quarta-feira, 1 de junho de 2016

Biografia Swami Sivananda

Swami Sivananda Saraswati (Pattamadai, 8 de setembro de 1887 — 14 de julho de 1963), também chamado de Shivananda ou Sivananda, foi um líder espiritual hindu. Seu pai, P.S. Vengu Iyer, foi um oficial do governo e um sacerdote do hinduísmo (bramânico).

Estudou na Tanjore Medical College (1905), onde se destacou como desportista, e pelo seu interesse por religiões, tanto hindu como cristã. Após a morte do seu pai, em 1913, ele se viu sem fundos para manter os estudos e uma vida digna para si e sua mãe. Mas teve uma idéia inovadora: começou a fazer um jornal de medicina chamado Ambrósia, com os resultados das últimas pesquisas médicas e artigos de utilidade pública, onde ele era editor, redator, autor de todos os artigos (assinados por pseudônimos que ele mesmo criava), e distribuidor. Essa iniciativa permitiu a ele terminar os estudos e ganhar reputação, pela grande aceitação que este jornal tinha no meio médico.

Mas a renda do jornal era baixa, o que o levou a aceitar um cargo em uma farmácia em Madras. Logo após, surgiu uma oportunidade de trabalho na Malásia Britânica como diretor do hospital mantido pelas enormes plantações de borracha que empregava trabalhadores indianos. Ali ele obteve o treino para completar a sua educação medica, e por anos ele foi encarregado do hospital.

Em seguida, o Dr. Iyer conseguiu uma posição em um grande hospital na periferia de Singapura, que gradualmente aumentou a sua fama e suas finanças. Ali ele voltou a publicar artigos médicos e seu primeiro livro. Além de ser conhecido por acordar às 4 horas da manhã para praticar yoga e meditação, mesmo quando trabalhava até a meia noite.

Nesta época ele dizia:

"As pessoas ficam doentes física e mentalmente. Para alguns, a vida é apenas um retardo para a morte; para outros, a morte é mais bem-vinda que a vida. Alguns levam uma vida miserável, incapazes de encarar a morte; outros se suicidam, por serem incapazes de encarar a vida. Estas experiências fazem você crescer por dentro, se Deus não fez este mundo apenas para o sofrimento, e, se houver algo mais (e eu intuitivamente pressinto isso) eu o descobrirei"
Foi quando um sadhu em peregrinação por ali despertou seu interesse para a vida espiritual, e ele começou a estudar novamente as escrituras hindus e a Bíblia. Após dez anos fora do seu pais, ele resolveu voltar.

Em 1923 voltou à Índia, desistiu das suas posses, e passou um ano em peregrinação pelos lugares sagrados antes de ir para Rishikesh. Ali ele foi batizado pelo guru Swami Viswananda Saraswati como Swami Shivananda Saraswati. Ele viveu em uma choupana demolida nas proximidades do Ashram, praticou a vida austera e meditação, e trabalhou como médico cuidando das doenças dos gurus e peregrinos.

Com cinco rúpias dadas por um visitante, o Swami publicou um livro, Brahma-Vidya ("conhecimento de deus"), com as suas respostas às perguntas feitas pelos peregrinos. Sua fama se espalhava. Ele viajou por toda a Índia ensinando, e na sua volta em 1932 fundou o Shivananda Ashram. No principio ele era um velho celeiro para o gado que ele chamou de Ananda Kutir, morada da felicidade. Discípulos se reuniram e outros celeiros de gado foram construídos e se tornaram habitáveis.

Em 1936 a Divine Life Society foi fundada e dois anos mais tarde saiu o jornal, The Divine Life. Em 1943 o templo do ashram, The Lord Sri Viswanath Mandir, foi construído. Seus serviços médicos continuaram, culminando no Farmácia Ayurvedica de Shivananda em 1945, que usa raras ervas do Himalaia. Novas construções foram feitas no aniversário de sessenta anos de Swami Shivananda e em 1948 a "Acadêmia Florestal de Yoga-Vedanta" foi fundada para treinar discípulos e viajantes. Mais seguidores vieram de toda a Índia e Ceilão em 1950. O ano seguinte a Academia fazia a sua própria impressão. Em 1957 o Hospital para olhos Shivananda abriu.

