quinta-feira, 2 de junho de 2016

Biografia Christian Rosenkreuz


Christian Rosenkreuz (1378 - 1484) é um personagem mítico, tradicionalmente aceito como o fundador do Movimento Rosa-cruz, mas cuja existência divide historiadores, metafísicos e rosacrucianos. Para alguns destes, a figura de Christian Rosenkreuz (ou F.R.C., alusão à Frater Christian Rosenkreuz) pode ter sido apenas uma lenda, utilizada como metáfora por rosacruzes, como Sir Francis Bacon.

Nascido em 1371 na Alemanha, junto ao rio Reno, seus pais teriam sido pessoas ilustres, mas sem grandes posses materiais. Sua educação começou aos quatro anos numa abadia, onde aprendeu grego, latim, hebraico e magia.

Em 1393, acompanhado de um monge, visitou Damasco e também o Egito e Marrocos, onde estudou com mestres das artes ocultas, depois do falecimento de seu mestre, em Chipre. Após seu retorno à Alemanha, em 1407, teria fundado a "Fraternidade da Rosa Cruz", de acordo com os ensinamentos obtidos pelos seus mestres árabes, que o teriam curado de uma doença, iniciando-o no conhecimento de práticas do ocultismo. Teria passado, ainda, cinco anos na Espanha, onde três discípulos redigiram os textos iniciadores da sociedade. Depois, teriam formado a Casa Sancti Spiritus (Casa do Espírito Santo) onde, através da cura de doenças e do amparo daqueles que necessitavam de ajuda, foram desenvolvendo a fraternidade que pretendia, no futuro, guiar os monarcas na boa condução dos destinos da humanidade. Segundo o texto Fama Fraternitatis, Christian Rosenkreuz (também referido como C. R. C.) morreu em 1484. A localização da sua tumba permaneceu desconhecida durante 120 anos, até 1604, quando teria sido redescoberta.