quarta-feira, 1 de junho de 2016

Biografias Dos Alquimistas do Islã medieval


Biografia
Abul Hasan ibn Musa ibn Arfa Ra'a (d. 1197) foi um famoso alquimista, artesão e autor muçulmano de Bagdá. É o autor de Shudhur al-dhahab (A Lantejoula de Ouro), um renomado trabalho lidando com experimentos teóricos e práticos na Química Medieval.

Escreveu sobre as propriedades de vários metais e forneceu informação detalhada sobre cerâmica esmaltada e as várias técnicas, métodos e processos de química industrial da época. Foi enormemente inspirado por Jabir ibn Hayyan e seus estudantes.

Biografia
Aḥmad ibn ‘Imād al-Dīn (em árabe: أحمد بن عماد الدين) foi um médico e alquimista persa. Foi provavelmente oriundo de Nishapur no século XI d.C.

Foi o autor de um tratado alquímico intitulado Sobre a Arte do Elixir (ou Fi sina‘at al-iksir) que é preservado na Biblioteca Nacional de Medicina.Nenhuma outra cópia foi identificada e o autor não está listado nas bibliografias públicas dos escritores islâmicos sobre alquimia. Escreveu tratado alquímico intitulado Sobre a Arte do Elixir (ou Fi sina‘at al-iksir), no qual ele descreve várias reações químicas.

Biografia
Aḥmad ibn Yaḥyā al-Balādhurī(em árabe: أحمد بن يحيى بن جابر البلاذري; m.  892), mais conhecido simplesmente como al-Baladhuri ou al Biladuri foi um historiador persa do século IX. Foi um dos mais proeminentes historiadores do Médio Oriente do seu tempo, e passou a maior parte da sua vida em Bagdade, onde tinha grande influência na corte do califa al-Mutawakkil.Viajou pela Síria e pelo Iraque, compilando informações para as suas obras maiores.É considerado uma fonte fiável para a história dos primeiros Árabes e da expansão islâmica.
Apesar de ser persa de nascimento, aparentemente nutria grande simpatia pelos Árabes, pois al-Masudi refere-se a um dos seus trabalhos onde rejeita a condenação feita por Baladhuri ao nacionalismo não árabe Shu'ubiyya.Viveu na corte dos califas al-Mutawakkil e al-Musta'in, e foi tutor do filho de al-Mu'tazz. Morreu em 892, em resultado duma droga chamada baladhur (anacárdio oriental, Semecarpus anacardium),que autores judeus e árabes descrevem como boa para avivar a memória.Segundo a tradição, o nome al-Baladhuri por que é conhecido deve-se a esse facto.

Aparentemente experimentou a alquimia, pois menciona como se fabricava vidro depois de misturar "ácidos líquidos" com soda desambiguação necessária e areia. Também menciona como o bronze era produzido misturando cobre e carvão, num processo que ajuda a remover o óxido de zinco. Fala ainda de como colorir vidro misturando vários materiais.
A sua obra mais importante que sobreviveu até aos nossos dias é um resumo duma história mais longa, o Kitab Futuh al-Buldan (فتوح البلدان; "Livro das Conquistas das Terras"), o qual foi traduzido para inglês por Philip Khuri Hitti em 1916 e por Francis Clark Murgotten em 1924, que a integrou no seu livro The Origins of the Islamic State ("A Origem do Estado Islâmico").O Kitab Futuh al-Buldan fala sobre as guerras e conquistas dos Árabes do século VII, e dos acordos feitos com os residentes nos territórios conquistados. Cobre as conquistas de territórios da Arábia, Egito, resto do Norte de África e península Ibérica, a ocidente, e Iraque, Irão e Sinde, para oriente. A sua história foi muito usada por escritores posteriores.

Outra obra célebre é o Ansab al-Ashraf (أنساب الأشراف; "Genealogias dos Nobres") que também sobreviveu até à atualidade, uma coleção de biografias organizada por ordem genealógica sobre a aristocracia árabe desde Maomé e seus contemporâneos até aos califas Omíadas e Abássidas. Os seus escritos sobre a ascensão e queda das poderosas dinastias contêm uma moral política. Os seus comentários sobre metodologia são raros, à parte de asserções de exatidão.

Fez também algumas traduções de persa para árabe.

Biografia
Harbi al-Himyari (em árabe: حربي الحميري Ḥarbī al-Ḥimyārī), foi um erudito árabe do Iêmen, que viveu entre os séculos VII e VIII EC. Foi famoso como o professor alquimista islâmico Jabir ibn Hayyan. De acordo com Holmyard nada mais é conhecido sobre ele.

Biografia
Najm al-Dīn al-Qazwīnī al-Kātibī (morreu em AH 675 / 1276 CE) foi um filósofo e lógico persa islâmico da escola Shafi'i.Um estudante de Nasir al-Din al-Tusi,é o autor de dois importantes trabalhos, um sobre lógica, Al-Risala al-Shamsiyya, e um sobre metafísica e as ciências naturais, Hikmat al-'Ain.
Seu trabalho sobre lógica, o al-Risāla al-Shamsiyya (Lógica para Shams al-Dīn), foi em geral usado como o primeiro texto importante sobre lógica nos madraçais sunitas, exatamente no final do século vinte e é "talvez o livro didático de lógica mais estudado de todos os tempos".A lógica de Al-Katibi foi amplamente inspirada pelo sistema avicênico formal de lógica modal temporal, porém é mais elaborada e se afasta dela de vários modos. Enquanto Avicena considerou dez modalidades e examinou seis delas, al-Katibi considerou muito mais proposições modalizadas e examinou treze que ele considerou 'habituais para investigar'.



Biografia
Abu al-Hakim Muhammad ibn Abd al-Malik al-Salihi al-Khwarizmi al-Khati, Al-Khati (floresceu em 1034 d.C.), foi o alquimista muçulmano da aldeia de Kath na região de Corásmia. É conhecido por sistematizar a alquimia muçulmana.

Al-Khati viveu e trabalhou em Bagdá e nas proximidades, e escreveu Ain al-San'a wa awn al-Sunâ (O essencial da Arte e a Ajuda para os Artesãos). O trabalho foi crucial para o treinamento de fabricantes de vidro, metalúrgicos, carpinteiros e outros artífices e artesãos. O livro fornecia informação detalhada sobre várias técnicas e métodos usados na prática.

Biografia
Ibn al-Rassam literalmente (filho do artífice), foi um alquimista egípcio muçulmano, fabricante de telha e projetista de mosaico, que floresceu durante a dinastia Bahri mameluca (de 1250–1382) .

Ibn Rassam é amplamente conhecido por ter inventado as técnicas através das quais ele obteve cobre de variedades da malaquita. Também descobriu o índigo pelo aquecimento de várias substâncias. Foi colega do químico Abul Ashba ibn Tammam (d.1361).