Em 1957, enviou ao Ocidente seu discípulo Swami Vishnu Devananda, o qual fundou o Sivananda Ashram Yoga Camp, no Canadá, além de Centros de Yoga em vários outros locais.

Após a morte de Swami Shivananda em 1963, Swami Chidananda tornou-se presidente da Divine Life Society e promoveu sua rápida ampliação para o ocidente.

Obras em Português

A Ciência do Pranayama: O controle da respiração na prática da Yoga - Swami Sivananda (Ed. Pensamento)

Autobiografia - Sri Swami Sivananda (Ed. Pensamento)

Concentração e Meditação - Swami Sivananda (Ed. Pensamento)

O Poder Do Pensamento Pela Ioga - Swami Sivananda (Ed. Pensamento)

Perfeição pelo Yoga - Swami Sivananda (Livr. Freitas Bastos Ed.)

Raja-Yoga ou 14 Lições de Raja-Yoga - Swami Sivananda (Cia. Ed. Americana)

Yoga - Libertação do Asmático - Swami Sivananda (Cia. Ed. Americana)

Referências

The saga of a Great Soul, Swami Shivananda - Swami Vividishananda ISBN 628-X
Mahapurush Maharaj as we saw him ISBN 02360
God lived with them - Swami Chetanananda ISBN 02355
Sivananda Upanishad

Biografia Francisco A. Propato

Francisco A. Propato (V. M. Luxemil) (1963). Escritor, tradutor, humanista, orientalista, moralista e esoterista argentino. Foi o fundador do movimento intitulado A.L.A.S (Ação Libertadora da América do Sul). Formou um trio com o V. M. Samael Aun Weor (Fundador e diretor do Movimento. A.G.L.A. - Ação Gnóstica Libertadora da Ameríndia) e com o Swami Sivananda (Fundador e diretor do movimento Sivananda Aryavarta Ashram e da The Devine Life Society India), criaram um conceito reformador e inovador nos estudos esotéricos e gnósticos. Estas três instituições reunidas, formaram um movimento intitulado "Triângulo Místico Perfeito" e, cujo símbolo de ordem era: Amor, Paz e Justiça e, cujos princípios eram, "'trabalhar intensamente pela paz mundial e pelo progresso espiritual e moral do conglomerado humano Universal'".
Francisco A. Propato colaborou ativamente na cultura e, mais propriamente em seu país de origem, a Argentina, onde dirigiu a revista “La Estrella”, na qual colaborou José Ingenieros, Roberto Arla, Nalé Roxlo etc. (1918). A seguir assumiu como delegado da World Universíty Roundtable (Universidade Roundtable Mundial), na Argentina  o trabalho nacional e internacional, o que também se desenvolveu na França, Espanha e Itália, principalmente, e em toda a América do norte ao sul. Foi na França, Presidente da Fundação da Cidade Universitária e vice-presidente da Associação Geral de Estudantes Latino-americanos. Ele fazia parte da Embaixada da Argentina, anexada ao Consulado Geral em Paris. Ele foi um membro da "Société Asiatique", do "International Institut of American Ideals" (Los Angeles) e da Word University Roundtable. Foi professor honorário do "Instituto Humanista". Em Paris (1930) publicou seu primeiro livro sobre a mística do Irã e os Rubaiyat de Omar Khayyām. Atuou em diversas instituições de cultura e associações pacifistas, cursando no "Institut de Hautes Etudes Historiques". (Civilisation Indienne, sanscrit, etc.) da Sorbonne (1929-1933). Representando o "Instituto de Filosofia" (onde era membro associado), da "Faculdade de Letras e Filosofia de Buenos Aires", viajou pela Itália e Espanha. Ele também atuou na Suíça e Holanda. Em seu retorno à América Latina, atuou no Brasil, Uruguai e Chile. Neste último país, fundou com outros líderes do Indo-Span americanismo ", A.L.A.S."; Ação Libertadora Sul-Americana, único Movimento Ecumênico Humanista Latino existente no mundo, muito conhecido em toda a América, Europa e Oriente.

