quarta-feira, 21 de novembro de 2018

TRINDADE GNÓSTICA

A Trindade Gnóstica é explicado pelo Mestre Huiracocha de uma forma muito simples, mas que possui diversas dimensões simbólicas para enriquecer nossa compressão do que é o Ternário Rosa-Cruz, então vamos ler trechos do livro A Igreja Gnóstica do Dr. Krumm-Heller.

1. PAI, DIABO E FILHO
"Temos três figuras que jogam um papel importante dentro da Religião. Deus - Pai (o Jeová da criação). O Diabo que, assim como filho ao manifestar-se tomou o corpo humano, ele igualmente o fez, segundo a lenda Bíblica, sob a forma de uma serpente. O CORPO, a parte material, é o Diabo, o Demiurgo, que é por sua vez, o Gênio da Terra. O Filho é a Vida em ação, a parte astral e só por ela, mediante esse veículo de vida manifestada, encontramos o Pai, chegamos a Deus, que reside dentro de nós sem que consigamos comunicar com ele, apesar de todas as igrejas, bíblias ou imagens. Só existe um único caminho para chegar a Deus. De nada nos serve que Jesus tenha nascido em Belém, se ele não nascer no nosso coração e a sua morte na cruz do Gólgota, não morre igualmente dentro de nós e nos redime também".
(...)
"Mas há que ter em conta que Deus (O Bem Absoluto) é eterno, enquanto o Diabo (o seu pólo oposto) não é. Este foi formado pelo Demiurgo, por todas as paixões que desceram para tomar a carne, para preparar aí o caminho da Ascensão. A esta manifestação de paixões chamam Jaldabaoth. Sendo a nossa Terra regida por Javeh contra Cristo em luta constante. Javeh é o gênio do mal, o demônio, e recomendamos que se estude a Bíblia neste aspecto, onde se pode ver o papel nefasto do gênio do mal descrito no Antigo Testamento. Um dos Anjos que tomou a figura humana foi Jesus. O que recebeu a missão de pregar e deixar antever os Sagrados Mistérios do Eu e a sua substancia divina".

2. DEUS, PARAÍSO E SERPENTE
"Na Trindade, com o Pai-Deus num extremo e a Matéria no outro, não podem ser entrelaçadas senão por Cristo enquanto laço de união. Mas Cristo nada pode fazer sem o auxílio da serpente, porque a força e o poder apenas residem nela".
(...)
Conta-se que os doze Anjos que ficaram com Lúcifer, eram de características masculinas, enquanto os que se desuniram tinham características femininas. Ambos na sua genuína tendência, teriam que se encontrar e ao tocarem-se, em masculino e feminino, tiveram que unir-se mediante os sexos.
A Mulher, porque queria ao subir, tornar a parte masculina ativa, pois sem ela não é possível a sua ascensão. Ao mesmo tempo, o princípio masculino, procurou a mais apropriada descida, encontrando nela e no ato sexual, a forma de continuar sem interrupção a sua rota.
Aqui está, pois, o Mistério do Paraíso.

3. TRIO ROSA-ROSA-CRUZ
"Dizíamos no nosso Rosa Cruz (Novela Iniciática), a respeito do trio Matéria, Energia e Consciência, que ainda estava tudo por resolver. Quando concebíamos a Matéria, esta não podia ser explicada sem lhe considerar inerente uma Energia. Nem a esta, por sua vez, sem uma Consciência ou Inteligência. O que é o mesmo que a Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo... como encarnação iniludível que está em tudo o que existe".