salomão, propriamente, eu não dei. Para a classificação evidente da 'Chave', está em dois livros e nada mais."

Idries Shah publicou também, uma parte dele em "The Secret Lore of Magic: Book of the Sorcerers" ("O Segredo do Conhecimento da Magia: Livro dos Feiticeiros"), em 1957. Como muitos grimórios, alega a origem do Rei Salomão.

Tambem foi estudado pelo qual a familia "Hodecker" são descendentes de Alibeck, acredita-se que a linhagem migrou para a Alemanha, Hodecker vem de Hoch, hoch em alemão é altura pois os descendentes puros tem como caracteristicas a serem muito altos.

La Poule Noire

A Franga Preta (La Poule Noire) é um grimório que se propõe a ensinar a ciência de "talismãs mágicos e anéis", incluindo a arte da Necromancia e Kabbalah. Acredita-se ter sido escrito no século XVIII, por um oficial anônimo francês, que serviu no exército de Napoleão. O texto toma a forma de uma narrativa, que centra-se num oficial francês durante a expedição Egípcia, liderada por Napoleão (aqui referido como o "gênio"), quando sua unidade são subitamente atacados por soldados Árabes (Beduínos). O oficial francês, consegue escapar do ataque, mas é o único sobrevivente. Um velho turco, aparece de repente das pirâmides, e leva o oficial francês em um lugar secreto, dentro de uma das pirâmides. Ele cuidou de seus ferimentos e partilhou com ele, os ensinamentos mágicos de manuscritos antigos que escaparam da "queima da biblioteca de Ptolomeu".


O próprio livro contém informações sobre a criação de certas propriedades mágicas, tais como anéis, talismãs, amuletos e da própria Franga Preta. O livro também ensina ao leitor, como dominar os poderes extraordinários destas propriedades mágicas. Talvez a mais interessante propriedade mágica no livro, é o poder de produzir a franga preta, também conhecida como a Galinha dos ovos de ouro. O Grimório alega que, a pessoa que entende e alcança o poder de instruir a Franga Preta, pode ganhar riqueza ilimitada. A noção de posse como um fim lucrativo, tem sido refletido em todas as histórias, desde fábulas, contos de fadas e folclores.

Magia Cerimonial

Magia cerimonial ou magia ritual é o nome dado a uma arte que engloba ampla variedade de rituais de magia complexos, elaborados e longos. Os trabalhos incluídos são caracterizados pela cerimônia e uma parafernália de vários acessórios necessários para ajudar o praticante, com objetivos tais como invocar forças ou entidades através de fórmulas. Tornou-se parte do imaginário do ocultismo e esoterismo ocidental.

Popularizada pela Ordem Hermética da Aurora Dourada, abrange modernamente vários sistemas mágicos, nos quais se considera constituída de Rito e Ritual.


Renascença

O termo tem origem na magia renascentista do século XVI, referindo-se a práticas descritas em vários grimórios medievais e renascentistas, relatadas em coleções como a de Johannes Hartlieb, que receberam influências do hermetismo e teurgia neoplatônica e derivaram sistemas como a Cabala crista e magia enoquiana, os quais foram empregados nos sistemas cerimoniais vitorianos.

Georg Pictor usa o termo como sinônimo de goécia em um livro. Numa tradução do De incertitudine et vanitate scientiarum (1526) de Heinrich Cornelius Agrippa consta "As partes do magia ceremonial são goécia e teurgia". Para Agrippa, a magia cerimonial estava em oposição à magia natural. Embora tivesse suas dúvidas sobre a magia natural, que incluía astrologia, alquimia e também o que hoje consideraríamos campos das ciências naturais, como a botânica, ele estava, no entanto, preparado para aceitá-la como "o pico mais alto da filosofia natural". A "magia cerimonial", por outro lado, que incluía todos os tipos de comunicação com espíritos, incluindo necromancia e bruxaria, ele denunciou em sua totalidade como desobediência ímpia a Deus.


Segundo o historiador Arthur Versluis:


"A história das correntes mágicas na modernidade é, em grande parte, a história de como a magia cerimonial se tornou secularizada. Esses manuais de magia ou grimórios do final da Idade Média/início da modernidade muitas vezes evidenciam uma grande dívida para com o hebraico e os sigilos cabalísticos e também reproduzem frequentemente os tipos de sigilos planetários que vimos no Occulta philosophia de Agrippa. Na verdade, pode-se razoavelmente argumentar que a história da magia cerimonial ocidental desde o século XVI é uma história de variações de temas e, para ser ainda mais preciso, de livros que derivam e até mesmo plagiam seus predecessores."


Prática

O Rito abrange todos os elementos integrantes do cerimonial, bem como a parte gestual e a localização de cada objeto que tomará parte na operação.

O Ritual vem a ser a parte falada do cerimonial, onde se incluem todas as invocações, evocações, conjuros, preces e orações proferidas pelo mago e/ou magista.

Na Magia Cerimonial, as hierarquias de “Poder”, têm que estar bem definidas, orquestradas, paramentadas, documentadas e praticadas. Os materiais ritualísticos atuam, mas só tem validade se corresponderem ao estado íntimo adquirido. Assim, cada instrumento exterior (seja o bastão, a espada, o Tetragramaton, o Pentagrama e outros) torna-se um meio de catalização da força íntima desencadeada.

É na Magia Cerimonial que o mago opera com o Círculo Mágico, um grande Pantáculo em que são reunidas as forças que entrarão em sintonia durante a operação. Dentro do Círculo Mágico estarão todos os elementos pertinentes à operação em questão, todos os seres luminosos afins que, canalizados e catalisados pela força do mago, garantirão a eficácia do trabalho.

Jacques Bergier - Melquisedeque

  Melquisedeque aparece pela primeira vez no livro Gênese, na Bíblia. Lá está escrito: “E Melquisedeque, rei de Salem, trouxe pão e vinho. E...