Na Argentina contribuiu durante cinco anos consecutivos, na criação da Universidade Nacional de Cuyo; Encetou uma campanha nacional contra o câncer, ajudando com o oncologista sábio Prof. Dr. Angel H. Roffo na Confederação Científico Pan-Americana e na “Liga Antitabáquica Argentina”, etc. Ele trabalhou no Congresso Internacional contra o Alcoolismo, de Montevideo (1948), como Secretário da Delegação Argentina e Presidente da Comissão de Imprensa. Foi assessor da Associação de Damas Argentinas Pro Tradições Pátrias, até a formalização da música tradicional de Esnaola do hino nacional argentino. Teve atuação igualmente no Instituto Económico Interamericano, etc.

Títulos e reconhecimentos

Dentre os inumeráveis títulos a ele outorgado e estão o de Doutor Honoris Causa, em Filosofia, pela "University of London International" (Universidade Internacional de Londres); em Sociologia pela "Academia Andronosófica", de San Marino / Mônaco. Acadêmico Honorário da "Accademia Universale Inventori e Autori", de Roma; da "Fondazione Accademia Internazionale Borromeo", de Gênova; da "Unione Organizzazione Scientifiche pacificatrici latino-Indiane" e da “Associazione Internazionale Pro-Pace di Salerno”; "Chevalier grand-croix" de "l'Ordre International des Chevaliers de l'Etoile de la Paix", etc. Nos Estados Unidos, membro honorário “International Institut of American Idecos", de Los Ângeles (USA), do "Grupo América", na Bolívia, do “Instituto de Cultura Americana de Argentina e Brasil”, do “Instituto e Biblioteca Panamericana", de Buenos Aires. Foi presidente da "Órden de los Insignidos de América", de Buenos Aires, também foi homenageado por várias instituições de cultura árabe, por seu trabalho entre os sírios, libaneses e palestinos da América e no Oriente Médio. Fundou, em 1947, o "Sivananda Aryavarta Ashrama" e a "Fraternidade Esotérica Gnóstica Latino-americana, em 1960 e atuou como delegado da "The Divine Life", na Índia, do Movimento Gnóstico Cristão Universal, no México e da "Sagrada Ordem do Tibete".

O ex-vice-presidente do Peru, Dr. Rafael Larco Herrera, grande publicita americanista, assim se refere a Francisco A. Propato: "A América nunca poderá agradecer o grande serviço que você presta aos altos ideais que tendem a levá-la pelos caminhos de sua unidade, a defesa e grandeza. Os esforços que você realiza há que se perenizá-los, para denotar a um ilustre e denotado soldado da Democracia, que é um guia e ensina à juventude deste grande continente”. A declaração do Dr. Larco Herrera, de 1950, acaba de ser confirmada pelo Dr. Howard John Zitko, Coordenador Geral da World Universíty Roundtable, que disse do professor Francisco A. Propato o seguinte: "Você é o nosso homem mais valioso da América do Sul, e é bom e gentil com seus esforços que o W.U.R tem feito progressos notáveis Tal em sua parte do mundo "

Relações com o Brasil

Muito conhecida é sua correspondência com o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, citada nos livros “Cidadão do mundo”, de Licurgo Costa e em “Dos jornais”, Edições 1-9, publicado em 1941, pelo Departamento de imprensa e propaganda. Naquela oportunidade o professor argentino congratula-se com o presidente brasileiro, que recém dera uma entrevista à "La Prensa", jornal argentino, onde destacava os rumos que vinha dando à Nação brasileira, com a implantação do Estado Novo.

