Uma cópia de Moonchild (novela de Aleister Crowley, escrita em 1917) da primeira edição de 1929 pela antiga Mandrake Press, e que já foi vendido, pertenceu a Kenneth Grant. Várias anotações se encerram nas páginas do livro. Uma dessas anotações, chamou atenção, entre os pesquisadores e interessados na Corrente Hermética. Foi uma anotação com caligrafia estilizada, característica de Aleister Crowley em algumas de suas cartas a Illyarum (Steffi Grant). Na mesma, Crowley coloca alguns dos motes relacionados algumas ordens mágicas.
Os motes citados na ordem em que aparecem no verso do livro, são os seguintes:
Aossic Magister IX° IBA
Ilyaos Imperator
X° 33° 90° 97° אטטא
Το Μεγα Σαβάζιος 9°=2▫ A∴A∴
Fra ♋ na Gnose XI° O.T.O.
Mahaprayogi Sri Vamacharya 3ª Ordem Tântrica
EXPLICARE CONATUR
Aossic era o mote de KG na sua primeira Ordem criada, chamada I.B.A. & IX° era o seu grau na mesma.
Ilyaos como Imperator na I.B.A. (IBA significa Illyarum Bel Aossic. Em hebraico significa Ele Virá). IBA = 13 cuja inversão torna-se 31, uma amalgama entre LA & AL. Uma Corrente Criativa abriu uma nova perspectiva que é totalmente oposta ainda que complementar, a Kaliyuga, a Era da Ignorância. Do seu Coração-Centro, isto é, da Corrente Criativa, surgem feixes de TRANSFORMAÇÃO, que são emanados em direção ao interior da Consciência, mesmo que a grande maioria não tenha a percepção dessa intrusão.
O ATU de A Morte é uma excelente representação dessa Emanação tão bem vinda para o planeta. Existe uma energia de grandes proporções que mescla o YOD & GIMEL, onde a Secreta Semente penetra no Óvulo que o ventre da Divina Deusa sustenta. Quando fecundado, é lançado a Palavra que transforma, e as pessoas não estão preparadas de maneira consciente para essa vinda. O que surge é o medo da mudança, porque esta é inevitável. Portanto, A Morte nesse ciclo de tempo, tipifica a Mudança, mas uma Mudança dividida em três fases: Escorpião, Serpente e Águia. Três níveis de entendimento, e três transformações intra conscientiam até alcançar a forma final que está latente na Semente de Achamot ou Sofia, no Ovo Órfico ou Celestial.
Nos estratos mais sutis, A Morte baila a dança da Mudança, da intermitente onda de transformação que se manifesta nos quatro planos da existência: material, mental, emocional e espiritual; o 5°: Está Tudo No Ovo.
X° 33° 90° 97° ATTA - Graus maçônicos, como O.T.O., R.E.A.A. e Ritos de Memphis e Misraïm.
To Mega Sabacsius (pronuncia-se Savázius), O Grande ou Mega Savázius. Esse era uma espécie de Deus Pai Celestial dos antigos frígios e trácios que tinham em comum a língua indo-européia. A partícula ios é um derivativo da palavra proto-indo-européia Dyēus, que é precursora do Latim Deus e do Grego Ζεύς. Há uma relevante anotação de que Sabázius é cognato ao deus grego Ζαγρεύς (Zagreus). Crowley identificava claramente o Dionísio Zagreus no ATU Zero, cuja Fórmula é Oz + He. O regente desta Fórmula é MZL sendo uma influência muito sutil vinda de Atziluth.
9°=2▫ A∴A∴ indica os graus da Ordem de Crowley baseada nos graus da antiga The Hermetic Order of the Golden Dawn, onde o mesmo não foi tecnicamente uma criação sua [1]
Como cada valor numérico indica uma emanação da Árvore da Vida, poderia ser dito que há total interação entre os arithmos. No caso acima, o 9 é o subconsciente não mais instável ou ocultado pela persona, mas iluminado pela Estabilidade de Chokmah, cujo fruto do conhecimento foi dado ao Andarilho, e assim, ocorre sua redenção. Isso é apresentado pelo 2, cuja emanação de Chokmah, permite que o Conhecimento seja constantemente disponível ao subconsciente. Se fosse ao contrário (2°=9▫), representaria uma "busca" do subconsciente pela sua percepção do Todo, de que a ilusão faz parte do processo de destilação da mente, e que somente a Mudança permitirá que alcance o Conhecimento Puro, que dê base e estabilidade as forças lunares em constante ebulição emocional.
