A Queda representa a queda da natureza e da humanidade (ou materialismo, se preferir tal interpretação).
Esta queda nos protege do mundo espiritual, e umAbismo se abre entre o homem e o divino.
O objetivo do adepto é, novamente,trazer o homem em contato com o divino.
O caminho qabalístico tradicional é oCaminho da Mão Direita, que se foca em restaurar a relação harmônica originalentre o homem e o divino.
A Queda não é somente um mito que pode ser encontrado em fontes bíblicas e judaico-cristãs, mas é refletida em quase todos os mitos. Mitos de insolência para com os deuses, como são retratados na mitologia antiga, são outro exemplo que pode ser transferido para o mundo simbólico da Qabalah e da Árvore da Vida.
A razão por trás da Queda é muitas vezes descrita como sendo insolência, e estas insolências são a busca do homem por conhecimento e forças que originalmente não eram destinadas para ele adquirir.
O conteúdo moral deste mito recai exposto de que tal insolência é punida e o homem é destruído pela força e peloconhecimento que ele ganhou. Todavia, o saber sinistro promete conduzir o adeptopara a divindade individual através da disciplina draconiana.
O Caminho da Mão Esquerda conduz a um segundo nascimento, um renascimento espiritual como um deus.
Os adeptos do Caminho da Mão Esquerda andam por outro caminho mais difícil.
É um caminho que é duro e draconiano, mas que tem o maior objetivo: aquele de se tornar um deus.
Em vez de reparar o dano da Queda, o adepto sinistro glorifica a Queda e permite que a destruição seja realizada.
O adepto sinistro esmaga o velhopara deixar algo novo se erguer em seu lugar. O Caminho da Mão Esquerda conduzda Árvore da Vida e mais adiante na Árvore do Conhecimento.
As diferentes Qliphoth podem ser vistas como frutos da Árvore do Conhecimento.
Quando o homem comeu os frutos do conhecimento, Deus previniu ele de comer da Árvoredo Conhecimento. Os adeptos da luz estão esperando ser ressuscitados após a morte, no céu ou num novo paraíso.
Os adeptos sinistros estão buscando acessar os frutos de uma nova Árvore da Vida através da Árvore do Conhecimento.
Esta luta é a busca alquímica do Elixir Vitae e a Pedra da Sabedoria.
O trabalho da pedrado Filósofo é o processo alquímico de criar uma Árvore da Vida original que se assemelhe e represente o diamante perfeito. Completando o caminho que começou quando foram consumidos, o homem pode agora colher os frutos da vida.
Thomas Karlsson