Francisco A. Propato, mantinha ainda uma relação com outros ilustres brasileiros da época, entre eles, o Profº Floriano Pinheiro Alves , Correa Barbosa  , e o escritor e jornalista Solimar de Oliveira. A este último dedicou uma publicação de um trecho de sua tradução dos Rubaiyat de Omar Khayyām, a quem também conferiu o diploma de mérito, conforme assim noticiado: "...o presidente do s Insignidos da América", da República da Argentina, prof. Francisco A. Propato, o escritor Solimar de Oliveira, do Espirito Santo, colaborador do jornal "Letras da Província", recebeu o "Diploma de Mérito" que lhe confiou aquela entidade por serviços prestados a diversos centros de literatura americanos".

Menções

O V. M. Samael Aun Weor a ele se refere como Insigne escritor e moralista mundial e emanda: o ...'"Excelentísimo Señor Doctor Profesor Francisco A. Propato, insigne escritor, orientalista, Grande Mestre da Loja Branca e refere-se ao movimento "Ação Gnóstica Libertadora Ameríndia" (Agla), como sendo '"um poderoso movimento cultural, intelectual, universal..."'.

Citações

O V. M. Samael Aun Weor assim se refere: '"O sábio cabalista norte-americano Manly P. Hall, citado pelo grande mestre da Loja Branca, Dr. Francisco A. Propato, disse em seu livro sobre Anatomia Oculta do Homem, o seguinte: “Aqueles que forem incapazes de levantar o fogo da medula espinhal através do canal Sushumna serão lançados a um reino lateral, semelhante ao dos símios (os atuais macacos e chipanzés).” (O canal Sushumna corre ao longo e dentro do canal medular.)"'  e ainda sugere ao leitor '"Estude você os postulados da A.G.L.A. Leia o livro "Kundalini Yoga", de Sivananda. Medite na grande Fraternidade Universal, preconizada pelo Mestre Luxemil (Francisco A. Propato). Investigue nos Tesouros Gnósticos."'

Diz também que "O grande Mestre Francisco A. Propato, dissera que no signo do infinito estão simbolizados o cérebro, coração e o sexo do gênio da terra"'. Afirmação análoga a que fizera o Mestre Hilariux IX, quendo disse: '"O fogo do Flegeronte e a água do Aqueronte se entrecruzam na nona esfera, formando o signo do infinito"'.

Referindo-se ao místico Oramame, o solitário da Juratena, o V. M. Samael Aun Weor, assim diz: '"..veio uma ordem telepática. Ordenou ao místico descer ao abismo. O místico obedeceu no ato e desceu pressurosamente a essa região conhecida no Oriente como Avichi, oitava esfera submersa, a região onde habitam os adeptos da mão esquerda, os Bonzos do Tibete, os Seths Vermelhos, quão tenebrosos seguem os ensinamentos tântricos de Belzebu, Gurdjieff. Procedentes do clã Dagdugpa, senhores das trevas denunciados pelo grande Mestre Francisco A. Propato,e terminando, sobre o V. M. Luxemil, assim se referm os glossários: '"...Eminente cientista e esoterista argentino, Grande Mestre da Fraternidade Branca. Fundador e dirigente da Agla (Acción Gnóstica para la Liberación de Amerindia), que formou parte na década de 50 de uma coalizão com os mestres Samael Aun Weor e Swami Sivananda do chamado Triângulo Hermético para a difusão do conhecimento."'