Frater "Cancer" ou "Caranguejo" é governado pela Lua, a "Medida do Tempo". A Lua é a encarnação do subconsciente no plano físico, por isso ela é chamada na Tradição Hermética de A Criança dos Filhos do Poderoso, porque a Semente como persona, se manifesta na Terra (corpo físico). Por isso, sua Inteligência é chamada de Inteligência Física, uma vez que seus raios prateados criam o fluxo e refluxo no campo magnético do nosso planeta. A saber que todo ser humano possui ao menos 70% de água + sais minerais que são produzidos pela Terra, o nosso eletro-magnetismo pessoal (aura + campo de luz + corpo de luz) são também alterados por sua presença lunar. Assim o Iniciado precisa lidar com seus aspectos não apenas da persona, mas com forças do seu subconsciente. Essas quando neutralizadas, se desvanecem, e assim o nosso eletro-magnetismo se ajusta ao meio ambiente em que se vive. A Medida do Tempo é o processo de lunação, pois em toda quinzena seus raios se fundem na psiquê humana para que todos possam Sonhar na Espreita e Espreitar no Sonho (vide Don Juan), e assim participar de suas conexões com outros mundos, e interagir com outros seres... a resumir, é necessário que o emocional esteja estável e em harmonia com as forças do subconsciente para que a consciência do Andarilho esteja com fortíssimo senso de discriminação & discernimento, por isso seu Caminho é o fluxo e refluxo de Netzach a Malkuth e vice versa.
Contudo, ela precisa ter uma origem, eis o Portal para Achamot, A Sacerdotisa da Estrela ou Lua de Prata, como mostra no toucado da Mulher mais "fria" que existe entre as Células do Tarô. Uma frieza divina que está além da compreensão social em que a humanidade atual se baseia. Mas a Lua também é o Sol, o disco entre duas crescentes são ambos na verdade. "Pois ele é sempre um sol, e ela uma lua. Embora para ele seja a alada chama secreta, e para ela a curvada luz estelar." (AL, I - 16)
A Lua em seu aspecto mais sutil na Fórmula IHVH está em Atziluth, o YOD, a abadia de Dis. Na Escala ou Percepção do REI, que se desenvolve com a Iniciação, sua cor é o crisom, conhecida como malva. Malva é uma das cores de Binah ou Sofia na mesma Escala citada, e isso indica uma região extra-terra, isto quer dizer, além do plano fenomenal, das aparências, e a Lua de Yesod quando elevada a sua Mãe LUA ou AL + U (Vav) que fixa o mundo Supernal na Cruz de Luz ou LUX, ela não é mais citrina, mas malva. Esse é considerado o crepúsculo das aparências e o nascer da Realidade (REAL + IDADE). A partir daí, a consciência não é medida pelo tempo, nem compartimentada para codificar o mundo (Malkuth), mas se torna imersa nos Æons, no tempo sem tempo, na simultaneidade dos eventos e seus padrões; o Æon Sem Palavra.
Supremo Yogui Sri Vamacharya que é diretamente relacionado a escola tântrica Vamachara que é usualmente chamada de Caminho da Mão Esquerda. Muito puerilmente a falar, essa escola tântrica coloca o corpo humano que é em si mesmo um microcosmo, em direta relação mágica com o Cosmo, o macrocosmo. O Yantra é a própria Deusa Encarnada ou o Deus Encarnado (Shakti & Shakta) em sua totalidade inerente. Essa é a Ideia do Ponto do Ser, a Consciência de quem é você em sua Essência.
Nota:
[1] Como é dito nos corredores herméticos, os manuscritos foram entregues de Kenneth Mackenzie, um erudito maçônico, ao Rev. AFA Woodford, que, por sua vez, passou para o Dr. Westcott. Em 1887, diz-se que Westcott teria conseguido descodificá-los.