Obra

O Profº Francisco A. Propato escreveu várias obras, das quais, muito pouco sobreviveu. Dentre elas:

El General Don José de San Martin y la Republica Argentina; (em espanhol)
Lección Magistral; (em espanhol)
Ensayo critico sobre las Rubaiyat de Omar Khayyam - 1930 171 pgs; (em espanhol)
La organización de los altos estudios de orientalismo en la Universidad Argentina: (Esbozo de un ideal de cultura). Edición de "El Diario Siriolibanés, 1934 - 8 páginas; (em espanhol)
Los Altos estudios orientalistas en los Estados Unidos de América - Editado por "El Diario siriolibanés", Buenos Aires, 1939 - 16 páginas. (em espanhol)


Biografia Florence Farr

Ao longo de sua vida, Florence atuou como atriz e diretora de Teatro, jornalista, educadora, cantora, escritora, ativista dos direitos das mulheres e membro da organização ocultista Ordem Hermética da Aurora Dourada (Golden Dawn).

Foi amante, por algum tempo, do dramaturgo George Bernard Shaw, e amiga e colaboradora do Prêmio Nobel William Butler Yeats, do poeta Ezra Pound, do dramaturgo Oscar Wilde, dos artistas, Aubrey Beardsley e Pamela Colman Smith, do estudioso maçônico Arthur Edward Waite, da produtora teatral Annie Horniman, e de vários outros personagens ligados ao mundo cultural de seu tempo.

Embora não seja tão conhecida como alguns dos seus contemporâneos e sucessores, Farr fez parte da "primeira onda" feminista, no final do Século XIX e início do Século XX, defendendo, publicamente, o sufrágio feminino, igualdade no trabalho e proteção igual perante a lei. Sobre os direitos da mulher moderna, escreveu um livro e vários artigos em revistas dirigidas ao público intelectual.

Florence nasceu em Bickley, Kent, e morreu aos 56 anos, em um hospital de Colombo (Ceilão), após um ano de luta contra um câncer, durante a qual chegou a se submeter a Mastectomia. De acordo com seus desejos, seu corpo foi cremado e as cinzas espalhadas nas águas do rio Kalyaani.

Biografia Ashcroft-Nowicki

Dolores Ashcroft-Nowicki é uma escritora esotérica, ocultista e cabalista britânica. Ela ocupa atualmente o cargo de Diretora de Estudos da escola de ocultismo Servos da Luz, tendo sucedido a W. E. Butler.

Ashcroft-Nowicki já publicou dezessete livros e é designer de dois jogos de tarôs: The Servants of the Light Tarot (em co-autoria com Jo Gill e Anthony Clark) e The Shakespearean Tarot (com Paul Hardy), mas, provavelmente, a sua maior contribuição ao ocultismo moderno tenha sido a popularização do pathwork como um instrumento a ser utilizado no estudo da Cabala.

Biografia Alexandre Saint-Yves d'Alveydre


Alexandre Saint-Yves d'Alveydre (Paris, 26 de março de 1842 - Pau 5 de fevereiro de 1909), foi um ocultista e esoterista francês, autor de obras como "O Arqueômetro", e "A teogonia dos Patriarcas" e uma coleção de textos intitulados "As missões" em que cobre grandes períodos históricos.

Em 1877, conheceu Marie de Riznitch, a Condessa Keller, sobrinha da Condessa polonesa Rzewuska, amiga de Eliphas Lévi (Alphonse Louis Constant), que havia casado em segundas núpcias com Honoré de Balzac. O casamento de com a Condessa de Keller proporcionou a Saint-Yves a possibilidade de se dedidcar exclusivamente ao Esoterismo.

Em 1880, ela conseguiu junto ao Papa, para seu marido, o título de Marquês de Saint-Yves d'Alveydre.

Alguns consideram-o membro da Agartha budista da época. Um ano após sua morte, Papus (Gérard Anaclet Vincent Encausse) e alguns amigos fundaram a Sociedade Civil "Os Amigos de Saint Yves", para divulgar suas obras e promover conferências públicas.

Bibliografía

De Saint-Yves d'Alveydre
Le Retour du Christ, 1874
Clefs de l'Orient, 1877
Testament lyrique, 1877
Le Mystère du Progrès, 1878
De l'utilité des algues marines, 1879
Mission des Souverains, 1882
Mission des Ouvriers, 1882
Mission des Juifs, 1884
Mission de l'Inde, 1886
Les funérailles de Victor Hugo, 1885
La France vraie ou la Mission des Français, 1887
Voeux du syndicat de la Presse économique, 1887
Les Etats-généraux du suffrage universel, 1888
Le centenaire de 1789 - Sa conclusion, 1889
L'ordre économique dans l'Electorat et dans l'Etat, 1889
Le poème de la Reine, 1889
Maternité royale et mariages royaux, 1889
L'Empereur Alexandre III épopée russe, 1889
Jeanne d'Arc victorieuse, 1890
Des brevets pour des applications de l'Archéomètre en 1903 et suivantes.
Théogonie des Patriarches, 1909, édition posthume.
L'Archéomètre - Clef de toutes les religions et de toutes les sciences de l'Antiquité - Réforme synthétique de tous les arts contemporains, 1910, édition posthume.


Biografia Albert Poisson

Albert Poisson (1868 - 1893) é um francês considerado um dos alquimistas mais famosos, também foi um filósofo e mestre das ciências. Sendo conhecido mundialmente pelas suas obras de alquimia. Aos 22 anos, em 1891, publicou sua principal obra alquímica Teorias e símbolos dos Alquimistas.

Livros de autoria de Albert Poisson (os títulos das obras estão no idioma original - francês -):

Théories et symboles des alchimistes, 1891;
Le livre des feux : paru dans la Revue Scientifique, 1891;
Cinq traités d'alchimie des plus grands philosophes : Paracelse, Albert le Grand, Roger Bacon, R. Lulle, Arn. de Villeneuve, 1890.

Biografia Fulcanelli


Fulcanelli (1839 - 1923) é o pseudônimo de um alquimista francês contemporâneo, autor de O Mistério das Catedrais (em 1926) e de As Mansões Filosofais (em 1930), duas famosas obras de alquimia. O seu discípulo Eugene Canseliet, um pouco antes de falecer, revelou importantes detalhes para a sua identificação.

Vida

Segundo Canseliet, Fulcanelli foi um antigo aluno da Escola Politécnica de Paris, nascido em 1839 e de nacionalidade francesa. Durante a guerra Franco-Prussiana (1870-1871) defendeu Paris sob as ordens do arquiteto Eugène Viollet-le-Duc, tenente-coronel na Legião dos engenheiros auxiliares da Guarda Nacional parisiense, formada pelos engenheiros politécnicos de Pontes e Calçadas, o que significa que Fulcanelli só podia ser um destes engenheiros.

Das pesquisas efectuadas aos engenheiros, demonstrou-se, efectivamente, que Paul Decœur(1839-1923)foi o único engenheiro de Pontes e Calçadas nascido em 1839 que esteve presente na defesa de Paris durante o cerco. Além disso, vários outros pormenores evidenciam este homem como sendo o verdadeiro Fulcanelli. Aliás, na entrevista que concedeu ao jornalista Bernard Lesueur, do Le Figaro, entre 12 e 13 de Junho de 1965, Canseliet afirma que Fulcanelli desapareceu pouco antes da publicação do seu primeiro livro, para passar a viver na clandestinidade em 1923, o ano da sua morte oficial e que só lhe voltou a aparecer em 1952, na cidade espanhola de Sevilha.

Em Setembro de 1922, após produzir a Pedra Filosofal, operou com o seu discípulo, na presença do pintor Julien Champagne (1877-1932) e do químico Gaston Jean-Baptiste Sauvage (1897-1968), uma transmutação de cem gramas de chumbo em ouro no laboratório da fábrica de gás de Sarcelles.

Taumaturgia

  Taumaturgia (do grego θαύμα, thaûma, "milagre" ou "maravilha" e έργον, érgon, "trabalho") é a suposta capaci...